Issuu on Google+

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

FEVEREIRO 2013

107

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VERSÃO ON-LINE:

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar | Café Farinha | Café Ensaio | Café “O Cantinho” | Café São Lourenço | Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Mini-mercado “Osvaldo” | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “O Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Moita | Café “A Caravela” | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante | Sociedade Filarmónica Capricho Moitense VALE DA AMOREIRA | Grupo Desportivo e Recreativo Portugal | Pastelaria Princesa SARILHOS PEQUENOS I 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

107 FEVEREIRO 2013

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo e Departamento de Recursos Humanos AGRADECIMENTOS: Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense "A Velhinha"; Introsys; Minimercado "O Banananito"

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé | Beira Mar Futebol Clube Gaiense | Marítimo Futebol Clube Rosarense

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Corso de Carnaval de Alhos Vedros


[tem a palavra] RUI GARCIA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Neste mês de Fevereiro, regressam, apesar de tudo, os momentos de boa disposição com o Carnaval e as iniciativas preparadas em torno deste tema pela Câmara e pelo Movimento Associativo que conta, à semelhança de anos anteriores, com o apoio municipal, na medida do possível. Num cenário de adversidade e injustiça social, que prefigura mesmo uma tentativa de retrocessso civilizacional por parte dos governantes do nosso País, não deixa de fazer sentido brincar ao Carnaval: desde sempre que esta é também uma manifestação da cultura popular, uma forma de repensar e retratar a vida em sociedade, através da sátira e da irreverência. É à Cultura, no seu todo – formação integral do indivíduo, identidade e factor de desenvolvimento de um povo, conhecimento e tolerância, sonho e criação, exercício de Liberdade, solidariedade e plena cidadania – que tentamos, a todo o custo, garantir o acesso de todos, defendendo-a como parte fundamental do serviço público prestado pelo Poder Local Democrático: Municípios e Freguesias. Na sua proximidade às populações, são as autarquias que promovem iniciativas culturais e desportivas para as diversas franjas da população que de, outro modo, não teriam condições de as usufruir. É esse, por isso, o nosso compromisso com os munícipes, mau grado as dificuldades que ameaçam a atividade municipal em todas as suas frentes. Convidamos, pois, toda a população a descobrir e a participar na programação cultural deste mês, com inicitivas de acesso livre e gratuito para todas as faixas etárias, nos nossos equipamentos públicos, cuja porta continuará sempre aberta a todos, qualquer que seja a sua origem ou condição social.

[3]


[à lupa]

CARNAVAL NÃO SÃO SÓ TRÊS DIAS PORQUE TRISTEZAS AS HÁ TODOS OS DIAS, FAÇA UM INTERVALO NA ROTINA. PROPOSTAS PARA BRINCAR AO CARNAVAL NÃO FALTAM, PARA TODAS AS IDADES E GOSTOS, NO CONCELHO DA MOITA: RECORDE OUTROS CARNAVAIS, ASSISTINDO AO CORSO DE ALHOS VEDROS, REÚNA OS AMIGOS E DIVIRTA-SE NOS BAILES DAS DIFERENTES COLETIVIDADES OU LEVE OS MAIS NOVOS A PARTICIPAR NAS ATIVIDADES QUE A CÂMARA MUNICIPAL PREPAROU ESPECIALMENTE PARA ESTA ÉPOCA DE FOLIA. CORSO DE CARNAVAL DE ALHOS VEDROS – “O NOSSO CARNAVAL NÃO COMEÇOU ONTEM” 10 E 12 DE FEVEREIRO – 15:00H

Para homenagear todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para que o Corso de Carnaval de Alhos Vedros se tornasse famoso, a Comissão de Carnaval da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha” vai contar a história do Carnaval de Alhos Vedros, desde o seu início, recordando os anos de ouro do desfile e outros momentos que marcam a história desta iniciativa, como as “paragens” obrigatórias junto ao coreto, na década de 80, os grandes bailes na “Velhinha”, os desfiles de grupos de mascarados, a celebração da Expo98 ou as comemorações do Europeu de futebol, em 2004. Este ano, pela primeira vez, o corso apresenta um samba inédito, concebido propositadamente para o Carnaval de Alhos Vedros. DESFILES DE CARNAVAL DAS ESCOLAS 8 DE FEVEREIRO – A PARTIR DAS 10:00H – EM TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO

[4]

Os habituais desfiles de Carnaval das Escolas trazem pequenos mascarados para as ruas, no dia 8 de fevereiro, a partir das 10:00h, nas diferentes freguesias. A não perder.


OFICINAS DE CARNAVAL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS 2 E 9 DE FEVEREIRO – DAS 15:00H ÀS 17:00H

Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos Neste Carnaval, desafie as suas crianças a fazerem a sua própria máscara e inscreva-as na biblioteca para participarem nesta “Oficina de Carnaval”. Além de construírem uma máscara com materiais reciclados, vão também conhecer histórias alusivas a esta tradição. Inscrição prévia na biblioteca – T: 212021277 PINTURAS FACIAIS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA 9 DE FEVEREIRO – 14:00H

Destinatários: crianças de todas as idades Princesa, fada, pirata, leão, carochinha ou homem aranha são algumas das personagens em que te podes transformar com estas pinturas faciais. Só tens de aparecer na biblioteca, a partir das 14:00h, e escolheres o que queres pintar na tua cara.

BAILES POPULARES

Nas diferentes coletividades do concelho, realizam-se os habituais bailes populares de Carnaval. Informe-se junto das coletividades da sua freguesia. Os famosos bailes da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha” decorrem a 9 e 11 de fevereiro.

ENTERRO DO BACALHAU 13 DE FEVEREIRO – 21:00H - MOITA

A encerrar os festejos do Carnaval, na Moita, no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, a partir das 21:00h, um grupo de amigos foliões realiza, mais uma vez, o Enterro do Bacalhau, uma manifestação teatral com cortejo fúnebre, e a “Queima do Judas”, pelas ruas da freguesia.

[5]

Mantenha-se atualizado em www-cm-moita.pt e divirta-se!


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

feiras e festas

música

9 DE FEVEREIRO / 15:30 HORAS

DIAS 10 E 12 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

CORSO DE CARNAVAL DE ALHOS VEDROS “O NOSSO CARNAVAL NÃO COMEÇOU ONTEM” Alhos Vedros (Ver À Lupa)

dança

ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Pelo palco do Fórum Cultural, vão passar diferentes grupos corais, com estilos distintos, num momento de partilha e intercâmbio cultural. O Encontro tem como objetivo principal potenciar e incentivar a divulgação deste estilo musical junto da comunidade. Esperamos por si. A entrada é gratuita.

[6]

Esta oficina de danças explora o repertório das danças populares do mundo: desde as danças da Europa, até as danças da Polinésia, passando pelos ritmos quentes da África ou da América Central. Participe. Vai ser uma tarde diferente e divertida!

teatro

15 DE FEVEREIRO / 22:00 HORAS

“CAOS EMOCIONAL” Pela Associação Projector – Companhia de Teatro do Barreiro Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

23 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

“SONS AO ENTARDECER” – “OFICINA DE DANÇAS TRADICIONAIS DO MUNDO” Pela PédeXumbo Capela de São Sebastião – Moita

e assume-se, mais uma vez, como um tiro certeiro na caixa do rock n’roll. Com uma pequena ajuda de uma série de convidados, como Nick Nicotine, no piano, Diogo Augusto, no banjo, e Miss Evangeline, nas vozes, violinos e acordeão, os The Sullen criaram a banda sonora perfeita para percorrer a “estrada do diabo”.

16 DE FEVEREIRO / 22:00 HORAS

PROJETO “ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – “THE SULLENS” – APRESENTAÇÃO DO DISCO DEVIL’S ROAD Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros) Gosta de rock n’roll? Aqui está então uma proposta que não vai querer perder. “Devil’s Road” é o novo trabalho dos The Sullens

“Mulher com leve distúrbio emocional procura homem para relacionamento amoroso. Ótima situação financeira, podendo arcar sozinha com um possível matrimónio”. É com a leitura deste anúncio de jornal que se irá construir, entre mãe e filho, a base da comédia e o seu fio condutor nesta trama. Uma comédia, ao estilo do humor negro, para maiores de 16 anos, que promete provocar boas gargalhadas!


DIAS 8, 9 E 10 DE FEVEREIRO

53º ESTÁGIO TÉCNICO DISTRITAL E 12ªAÇÃO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE KARATÉ DO DISTRITO DE SETÚBAL Estágio – dias 8, a partir das 19:00h, 9, a partir das 15:00h, e 10, a partir das 10:00h – Pavilhão Desportivo Municipal – Moita Ação de Formação – dia 9, 9:00h – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

atividades para crianças 1 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

DANÇA DA PEQUENA COMPANHIA/LITTLE COMPANY – ACADEMIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE SETÚBAL Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros) 2 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

“SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA” Livro “Amor – Que Nojo!”, de Victoria Ball e Michael Catchpool Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: crianças a partir dos 5 anos e famílias Inscrição prévia na biblioteca – T: 212020021

– Baixa da Banheira 15:00h e 16:30h – para bebés dos 13 aos 36 meses; 18:00h – bebés dos 0 aos 12 meses Entrada gratuita mediante inscrição através do T: 210888900 DIAS 2 E 9 DE FEVEREIRO / DAS 15:00H ÀS 17:00H

“OFICINAS DE CARNAVAL” Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos Inscrição prévia na biblioteca – T: 212021277 (Ver À Lupa) 2 DE FEVEREIRO/ 16:00 HORAS

“SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA” Livro “Ildinha e Maximiliano”, de Fernando Krahn Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças a partir dos 5 anos e famílias Inscrição prévia na biblioteca – T: 210888902 DIAS 8 E 15 DE FEVEREIRO / 10:00 HORAS

2 DE FEVEREIRO /ÀS 15:00H, 16:30h E 18:00H

PROJETO “DE PEQUENINO…” – “NOVELINHOS – OPUS I”, Pela Companhia de Música Teatral Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo

“HISTÓRIAS DE COLINHO” Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos Inscrição prévia na biblioteca – T: 212021227 9 DE FEVEREIRO / 14:00 HORAS

PINTURAS FACIAIS Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

Destinatários: crianças de todas as idades (Ver À Lupa) DIAS 14 E 15 DE FEVEREIRO / 10:00 HORAS

“HISTÓRIAS SOLTAS E LOUCAS” – TEATRO DE FANTOCHES “O SAPO APAIXONADO” Baseado no livro “O Sapo Apaixonado”, de Max Velthuiss Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: crianças dos 2 aos 8 anos 16 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

“SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA” Livros “Baralhando Histórias”de Alessandro Sanna e Gianni Rodari e “É Um Livro”, de Lane Smith Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Destinatários: Crianças a partir dos 5 anos e famílias Inscrição prévia na biblioteca – T: 210817040 19 DE FEVEREIRO / 10:15 HORAS

HISTÓRIAS DE COLINHO Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos Inscrição prévia na biblioteca – T: 210888914

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

DIAS 9 E 23 DE FEVEREIRO / DAS 8:00H ÀS 18:00H

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita 24 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

CINEMA INFANTIL “BRAVE INDOMÁVEL” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros)

desporto 2 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

10º CORTA MATO DO VALE DA AMOREIRA – ATLETISMOITA Traseiras da Banda H – Vale da Amoreira

exposições DE 1 A 28 DE FEVEREIRO

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA SOBRE DESPORTO Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

ATÉ 9 DE FEVEREIRO

[8]

“ÁLVARO CUNHAL: DESENHOS DE PRISÃO E PROJETOS” Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

A PARTIR DE 16 DE FEVEREIRO (Até 2 de março)

“GOVERNAÇÃO LOCAL NO FEMININO – RETRATOS DA SUA DIVERSIDADE”, Cedida pelo Movimento Democrático de Mulheres Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira A PARTIR DE 18 DE FEVEREIRO (Até 8 de março)

“IDEIAS SOLTAS” – PINTURA DE DARCY MORAIS Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

DIAS 14 E 15 DE FEVEREIRO / ÀS 10:00H E ÀS 14:30H

“DIA DOS NAMORADOS” – PROGRAMA VIVÊNCIAS Lar Pedro Rodrigues da Costa, em Alhos Vedros; Lar Abrigo do Tejo, na Moita; Lar Nossa Srª da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos; Lar S. José Operário, na Baixa da Banheira

outros eventos DIAS 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22 E 27 DE FEVEREIRO / 10:30 HORAS

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902 DIAS 2 E 3 DE FEVEREIRO / DAS 9:00H ÀS 13:30H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANATO Mercado Municipal da Moita

23 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ÁLVARO CUNHAL – COLÓQUIO “O ABORTO EM PORTUGAL: CAUSAS E SOLUÇÕES”, Tendo por base o livro de Álvaro Cunhal “O Aborto, Causa e Soluções” Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

A VIDA DE PI de Yann Martel

DESASSOSSEGO › João Pedro Pais

É já considerado uma das mais extraordinárias criações literárias da última década, vencedor de um Booker Prize e publicado em 40 países. “A Vida de Pi” é um livro mágico, onde o real e o absurdo se misturam numa história intemporal que passou entretanto para o grande ecrã pelas mãos do conceituado realizador Ang Lee. É também o livro recomendado no Plano Nacional de Leitura para o 8º ano de escolaridade e está disponível na rede de Bibliotecas Municipais da Moita.

Com uma carreira de mais de uma década, centenas de concertos e cerca de 200 mil discos vendidos, João Pedro Pais é um dos artistas mais respeitados pelo público português. Desde a sua estreia, em 1997, que se revelou um campeão de vendas, capaz de compor canções que rapidamente se tornam emblemáticas. O músico inicia agora uma nova etapa, com o lançamento de “Desassossego”, o sexto álbum de originais, no qual explora territórios pelos quais não se tinha ainda aventurado. O registo conta com a participação de Mónica Ferraz e Carlos Nobre (Pacman), entre outros.

7ª arte...

à distância de um clique...

GUIA PARA UM FINAL FELIZ › Realizador: David O. Russell

www.pordata.pt › Base de Dados Portugal Contemporâneo

Só a 24 de fevereiro serão conhecidos os vencedores dos Óscares, mas “Guia para um Final Feliz” já tem pelo menos o mérito de ser o primeiro filme, em mais de 30 anos, a receber nomeações para todas as quatro categorias de interpretação. Protagonizada por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, esta comédia romântica conta a história de Pat Solatano que, após ter passado oito meses num hospital psiquiátrico, volta a viver com os pais (Robert De Niro e Jacki Weaver). Pat perdeu tudo – a casa, o emprego, a mulher – mas está determinado a reconstruir a sua vida e a reconciliar-se com a mulher. É então que conhece Tiffany que se oferece para ajudá-lo, mas pede algo em troca. Este acordo acaba por estabelecer uma inesperada ligação entre os dois.

A Pordata é uma base de dados com estatísticas oficiais e certificadas sobre os municípios, o país e a Europa, dividida num amplo conjunto de temas como população, saúde, educação, proteção social, emprego, empresas, entre outros. Acessível a todos os cidadãos, esta base é gratuita e baseada em informação rigorosa. Foi criada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, sob a orientação de António Barreto. Na página inicial do site, pode visualizar um conjunto de dados em movimento sobre Portugal. Trata-se de uma simulação em tempo real, baseada em séries estatísticas oficiais. O site disponibiliza também o portal “Conhecer a Crise”, bem como aplicações específicas para Android e IPhone.

[9]


[aqui tão perto] INOVAÇÃO: INTROSYS

A HISTÓRIA DO ROBOT “INTROBOT” UMA EMPRESA JOVEM E INOVADORA, COM PROVAS DADAS EM PORTUGAL E NO ESTRANGEIRO, QUE ACUMULA AS CERTIFICAÇÕES DE PME LÍDER, PME DE EXCELÊNCIA E ISO 9001, ESTÁ SEDIADA NA MOITA. CHAMA-SE INTROSYS E É A “MÃE” DO ROBOT INTROBOT.

A Introsys surge no mercado em 2002, como um projeto familiar, pelas mãos dos irmãos Nuno e Luís Flores. “Achámos que tínhamos condições para avançar com uma empresa que desse forma aos nossos sonhos e projetos na área da investigação e desenvolvimento”, começa por contar Nuno Flores, um dos diretores. Durante três anos, mantiveram-se apenas nesta área, mas, como em Portugal “não existe investimento na investigação”, apostaram, a partir de 2004, na automação industrial para o sector automóvel. Apostaram e ganharam. De três colaboradores em 2002, a Introsys passou para 80 em 2012. A escolha do

[10]


concelho da Moita para a sede da empresa ficou a dever-se à boa relação qualidade/preço que o Parque Industrial Parkim apresentava e também às acessibilidades existentes. A área da investigação e desenvolvimento é uma parte integrante dos objetivos da Introsys, a médio e longo prazo, significando atualmente apenas 6 por cento do seu volume de negócios. Foi precisamente nesta vertente que, no ano passado, a Introsys apresentou o Introbot à comunidade cientifica, potenciais clientes e comunicação social, ganhando uma maior visibilidade na robótica móvel nacional. O Introbot, um produto 100 por cento nacional, é um robot de serviço todo o terreno para vigilância de perímetros exteriores. “É um dos nossos grandes orgulhos e pode ser utilizado pelas forças de segurança, proteção civil, militares, bombeiros; por quem lhe veja aplicação. A ideia é passar todo o risco para a máquina”, explicou Nuno Flores. O Introbot não foi ainda explorado por nenhuma empresa,

“mas estamos a tratar disso e, em princípio, não ficará em Portugal”, lamentou. Na área da automação automóvel, a Introsys trabalha essencialmente com empresas de engenharia alemãs. As “mãos” da Introsys estiveram recentemente envolvidas em projetos para vários modelos automóveis de marcas alemãs, entre outras, em países como Espanha, Índia, Holanda, Inglaterra e Rússia. Nuno Flores afirma, convicto, que o sucesso da Introsys se deve ao seu excelente quadro de pessoal: “sempre apostámos no mercado nacional, em recém-licenciados, e temos connosco grandes valores, o que de melhor há em termos europeus”. Acrescenta ainda, com orgulho, que a empresa é o “somatório de todas as aptidões profissionais e pessoais dos colaboradores e só assim presta um serviço de excelência. Nós vendemos know-how, competência e profissionalismo”. Mas, ainda assim, como vinca o jovem diretor, “é preciso continuar a inovar e a deCódigo QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal senvolver novos métodos de trabalho para nos mando Município da Moita no Youtube termos competitivos”. em www.cm-moita.pt

[11]


[sabores & saberes] MINI MERCADO “O BANANITO”

SABORES DO MUNDO NA BAIXA DA BANHEIRA

Código QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal do Município da Moita no Youtube em www.cm-moita.pt

É O ATENDIMENTO PERSONALIZADO, A SIMPATIA E A DIVERSIDADE DE PRODUTOS QUE DISTINGUEM A CONHECIDA LOJA DE FRUTAS, LEGUMES E MINIMERCADO “O BANANITO”, NA BAIXA DA BANHEIRA. QUASE A COMPLETAR 10 ANOS DE EXISTÊNCIA, O ESTABELECIMENTO DO CASAL ZÉLIA E ANTÓNIO MATOS É ROTEIRO OBRIGATÓRIO PARA OS IMIGRANTES RESIDENTES NO CONCELHO E CONCELHOS VIZINHOS QUE PROCURAM SABORES DO MUNDO.

“Muitos clientes já são quase família; existe uma relação de amizade muito grande”, afirma Zélia Matos. “Fomos tentando adaptar os produtos às necessidades da população”, refere a dona da loja, salientando que, além dos produtos típicos portugueses, dispõem de uma vasta gama de produtos de diferentes países, que são a base de muitos pratos típicos, sobretudo africanos, e que não são fáceis de encontrar nos supermercados convencionais. Vários desses produtos vêm diretamente dos países de origem: Angola, Cabo Verde, Brasil, Índia e China. “Os produtos africanos são muito procurados. Todas as culturas procuram conhecer a cultura africana”, diz-nos ainda Zélia Matos. Foufou, pastas de amendoim, bebidas típicas como o grogue, milho para cachupa, diferentes tipos de feijões, farinhas e arroz, óleo de palma, piripiris e o tão apreciado e raro peixe seco, são alguns dos artigos disponíveis no Bananito. Juntamente com a área alimentar, o minimercado tem uma vasta oferta de produtos de beleza, alguns deles também oriundos de outros continentes. Neste espaço, pode encontrar igualmente alguns “clássicos” do comércio tradicional português como a Farinha 33, a Pasta Medicinal Couto, o Restaurador Olex ou a Cevada Especial Moreninha que o simpático casal, apaixonado pelo comércio e pela multiculturalidade, quis disponibilizar aos clientes, “para que possam matar saudades dos sabores da infância”. Visite este espaço e parta à descoberta de novos sabores.

[12]

Morada: Rua Jaime Cortesão 21, Baixa da Banheira | Telefone: 212 020 282 Horário: de segunda-feira a sábado, das 8:00h às 20:00h (encerra para almoço das 13:00h às 15:00h)


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 19:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800 202 323 Comunicação de Leituras de Água: 800 502 443 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 | Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2ª feira Inverno (de outubro a maio) 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 18:30h Sábado das 14:00h às 19:00h Verão (de junho a setembro) | 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00hSábado das 10:00h às 13:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Inverno (de setembro a junho) 2ª feira das 14:00h às 19:00h | 3ª feira a 6ª feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h | Sábado das 9:30h às 13:00h Verão (de julho e agosto) – Encerra aos sábados e na manhã da última 5ª feira de cada mês | 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL

FEVEREIRO

S T Q Q S S D

1 2 3

4 5 6 7 8 9 10

11 E 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h

Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 20:00h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto. PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112

DIA 1 – Paços do Concelho, Moita – vereador Carlos Santos DIA 8 – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos – vereador Miguel Canudo DIA 15 – Junta de Freguesia do Vale do Amoreira – presidente, João Lobo DIA 22 – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – vice-presidente, Rui Garcia

DIA 20 – Reunião de Câmara Pública descentralizada, na Freguesia da Baixa da Banheira, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – fevereiro’13 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

06:16H – 3.60M

18:39H – 3.40M

11:53H – 0.78M

–––

02

06:59H – 3.43M

19:27H – 3.27M

00:11H – 0.88M

12:39H – 0.93M

03

07:52H – 3.24M

20:28H – 3.14M

01:02H – 1.03M

13:35H – 1.09M

04

09:01H – 3.09M

21:44H – 3.11M

02:08H – 1.18M

14:48H – 1.23M

05

10:26H – 3.05M

23:06H – 3.21M

03:32H – 1.25M

16:12H – 1.26M

06

11:49H – 3.18M

–––

04:58H – 1.16M

17:32H – 1.13M

07

00:20H – 3.44M

12:57H – 3.40M

06:12H – 0.95M

18:36H – 0.93M

08

01:21H – 3.69M

13:53H – 3.63M

07:11H – 0.71M

19:29H – 0.72M

09

02:14H – 3.94M

14:43H – 3.81M

08:00H – 0.50M

20:16H – 0.56M

10

03:01H – 4.11M

15:27H – 3.93M

08:45H – 0.38M

21:00H – 0.46M

11

03:45H – 4.17M

16:09H – 3.94M

09:26H – 0.34M

21:40H – 0.43M

12

04:26H – 4.13M

16:47H – 3.87M

10:05H – 0.39M

22:19H – 0.48M

13

05:05H – 4.00M

17:25H – 3.75M

10:42H – 0.51M

22:56H – 0.62M

14

05:41H – 3.79M

17:59H – 3.56M

11:18H – 0.69M

23:33H – 0.81M

15

06:16H – 3.54M

18:35H – 3.35M

11:53H – 0.91M

–––

16

06:52H – 3.26M

19:13H – 3.13M

00:13H – 1.03M

12:32H – 1.14M

17

07:34H – 3.00M

20:01H – 2.93M

00:57H – 1.28M

13:19H – 1.37M

18

08:31H – 2.78M

21:11H – 2.80M

01:56H – 1.50M

14:24H – 1.56M

19

09:56H – 2.68M

22:42H – 2.81M

03:19H – 1.63M

15:52H – 1.65M

20

11:28H – 2.76M

23:57H – 2.97M

04:50H – 1.58M

17:13H – 1.57M

21

12:31H – 2.94M

–––

05:58H – 1.42M

18:12H – 1.39M

22

00:50H – 3.19M

13:18H – 3.16M

06:45H – 1.22M

18:54H – 1.20M 19:32H – 1.01M

INTOXICAÇÕES: 808250143 23

01:33H – 3.41M

13:56H – 3.37M

07:23H – 1.01M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

02:11H – 3.62M

14:33H – 3.55M

07:57H – 0.84M

20:07H – 0.83M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

02:48H – 3.80M

15:45H – 3.80M

08:31H – 0.70M

20:42H – 0.69M

26

03:25H – 3.93M

14:57H–3.46M

09:05H – 0.59M

21:16H – 0.58M

27

04:02H – 3.99M

16:21H – 3.85M

09:40H – 0.53M

21:53H – 0.54M

28

04:38H – 3.98M

16:59H – 3.84M

10:15H – 0.53M

22:29H – 0.55M

SAÚDE 24: 808242424 BOMBEIROS: 212890044

[14]

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

Já conhece o Guia do Munícipe? Dirigido aos novos moradores e não só, esta publicação apresenta, de forma breve e sucinta, informação geral sobre o concelho da Moita, equipamentos municipais, serviços públicos na área do Município e outras dicas úteis. Pode consultá-lo em www.cm-moita.pt ou solicitá-lo, gratuitamente, através do T:212806715 e do e-mail: dirp@mail.cm-moita.pt.


Agenda Maré Cheia nº 107