Folha Diocesana - 307

Page 1

SUMÁRIO

FOLHA DIOCESANA

EDIÇÃO 307 | ABRIL 2023

3 VOZ DO PASTOR

4 VIDA PRESBITERAL

5 FALANDO DA VIDADÍZIMO E PARTILHA 6 BÍBLIA 7 LITURGIA 8 VOCAÇÃO

EXPEDIENTE

Jornalista Responsável

PE. MARCOS V. CLEMENTINO

MTB 82732

Orientação Pastoral

PE. MARCELO DIAS SOARES

Editoração Eletrônica

DENIS SAVIANI FILGUEIRAS

Tiragem: 25.000

Gráfica: MAR-MAR

CÚRIA DIOCESANA DE GUARULHOS

Av. Gilberto Dini, 519 - Bom Clima, Guarulhos - 07122-210

11 2408-0403

www.diocesedeguarulhos.org.br folhadiocesana@diocesedeguarulhos.org.br

2 Folha Diocesana de Guarulhos

leitores e leitoras, a edição deste mês ressalta os diversos aspectos que envolve a alegria da festa da Páscoa, a Ressurreição de Cristo em toda a Igreja. Começo ressaltando a alegria dos 10 anos de pontificado do Papa Francisco, que num período tão curto nos deu inúmeras alegrias como ter escolhido pela primeira vez o nome de Francisco, proclamou mais de 900 santos e santas, convocou a todos viver os eventos especiais como: Ano da Vida Consagrada, Ano de São José, Ano da família, 24 horas para o Senhor, Dia mundial de oração pelo cuidado da criação, Dia mundial dos pobres, Dia mundial dos avós e dos idosos, além dos projetos especiais como: Economia de Francisco e Pacto Educativo Global, iniciativas de compromisso com a valorização da vida plena para todos e isso é de fato celebrar a ressurreição não como uma data no calendário litúrgico, mas uma identidade permanente dos discípulos de Cristo. O convite a alegria é fortalecido também pelos artigos da voz do pastor, enfoque pastoral, liturgia, falando da vida e vocação. Testemunham a alegria de seguir o ressuscitado os que foram admitidos as

Queridos

ordens sacras e receberam o ministério de leitor e acólito, bem como a comunidade religiosa das Irmãs Paroquiais de São Francisco e os sacerdotes eleitos para o conselho diocesano dos presbíteros. Porém é necessário alimentar essa alegria, através da espiritualidade e formação permanente, por isso os agentes da pastoral do dízimo, do serviço de animação vocacional, os membros do movimento do terço dos homens e os coordenadores de comunidades, estiveram reunidos em retiro; os agentes da pascom, os agentes da liturgia, os representantes dos presbíteros e o núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil em Guarulhos, estiveram reunidos para a formação. Que a festa da ressurreição possa fortalecer e alegrar cada um em sua missão específica como discípulo de Jesus Cristo, desde o Papa Francisco até os que serão acolhidos pela Igreja como filhos de Deus e membros da Igreja na noite da Vigília Pascal.

ENFOQUE PASTORAL

Amados, temos muitos motivos para estarmos alegres e com o coração cheio de gratidão. Como você, eu também já passei por situações dolorosas, mas tenho aprendido, com a graça de Deus, que quanto mais difíceis e dolorosos são esses momentos, mais precisamos nos voltar para Deus, certos de que a Divina Providência nos acompanha e nos assiste. Neste tempo novo que o Senhor nos dá, a Páscoa, “estais sempre alegres, orai incessantemente, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus” (Tes 5, 16-18).

A missa é a grande ação de graças, onde pedimos por nossas necessidades e agradecemos ao mesmo tempo por aquilo que Deus nos concedeu. Nela nós pedimos o perdão de nossos pecados, que o pão e o vinho se tornem Corpo e Sangue de Cristo e que sejamos dignos de recebê-lo e agradecemos pela graça do perdão, pela comunhão de seu Corpo e Sangue, por nossas famílias e por nossas comunidades que se reúnem em nome d’Ele para louvá-lo. Dar graças é uma atitude característica de quem acredita na bondade de Deus. Por isso, nas missas rezamos: “Demos graças ao Senhor Nosso Deus”, e todos respondem: “é nosso dever é nossa salvação”.

Amados, Coragem! A alegria, o louvor, a adoração e a ação de graças são remédios para o coração. Não nos deixemos desanimar em nossos passos. Caminhemos com o Senhor Ressuscitado! Em enfoque pastoral venho noticiar que aconteceram nas foranias, no mês de março, encontros com as equipes de liturgia das paróquias sobre a ‘Carta Apostólica Dies Domini’ de São João Paulo II. Este documento é permeado de uma intensa motivação à redescoberta do sentido da celebração do Dia do Senhor. O Domingo é nada menos que a Páscoa semanal. Dia em que o cristão é convidado a alegrar-se com a ressurreição do seu Senhor, mistério nuclear de toda a fé cristã. Estes encontros motivaram as equipes a viver a retomada das missas presenciais com grande alegria, pois sabemos que muitos de nossos irmãos sofreram e desanimaram com a pandemia do Covid. Como continuidade desse trabalho, também teremos em nossa Folha Diocesana a leitura orante sobre a ‘Dias Domini’ durante todo o ano. Bendito seja Deus!

Roguemos a Virgem Maria, sua intercessão junto a Jesus Ressuscitado pelos diversos trabalhos pastorais, que se fortifiquem em nossas comunidades. Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!

ENCARTE
LEITURA
10 ACONTECEU
ACONTECEU
ACONTECEU
CONSAGRADA
ABRIL
-
ORANTE 9 DIES DOMINI
11
12
13 VIDA
14 PASSATEMPO 15 CALENDÁRIO -
2023
16 CHANCELARIA EDITORIAL
Pe. Marcelo Dias Soares Coordenador Diocesano de Pastoral
“Em tudo dai graças ao Senhor” (Tes 5,18)
Pe. Marcos Vinícius Clementino Jornalista e Diretor Geral Feliz Páscoa! Viva, Jesus Cristo, o ressuscitado!
A Ressurreição como fonte de Alegria permanente dos Discípulos de Cristo

AGENDA DO BISPO

ABRIL 2023

01 09h – Coordenação pastoral dos leigos –Regional Sul 1

02 08h – Procissão e Celebração do Domingo de Ramos - paróquia São José

05 09h30 – Manhã de Oração do clero

06 09h – Missa Crismal – Catedral

06 20h – Missa in coena Domini e Lava pés –Catedral

07 15h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor – Catedral

08 19h30 – Vigília Pascal – Catedral

09 11h15 – Missa Catedral

09 16h – Missa Comunidade Shalom

09 19h – Missa paróquia N. Sra. Fátima – Tranquilidade

11 09h – Presidência do Regional

11 19h30 – Reunião com equipe da Semana Diocesana de formação

12 14h30 – Atendimento Cúria

13 07h – Missa e encontro Seminário Propedêutico

14 09h30 – Atendimento Cúria

14 20h – Compromissos definitivos Comunidade Shalom – paróquia São José

15 09h – Crisma Forania Rosário – paróquia São José (exceto S. Mena)

15 19h – Crisma Forania Imaculada –Catedral (exceto Santuário São Judas, N. Sra. Fátima e Santo Antonio Gopoúva)

16 09h – Crisma paróquia Santo Antonio –Gopoúva

16 11h – Crisma Santuário São Judas

16 18h – Crisma paróquia São Paulo –Sarutaiá

1828 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CNBB – Aparecida

29 09h – Crisma paróquia Santa Mena

29 11h – Crisma paróquia Santa Mena

29 17h – Crisma paróquia Santa Cruz e N. Sra. Aparecida - Pres. Dutra (em conjunto paróquias N. Sra. Aparecida Inocoop e Santa Terezinha)

30 11h – Crisma paróquia NS Aparecida – Jd. América

30 15h – Crisma Forania Fátima – paróquia São Judas Tadeu – Jd. Alice (exceto paróquia Santa Luzia)

30 19h – Crisma paróquia N. Sra. Fátima –Tranquilidade

Páscoa da Ressurreição com Alegria!

Quetodos possamos celebrar a Páscoa de 2023 com alegria e como um acontecimento novo onde somos restaurados! Achei conveniente repetir aqui uma reflexão de 2014, com alguns acréscimos. Ela parece-me atual.

Com o Domingo da Páscoa da Ressurreição a Igreja inicia 50 dias de festa celebrando o Cristo ressuscitado. Estes 50 dias culminam e terminam com a Solenidade de Pentecostes. Este período celebrativo do Ano Litúrgico nos faz também refletir como os cristãos são chamados a viver a presença do Cristo ressuscitado. Uma simples análise dos trechos bíblicos dos relatos da ressurreição nos evangelhos pode dar-nos indicações importantes. Aqui, no entanto, quero salientar uma importantíssima: a experiência do Cristo ressuscitado na vida dos discípulos dá-se em COMUNIDADE.

Às mulheres que vão ao túmulo em Mt 28,1-8, o anjo determina-lhes que os discípulos estejam reunidos na Galileia. Alí verão o Ressuscitado. Algo semelhante acontece em Mc 16,1-8, com uma característica especial: dizer aos discípulos e a Pedro. Isso, de certo modo, caracteriza os discípulos, não de modo amorfo, mas comunitário. No relato de Lc 24,1-12, não aparece a determinação de se reunirem na Galileia, mas as mulheres, voltando do túmulo, anunciam o acontecimento do túmulo vazio e o que presenciaram, aos discípulos (“os onze”, “os apóstolos”): sempre o coletivo, nunca o individual. A experiência dos assim chamados “discípulos de Emaús” (Lc 24,36-52) faz com que eles voltem para Jerusalém, ao seio da comunidade dos discípulos de Jesus. No evangelho de João (Jo 20,1-18) a personagem principal da primeira aparição do Ressuscitado é

Maria Madalena. Após a sua experiência do encontro com o Ressuscitado, ela vai anunciar aos discípulos. É patente que a experiência do Ressuscitado nunca é uma experiência “mística” individualizante, ela sempre remete à comunidade dos discípulos. Não há como vivenciar a experiência do Ressuscitado estando desvinculado da comunidade.

A este propósito é emblemático o trecho da chamada “incredulidade de Tomé” (Jo 20,19-29). Tomé não faz a experiência do Ressuscitado exatamente porque não estava reunido com a comunidade naquela tarde de domingo (o primeiro dia da semana). Ele fará a sua experiência da presença do Ressuscitado quando, no outro domingo, (oito dias depois) estiver reunido com a comunidade.

A comunidade dos discípulos de Jesus reúne-se para a Páscoa semanal, celebrando o domingo, Dia do Senhor (dies Domini). A celebração da Eucaristia é o ponto de chegada e o ponto de partida para toda a missão da Igreja.

O Ressuscitado não envia os discípulos em missão individualmente. Sempre estão reunidos: Mt 28,16-20; Mc 16,9-19; Lc 24,36-52 e Jo 21.

Se somos discípulos do Ressuscitado, não há outro modo de segui-Lo a não ser em comunidade. Celebrar a Páscoa e afastar-se da comunidade do Ressuscitado, esperando para celebrá-la novamente no ano seguinte, é ser “pascoalino” e não discípulo. A Igreja é mistério de comunhão. Não há como ser Igreja sem caminhar numa comunidade.

“O discípulo missionário de Jesus Cristo faz parte do Povo de Deus e necessariamente vive em comunidade. A dimensão comunitária é intrínseca ao mistério e à realidade da Igreja, que deve refletir a Santíssima Trindade. Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão, restaura, celebra, adverte e sustenta.”

n. 56)

Dom Edmilson A. Caetano, O. Cist. Bispo Diocesano de Guarulhos

Folha Diocesana de Guarulhos 3

VOZ DO PASTOR
(CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015,

Reunião Anual da Comissão Regional

CNBB Sul 1 (CRP Sul 1)

Dias 28/02 e 01/03 aconteceu na casa de encontros “Seminário Santo Antônio” na cidade de São Pedro, centro do Estado de São Paulo, a Reunião Anual da Comissão Regional de Presbíteros - CNBB Sul1. Foram momentos de oração, celebração, fraternidade presbiteral: na terça-feira à tarde, acolhida, reflexão sobre a Pastoral Presbiteral, trocas de experiências e testemunhos - uma tarde rica de partilhas.

À noite aconteceu a confraternização marcada por muita alegria e fortalecimento da amizade presbiteral. Na quarta feira dia primeiro, iniciamos celebrando a santa missa, e no período da manhã houve a revisão da proposta do regimento interno da Comissão Regional dos Presbíteros, com base no Estatuto da Comissão Nacional dos Presbíteros, com contribuições ao texto, que deverá ser revisto nas reuniões das Sub-Regiões até o final de julho de 2023, com votação final em Assembleia no Paulistão Presbiteral em setembro: preparativos para o 19° Encontro Nacional dos Presbíteros, eletivo do regimento interno e da nova diretoria, seguindo o regimento. Foi encaminhado o Paulistão Presbiteral que acontecerá de 25 a 28 de setembro no município de Passa Quatro em Minas Gerais. O padre Fausto deu notícias sobre o 19º ENP - Aparecida 2024, tema, lema e

de Presbíteros

Sumário Projeto do texto base. Foi realizada a Prestação de contas desde o ano de 2017. Aprovado o aumento da Contribuição Anual de cada Presbítero para a partir de 01/03/2023. Exposição sobre o Grupo de Apoio aos Presbíteros: membros, reuniões, Plataforma e-presbíteros, Programa das Formações via Lives para 2023 e convite a novos colaboradores. Solicitada mais uma vez contribuição de cada representante das Arquidioceses para abastecer o banco de dados, será contratado outro técnico em TI, foi aprovada a proposta para ampliar a Plataforma para servir em âmbito nacional com contribuição da CNP e execução da CRP Sul 1. O encontro foi encerrado às 12h com a oração e almoço, agradecimentos à contribuição sempre valiosa, presente e amiga do Bispo Referencial Dom Vicente Costa que deu apresentou as considerações finais seguida da benção e envio.

O Padre Romualdo Nunes de Almeida, representante dos presbíteros da Diocese, esteve presente no encontro.

Fonte: CNP Comissão Nacional de Presbíteros

Pe. Romualdo N. de Almeida Representante dos Presbítros

4 Folha Diocesana de Guarulhos
VIDA PRESBITERAL

Páscoa e Felicidade!

Você pode se transformar numa pessoa melhor!

Você é feliz? Se o motivo da sua felicidade está baseado no seu poder de compra, saiba que isso não é felicidade e sim conforto material. Os bens materiais perdem o efeito com o decorrer do tempo e têm que ser renovados constantemente gerando uma necessidade compulsiva de adquirir mais para tentar manter o nível de prazer. Mas, será que é possível ser feliz sem contar com recursos materiais? O monge budista Matthieu Ricard, foi considerado a pessoa mais feliz do mundo, de acordo com imagens do seu cérebro obtidas através de ressonância magnética. E o que ele faz para ser feliz? Nada, simplesmente medita práticas de compaixão e autocompaixão.

O estresse mata. A felicidade, do ponto de vista fisiológico, está ligada à ausência de estresse e essa condição pode ser detectada por intermédio

FALANDO DA VIDA

da atividade de uma pequena glândula localizada no sistema límbico, chamada amígdala cerebral. Pessoas estressadas apresentam grande atividade nessa área do cérebro e maior probabilidade de desenvolver, entre outras doenças, diabetes, hipertensão, infarto e AVC. Herdamos o estresse do homem primitivo, que tinha que lidar com perigos extremos como caçar e defender-se de predadores. Hoje, os perigos são outros, mas o nível de estresse é o mesmo.

Entretanto, nos últimos anos, a ciência tem demonstrado o que as religiões sempre pregaram, ou seja, que a compaixão e a bondade vivenciadas de forma genuína, trazem um nível de felicidade sustentável que não se altera nem mesmo diante de condições adversas. A compaixão pelo próximo, altera a configuração do nosso cérebro, desenvolvendo um estado de calma e segurança. A boa notícia é que ela pode ser treinada e cultivada, portanto, você não precisa ser um monge para desfrutar de uma felicidade plena, basta cultivar atitudes bondade em relação a si mesmo e ao próximo.

A Páscoa traz um sentido profundo de libertação e transformação, oportunidade perfeita para rever a nossa relação com a vida e com o mundo que estamos construindo dentro e fora. Como lido com as minhas perdas, minhas frustrações e meus fracassos? Sou auto compassivo? E em relação aos outros, sou empático e pratico boas ações? As respostas negativas a essas perguntas estão ligadas ao estresse, caminho que nos leva à doença e à morte. Mas a compaixão e a autocompaixão representam vida nova e a oportunidade de ser feliz de verdade, porque a única riqueza que importa de fato é aquela que ninguém pode roubar: a sua paz e a sua liberdade. Isso é Páscoa!

Retiro Diocesano da Pastoral do Dízimo

Nodia 18 de março, no Seminário Imaculada Conceição, Lavras, aconteceu o Retiro Anual Diocesano da Pastoral do Dízimo. A convite da equipe de assessores, que, com muito carinho, preparou esse encontro, os agentes se reuniram para meditar, vivenciar e partilhar o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Ministrou a pregação, com muita sabedoria e graça, a leiga consagrada Elenilce da Silva, da Família Missionária Verbum Dei. Pe. Ítalo Sá, Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, juntamente, com algumas colocações, também conduziu o retiro sabiamente.

“Durante a quaresma, cuidar um pouco mais do espírito é prioridade. No entanto, a parte física não pode ser esquecida. O Senhor nos diz: “Dai-lhes vós de comer”. Esta é nossa responsabilidade. Devemos cuidar dos necessitados, sejam as necessidades espirituais, físicas ou emocionais. O Senhor não fez o pão, Ele multiplicou a partir do que lhe deram. E ainda hoje, Ele quer fazer isto. Ele mesmo nos deixou o exemplo.”

Participaram deste retiro 140 agentes representantes das diversas paróquias da Diocese, onde o contato com a Palavra de Deus foi intensificado dentro dos 2 momentos de deserto. Por fim, fora celebrada a Santa Missa em honra a São José e em Ação de Graças pelo retiro realizado.

Folha Diocesana de Guarulhos 5
Romildo Almeida Psicólogo Clínico
“Dai-lhes vós de comer”
DÍZIMO E PARTILHA
Pastoral Diocesana do Dízimo Diocese de Guarulhos

continuação...

A EXPANSÃO TERRITORIAL:

Davi conseguiu expandir ao máximo o seu reino:

1.º contingente conquistado: a área ocupada pelas dez tribos do Norte e pelas 2 tribos do Sul;

2.º contingente conquistado: conseguiu submeter Edom, Moab, Amon, Aram-Soba e Aram de Damasco, obrigando-os a pagar-lhe tributos; em Aram de Damasco e Edom foram colocados israelitas para governar esses estados (2Sm 8, 1 – 14; 10, 18 – 19);

3.º contingente conquistado: reinos vassalos da Filistéia (1Cr 20, 4), Gessur (2Sm 3, 3; 13, 37), Emat da Síria (2Sm 8, 9 – 10) e Tiro, governado por Hiram (2Sm 5, 11).

Foi um domínio complexo, do ponto de vista militar, administrativo e político, porém habilmente governado pelo rei Davi (2Sm 3,3; 13, 37).

O ESTADO DE DAVI (ISRAEL)

Aos poucos, o poder comunitário do sistema tribal se torna CENTRALIZADO; Davi promove a formação de um grande estado; isso é mérito pessoal de Davi.

As causas para que Davi formasse um Estado em Israel foram:

- o Egito perdera toda a hegemonia e influência sobre Canaã;

- as ameaças externas foram amenizadas por Davi (ex.: os filisteus, os amonitas, os edomitas, os moabitas e os arameus);

- a diplomacia de Davi com os vizinhos;

- a união de forças internas: Judá (Sul) e Israel (Norte) sob um mesmo rei;

- a manutenção de um exército profissional permanente;

- aresidência em Jerusalém, lugar estratégico;

- a burocracia criada e a autonomia do rei;

- a organização de cargos (2Sm 8, 16 – 18; 20, 23 – 25);

- a perda da influência das tribos frente ao governo estatal centralizado.

A IDOLATRIA E OS PROFETAS GAD E NATÃ

Davi promove assim o “SINCRETISMO DE ESTADO”; com isso, visava unir as tribos no plano religioso; entretanto, foi desaconselhado pelo profeta Natã a construir um “templo ao Senhor” (2Sm 7, 1 – 3); Porém, alguns elementos do culto cananeu foram incorporados à fé de Judá e Israel na época de Davi:

- a idolatria régia e promessa de dinastia eterna (2Sm 7, 15);

- a ideia de que o rei é “filho da divindade” (Sl 2; 45, 7; 72, 17; 1Rs 21, 11 – 14);

- a pena de morte a quem ofendesse a Deus e ao rei (Is 8, 21);

- a atribuição de vida eterna ao rei (Sl 21, 5);

- a supremacia dos reis sobre os seres (2Sm 23, 1);

- as funções de proteção e promoção social (2Sm 21, 17; Lm 4, 20);

- a relação com a fecundidade da terra (Sl 72, 6 – 7. 16);

- as funções sacerdotais atribuídas ao rei.

Em 2Sm 24, 1 o profeta Gad faz uma dura crítica a Davi por causa do recenseamento. Recensear era reconhecido como “direito de Deus”. Mas os interesses de Davi eram atualizar a arrecadação de tributos, explorar as forças e recursos do povo e recrutar homens para o exército (Comparar com 1Sm 8, 10 – 17). Porém, Davi reconhece o seu ERRO! (2Sm 24, 10) E PEDE PERDÃO a Deus!

Também o profeta Natã repreendeu Davi por causa do ADULTÉRIO com Betsabeia, esposa do general hitita Urias (1Sm 12, 1 – 25). Esse pecado de Davi oferecia três problemas: Davi se fez dono da vida e da morte de Urias, como se o rei fosse um Deus; atentado contra o matrimônio (adultério) e a família; e a mentira de Davi, quando tentou ocultar seu erro. As consequências desse pecado de Davi podemos ver em 2Sm 12, 10.

SUCESSÃO AO TRONO DE DAVI:

Houve divisões e tensões na família davídica (2Sm 9 – 20; 1Rs 1 – 2). Os problemas enfrentados por Davi foram: a revolta de seu filho Absalão (2Sm 15, 1 – 23) e seu desfecho (1Rs 18, 1 – 32); a rebelião de Seba, da tribo de Benjamim (2Sm 18, 1 – 32); e a ação de Adonias, filho de Davi, (1Rs 1, 5 – 7.9 – 10) em disputa pelo trono com Salomão, o filho preferido de Davi (1Rs 1, 28 – 34).

Surge, então, A INTRIGA entre 2 grupos opostos: (veja 1Rs 1, 5 – 48)

A favor de Adonias estavam o general de Davi, Joab, e Abiatar, o sumosacerdote.

A favor de Salomão estavam Betsabeia (mãe de Salomão), o profeta Natã, Sadoc (sacerdotes), Semei, Banaía e o próprio rei Davi.

E é claro: Salomão se tornou o sucessor de Davi.

BÍBLIA
6 Folha Diocesana de Guarulhos Pe. Éder Aparecido Monteiro Vigário Paroquial - Paróquia Sta. Cruz Pres. Dutra DAVI : ≈1010 – 970 a. C. - II (1Sm 16-31; 2Sm 1-24 e 1Rs 1 – 2)

OSacramento da Penitência e Reconciliação está intimamente ligado ao mistério pascal: Cristo é o vencedor do pecado e da morte. O fiel cristão participa do movimento da graça libertadora e vivificadora que vem da Páscoa do Salvador: ele nos livra das amarras do pecado e da morte.

Nas chamadas parábolas da misericórdia, nosso Senhor Jesus destaca a alegria do encontro da ovelha perdida, que foi ansiosamente buscada pelo pastor: “Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.(Lucas 15, 6-7) Igualmente refere a alegria da mulher que procurara sua moedinha perdida até encontrá-la: “E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido. Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.” (Lucas 15, 9-10)

Por fim, Jesus descreve o movimento libertador da graça do Pai misericordioso que gera a vida nova no filho, perdido, buscado, reencontrado, festejado alegremente: “comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.” (Lucas 15, 23-24)

“O fato novo, o anel e o banquete festivo são símbolos desta vida nova, pura, digna, cheia de alegria, que é a vida do homem que volta para Deus e para o seio da família que é a Igreja. Só o coração de Cristo, que conhece a profundidade do amor do seu Pai, pôde revelar-nos o abismo da sua misericórdia, de um modo tão cheio de simplicidade e beleza.” (CIC 1439)

Nas parábolas da misericórdia acima referidas, a ovelha desgarrada é reintegrada ao rebanho; a moeda perdida volta à coleção de sua dona, e o filho perdido e encontrado, volta ao seio da família.

O pecado é ruptura com Deus e com a Igreja. Por essa razão a conversão proporciona, simultaneamente, o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja. O rito sacramental da penitência celebra liturgicamente esse perdão e essa reconciliação.

Jesus, o filho de Deus, tem o poder de perdoar os pecados e o transmitiu a sua Igreja.

O Senhor desejou quis que a sua Igreja sinal e instrumento do perdão e da reconciliação que Ele nos conquistou pelo preço do seu sangue. O apóstolo é enviado «em nome de Cristo» e «é o próprio Deus» que, através dele, exorta e suplica: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20).

“Jesus não somente perdoou os pecados, como também manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na comunidade do povo de Deus, da qual o pecado os tinha afastado ou mesmo excluído. Sinal bem claro disso é o facto de Jesus admitir os pecadores à sua mesa, e mais ainda: de se sentar à mesa deles, gesto que exprime ao mesmo tempo, de modo desconcertante, o perdão de Deus, e o regresso ao seio do povo de Deus” (CIC 1443). A reconciliação com a Igreja é inseparável da reconciliação com Deus.

O Sacramento da Penitência e Reconciliação cura as feridas do pecado, devolve a graça batismal àquele que a perdeu pelo pecado, reintegra à comunhão com toda a Igreja, fortifica o fiel para a vivência das virtudes cristãs e concede a plena alegria e exultação: “e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.” (Jo 16,22)

Diocesana de Guarulhos 7
Folha
O Sacramento da Penitência e da Reconciliação
A alegria pascal da conversão
LITURGIA
Pe. Antônio Bosco da Silva Vigário Geral e Pároco da Catedral

Admissão às Odens Sacras e Ministérios de Leitor e Acólitos

Nodia 04 de março, com imensa alegria que Silvio Santos Melo, Edson Souza, José Célio Higino e Augusto César Vieira dos Santos, receberam os Ministérios de Leitor e Acólito, juntamente com os seminaristas Felipe de Souza, Erick de Araújo e Luís Henrique foram Admitidos às Ordens Sacras.

O momento foi realizado no Seminário Imaculada Conceição e a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edmilson.

O Recebimento do Ministério de Leitor e Acólito é um rito que antecede a ordenação diaconal para diáconos permanentes.

A Admissão às Ordens Sacras para um seminarista é um dos primeiros momentos que antecedem a ordenação diaconal e presbiteral.

São Lourenço e São João Maria Vianney, rogai por nós!

VOCAÇÃO E SEMINÁRIO

Os dois grandes elementos presentes em toda a identidade e compreensão do Ano Vocacional – o coração e os pés – trazem consigo significados singulares que nos permitem vivenciar mais plenamente a vocação que cada um foi chamado por Deus. Referenciando-se com o relato de Emaús, o coração simboliza o ardente escutar das palavras do Ressuscitado. De fato, quem faz a experiência com Jesus tem o coração tocado, transformado e santificado. Quem coloca-se no caminho da vocação tem o coração inflamado e seu sentido de vida plenificado pela comunhão com o Jesus Ressuscitado. Recorda-se também que o coração lembra a graça de Deus no vocacionado.

Ter

AIgreja vive por esses dias a alegria da presença do Ressuscitado em seu meio. Em um dos mais belos relatos da Sagrada Escritura, temos o encontro de Jesus com os discípulos no caminho de Emaús. É dessa profunda experiência com o Cristo Ressuscitado que se extraiu o lema do 3º Ano Vocacional no Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho (cf. Lc 24,3233)”; e o tema: “Vocação: graça e missão”.

Por consequência, os pés colocam-se a caminho para anunciar, com uma vocação assumida, o encontro com o Cristo para aqueles que ainda não O conhecem. O vocacionado do Ressuscitado é aquele que, inflamado por seu amor, parte para anunciá-lo em um estado permanente de missão. Os pés ainda lembram a missão que cada vocacionado é chamado a ter. Desejamos que o Ano Vocacional auxilie a cada pessoa a encontrarse com Cristo e, no sincero discernimento de seu chamado, deixe seu coração arder e seus pés se porem a caminho, para que possasse fazer a experiência da sublime súplica a Deus: “Fica conosco, Senhor (Lc 24,29)”.

8 Folha Diocesana de Guarulhos
o Coração Ardente e os Pés a Caminho com o Ressuscitado

Formação Dies Domini - o Dia do Senhor

Folha Diocesana de Guarulhos 9
EM DESTAQUE
08 e 09/03 - Forania Aparecida A e B 02/03 - Forania Fátima 11/03 - Forania Rosário 04/03 - Forania Bonsucesso 07/03 - Forania Imaculada

Aconteceu

Nodia 04 de março, a equipe de Serviço de Animação Vocacional da Diocesana de Guarulhos, realizou o Encontro Vocacional na Forania Rosário como parte da programação do Ano Vocacional Nacional 2023 com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. O momento mariano envolveu os participantes e alimentou a espiritualidade com base no Sim de Nossa Senhora, mãe das vocações. Os testemunhos e as partilhas de experiências com a presença de padres, religiosas, seminaristas, leigos e leigas representando a vocação matrimonial marcaram a valorização de cada missão vocacional. O encontro foi encerrado com a santa missa.

“Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.”

Aconteceu

Forania Rosário promove Encontro Vocacional

Comissão Diocesana de Liturgia Encontro sobre a Celebração da Palavra de Deus

Nodia 10 de março, a Comissão Diocesana de Liturgia, realizou no Centro Diocesano de Pastoral, o encontro sobre a Celebração da Palavra, com a presença dos(as) Ministros(as) Extraordinários(as) da Palavra de todas as paróquias e no dia 11 de março, o encontro foi destinado aos Diáconos Permanentes e aconteceu na Paróquia São João Batista, Jardim Adriana. Os assessores Padre Antônio Bosco e Padre Ednaldo Carvalho instruíram os participantes sobre as mudanças que acontecerão no rito e os cantos apropriados para cada momento. Aos diáconos permanentes foram dadas instruções sobre a adoração ao Santíssimo Sacramento e solicitada a troca de experiências que já viveram no ministério. O documento 108 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no número 57, afirma:

“O Concílio Vaticano II recomenda que se realize a Celebração da Palavra de Deus ao longo do ano litúrgico, especialmente onde houver falta de sacerdote.

Essa celebração requer todo cuidado e a devida preparação para que não se perca sua fisionomia litúrgica: cuidado com os ritos e sinais; com os cantos para que sejam de acordo com o espírito da liturgia; com a preparação dos ministérios e serviços, sobretudo o da pessoa que dirige a assembleia, os leitores e os salmistas; com o espaço celebrativo, especialmente atentos ao lugar da assembleia e da mesa da Palavra, onde o Cristo se faz presente.”

10 Folha Diocesana de Guarulhos

Forania Fátima promove Retiro aos Coordenadores de Comunidades

Nosegundo domingo da quaresma, 05 de março, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jd. Aracília) aconteceu o Retiro para os coordenadores de comunidades e das Paróquias da Forania Fátima.

O tema do Retiro foi “Comunhão, Participação e Missão!” E tivemos a alegria de ter como pregador o nosso Bispo, Dom Edmilson.

Durante o retiro, 2 evangelhos foram temas principais: Jo 20, 1929 que fala da falta de fé do Apóstolo Tomé no dia de Pentecostes o outro, o próprio evangelho dominical Mt 17, 1-9, a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor.

Encontro Litúrgico-Musical na Forania Bonsucesso

AParóquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, Presidente Dutra, acolheu animadores, cantores, ministérios de música, instrumentistas, equipes de liturgia e coordenadores das Paróquias da Forania Bonsucesso para 2 Encontros, nos dias 13 e 15 de Março, de Formação Litúrgico Musical – Páscoa 2023, conduzidos por Padre Jair e pela Caetana Cecília, responsáveis pelo Ministério de música em nossa Diocese. Todas as paróquias da Forania estavam representadas nesse Encontro.

“Um encontro é mais do que um ensaio. É a partilha do nosso trabalho musical, do nosso trabalho litúrgico, do nosso trabalho nas Comunidades, enfim, de construir as celebrações da Semana Santa, da Vigília, da Páscoa.”

(Caetana Cecília)

“Não basta só ensaiar os cantos… é preciso termos o contexto todo da liturgia para que o canto faça sentido na nossa celebração, faça sentido também em nossa vida. Te bendizemos, ó Pai, que essas 2 noites de encontro sejam abençoadas e frutifiquem em nossas Comunidades.”

(Padre Jair Costa)

Aconteceu Folha Diocesana de Guarulhos 11
Aconteceu

Aconteceu 1° Retiro para Homens promovido pelo Terço dos Homens

Aequipe de Coordenação do Movimento Terço dos Homens da Diocese de Guarulhos, realizou o 1º Retiro para homens, no dia 18 de março no Centro Diocesano de Pastoral, sob a assessoria do Padre Johnny William Bernardo. Participaram aproximadamente 200 homens entre coordenadores e membros dos grupos do Terço dos Homens das diversas paróquias. Momentos de oração e reflexão através da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e o santo terço. Merece destaque a Consagração dos homens a São José, visando alimentar em cada homem a espiritualidade de São José que será um dos focos do movimento a partir de 2024. No decorrer do encontro a emoção tomou conta dos participantes com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida da rede século XXI que visitará as paróquias ao longo de 2023. Agradecemos aos colaboradores: Anjos da Estrada; paroquianos da paróquia São José e da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Inocoop); e os pregadores: Diácono Daniel Lopes Barbosa, Dom Camillo (Monge beneditino), Fábio (Sapatinho de Fogo) e Dom Edmilson Amador Caetano pelo apoio e valorização do movimento na Diocese de Guarulhos.

“Resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. Esta é a missão do Terço dos Homens, movimento pelo qual os homens se reúnem para rezar o Santo Terço em paróquias e comunidades, em sintonia com os apelos e intenções da Igreja.”

Pascom

Noúltimo dia 4 de março, a Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana de Guarulhos, localizada no estado de São Paulo, se reuniu para a reunião mensal, com seu assessor diocesano Pe. Marcos Vinícius, coordenação e comissão diocesana. Foi um encontro marcado pela emoção, reflexão e crescimento espiritual.

O momento de espiritualidade foi especialmente significativo para os participantes. Em tempos difíceis como este, dedicar um tempo para

Aconteceu

refletir sobre a nossa fé e nos conectarmos com Deus é fundamental. Foi um momento de união e de reforçar a esperança em dias melhores.

Na parte de formação, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o portal Pascom BRASIL em detalhes, analisando cada aba e entendendo individualmente seus itens. Foi um momento enriquecedor para todos, que puderam aprender e compartilhar conhecimentos sobre como utilizar as ferramentas de comunicação de forma mais eficiente para espalhar a mensagem do Evangelho.

Ao final da reunião, foi lembrada uma frase de São Francisco de Sales, que diz: “a esperança serve para nos fazer ver que ainda temos horizontes, mesmo quando tudo parece ter se perdido”. Esta mensagem foi muito significativa para todos, especialmente em tempos de incertezas e desafios como o que estamos vivendo atualmente.

Além disso, não podemos esquecer das palavras do Papa Francisco sobre a importância da comunicação. Segundo ele, “a comunicação é um dom de Deus, que nos une e nos torna responsáveis pelo outro”. Em tempos de distanciamento social, a comunicação é ainda mais importante para manternos conectados e unidos em um só propósito: o amor ao próximo.

Em resumo, a reunião da Pascom Diocesana de Guarulhos foi um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento da fé. Todos saíram renovados e motivados para continuar a missão de comunicar o amor de Cristo ao mundo.

12 Folha Diocesana de Guarulhos
Fernando Gomes Coordenador da Pascom
Diocesana de Guarulhos fortalece a Comunicação

Encontro Formativo do Núcleo CRB – Guarulhos Aconteceu

No dia 12 de março aconteceu o Encontro Formativo do Núcleo CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) de Guarulhos com nosso Bispo Dom Edmilson. Tema: Ano Vocacional

VIDA CONSAGRADA

Irmãs Paroquiais de São Francisco

batizado por natureza é um vocacionado, vocacionado a Vida, vocacionado a ser Cristão. Dentre esses há aqueles que ouvindo mais de perto esse chamado, dão um Sim mais radical, respondendo sim à vocação Religiosa Consagrada.

Todo

Respondendo a uma realidade desafiadora surgiu nossa Congregação das Irmãs Paroquiais de São Francisco. Fundada em 08 de dezembro de 1953, na Cidade de Nilópolis – Diocese de Barra do Piraí – Rio de Janeiro. O Fundador foi o Frei Ático Francisco Eyng da Ordem dos Frades Menores, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Teve como primeiras Irmãs as jovens Irmã Maria das Glória Monteiro e Irmã Rute Maria de Oliveira (Cofundadoras). Estamos presentes em Guarulhos desde 1981. O desejo inicial do Frei era formar uma Família para os Sacerdotes, bem como ter Irmãs que os auxiliassem na Evangelização e atividades da casa Paroquial. Aos poucos a Congregação vai se definindo e clareando sua função. Vivemos a Espiritualidade Franciscana.

Nosso Carisma: O Espírito Eucarístico Missionário:

A Irmã é chamada a ser presença Eucarística onde vive e atua, exalando o odor de Cristo, portanto “A Eucaristia é fonte inspiradora que alimenta, dinamiza e fecunda nossa intimidade com Deus, nossa Vida Fraterna e nosso trabalho.”

Chamadas a Ser: afirmação profética; sinal de vida na Igreja; Sinal luminoso de libertação, Presença desafiadora pela vivência dos Conselhos Evangélicos.

Modo de Viver: Vida Fraterna em Comunidade; Vida de Oração individual e Comunitária; no seguimento das bem-aventuranças; Consciência missionária e no compromisso com os pobres.

Onde: Em Paróquias com ou sem Padre; Comunidades de base; Formação de Lideranças; Acompanhamentos Pastorais, Secretarias Paroquiais; Saúde Alternativa, e onde a Vida é ameaçada.

Vida de Pobreza, de Obediência e de Castidade, mostra que é possível ser feliz fazendo o outro feliz, que somos livres para amar e ser amadas, e principalmente que ninguém é feliz quando não tem um por que gastar a vida.

Folha Diocesana de Guarulhos 13
Ação Missionária das Irmãs em Brejo de Areia na Diocese de Bacabal - MA Ação Missionária das Irmãs na Capela N. Sra de Fátima - Bonsucesso Aula de música no OSEM Paróquia Santa Inês - Lausane Paulista Irmã Iria Guarda Lara IPSF- Ir. Paroquiais de são Francisco

Balanço Patrimonial Associação Elisabeth Bruyere

BALANÇO

Passatempo Diocesano

HORIZONTAIS

3- QUEM FALOU ÀS MULHERES QUE JESUS NÃO ESTAVA MAIS NO TÚMULO?

5- TIPO DE TECIDO QUE ENROLARAM O CORPO DE JESUS.

7- JESUS INSTITUIU NA ÚLTIMA CEIA.

8- QUEM LAVOU OS PÉS DOS DISCÍPULOS?

9- QUAL CARGO TINHA PILATOS NA ÉPOCA DE JESUS?

14 Folha Diocesana de Guarulhos

VERTICAIS

1- QUEM FOI A PRIMEIRA A IR AO TÚMULO DE JESUS?

2- ANIMAL QUE JESUS MONTOU PARA A CHEGADA TRINFUAL A JERUSALEM.

4- NOME DADO A CAMINHADA REALIZADA PELOS CRISTÃOS NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO.

6- O QUE SIGNIFICA A PALAVRA PÁSCOA?

10- A MULTIDÃO LEVAVA NA MÃO PARA RECEBER JESUS EM JERUSALEM.

Respostas: 1Madalena; 2jumenta; 3Anjo; 4Procissão; 5Linho; 6Passagem; 7Eucaristia; 8Jesus; 9Governador; 10Ramos;
PATRIMONIAL Folha: 1 ASSOCIACAO ELISABETH BRUYERE Periodo: 01/2022 a 12/2022 A T I V O 119.953,01 ATIVO CIRCULANTE 86.400,12 DISPONIBILIDADES 362,49 CAIXA 362,49 CAIXA 362,49 VALORES REALIZAVEIS A CURTO PRAZO 86.037,63 CREDITOS DE APLICACOES FINANCEIRAS 86.037,63 APLIC BCO BRASIL RF SIMPLES -C/C 11984-9 85.971,32 APLICACAO BCO DO BRASIL - C/C 13659-X 66,31 ATIVO NAO CIRCULANTE 33.552,89 ATIVO PERMANENTE 33.552,89 IMOBILIZADO TECNICO 99.676,03 MÓVEIS E UTENSILIOS 46.460,95 EQUIP/OS DE INFORMÁTICA 44.015,08 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 9.200,00 DEPRECIACOES ACUMULADAS -66.123,14 DEPR.ACUM.-MÓVEIS E UTENSÍLIOS -23.351,97 DEPR.ACUM.-EQUIP/OS DE INFORMÁTICA -40.151,76 DEPR.ACUM.-MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS -2.619,41 TOTAL - A T I V O 119.953,01 P A S S I V O 119.953,01 PATRIMONIO LIQUIDO 119.953,01 RESULTADOS ACUMULADOS 119.953,01 RESULTADO DO EXERCICIO 119.953,01 SUPERAVIT E OU DEFICIT ACUMULADOS 119.953,01 TOTAL - P A S S I V O 119.953,01

ABRIL 2023

DIA HORÁRIO ORGANIZAÇÃO ATIVIDADE LOCAL

1 16h SSVP - Vicentinos Caminhada de Ozanan N. S. RosárioCatedral

1 15h - 17h Pastoral da Catequese Reunião Equipe Diocesana Santa Mena

1 09h Seminário Diocesano Missa Amigos do Seminário SeminárioLavras

1 08h - 12h Pastoral da Catequese Escola Diocesana de Catequese CDP - Sala Pe. Lino

1 08h - 12h Pastoral da Catequese Escola Diocesana de Catequese Sta Cruz e Ap.Pres. Dutra

2 08h - 12h Pastoral Povo da Rua Banho (Rodas de Rita) Catedral

2 DOMINGO DE RAMOS - solenidade

2 COLETA - gesto Concreto Campanha da Fraternidade Paróquias

5 09h30 Pastoral Presbiteral Momento de Oração do Clero SeminárioLavras

5 INSTALAÇÃO DA DIOCESE 1981 - 42 anos

6 09h Missa dos Santos Óleos Catedral

6 a 8 08h - 19h Comunidade Católica Shalom Retiro de Semana Santa CDP - Todo

7 Pastoral Povo da Rua Via Sacra nas Ruas Ruas a definir

7 PAIXÃO DE CRISTO - Solenidade

7 COLETA para Lugares os Santos Paróquias

8 SÁBADO SANTO - Solenidade

9 08h - 19h Comunidade Católica Shalom Retiro Semana Santa Centro Ev. Shalon

9 PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO - Solenidade

13 09h - 12h Pastoral da Criança Reunião Equipe de Alimentação

15 07h30 - 12h ECC - Encontro Casais Formação Palestrantes CDP - Salão

16 DOMINGO

da Catequese

Coord. Paroquiais Forania Imaculada

15 14h - 17h Pastoral da Catequese Formação Coord. Paroquiais Forania Rosário

15 13h30 - 18h ECC - Encontro Casais com Cristo Formação Coord. De Circulo A definir

15 09h - 17h Pastoral da Criança Encontrão de Líderes Past. Criança A definir

15 09h Legião de Maria Comitium Mãe da Igreja S. FranciscoNações

15 08h - 12h Pastoral da Catequese

15 08h - 12h Pastoral da Catequese

Escola Diocesana de Catequese CDP - Sala Pe. Lino

Escola Diocesana de Catequese Sta Cruz e Ap.Pres. Dutra

15 08h - 12h Pastoral da Saúde Novos AgentesFor. Aparecida A definir

Sede Past. Criança 13 09h - 12h Pastoral da Criança Reunião Articuladores Sede Past. Criança 13 07h Seminário Diocesano Encontro Bispo c/ Seminaristas 14 14h - 17h Pastoral do Menor Palestra c/ Convidados Unidades Fund. CASA 15 19h Forania Imaculada Catequeses c/ Crisma Adulto Catedral 15 15h PASCOM Reunião Equipe Diocesana CDP - Sala Pe. Lino
Pastoral
Pastoral
Formação
Pastoral
15 15h Legião de Maria Comitium Immaculata Santa Mena 15 15h IAM Reunião Assessores da IAM Catedral 15 14h - 18h
do Batismo Encontrão Diocesano CDP - Salão 15 14h Cáritas Diocesana Show de Prêmios Sede Cáritas 15 14h - 17h
da Catequese
Coord. Paroquiais Forania Aparecida 15 14h - 17h
Formação
DA DIVINA MISERICÓRDIA - Solenidade
15h Escola Diaconal S. Lourenço For. Candidatos Diac. Permanente SeminárioLavras 16 08h - 17h CNLBConselho Leigos Retiro CNLB A definir 16 08h - 13h RCC Formação Pregadores CDP - Salão 16 08h - 13h CRB - Núcleo Guarulhos Formação - Repasse 58ª Ass. CRB SP Irmãs Paroquiais - Bonsucesso 16 07h - 13h Pastoral Povo da Rua Ação Social Povo da Rua N. Sra Rosário 18 20h Novas Comunidades Reunião das Novas Comunidades A definir 18 09h - 12h Pastoral da Criança Reunião Coord. de Forania Sede Past. Criança 18 09h - 12h Pastoral da Criança Cap. LíderesFor. Aparecida A definir 18 05h - 22h Pastoral Familiar Acolhida dos Bispos 60º AGO Bispos Brasil Aeroporto Guarulhos 19 a 28 CNBB 60º AGO Bispos Brasil Aparecida - SP 20 09h30 - 12h PPI - Pastoral Pessoa Idosa Reunião Diocesana PPI Sede da PPI 20 ANIVERSÁRIO NATALÍCIO - DOM EDMILSON AMADOR CAETANO 21 TIRADENTES 21 e 22 Diaconado Permanente Formação Continuada A definir 21 a 23 Mov. Mães que Oram pelos Filhos Encontro Nac. e Internacional do Movimento Canção Nova 22 15h EJC - Encontro Jovens Cristo Formação EJC Forania Aparecida AparecidaCocaia 22 14h SAV PV Reunião Mensal SAV PV A definir 22 13h - 18h ECC - Encontro Casais com Cristo Formação Coord. Gerais e Equipes CDP - Salão 22 08h - 12h Pastoral da Saúde Novos Agentes - For. Aparecida A definir 23 16h Seminário Diocesano Encontro Vocacional SeminárioLavras 23 08h - 13h RCC - Renovação Carismática Módulo Básico de Formação CDP - Salão 24 20h - 21h30 Pastoral Familiar Roda de Conversa (Live com ECC) Online 26 11h Forania Aparecida Reunião Padres da Forania Sta Luzia - Mikail 26 10h30 Forania Rosário Reunião Padres da Forania Sta RitaJd. Palmira 26 Forania Fátima Café ou Almoço Padres Forania Sta RitaJd. Cumbica 27 Pastorais Sociais Dia do Trabalhador A definir 27 Forania Imaculada Almoço da Forania S. FranciscoGopoúva 28 14h - 17h Pastoral do Menor Roda de Conversa c/ Padres Unidades Fund. CASA 28 a 30 Forania Rosário ECC - 2ª Etapa Sta RitaJd. Palmira 29 15h Pastoral da Sobriedade Reunião Ordinária Sobriedade São José - Jd. Paulista 29 14h Pastoral Carcerária Reunião Mensal Catedral 29 14h - 17h PPI - Pastoral Pessoa Idosa Reunião Facilitadores PPI Santa Mena 29 13h - 17h Pastoral da Catequese Encontro Diocesano CDP - Salão 29 09h Cáritas Diocesana Fórum Criança e Adolescente Sede Cáritas 29 08h - 12h Pastoral da Saúde Formação Novos Agentes - For. Aparecida A definir 30 07h - 18h RCC - Renovação Carismática Cenáculo Mariano CDP - Salão 30 Forania Fátima Retiro para Tesoureiros FátimaJd. Aracília 30 07h – 14h Pastoral Povo da Rua Almoço Coord. Sta Rita – Jd. Cumbica
16

ANIVERSARIANTES ABRIL 2023

Nascimento

03 (1951) - Pe. Luiz Carlos Kalef

04 (1992) - Pe. Lucas A. Gobbo Custódio - CR

10 (1966) - Pe. Romualdo Nunes de Almeida

12 (1989) - Pe. Thiago Ramos dos Santos

12 (1986) - Pe. Luiz Carlos de Brito

13 (1980) - Pe. Edson Roberto dos Santos

20 (1960) - Dom Edmilson Amador Caetano

22 (1961) - Pe. José Miguel da Silva Filho

24 (1989) - Pe. Ítalo Sá de Sousa

25 (1994) - Pe. Lucas Kauan Soares da Silva

28 (1956) - Pe. Jaime Gonçalves

PROVISÃO - MEMBROS DO CONSELHO DE PRESBÍTEROS

Nós, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist. por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Guarulhos, No pleno uso de nossa de nossas faculdades eclesiásticas, atendendo as prescrições canônicas, em vista do bem temporal e espiritual da Diocese de Guarulhos, havemos por bem nomear e provisionar na qualidade de MEMBROS DO CONSELHO DE PRESBÍTEROS da Diocese de Guarulhos, os reverendíssimos presbíteros:

“Ex officio”

• Padre Antonio Bosco da Silva (Vigário Geral);

• Padre Francisco Gonçalves Veloso Júnior

• Padre Marcelo Dias Soares (Coordenador Diocesano de Pastoral);

• Padre Pedro Paulo de Jesus (Ecônomo);

• Padre Weber Galvani Pereira (Chanceler do Bispado);

• Padre Leonardo Henrique da Silva

Nomeado por livre Colação

• Padre Pelegrino de Rosa Neto

Vigários Forâneos:

• Padre Fábio Enéas de Lima (Vigário da Forania Imaculada);

• Padre Cristiano Aparecido de Sousa

• Padre Hechilly de Brito Timoteo

• Padre Marcos Alves da Silva (Vigário da Forania Aparecida);

• Padre Thiago Ramos dos Santos

Eleitos pelo Presbitério

• Padre Romualdo Nunes de Alveida

• Padre Carlos Vicente de Lima;

• Padre Jonas Barbosa dos Santos;

• Padre José Wagner Ferrarezi;

• Padre Pedro Nacélio Soares dos Santos;

• Padre Marcos Vinícius Clementino;

Suplentes

• Padre Paulo Leandro da Silva (1º suplente);

• Padre Ednaldo Oliveira Carvalho (2º suplente).

Pelo que declaramos instituídos, com todos os direitos e faculdades que competem ao encargo, na forma do Direito Canônico e de acordo com os usos e costumes desta Diocese. Esta provisão é válida de 22/03/2023 até 22/03/2026, ou enquanto não determinarmos o contrário. Esta provisão seja transcrita no livro de Tombo da Diocese de Guarulhos.

Dado e passado nesta Cúria Diocesana de Guarulhos, aos vinte e dois dias do mês de março do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três.

CHANCELARIA Folha Diocesana de Guarulhos 16
004/2023
Provisão
Dom Edmilson A. Caetano, O. Cist. Bispo Diocesano de Guarulhos Padre Weber Galvani Chanceler do Bispado | Rua Russas, 406 - Lavras- Guarulhos -SP
Leitor: Ministério de Acólito: SEMINÁRIO DIOCESANO DE GUARULHOS
Festa de sdgimaculada Dom Edmilson Caetano Bispo Diocesano Pe. Francisco Veloso Reitor Pe. Cleber Leandro Vice-reitor Nossa Senhora
Vocações -06 de maioSanta Missa às 10h com o Bispo Diocesano Dom Edmilson Informações: (11) 2467-0650
Ministério de
25ª
das
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.