1 minute read

PRODUÇÃO DE ARTIGOS PUBLICADOS EM BASES INDEXADAS: FATOR DE IMPACTO E

MEMORIAL WOLNEI CAUMO

vem contribuindo para a produção de conhecimento numa perspectiva, que ao mesmo tempo que busca compreender este fenômeno complexo e multidimensional, não perde o foco de investigar com profundidade como e porquê as mudanças acontecem. Esta amplitude que olha a dor na sua completude e encadeamento me fez decidir mostrar a contribuição do conhecimento apresentado neste memorial em cinco domínios, com o intuito de apresentar a relevância da contribuição à ciência numa perspectiva translacional, ressaltando que a ênfase e a força de minha produção está na pesquisa com seres humanos tendo como alvos a fisiopatologia, o diagnóstico, a avaliação e a terapêutica.

Advertisement

PRODUÇÃO DE ARTIGOS PUBLICADOS EM BASES INDEXADAS: FATOR DE IMPACTO E CITAÇÕES

Artigos relevantes para compreender a dor total como um fenômeno complexo, multidimensional e singular: uma visão dos processos, mensuração, marcadores e terapêutica.

A avaliação da dor deve abordar aspectos sensoriais, afetivos, temporais, loco-regionais e sociais. Nesta seção, apresentaremos como o Laboratório de Dor e Neuromodulação tem contribuído para captar as dimensões desse fenômeno. Nossa contribuição para a ciência neste campo do conhecimento tem sido a de disponibilizar instrumentos multidimensionais à população brasileira, respaldada em bases metodológicas preconizadas pelos guidelines do campo da psicométrica internacional. Nossos estudos nesta temática permitiram que disponibilizássemos os seguintes instrumentos: versão reduzida do Inventário de Ansiedade Traço-Estado, escala sobre o catastrofismo da dor, screening para dor crônica com domínios da gravidade, carga emocional e disfuncional da dor, Inventário de Sensibilização Central da dor e escala sobre medo e evitação para pais e adolescentes. Sobretudo, construímos um instrumento breve que avalia o estresse emocional pré-operatório como preditor para a dor pós-operatório moderada a intensa. Além disso, temos buscado aliar os sintomas comportamentais a outras medidas, tais como marcadores de neuroplasticidade, especificamente o BDNF e a função do sistema modulatório descendente da dor.