Page 1

Revista Class | Agosto 2010 www.classmagazine.com.br

09

ANA PAULA OLIVEIRA GANHE DINHEIRO Saiba como ter retorno com vendas porta-a-porta

A bandeirinha mais famosa do Brasil em uma entrevista exclusiva

UM PULO NA BREGANHA

Por dentro da moda

infantil Dicas de modelitos primavera/verão pra criançada

As histórias e curiosidades da feira popular de Taubaté

Encantos de Curitiba Um roteiro completo pra sua próxima viagem


Editorial Tem gente que morre de medo de mudanças. Aprendi a lidar melhor com elas depois de entender que é preciso mudar. E mudar para melhorar. Nos últimos meses a Revista Class tirou férias, viajou e voltou! Porque tanto tempo? Ela precisava dessa mudança. É claro que esta mudança só ocorreu porque tivemos papéis fundamentais de pessoas que realmente fazem a diferença, mais que colaboradores, amigos... Natalia, que trouxe sua força e alegria para seguirmos em frente, Dico Barbosa que uniu sua criatividade com um toque moderno e jovem para a revista, Fernanda que trouxe seu charme (ela é chique demais!!!). Jorge que sempre diz “não se esqueça da Class”, Lílian e Alexandra que conseguem proezas com os artistas. Enfim a Class é feitas por essas pessoas que recomeçam quantas vezes forem necessárias e sempre com um sorriso no rosto. Mas também temos novos colaboradores como Rita de Cássia, Kelma e Danilo, Rosi, Mércia, André que se uniram a nossos colaboradores que incansavelmente fazem os textos ficarem ainda melhores como a Selma e Carmola Bastos, parceiras desde o início da revista. Para vocês e a todas as outras pessoas que, de alguma forma contribuiram para a realização da nova Class. Essa edição da Class está pronta! Pronta para ser lida, guardada, feita com muito carinho e com um toque abençoado por Aquele ao qual nós cremos e agradecemos! O Toque de Deus! O meu eterno obrigado.

1

2

4 3

5

7

6

8

9 10

Fabiana Cappeletti

Colaboradores: 1. Dico Barbosa, 2. Fernanda Barbosa, 3. Kelma Jucá, 4. Danilo Monteiro, 5. Mércia Gama, 6. André Coutinho, 7. Rose Danelli, 8. Selma Penna, 9. Rita de Cassia e 10. Lilian Albertini.

4 CLASS | AGOSTO 2010


Moda

14 Selecionamos os melhores looks primavera/verão para criançada não fazer feio.

Cultura Pop 08 O mundo particular da feira da breganha de Taubaté.

agosto • 2010

42 Madonna está muito doce. Veja as dicas de filmes, dvd’s entre outras coisas bacanas.

Beleza 10 A transformação para você ficar sempre bonita 12 Dicas para você cuidar da sua beleza sem danificar a pele ao fazer depilação.

Turismo 26 Já pensou onde descansar no próximo feriado? Temos uma dica ótima pra você!

Com Class 30 Gente bonita e interessante você encontra lá!

Saúde 46 Suplemento nutricional é a onda do momento. Veja como utilizar corretamente e manter a saúde do seu corpo.

Casa e artesanato 38 Aprenda a fazer mandala e deixar sua casa ainda mais bonita. 40 Veja que as casas também passam por trasnformação.

Economia e negócios

Capa • 20 “Estou treinando para um possível retorno aos gramados. Depois de me tornar bacharel em jornalismo, pretendo ser mestre e viajar muito pelo mundo para adquirir mais conhecimento”.

Ana Paula Oliveira

24 Aprenda a ganhar dinheiro com vendas porta-a-porta. 36 Cuidado ao assinar um contrato.

Top 10 e Entre nós 48 Dicas pra não errar no próximo dia dos pais. 50 Pra finalizar, uma boa leitura!

Diretoria Fabiana Cappeletti | Direção Editorial Fabiana Cappeletti Direção de Arte Dico Barbosa | Publicidade Fernanda Barbosa |12| 9179-4183 e Jorge Silva |12| 3411-7615 | Central de Atendimento às Agências (12) 3424-3878 | Administração Lilian Albertini Revista Class Distribuição mensal, gratuita e dirigida nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Tremembé | Impressão Gráfica Silva Marts | Tiragem 4.000 exemplares www.classmagazine.com.br


Cultura Pop

Feira da breganha: uma anônima popular POR KELMA JUCÁ FOTOS DANILO MONTEIRO


F

itas K-7 da ex-dupla Sandy e Júnior, discos de vinil de Amado Batista, revista Playboy de Vera Fisher, livro sobre semiologia médica. Vaso sanitário quebrado, tampas sem panela, garfos tortos, pente faltando dentes, bonecas Barbie falsificadas sem pernas. A lista de ofertas é diversificada e mede cerca de 600 metros de extensão. Estamos num dia de domingo, na Feira da Breganha, de Taubaté. Incomparável, já lhe chamaram de Zona Franca do Vale e Hong Kong versão tupiniquim. Sua origem, garante a historiadora Maria Morgado de Abreu no livro “Aspectos do Folclore em Taubaté”, remonta ao tempo do Brasil Colônia. Época em que a moeda circulante era escassa e a troca de mercadoria se apresentava como solução prática. Daí o seu nome inicial Feira da Barganha, hoje mais conhecida como Breganha – a mais famosa feira livre do Vale do Paraíba.

“Protagonistas de suas histórias particulares, vidas que se cruzam num dia de domingo” Raridades, antiguidades, objetos do Paraguai. Tem para todos os gostos. O que a Feira tem de mais extraordinário, no entanto, são as pessoas. Protagonistas de suas histórias particulares, vidas que se cruzam num dia de domingo. Faça chuva ou sol. Independente do Brasil conquistar o hexa. Mesmo que a taxa Selic se mantenha em dois dígitos. Homens e mulheres que madrugam, passam frio, doam-se à arte de fazer negócios. Tal uma ágora romana, a

Diversidade em produtos à venda nas bancas da breganha.

Encontra-se de tudo para se comercializar na feira da breganha em Taubaté. Feira da Breganha desponta como espaço para uma verdadeira falange de comerciantes, que distribuem sorrisos e dividem trivialidades enquanto pegam o troco do cliente. Como um organismo vivo, a feira tem estilo próprio. Não é desordem a miscelânea de cores, formatos e objetos à oferta; é pluralidade. Não é caos a confusão de sons que se propaga a ponto de não se ouvir os próprios pensamentos. Quase uma Babel, diria um distraído; é liberdade de expressão. A massa humana que se move por entre as barracas

aos atropelos e empurrões é poesia teatralizada, experiência catártica, porque se reconhecer do povo é antes se ver como igual a quem lhe é semelhante. E quem ainda duvida dos mistérios que se escondem na Breganha? Mais que o objeto do desejo, numa feira de domingo você pode descobrir, sem querer, a si mesmo, um indivíduo do povo, anônimo, mas legítimo. • Feira da Breganha em Taubaté aos sábados e domingos, a partir das 8h.

CLASS | AGOSTO 2010

9


Beleza Toda mulher sonha com um dia de transformação e o Salão Yuuki realizou o desejo de Celi Moura. Confira o sucesso!

Depois

Um toque no

visual

Antes

Vanessa Moreira iniciou o processo com a Drenagem Facial com os produtos Mary Kay. Drenagem Facial é uma massagem manual, bastante relaxante, que visa à eliminação de líquidos. O resultado é surpreendente!

Adriana Gouveia aplicou a coloração JOICO 8GC com mechas diagonais.

Valéria Cabral desenvolveu o corte inspirado na atriz Guilhermina Guinle: prático que combina com a maquiagem, apropriados para o dia-a-dia.

A Equipe Yuuki cuidou muito bem da nossa querida Celi e você também pode transformar seu look. Com pacotes a partir de R$ 207,00 você passa um dia de princesa no Salão Yuuki. O Pacote inclui: Drenagem Facial, Coloração, Mechas, Corte, Escova, Pé e Mão, Maquiagem Express. Não ficou fácil você ficar linda?! O Salão Yuuki fica na Av. Estados Unidos, 48 Tel.: |12| 3681-1006. Ligue e faça uma visita!

10

CLASS | AGOSTO 2010


Beleza

A praticidade da vida sem

pelos Atualmente as pessoas têm pouco tempo para se dedicar aos cuidados com a aparência. O excesso de pelos, há muito tempo em nossa cultura é tido como inconveniente estético, exigindo assim, que homens e mulheres procurem métodos para eliminá-los. Quando o assunto é estética, a praticidade é imperativa na busca do tratamento ideal para eliminação de pelos. E vamos assumir: poucas obrigações são tão chatas quanto ter que se submeter à depilação convencional com cera, lâminas ou cremes depilatórios, já que são métodos de pouca duração e repetições freqüentes. O avanço da tecnologia na área médica, especialmente na dermatologia estética, veio de encontro para atender esse público moderno, já que a depilação a laser proporciona um tratamento progressivo e permanente na eliminação dos pelos. O laser corta literalmente o mal pela raiz, já que destrói a raiz do pelo, impedindo assim, que eles voltem a crescer. Essa é a estação ideal para quem quer optar pelo método de depilação. No inverno a pele está mais clara e não bronzeada,

12 CLASS | AGOSTO 2010

tornando o tratamento seguro, indolor e muito eficaz. Deve-se evitar o sol por duas semanas antes do tratamento. Como beleza e saúde caminham juntas, o laser é o tratamento de escolha para aqueles que sofrem com pelos encravados (foliculite), já que elimina a causa da doença. Muitos homens optam pelo método já que buscam praticidade em suas rotinas, ao trocar as sessões diárias com lâminas de barbear, por uma sessão mensal com o laser, totalizando em média cinco sessões para obter o resultado, que é um rosto liso e livre da agressão diária do método convencional de depilação com lâminas. O número de sessões é individual, variando de acordo com tipo de pele, cor e espessura do pelo, e áreas a serem tratadas. Geralmente são necessárias 5 sessões para ter satisfação com o método, porém, há áreas que com três sessões já se observa o resultado, como por exemplo a região das axilas e virilha. Portanto, somente o profissional médico com experiência nessa tecnologia poderá estimar quantas sessões serão necessárias para conseguir o resultado esperado, além de esclare-

POR DRª. LUCIANA CAPEL Dermatologista Estética CRM 95274

“Somente o profissional médico com experiência nessa tecnologia poderá estimar quantas sessões serão necessárias para conseguir o resultado esperado, além de esclarecer todas as duvidas que se possa haver a respeito do método.” cer todas as dúvidas que se possa haver a respeito do método. Após realizar a depilação o paciente está apto a retornar às suas atividades normais, claro sem se expôr ao sol. A depilação definitiva a laser confere liberdade para sua pele e praticidade para sua vida . A hora é agora para realizar o tratamento e adentrar o verão com o corpo livre dos pelos indesejáveis. •


Moda O calor vai chegando e junto com ele o clima de primavera/ verão aos poucos começa a nos dominar. A revista Class dará algumas dicas de como vestir seus pequeninos nesta nova temporada. Estampa é regra! As flores vêm de forma minimalista, bem como as estampas camufladas. Junto com elas muitas cores vivas! Branco e azul marinho também fazem parte, já que a onda navy volta com força total.

MODA

Babados e bordados completam o look deixando as fofuras ainda mais delicadas. Confira os looks que a loja Espuleta separou especialmente pra você se inspirar e deixar seu filho ou filha ainda mais fofo! Navegue junto com a gente!

infantil 14 CLASS | AGOSTO 2010

Fotos e produção: reprodução

Bata com strass - Milon


Fotos e produção: reprodução

Conjuntinho masculino - Milon

CLASS | AGOSTO 2010

15


Fotos e produção: reprodução

Moda

Camiseta e bermuda - Hering

16

CLASS | AGOSTO 2010


Fotos e produção: reprodução

Vestidinho estampado - Hering

CLASS | AGOSTO 2010

17


Fotos e produção: reprodução

Moda

Blusa off White babados Shorts com tachas douradas Cinto ocm tachas - Animê

18

CLASS | AGOSTO 2010


Fotos e produção: reprodução

Vestido jeans com bordado inglês - Animê

Visite a loja Espuleta no Taubaté Shopping e confira muitas novidades com preços especiais! CLASS | AGOSTO 2010

19


Capa

Os sonhos da bandeirinha mais famosa do Brasil em uma entrevista exclusiva POR REDAÇÃO Ana Paula queria ser jogadora de vôlei, mas foi com o pai que descobriu a paixão por outro esporte. Aos quatorze anos anos acompanhava o pai, árbitro amador, nos jogos, até que por brincadeira virou profissão. Segundo ela mesma, usa a intuição na hora de apitar. Uma característica que leva também para a vida profissional. A bandeirinha ficou famosa por ser uma das primeiras auxiliares a atuar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e por sua beleza.

20 CLASS | AGOSTO 2010

Seu trabalho nos gramados rendeu a possibilidade de realizar palestras e de participar de inúmeros programas de televisão. Em Novembro de 2009 foi convidada para participar da 2ª edição do reality show “A Fazenda ” da Rede Record no qual foi a primeira eliminada com 61% dos votos. Acompanhe um pouco mais da história dessa mulher de sucesso cheia de dedicação.


Foto: Juarez Godoy CLASS | AGOSTO 2010

21


Foto: Juarez Godoy

“Trabalhando muito, próxima da família e feliz com os novos desafios.”

22 CLASS | AGOSTO 2010

Class| Depois de tantas experiências, qual é o seu maior sonho? Ana Paula| São vários. O primeiro é que a minha empresa ganhe mercado e seja referência no segmento e que um dia consiga atuar em uma Copa do Mundo, seja como arbitra ou jornalista. E que a revista que eu Class| Por que você resolveu produzo e escrevo seja a mais lida na seguir a carreira de bandeirinha web e consiga ter muitos anunciantes (risos). E lógico, como toda e não a de árbitra? Ana Paula| Porque, na pele de mulher, em ser mãe. bandeirinha, tenho mais chances de ir para uma Copa. A concorrência é Class| E como está a sua vida um pouco menor. Quando freqüen- hoje? Sente-se realizada? tava o curso da Federação Paulista, Ana Paula| Graças à Deus, está me fixei em três objetivos: atuar no muito boa. Trabalhando muito, próxiMaracanã, numa Olimpíada e numa ma da família e feliz com os novos Copa. Meus colegas, meio machis- desafios de fazer o quadro “Posição tas, riam: “Deixe de sonhar, menina!” Legal” na Rede Record. Pois é... Hoje pertenço aos quadros da CBF e da FIFA. No Maracanã, já Class| Como foi que conheceu o trabalhei umas três vezes. Em 2004, Vale do Paraíba? me escalaram para duas partidas Ana Paula| Esta região significa muiolímpicas, ambas femininas: Suécia to para mim. Atuei em vários jogos x Nigéria e EUA x Japão. Agora só do time de São José Campos, mas falta a Copa. Sei o quanto é difícil, o que mais me marcou foi um jogo mas... Na minha turma da Federa- de juniores na cidade de Taubaté ção Paulista, havia 80 alunos - 65 Taubaté X Corinthians. Neste jogo fui homens e 15 mulheres. Das 15, observada por alguns dirigentes e fui quatro se formaram. E, das quatro, muito feliz nos lances difíceis. Depois apenas eu cheguei à elite do futebol. da partida recebi o convite para participar da minha primeira pré-temporaClass| Como foi participar do da para a divisão principal. programa “A Fazenda 2”? Ana Paula| Foi ótimo, conheci Class| Quais são seus planos pessoas maravilhosas, mas infeliz- para o futuro? mente não estava vivendo um bom Ana Paula| Estou treinando para momento quando entrei e aproveitei um possível retorno aos gramados. Depois de me tornar bacharel em jorpouco a oportunidade. nalismo, pretendo ser mestre e viajar muito pelo mundo para adquirir mais conhecimento. • Class| Ana Paula como surgiu a vontade de ser árbitra? Ana Paula| Eu queria ser jogadora de vôlei, meu pai era árbitro amador e quando o acompanhava os jogadores pediam para eu auxiliar, foi assim que tudo começou uma brincadeira que virou profissão.


Foto: Juarez Godoy

“Estou treinando para um possível retorno aos gramados. Depois de me tornar bacharel em jornalismo pretendo ser mestre e viajar muito pelo mundo para adquirir mais conhecimento”.

CLASS | AGOSTO 2010

23


Economia

POR FABIANA CAPPELETTI

Como ganhar dinheiro sem

investimento Tudo para se tornar uma consultora de vendas de sucesso

As vendas diretas ao consumidor ou as famosas vendas porta-a-porta começaram no Brasil na primeira metade do século passado como uma distração para as donas de casa. Hoje, transformou-se em uma maneira de ter um rendimento mensal fixo, garantindo o sustento de famílias e movimentando cifras gigantescas na economia nacional. Um exemplo é a Natura, maior fabricante brasileira de cosméticos. Ela já ultrapassou a marca de um milhão de consultoras, inclusive algumas com deficiência visual. Esse projeto de inclusão social disponibiliza o catálogo de produtos em áudio por meio do site, além das embalagens com linguagem Braille, tudo para que qualquer pessoa possa lucrar com as vendas. Maria da Graça é consultora Natura, moradora da cidade de Taubaté e é um exemplo de quem utiliza o for-

24

CLASS | AGOSTO 2010

“O trabalho ocupa a mente e o corpo. Conquistei mais qualidade de vida e um aumento considerável na renda.” mato de inclusão social. “Tenho 74 anos e sou consultora Natura há 15 anos. Mesmo com a deficiência visual sempre tenho disposição para visitar meus clientes. Com a venda dos produtos da marca, conquistei mais qualidade de vida e um aumento considerável em minha renda mensal. Nesse tempo como consultora descobri o quanto é bom trabalhar. O trabalho ocupa a mente e o corpo”, diz a aposentada. Segundo Angela, da Distribuidora AMR de Oliveira, que está no

mercado há mais de 10 anos, o profissional que busca o modelo de vendas autônomas precisa de muito empenho, disponibilidade, responsabilidade, disciplina e muita persistência. Hoje em dia, tudo pode ser vendido no sistema porta-a-porta: cosméticos, utensílios domésticos, cama, mesa e banho, revistas, quadros e até mesmo medicina preventiva. “Já vi muitas revendedoras pagando faculdade, carros, e casas com o rendimento deste trabalho” diz a proprietária da distribuidora. Para você não perder tempo, pesquisamos dicas de várias revendedoras e as melhores empresas para você começar a trabalhar. Nós acreditamos no seu sucesso, por isso comece hoje mesmo a ter sua independência financeira. •


Siga as dicas: • conheça bem o produto que vai vender; • seja simpático; • esteja bem apresentável; • tenha vontade de aprender; • tenha disciplina;

• tenha auto-controle; • seja responsável; • tenha vontade pessoal; • cultive um perfil vitorioso, agressivo e lucrativo; • seja organizado.

Procure por: ELEGANCY JÓAIS Semi-Jóias |12 | 3424-2260 elegancy.semijoias@hotmail.com

GANHO 20%

AVON Cosméticos 0800-4082866 www.venderavon.com.br

GANHO 30% NATURA Cosméticos 0800-115566 scf.natura.net/Consultora

GANHO 30%

AMR DISTRIBUIDORA Catálogos Abelha Rainha, Luzon, Via Blumenau.

AMR DISTRIBUIDORA Lingeries e Roupas |12 | 3631-1737

|12 | 3631-1737

amrdeoliveira@ig.com.br

GANHO 20% a 30%

amrdeoliveira@ig.com.br

GANHO 30%

CLASS | AGOSTO 2010

25


Turismo TEXTO E FOTOS POR RITA DE CASSIA MARTINS

Curitiba

Conheça os encantos da capital do Paraná!

“O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba.”

26 CLASS | AGOSTO 2010

Sempre que eu ouvia alguém falando sobre Curitiba os comentários vinham acompanhados de algum elogio, como “cidade modelo”, “exemplo de planejamento urbano”, “rica em manifestações culturais”, “preocupada com o meio ambiente (a cidade é exemplo em todo o país em coleta seletiva com o programa ‘Lixo que não é lixo’, implantado em 1989)”, entre outros. Curitiba realmente faz jus aos prêmios que recebeu. O mais recente foi o Globe Award Sustainable City, na Suécia, que elege anualmente a cidade mais sustentável do mundo. O prêmio foi entregue em abril, depois dela ter desbancado cidades da Europa, Ásia e Oceania. Com uma população de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, ocupa a posição de sétima cidade mais populosa do Brasil e possui os melhores índices de área verde por habitante, 55m2. Curitiba ainda não tem os ares da loucura de São Paulo, e esperamos que nunca tenha! Mas é certo que há algo diferente por lá, algo que já fez com que

muitos turistas mudassem de ideia e ficassem por lá para sempre. O clima subtropical faz dela uma cidade úmida e, segundo as más línguas, este é um dos motivos que faz com que os curitibanos sejam pessoas tão reservadas, dando até a impressão de não serem assim tão receptivos. Mas na maioria das vezes é só impressão mesmo, afinal, Curitiba é conhecida como “Cidade Sorriso”! Contudo, eis algumas razões pelas quais os moradores se orgulham e fazem com que muitos turistas queiram voltar... ou ficar de vez: O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. Se o dia for de céu azul, a visão do Jardim fica ainda mais linda. A estufa é o ponto alto do lugar, com sua estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional e complementa a imagem de forma espetacular. A Ópera de Arame com sua estrutura tubular e teto transparente,


“Curitiba é a sétima cidade mais populosa do Brasil com cerca de 1,8milhão de habitantes.” tem capacidade para mais de mil espectadores. O lugar acolhe vários tipos de espetáculos, do popular ao clássico e foi palco em 1993 do maravihoso concerto em comemoração dos 300 anos de Curitiba, com o tenor catalão José Carreras e a Orquestra Sinfônica Brasileira. O Parque Tanguá na verdade representa mais uma etapa do projeto de preservação do curso do rio Barigüi. Com área total de 450 mil m2, destacam-se no parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água. O parque conta ainda com pista de cooper, ciclovia, mirante , lanchonete e um jardim lindíssimo. Se você for para lá no fim do ano não pode perder o Coral Natalino no Palácio Avenida. O coral formado por 160 crianças que canta nas sacadas do Palácio é simplesmente emocionante. As apresentações geralmente iniciam no fim de outubro e vão até dezembro. •

Rita em um dos monumentos do Jardim Botanico

CLASS | AGOSTO 2010

27


Turismo

Escolha o seu roteiro e boa viagem! De carro: A distância de Taubaté até Curitiba é de aproximadamente 556 quilômetros. Saindo de Taubaté, a sugestão é seguir pela Rodovia Presidente Dutra no sentido São Paulo. Já em São Paulo, o turista precisará passar pelas rodovias Marginal Tietê, Castelo Branco e Mário Covas, até chegar na saída para a BR-116, Rodovia Régis Bittencourt. Por este caminho, a previsão de chegada a Curitiba é de aproximadamente 6 horas e 30 minutos. De ônibus: A viação Itapemirim têm ônibus saindo do terminal rodoviário de Taubaté com destino à Curitiba. A passagem custa R$ 80,00 e a viagem leva em torno de 8 horas. Falando em ônibus, Curitiba têm um dos melhores sistemas de transportes coletivos do país, que mais parecem metrôs de superfície. A passagem custa apenas R$ 2,20 e permite o deslocamento por toda a cidade com a mesma passagem. Nos finais de semana, acredite, a passagem cai para R$ 1,00! Uma forma de incentivar os moradores a visitarem os parques e pontos turísticos da cidade. Para os turistas existe uma linha especial com os ônibus do tipo jardineiras. Estes ônibus percorrem 22 pontos turísticos de Curitiba, saindo diariamente da Praça Tiradentes, de terça a domingo das 9h até às 17h30 em intervalos de 30 minutos. Tudo isso por uma bagatela de R$ 20,00! De avião: A TAM (www.tam.com.br) tem vôos diretos saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos com tarifas a paritr de R$ 270,00. Mas para quem não tem muita experiência em viajar de avião, é sempre ideal procurar uma agência de viagens. Onde ficar: O Hotel Ibis Curitiba Batel (www.ibis.com.br) é um hotel com serviços mais padronizados e tem diárias a partir de R$ 115,00. Já o Deville Express Curitiba (www.deville.com.br) é mais sofisticado, com diárias de R$ 144,00. Onde comer: O John Bull Pub (www.johnbullpub.com.br) tem comida a la carte a partir de R$ 20,00 e é um prato cheio para quem gosta de rock. Para quem prefere comida por quilo, uma boa opção é o Restaurante Di Tarugo Grill (www.ditarugo.com.br), com preços a partir de R$ 18,90 o quilo.

Observação: Alguns valores divulgados podem sofrer alterações. A Destak Viagens |12| 3635-1761 - www.destakviagens.com.br leva você em agosto com pacotes desde R$ 1.184,62 para 2 pessoas, com direito a passagem aérea, traslado aeroporto / hotel / aeroporto, hospedagem, passeio pela cidade, bolsa de viagem e brindes exclusivos da agência.

28 CLASS | AGOSTO 2010


Foto: Divulgação

Com Class

Foto: Divulgação

Thais, Rodrigo e Eliane

I Biathlon das estações Cunzolo

Soraia, Klater e Namorada, Francisco José Renato

30

CLASS | AGOSTO 2010

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ana Paula, Maurinho, Sara, Rodrigo, Alessandra


Foto: Divulgação

Equipe do Cavex

E mais ganhadores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Largada Piscina

Foto: Divulgação

Dr. Regis

Foto: Divulgação

Ganhadores

CLASS | AGOSTO 2010

31


Foto: Dico Barbosa

Com Class

Marco Luque em Taubaté

Alexandra Moreira esteve nos bastidores do Teatro Metrópole com Oscar Magrini, Erik Marmo e Thais Pacholek que apresentaram a peça “Escola de Mulheres”, com direção de Roberto Lage e tradução de Millôr Fernandes.

32 CLASS | AGOSTO 2010

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Marco Luque apresentou em Taubaté o stand up “Tamo junto”, considerado o melhor de 2009 pelo guia Folha SP. Essa foi a segunda vez que o comediante se apresentou na cidade.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As badalações

Fabiano, Tasiana, Isabele, Hélio e Renato patrocinador HR Controle de Pragas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Egle e Marco Cunha felizes com 50 anos de história da Cunha Imobiliária

Darclée recebe os patrocinadores da Essencial Tintas - Camila, Gilson, Lúcia e Luizão Severo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Amanda Roman, Fabrizia e Claudio Bernucci, Darclée Cunha

O Vereador Henrique Nunes prestigia o show com amigos

Foto: Fábio Cursino

Foto: Fábio Cursino

Aniversário

Foto: Fábio Cursino

Júlio Cesar, Alberto e Angélica, Luiz Fernando e Mônica - patrocinador Original Veículos

Larissa Reis festejou seus 15 anos ao lado de amigos e familiares no último dia 08 de agosto. CLASS | AGOSTO 2010

33


Foto: Danilo Monteiro

Com Class

Salão do imóvel ACIST Grandes empresários do ramo imobiliário da cidade se encontraram no Taubaté Shopping para oferecer ao público grandes oportunidades da casa própria. Foi um sucesso!

Foto: Danilo Monteiro

Foto: Danilo Monteiro

Hodges Danelli recebe os amigos no evento que reuniu mais de 30 emrpesas

Foto: Danilo Monteiro

Ortiz Jr, sua esposa, Hodges Danelli e Chico Saad prestigiaram o evento

Foto: Danilo Monteiro

Equipe Teixeira Pinto

David e os amigos prestigiam o evento

34 CLASS | AGOSTO 2010

Equipe Ergplan


Negócios

Cuidados com as armadilhas de um

Contrato POR ANDRÉ COUTINHO

A

consultoria/advocacia preventiva é uma necessidade que afeta a todo e qualquer empresário, ou qualquer pessoa comum que pretende investir suas economias ou realizar o seu sonho de adquirir uma casa própria. Por isso, atendendo as necessidades dos dias atuais, o advogado não pode ter somente a tradicional função de defender os interesses do seu cliente nos tribunais. O advogado tem que estar ao lado de seu cliente em todos os momentos, assessorando-o preventivamente, justamente para evitar futuras demandas judiciais, permitindo ao empresário ou investidor, enfrentar os riscos inerentes aos negócios de forma segura e eficiente. A visão preventiva da advocacia moderna deve aliar toda a gama de conhecimento técnico-jurídico inerente ao bom operador do direito, com uma visão macro do mercado dos negócios, além de uma visão administrativa comercial, para que possa assim balizar os riscos de uma negociação de forma mais efetiva, colocando na balança não só sua visão jurídica, mas o quanto os riscos e imbróglios legais se contra-

36 CLASS | AGOSTO 2010

põem com os outros parâmetros do negócio – técnicas de negociação, aspectos contábeis e cartorários, tributários, econômico/administrativo, ambientais e financeiros – oferecendo um parecer mais completo e seguro para seu parceiro, que pode tomar suas decisões de forma mais consciente e com segurança. A forma mais clássica e conhecida da advocacia preventiva são os contratos. Neste contexto, aumenta a preocupação com a linguagem, ou seja, a escolha das expressões capazes de traduzir com perfeição a vontade de cada uma das partes, para que se firmem um acordo com qualidade, e que, provavelmente, será executado sem maiores transtornos. A questão da linguagem comprova sua importância quanto mais se constata o enorme número de litígios provenientes de divergências na interpretação dos contratos, quase sempre em razão da falta de técnica com que ecupação com a boa escolha e colocação correta das palavras não é apenas estética. Uma vírgula, colocada no lugar errado, ou um termo técnieconômico de se fechar bons negócios. •

Alguns termos ou a linguagem utilizada nos contratos podem confundir você. Por isso, esteja sempre com um advogado do lado para que ele possa esclarecer suas dúvidas antes de assinar qualquer coisa!


Confira algumas dicas para você ficar mais atento e não cair nas armadilhas de um contrato: 1) O comprador deverá checar se as informações contratuais correspondem ao contido na matrícula do imóvel que está sendo negociado, junto ao Cartório de Registro de Imóveis. 2) Algumas construtoras, não costumam negociar uma nova redação para as cláusulas dos contratos feitos diretamente com elas, alegando que o contrato é padrão. Isso não esta correto, deve-se discutir clausulas que sejam prejudiciais, ou que não se enquadrem no escopo do negócio a ser celebrado. 3) Em alguns contratos de aquisição de apartamentos, a garagem aparece como a parte integrante da área privativa, o que muitas vezes não é verdade. O que resulta em diferença no preço do apartamento, já que, em média, o preço do m2 de área privativa custa o dobro do preço do m2 de área comum. É preciso checar no registro da incorporação se a garagem consta com área privativa ou comum. 4) O contrato costuma surpreender nas cláusulas de reajuste. Os problemas mais comuns são: 4.1. Reajuste retroativo, com data-base anterior à da assinatura do contrato. Isso significa pagar mais que o esperado; 4.2. Índices de reajuste alternativos, valendo aquele que apresentar a maior variação. É ilegal, pois a escolha fica a critério exclusivo da construtora. Os tribunais não têm admitido tal prática; 4.3. Índices de reajustes substitutivos, que serão usados quando o índice do contrato deixar de expressar o aumento ilegal de preços (congelamento, por exemplo). É legal, mas a substituição só vale a partir do fato que modificou os critérios; 4.4. O Plano Real só admite reajuste anual das prestações. Mas algumas construtoras têm cobrado também a diferença entre a parcela fixa paga pelo consumidor e o seu valor corrigido mês a mês pelo índice contratual. •

CLASS | AGOSTO 2010

37


Artesanato

POR ROSE DANELLI

Mandala do

divino

Com fitas coloridas, contas, vidrilhos, traços e um jeito todo Mineiro de ser, esta Mandala do Divino teve inspiração nas festas juninas, onde comemoramos o dia de São João, Santo Antonio, São Pedro e outros mais. Portanto, o Divino não poderia ficar esquecido. Símbolo de proteção, representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) aquele que sopra onde quer. Uma boa idéia para decorar a entrada de sua casa, um hall de apartamento ou um cantinho todo especial que você irá encontrar. O segredo é transformar idéias em objetos que além de decorar, irá resgatar antigas lembranças e terá um toque todo seu.

Você vai precisar dos seguintes materiais: Tela painel 25x25; Tintas acrílica nas cores: marrom escuro, branco e verde inglês; Fitas de cetim coloridas com 21 cm; Chatons vermelhos e pedacinhos de espelho; Pincel chato médio; Tinta relevo dourado e roxo; Divino de resina pequeno; Pérolas e peças de bijuterias a seu gosto.

Siga o passo a passo e crie a sua mandala!

1. Com o pincel chato, passe duas demãos de tinta marrom escuro e espere secar.

38

CLASS | AGOSTO 2010

2. Com um prato, ou algum outro objeto circular, faça o contorno com um lápis.

3. Com a tinta branca faça pequenas bolinhas no círculo todo com boleador ou com a parte debaixo do pincel.


4. Corte as fitas colorida de cetim com 21 cm, onde vamos colar 12 fitas intercalando as cores.

5. Vamos colar agora os pedacinhos de espelho entre os espaços das fitas e cole um chaton vermelho.

6 .Entre uma fita e outra, vamos trabalhar os desenhos com tinta relevo dourada, a tinta verde inglês, a roxa e a branca, até completar toda mandala.

Olha que lindo! Todos os espaços preenchidos com a arte das bolinhas e traços dourados.

7. Com a tinta branca, pinte o divino e espere secar. Cole com cola quente no centro das fitas

8. Com o quadro finalizado, usando sua criatividade, você pode estar fazendo sobreposições de caixas maiores, aplicando em volta flores secas ou artificiais.

Olha a Mandala do Divino na parede de casa, não ficou lindo! Tenho certeza que o seu vai ficar também. Que o Divino te proteja e até a próxima edição.

CLASS | AGOSTO 2010

39


Casa

Depois

Transformando

Antes

ambientes POR SELMA PENNA

40

CLASS | AGOSTO 2010


Veja que é possível modificar o ambiente dando um toque de conforto e sofisticação. Sua casa vai ganhar novos ares com as nossas dicas.

Vamos falar um pouco daqueles ambientes que temos em nossa casa e com o passar do tempo perdem o charme e a função. Isso é mais comum do que podemos imaginar, a maioria das pessoas tem o desejo de transformar um espaço que já não é mais aproveitado em algo mais aconchegante e útil, afinal mudamos diariamente nossas necessidades e uma nova paginação é como começar de novo. O exemplo que apresentamos é uma antiga sala de lareira onde foi adaptada uma sala de TV. Com o passar do tempo a lareira se transformou em um enfeite ultrapassado, com acabamentos pesados. A família precisava de um local para TV, onde pudesse se reunir todas as noites. A transformação começou pela demolição da lareira, troca de piso e preparação para uma

iluminação adequada. Foram executados os serviços de marcenaria, com projeto para adaptação de um sistema de TV moderno, serviços de gesso para embutir a iluminação que ficou direcionada a uma escultura que tem como moldura vidro serigrafado branco, proporcionando assim uma moldura de luz, clareando ainda mais o ambiente. Cortinas, tapete e um sofá retrátil dão o toque de elegância e conforto esperado. Todos os produtos forma adquiridos na cidade, confirmando assim a vocação do Vale para produtos de decoração. Pequenos detalhes realmente criaram um ambiente novo, agradável, e confortável de estar. •


Foto: Divulgação

Cultura Pop

Doce até demais

Madonna lança em DVD e CD “Sticky & Sweet Tour” gravado na Argentina.

42

CLASS | AGOSTO 2010

comparando com a turnê antecessora “Confessions Tour”, a cantora deixou a desejar um pouco tanto pela infraestrutura montada quanto na sua apresentação no palco. No final do DVD, na música “Give it 2 me” o show fecha com um “game over” no telão deixando aquela sensação que faltou alguma coisa e que o “joguinho” poderia ter sido melhor. Outro ponto que seria muito interessante no áudio visual são os extras dos bastidores, que mostram cenas de forma muito picotada e com uma narrativa rápida que mal dá tempo de ver os detalhes dos ensaios, a emoção do público e a preparação antes do show. São exibidas poucas imagens de sua passagem pelo Brasil no Rio e São Paulo, finalizando com a cantora e seus dançarinos numa balada paulistana. É, parece que Madonna exagerou na dose de açúcar e esqueceu que um pouco de pimenta poderá ajudar a manter o seu reinado. •

+ música: Direto do meu MP3 player

U

ltimamente meus fones de ouvido me agitam com a trilha sonora de “Glee”, série musical de grande sucesso entre a garotada nos Estados Unidos e nos países em que é exibida. Ao estilo “Higth School Musical”, mas com a qualidade acima do parâmetro, os alunos de uma escola interpretam músicas atuais e algumas que ficaram perdidas na memória de quem viveu na década de 80. Entre os sucessos estão “Don’t Stop Believin’’, “Dancing With Myself”, “Proud Mary” entre outros. A trilha Sonora está disponível em cd em dois volumes. Vale à pena! Distribuição: SonyBMG CD • Americanas, R$ 19,90

Foto: Divulgação

D

epois de muita expectativa os fãs de Madonna podem conferir seu último show em DVD: “Sticky & Sweet Tour”, lançado no final do mês de março pela gravadora Warner com a qual a cantora encerrou contrato depois de mais de 20 anos. Com apresentações em 32 países, o show foi visto por mais de três milhões de pessoas ultrapassando o recorde da sua ultima turnê, “Confessions tour”, que atraiu cerca de 2 milhões e meio de espectadores a tornando uma das cantoras femininas que mais atraiu público em turnê. O DVD traz sucessos como Vogue, 4 Minutes, Music, Hung Up e Ray of Light, além de Don’t Cry For Me Argentina e uma versão apocalíptica de Like a Prayer. O público vai conferir o show gravado na Argentina, antes de sua passagem pelo Brasil no final de 2008. Há quem diga que o show foi maravilhoso, até porque é Madonna quem está em cima do palco, mas

Direção: Nathan Rissman e Nicola Doring DVD e CD • Americanas, R$49,90


Foto: Divulgação

Agenda A nossa agenda cultural tem ótimas dicas de teatro, shows e eventos. Escolha algo pra fazer, chame seus amigos e se divirta!

Direção: Bart Freundlich DVD: Nas locadoras ou Americanas, 34,90.

Novidades no amor (The Rebound)

C

atherine Zeta-Jones parece mesmo ter gostado de fazer filmes de comédia romântica. Depois do filme “Sem reservas”, onde faz o papel de uma chefe de cozinha, ela reaparece como Sandy, mãe de duas crianças que após o divórcio decide mudar-se para Nova Iorque e correr atrás do tempo perdido. No meio de toda essa transformação ela se depara com um homem mais jovem, Aram (Justin Bartha) de 24 anos e que faz às vezes de babá dos filhos da quarentona. Quando me indicaram esse filme na locadora disseram: parece ser mais um filminho bobo de “Sessão da Tarde”, mas é surpreendente. Digo mais: é emocionante, divertido e nos faz se colocar na pele dos incríveis personagens.

50ª Festa do Folclore em Taubaté A tradicional festa da rua Imaculada com comidas típicas e shows com entrada franca. De 17 a 22/08 a partir das 17h. Show Roupa Nova A banda apresenta seus anitgos e novos sucessos para casais apaixonados de todas as gerações. Dia 28/08 na Associação às 22h. Nanny People Uma apresentação de stand up cheio de humor com a personagem da Praça é Nossa. Dia 28/08 no Teatro Metrópole às 21h. Quinteto de cordas da cidade de Taubaté Apresentação dos músicos da Escola Maestro Fêgo Camargo . Dia 31/08 no Teatro Metrópole às 20h. Show de Almir Guineto Sambas que o consagraram como o “Mestre do Partido-Alto”. Dia 22/08 no SESC Taubaté às 11h.

Sugestão do mês: Filé Miau e O Patrão bar Marque com a galera e reserve sua mesa para fazer um happy hour todos os dias da semana. |12| 3681 2693

ana e que seja cultura, osição, show ou uma dica bac Se você tem algum evento, exp mande um e-mail pra gente: diego@classmagazine.com.br cd’s e dvd’s para os ou dar a sua sugestão de filmes, cas críti dar man e pod bém tam Você nossos colaboraaparece por aqui como um dos não ê voc e sab m Que res. leito nossos material! dores!?! Aproveite e mande seu CLASS | AGOSTO 2010

43


Saúde POR DRª CAROLINA ALVES CURSINO DE MOURA

nutric

Suplemento

Conheça um pouco mais da substância que pode melhorar seu desempenho na academia

46 CLASS | AGOSTO 2010


cional A

maioria dos praticantes de atividade física seja ele atleta, esportista ou amador, busca algum tipo de suplemento nutricional para complementar a alimentação. Claro que todos querem resultados rápidos, mas três motivos específicos impulsionam essa busca. São eles: a melhora do desempenho, a diminuição de tecido adiposo (gordura) e o ganho de massa muscular. Há inúmeros suplementos no mercado e um dos mais procurados é a creatina, principalmente após a sua liberação para consumo aprovada recentemente pela Anvisa. Produzida naturalmente pelo fígado e em seguida levada pelo sangue até as células do músculo, a creatina age no corpo das seguintes maneiras:

• • • • • •

Quando o músculo armazena doses extras de creatina, no caso de quem toma suplemento, há mais combustível reservado para os exercícios intensos o que resulta em aumento significativo de energia. A lógica é simples. Quanto maior a quantidade de creatina em uma célula muscular maior a quantidade de água em seu interior. A água age levando para dentro do músculo, nutrientes importantes como proteína, vitaminas e minerais, criando um ambiente propicio para o crescimento muscular. Por isso a necessidade de uma alimentação correta antes, durante e após o exercício físico, com uso ou não de suplementos. Apesar de apresentar vantagens para quem toma creatina a recomendação do seu uso é individual e deve ser feita com supervisão de um médico e de um nutricionista. A mudança da qualidade de vida de quem pratica atividade física não Aumento de energia; está ligada de forma restrita aos suHipertrofia muscular (aumento de massa muscular); plementos. Já está mais que comprovado que quem pratica atividade Prevenção de microlesões; física tem resultados no corpo e na Proteção contra formação de radicais livres; mente. Então seja qual for seu estilo é hora de definir seus os objetivos e Aumento da velocidade e explosão; começar a suar a camisa, literalmenDiminuição no tempo de recuperação; te!!! •

“Já está mais que comprovado que quem prática atividade física tem resultados no corpo e na mente”

CLASS | AGOSTO 2010

47


Top 10

TOP

10

Dia do pais Listamos 10 coisas para você não errar no próximo dia dos pais!

1. Presentes que se refiram a qualquer crença e/ou religião. Vamos lá! Você consegue ser mais criativo (a)! 2. Camisa com sua foto estampada. Pelo amor de Deus! Provavelmente essa camisa vai virar pano de chão ou algo similar! 3. Um cartão que está escrito que não ganhará presente esse ano. Se for para animar, não tem graça nenhuma! Tem graça só para você! 4. Meias ou cuecas. Todo mundo tem uma história de quando era criança que ganhava meia e cueca de presente e ficava frustrado, irritado e de péssimo humor. Ninguém gosta disso! 5. Vale-Presentes. Como pode ser capaz disso? Se você não conhece seu pai para comprar um presente, quem você conhece?? 6. Livros de auto-ajuda. Use sua criatividade e pense em outros possíveis gêneros de livros (serve até gibi!) que a pessoa presenteada pode gostar! Dar isso para alguém significa: “Você é problemático (a)!” 7. CD’s e DVD’s piratas. Ninguém aqui está dizendo que é contra ou a favor da pirataria! Só que não é possível que você vai ter a cara de pau de dar uma coisa dessas? Senão pode dar um original como presente, compre uma “lembrancinha” bacana dessas lojas de importados que é muito melhor e mais educado que dar isso! 8. Perfume com o aroma que odeia. 9. Pasta ou maleta de couro: imagine seu pai no único dia que ele esquece do trabalho, vem você com um presente para ele trabalhar. 10. Kit para churrasco: não precisa ser tão claro, que até no dia dos pais ele terá que assumir a churrasqueira. Ano que vem, não se esqueça dessas dicas, tá!?

48 CLASS | AGOSTO 2010


Entre Nós

Gentileza gera

gentileza

Um gesto amável mostra o que há de melhor em você e, Como num passe de mágica revela também o melhor dos outros. Gentileza é como a gripe é contagiosa na forma de: Um olhar, Um sorriso, Uma palavra, Faz com que nossos sentimentos se faça sintonia com os demais. É um treino Ser gentil consigo mesmo que leva a outras virtudes. É a primeira etapa para se transformar numa pessoa afável E nunca se esquecer de três palavras mágicas: Desculpe, Por favor, Obrigado São capazes de transformar hostilidade em cordialidade. A gentileza faz bem a alma e também ao corpo. Quanto mais amável você for mais bem estar terá. É na simplicidade das ações: Pedir licença para entrar na sala, oferecer carona, Oferecer seu assento no ônibus para uma senhora, Obrigado pelo café, presentes, um abraço, um bom dia... Tudo isto faz a diferença. Um grosseirão generoso será sempre melhor do que um egoísta polido. O importante é ser sincero ao ser gentil, A falsa gentileza destoa o olhar.

Um ato gentil reforça a sensação de que estamos todos no mesmo barco, Sujeito a bonança e tempestades. “Quanto mais amável você for mais bem estar terá”, Vamos praticar a gentileza, vale a pena. E por falar em gentileza... Lembra das palavras mágicas? Obrigada por ter sido gentil ao ler as colocações acima. Por favor, passe adiante. E desculpe se me empolguei Só quis ser gentil!

TEXTO POR MÉRCIA GAMA

50

CLASS | AGOSTO 2010


Revista Class 1 - OUT.2010  

Primeira revista Class diagramada por mim. A cliente me procurou para repaginar a revista. Minha proposta foi reduzir o tamanho (tendência n...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you