ED.3111 - QUI 30-10-2025

Page 1


Artigo/opinião

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.

Absenteísmo mostra que homens faltam mais ao serviço

Pode até parecer que está equivocado o título, mas é verdadeiro e foi apresentado através de um levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base em levantamentos do IBGE de 2019.

O estudo leva em conta os recordes de beneficiários de planos de saúde com base na pergunta 100.012: “tem algum plano de saúde médico particular, de empresa ou órgão público?”.

O IESS analisou três grupos variáveis associadas: sociodemográficas, comportamentais e doenças crônicas.

Dentre os comportamentais que levaram a afastamento do serviço aparecem tabagismo, consumo de álcool, problemas de sono e uso de medicamentos para dormir. Doenças crônicas avaliadas foram: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, asma, artrite ou reumatismo e DORT, indo para depressão, DPOC, Câncer e problemas renais. Os dados sociodemográficos incluíram idade, sexo, cor da pele e escolaridade.

De um universo de 13,7 milhões de entrevistados, cerca de 376 mil (2,7%) e que tinham plano de saúde, apresentaram atestados médicos para não irem ao serviço alegando algum motivo de saúde. Os que não tinham planos ou convênios médicos e se afastaram por saúde representou um percentual de apenas 1,2%.

Os declarados brancos somaram 57,2% dos afastamentos enquanto os autodeclarados pardos representaram 30,2%.

Os ausentes ao trabalho com ensino médio e cursos superiores incompletos foram os que mais ficaram longe do serviço. Os homens chegaram à estratosférica percentagem de 60,2% de afastamento, enquanto mulheres foram apenas 39,4%.

Problemas de sono e uso de medicamentos para dormir foram os motivos que elevaram os percentuais de ausências no trabalho. Hipertensão e problemas na coluna também estão entre as causas de falta ou atestado médico em excesso. Os fatores que também pesam na conta são a obesidade e depressão.

O X da questão é que, aqueles que têm planos de saúde, seja particular ou em grupo da empresa, são os que mais levam atestado médico para seus superiores. Homens, brancos, com idade entre 40 e 59 anos e com ensino médio ou curso superior incompleto apresentam este comportamento no Brasil.

No final, o estudo leva em conta que dados doAnuário Estatístico da Previdência Social avalia que afastamento por mais de 15 dias ao trabalho vem aumentando de forma acelerada e isto pode prejudicar empresas, sejam elas de que tamanho for. Por isto, cabe aos empresários, CEOs e administradores cuidarem de seus beneficiários levando palestras, orientações e contribuindo na prevenção de doenças entre seus funcionários.

Fundado em 07 de junho de 1997

Prefeitos do Sul de SC ainda recorrem ao broto da bananeira para prever eleição

Ainda falta muito para as próximas eleições municipais, mas no Sul de Santa Catarina já tem político “plantando” previsão. Literalmente. Enquanto alguns prefeitos analisam números e contratam institutos de pesquisa, outros seguem apostando em um método mais rústico, e, segundo eles, muito mais certeiro: o broto da bananeira.

A chamada “pesquisa da bananeira” é uma tradição antiga que atravessa gerações. O ritual funciona quando dois brotos são cortados do mesmo tamanho e batizados, cada um, com o nome de um candidato (ou time de futebol). Depois é só observar qual cresce mais rápido. O broto que se destaca é, segundo a crença popular, o vencedor.

Alguns ainda mantém a simpatia viva, que aprendeu o costume ainda na infância. Gestores da região confirmam que o costume ainda circula pelos bastidores políticos. Alguns políticos mais jovens dizem que não chegaram a fazer, mas já presenciaram algumas dessas pesquisas verdes.

¹ Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força. Salmos 29:1

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller

BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC

Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

Gravatal, Jaguaruna,

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Circulação:
Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.

Consórcio que assumirá gestão do Aeroporto de Jaguaruna será apresentado na segunda-feira

Lideranças empresariais e representantesdasAssociações Empresariais do sul e extremo sul catarinense estarão na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), na próxima segunda-feira, dia 3, às19h, para conhecer os próximos passos na gestão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado em Jaguaruna.

O evento é uma realizaçãodaFederaçãodasAssociações Empresariais de SC (Facisc), em parceria com a Acitecontarácomapresença do secretário de Estado de Portos,Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

A reunião tem como ob-

jetivo apresentar às lideranças regionais o ConsórcioRegionalSulAirport,que passa a assumir a gestão doAeroporto Regional Sul. Durante o encontro, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e os concessionários responsáveis irão detalhar o projeto de revitalização do terminal de passageiros, além das ações planejadas para ampliar a infraestrutura e os serviços oferecidos no Aeroporto.

Considerado estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região, o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi atende diretamente as re-

giões da Amurel, Amrec e Amesc, sendo fundamental para a mobilidade, turismo e atração de investimentos. Por isso, a importância da participação de lideranças das Associações Empresariais dos 45 municípios que integramessasregiões,ampliando o diálogo pelo fortalecimentologísticodetodoo sul do Estado.

"Este é um movimento conjunto de nossas lideranças e entidades, na busca por maior competitividade e desenvolvimento regional, que passa pela infraestrutura logística. Sempre foi um pleito daAcit em concordância com as entidades do sul", destaca o presidente

O Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna está sendo concedido para a iniciativa privada, por meio da primeira parceria público-privada (PPP) da história

dogovernodeSantaCatarina,paraoConsórcioRegional SulAiport.

O contrato com a concessionária foi assinado no mês de junho. A transição deve ser finalizada até o fim deste ano. A empresa fica-

rá responsável pela gestão nos próximos 30 anos, realizando melhorias operacionais e de infraestrutura. No primeiro semestre de 2025, o aeroporto registrou movimento de 47,8 mil passageiros.

APA Segura: operação combate crimes em área de preservação ambiental em SC

APolícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (29), a operaçãoAPASEGURA, com o objetivo de combater degradação na Área de ProteçãoAmbiental – APA Baleia Franca, localizada na região costeira do município de Jaguaruna/SC.

Na ação, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaguaruna/SC, Itapema/SC, Araranguá/SC, Urussanga/ SC, Armazém/SC, Capivari de Baixo/SC e Tubarão/SC.

As diligências iniciaram a partir de requisição do Ministério Público Federal (MPF) para apuração de irregularidades na emissão de licenças ambientais dentro da Área de Preservação Permanente -APP, no período de 2015 a 2025.

A partir do aprofundamento das investigações, a PF constatou a possível existência de uma organização criminosa suspeita de praticar fraudes e negociar certidões, licenças, autorizações e laudos em desacordo com a legislação ambiental e determinação judicial.

De acordo com laudos periciais analisados pela PF, essa urbanização desordenada pode causar sérias consequências ambientas na região como

contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos no INSTITUTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE JAGUARUNA– IMAJ, na DIRETORIADE PLANEJAMENTO URBANDO DE JAGUARUNA, assim como em diversas residências de servidores e particulares suspeitos de envolvimento com o esquema que envolve crimes contra a Administração Ambiental, Corrupção Ativa e Passiva e Organização Criminosa.

da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa.

Retorno ao natural: estética consciente ganha força nos consultórios de dermatologia

Osetor estético vive uma fase de crescimento e, ao mesmo tempo, de reflexão.

Segundo a ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), em 2024 foram realizados mais de 17,4 milhões de procedimentos cirúrgicos e 20,5 milhões de procedimentos não cirúrgicos em todo o mundo, um aumento de 42,5% nos últimos quatro anos.

Entre os tratamentos mais procurados, a toxina botulínica segue na liderança, com 7,8 milhões de aplicações em 2024, sendo 47% em pacientes entre 35 e 50 anos. Em seguida vêm os procedimentos com ácido hialurônico (preenchimentos), que somam 6,3 milhões, além de depilação a laser, lifting não cirúrgico e peelings químicos.

A dermatologista Naiana Sá explica que o segredo está na forma como essas técnicas são aplicadas. “O botox pode ser usado de forma preventiva, evitando a formação de rugas sem alterar a expressão. Já os bioestimuladores de colágeno ajudam a tratar a flacidez e de-

volver sustentação à pele de forma natural e progressiva”, afirma.

No Brasil, o mercado segue em expansão. A Grand View Research estima que o setor movimentou US$ 3,4 bilhões em 2023, com projeção de chegar a US$ 9,8 bilhões até o fim da década. O país é hoje o segundo que mais realiza procedimentos estéticos no mundo,atrásapenasdosEstados Unidos. Mas, junto a esse crescimento, surge um novo comportamento: o retorno ao natural.

Efeito reversão: a busca por leveza

Com a popularização dos procedimentos, cresce também o número de pacientes que buscam reverter resultados artificiais. A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética registrou aumento de 57% nas dissoluções de preenchimentos entre 2020 e 2021. O movimento reflete uma mudança de mentalidade, o público quer realçar seus traços, não transformá-los.

Celebridades como Kris-

tin Davis, de Sex and the City, e Courteney Cox, de Friends, falaram abertamente sobre a decisão de desfazer procedimentos. “Você acha que está normal até ver uma foto sua e perceber que já não é você. Felizmente, os preenchimentos são reversíveis. Hoje me sinto mais bonita ao natural”, disse Courteney em entrevista ao podcast GlossAngeles.

NoBrasil,nomescomoDeborah Secco, Gabi Martins, Lucas Lucco e Gkay também assumiram publicamente a reversão de procedimentos estéticos — reforçando que a beleza natural voltou a ser sinônimo de sofisticação.

Natural já é luxo

Para a Dra. Naiana Sá, que atua há mais de 15 anos na dermatologia estética, essa mudançaépositiva.“Aspessoas entenderam que é possível cuidar da aparência com equilíbrio. A estética moderna não precisa transformar, e sim aprimorar, respeitando a anatomia e o tempo de cada paciente”, destaca.

Na clínica, ela utiliza bio-

estimuladores de colágeno, lasers modernos, ultrassom microfocado e toxina botulínica preventiva como aliados para resultados sutis e elegantes.

“Esses tratamentos estimulam a regeneração da pele, previnem sinais e mantêm a harmonia facial de forma natural. É isso que os pacientes procuram: envelhecer bem, com leveza e autoestima”, afirma.

Grupo Naiana Sá Dermatologia

Com esse propósito, a

médica acaba de inaugurar o Grupo Naiana Sá Dermatologia, na Rua Florianópolis, 328, no bairro Vila Moema, em Tubarão. O novo espaço marca uma fase mais moderna, tecnológica e integrada da carreira da dermatologista. Projetado para ser um centro de excelência em dermatologia estética e clínica, o ambiente combina design, conforto e tecnologia de ponta. “A segurança dos meus pacientes sempre foi a minha maior prioridade. Contamos com equipamentos avançados e uma

equipe altamente qualificada para garantir o máximo de cuidado e precisão em cada procedimento”, ressalta Naiana. Agora, com o Grupo Naiana Sá Dermatologia, a médica reúne profissionais que compartilham da mesma filosofia, baseada em ética, naturalidade e resultados seguros. “Acredito que a estética deve ser feita com propósito, e esse propósito é realçar a beleza de cada pessoa com respeito,técnicaesensibilidade”, conclui.

Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) avança em Capivari de Baixo

AveterináriadoConsórcioIntermunicipal Multinalitário da Amurel (CIM-Amurel), Kessya Niero esteve em Capivari de Baixo nesta quarta-feira (29) para uma visita de orientação a servidores públicos e a donos de estabelecimentos sobre os procedimentos necessários para implantação do Serviço de inspeção Municipal (SIM), tanto pela prefeitura, quanto por empresários interessados em implantar o serviço.

Kessya é responsável pelo Programa de Inspeção Regio-

nalizada, do CIM-Amurel, que busca padronizar as legislações dos 18 municípios que integram a Amurel, e também, orientar os empresários do ramo a adequar suas estruturas para que possam obter o selo SIM, quando se tratam de empresas que manipulam produtos de origem animal.

A veterinária foi recebida e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia Rafael Locks, pelodiretordeDesenvolvimento Rural Jorge dos Santos Filho e pela veterinária do muni-

cípio, Giselle Horst Polla.

Para a prefeitura concluir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal enquanto órgão público fiscalizador, resta apenas publicação de um documento. O município passará a ser, então, o 14º da região da Amurel a padronizar sua legislação municipal.

Ogrupovisitoutrêsestabelecimentos comerciais. Os proprietários foram orientados sobre as adequações estruturais necessárias para obtenção do selo SIM.

“Obter o selo SIM é im-

portante para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal, protegendo a saúde dos consumidores. Para os produtores, o selo proporciona credibilidade, formalização do negócio e a possibilidade de ampliar o mercado local, permitindo a venda em estabelecimentos como supermercados e feiras. Para o consumidor, o selo garante que os produtos (como carne, leite, pescados, ovos e mel) foram inspecionados e atendem aos padrões higiênico-sani-

tários exigidos, tornando-os mais seguros para o consumo”, argumenta a veterinária Késsia Niero.

“Quem tiver interesse em implantar o Serviço de Inspe-

ção Municipal ou quiser tirar dúvidas sobre tudo o que envolve o serviço, pode procurar a nossa veterinária Giselle Polla e marcar a visita”, orienta o secretário Rafael Locks.
Fotos: Léo Caetano

Pedras Grandes recebe Amurel para debater faixas de domínio e divisas

Nesta segunda-feira, 28,AssociaçãodeMunicípios da Região de Laguna (AMUREL) esteve reunida com o Prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, para tratar de temas que impactam diretamente o planejamento urbano e a gestão territorial do município.

Oencontrocontoucom apresençadoDiretorExecutivo da AMUREL, Celso Heidemann, do Coordenador Administrativo, Everson Guimarães, do Coor-

denador de Engenharia, Jean Cardoso, e do Engenheiro Agrimensor, Renato Mendonça.

Dois pontos principais foram debatidos:

Faixa de Domínio de Rodovia Estadual: Um dos temas em análise foi o Decreto do Governador Jorginho Mello, que permite a redução da faixa de domínio das rodovias estaduais em períme-

tro urbano consolidado, passando de 20 para 5 metros.

Revisão de Divisas Municipais: O Prefeito de Pedras Grandes levantou a questão da revisão de divisas do município com cidades vizinhas. A discussão é pautada por uma lei recente aprovada pela Assembleia Legislativa, que abre uma janela para a reanálise dos limites territoriais, um problema que afeta muitos municípios daAMUREL.

Matérias votadas e aprovadas na na Trigésima OitavaSessãoOrdinária,em28deoutubrode2025:

• Projeto de Lei PE nº 45/2025 – Autoriza o Município de Urussanga a permitir, de forma onerosa, o uso de imóvel público municipal, e dá outras providências (Autoria- Poder Executivo).

• Requerimento nº 88/2025 – Solicita à Prefeita Municipal, para apresentar a esta Casa, informações referentes a obra de pavimentação da Rodovia dos Mineiros neste Município (Autoria – Vereador Ivan Vieira/PL);

sobre o evento da Feira da Mulher Empreendedora que ocorrerá dia 09/11/2025 (Autoria – Vereador Genevaldo Cardoso/MDB).

• Requerimentonº87/2025–SolicitaàPrefeitaMunicipal,paraapresentaraestaCasa,informaçõesreferentesaoProjetodeampliaçãodoCemitérioMunicipaldeSantana(Autoria–VereadorIvanVieira/PL);

• Requerimento nº 89/2025 – Solicita seja enviado expediente a senhora Joelma Fornasa, Presidente da Associação Empresarial de Urussanga – ACIU, convidando-a a participar de Reunião Ordinária nesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique pessoa habilitada, para falar

• Indicação nº 207/2025 – Sugere ao Poder Executivo que busque junto ao setor competente meios para pavimentação asfáltica da Rua Pietro de Brida e da Rua Projetada que margeia o Rio Carvão, ambas no Bairro de Brida, neste Município (Autoria –Vereador Ivan Vieira/PL);

• Indicação nº 208/2025 – Sugere ao Poder Executivo que, por meio do setor competente, seja providenciada a limpeza da Rua Arco-íris, localizada no bairro das Damas, em especial recolhimento de restos de obras e lajotas utilizados na manutenção rais da referida rua (Autoria – Vereadora Teresinha Zanatta/PSD).

• Moção nº 18/2025 – Solicita o envio de Moção de Aplausos ao senhor Francisco Tadeu de Césaro, Dentista da Secretária de Saúde, em razão da sua aposentadoria (Autoria – Vereador Genevaldo Cardoso/MDB).

Plenário da Câmara Municipal de Urussanga, durante a 38ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 28 de outubro de 2025.

Projeto Saúde da Turminha promove capacitação e atendimentos às crianças de Treze de Maio

A

Prefeitura de Treze de Maio, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, coordenada por André Poluceno Viana, e a Secretaria de Educação, deu início ao Projeto Saúde da Turminha, uma iniciativa pioneira na região que tem como objetivo promover a saúde integral das crianças com idades entre 4 e 10 anos.

Nos dias 20 e 21 de outubro, foram realizadas capacitações com duração de 8 horas destinadas aos professores da rede municipal, conduzidas por profissionais do Instituto FUCAP.

As formações aconteceram no período noturno e abordaram temas essenciais para o bem-estar emocional e educacional, como:

A Saúde Emocional de Quem Educa e Cuida

Como Lidar com os Desafios Emocionais de Crianças eAdolescentes

Conectando Coração e Consciência: Uma Nova Forma de Educar

Durante a capacitação, os educadores receberam orientações sobre como realizar rastreios que auxiliarão na identificação de alunos que necessitam de atendimentos especializa-

dos, como optometria, fonoaudiologia e neuropsicopedagogia.

No dia 27 de outubro, o projeto iniciou a fase prática dos atendimentos, com os alunos do CEM Professora Nair Formentin Silva realizando testes com o optometrista.

O prefeito Jailso Bardini acompanhou de pertooiníciodosatendimentos, conversando com os profissionais do Instituto FUCAP e com os secretários André Poluceno Viana (Saúde) e Marta Borges de Favari Burato (Educação).

O Projeto Saúde da

Turminha reforça o compromisso da Administração Municipal em cuidar

das crianças de forma completa, unindo saúde, educação e acolhimen-

to — um investimento no presente e no futuro de

Celesc destina R$ 15 milhões a projetos de eficiência

energética e lança Chamada Pública 2025

ACelescvaidestinarR$15 milhões para apoiar projetosdeeficiênciaenergética em todo o estado e realiza, nesta terça-feira, dia 4, às 13h30, o Workshop de lançamento da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2025 (CPPPEE).

O evento será híbrido — com participação presencial no Auditório Milan Milasch, na Administração Central da companhia, em Florianópolis, e transmissão online. O objetivo é orientar empresas einstituiçõessobreoprocesso de submissão de propostas e promover oportunidades de networking.

A Chamada Pública visa selecionar projetos que promovam o uso racional e eficiente da energia elétrica, no

âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Podem participar indústrias, hospitais, escolas, universidades, instituições beneficentes como as APAEs, órgãos públicos e prefeituras interessadas em modernizar a iluminação pública, além de empresas de serviços em eficiência energética (ESCOs).

Segundoopresidenteda Celesc,TarcísioRosa,investir em eficiência energética é cuidar do presente e preparar o futuro.

“A cada equipamento ultrapassadoquesubstituímos por um sistema moderno e eficiente, entregamos mais economia, mais segurança

e mais sustentabilidade para quem vive e produz em Santa Catarina. Esse programa não é apenas uma exigência regulatória — é uma escolha estratégica da Celesc paragarantirdesenvolvimento com responsabilidade social e ambiental.”

O foco do programa está na substituição de equipamentos antigos e ineficientes por tecnologias novas, modernas e seguras, promovendo economia de energia, redução de custos e melhoria na qualidade do fornecimento.

De acordo com a gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, o workshop é uma oportunidade estratégica para quem

deseja desenvolver projetos com impacto real na sociedade.

“Esse encontro permite que instituições e empresas compreendam o passo a passo para participar da Chamada Pública e elaborem projetos com maior po-

tencialdeaprovação,unindo tecnologia,benefíciosociale sustentabilidade.”

Os recursos contemplam projetos em diferentes áreas — desde a modernização de processos industriais e sistemas hospitalares até escolas, universidades, ilu-

minação pública em LED e entidades sociais. Além de reduzir o desperdício de energia, essas iniciativas trazem economia financeira, aumentamavidaútildossistemaselétricosecontribuem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Treze de Maio.

Região da Amurel tem aproximadamente

100 casas afetadas pela chuva

ADefesa Civil atendeu diversas ocorrências em municípios daAssociação Municípios Região de Laguna (Amurel) nas últimas horas por conta do volume de chuva. Um informe atualizado pelo órgão às 11h09 desta quarta-feira, dia 29, apontou que aproximadamente 100 residências havia sido afetadas em Imbituba e duas pontes tem o risco de queda em Treze de Maio.

Em Tubarão, onde a chuva ultrapassou 100 milímetrosentreterçaequarta-feira, foram registrados pontos de alagamento nos bairros Andrino, Oficinas e Vila Moema. Já na rua dos Ferroviários, houve cedimento de asfalto, resultan-

do no bloqueio temporário de um ônibus, que já foi removido.

De acordo com a Defesa Civil, as áreas alagadas e erosões não estão associadas ao nível do Rio Tubarão, mas sim a falhas no sistema de drenagem pluvial e acúmulo de água na rede urbana.

Em Imbituba, a chuva provocou pontos de alagamento nos bairro Nova Brasília, Itapirubá e Vila Village, com registro ainda de queda de árvores. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Samae e Secretaria de Segurança realizam monitoramento, remoção de obstáculos e apoio à população.

O município de Ima-

ruí registrou alagamentos em estradas gerais, principalmente na localidade de Tamborete e no bairro Ribeirão de Imaruí. Enquanto em Treze de Maio há o aumento de risco de quedas nas pontes das localidades de Lajeado e São Gabriel, devidoaoaumentodonível da água e erosões nas cabeceiras.

Em São Martinho, devido à elevação do nível do rio, foi realizado o isolamento preventivo da ponte da Rua Alberto Eyng, que encontra-se imersa nas águas do rio. Também ocorre monitoramento da ponte de acesso ao bairro Rio 7, que apresenta grande volume de água nas cabeceiras.

Chuva provoca alagamentos e interdita pontes em Treze de Maio e região

ASecretaria de Obras de Treze de Maio liberou o trânsito nas pontes das comunidades de Lajeado e São Gabriel. O tráfego foi interrompido nas localidades na manhã desta quarta-feira, 29, por orientações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil local.

A região Sul segue em estado de observação para enxurradas e alagamentos. Segundo a última atualização, divulgada pela Defesa Civil Estadual pouco depois domeio-dia,aindadeveser registrado focos de chuva persistente de moderada a alta intensidade em diversas localidades.

Em Tubarão, os locais mais afetados são o Km-60

e Congonhas. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município divulgou um alerta para possíveis deslizamentos. Até o momento, foram registrados mais de 100mm de precipitação nas últimas 24 horas.

"Foram acumulados mais de 100mm de chuva em 24h. Estamos acompanhando de perto as condições meteorológicas e nossas equipes estão atuando nos bairros Congonhas e KM60, desobstruindo locais afetados. É importante que a população esteja atenta e preparadaparaagircasoasituação se agrave. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193

Homem furta moto no Centro de Jaguaruna e segue em direção ao Camacho

AouaDefesaCivilpelo199”, orienta o secretário Rafael Marques.

Recomendações

da Defesa Civil:

Durante tempestades, procure abrigo em locais seguros, afastado de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.

Evitecircularouseabrigar próximo a árvores, placas, muros ou postes de energia durante ventos fortes.

Em situações de chuva intensa com alagamentos, não atravesse ruas inundadas nem passe por pontes ou pontilhões encobertos pela água.

Polícia Militar foi acionada por volta das 13h12 desta terça-feira (28) para atender a uma ocorrência de furto de motocicleta no Centro de Jaguaruna. De acordo com o relato da vítima, ela havia deixado a motocicleta Honda/CG 150 Titan ES,decorprata,estacio-

nada em uma rua lateral ao hospital durante a manhã.

Ao retornar, por volta das 12h40, percebeu que o veículo havia desaparecido. Imagens de câmeras de segurança próximas ao local registraram o momento dofurto.Nasgravações,um homem de pele clara, vestindo roupas pretas, boné e utilizando capacete verme-

lho aparece subtraindo a motocicleta por volta das 7h49, seguindo em direção ao balneário Camacho logo em seguida. Diante dos fatos, a Polícia Militar lavrou o boletim de ocorrência e anexou as imagens do crimeparainvestigaçãoe adoção das medidas cabíveis.

Aponteacâmerae façasuacotaçãogratuita hojemesmo!

RuaAdemarGhisi,318-Sala02 Centro,TrezedeMaio/SC Matriz

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ED.3111 - QUI 30-10-2025 by Diário O Município - Issuu