ANO 25 - EDIÇÃO 2458 - R$ 2,00 SEXTA-FEIRA www.diarioomunicipio.com.br PÁGINA 08 Cannabis é autorizada para fins medicinais PÁGINA 05 PÁGINA 05 Saúde de Tubarão recebe oito novos carros DespachodoSTJ reveladetalhesda corrupçãoinvestigada naOperação Mensageiro 24, 25 E 26 DE FEVEREIRO DE 2023 SÁBADO E DOMINGO PÁGINA 03
Herdy Colunista
Miguel
Gregório José Lourenço Simão
Jornalista/Radialista/Filósofo
Somos
O que tentamos enxergar de nossa face é somente reflexo. Nunca estaremos nos enxergando na realidade. Algumas vezes seremos apenas um vulto do que imaginamos e, tantas outras, apenas uma demonstração do que, de fato sejamos.
Se enxergamos uma foto de nossa face, ela apenas captou nosso momento, seja de alegria (na maioria dos casos) quanto de tristeza, em nossos poucos minutos assim. Talvez passemos dias em depressão ou chateados com algo, mas, mesmo nestes dias, teremos lampejos de sorriso, seja por ver uma estrela brilhando no céu, um meteorito caindo, um arco-íris surgindo após uma tempestade ou mesmo uma criança brincando. Mesmo que voltemos ao nosso estágio anterior de tristeza.
A vida é assim diversa e, nós, seres multifacetados. Para cada momento vestimos nossa melhor cara, nossa face escondida em nossos sentimentos momentâneos. Razões de sermos tão diferentes em certas ocasiões.
Imagine a vida um labirinto de espelhos onde, em uma curva, você se transforma em um gigante e, um passo à direita, um ser esquálido, transparente. Em alguns passos adiante se transforma em alguém iluminado, multiplicado, transformado.
Mas, um deslize em seu caminho,
ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE SANGÃO
um amor desfeito, um emprego não conquistado (ou perdido), a perda de um familiar, um amor poderá estilhaçar sua imagem, deixá-lo fragmentado em milhares de pedaços. Mas cada um deles, espalhados ao chão, deixará marcas profundas. Umas arranhadas, outras espatifadas, mas, desarrumada.
Os cacos poderão ser juntados, unidos, colados e, mesmo assim, as marcas ficarão. Seu rosto será visto por você, mas as ranhuras que cada sentimento deixou ficará ali.
Jamais verás, de fato, sua verdadeira face.
E se, pois pode não ser, cada pedacinho destes falasse uma linguagem diferente, sentimentos difusos, mentes próprias. Talvez sejamos assim, multifacetados a cada pessoa que encontramos na vida. Nunca seremos nós mesmos, mas os reflexos daqueles com quem contatamos, cruzamos na vida, vivenciamos, mesmo que por momentos.
E se, pode não ser, que cada pedacinho ali no chão prendesse um pouco de minha alma? Minha essência? Seria apenas eu despedaçado.
Mas, nunca serei translúcido, transparente, real. Serei sempre reflexo do que sinto.
AVISO DE LICITAÇÃO
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 016/2023 - PMS
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2023 - PMS
CÓD. REGISTRO DE INFORMAÇÃO (E-SFINGE): 255CC593BD944A1F0DEF40B20ABEC78CCBA1B394
OBJETO: A presente licitação tem por objetivo registrar preços com a finalidade de selecionar a proposta mais vantajosa para futura(s) e eventual(is) aquisição(ões) de mobiliários escolares, visando atender as demandas das escolas da rede municipal de ensino de Sangão/SC, para serem fornecidos de forma parcelada, obedecendo as especificações mínimas constantes no Edital, Termo de Referência e demais Anexos.
RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: das 07h30min do dia 27/02/2023 até as 08h59min do dia 13/03/2023.
ABERTURA E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS: às 09h00min do dia 13/03/2023.
INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: às 09h01min do dia 13/03/2023.
REFERÊNCIA DE TEMPO: Horário de Brasília (DF).
LOCAL: www.portaldecompraspublicas.com.br . Acesso Identificado.
INFORMAÇÕES E/OU CÓPIA NA ÍNTEGRA DESTE EDITAL: No endereço Rodovia SC 443, Km 02, Centro, CEP 88717-000, Sangão/SC, ou pelo telefone (48) 3656-3500, ou através do e-mail: licitacao@sangao.sc.gov.br e sítio eletrônico oficial www.sangao.sc.gov.br Sangão/SC, 23 de fevereiro de 2023.
CASTILHO SILVANO VIEIRA PREFEITO
Sexta-feira (24/02):
Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva em todas as regiões de SC. Risco de chuva volumosa e temporais localizados (Ver aviso).
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil e fluxo de umidade da Amazônia direcionado para SC.
Sábado (25/02):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões de SC. Chuva ocasional da Grande Florianópolis ao norte do Estado devido a circulação marítima e no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul a partir da tarde associado ao aquecimento.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Domingo (26/02):
Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva e temporais localizados devido ao avanço de uma frente fria.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.
Segunda-feira (27/02):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC, com condição de chuva isolada a partir da tarde.
Temperatura: mais amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
LEILÃO Nº 01/2023/MULTIENTIDADE
AVISO DE LICITAÇÃO
O Município de Treze de Maio/SC, por intermédio de leiloeiro público oficial, torna público que se encontra aberto o processo licitatório acima especificado, objetivando a alienação de bens móveis inservíveis compostos de veículos, máquinas e equipamentos e em geral, de propriedade deste município.
DATA e HORA DA REALIZAÇÃO: 23/03/2023 às 10:30 horas.
LOCAL: ONLINE no sítio www.machadoleiloeiro.com.br e presencialmente nas dependências do auditório da câmara de vereadores, sito à Praça Jorge Lacerda, S/N, Centro – Treze de Maio/SC CEP: 88710-000.
O edital, todos os elementos integrantes e outras informações poderão ser obtidos na Prefeitura Municipal, sito à Av. 7 de Setembro, 20, Centro, Treze de Maio/SC, de segunda a sexta-feira, pelo tel. (48) 3625 2100, em https://www.trezedemaio.sc.gov.br/, pelo e-mail licitacao@trezedemaio.sc.gov.br ou então junto ao Leiloeiro Público Oficial através do site www.machadoleiloeiro.com.br ou telefone (48) 99804 9974.
Treze de Maio, 23 de fevereiro de 2023.
Jailso Bardini – Prefeito Municipal
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1
Expediente
Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Alternativa - Criciúma
Rua Bernado Schimitz - Centro - Jaguaruna - SC
Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Site: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Circulação:
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
apenas reflexo de nós mesmos, jamais veremos nosso rosto real
24 de Fevereiro de 2023 diarioomunicipio.com.br 02
Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão.
Governador dá posse a dois novos secretários de Estado
Ogovernador Jorginho Mello empossa nesta quinta-feira (23), dois novos secretários de Estado. O deputado Jerry Comper irá assumir a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade; e o ex-deputado Silvio Dreveck será empossado na recém-criada Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.
O ato está marcado para as 14h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Estado. Na ocasião, o governador entrega o texto da Reforma Administrativa do Governo ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal.
Jerry Comper
Jerry Comper tem 47 anos, nasceu em Vitor Meireles, onde começou a trabalhar como estagiário do Besc e foi também caminhoneiro. Acumula mais de 20 anos de experiência em administração pública. Foi assessor e chefe de gabinete do deputado Aldo Schneider (in memoriam) até a presidência da Assembleia Legislativa. Hoje, é deputado estadual reeleito pela região do Alto e Médio Vale do Itajaí.
Mensageiro
E começam a aparecer algumas informações do inquérito que ainda corre em segredo de justiça. O MPSC através do Gaeco e do Geac apresentou dados e números onde eles mesmos afirmam se tratar do maior esquema de corrupção já encontrado em solo catarinense. Segundo os números e cifras apresentados algo em torno de 100 milhões de reais foram destinados a pagar próprias a agentes públicos incluindo prefeitos. Atualmente sete prefeitos, um vice prefeito e agentes públicos estão presos de forma preventiva sem a menor perspectiva de soltura já que todos os hábeas corpus impetrado pelos advogados de defesa desses agentes foram negados pelas instâncias superiores de justiça.
Silvio Dreveck
Silvio Dreveck nasceu no interior do município de Campo Alegre, onde iniciou os estudos enquanto ajudava os pais na lavoura até os 17 anos. Depois, mudou-se para São Bento do Sul e começou a trabalhar na fábrica Condor S/A, che-
gando ao cargo de gerência. Formou-se em Administração com pós-graduação em Recursos Humanos e Finanças. Foi deputado estadual por três mandatos. Também foi vereador, secretário municipal de Saúde, e prefeito de São Bento do Sul por dois mandatos consecutivos.
Em nossa região (AMUREL) temos três prefeitos presos (Tubarão, Capivari de Baixo e Pescaria Brava) além do vice prefeito de Tubarão e dois servidores públicos municipais (Tubarão e Capivari). Dayvison Souza de Pescaria Brava foi preso em 06 de dezembro do ano passado na mesma incursão que resultou na prisão dos servidores Darlan Mendes de Tubarão e Glauco Zanella secretário de administração de Capivari de Baixo. Já em 02 de fevereiro deste ano foi a vez do prefeito de Capivari de Baixo Vicente Corrêa Costa ser preso e por último em 14 de fevereiro o prefeito e vice de Tubarão Joares Ponticelli e Caio Tokarski foram presos na terceira fase da operação mensageiro. Todos seguem detidos preventivamente.
É evidente que todos são tratados como suspeitos e caberá ao MPSC oferecer denuncia e indiciar a cada um dos envolvidos. Porém assim iniciará um processo criminal onde todos os indiciados terão amplo direito a defesa e por consequência provar sua inocência ou não.
O certo é que por mais rápido ou não, está operação já acarretou em um desgaste político a cada um dos envolvidos. Dos homens públicos com cargo eletivo presos poderemos ter desdobramentos em relação a seus respectivos partidos assim como seu futuro político. Se forem inocentados dentro do processo legal o tempo e as candidaturas opositores será implacável. Caso no final do processo restar a culpabilidade desses indiciados o projeto de poder será sepultado sem sombra de dúvidas Restará aos partidos políticos se manifestarem em relação a esses inelegíveis, possivelmente cumprindo a pena e ainda assim podendo eles passar pelo conselho de ética de suas siglas partidárias afinal é compreensível que nenhum partido gostará de ter em suas fileiras lideranças condenadas por corrupção.
24 de Fevereiro de 2023 diarioomunicipio.com.br 03
Miguel Herdy
Paulo Figueiredo Filho
@realpfigueiredo
The New York Times: Obrigatoriedade de Máscara Foi Inútil
Acreditem se quiser, o The New York Times - maior propagador da obrigatoriedade das máscaras durante a pandemia - publicou agora um editorial de opinião com o seguinte título: "Os mandatos da máscara não serviram para nada.Alguma lição será aprendida?".
Oraora,parecequetemosumXeroqueRolmesnojornalqueridinhodaesquerda!Demoraram3anospara descobrir o que basicamente todas as pessoas de bom senso já desconfiavam - mas não podiam discutir sob censura da "ciência" dos donos da verdade que controlavam a mídia e as grandes empresas de redes sociais.
Nos últimos dias, os veículos de grande mídia lentamente deram o braço a torcer: lockdowns foram nocivos; imunidade natural protege tanto (ou mais que vacinas); vacinas de Covid trazem sim riscos e, finalmente, máscaras foram inúteis.
Mas... e no Brasil? Bom, em primeiro lugar, a esquerda histérica continua repetindo que Bolsonaro é genocida, justamente por ter defendido todas estas coisas - que agora o próprio establishment admite. Bolsonaro tinha razão em tudo isso.
No fundo, é como se a nova "ciência" não tivesse chegado ao Brasil. Lula obriga vacina nos seus presos políticos e nos beneficiários do Bolsa Família. Máscaras voltaram a ser exigidas dentro de aviões. E até o Tarcísio amplia vacinação até em BEBÊS em SP! Tudo sob aplausos da Globo!
Como questiona Bret Stephens, autor do editorial do NYT: Será que alguma lição será aprendida? No Brasil, parece que não.
Os mandatos da máscara não fizeram nada. Alguma lição será aprendida? A análise mais rigorosa e abrangente de estudos científicos realizados sobre a eficácia das máscaras na redução da propagação de doenças respiratórias - incluindo o Covid-19 - foi publicada no final do mês passado. Suas conclusões, disseTom Jefferson, o epidemiologista de Oxford que é seu principal autor, foram inequívocas.
“Simplesmente não há evidências de que elas” – máscaras – “façam alguma diferença”, disse ele à jornalista Maryanne Demasi . "Ponto final."
Mas, espere, espere. E as máscaras N-95, em oposição às máscaras cirúrgicas ou de pano de qualidade inferior?
“Não faz diferença – nada disso”, disse Jefferson.
E os estudos que inicialmente persuadiram os formuladores de políticas a impor mandatos de máscara?
“Eles foram convencidos por estudos não randomizados, estudos observacionais falhos”.
E a utilidade das máscaras em conjunto com outras medidas preventivas, como higiene das mãos, distanciamento físico ou filtragem do ar?
“Não há evidências de que muitas dessas coisas façam alguma diferença.”
Essas observações não vêm de qualquer lugar. Jefferson e 11 colegas conduziram o estudo para a Cochrane,umaorganizaçãosemfinslucrativosbritânicaqueéamplamenteconsideradaopadrão-ouroparasuas revisões de dados de assistência médica. As conclusões foram baseadas em 78 ensaios clínicos randomizados, seis deles durante a pandemia de Covid, com um total de 610.872 participantes em vários países. E eles rastreiam o que foi amplamente observado nos Estados Unidos: os estados com mandatos de máscara não se saíram melhor contra a Covid do que aqueles sem. Nenhum estudo – ou estudo dos estudos – é perfeito. A ciência nunca está absolutamente estabelecida. Além do mais, a análise não prova que máscaras adequadas, usadas corretamente, não tenham nenhum benefício em nível individual.As pessoas podem ter boas razões pessoais para usar máscaras e podem ter a disciplina para usá-las de forma consistente. Suas escolhas são próprias.
Mas quando se trata dos benefícios do mascaramento em nível populacional, o veredicto é: os mandatos de máscara foram um fracasso. Aqueles céticos que foram furiosamente ridicularizados como excêntricos e ocasionalmente censurados como “desinformadores” por mandatos opostos estavam certos. Os principais especialistas e especialistas que apoiaram os mandatos estavam errados. Em um mundo melhor, caberia a este último grupo reconhecer seu erro, juntamente com seus consideráveis custos físicos, psicológicos, pedagógicos e políticos.
Não conte com isso. Em depoimento ao Congresso este mês, Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, questionou a confiança da análise Cochrane em um pequeno número de ensaiosclínicosrandomizadosespecíficosdaCovideinsistiuqueaorientaçãodesuaagênciasobremascaramento nas escolas não mudança. Se ela alguma vez se perguntar por que o respeito pelo CDC continua diminuindo, ela pode olhar para si mesma, renunciar e deixar que outra pessoa reorganize sua agência.
Isso também provavelmente não acontecerá: não vivemos mais em uma cultura em que a renúncia é vista como o caminho honroso para funcionários públicos que falham em seus empregos.
Mas os custos são mais profundos. Quando as pessoas dizem que “confiam na ciência”, o que presumivelmente querem dizer é que a ciência é racional, empírica, rigorosa, receptiva a novas informações, sensível a preocupações e riscos concorrentes. Também: humilde, transparente, aberto a críticas, honesto sobre o que não sabe, disposto a admitir o erro.
A adesão cada vez mais irracional do CDC à sua orientação de mascaramento não é nada disso. Não está apenas minando a confiança necessária para operar como uma instituição pública eficaz. Está se tornando um cúmplice involuntário dos verdadeiros inimigos da razão e da ciência – teóricos da conspiração e vendedores ambulantes de charlatães – ao representar tão mal os valores e práticas que a ciência supostamente exemplifica.
Também trai a mentalidade tecnocrática que tem o desagradável hábito de presumir que nada está errado com os planos bem elaborados da burocracia - desde que ninguém atrapalhe, ninguém tenha um ponto de vista divergente, todos façam exatamente o que ela pede, e pelo tempo que o funcionalismo exigir. Essa é a mentalidade que antes acreditava que a China fornecia um modelo altamente bem-sucedido para a resposta à pandemia.
No entanto, nunca houve uma chance de que os mandatos de máscara nos Estados Unidos chegassem perto de 100% de conformidade, ou que as pessoas usassem ou pudessem usar máscaras de uma forma que reduzisse significativamente a transmissão. Parte do motivo é específico dos hábitos e da cultura americana; partedelaaoslimitesconstitucionaisdopoderdogoverno;partedelaparaanaturezahumana;partedelepara necessidades sociais e econômicas concorrentes; parte dela para a evolução do próprio vírus.
Mas seja qual for o motivo, os mandatos de máscara foram uma missão tola desde o início. Eles podem ter criado uma falsa sensação de segurança – e, portanto, permissão para retomar a vida seminormal. Eles não fizeram quase nada para promover a própria segurança. O relatório Cochrane deveria ser o prego final neste caixão em particular.
Há uma lição final. A última justificativa para as máscaras é que, mesmo que se mostrassem ineficazes, pareciam uma forma intuitivamente eficaz e de custo relativamente baixo de fazer algo contra o vírus nos primeiros dias da pandemia. Mas “fazer alguma coisa” não é ciência e não deveria ser uma política pública. E as pessoas que tiveram a coragem de dizer isso mereciam ser ouvidas, não tratadas com desprezo. Eles podem nunca receber o pedido de desculpas que merecem, mas a justificativa deve ser suficiente.
Ministério da Agricultura confirma caso de mal da vaca louca
OMinistério da Agricultura informou à CNN ter confirmado o diagnóstico da doença conhecida como “mal da vaca louca” no caso que estava sob investigação no Pará.
O resultado dos exames laboratoriais foi comunicado pelo ministro Carlos Fávaro, na tarde desta última quarta-feira, dia 22, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde o início, a pasta tem adotado providências para tranquilizar a população e evitar danos à exportação de carne brasileira.
As primeiras informações sobre o caso suspeito foram divulgadas na segunda-feira, dia 20, pelo ministério. Fávaro pretende concentrar esforços no caso. Em função disso, não participará mais da comitiva que visitará o município de Hulha Negra (SC) para verificar os estragos causados pela estiagem na região. Já se sabe que o animal doente não era criado em regime de confinamento, foi abatido e a fazenda está isolada. Diante da expectativa em torno do caso, as ações das principais empresas exportadoras de carne bovina já sofreram nesta quarta-feira, dia 22. Fecharam em queda os papéis da JBS (4,33%) e da Minerva (7,92%).
As últimas ocorrências de doença da vaca louca foram registrados no Brasil em 2021, em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e de Nova Canaã do Norte (MT). Na ocasião, a China — maior importadora de carnes brasileiras — suspendeu as compras entre setembro e dezembro daquele ano.
O Brasil é considerado território de risco insignificante para a ocorrência do mal da vaca louca, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nas últimas décadas, houve registros apenas de casos isolados da doença, que foram devidamente controlados e eliminados.
O que é a doença
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como mal da vaca louca, ficou famosa mundialmente após um surto no Reino Unido durante os anos 1990. Houve suspensão do consumo de carne bovina no país.
A doença degenera o sistema nervoso dos bovinos, a ponto de alterar o comportamento dos animais, deixando-os agressivos, razão do nome “vaca louca”.
O cérebro dos animais acaba amolecendo, como se fosse uma esponja. A contaminação do gado ocorre por meio do consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como farinha de carne e ossos de outras espécies.
No Brasil, é crime
federal alimentar animais ruminantes com cama-de-frango ou com resíduos da exploração de outros animais porque podem conter restos. É proibido, ainda, o uso desse tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.
Mais cedo, o governo do Pará havia confirmado o caso de vaca louca no sudeste do estado. A confirmação foi feita pelaAgência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). A propriedade foi interditada preventivamente. Segundo o governo paraense, o caso ocorreu uma propriedade que tem 160 cabeças de gado.
Em nota, a Adepará informa que o caso não tem indicações de ter sido gerado por consumo de ração contaminada. “Se trata da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano”, cita a nota. Amostras que confirmam a doença foram enviadas para um laboratório no Canadá. Foi lá, segundo o governo paraense, que foi observado que o caso é do tipo “clássico ou atípico”.
24 de Fevereiro de 2023
diarioomunicipio.com.br 04
Nacional
Saúde de Tubarão recebe oito novos carros
AFundação Municipal de Saúde recebeu na última quarta-feira, 22 de fevereiro, oito novos veículos para o transporte de pacientes e diversos outros trabalhos realizados na pasta. O ato aconteceu na praça Walter Zumblick e foi prestigiado pelo prefeito em exercício Gelson Bento, diversos secretários do município e também vereadores.
A frota recém-adquirida contém duas vans para transporte de pacientes, três veículos de passeio, também para pacientes que precisam ser levados para outras cidades, uma caminhonete para trabalhos de manutenção da secretaria e, para o setor de endemias, uma caminhonete e uma motocicleta.
O investimento foi de mais de R$ 530 mil, com recursos provenientes daAtenção Básica do Estado, cofinanciamento Estadual daVigilânciadaSaúdeerecursos próprios da Fundação Municipal de Saúde.
Na tradicional entrega simbólica das chaves, o prefeito em exercício Gelson Bento convidou os secretários e vereadores a repassá-las aos motoristas da Saúde.
“Estamos oferecendo mais qualidade no transporte de pacientes e nos serviços da Fundação Municipal de Saúde, que se tornam melhor estruturados e mais eficazes para a população tubaronense”, destacou Gelson Bento.
Despacho do STJ revela detalhes da corrupção investigada na Operação Mensageiro
Um despacho do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre um pedido de habeas corpus para o empresário Altevir Seidel, pivô da Operação Mensageiro, ajuda a entender até onde a polícia e o Ministério Público já chegaram nas investigações do “escândalo do lixo” em Santa Catarina.
Uma das revelações feitas pelo documento é que a apuração conta com imagens da entrega de dinheiro a prefeitos.
“Hádiversasimagens de encontro do investigado com agentes públicos, extrações de dados
de encontros e contatos, filmagem de maços de dinheiro em frente à casa de um prefeito” relata trecho do pedido de prisão contra Seidel, determinado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e citado pela ministra do STJ, Laurita Vaz.
As investigações correm em sigilo, e até agora poucas informações vazaram. Mas sabe-se que Seidel é considerado “o mensageiro”, que dá nome à operação.
Para o Gaeco e o Grupo Anticorrupção do MPSC (Geac), ele seria o responsável por inter-
mediar as negociações obscuras em contratos de serviços de coleta e descarte de lixo em diversas cidades no Estado, para o Grupo Serrana.
Trecho do despacho de prisão indica que a operação, que já levou sete prefeitos de Santa Catarina à prisão, ainda pode ter novos desdobramentos, falando em “dezenas” de pessoas.
O texto diz que Seidel era o “principal responsável pela entrega de propinaparadezenasde agentes públicos”.
Por fim, afirma que o preso “demonstra eleva-
(48) 3628-1261
(48) 98843-6550
(48) 98836-1632
dc@transportesdc.com.br
da infiltração e conhecimento no mundo da criminalidade, ao ponto de ter parado de utilizar o veiculo que estava sendo monitorado, bem como alterar constantemente suas linhas telefônicas”. Esta foi a justificativa para o mandado de prisão no TJSC.
Seidel está preso desde dezembro, e seus pedidos de habeas corpus foram negados até agora em Brasília. Estima-se que foram pagos mais de R$ 100 milhões em corrupção, como propinas. Além disso, a empresa pode ter lucrado cerca de R$ 430 mi-
lhões com os contratos. Conforme a coluna de Anderson Silva, os movimentos de Seidel foram acompanhados pelo MPSC por um anoemeio.Foipormeio desse monitoramento que a investigação avançou sobre os prefeitos. O empresário deixou o Grupo Serrana em
2013, mas teria seguido com a responsabilidade de fazer o pagamento de propinas. Procurado pela coluna, o advogado Renato Boabaid, responsável pela defesa de Seidel, disse que o processo está em “sigilo máximo”, e por isso não pode comentar os fatos.
24 de Fevereiro de 2023 diarioomunicipio.com.br 05
Rodovia BR-101, - km-341 S-03 Humaitá de Cima, Tubarão, SC - Cep: 88708-350
PRF encerra Operação Carnaval com redução de acidentes, mortes e feridos nas rodovias de SC
APolícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite desta quarta-feira (22) a Operação Carnaval 2023, que iniciou na última sexta-feira, 17, totalizando seis dias de fiscalização especial.
Nas rodovias federais que cortam Santa Catarina, a PRF registrou redução no número de acidentes, feridos e óbitos em relação ao Carnaval do ano passado.
As quatro mortes foram registradas na BR-101 em São José, na BR-282 em Herval d’Oeste, na BR-280 em Jara-
guá do Sul e Guaramirim.
A fiscalização de PRE foi intensa,realizandomaisde11mil abordagens em seis dias. Durante a operação, muitas condutas perigosas foram flagradas pelos policiais:
– Motoristas dirigindo sob efeito de álcool: 358
– Ultrapassando em local
proibido: 364
– Manuseando celular enquanto dirigiam: 55
– Motoristas ou passageiros sem cinto de segurança: 377
– Crianças sendo transportadas sem cadeirinha: 67
– Imagens de veículos acima da velocidade máxima:
1.974
Adolescente é apreendido com pedras de crack em Tubarão
APolícia Militar (PM) apreendeu 31 pedras de crack com um adolescente de 17 anos no final da tarde dessa quarta-feira, dia 22, por volta das 17h05, na avenida Marechal Deodoro, no bairro Oficinas, em
Tubarão. Ele foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Conforme a PM, os policiais receberam informações que um terreno baldio estava sendo utilizado para comércio de
drogas. Os militares se deslocaram ao endereço e encontraram duas pessoasematitudesuspeita, sendo que estavam com um pacote.
De acordo com a PM, os militares abordaram os dois suspeitos e com
um adolescente de 17 anos encontraram 31 pedrasdecrack,embaladas e prontas para o comércio. Ele foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI).
diarioomunicipio.com.br 06 24 de Fevereiro de 2023
Motocicleta furtada é recuperada em bairro de Tubarão
Uma motocicleta furtada foi recuperada no fim da tarde desta quarta-feira (22) na Rua João Alfredo Rosa, no bairro Rio do Pouso, em Tubarão. O veículo foi encontrado pela Polícia Militar, após uma denúncia.
Segundo informações da PM, uma pessoa informou que estava passando pelas proximidades da ponte localizada na rua em questão quando observou uma motocicleta abandonada no meio do mato.
Os policiais consultaram no sistema e constataram que o veículo, uma moto Honda Titan CG 150 de cor preta, possuía registro de furto.Amotocicleta foi entregue na Delegacia de Polícia do município.
Com facão em mãos, homem assalta padaria em Tubarão
Família procura por mulher desaparecida há cinco meses
em
Nesta última quarta-feira, 22, às 16h55min, a Guarnição da Polícia Militar foi acionada para atendimento de roubo em uma padaria, na Rua São João, no bairro Morrotes, em
Tubarão
Tubarão.
No local, a guarnição conversou com a solicitante, a qual informou que estava trabalhando no balcão da padaria, quando chegou um homem em uma biz de
cor preta e, de posse de um facão, anunciou o assalto. Após roubar todo o dinheiro do caixa, ele fugiu do local. Foram repassadas as informações a toda rede, sendo que uma guarnição localizou a
motoneta utilizada no roubo, abandonada na Rua Aristeu de Oliveira. O veículo possuía registro de furto e foi encaminhado à Delegacia de Polícia. O autor dos fatos não foi localizado.
Uma família está em busca de uma mulherdeTubarãodesaparecida desde setembro do ano passado. Jaqueline da Rosa de Oliveira, de 38 anos, saiu de casa no bairro São Martinho, onde vivia com o marido, no dia 30 de setembro e não foi mais vista.
Segundo informou
a prima, da última vez que Jaqueline foi vista ela estava com o marido, mas não se sabe com quais roupas estava na ocasião. Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.
Notícias sobre seu paradeiro podem ser dadas no número 99467545 ou 991460926.
07 24 de Fevereiro de 2023 diarioomunicipio.com.br
Santa Cannabis: associação de SC é autorizada a cultivar maconha para fins medicinais
ASanta Cannabis (AssociaçãodeCannabis Medicinal de Santa Catarina) foi autorizada pela Justiça a cultivar maconha e produzir óleo para tratamento medicinal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Justiça Federal, mas a decisão foi emitida ainda no último dia 16 de fevereiro. Ainda cabe recurso.
Com a autorização, a associação poderá importar sementes de maconha para o cultivo, que deve ser destinado para a produção de óleo medicinal. Aindapoderárealizarpesquisascomogrupodepacientes da entidade.
A sentença é do juiz LeonardoCacaudosSantos La Bradbury, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis. A decisão é referente uma ação civil pública contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar da autorização, a Justiça Federal esclarece que “as proibições daAnvisa referentes a finalidades distintas das autorizadaspelasentença
permanecem aplicáveis à associação”.
Uso da maconha em tratamento de doenças
Na ação, a Santa Cannabis alegou que no país existem milhares de pessoas com prescrição médica para utilização do óleo,queéeficaznotratamento de várias doenças, comoemcasosdeepilepsias infantis.Aassociação ressalta inda que o uso medicinal da planta é realidade em outros países.
Atualmente, conforme destacou a entidade no processo, os pacientes com prescrição médica precisam obter uma Autorização Excepcional de Importação da Anvisa para poder ter acesso ao medicamento. A medida
reduziria custos e tornaria mais acessível o tratamento, pois – segundo a associação – o valor médio mensal do medicamento importando é de cerca de R$ 3,5 mil.
Na decisão, o juiz destacou que não há controvérsia em relação as propriedades medicinais da maconha, que inclusive são reconhecidas pelaAnvisa e União. “Ocorre que as discussões no âmbito administrativo arrastam-se há anos, sem que se aproxime de uma regulamentação específica; por outro lado, os pacientes que necessitam da cannabis para tratamento de sua saúde ficam sem ter uma forma adequada de obtê-la”, afirmou o magistrado.
(48) 3624 2423 diarioomunicipio.com.br 08 24 de Fevereiro de 2023