são


Sexta-feira (07/10):
Tempo: na madrugada e manhã, mais nuvens e chuva em SC. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do Estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral e sul de SC durante a madrugada e manhã.
Sistema: frente fria e ciclone extratropical afastam-se em direção ao mar.
Sábado (08/10):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Jair Bolsonaro confirmou que virá a Santa Catarina na próxima terça-feira (11) para um encontro com prefeitos, deputados e lideranças. A informação foi divulgada pelo deputado federal Rogério Peninha e seu sucessor eleito, Rafael Pezenti, ambos MDB.
Eles estiveram em reunião com o presidente na manhã desta quinta (06), em Brasília, juntamente com Jorge Seif e Jorge Goetten, do PL, e outros parlamentares eleitos.
O presidente será recebido no Hotel Sibara, às 10h. Bolsonarista de carteirinha,
Peninha espera que o presidente receba grande apoio em Santa Catarina. “Praticamente a totalidade de prefeitos do MDB apoia o nosso presidente”, declarou.
Peninha e Pezenti também firmaram seu apoio à eleição do candidato a governador Jorginho Melo.
Domingo (09/10):
Tempo: mais nuvens em SC com chuva no decorrer do dia, devido à passagem de outra frente fria. Os totais ficam mais elevados do Extremo Oeste ao Meio-Oeste.
Temperatura: diminui um pouco no fim do dia.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.
Segunda-feira (10/10):
Tempo: instável com chuva em todas as regiões, devido à permanência de um cavado (baixa pressão) no Sul do Brasil. Os totais ficam mais elevados no norte de SC.
Temperatura: mais amena, devido à chuva. Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Matérias assinadas e colunas são
de seus autores
Omês de outubro é marcado por ações voltadas para a Saúde da Mulheremtodosossetores,na Saúdeofocoéaindamaior, visto a importância deste mês na prevenção do câncerdecolouterinoemama.
Durante esse mês as Unidades de Saúde do município de Sangão estarão realizando ações voltadas para a Saúde da Mulher, com solicitação de exames de rotina e mamografia, coleta do examepreventivo,avaliação
odontológica, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, entre outras ações de cuidado para as mulheres.
As Unidades farão esses atendimentos em horário estendido depois das 17h00 para atingir o públi-
co-alvo, que são as mulheres que não conseguem ir durante o dia, devido a rotina de trabalho. Procure sua Agente Comunitária de Saúde e ou a Unidade de Saúde para mais informações referentes as
Oclube 12 de outubro é uma das mais antigas sociedades recreativas do sul catarinense fundadaem12deoutubro de 1907, no auge da atualcidadedePedrasGrandes, cuja colonização italiana iniciada em 1877 em Azambuja representava, à época, importante protagonismo na vida social da região. A comemoração do aniversário de 115 anos da tradicional sociedade traz lembranças da história do Município e de acontecimentos marcantes como os bailes de debutante, carnavais e encontros festivos que tiveram lugar no imponente prédio cercado de janelas de onde se observava a vida cotidiana e a passagem dos comboios da ferrovia. Faltam 6 dias para o aniversário do Clube 12 de outubro.
datas na sua localidade, aproveita essa ação do Outubro Rosa para deixar sua Saúde em dia.
A Unidade de Saúde de Santa Apolônia já realizou sua ação na última terça-feira, a equipe se empe-
nhou em desenvolver uma noite especial para as mulheres, com um momento de autoestima e beleza, quefoirealizadopelaescola de cursos profissionalizantes, instituto Mix de Jaguaruna.
ACompanhia Nacional de Abastecimento (Conab) já estima uma produção recorde de 312,4 milhões de toneladas, volume que, caso seja confirmado, superaria em 41,5 milhões de toneladas o recorde de 270,9 milhões de toneladas obtido na safra anterior, tendo por base o 1º Levantamento da Safra de Grãos para o período 2022/2023.
De acordo com a estimativa apresentada nesta quinta-feira, 6, houve crescimento de 2,9% na área destinada a plantio, em comparação com o ciclo 2021/22. O levantamento estima que a produção de grãos será feita em uma área de 76,6 milhões de hectares.
“Vale ressaltar que no Brasil, considerando a sua vasta extensão territorial, há o cultivo de três safras em períodos distintos. Assim, para todas as culturas são utilizados, aproximadamente, 52,6 milhões de hectares”, explicou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
Os destaques serão a soja e o milho, que, juntos, devem resultar em uma produção de 279,3 milhões de toneladas. “No caso da soja, os agricultores brasileiros devem destinar uma área de 42,89 milhões de
hectares, um crescimento de 3,4% se comparada com a safra passada”, informa a Conab.
O órgão lembra que a semeadura do grão, quando feita na janela dos principais estados produtores, chega a 4,6% da área. No Paraná, estado que apresentou o maior índice de área, esse percentual está em 9%. Em Mato Grosso, 8,9%; e em Mato Grosso do Sul, 6%. Com esse avanço das áreas cultivadas, a estimativa da companhia para a produção de soja é de 152,4 milhões de toneladas.
Com relação ao milho, a Conab prevê, para a primeira safra, uma redução de 1,5% na área a ser cultivada. Isso se deve à alta de custos e à substituição da produção para cultivos mais rentáveis.
No entanto, apesar de produzido em área reduzida, a expectativa é de aumento de 14,6% na produção do grão, devido à expectativa de recuperação da produtividade. Com isso, o total a ser colhido está estimado em 28,69 milhões de toneladas na primeira safra; e um total de 126,9 milhões de toneladas nas três safras.
“Nos três estados do Sul, onde a semeadura já está avançada, os produtores estão atentos para possível incidência de ataques de cigarrinha, princi-
palmente com o aumento das temperaturas nos próximos meses”, informou a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Romero Santos.
Há expectativa de queda na área plantada também para a produção de arroz e feijão. No caso do arroz, a expectativa é de serem colhidas 10,8 milhões de toneladas; e no caso do feijão, 2,96 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento no país, diz a Conab.
“O feijão é uma cultura de ciclo curto, o que apresenta uma vantagem para o produtor que consegue adequar o seu plantio dentro de uma janela menor, sem ter que renunciar à produção de outros grãos ainda no mesmo ano-safra. Nesse cenário, o Brasil tem três épocas distintasdeplantio,favorecendo assim uma oferta constante do produto ao longo do ano”, disse o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.
A expectativa da companhia é de que a produção de algodão aumente 1,9% em termos de área,
alcançando um total de 1,63 milhão de hectares na safra 2022/23. O resultado esperado é uma colheita de 2,92 milhões de toneladas da pluma.
As culturas de inverno apresentam lavouras em fase de colheita ou estágio avançado de desenvolvimento. “Principal produto semeado, o trigo já está colhido em 22,4% da área plantada no país”, informa a Conab referindo-se à “expectativa de novo recorde”, com uma produção de 9,4 milhões de toneladas, volume 22% maior que o da safra anterior.
Mercado
Segundo a Conab, as primeiras projeções para a safra 2022/23 “apontam incremento nos estoques finais de milho (20%), algodão (17%), feijão (31%) e soja (45%)”, na comparação com a safra 2021/22.
“No que se refere ao consumo interno, o levantamento aponta estabilidade no consumo de arroz e feijão, leve incremento na demandaporalgodão(2%) e um aumento no consumo de milho e de soja, de 6,2% e 5% respectivamente”, diz a Conab.
No caso do trigo, as estimativas da balança comercial foram ajustadas, “reduzindo as importações de 6,3 milhões de toneladas para 6,1 milhões de
Abaleia-jubarte que encalhounapraiadeBalneário Esplanada, em Jaguaruna, nesta quarta-feira (5), será submetida a eutanásia. Os técnicos que acompanham o caso decidiram nesta quinta (6) pelo procedimento após a realização de alguns testes sobre a saúde do animal.
Os resultados indicaram poucas chances de sobrevivência da baleia mesmo se fosse desencalhada. Muitos voluntários
inclusive fizeram um cabo de força na quarta para tentar ajudar o mamífero.
“Vou pra casa muito triste. Muitas coisas respeito, mas não concordo. Muito obrigado a todos os voluntários e anônimos que lutaram junto nessa causa até o final”, declarou o empresário e surfista João Baiuka, que acompanhou a situação desde as primeiras horas. “Infelizmente, foi a decisão, mas fizemos nossa parte”.
toneladas e elevando as vendas externas de 200 mil toneladas para 2,7 milhões de toneladas”. Caso as expectativas se confirmem, ao encerrar a safra (em agosto de 2023), o país deverá ter um estoque de passagem de 1,19 milhão de toneladas.
A estimativa de exportação da soja para o ano que vem é de um aumento de 22,5%, totalizando 95,87 milhões de toneladas, na comparação com 2022. Acréscimo que, segundo o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira, é motivado por uma “maior oferta brasileira do grão na safra 2022/23, aliado a uma elevação na demanda mundial e a uma previsão de redução das ex-
portações dos Estados Unidos”.
Já para o óleo de soja, a perspectiva é de queda das exportações de 2,1 milhões de toneladas em 2022 para 1,8 milhão de toneladas em 2023, motivada pela expectativa de aumento da produção de biodiesel e a retomando com mais força ao mercado exportador do óleo em 2023 pelaArgentina.
“Situação semelhante ocorre com as estimativas de exportação do milho, com a projeção de uma maior produção e de uma demanda externa aquecida”, informa a Conab, ao estimar que 45 milhões de toneladas do produto sairão do país via portos, “o querepresentaumaelevação de 21,6% das exportações do cereal em 2023”.
o dia 29/09 e 05/10 os profissionais das Unidades Básicas de SaúdeedoCentroMunicipal de Reabilitação do múnicipiodeSangão,receberamAtualização sobre Primeiros Socorros.
O Socorrista Fernando dos Santos Martins, chefe de Equipe e a Bombeiro Voluntária e a Líder de Equipe, Caroline Radaelli Darela, ambos atuam no Bombeiros Voluntário
de Jaguaruna, prestaram uma tarde de muito aprendizado aos profissionais da Saúde, abordaram os temas sobre Suporte Básico de Vida, manobras de Ressuscitação cardiopulmonar
e Heimelich, tanto para adultos quanto para crianças, situações de queimaduras, picada de animais peçonhentos, afogamentos, traumas com fratura exposta, entre outros atendimen-
tos de urgência e emergência que podem chegar para atendimento na Atenção Básica. A tarde foi produtiva aos profissionais com atividades práticas e teóricas, um momento
para aperfeiçoar as técnicas e habilidades nas situações de Urgência e Emergência. O profissional da Saúde precisa estar preparado e treinado para Salvar Vidas diariamente.
Ogovernador Carlos Moisés (Republicanos) obteve o pior desempenho entre todos os mandatários que disputaram a reeleição nas eleições deste ano. Com 16,99% dos votos, ele ficou de fora do segundo turno, que será disputado por Jorginho Mello (PL), com 38,61%; e Décio Lima (PT), com 17,42%.
Apenas dois candidatos à reeleição não conseguiram avançar para o segundo turno. O outro foi Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo, que somou 18,40% dos votos. A disputa final será entre Tarcísio Freitas (PL), que teve 42,32%; e Fernando Haddad (PT), com 35,70%.
Dos 20 governadores que disputavam a reeleição, 12 foram eleitos no primeiro turno:
- Gladson Comelli (PP), Acre; - Ibaneis (MDB), Distrito Federal; - Ronaldo Caiado (União), Goiás; - Carlos Brandão (PSB), Maranhão; - Mauro Mendes (União), Mato Grosso; - Romeu Zema (Novo), Minas Gerais; - Helder Barbalho (MDB), Pará;
- Ratinho Júnior (PSD), Paraná; - Cláudio Castro (PL), Rio de Janeiro; - Antônio Denarium (PP), Roraima; - Wanderlei Barbosa (Republicanos), Tocantins.
s dois jogos amistosos da Seleção Brasileira de Futsal contra o Marrocos, na etapa Santa Catarina do BR Futsal Tour, terão como patrocinador master a Krona Tubos e Conexões. A primeira partida acontece nesta sexta (7), às 19h, na Arena Brusque, com transmissão do canal Band Sports. A segunda será no domingo (9), às 14h, na Arena Multiuso Prefeito
da Band e Band Sports.
Tradicional apoiadora do esporte, a Krona terá exposição da marca no centro de quadra do evento e nos painéis de LED. A empresa é uma das principais em seu segmento no país, com três unidades em Joinville (SC) e uma em Marechal Deodoro (AL).
Soratto
Silva, em Tubarão,
A Seleção Brasileira de Futsal possui sete títulos de campeã do mundo, sendo cinco pela FIFA, foi oito vezes campeã do Grand Prix, tem seis tí-
tulos de melhor jogador do mundo (Jorginho, Manoel Tobias, Falcão e Neto), seis de
campeã sul-americana Sub-20, quatro medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos
(2002/2006/2010/2014) e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2017 e nos Jogos
Olímpicos da Juventude de 2018.
Na foto, treino da seleção em Brusque.
m jogo atrasado da sexta rodada da Copa SC, o Hercílio Luz perdeu para o Figueirense no Orlando Scarpelli. Aproveitando levantamento em escanteio, aos 23 minutos do primeiro tempo, Gustavo Henrique garantiu os três pontos para os donos da casa.
Com oito pontos, o Leão do Sul foi ultrapassado pelo adversário da partida, que agora tem nove. O resultado tirou o time deTubarão da quarta colocação da tabela.
No domingo, o Hercílio Luz recebe o Marcílio Dias, às 11h, no Aníbal Costa.
APolícia Rodoviária Federal em Santa Catarina inicia a zero hora desta sexta-feira, 07, a Operação Festas de Outubro 2022. A ação será encerrada no domingo, 23. Depoisdedoisanosconsecutivos sem grandes eventos por causa da pandemia, a expectativa é que milhares de pessoas se desloquem para a Oktoberfest em Blumenau e também para a Fenarreco em Brusque, Marejada em Itajaí e Festa do Imigrante em Timbó.
As rodovias onde se espera um aumento significativo no fluxo de veículos são a BR-470, região do Vale do Itajaí, e a BR-101, notrechoquevaidacapital até o norte do estado.
A PRF vai atuar tanto individualmente,comfiscalizações reforçadas por policiais convocados no período de folga, quanto em conjunto com outras forças (Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Guardas
Municipais).Aideia é montar um cinturão integrado de segurança nas estradas que dão acesso às festas, com ações simultâneas parapotencializarafiscalização e reduzir acidentes.
As festas de outubro têm grande apelo para o consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, a prioridade será a aplicação da Lei Seca, especialmente no final da madrugada, quando muitos turistas voltam
para casa dirigindo sob efeito de álcool. A multa é de R$ 2.934,70, e vale inclusiveparaquemserecusar a fazer o teste com bafômetro.
Também serão feitas abordagens educativas aos motoristas que estarão se dirigindo às festas. PRFs do Grupo de Educação para o Trãnsito vão alertar sobre os riscos da embriaguez ao volante e dar dicas para uma via-
gem segura. A orientação é que as pessoas se desloquem em grupo e elejam o “motorista da vez”, aquele que não vai beber e será o responsável por dirigir, trazendo todos de volta pra casa com segurança.
Outra recomendação é utilizar vans, ônibus, táxis ou aplicativos de viagens, e assim também poder aproveitar as festas sem nenhum imprevisto.
JAGUARUNA
Polícia Militar de Jaguaruna em rondas no balneário Campo Bom, foi informada de indivíduos praticando furto, rapidamente as guarnições fizeram certo e lograram êxito em encontrar os meliantes.
Rapidamente a POLÍCIA CIVIL DE JAGUARUNA que já investigava o caso esteve no local e identificou que um dos envolvidos já estava com Mandado de Prisão ativo. Todos foram levados para delegacia de polícia de Jaguaruna para procedimentos.
U
m homem foi preso nesta quarta-feira (5) em Tubarão após furtar uma garrafa de cachaça e outra de uísque e esconder na cueca. O furto
ocorreu no Supermercado Machado, no bairro São Clemente, por volta das 15h50.
O mesmo homem já havia furtado outros obje-
tos no último domingo (2).
Por este motivo, ele estava sendo monitorado desde que entrou no estabelecimento.
O ladrão foi abordado
pelos seguranças ainda dentro do mercado, quando caminhava para a saída. A Polícia Militar foi chamada e o levou para a delegacia.