
1 minute read
Das tradições dos alambiques para o charme e requinte da melhor cachaça
from especial paraty
Quando se fala em cachaça, a cidade de Paraty é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, como uma das grandes produtoras da melhor e mais apurada cachaça artesanal. A produção é desde o século XVI e representa uma das principais expressões da identidade gastronômica e cultural de Paraty.
Dados do anuário A Cachaça no Brasil do Ministério da Agricultura revelam que Paraty possui 79 marcas e 72 registros de cachaças A produção coloca a cidade entre os 10 maiores e mais importantes do setor E de tanto produzir cachaça de alta qualidade, a cidade passou a sediar desde 1983, o Festival da Pinga.
Com o tempo, se transformou num dos eventos mais tradicionais da cidade, e que, hoje, recebe o nome de Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Organizado pela Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty – APACAP e pela prefeitura de Paraty, em 2023, o festival acontece de 17 a 20 de agosto e reúne espaço de convivência e gastronomia para a degustação dos produtos da região e praça de alimentação
Os visitantes podem degustar as cachaças e saborear os pra- tos, no mesmo ambiente, aproveitando uma programação musical local.
Inclusive Paraty recebeu do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em 2007 o reconhecimento da Indicação Geográfica de Procedência da Cachaça, sendo a primeira região do Brasil a receber o título.
Alambiques terão visitação e eventos
O Festival da Cachaça 2023 irá inovar Sob o comando dos produtores das cachaças Maria Izabel, Coqueiro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca e Engenho D’Ouro, o Festival ganhou força. No entanto, em 2023, um novo modelo do festival é aguardado com grande expectativa.
A Secretaria de Turismo e a APACAP estão organizando eventos nos alambiques Além da presença na tenda do festival, os alambiques também terão programações especiais para os visitantes
“O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, busca valorizar também os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local, a partir de uma programação intensa de atividades culturais e gastronômicas”, disse o prefeito Luciano Vidal.

Circuito Gastronômico
Em agosto, a cidade também recebe, o Circuito Gastronômico 2023. De 11 a 21 de agosto, restaurantes da cidade, inscritos no circuito, irão apresentar pratos e especiarias harmonizando cores, sabores e aromas
Serviço
O que: Festival da Cachaça Quando: de 17 a 20 de agosto Onde: Centro Histórido de Alambix - A entrada é gratuita