1 minute read

Festival do Camarão chega a sua 28ª edição

Festival realizado na Ilha do Araújo recebeu o Prêmio Heloneida Studart da Alerj

O que seria apenas uma celebração idealizada para arrecadar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, acabou se transformando num dos mais tradicionais e importantes eventos do Calendário Turístico e Cultural de Paraty. O Festival do Camarão acontece há 28 anos na comunidade da Ilha do Araújo e marca o fim do defeso do camarão, período em que a pesca é proibida em benefício da promoção e recuperação do estoque pesqueiro, a fim de evitar a extinção De 9 a 11 de junho, a Ilha do Araújo se transforma.

Servindo diferentes pratos da gastronomia de Paraty, como o tradicional camarão casadinho e o bobó durante os dias de festa acontecem apresentações musicais, exposição e venda de produtos artesanais, além dos atrativos naturais Em 2022, durante a 27ª edição, o Festival do Camarão recebeu o Prêmio Heloneida Studart de Cultura pela Comissão da Cultura da AlerjAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Festa de São Pedro e São Paulo

A Festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros dos pescadores, acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade na Ilha do Araújo A cerimônia de levantamento do mastro dá início aos festejos dos santos católicos, seguido de missa e ladainha. A festa acontece de 23 de junho a 2 de julho

No domingo, Dia da Festa, diversas embarcações - baleeiras, barcos de pesca, de turismo, escunas -, adornadas com bandeirinhas e demais enfeites, se juntam formando a tradicional procissão marítima.

Também acontece a ben-

This article is from: