2 minute read

celebração litúrgica

Foto: Eu Amo Paraty

Na cidade que é Patrimônio Mundial da UNESCO, a comemoração do Corpus Christi é mantida com grande rigor litúrgico Os desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do Cálice da Ceia e demais motivos eucarísticos. O evento acontece no dia 8 de junho.

Celebração reconhecida por simbolismos e participação comunitária, as cerimônias de Corpus Christi conduzem inúmeros fiéis às missas e também às ruas, expressando marcas de devoção que se fundem aos diferentes saberes atrelados à cultura. É durante esse período que o chão do Centro Histórico recebe cores e desenhos durante a feitura dos tradicionais tapetes ornamentais, refletindo representações cristãs e da natureza.

Durante o dia os fiéis fazem nos trechos da rua em frente às suas casas desenhos de inspiração religiosa, em todo o traçado do caminho em que vai passar a procissão ção dos anzóis em meio ao trajeto, os barcos param e um anzol (comestível) é abençoado e lançado ao mar.

Este ato simboliza, para os caiçaras, que a pesca será abençoada e próspera durante todo o ano.

Festa de Santa Rita: a 'advogada das causas impossíveis'

A Festa de Santa Rita é comemorada em julho, num encontro que envolve a comunidade por meio de religiosidade, festejos, saberes e fazeres da cultura popular. "Advogada das causas impossíveis", a celebração que evidencia a santidade de Rita de Cássia tem duração de 10 dias e ocorre entre 7 e 16 de julho.

Também faz parte dos festejos e expressões a decoração das casas com bandeiras brancas e amarelas Incorporada às comemorações locais desde o século 18, a celebração é realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e conta com o apoio da Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Cultura.

Cartão postal de Paraty, a Igreja de Santa Rita é o palco da tradicional festa no Largo

Circuito Cervejeiro reúne os amantes de corrida e os apaixonados por cerveja

de Santa Rita que acontece desde quando a igreja foi fundada, em 1722. Nesta igreja funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty

O Circuito Cervejeiro de Corrida preparou um evento perfeito para quem é apaixonado por corrida e amante de uma boa cerveja, ou vice-versa. A quarta etapa do evento acontece no dia 6 de maio, em Paraty, e é para quem valoriza o entretenimento, a diversão e o bem-estar físico e mental. A concentração é na Cervejaria Caborê e não haveria lugar mais perfeito do que Paraty para receber os ‘atletas’. “O evento proporciona uma experiência única aos participantes que correm alguns quilômetros fazendo paradas estratégicas para degustação de cervejas e não tem caráter competitivo, os participantes fazem o percurso juntos na maior diversão”, explicou Farli Gandra, organizador do Circuito Cervejeiro.

“Na etapa de Paraty, o percurso de quatro quilômetros passa pelas praias do Pontal e Jabaquara. A cada quilômetro, um ponto de ‘hidratação’ com cerveja. Já imaginou a festa? No final sempre rola um show ao vivo pra galera confraternizar”, disse Murilo Monticeli, da Cervejaria Caborê.

As inscrições podem ser feitas pelo link: circuitocervejeirocorrida.com.br

This article is from: