Sul-Fluminense, Terça-feira, 9 de maio de 2023 - Suplemento especial do Diário do Vale - Não pode ser vendido separadamente
ESTÁ DE VOLTA! A EMOÇÃO
APÓS SETE ANOS, COPA DIARINHO RETORNA COM A PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS DE 6 A 17 ANOS, DIVIDIDOS EM SEIS CATEGORIAS
No último sábado, dia 06, foi realizada no Ginásio Amaro Inácio, no Retiro, a cerimônia de abertura da 18ª Copa Diarinho de Futsal. Maior competição infanto-juvenil do interior do Estado do Rio de Janeiro, o evento retorna após sete anos e contará com a participação de quase três mil atletas, de 6 a 17 anos, de 212 equipes, de sete cidades da região (Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Vassouras e Volta Redonda). A Copa Diarinho é realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Volta Redonda com o jornal DIÁRIO DO VALE. Os jogos começaram neste domingo, dia 07, e vão até o dia 02 de julho.
TRÊS MIL ATLETAS 212 EQUIPES SETE CIDADES PARTICIPANTES
MAIOR COMPETIÇÃO ESTÁ INFANTO-JUVENIL DO INTERIOR DE VOLTA
CERIMÔNIA DE ABERTURA EMOCIONA PÚBLICO DA COPA DIARINHO DE FUTSAL; TORNEIO TERÁ TRÊS MIL ATLETAS, DE 6 A 17 ANOS
Após sete anos de interrupção, a Copa Diarinho de Futsal está de volta. No último sábado, dia 06, no Ginásio Amaro Inácio, no Retiro, foi realizada a cerimônia de abertura da 18ª edição do evento, que contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, do diretor-presidente do jornal DIÁRIO DO VALE, Luciano Pançardes, do deputado estadual Munir Neto e do vereador Betinho Albertassi.
A cerimônia de abertura começou com o acendimento da Pira Olímpica. Todas as delegações estiveram presentes ao ginásio. O público de cerca de mil pessoas também assistiu a uma bela apresentação de dança com integrantes de projetos da Secretaria de Esporte e Lazer. A festa teve ainda queima de fogos e show de efeitos especiais.
Para Luciano Pançardes, a Copa Diarinho é uma festa grandiosa e que merece estar de volta ao calendário esportivo de Volta Redonda. “É um prazer para nós estarmos juntos com a Smel neste importante evento para a nossa região. Agradecemos as instituições e aos três mil atletas que acreditam neste projeto. Desejo que seja uma competição segura, saudável e que possamos revelar novos talentos”, disse Luciano.
O prefeito Neto também se emocionou com o retorno do torneio. “Em nome da cidade de Volta Redonda, agradecemos ao Luciano Pançardes por nos apoiar nesta Copa Diarinho. Muito obrigado pela realização deste brilhante evento. E aos atletas, muitos de cidades vizinhas, que todos sejam bem-vindos a Volta Redonda”, destacou o prefeito.
A Copa Diarinho é realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Volta Redonda e o jornal DIÁRIO DO VALE. Maior competição infanto-juvenil do interior do Estado do Rio de Janeiro, o torneio terá a participação de quase três mil atletas, de 6 a 17 anos, de 212 equipes, de sete cidades da região (Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Vassouras e Volta Redonda). O torneio vai até o dia 2 de julho.
REGISTROS DA PRIMEIRA RODADA DA COPA DIARINHO
A bola rolou neste domingo, dia 07, com a abertura da primeira rodada da Copa Diarinho de Futsal, na categoria Sub 11 Misto. Os jogos foram realizados nos ginásios dos bairros Três Poços, Açude, Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho. A garotada estava animada e com a pontaria afiada dentro das quadras. Ao todo as redes balançaram 84 vezes, em 21 partidas.
A maior goleada da rodada foi aplicada pela equipe Açude MA sobre o Açude MB: 11 a 0. O jogo foi disputado no ginásio do Açude. Quem também não economizou nos gols foi o Vila Rica TB, que goleou o Vila Rica TA por 9 a 0. Outro time que fez bonito foi o Três Poços T, que fez 5 a 0 no Três Poços M. Apenas um jogo terminou sem gols: Açude MA contra o Açude TA.
A segunda rodada acontecerá no próximo sábado, dia 13, nas categorias Sub 7 Misto e Sub 11 Misto. Os jogos serão disputados nos ginásios da Vila Rica, Santo Agostinho, Três Poços, 249, Açude e Retiro.
CHUVA DE GOLS
ARTILHEIROS BALANÇARAM AS REDES 84 VEZES, EM 21 PARTIDAS NA CATEGORIA SUB 11 MISTO
A maior goleada da rodada foi aplicada pela equipe Açude MA sobre o Açude MB: 11 a 0.
“ESSA SERÁ A COPA DA PAZ”
Uma das mentoras da Copa Diarinho, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, não esconde a emoção em poder realizar mais uma Copa Diarinho em Volta Redonda. Presente em todos as edições, ela destaca que essa, sem dúvida, tem um sabor especial. “Fiz 17 copas, mas essa décima oitava é como se fosse a primeira. Vivemos um novo momento, nova realidade. Espero seja
uma copa de paz” frisou ela. Emocionada na cerimônia de abertura, Rose afirmou também há muito trabalho pela frente, mas será um momento de alegria e realizações. “Muito feliz com a abertura, mas temos 60 dias de trabalho pela frente. Tenho certeza de que durante a copa faremos o melhor para que tenhamos mais momentos inesquecíveis como foi a abertura”, afirmou.
Para a secretária, esse torneio veio num momento em que pais, alunos e profissionais lutam pela manutenção da paz nas escolas do país. “A Copa Diarinho tem uma grande importância social e, depois de sete anos, estamos de volta. Que seja pela paz nas escolas, pela paz na nossa cidade. Agradeço a presença de todos os familiares, pois a família é a base de tudo”, ressaltou Rose.
“QUE SEJA UMA COPA PELA PAZ NAS ESCOLAS, PELA PAZ NA NOSSA CIDADE”
Secretária de Esporte e Lazer destacou a importância da união, da família e o caráter social do evento
O INCENTIVO QUE VEM
DAS ARQUIBANCADAS
PRESENÇA E APOIO DOS PAIS SERVEM DE ESTÍMULO PARA A GAROTADA QUE ESTÁ EM QUADRA
Encarar o adversário não é tarefa das mais fáceis. No entanto, quando se tem uma torcida animada do lado de fora, as coisas tendem a melhorar. Na primeira rodada da Copa Diarinho, a presença dos familiares foi fundamental para o sucesso da garotada que estava em quadra.
No ginásio do Açude, uma voz chamava a atenção na lateral da quadra. Era a do Carlos, pai do pequeno Hendryo, de 10 anos, que defendia o time do Siderlândia. A vitória não veio, mas o que importa é a emoção que o esporte proporciona nas crianças.
“Infelizmente não deu, mas quem sabe no próximo jogo? O legal é ele estar aqui e eu incentivando. É o início de um sonho que ele tem e eu tenho que apoiar”, afirmou. No Santo Agostinho, foi uma mãe quem chamou a atenção. Viviane Ferreira foi só felicidade após a vitória do time do filho Benício, de 11 anos, atleta do SMAC C.
“É maravilhoso. O mais impor-
tante é que as crianças estão no caminho do esporte, pois aqui eles incentivam a convivência com os companheiros. É um trabalho legal em grupo. Aqui eles aprendem a ganhar e perder, sempre com respeito”, frisou Viviane.