Aninversario de Barra Mansa

Page 1

BARRA MANSA 191 ANOS

ESPECIAL DO DIÁRIO DO VALE

Tradição e desenvolvimento

Barra Mansa completa nesta terça-feira (3), 191 anos. Uma cidade repleta de histórias, culturas e tradições. Com fortes características na indústria e no campo, o município é hoje um dos mais importantes e desenvolvidos do Sul Fluminense.

 1 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
NOVO CONDOMÍNIO INDUSTRIAL PONTE DOS ARCOS

A história do surgimento de Barra Mansa

Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país. O povoado passou a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.

Graças à excelente posição geográfica, o local foi perdendo o caráter de ponto de pousada e passou a expandir as funções comerciais. A consequente atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café despontasse como principal produto.

Em 1832, o governo decretou a criação do município, com desmembramento de terras de Resende. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade. A exaustão dos solos mais férteis e a liberação do braço escravo provocaram o declínio

da cafeicultura e o êxodo rural.

A cultura do café cedeu lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção leiteira.

No final da década de 30, teve início o desenvolvimento industrial do município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares. O grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi representado pela instalação, na década de 40, da primeira usina da CSN, em Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa. Em 17 de julho de 1954, o distrito foi desmembrado de Barra Mansa e elevado à categoria de município, com a denominação Volta Redonda.

A cidade foi formada na margem direita do Rio Paraíba do Sul e cresceu longitudinalmente ao longo do mesmo. Na década de 40, surgiram soluções verticais e os bairros residenciais alastraram-

se e ocuparam vales próximos e áreas distantes.

Barra Mansa e Volta Redonda, juntas, exercem influência direta sobre grande parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do Centro-Sul Fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conurbação, representada pelas duas sedes. O crescimento está relacionado à implantação da CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com consequente aumento de serviços.

De acordo com o estudo do Índice de Qualidade dos Municípios, desenvolvido pelo CIDE, Barra Mansa é um dos centros regionais dinâmicos que, juntamente com Resende, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Cabo Frio e Teresópolis, forma um grupo com forte presença em porções específicas do território fluminense.

NÚMEROS

Barra Mansa, atualmente, tem uma população, de acordo com o Censo de 2022 realizado pelo IBGE, de 169 899 habitantes, com uma área de 547,13 km². Forma uma conurbação com as cidades de Volta Redonda e Pinheiral, cuja população total é de mais de 450 mil habitantes. Barra Mansa exibe uma renda per capita acima da média nacional, de R$ 13.956,15, e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 0,806 (ano 2000). É sexta no ranking de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) entre os municípios fluminenses.

2  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS

A força da ACIAP-BM

Entidade participa de forma ativa no desenvolvimento econômico da cidade

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) é uma das entidades representativas mais antigas do município, que em 2023 está completando 90 anos atendendo os segmentos do comércio, indústria, agropastoril e prestação de serviços. Participa de forma

muito ativa do desenvolvimento econômico da cidade, contribuindo significativamente em ações para o seu crescimento, como, por exemplo, a Readequação Ferroviária, uma de suas lutas mais marcantes, cujo projeto hoje está saindo do papel. Segundo o presidente da entidade, Matheus

Gattás, ser a voz do seu associado e lutar por uma cidade e, consequentemente, por uma região cada vez mais desenvolvida está entre as missões da ACIAP-BM. “Com este objetivo, a entidade realiza e participa de diversos projetos, e entre eles podemos citar”:

Café com Negócios

Evento realizado mensalmente que reúne empresas fornecedoras e consumidoras de produtos e serviços de Barra Mansa e de outros municípios da região, colocando em contato as grandes, médias e pequenas empresas. Agrega conhecimento, num formato de minipalestra, proporciona visibilidade, por meio da Rodada de Apresentação, e networking, já tendo gerado várias parcerias e negócios em um ano de realização.

Encontro de Mulheres Empreendedoras

Reconhecer o papel da mulher no mercado de trabalho e proporcionar a troca de conhecimento foi o papel inicial desse projeto que acabou se transformando em uma grande conquista para a ACIAP-BM e para Barra Mansa: dele se originou a criação do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) estadual e do primeiro CMEC municipal do Estado do Rio, o CMEC Barra Mansa. Tudo iniciado dentro da ACIAP-BM, que virou referência para a implantação deste conselho em outras cidades do estado.

Inauguração do ACIAP Business Center

A ACIAP-BM inaugurou um moderno prédio empresarial, totalmente sustentável, com salas comerciais, lojas e salão de eventos, com toda a estrutura que o torna uma referência na cidade. Disponibiliza lá um ponto público de abastecimento de veículos elétricos, dentro dos moldes sustentáveis aplicados em sua construção.

Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa

A ACIAP-BM é sócia minoritária, junto à Prefeitura Municipal, da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, parceria público privada, que vai gerir a comercialização das áreas disponíveis no município para a atração e implantação de novas empresas e indústrias. Um primeiro passo da companhia é consolidar a implantação do Condomínio Industrial, na área da antiga Edimetal.

Representatividade

Dando voz às demandas de seus associados, a ACIAP-BM é sua interlocutora junto aos órgãos públicos. A entidade mobilizou os empresários prejudicados com a questão do bloqueio do acesso de suas empresas para a Rodovia Presidente Dutra e conseguiu que a CCR Rio-SP, concessionária que administra a rodovia, analisasse caso a caso para buscar soluções aos problemas levantados, atendimento que ocorreu na sede da entidade. Conseguiu ainda, junto à Light, um atendimento mais eficiente na área rural, que sofre muito com as quedas de energia. Implantou, junto à Polícia Militar, a Ronda Rural, trazendo mais segurança também nas áreas rurais do município. No Centro da cidade, buscou, junto à concessionária MRS Logística, mais segurança nas passagens de nível, por conta do alto índice de acidentes ocorridos nos últimos meses. Foi atendida no pedido que fez da volta dos batedores e guarda-cancelas, além da instalação de cancelas mais modernas e eficientes.

Apoio

Sempre presente na comunidade, a ACIAP-BM também apoia a realização de vários eventos na cidade, como os torneios leiteiros e a Expo Girolando, tendo sido a idealizadora da volta da Feira do Amor, tradicional evento de Barra Mansa e agora trabalha para a realização da Flumisul, a maior feira de negócios do sul do Estado do Rio, que, após a pandemia, volta na sua 22ª edição. Participa ainda das ações desenvolvidas conjuntamente com outras entidades representativas, como a CDL e o Sicomércio, e a Prefeitura, para incentivar o comércio local, como o Domingão de Compras, a decoração de Natal e outras campanhas de datas comemorativas.

Novos projetos à vista

Sobre os projetos que a Casa pretende implantar, o presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, destaca a idealização e organização do “Manual de Atendimento às Pessoas com Deficiência”, em parceria com o Sebrae, a APAE BM e a vereadora Luciana Alves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A ideia pioneira, nascida na ACIAP-BM, virou referência nacional e tem por objetivo incentivar um atendimento mais inclusivo, respeitando as necessidades e características do consumidor com deficiência. Além de trabalhar na sensibilização dos empresários, a entidade vai oferecer treinamento para os funcionários das empresas.

Outro projeto da Casa muito importante para o município é a mobilização para a reativação da linha férrea entre Barra Mansa e o Porto de Angra dos Reis, apresentado recentemente por Matheus Gattás ao presidente da República em exercício na época, Geraldo Alckmin. A reativação será mais um fator positivo para a excelente logística de Barra Mansa, abrindo ainda mais o leque de possibilidades de novos negócios e investimentos para a cidade.

Sobre a avaliação do atual cenário de Barra Mansa, Matheus Gattás afirma que o município se mantém pelo seu forte comércio, que ainda é uma das grandes forças econômicas do município. “No

entanto, Barra Mansa tem uma grande necessidade de atrair indústrias para, inclusive, fortalecer ainda mais o setor comercial. Sabemos que o salário da indústria é maior que o do comércio e numa cidade industrializada a economia consegue crescer”, analisa o presidente da Aciap-BM, que aposta num futuro promissor. “Sobre o futuro, imaginamos um bom cenário econômico para Barra Mansa com a aprovação da Lei 6979, a lei de incentivos, e a criação do Condomínio Industrial, podendo assim, o município ter áreas aptas para serem ocupadas por indústrias”, finaliza.

 3 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
Presidente da AciapBM, Matheus Gattás

CDL Barra Mansa: 60 anos de história

Setor de comércio e serviços é responsável por gerar 60% de emprego e renda na cidade

Setor responsável por gerar 60% de emprego e renda em Barra Mansa, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL BM) completou em março deste ano 60 anos, o seu Jubileu de Diamante. A data marca o desenvolvimento de uma entidade que se firmou como uma das principais representantes do comércio e da prestação de serviço na cidade, um setor que, a cada ano, em todo Brasil, cresce e se torna peça fundamental nas engrenagens da economia brasileira.

Fundada no ano de 1963, a entidade, desde então, busca respaldar os empresários do setor e colaborar com o desenvolvimento regional. Atualmente, tem mais de 600 associados e acompanha o crescimento da classe empresarial mostrando os produtos, os benefícios e a segurança em fazer parte do movimento lojista.

Para o atual presidente da entidade, Gleidson Gomes, empresário e que há muitos anos faz parte do Movimento Lojista em Barra Mansa, e também já foi presidente da CDL Jovem, comemorar os 60 anos da CDL é um presente para sua gestão.

“Para nós, representa o tamanho e a importância que essa entidade tem na cidade, sendo voz de muitas decisões para o setor. São mais de 700 meses de uma história que cresceu junto a todos em Barra Mansa. São mais de 20 mil dias que trabalhamos, incansavelmente acreditando em nosso município, nas pessoas que aqui moram e nas pessoas que abriram e abrem seus negócios nessa cidade tão acolhedora que

nasceu do comércio e que se fortalece nesse setor que mais gera emprego e renda. Foram muitas diretorias que pela CDL passaram ao longo desses anos e a certeza é a de que o legado que passa por aqui é firmado no nosso propósito: junto a vocês, nossos associados, nos tornarmos o elo forte para o desenvolvimento do comércio, que é peça fundamental da cadeia produtiva”, enalteceu Gleidson.

CRESCIMENTO

Um dos diferenciais da CDL Barra Mansa é levar modernidade e praticidade à classe. Nos últimos dez anos, a entidade reuniu grandes projetos executados pelas diretorias. As ações envolvem as campanhas no comércio; a presença nas atividades municipais e nacional do Movimento Lojista, em demandas do comércio; novos serviços e benefícios por meio de parcerias a serem oferecidas aos associados bem como cursos e palestras de capacitação; projeto de sustentabilidade como a energia solar de sua sede; modernidade e tecnologia com canais cada vez mais atualizados como o portal CDL BM, redes sociais, e a novidade: a criação do APP CDL BM, uma inovação entre as CDLs do estado.

Para a entidade, o comércio de Barra Mansa, de fato, mostrou sua força e sua energia nos últimos anos devido à pandemia. “Nos três últimos anos então, nos momentos desafiadores devido à pandemia mundial, o

que vimos no mundo e, em especial, em nossa cidade, demonstrou a força que o setor de comércio e serviço tem para fortalecimento econômico e social. Todo esse esforço coletivo de nosso setor destacou a nossa capacidade, como empresários, de reinventarmos e inovarmos ao longo do tempo. Nosso setor, de fato, é muito forte e precisamos nos manter firmes para continuarmos sendo base e farol para empresário”, diz Gleidson Gomes.

PROJETOS

Gleidson destaca, dentre os projetos, o principal é a de valorização do comerciante através de campanhas que promovem as vendas e que possam atrair novos investimento para a cidade gerando assim emprego e renda para a população. E também dos comerciários, como o projeto “Funcionários Destaque 2023”. Que visa presentear nossos colaboradores.

“Um projeto que estamos sempre discutindo é o da creche para a comerciária. Sempre estamos buscando uma maneira de poder atender nossas comerciárias, que trabalham no comércio e que necessitam de uma creche com horário diferenciado”. explica.

“Sempre olhamos para o futuro com muita esperança e traçamos metas de crescimento e fortalecimento de nosso comércio. Tragam suas demandas que estaremos sempre prontos a atender”, finaliza Gleidson

4  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
Atual diretoria da CDL-BM Presidente da CDL-BM, Gleidson Gomes A imponente sede da CDL-BM

A economia que vem do campo

Cidade possui uma economia forte e diversificada, com grande destaque para a área rural

Barra Mansa, historicamente, possui uma economia forte e diversificada, com grande apelo rural, seja com a pecuária leiteira, de corte ou produção de vegetais. Todas as essas características fazem da cidade uma referência no Estado, demonstrando a grande importância do campo para a economia do município.

O distrito de Santa Rita de Cássia, que possui características estritamente agrícolas, destaca-se como maior produtor de hortaliças do Sul Fluminense. Com uma ampla base produtiva, a comunidade apresenta cerca de 150 produtores em áreas de dimensões variadas.

As principais espécies cultivadas são a alface e a couve, mas ainda se encontra cultivos de repolho, brócolis, vagem, quiabo e pimentão. Uma parcela de 70% é comer-

cializada nos supermercados da região e 30% em feiras livres.

Os agricultores de Santa Rita são filiados à APASRRICA (Associação dos produtores de Santa Rita de Cássia), tutora do “Programa Nossa Merenda”, de Barra Mansa e Volta Redonda, cujas hortas geram empregos para 650 pessoas.

No Distrito de Amparo existe a APRONAM (Associação dos Produtores de Nossa Senhora do Amparo), voltada para a melhoria da qualidade da produção: eletrificação, estradas, escolas e cursos em conjunto com a EMATER/ RJ, Cooperativa Agropecuária de Amparo, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural. A APRONAM encarrega-se, também, da promoção da Feira da Roça e dos eventos Torneio Leiteiro e Cavalgada.

TERCEIRA MAIOR PRODUÇÃO LEITEIRA DO ESTADO

Outra característica forte de Barra Mansa é o rebanho bovino. A cidade destaca-se como uma das principais bacias leiteiras do Sul Fluminense, atuando centralizada na pequena e média propriedade familiar. A produção anual de leite atinge 22.500.00 litros, apresentando elevada produtividade por animal, chegando a duas vezes a média nacional. Dentro de sua rede de empresas do setor lácteo, destaca-se a Cooperativa Agropecuária de Nossa Senhora do Amparo, situada no distrito de mesmo nome, operando também com leite oriundo de outros municípios: Quatis, Valença, Barra do Piraí e Volta Redonda.

Já a Cooperativa Agropecuária

de Barra Mansa, fundada por um pequeno grupo de produtores rurais em 1940, hoje é a terceira maior produtora de leite do Estado do Rio de Janeiro. A cooperativa sempre teve em sua essência a modernidade e a inovação, e hoje não é diferente, contando com o que há de mais moderno em tecnologia de leite UHT.

Em 2015, parte de seus equipamentos foram substituídos e passou a produzir leite em nova embalagem “LightCap” (Tampa com rosca), oferecendo além da qualidade, maior comodidade ao consumidor. Em 2017 a família de produtos Barra Mansa aumentou com o lançamento do Leite Barra Mansa Zero Lactose, pensando no consumidor que necessita adotar dietas restritivas.

GADO DE CORTE

O município de Barra Mansa não apresenta uma área tão expressiva para a produção de bovino de corte se comparada com áreas tradicionalmente produtoras, mas a partir daí a necessidade de se tornar a exploração de bovinos de corte mais competitiva dentro do mercado de carnes está abrindo uma grande perspectiva para nossa pecuária, a produção de “Novilho Precoce”, na qual se busca a redução da idade de abate dos machos bovinos, associada à redução da idade à primeira cria das fêmeas (novilhas) e à redução do intervalo entre os partos das vacas. A produção média de carne é de 512 toneladas/ano.

 5 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
6  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
 7 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS

Desfile Cívico marca aniversário de BM

Barra Mansa completa 191 anos hoje e, para marcar a data, a Prefeitura preparou o tradicional desfile cívico. A cerimônia, que levará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco para a Avenida Joaquim Leite, no Centro, terá início às 8h e contará com a participação de escolas, organizações culturais e empresariais. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas acompanhem o desfile, segundo a Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultura.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, pontuou que as expressões artísticas e culturais são importantes para interação com o público.

“O desfile cívico é um espaço que, além da solenidade tradicional de celebrar o aniversário da cidade, abre possibilidade para as apresentações artísticas e culturais que temos no município. Isso é muito importante para valorizar nossos grupos, entidades e pessoas que promovem a Cultura na cidade”, frisou.

De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, o principal objetivo do desfile é levar para a

sociedade temas que contribuam com um mundo mais igualitário.

“Os temas escolhidos para esta edição não poderiam ser mais atuais. Precisamos levar para as escolas a importância de incentivar a sustentabilidade e oportu -

nizar educação para todos. Poder tirar isso do ambiente escolar e levar para uma das principais avenidas da cidade expande ainda mais nosso compromisso com a sociedade em geral”, expressou Marcus.

8  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
Fotos: Arquivo PMBM

Cidade com riqueza hídrica e projetos sustentáveis

Barra Mansa é uma das cidades com maior riqueza hídrica do interior do estado. Cortada por quatro rios e com uma ampla área de floresta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolve projetos importantes de conservação e preservação da natureza.

Barra Mansa é a primeira cidade do Estado do Rio que tem um Programa de Regularização Fundiária Urbana nos principais rios do município: Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bocaina e Bananal. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius de Azevedo, o programa estuda toda a problemática de inundação.

“A gente enxerga o que está sendo atingido e propõe medidas para atenuar ou amenizar o problema. Uma das medidas é a barragem, a outra é remover as residências que estão praticamente dentro da calha do rio. Outras medidas são propostas para fazer restauração florestal, recuperação na área de drenagem, que é a Bacia Hidrográfica, e isso reduz muito o escoamento causado pelas chuvas intensas”, salienta Vinícius, que completa:

“O maior trabalho feito é a REURB, que está tratando os principais rios. Fora isso a gente já teve o PSA (Pagamento de Serviço Ambiental) hídrico na Bacia do Rio Bananal, que é o trabalho que a gente chama de produtor de água e floresta, então protege nascente e margens dos cursos d´água de pequeno porte”, destaca.

Segundo o secretário, há uma ideia de se criar programas de monitoramento contínuo desses cursos d´água. “Tem programas de monitoramento da qualidade do ar já, mas em parceria com o comitê de bacia do estado, a gente pensa em avançar os rios em tempo real. Temos algumas questões críticas, tipo o aterro sanitário, que está no Córrego Carioca, que desagua no Rio Bocaina, que por sua vez desagua no Bananal

e depois no Paraíba do Sul, que é onde a gente capta água para abastecimento da cidade. São pontos de atenção que a gente pretende reavaliar. O comitê de bacia tem o Grupo de Trabalho (GT) Monitoramento, que roda Barra Mansa e Bananal, e a gente pensa futuramente avançar no monitoramento on-line. Sempre fazendo tudo em conjunto, entre governo municipal comitê de bacia e governo do estado”, projeta.

FLORESTA DA CICUTA

Vinícius explica que a Floresta Cicuta é uma unidade de conservação federal de uso sustentável. É uma área de relevante interesse ecológico e sua maior parte está em território de Barra Mansa. É uma unidade que tem gestão mista, pela CSN, que é proprietária da área, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes).

“A gestão é federal, a gente não tem muita ação, participamos de um Conselho Consultivo e estamos sempre à disposição se precisar de alguma contribuição. Em volta dessa unidade, tem uma APA (Área de Preservação Ambiental) que é bem extensa e pega a borda da Cicuta. E ela, na verdade, é de gestão municipal, tem um conselho formado, com reuniões periódicas, justamente para ajudar a amortecer essa pressão urbana próxima à área da Cicuta”, afirma Vinicius, que salienta ainda o trabalho realizado na Floresta do Cafundó e Rialto.

“Cafundó também é uma APA bem extensa, protegida, e os próprios proprietários querem mantê-la de pé, combatem a caça e tudo mais. É uma unidade municipal, está dentro do nosso conselho de gestão. Talvez a gente consiga criar uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em cima dessa unidade. É bem positivo, pois isso aumenta o grau de conservação da área”, frisa o secretário, que também falou do trabalho realizado em Rialto.

“Rialto está na Bacia do Bananal e os projetos de Pagamento de Serviço Ambiental foram feitos lá. Então, o

Águas de Barra Mansa e o PCA Hídrico do Bananal foram feitos em Rialto. Por acaso tem alguns que foram feitos nas proximidades do Cafundó. “Fora isso a gente está monitorando a qualidade de água e está com um programa tentando criar mais áreas protegidas. A gente tem um convênio com o Inea para analisar o cadastramento ambiental rural”, completa.

MAIS DE 16 MIL MUDAS PLANTADAS

Um dos trunfos da Secretaria de Meio Ambiente é o projeto de reflorestamento de áreas da cidade. Um deles é o “Barra Mansa Mais Verde”, que restaura não só área de beira de rio, mas também o plantio de milhares de mudas.

“Hoje temos esse grande programa de reflorestamento. Nele a pessoa liga ou preenche um formulário e a nossa equipe faz o plantio ou doa a muda. Já ultrapassamos a marca de 16 mil mudas doadas desde o início do programa. Essas mudas agora estão sendo produzidas o próprio Horto Florestal”, salientou Vinícius.

 9 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
Felipe Viera \PMBM
Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo.

Rodrigo Drable destaca o crescimento de Barra Mansa

Prefeito aponta os principais avanços que a cidade teve em

No dia do aniversário de Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable faz um balanço de sua gestão. Em seu segundo mandato, ele destaca os principais avanços que a cidade teve em diversas áreas, como infraestrutura, obras, saúde, economia e geração de empregos. “Ao longo do meu mandato, nossa equipe participou de muitas ações novas ou que precisavam ter continuidade para alcançar ótimos resultados e beneficiar diretamente a população de Barra Mansa”,

DIÁRIO DO VALE - Quais os avanços que a cidade alcançou nos últimos anos?

RODRIGO DRABLE - Um dos trabalhos que mais destaco é o Condomínio Industrial, que fica área da antiga Edimetal e vai gerar muitos empregos e movimentar a economia do município. Para fazer a gestão do condomínio, nós também criamos a Companhia de Desenvolvimento. Além disso, na área de negócios, agora em outubro a Flumisul voltará a acontecer. Será um encontro extremamente importante e produtivo para Barra Mansa.

Não posso de deixar de comentar sobre as obras de readequação ferroviária, o nosso projeto do Pátio de Manobras. A mobilidade em Barra Mansa vai ter uma grande melhoria. O viaduto do Barbará é um exemplo dessa transformação. Há tantos anos parado, agora a obra foi retomada e vai ser mais uma conquista para a cidade. Outra obra importante foi a reconstrução da Ponte Ruth Coutinho, em uma área bastante movimentada da cidade. O Governo do Estado está dando muita atenção para nossa cidade e permitindo que ações assim sejam executadas.

E para dar uma cara ainda melhor a Barra Mansa, criamos o Programa Revit BM. Estamos fazendo a manutenção das calçadas, das praças, das pontes. Não é só pintura e reforma. É dar uma aparência mais digna para os locais onde as pessoas transitam todos os dias.

E seguimos com obras de asfalto em muitos bairros como nunca foi feito antes. Várias creches e quadras sendo reformadas e construídas. Além do nosso atendimento de saúde ser referência, vários postos de saúde também foram reformados.

Fico feliz também de dizer que realizamos entregas de dezenas de títulos de posse a moradores do município. Ano

passado foi no bairro Siderlândia e, em setembro, foi no Paraíso de Cima.

Estou no sétimo ano de governo, nunca atrasei um dia de salário. Pretendo ano que vem entregar a cidade com o maior conjunto de obras da história. Estou entregando uma saúde que virou modelo. Temos o maior serviço cardíaco do Rio e o maior oncológico.

Barra Mansa era uma cidade insolvente e devedora. Hoje ela voltou a ter crédito.

DV - Quais os principais projetos desenvolvidos na área de Saúde?

RD - Nós herdamos uma cidade com a saúde em colapso e hoje nós temos a melhor saúde do estado. Isso é um dos legados que pretendemos deixar. Tem sido uma grande transformação. Desde o início da minha gestão, em 2017, a área tem apresentado avanços significativos, incluindo reabilitação de unidades junto ao Ministério da Saúde, reforma e ampliação das mesmas, retomada da realização de exames e cirurgias, normalização do estoque de medicamentos, renovação da frota sanitária, além da informatização de todos os atendimentos no município. Somente no primeiro semestre deste ano, o investimento no setor ultrapassou 23 milhões de reais com recursos próprios. A reabertura da UPA, o sucesso da Fábrica de Óculos e, agora, o pagamento do complemento ao piso salarial da enfermagem são exemplos do nosso empenho, tanto em prol dos profissionais da saúde quanto das pessoas atendidas.

DV - Quais os principais projetos desenvolvidos na área de infraestrutura?

RD - Além dos trabalhos de pavimentação e readequação ferroviária que eu já citei, preciso destacar o trabalho que a Secretaria de Manutenção Urbana está fazendo com a troca da iluminação por lâmpadas de led, além da instalação em áreas que ainda não tinham esse serviço tão importante. Nossa expectativa que a iluminação de led chegue a 100% das vias de Barra Mansa.

DV - Como está o andamento do Pátio de Manobras, uma das obras mais aguardadas da cidade? Quais os benefícios que serão gerados para o município?

RD - Atualmente o trabalho está concentrado nas obras do viaduto na altura do Barbará, além dos serviços de drenagem, pavimentação da calha ferroviária e urbanização dos trechos onde houve remodelação. Quero que minha gestão seja lembrada, sobretudo, pelo Condomínio Industrial e o Pátio de Manobras. São dois projetos grandiosos que impactarão a vida dos moradores nas próximas décadas. Isso, aliado à responsabilidade com as contas do município, vai ser, com certeza, algo a ser lembrado desse governo. Tenho que enaltecer o empenho e eficácia de todos que têm se dedicado para a realização das obras. Esse trabalho sinaliza um futuro digno que nossa população merece. Também não posso deixar de registrar minha gratidão às autoridades estaduais e federais que contribuíram muito para que esses sonhos se tornassem realidade no município.

DV - Como está a geração de emprego e o crescimento econômico da cidade?

RD - Já temos grandes indústrias em nosso território, além de um comércio e um turismo fortes. Pretendemos continuar valorizando os negócios que já existem e estimular ainda mais a chegada de novas empresas. O Condomínio Industrial terá um papel extremamente importante nessa expansão. Barra Mansa já é forte e será ainda mais.

DV - Qual a mensagem que você deixa para a população de Barra Mansa?

RD - Barra Mansa é uma cidade acolhedora. Você vê quantas pessoas vêm morar aqui. Muitas só estudam ou trabalham, mas com isso conhecem nossa cidade, participam da rotina e também contribuem para movimentar a economia local. Neste aniversário fico extremamente feliz, sobretudo agora quase entrando no meu oitavo ano de governo. Que tenhamos mais um dia de muita celebração e alegria no nosso município e que possamos juntos continuar conquistando mais avanços e resultados importantes.

10  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
diversas áreas, como infraestrutura, obras, saúde, economia e geração de empregos
“Pretendo ano que vem entregar a cidade com o maior conjunto de obras da história”
“Herdamos uma cidade com a saúde em colapso e hoje nós temos a melhor saúde do estado”

A tradição dos distritos

Barra Mansa é um município constituído oficialmente por seis distritos. A sede, onde ficam a prefeitura e os principais órgãos púbicos, além dos bairros, é considerado o primeiro distrito. Além deles, os outros distritos são: Antônio Rocha, Floriano, Nossa Senhora do Amparo, Rialto e Santa Rita de Cássia. Cada um com suas características próprias, eles movimentam a economia, oferecem lazer e turismo para seus moradores e visitantes.

FLORIANO – Considerado o segundo distrito, o nome é uma homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil, que faleceu na Fazenda Paraíso. No dia 30 de julho de 2022 foi inaugurado no local o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, que fomenta a economia local,

atraindo fiéis, tanto do próprio município como de diversas partes do estado, já que é o primeiro santuário da região. Em Floriano também fica a Fazenda Rochinha, que foi construída no século 18, e atualmente produz a cachaça Rochinha e o Gin Amazzoni. O gin Amázzoni foi premiado no concurso mundial World Gin Awards – 2018, em Londres. A bebida, que é produzida no Rio de Janeiro, conquistou a categoria ‘Produtor Artesanal do Ano’. O distrito conta com uma atração natural de destaque: a Cachoeira do Salto.

RIALTO - O terceiro distrito é Rialto, localizado entre os rios Turvo e Bananal. O povoado teve origem em 1795. A versão mais conhecida para a origem do nome de Rialto faz referência ao Rio Bananal, que ao atravessar

o território do distrito percorre uma área de planalto, descendo a seguir para desembocar no Rio Paraíba do Sul. Local de passagem e descanso dos ciclistas da região, Rialto também oferece registros históricos de Barra Mansa, por meio da Fazenda Bocaina e da Igreja do Divino Espírito Santo. Na comunidade acontece há quase 40 anos a encenação da Paixão de Cristo. Outra tradição do lugar é o torneio leiteiro, que recebe muitos produtores e turistas.

NOSSA SENHORA DO AMPARO - Nossa Senhora do Amparo, o quarto distrito, criado em 29 de março de 1844, foi no século XIX o mais importante para o município, não só por sua grande produção de café, do qual foi precursor, mas também pelo elevado número de fábricas e lojas comerciais que ali estavam

instaladas. O distrito possui muitos atrativos turísticos, como a cachoeira do Robertão e a Fazenda Santana do Turvo, que no passado foi a maior produtora de café do município, fundada pelo português Manoel Gomes de Carvalho, o 1º Barão de Amparo. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi construída em 1829. No local ainda existe a Casa do Artesão Stela de Carvalho aberta todos os dias.

e magistrado brasileiro, que foi redator do jornal Aurora Barramansense. Antônio Rocha conta com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a antiga estação ferroviária, construída em 1897. O distrito também realiza o torneio leiteiro que busca aproximar produtores e representantes agropecuários da região.

SANTA RITA DE CÁSSIA

ANTÔNIO

ROCHA -

O quinto distrito, Antônio Rocha, foi criado no dia 29 de março de 1993. A denominação do distrito é uma homenagem ao português Antônio Francisco da Rocha, que foi acionista e diretor da Estrada de Ferro Oeste de Minas. A denominação da localidade de Ataulfo de Paiva, anexo ao distrito, é uma homenagem a Ataulpho Nápoles de Paiva, escritor

– Em 2006, foi transformado em distrito a localidade de Santa Rita de Cássia, denominado como 6º distrito de Barra Mansa. Com aproximadamente dois mil moradores, Santa Rita destaca-se por sua grande produção de hortaliças e pela tradicional festa da agricultura familiar. O distrito se destaca por ser um polo hortifrutigranjeiro. Os agricultores locais integram a Associação de Produtores Familiares de Santa Rita.

 11 Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS
Cada um com suas características, eles movimentam a economia, oferecem lazer e turismo
12  Terça-feira, 03 de outubro de 2023 BARRA MANSA 191 ANOS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Aninversario de Barra Mansa by Diário do Vale - Issuu