
Terça-feira , 16 de dezembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10918
![]()

Terça-feira , 16 de dezembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10918
Chamamento público previsto para 2026 pode destravar corredor logístico entre Minas, Sul Fluminense e Costa Verde
O governo federal deve lançar em janeiro o chamamento público para a concessão da Ferrovia Varginha x Angra dos Reis, considerada estratégica para a logística regional. Porto Seco de Varginha e Porto de Angra dos Reis avaliam a criação de um consórcio para operar o ramal, hoje inativo. Estudos indicam viabilidade econômica e potencial de redução de custos logísticos. Atualmente, até 1.200 carretas por dia seguem para o Porto de Santos, onerando rodovias e elevando emissões. A ferrovia pode redirecionar cargas para portos fluminenses e impulsionar o agronegócio do Sul Fluminense.
HOMEM É PRESO AO TENTAR RECUPERAR MOTO LIGADA AO TRÁFICO EM VOLTA REDONDA
Prisão aconteceu após o suspeito comparecer voluntariamente à delegacia, a pedido de uma facção, e tentar se passar por outra pessoa para recuperar uma motocicleta apreendida
REDONDA PARQUE AQUÁTICO TERÁ HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESPECIAL DURANTE O VERÃO
GERAL | Página 2
VOLTA REDONDA SUSPEITO É PRESO APÓS FURTO A LOJA NO CENTRO
POLÍCIA | Página 4
SESC BARRA MANSA ABRE INSCRIÇÕES PARA COLÔNIA DE FÉRIAS DO PÚBLICO EM GERAL
ESPORTE | Página 6
Município atinge 100% nos itens essenciais; reconhecimento foi entregue ao prefeito Neto na sexta-feira (12)

pública. O município al-
cançou 90,24% de conformidade geral e 100% nos critérios essenciais avaliados. O reconhecimento foi entregue ao prefeito Anto-
nio Francisco Neto na sexta-feira (12). A avaliação analisou receitas, despesas, contratos, licitações e obras. O
reforça o compromisso da gestão com a prestação de contas e o acesso à informação. GERAL | Página 2

Estratégia nacional garante atendimento próprio a mulheres dependentes de álcool
Ao reconhecer que o alcoolismo afeta mulheres de forma distinta, o governo federal sancionou a Lei nº 15.281, que cria atendimento específico para mulheres usuárias e dependentes de álcool no SUS. A nova política avança no cuidado com recorte de gênero, especialmente para gestantes e puérperas.
Coleta de lixo em Barra do Piraí ganha nova logística
Município amplia número de rotas e reforça atendimento à população

INMET EMITE AVISOS AMARELO E LARANJA PARA A REGIÃO E COSTA VERDE
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas fortes no Sul Fluminense e na Costa Verde. Os avisos indicam risco de alagamentos, ventos intensos e queda de energia. As advertências começaram às 10h desta segunda-feira (15) e seguem válidas até as 10h de quarta-feira (17). A
FEIRAS NATALINAS IMPULSIONAM ARTESANATO E ECONOMIA CRIATIVA EM BARRA MANSA CIDADES | Página 5
ÚLTIMA SEMANA PRAZO PARA ADESÃO AO REFIS EM VOLTA REDONDA TERMINA NESTA SEXTA (19)
Programa oferece desconto de até 100% em juros e multas e parcelamento de créditos para pessoas e empresas que tenham débitos com o município GERAL | Página 2
COMISSÃO DA ALERJ VOTA PARECER ÀS EMENDAS AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2026

Com 10 anos, Dudu Mota encara novo desafio


Município atingiu mais de 90% de conformidade e
Volta Redonda
Volta Redonda recebeu o Selo Ouro em Transparência Pública, certificação nacional voltada à gestão pública. A entrega do reconhecimento ao prefeito Antonio Francisco Neto ocorreu na sexta-feira (12), em seu gabinete, no Palácio 17 de Julho, e foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), responsável pela coordenação das ações que levaram à certificação.
O Selo Ouro em Transparência Pública é concedido a entes federativos que atendem aos critérios de publicidade, acesso à informação e divulgação dos atos administrativos. A avaliação considera a disponibilização de dados como receitas e despesas, contratos, licitações, obras, folha de pagamento, estrutura organizacional e instrumentos de participação social. O município alcançou
90,24% de conformidade nos critérios avaliados e obteve 100% de atendimento nos itens essenciais. O resultado está relacionado a ações de modernização administrativa, uso de tecnologia e manutenção de mecanismos de prestação de contas à população. Durante o recebimento da certificação, o prefeito Neto afirmou que a transparência integra a base da atual gestão. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério, responsável e coletivo. Transparência não é apenas uma obrigação legal, é um compromisso permanente com o cidadão, com o uso correto do dinheiro público e com a boa gestão.”
A secretária municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto, destacou o trabalho integrado das secretarias. “Atuamos de forma conjunta para manter o Portal da Transparência sempre atualizado, acessível e em conformidade com as normas nacionais.

O Selo Ouro em Transparência Pública faz parte do resultado desse trabalho.”
Com a certificação, Volta Redonda passa a integrar o grupo de municípios com alto índice
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas nesta segunda-feira (15): um amarelo e um laranja, indicando perigo e risco potencial de chuvas fortes para as regiões do Sul Fluminense e Costa Verde. As advertências, que começaram às 10h, permanecem em vigor até às 10h de quarta-feira (17).
ALERTA AMARELO (PERIGO POTENCIAL):
Cidades como Angra dos Reis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty e Rio Claro estão sob alerta amarelo. A previsão aponta para chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm por dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Embora o risco seja baixo, pode haver ocorrências de quedas de galhos, alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas.
ALERTA LARANJA (PERIGO):
Já os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda, estão sob alerta laranja. Para essas áreas, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia, com ventos mais intensos, que podem chegar a 100 km/h. O risco é maior, incluindo a possibilidade de quedas de energia, alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.
de conformidade nos critérios de transparência pública. Segundo a Seplag, o resultado estabelece novos parâmetros para a administração municipal, que segue com ações voltadas à modernização da gestão e ao fortalecimento dos mecanismos de controle social e participação cidadã.
Evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Não estacione perto de torres de transmissão ou placas de publicidade.
Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da residência. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Volta Redonda
Volta Redonda
O prazo para os contribuintes de Volta Redonda aderirem ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) termina nesta sexta-feira (19). A iniciativa oferece condições especiais para a regularização de débitos tributários e não tributários com o município.
O programa é voltado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas que possuam dívidas inscritas ou não em Dívida Ativa, ajuizadas ou não, com vencimento até 31 de dezembro de 2024. A proposta é facilitar a quitação dos débitos por meio de incentivos fiscais e opções de parcelamento, contribuindo para o equilíbrio financeiro do município.
A concessionária RioSP, empresa do grupo Motiva e responsável pelas obras da nova Serra das Araras, realizou nesta segunda-feira (15) a ação Natal Solidário da Serra das Araras. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a relação com as comunidades lindeiras, ou seja, comunidades localizadas às margens da rodovia e que fazem divisa direta com as áreas de obra.
A ação beneficiou 67 crianças das comunidades Vila Cruzeiro e Vila Cristã, com idades entre 1 mês e 13 anos. Do total, 33 crianças são da Vila Cruzeiro

“Prorrogamos o prazo inicial e agora é a última semana para aproveitar essa oportunidade de ficar em dia com o município e ajudar a cidade a melhorar ainda mais na Educação, Saúde, Social e outras áreas importantes. Não deixe para última hora e garanta os benefícios de descontos em juros e multas”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto. O Refis também contempla contribuintes que já possuem parcelamentos anteriores, desde que não tenham utilizado benefícios de outros programas de recu-
peração fiscal. Quem optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes garante 100% de desconto em juros e multas. Já o parcelamento em até 24 vezes assegura redução de 50% nesses encargos.
COMO ADERIR
AO PROGRAMA
Para participar do Refis, o contribuinte deve realizar o agendamento prévio pelo site oficial da Prefeitura de Volta Redonda (voltaredonda.rj.gov.br). No dia e horário agendados, o atendimento acontece nos guichês localizados no térreo do Palácio
17 de Julho, no bairro Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30. Também haverá atendimento presencial sem agendamento, por ordem de chegada e retirada de senha.
Após a escolha da forma de pagamento, o contribuinte formaliza a adesão ao Refis. Os pagamentos podem ser efetuados via Pix, utilizando o QR Code disponível no boleto, o que torna o processo mais rápido e prático.
Mais informações e esclarecimentos sobre o procedimento de adesão podem ser obtidos pelo WhatsApp, pelos números (24) 99248-3514 e (24) 99971-7902.
As bibliotecas públicas de Volta Redonda ganharam um reforço no incentivo à leitura infantil. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) recebeu 1.800 livros infantis por meio do PNLD+Bibliotecas – Programa Nacional do Livro Didático, uma iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação e atualização dos acervos públicos. Os exemplares serão distribuídos igualmente entre os três equipamentos que integram o Sistema de Bibliotecas Públicas do município. Cada unidade receberá 600 livros: a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília; a Biblioteca Sérgio Alves Zacarias, localizada no Memorial Zumbi, também na Vila; e a Biblioteca Engenheiro Renato Frota Rodrigues de Azevedo, que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Vila Rica. Os títulos ficarão disponíveis ao público após a conclusão do processo de catalogação. A iniciativa integra o PNLD+Bibliotecas, programa desenvolvido pelo Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC). O objetivo é garantir o acesso a obras literárias de qualidade, especialmente para o público infantil, fortalecendo o papel das bibliotecas como espaços de formação, aprendizado e convivência.
Para o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, a doação representa um avanço significativo para a política de incentivo à leitura no município. “Ao renovar a coleção, as bibliotecas oferecem acesso a obras contemporâneas que abordam temas importantes como diversidade, emoções, meio ambiente e inclusão, contribuindo para a formação de leitores mais críticos e sensíveis”, declarou. Segundo ele, a chegada de novos títulos também contribui para tornar os espaços mais atrativos e dinâmicos, despertando o interesse das crianças e incentivando visitas frequentes. “A biblioteca se consolida como um ambiente vivo, acolhedor e comprometido com a educação, a imaginação e o desenvolvimento integral da infância”, finaliza.
Parque Aquático de Volta Redonda terá funcionamento especial durante o verão
Volta Redonda
e 34 da Vila Cristã. A iniciativa foi proposta pela equipe de engenharia da concessionária, a partir da convivência diária com os moradores e da identificação de demandas sociais das comunidades do entorno das frentes de obra. Durante a atividade, colaboradores da RioSP participaram caracterizados de Papai Noel e realizaram a entrega de brinquedos adquiridos pelos próprios funcionários. Veículos da concessionária também circularam pelas comunidades com iluminação e sinalização sonora durante a distribuição dos presentes. Cerca de 30 colaboradores atuaram diretamente na ação.

Segundo a concessionária, a iniciativa integra as ações sociais desenvolvidas durante a execução
das obras e busca manter diálogo permanente com as comunidades que convivem com a obra.

O Parque Aquático de Volta Redonda, administrado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), terá um cronograma especial de funcionamento durante o período de verão. A medida busca organizar o atendimento ao público na alta temporada, quando cresce significativamente a procura pelo espaço, considerado uma das principais opções gratuitas de lazer do município.
Segundo a Smel, entre os dias 17 de dezembro e 25 de janeiro, o parque funcionará exclusivamente para lazer, com horário antecipado, das 8h às 17h. O espaço ficará fechado nos dias 16, 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. Localizado na Rua Alexandre Polastri Filho, na Ilha Pequena, ao lado da Ilha São João, no bairro Voldac, o Parque Aquático conta com uma estrutura completa para atender a população. O complexo dispõe de piscina olímpica, piscina infantil e piscina de lazer, além de vestiários e áreas de apoio.
Durante os meses mais quentes do ano, o local se consolida como referência em lazer, esporte e convivência para moradores de Volta Redonda e região. Como frequentar o parque Para utilizar as piscinas, é obrigatória a apresentação da carteirinha do parque, documento oficial com foto e exame dermatológico válido, com prazo de até seis meses. Crianças com menos de 14 anos devem estar acompanhadas por um responsável legal. Adolescentes entre 15 e 17 anos podem frequentar o parque desacompanhados, desde que apresentem autorização assinada pelos responsáveis, entregue previamente na secretaria da unidade.
A emissão das carteirinhas acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência em Volta Redonda. Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria do Parque Aquático ou pelos telefones (24) 3512-9883 e (24) 3512-9878.


Prisão aconteceu após o suspeito comparecer voluntariamente à delegacia, a pedido de uma facção, e tentar se passar por outra pessoa para recuperar uma motocicleta apreendida
Um homem foi preso por agentes da 93ª Delegacia de Polícia, em Volta Redonda, após comparecer voluntariamente à unidade e tentar se passar por outra pessoa para recuperar uma motocicleta apreendida em operação policial. Segundo a Polícia Civil, a ação ocorreu em meados de novembro e teria sido realizada a pedido de uma facção criminosa.
De acordo com a ocorrência, o suspeito é investigado pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e falsidade ideológica. As apurações indicam que a motoci-
cleta era utilizada pelo tráfico de drogas para o transporte de armas e drogas.
Ainda segundo a equipe, o homem foi orientado pela organização criminosa a ir até a delegacia com o objetivo de recuperar o veículo. Para isso, prestou informações falsas e tentou induzir a autoridade policial ao erro, se passando pelo verdadeiro proprietário da motocicleta.
As investigações apontaram que o veículo pertencia, na realidade, a um integrante da facção criminosa. O caso foi comunicado à Justiça, que decretou a prisão preventiva do investigado, considerando a tentativa de obstrução das
investigações e a atuação em conjunto com o grupo criminoso.
A prisão foi realizada sob a coordenação dos delegados Vinicius Coutinho, titular da unidade, e José Carlos Pereira Neto, delegado assistente.
A Polícia Civil informou que segue apurando casos semelhantes envolvendo pessoas enviadas por facções criminosas para prestar falsas declarações em delegacias com o objetivo de recuperar veículos, armas e outros bens apreendidos. Segundo a corporação, todos os envolvidos serão responsabilizados criminalmente conforme a legislação vigente.
Apurações indicam que a motocicleta era utilizada pelo tráfico de drogas para o transporte de armas e drogas


Volta Redonda
Um homem de 45 anos foi detido na noite desse domingo (14) após furtar uma televisão de uma loja na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Volta Redonda. O suspeito acabou preso por agentes da Operação Segurança Presente após câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) identificarem o veículo utilizado por ele, e auxiliarem os policiais a chegarem até o homem.
Divulgação

Após a informação de que o suspeito estaria em um Celta preto, equipes da Operação Segurança Presente repassaram os dados à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), conseguiu identificar o veículo. Os agentes então chegaram até o suspeito em um condomínio, na Rodovia do Contorno. No local, o homem permitiu a entrada dos policiais em sua residência e confessou que havia furtado a televisão do estabelecimento comercial, justificando
EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barra do Piraí/RJ, na forma da Lei e do Estatuto de entidade vem CONVOCAR, através do presente edital, todos os membros, em dia com suas obrigações estatutárias, para uma Assembléia Geral Ordinária que se realizará no dia 20 de Dezembro de 2025, ás 09:30 horas em primeira convocação, no endereço: SINDICATO DOS METALURGICOS, sito a Rua Franklin de Morais, 320, Centro, Barra do Piraí/RJ, para tratar da seguinte Ordem do dia: a) Apreciar e votar sobre o balanço e prestação de contas relativas aos exercícios de 2024 e do respectivo Parecer do Conselho Fiscal; b) Apreciar e votar a Previsão Orçamentária para o exercício de 2026 e do respectivo Parecer do Conselho Fiscal; c) Assuntos gerais de interesses do sindicato e seus filiados; d) Distribuição de cestas de natal aos filiados ao sindicato. Não havendo número legal de presentes em primeira convocação, a mesma será realizada, já em segunda convocação, às 10:00 horas, no mesmo dia e local, com qualquer número de presentes Sebastião de Souza Brito Presidente. Rua Franklin de Morais, 48, Centro, Barra do Piraí/RJ, CEP 27.135-000
CNPJ: 39.558.721/0001-57 – Insc. Municipal: 29.660-01 – Cod. Sindical: 912.601.617.04646-2
Email: sindicatobritospmb@gmail.com - Tel. (24) 2442-4860 / (24) 999685795 zap face spmbpBrito página sindicatoPMBPinstagransspmbp

que cometeu o crime para pagar dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. A TV furtada foi entregue aos policiais. O suspeito foi conduzido à delegacia (93ª DP), onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto, permanecendo preso. O veículo utilizado na ação criminosa foi autuado e apreen-
dido pela Guarda Municipal por estar com licenciamento irregular, sendo removido para o pátio da corporação.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, ressaltou a importância da atuação integrada e da presença permanente das forças de segurança nas ruas.
“A Operação Segurança Presente é um exemplo claro de como o patrulhamento ostensivo, aliado à tecnologia e à integração entre as forças de segurança, produz resultados concretos. Nossa orientação é de tolerância zero com qualquer prática criminosa e graças ao nosso sistema de monitoramento por câmeras e equipes preparadas foi possível agir com rapidez, garantindo mais segurança para comerciantes e moradores”, afirmou Coronel Henrique.
Angra dos Reis
A Prefeitura de Angra dos Reis realizou mais uma ação integrada de atendimento e abordagem social à população em situação de rua, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, do 33º Batalhão de Polícia Militar, do PROEIS e da 166ª Delegacia de Polícia.
A iniciativa, que ocorreu na última quinta-feira (11), acontece de forma contínua e vem sendo debatida com frequência no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O foco principal é garantir direitos, fortalecer o acolhimento e assegurar que cada pessoa abordada seja encaminhada de forma adequada aos serviços oferecidos pelo município.
Durante as abordagens, as equipes da assistência social atuaram diretamente na orientação dos cidadãos quanto aos serviços disponíveis. O Centro de Atenção à População de Rua (CAPR), por exemplo, oferece alimentação, higiene, acolhimento temporário, atendimento psicossocial, oficinas e apoio à reconstrução de vínculos familiares e comunitários. Houve também encaminhamentos ao CREAS, que pode fornecer passagens rodoviárias para retorno à cidade de origem, quando esse é o desejo da

pessoa atendida. Além disso, as equipes buscaram compreender a trajetória de cada pessoa, identificar necessidades prioritárias e promover escutas qualificadas, garantindo um atendimento respeitoso e centrado na dignidade humana.
A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, destacou o caráter humano e articulado das ações.
“O trabalho social com a população em situação de rua exige sensibilidade, compromisso e presença constante do poder público. Nossa prioridade é garantir acesso às políticas públicas, fortalecer vínculos e oferecer caminhos reais de recomeço. A integração com a Segurança Pública e com a 166ª DP nos dá suporte para realizar esse atendimento com toda a responsabilidade que ele exige”, afirmou Thaísa.
O superintendente de Segurança Pública, Leonardo Barra, ressaltou o caráter preventivo e a importância da integração.
“Atuamos de forma alinhada com a assistência social para garantir que as ações transcorram de maneira segura e organizada. O monitoramento permanente nos permite apoiar o atendimento social, prevenir situações de risco e assegurar que a cidade seja cuidada com responsabilidade”, destacou Leonardo.
O Presidente do Sindicato em epigrafe, convoca todos os empregados em Padarias e Confeitarias, inclusive Supermercados e afins, da Base Territorial deste Sindicato a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 22 de dezembro de 2025, em primeira convocação às 16:30 horas com todos presentes e às 17:00 horas em segunda e última convocação, com qualquer número de presentes, na sede do Sindicato na Travessa Dr. Pedro Monteiro Chaves, nº10- Centro - Barra MansaRJ.Afim de deliberar as seguintes ordens do dia: 1ª - Apreciação e votação das reivindicações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para o ano de 2026, a ser firmada com o Sindicato Patronal categoria nas Indústrias de Panificação e Confeitaria e Alimentos do Sul do Estado do Rio de Janeiro; 2ª - Deliberar sobre a contribuição assistencial a ser cobrada de todos os trabalhadores da categoria abrangidos pela convenção coletiva; 3ª - Assuntos Gerais. SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO E AFINS DE BARRA MANSA, VOLTA REDONDA, RESENDE, PORTO REAL, QUATIS E ITATIAIA. Sede Social: Travessa Dr. Pedro Monteiro Chaves, nº 10 – Centro – CEP.: 27310-130 CNPJ: 29.053.592/0001-91 - IE: Isento – Tel.: (24) 3323-2909 –Barra Mansa – RJ
EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Legislação cria estratégia para o enfrentamento do alcoolismo entre mulheres, municípios do Sul Fluminense ainda carecem de dados quantitativos
A sanção da Lei nº 15.281, que garante atendimento específico a mulheres usuárias e dependentes de álcool no Sistema Único de Saúde (SUS), marca um avanço nas políticas públicas de saúde com recorte de gênero. Publicada no Diário Oficial da União no último dia 9, a nova legislação altera a Lei Antidrogas ao reconhecer que o alcoolismo afeta mulheres de forma distinta, especialmente gestantes e puérperas. No Sul Fluminense, porém, a medida também evidencia um desafio: a falta de dados públicos específicos sobre mulheres que permitam dimensionar os impactos do consumo excessivo de álcool na vida das mulheres.
A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (9) da semana passada, determina a criação de uma estratégia multiprofissional e interdisciplinar voltada às necessidades específicas das mulheres alcoolistas. O texto prevê atendimento integral, com ações preventivas e curativas articuladas entre os diferentes níveis de complexidade do SUS, considerando aspectos físicos, psicológicos e sociais do adoecimento.
O reconhecimento legal responde a um cenário de crescimento do consumo abusivo de álcool entre mulheres. Segundo o Relatório Global sobre Álcool e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2024, o Brasil registrou 91,9 mil mortes associadas ao consumo da substância. Embora a maioria dos óbitos ainda ocorra entre

homens, dados do Ministério da Saúde indicam que, entre 2006 e 2018, o consumo abusivo entre mulheres cresceu 42,9%, enquanto os índices masculinos permaneceram relativamente estáveis
ATENDIMENTOS NO SUL FLUMINENSE
No Sul Fluminense, o atendimento especializado a pessoas com dependência de álcool ocorre principalmente por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Em Barra Mansa, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que o CAPS AD do município realizou cerca de 30 mil
atendimentos ao longo de 2023. O dado, no entanto, não traz detalhamento por gênero, o que impede identificar quantas mulheres foram acompanhadas pelo serviço.
Em Volta Redonda, onde há unidades de atenção psicossocial integradas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), os números consolidados de atendimento do CAPS AD não são divulgados publicamente. As informações mais recentes disponíveis no site oficial da prefeitura tratam de ações institucionais voltadas à saúde mental, como atividades relacionadas ao Dia Nacio-
nal da Luta Antimanicomial, mas não apresentam dados quantitativos sobre atendimentos, nem recortes por perfil dos usuários.
A ausência de dados públicos detalhados dificulta a avaliação do alcance real da política de cuidado a mulheres com dependência de álcool e reforça a importância da nova legislação, que reconhece oficialmente a necessidade de estratégias específicas para esse público.
BARREIRAS HISTÓRICAS
AO CUIDADO
Especialistas apontam que mulheres tendem a buscar tratamento em estágios mais avançados do adoecimento, em razão de fatores como o estigma social, a sobrecarga de responsabilidades familiares e a falta de serviços estruturados para acolher demandas relacionadas à maternidade, violência e saúde mental. Esses obstáculos contribuem para a subnotificação e para a invisibilidade do alcoolismo feminino nos dados oficiais. Ao estabelecer uma política nacional com recorte de gênero, a Lei nº 15.281 abre caminho para a reorganização dos serviços, a capacitação das equipes multiprofissionais e, também, para o aprimoramento da transparência dos dados produzidos pela rede pública de saúde. A expectativa é que a nova legislação estimule municípios a aprimorar seus sistemas de informação e monitoramento, permitindo que o impacto das políticas públicas seja mensurado com maior precisão.
Feiras criativas são intensificadas nesta época, com pontos de venda distribuídos em locais estratégicos da cidade
A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, destaca o trabalho das artesãs do município ao longo de todo o ano, com atenção especial ao período que antecede o Natal. A data, marcada por encontros familiares e troca de presentes, impulsiona o artesanato local, aumenta a visibilidade dos produtos e fortalece a geração de renda. Para incentivar o setor, as feiras criativas são intensificadas nesta época, com pontos de venda distribuídos em locais estratégicos da cidade. As artesãs produzem peças exclusivas e personalizadas, que vão desde artigos de decoração natalina até opções criativas para presentes, valorizando a identidade cultural de Barra Mansa e oferecendo
Estado do Rio
Uma pesquisa realizada pela Ouvidoria da Mulher, da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), constatou que 67,7% das advogadas que foram vítimas de violência, física ou psicológica, não denunciaram os seus agressores. O levantamento ‘Ser Advogada Não me Salva’ contou com a participação de 989 profissionais do Direito. A OAB-RJ disponibilizou temporariamente em seu portal na internet um ques-
alternativas diferenciadas ao comércio tradicional. As ações de incentivo promovidas pela Prefeitura refletem um trabalho contínuo ao longo de 2025, ano marcado por avanços, fortalecimento institucional e importantes conquistas para o artesanato local. O setor esteve presente de forma ativa nos principais eventos do calendário municipal, como a Expo Cristã, Expo BM, Rua de Compras, Flumisul e a inauguração da Rota da Fé, além de alcançar uma conquista histórica com a abertura de um ponto de venda fixo no Santuário de Floriano, ampliando as oportunidades de comercialização e aproximando ainda mais o artesanato do público. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho, o balanço do ano é extremamente positivo. “2025 foi um ano de
tionário com 17 perguntas sobre violência contra a mulher advogada. A pesquisa apontou que 78,6% das advogadas que participaram voluntariamente do levantamento já sofreram algum tipo de violência. A violência psicológica foi o tipo mais recorrente, atingindo 85,3% das vítimas. Os principais agressores apontados pelas vítimas foram parceiros ou ex-parceiros (37,9%) e colegas de profissão (17,2%). Entre as participantes, 97,1% se declararam mulheres cisgênero, sendo as faixas etárias mais atingidas as
reconhecimento, visibilidade e compromisso com as nossas artesãs e artesãos, que preservam e fortalecem a identidade cultural de Barra Mansa. Trabalhamos para garantir espaço, oportunidades reais de venda e valorização desse setor que é fundamental para a economia criativa do município”, destacou. Outro destaque foi o Projeto de Natal no Hall da Prefeitura, que se consolidou como um verdadeiro sucesso de público, aceitação e vendas. Diante dos excelentes resultados, a iniciativa já tem ampliação prevista para os meses de janeiro e fevereiro. “Esse projeto mostrou que, quando o poder público abre suas portas para o artesanato, os resultados aparecem. Vamos ampliar essa ação para garantir geração de renda contínua e presença permanente das artesãs em espaços institucionais”, acrescentou o secretário.
A gerente de Relações Empresariais e Turismo, Lenara Napoli, também ressaltou a importância do apoio contínuo ao setor. “O artesanato é uma atividade que gera renda, valoriza talentos locais e movimenta a economia, especialmente neste período do ano. Nosso objetivo é criar oportunidades para que as artesãs tenham cada vez mais espaço para expor e comercializar seus produtos”, afirmou. Para a artesã Natalina dos Santos, que expõe seus trabalhos no saguão da Prefeitura, o apoio do poder público é decisivo para o aumento das vendas. “Trabalho com personalizados, faço biscuit, canecas e lembrancinhas em geral. Estou nesse ramo há cinco anos e cadastrada na Prefeitura desde julho. Acho muito positiva essa iniciativa, porque divulga ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.

de 35 a 45 anos (36,5%) e 25 a 35 anos (23,5%). Quase metade das advogadas (49,7%)
reside na capital fluminense. “Infelizmente, o nosso estado ainda ocupa o segun-

Iniciativas da Prefeitura
PROGRAMAÇÃO DA FEIRA NATALINA:
Praça da Matriz: 15 a 18/12 (segunda a quinta-feira), das 8h às 16h; Corredor Cultural: 19/12 (sexta-feira), das 8h às 16h; Gare da Estação: 20 e 21/12 (sábado e domingo), das 8h às 16h; Praça da Matriz: 22 a 24/12 (segunda a quarta-feira), das 8h às 16h.
do lugar no país em casos de violência contra a mulher. É urgente que o poder público priorize o enfrentamento deste sério problema social e nós, como ponte com a população, vamos lutar por isso”, destacou a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
Diante dos primeiros resultados da pesquisa, a Ouvidoria da Mulher começa a fazer um levantamento para identificar cerca de 500 mulheres que aceitaram conversar com a equipe da Ouvidoria. Segundo Andréa Tinoco, ouvidora da Mulher
da OAB-RJ, o objetivo é oferecer apoio, estruturar políticas internas de prevenção, orientação e conscientização, criando um ambiente mais seguro e acolhedor para as advogadas.
“Nosso compromisso é transformar esses números em políticas que garantam um exercício profissional livre de qualquer forma de violência e discriminação. A escuta ativa das advogadas será o eixo central dessa construção”, disse.
Sul Fluminense

Piloto do Sul do Sul Fluminense terá fim de semana histórico no kartismo brasileiro
O jovem piloto Eduardo Martini Mota, o Dudu, de 10 anos, morador de Barra Mansa, fará neste fim de semana sua estreia nas tradicionais 50 Milhas Cadete do Kartódromo da Granja Viana (KGV), em Cotia (SP). A prova será disputada na sexta-feira, dia 19, e marca o primeiro endurance da carreira do piloto, em um dos eventos mais simbólicos da base do automobilismo nacional. Com duração prevista de 50 minutos e parada obrigatória, a corrida exige regularidade, concentração e estratégia — um formato diferente das provas curtas do kartismo tradicional e considerado um divisor de
REPRESENTANTE DO SUL
Dudu chega às 50 Milhas Cadete como o único piloto de kart profissional em atividade representando o Sul Fluminense. Bicampeão da categoria Mirim em Volta Redonda e Guaratinguetá, o jovem piloto vive um ano de consolidação em competições de maior nível técnico, mirando novos desafios para a temporada 2026, quando pretende ampliar sua participação em provas nacionais.
A prova na Granja Viana é vista como um passo estratégico nesse processo de evolução.
A edição Cadete integra a programação das 500 Milhas Pro da Granja Viana, uma das corridas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. O evento já recebeu nomes históricos, como Michael
Barra Mansa
Schumacher, na época do Desafio das Estrelas, e segue reunindo grandes referências do esporte. Em 2025, a prova adulta contará com a presença do atual piloto da Fórmula 1 Gabriel Bortoleto, além dos ex-F1 Rubens Barrichello e Felipe Massa. Também estão confirmados Felipe Giaffone (ex-Indy, tetracampeão da Copa Truck e diretor do KGV), pilotos da Stock Car, da NASCAR Brasil e jovens talentos apontados como promessas internacionais, como Rafa Câmara, Pedro Clerot e Caio Collet. Para Dudu, a estreia tem significado especial dentro e fora da pista.
“Vai ser a primeira vez que corro na Granja Viana e ainda em uma prova de endurance tão tra-
águas na formação de jovens talentos entre 8 e 11 anos.
Dudu embarca para São Paulo na próxima terça-feira (16), levando todo o equipamento para iniciar a adaptação à pista. Esta será a primeira vez que o piloto competirá no KGV, um dos kartódromos mais técnicos e tradicionais do país.
dicional. Sei que será um grande desafio. Quero dar o meu melhor para tentar ficar entre os seis primeiros e brigar por pódio. Também estou muito animado por poder ver de perto pilotos da Fórmula 1 e aprender com esse ambiente”, disse o piloto.
Olhar para o futuro - A participação nas 50 Milhas Cadete representa mais um passo na construção da carreira de Dudu Mota, que segue levando o nome do Sul Fluminense às principais pistas do país. O piloto busca apoio e parcerias para ampliar sua presença no calendário nacional em 2026.
Quem quiser acompanhar a trajetória do atleta pode seguir @ dudummota no Instagram.

17 e 18 de dezembro: treinos oficiais
19 de dezembro (sexta-feira): warm-up, tomada de tempo e corrida
20 de dezembro (sábado): volta de apresentação dos pilotos Cadete antes da largada das 500 Milhas Pro Adulto

Após o período de inscrições exclusivo para comerciários, o Sesc Barra Mansa abre, nesta terça-feira (16), o cadastro para o público em geral da Colônia de Férias, que acontecerá entre os dias 20 e 30 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na unida-
DOCUMENTÁRIO
CELEBRA 60 ANOS DA COLÔNIA DE FÉRIAS
Para cel ebrar seis décadas de história, o Sesc RJ lançará um documentário que resgata a trajetória da Colônia de Férias. No filme, participantes de diferentes épocas relatam suas experiências e o impacto do projeto em sua formação como cidadãos. O vídeo está disponível no YouTube (youtube.com/portalsescrio).
Ao longo de sua história, a Colônia de Férias se consolidou como um espaço seguro, criativo e acolhedor
VALORES:



de, localizada na Avenida Tenente José Eduardo, 560, e seguem até o preenchimento das vagas. A Colônia de Férias é destinada a crianças de 6 a 12 anos e contará com atividades no turno da tarde, das 13h às 17h. A programação tem como objetivo estimular habilidades socioemocionais importantes para o desenvolvimento integral,
por meio de propostas lúdicas, educativas e de vivências práticas.
Com o tema “Aprendendo a lidar com os desafios”, a programação vai explorar aspectos como trabalho em equipe, comunicação efetiva e resolução de conflitos, além de incentivar a perseverança diante das dificuldades e o cultivo de uma mentalidade positiva. Ou-

Atividades para crianças de 6 a 12 anos acontecem de 20 a 30 de janeiro, no período da tarde
para vivências que vão além da recreação, com atividades educativas, esportivas e culturais que fortalecem vínculos familiares, estimulam autonomia e cons-
troem lembranças afetivas duradouras. Para muitas famílias, o projeto é sinônimo de confiança, cuidado e oportunidades de desenvolvimento integral.
- Sesc Barra Mansa: R$ 280 (comerciário), R$ 360 (conveniado) e R$ 400 (público em geral)













tro eixo central será o autoconhecimento, ajudando os participantes a identificarem e compreenderem suas emoções, bem como a criatividade e o pensamento crítico para solucionar problemas do cotidiano.
Para a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos na unidade escolhida: credencial plena (carteirinha do Sesc), se tiver; cópia de RG do responsável; cópia certidão de nascimento ou
RG do menor de idade; comprovante de residência; atestado médico atualizado; 2 fotos 3x4; cópia do laudo médico para crianças com deficiência; e pagamento da taxa conforme categoria (veja abaixo).



























































ais do que um app, um novo canal com o trabalhador!


























































































































































































































































