
Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10842
Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10842
Adesão ao sistema federal de inspeção permite que alimentos de origem animal do município sejam vendidos em todo o país
O município de Rio Claro integrou-se nesta segunda-feira (15) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), permitindo que seus produtores rurais comercializem produtos como queijos e embutidos em todo o país. A medida, oficializada por um acordo com o Ministério da Agricultura,
garante que a produção local atenda aos padrões federais de higiene e qualidade. A iniciativa busca fortalecer a economia, o turismo rural e os produtores, que agora podem expandir seus negócios e conquistar novos mercados.
POLÍTICA | Página 3
Apesar de aumentar a visibilidade sobre os cuidados com a saúde mental, nem sempre a Campanha Setembro Amarelo atinge seus objetivos. Afinal, de acordo com
GERAL | Página 2 Até onde e (quando) vai a empatia do Setembro Amarelo?
pessoas entrevistadas pelo DIÁRIO DO VALE nesta reportagem especial, muitas delas ainda lidam com o preconceito e o estigma e, como se não bastasse, veem-se às
voltas com a ridicularização de suas condições de saúde. A reportagem destaca que a sociedade, muitas vezes, não compreende a gravidade do tema e que a falta de acolhi-
mento e escuta adequada às pessoas que sofrem de transtornos mentais são justamente o que prejudica o tratamento.
A prefeitura de Volta Redonda anunciou nesta segunda-feira (15) que implantou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliar médicos em diagnósticos por imagem. A tecnologia será utilizada inicialmente para exames de raio-X nos hospitais São João Batista, Nelson dos Santos Gonçalves e na UPA Santo Agostinho. A IA funcionará como uma segunda opinião, agilizando a identificação de lesões e melhorando a precisão diagnóstica, mas todos os laudos continuarão sendo avaliados e assinados por médicos. A iniciativa é inédita para um município no estado do Rio.
CIDADES | Página 6
Ministro André Mendonça, do STF, recebe título de cidadão volta-redondense
Homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Edson Quinto (PL)
MOSAICO | Página 3
Sistema integrado ao Ciosp alerta a polícia em tempo real sobre pessoas procuradas ou desaparecidas
ANGRA 3
POLÍCIA | Página 4
OBRAS VOLTAM A SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
POLÍTICA | Página 3
AGILIDADE
RIO LANÇA IDENTIDADE DIGITAL PARA ACABAR COM FILAS PARA DOCUMENTO
GERAL | Página 2
BARRA MANSA
SINDICATO REABRE SEDE APÓS 10 ANOS COM CURSO GRATUITO PARA METALÚRGICOS
CIDADES | Página 5
ECONOMIA | Página 7
“Lágrimas amarelas”
Mesmo com visibilidade em setembro, pacientes seguem enfrentando estigmas e preconceitos ao longo do ano Sul Fluminense
Tremores nas mãos, cansaço extremo, coração acelerado e a sensação de se sentir invisível ou exposto à sociedade são alguns dos sintomas mais comuns entre quem convive com distúrbios e transtornos mentais. Essas pessoas, muitas vezes subjugadas e isoladas, acabam ganhando um protagonismo peculiar em uma época específica do ano: setembro, quando a saúde mental entra temporariamente em destaque na agenda pública.
Com o mês preenchido com ações do ‘Setembro Amarelo’, campanha de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio instituída pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquia-
O bem-estar emocional não se limita aos sentimentos experimentados individualmente por alguém. Ao contrário, depende diretamente de fatores econômicos, ambientais e sociais, como defende o Ministério da Saúde. Ou seja, a forma como a sociedade se comporta e enxerga pessoas com condições psíquicas interfere tanto na melhora quanto na piora do quadro dessas pessoas. Embora pareça que as pessoas estejam de “peito e coração aberto” para entender melhor quem convive com distúrbios psicológicos, principalmente devido às ações realizadas durante o mês de setembro, essa percepção pode ser questionada. Um exemplo disso é como o Centro de Assistência Psicossocial (Caps) virou motivo de chacota nas redes sociais.
Ao pesquisar “Caps” em plataformas como o TikTok, encontramos mais vídeos desmoralizando o órgão público, com frases como “fugiu do Caps” ou “paciente mais fraco do Caps”. Muitas vezes, esses conteúdos retratam situações de pessoas agindo de forma não convencional, sem que sejam necessariamente pacientes, e acabam por estigmatizar os indivíduos como “loucos” ou “malucos”.
tria (ABP), a população fica mais exposta a informações relevantes sobre o tema. Um dos objetivos principais é quebrar estigmas relacionados ao equilíbrio psicológico, incentivando o diálogo aberto e a busca por ajuda. Entretanto, mesmo diante dessas iniciativas coletivas, grande parte da população brasileira ainda vê questões relacionadas ao equilíbrio psicológico como um problema individual, demonstrando pouco ou nenhum comprometimento com a causa, quase como se dissesse: “não é meu problema”. Essa visão pode contribuir para a perpetuação de estigmas. Por isso, o DIÁRIO DO VALE ouviu, sob condição de anonimato, algumas pessoas que convivem diariamente com o peso da própria doença e também do preconceito.
O bem-estar emocional não se limApesar dos esforços da campanha, os números continuam desafiando qualquer otimismo. No Brasil, em 2019, morreram em média 38 pessoas por dia por suicídio, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto globalmente se observa uma redução nos índices, nas Américas, incluindo o Brasil, os casos seguem uma trajetória crescente ano após ano, confirma a OMS.
Não muito distante de 2025, uma constatação pre-
Pouco se vê, em contrapartida, o que realmente é o Caps e seus benefícios, como a reabilitação psicossocial, a reinserção social e familiar, a autonomia, e o acesso ao lazer e trabalho, tudo oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
Mas esse comportamento não se restringe apenas ao ambiente online; ele também acontece no “mundo real”. Rafaela Fernandes, de 27 anos, de Barra do Piraí, é diagnosticada com bipolaridade e afirma que é difícil lidar com o fato de seu quadro ser, muitas vezes, banalizado por pessoas que acham que tudo não passa de uma “mudança de humor”. Ela, que já foi alvo de comentários difamatórios, precisa enfrentar essa situação constantemente.
“O maior preconceito que vivo e sempre vivi é ser taxada como louca, as pessoas dizem isso para qualquer outro que sofre de transtorno psicológico”, afirma. A moça ainda crê que a empatia seria um ponto inicial para a mudança de comportamento social. “As campanhas que de fato fariam diferença, e precisam ser urgentemente intensificadas, deveriam ser de conscientização. A partir do momento em que se
entende a dor do outro, é mais fácil ter empatia”, disse ela ao ser questionada sobre as ações do ‘Setembro Amarelo’.
Ainda sobre a campanha, Helena de Miranda, de 38 anos, de Volta Redonda, com diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Transtorno Afetivo Bipolar tipo 2 (TAB), falou sobre a durabilidade dos impactos das iniciativas, já que a campanha só acontece durante um mês do ano.
“Os efeitos são passageiros. É hype, figurinha e meme. Basta você olhar o público de atendimento psicossocial. Os atendimentos psicológicos são feitos de qualquer maneira, os pacientes não são devidamente orientados e, sobretudo, não há escuta; e a escuta, o acolhimento, são fundamentais para o tratamento. Creio que pessoas com depressão ou outros transtornos prefiram mil vezes receber atendimento médico digno do que uma fitinha amarela com um bombom e uma frase de efeito”.
Ela ainda completou dizendo que a população não busca compreender, o que atrapalha o bem-estar de indivíduos com questões psíquicas. “[A sociedade] não entende, não ajuda e não se interessa em ajudar. Mesmo que se mostrem
ocupava ainda mais: também em 2019, mais pessoas morriam por suicídio do que por causas relacionadas a guerras, aponta o relatório da OMS. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte, atrás de acidentes, tuberculose e violência interpessoal. Entre 2016 e 2021, a mortalidade aumentou 49,3% para adolescentes de 15 a 19 anos e 45% para aqueles de 10 a 14 anos. No Brasil, morrem 12,6 homens e 5,4 mulheres para cada 100 mil habitantes.
aliadas à causa, geralmente durante o ‘Setembro Amarelo’, passam o resto do ano julgando, excluindo, falando mal e até deixando de conviver. É preciso entender que o convívio com algumas pessoas pode ser difícil, mas isso não justifica tratar mal e isolar socialmente. Isso só agrava o quadro de quem sofre com transtornos emocionais”, afirmou ela.
As ações da campanha do nono mês do ano tradicionalmente abordam questões como depressão, transtorno de personalidade borderline, bipolaridade e ansiedade. No entanto, outros distúrbios psicológicos, que muitas vezes agravam as situações já destacadas na campanha, recebem pouca ênfase. É o caso dos transtornos alimentares. Distúrbios como anorexia, bulimia e transtorno de compulsão alimentar estão associados a sofrimento emocional intenso e podem aumentar o risco de suicídio.
Embora sejam menos discutidos, esses transtornos merecem atenção, pois, de acordo com a OMS, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo apresentam algum distúrbio alimentar que afeta a saúde mental e física.
Uma dessas pessoas é Carla
App RJ Digital facilita agendamento e emissão da carteira de identidade
Estado do Rio
Desde junho, moradores do estado do Rio podem iniciar pelo celular o pedido da primeira e da segunda vias da carteira de identidade. O processo é feito pelo aplicativo RJ Digital, do governo estadual, que permite preencher o formulário e enviar cópias digitais dos documentos.
A etapa presencial, agendada pelo próprio aplicativo, continua obrigatória apenas para coleta de digitais, fotografia e conferência de dados. A mudança ocorre em meio à alta procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com a ferramenta, o cidadão não precisa recorrer a despachantes para conseguir um agendamento.
Lançado em setembro de 2024, o RJ Digital reúne hoje mais de 2.500 serviços públicos. A inclusão da identificação civil foi resultado de parceria
País
O avanço das ferramentas de inteligência artificial pode comprometer a prática da escrita e gerar um retrocesso civilizatório, avalia o escritor e jornalista Sérgio Rodrigues. Autor do livro Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs, que será lançado em Brasília na próxima quinta-feira (18), ele defende que a produção textual é uma habilidade exclusivamente humana e não pode
entre o Detran-RJ, a Secretaria de Transformação Digital e o Proderj. O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, afirma que o aplicativo chegou para facilitar o dia a dia das pessoas, desburocratizando e agilizando o acesso ao serviço. Com esse mesmo objetivo, o Detran RJ passou a atender também aos sábados para emissão da carteira de identidade. Além disso, lançou o programa Detran Presente, que percorre os municípios oferecendo documentos e serviços aos moradores. E também integra o programa RJ para Todos, do Governo do Estado, com emissão de documentos.
“Estamos empenhados em facilitar a vida da população, desburocratizando processos e trazendo mais comodidade para o cidadão fluminense. Com o RJ Digital, vamos possibilitar o acesso à cidadania com apenas alguns cliques, na palma da mão. É uma determinação do governador Cláudio
Castro”, destacou Farah.
O aplicativo RJ Digital pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. O usuário deverá usar o mesmo login e senha utilizados no sistema gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço para ‘Emitir Primeira ou Segunda via da Carteira de Identidade’.
“A disponibilização deste serviço de forma digital é mais um passo em nossa missão de pôr a tecnologia a serviço das pessoas. Estamos simplificando processos, reduzindo a burocracia e promovendo uma gestão pública mais eficiente, com foco no cidadão. Nossa política de transformação digital valoriza a integração entre os órgãos do Estado e facilita a vida da população”, disse o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga.
O fim das cartas
ser substituída por algoritmos. Segundo Rodrigues, a IA já ameaça atividades profissionais ao executar tarefas antes restritas a pessoas, com velocidade maior e custo menor. Mas o maior risco, diz, é o desaprendizado da escrita no cotidiano. Listas de compras, bilhetes e até cartas de amor poderiam ser totalmente delegados às máquinas, fazendo com que a prática desapareça. O autor destaca o papel da escola no enfrentamento desse processo.
de amor?
Sem fiscalização, afirma, estudantes podem entregar trabalhos produzidos por sistemas de IA, sem desenvolver autonomia criativa. Ele cita como exemplo a decisão da Finlândia de retirar computadores das salas de aula após anos de incentivo ao ensino digital. Rodrigues argumenta que o uso massivo de fórmulas prontas e clichês já vinha enfraquecendo o espírito crítico e que a IA amplia esse cenário. Para ele, populações com
O usuário poderá solicitar a identidade somente para ele mesmo ou para seu(s) filho(s) menor(es) de 16 anos. No caso de menores de idade, automaticamente será gravado no campo CPF do responsável o CPF da pessoa que está logada no RJ Digital, não permitindo a alteração da informação. No dia do atendimento presencial, este responsável deverá acompanhar o menor para a coleta biométrica e finalização do atendimento. Quem tiver dificuldades no preenchimento das informações poderá contar com suporte técnico por videochamada.
No app, os usuários podem não apenas solicitar a primeira e segunda via da carteira de identidade, mas ter acesso ao registro de ocorrência online da Polícia Civil, fazer reclamações ao Procon, consultar exames do Rio Imagem, entre outras funcionalidades.
menor capacidade analítica se tornam mais vulneráveis a manipulações e ao consumismo.
Além da escola, famílias e gestores públicos têm responsabilidade na preservação da escrita. Pais que leem e incentivam a leitura contribuem para manter o interesse das novas gerações. Já o poder público, avalia, precisa enfrentar a pressão de grandes empresas de tecnologia e avançar na regulamentação do setor. Com informações da Agência Brasil.
Silva, de 20 anos, de Barra Mansa, que tem transtorno compulsivo alimentar e que tem lutado para se manter estabilizada. Ela, apesar de achar a campanha importante, acredita que ainda há tópicos para serem debatidos. “Acho que falta um direcionamento maior desta campanha para transtornos alimentares. Eu acho estranho porque é um transtorno conhecido e tem várias formas, mas não vejo muito o debate sendo levantado sobre isso. Acho que outros tipos de questões psicológicas recebem muito mais atenção”. A jovem falou sobre como as ações, muitas vezes não pensadas, de outras pessoas, na vida e na internet, engatilham os distúrbios. “Eu vejo muitas postagens falando sobre densidade calórica, comparando, por exemplo, uma barra de chocolate com um copo de suco de laranja ou um sanduíche, como se comer fruta fosse ingerir muitas calorias. Mas eu acho que esse não deveria ser o foco da discussão sobre alimentação, isso precisa ser algo individualizado, discutido com nutricionista, e não em discursos gerais na internet”. Carla confidenciou a difícil realidade que muitas pessoas enfrentam com questões psicológi-
cas: a vergonha ao se expor. Essa vergonha não surge por acaso, mas é reforçada pelos estigmas que a sociedade pode impor, funcionando como uma opressão silenciosa que vai além do que é dito. O silêncio também comunica. O ato de escolher o anonimato, como fizeram as três mulheres entrevistadas para esta reportagem, que pediram para usar nomes fictícios para proteger suas identidades, evidencia o impacto que a ocorrência de alguns pode causar. “Esse silêncio revela que a sociedade ainda não aprendeu a lidar com a dor humana de maneira aberta e compassiva. Muitas pessoas permanecem caladas por medo de julgamento, de estigma ou por acreditar que seu sofrimento não será compreendido. Essa realidade nos convoca a transformar nossas relações cotidianas: ouvir mais, julgar menos e oferecer apoio genuíno. Uma sociedade que escuta é uma sociedade que salva vidas”, disse o psicólogo Élcio França, que acredita que a maneira como um indivíduo age também é um reflexo do comportamento da sociedade.
Queimadas continuam altas em 2025; Cerrado concentra maior parte dos incêndios
País
O ano de 2025 segue entre os mais graves para as queimadas no Brasil. De janeiro a agosto, o fogo atingiu quase 187 mil quilômetros quadrados, segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Cerrado foi o bioma mais afetado, respondendo por 64% da área total destruída.
Desde 2003, apenas quatro anos tiveram números mais altos que os atuais: 2010, 2024, 2007 e 2005.
ESTADOS E CIDADES MAIS ATINGIDOS
Até o momento, o Brasil registrou 74,1 mil focos de queimadas em 2025. As regiões Norte (26 mil) e Nordeste (25 mil) concentram mais de 70% dos casos. O Centro-Oeste teve 11,9 mil registros, puxados principalmente pelo Mato Grosso. O Sudeste soma 6,5 mil focos, e o Sul, 3,6 mil. O Maranhão lidera o ranking com 8.402 focos, seguido por Mato Grosso (8.119), Tocantins (6.782), Bahia (5.089) e Pará (4.610). Entre os municípios, Colniza (MT) aparece no topo, com 851 registros, à frente de Mirador (MA), com 772, e Lagoa da Confusão (TO), com 578.
INCÊNDIOS EM ANDAMENTO
Com clima seco e baixa umi-
dade, setembro mantém alto risco para novos focos, principalmente nas regiões do Cerrado e da Caatinga. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas entre Paraná e Tocantins.
No Distrito Federal, um incêndio florestal atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na última terça-feira (9), destruindo cerca de 220 hectares — quase 6% da área protegida. Já em São Paulo, a Defesa Civil monitora focos em Cajamar, Cruzeiro, Caçapava, Bofete, Piracicaba, Cajuru, Alto Alegre, Adamantina/Flórida Paulista e Socorro. O combate envolve Corpo de Bombeiros, brigadistas e helicópteros.
COMO PREVENIR
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal recomenda evitar queimadas de lixo, folhas secas ou restos de poda, não usar fogo para limpeza de terrenos e nunca descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação. Em acampamentos, fogueiras só devem ser feitas em locais autorizados e precisam ser totalmente apagadas. Em propriedades rurais, aceiros ao redor de plantações e construções ajudam a conter incêndios. Em caso de ocorrência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e não tentar controlar o fogo sem treinamento ou equipamentos adequados. Com informações do Brasil61.
André Mendonça recebe título de cidadão volta-redondense... no Rio
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça recebeu, nesta segunda-feira (15), o título de cidadão volta-redondense.
A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Edson Quinto (PL), durante um encontro com empresários realizado no Hotel Emiliano, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
Além do ministro, outras personalidades também foram homenageadas no evento. O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcus Wagner de Seixas, e o presidente da Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc), João Daniel Silva, ganharam camisas do Volta Redonda Futebol Clube.
O ministro era aguardado em Volta Redonda para receber pessoalmente a homenagem, mas adiou o compromisso e acabou sendo contemplado durante a agenda no Rio de Janeiro.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria uma pensão especial vitalícia para vítimas de ataques violentos em escolas. O benefício, no valor de um salário mínimo, será destinado a estudantes, professores e outros profissionais da educação que sofram sequelas físicas ou psicológicas. Em caso de morte, o benefício é estendido a familiares. A pensão é cumulativa com outros benefícios e não impede a busca por indenizações contra o agressor. O projeto ainda precisa ser aprovado por outras comissões e pelo Senado para se tornar lei.
EMENDAS PIX
O ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu os repasses de emendas parlamentares para nove dos dez municípios que mais receberam as chamadas “emendas Pix” entre 2020 e 2024. A medida atinge cidades como o Rio de Janeiro e foi motivada por suspeitas de desvios apontados pela CGU. Dino também determinou que a Polícia Federal investigue possíveis crimes, como corrupção e peculato. Segundo a CGU, irregularidades foram encontradas em todos os municípios analisados, exceto São Paulo. Entre 2020 e 2024, mais de R$ 17,5 bilhões foram destinados a estados e municípios por meio desse tipo de repasse.
ZAMBELLI
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai ouvir, nesta quarta-feira (17), o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro. Ele será testemunha no processo de cassação da deputada Carla Zambelli. Tagliaferro é investigado por vazar mensagens do gabinete do ministro Alexandre de Moraes e mora atualmente na Itália. Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto foram condenados por invasão de dispositivo, e o processo de cassação da deputada está em análise na CCJ.
CARECA
A CPMI do INSS cancelou o depoimento de “Careca do INSS”, Antônio Carlos Camilo Antunes, previsto para esta segunda-feira (15). A defesa do investigado, preso na sexta (12), alegou que ele não compareceria, amparado por uma decisão do STF que facultava sua presença. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, lamentou a ausência de Antônio Carlos, apontado como peça chave em desvios de aposentadorias, ressaltando a perda da oportunidade de ouvi-lo. Viana afirmou que a comissão seguirá investigando para responsabilizar os culpados.
Protocolo com Ministério da Agricultura inclui município no SISBI-POA, permitindo que produtos de origem animal sejam comercializados em todo o país
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará as sessões plenárias na próxima quarta-feira (17), tendo como pauta prioritária o indulto concedido por Jair Bolsonaro aos policiais militares condenados pelo Massacre do Carandiru (1992), que resultou em 111 mortes. Em dezembro de 2022, Bolsonaro editou um decreto perdoando agentes de segurança condenados há mais de 30 anos, gerando questionamentos da PGR sobre a constitucionalidade. A então presidente do STF, Rosa Weber, suspendeu os efeitos do indulto em janeiro de 2023. A PGR alega desvio de finalidade e violação do Pacto de San José da Costa Rica no decreto.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou que a prisão onde o ex-deputado Daniel Silveira está detido envie imagens de câmeras de segurança para investigar possíveis visitas irregulares. Segundo o gabinete de Moraes, Silveira estaria recebendo visitas fora do horário e sem autorização do Supremo. O ex-deputado cumpre pena em regime semiaberto por ataques a ministros do STF e incentivo a atos antidemocráticos. A direção da prisão nega os encontros, mas o ministro exige as filmagens para comprovar a situação.
CNU
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira (15) a lista de 279 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura. Os novos servidores, que atuarão em áreas como arquitetura, engenharia e geociências, serão responsáveis por planejar e gerir projetos de infraestrutura do governo federal. Para a posse, os aprovados devem enviar a documentação e realizar exames médicos conforme as instruções disponíveis no aplicativo SouGov.BR e no Manual do Ingressante.
SENADO
O Senado vota nesta terça-feira (16) um projeto que aumenta a pena para quem oferecer drogas ou álcool a menores. Hoje, a punição é de 2 a 4 anos de prisão, mas poderá crescer em até 50% se a criança ou adolescente consumir a substância. A proposta já passou pelas comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça. Também está na pauta a gratuidade para estudantes no acesso a documentos em escolas e universidades. Os senadores ainda devem analisar um ajuste no acordo tributário entre Brasil e Singapura.
Rio Claro
Produtores rurais de Rio Claro poderão comercializar seus produtos em todo o país após a assinatura de um protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura e Pecuária. O documento foi assinado nesta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro, pelo prefeito Babton Biondi e pelo superintendente Agnaldo Pinto da Silva, na sede da Superintendência do ministério. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Vicente de Almeida, e a deputada federal Daniela do Waguinho também participaram da reunião.
O protocolo integra o município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), programa federal que garante que carnes, laticínios, ovos, pescados e outros produtos de origem animal atendam a padrões de higiene e qualidade equivalentes aos do ministério. “Poder ter acesso ao SISBI-POA traz mais segurança alimentar para a população, fortalece a economia local, permite que nossos produtores vendam em todo o país e garante padronização e capacitação técnica contínua para nossa fiscalização”, destacou o secretário José Vicente.
Rio Claro já possui regulamentação do Selo de Inspeção
Municipal, que autoriza os produtores a rotular seus produtos dentro de normas legais.
A cidade também promoverá em breve o Dia de Campo, quando representantes do ministério estarão em contato direto com os produtores, reforçando a importância da identidade do município e oferecendo orientações sobre a expansão para outros estados. A
iniciativa beneficiará especialmente produtores de queijos, doces e embutidos.
O prefeito Biondi ressaltou que a integração ao SISBI-POA fortalece a economia local e o turismo rural. “Com a integração ao SISBI-POA, nossos produtores ganham reconhecimento nacional, podem vender seus produtos em todo o país, conquistar novos mer-
cados e fortalecer suas marcas, garantindo mais qualidade e confiança para os consumidores. Além disso, isso favorecerá demais nosso turismo rural porque os visitantes terão acesso a produtos certificados e de alta qualidade, valorizando a produção local e promovendo experiências gastronômicas autênticas em nossa cidade”, afirmou.
Angra dos Reis
A Câmara Municipal de Angra dos Reis sedia nesta terça-feira (16), às 15h, uma audiência pública para debater a retomada das obras da usina nuclear Angra 3. O encontro acontece no Plenário Presidente Benedito Adelino, localizado na Praça Nilo Peçanha, no Centro, e é aberto a trabalhadores e trabalhadoras da Eletronuclear, além de moradores do município. De acordo com o Sindicato
dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Paraty e Angra dos Reis (STIEPAR), a realização da audiência representa um movimento importante para pressionar pela continuidade da construção. “A mobilização desta audiência é um passo essencial para pressionar pela continuidade do projeto. Ele é considerado estratégico para a matriz energética brasileira e para a geração de empregos na região”, destacou a entidade em publicação.
Alerj discute projetos para fomentar turismo e artesanato no interior
Estado do Rio
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) tem em sua pauta de votação para esta terça-feira (16) dois projetos que buscam fomentar o turismo e a economia criativa, com especial atenção ao interior do estado. Em destaque, propostas que buscam maior visibilidade para os atrativos de municípios fora da capital e valorização do artesanato regional.
Em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei 4.945/25, do deputado Júlio Rocha (Agir), que obriga a exibição de vídeos institucionais de atrativos turísticos do interior em eventos patrocinados pelo estado. Os vídeos, de até 90 segundos, seriam produzidos pelo órgão estadual de turismo, podendo haver parcerias com prefeituras e a iniciativa privada. O objetivo, segundo o autor, é “ampliar a visibilidade
de cidades do interior e estimular a geração de emprego e renda a partir do aumento da circulação de visitantes.” O projeto sairá de pauta caso receba emendas.
Já em primeira discussão, a Alerj analisa o Projeto de Lei 1.511/23, de autoria do deputado Fred Pacheco (PMN), que torna obrigatória a reserva de espaço para a promoção e comercialização do artesanato fluminense em eventos culturais com apoio
financeiro do governo. A proposta determina que o espaço tenha destaque, preferencialmente na entrada do evento, para valorizar a produção local. O descumprimento pode levar à proibição de novos aportes financeiros por cinco anos. Na justificativa, o deputado Fred Pacheco ressalta que “o artesanato mantém vivas as raízes, conectando a produção cultural à identidade do nosso povo.”
Militares condenados por violência na ditadura podem perder salários Agência
País
O Projeto de Lei 795/25, em análise na Câmara dos Deputados, determina a suspensão de salários, aposentadorias e pensões de militares condenados por crimes de violência contra mulheres durante a ditadura militar. A medida abrange casos de agressões físicas, psicológicas, sexuais e contra a saúde reprodutiva.
A proposta estabelece que a suspensão poderá ocorrer após condenação definitiva ou quando houver reconhecimento oficial da participação do militar por comissões nacionais ou internacionais de direitos humanos. O processo deverá respeitar o direito à defesa, com notificação formal e possibilidade de revisão judicial caso
surjam provas de inocência. Durante o período de suspensão, o militar não terá acesso a qualquer subsídio, adicional ou gratificação ligados ao cargo
ou função pública. Em caso de absolvição em revisão criminal, os valores retidos deverão ser pagos com correção. As autoras do projeto, as de-
putadas federais Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Luiza Erundina (Psol-SP), destacam que a Comissão Nacional da Verdade apontou a prática sistemática de violações de direitos humanos, incluindo violência sexual contra mulheres, durante o regime militar. Para elas, a manutenção de remunerações nesses casos representa uma afronta à memória das vítimas. A proposta tramitará em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Finanças e Tributação, além da Constituição e Justiça. Para entrar em vigor, precisará ser
Sistema integrado ao Ciosp alerta a polícia em tempo real sobre pessoas procuradas ou desaparecidas
Volta Redonda
O sistema de reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) tem ajudado as forças de segurança de Volta Redonda na prisão de foragidos e na localização de pessoas desaparecidas. Desde que entrou em operação, em novembro de 2024, a tecnologia já contribuiu para 15 prisões e para o reencontro de 15 desaparecidos, comprovando sua eficácia como ferramenta de segurança pública. A ação mais recente ocorreu na última sexta-feira (12), na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado. Durante o monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o sistema identificou um foragido da Justiça. Policiais da Operação Segurança Presente fizeram a abordagem e conduziram o suspeito à 93ª DP, onde permaneceu preso.
O prefeito Antonio Francisco
Neto destacou a relevância da tecnologia, resultado de uma
parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, envolvendo a Semop e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar. Volta Redonda foi a primeira cidade do estado, depois da capital, a contar com o sistema.
“Esse sistema de reconhecimento facial demonstra que investir em tecnologia, aliado ao trabalho dedicado das forças de segurança, traz resultados concretos e positivos para a população de Volta Redonda. Não se trata apenas de localizar criminosos ou ajudar famílias a reencontrarem seus entes queridos, mas de oferecer tranquilidade e segurança para todos. Volta Redonda tem sido um exemplo para o estado. Só temos a agradecer a parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar”, afirmou Neto. Para o subsecretário de Ordem Pública, Amauri Pego, a tecnologia tem caráter preventivo e reforça o combate à sensação de impunidade.
“O reconhecimento facial
vem funcionando de maneira exemplar. É uma ferramenta que impede a sensação de impunidade e garante mais segurança para quem circula pela cidade. Esse resultado é fruto do planejamento do nosso secretário, Coronel Henrique, que conduz com seriedade o fortalecimento da segurança pública em Volta Redonda”, disse Pego.
Integrado ao Ciosp, o sistema de reconhecimento facial cruza imagens captadas em tempo real com um banco de dados da Polícia Civil. Quando identifica uma pessoa com mandado de prisão ou registro de desaparecimento, um alerta é enviado para as forças policiais mais próximas. O monitoramento em tempo real permite acompanhar o deslocamento do indivíduo e realizar abordagens de forma segura. Atualmente, Volta Redonda conta com mais de 2 mil câmeras instaladas, ampliando o alcance e a eficácia do sistema.
Piraí
Policiais da 94ª Delegacia de Polícia, em conjunto com as secretarias municipais de Bem-Estar Animal e Agricultura de Piraí, encontraram na manhã desta segunda-feira (15) um cavalo morto na estrada que liga Piraí a Pinheiral. O animal, de aproximadamente seis anos, apresentava sinais de maus-tratos, com patas dianteiras e traseiras amarradas e cordas no pescoço.
Próximo ao corpo, os agentes localizaram uma lona azul que pode ter sido usada no transporte. A suspeita é de que o cavalo tenha sido levado ainda com vida em uma caminhonete aberta e abandonado na via. “É um caso revoltante. Tudo
Lei diz que agressores de animais são obrigados a arcar com despesas de resgate e tratamento O agressor de animais domésticos ou silvestres será obrigado a restituir todas as despesas que estejam diretamente ligadas ao resgate e tratamento desses animais. É o
Suspeita é de que o cavalo tenha sido levado ainda com vida em uma caminhonete aberta e abandonado na via
indica que o cavalo foi transportado amarrado e largado no meio da estrada, sem chance de sobreviver. Trata-se de crime de maus-tratos com resultado morte. Não vamos
descansar até identificar os responsáveis por esse ato terrível”, afirmou o delegado Antonio Furtado.
A Polícia Civil já iniciou as investigações e pede que moradores
LEI DIZ QUE AGRESSORES DE ANIMAIS SÃO OBRIGADOS A ARCAR COM DESPESAS DE RESGATE E TRATAMENTO
que determina a Lei 10.946/25, de autoria do deputado Chico Machado (SDD), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (12/09).De acordo com a
proposta, o agressor deverá, inclusive, ressarcir a administração pública de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o total tratamento do animal, como os períodos e diárias dos servidores públicos envolvidos.“Este projeto de lei tem um pa-
que tenham visto movimentações suspeitas na região entrem em contato com a 94ª DP. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Também participaram da ação a secretária de Bem-Estar Animal de Pinheiral, Patrícia Queiroz Ribeiro Mattos; o secretário de Agricultura de Piraí, Dena Guedes; o presidente da ONG Bem-Estar Animal de Piraí, André Moreira; e o diretor de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, Marcelo. “Pelas circunstâncias, acreditamos que pelo menos duas pessoas utilizaram uma caminhonete ou picape para abandonar o animal. Solicitamos que moradores de Piraí e Pinheiral nos ajudem com informações. A crueldade contra esse cavalo precisa ser punida exemplarmente”, reforçou o delegado.
pel pedagógico muito importante, pois para além de punir o infrator a custear as mazelas que provocou aos animais, servirá como exemplo aos demais indivíduos de forma a inibir práticas nocivas como essas”, declarou Machado.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda (Delfaz), em ação conjunta com a Corregedoria do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), deflagraram a “Operação Cancellatum”, nesta segunda-feira (15). O objetivo é apurar e combater fraudes no sistema de multas aplicadas a permissionários do transporte intermunicipal. A investigação teve início a partir de denúncia encaminhada pelo Núcleo de Inteligência do Detro, que apontava a atuação irregular de um servidor lotado na Coordenadoria Econômica. De acordo com as apurações, o funcionário teria adulterado boletos bancários utilizados para pagamento das penalidades,
reduzindo em até 60% os valores originalmente devidos Auditorias internas e análises técnicas confirmaram a emissão de documentos incompatíveis com os registros oficiais, vinculados diretamente ao login funcional do investigado. Também foi verificado o acesso ao sistema a partir de endereços de IP residenciais, inclusive em fins de semana e feriados, fora do horário regular de expediente. Diante dos indícios, a Delfaz representou por mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao servidor investigado, com a finalidade de apreender computadores, dispositivos eletrônicos, documentos físicos e digitais, além de registros de transações financeiras ou comunicações que possam comprovar o esquema ilícito.
As investigações prosseguem
para identificar possíveis envolvidos e beneficiários da fraude Em nota, o Detro disse que desde o primeiro dia da nova gestão do Detro-RJ, o presidente Raphael Salgado determinou a realização de um rigoroso levantamento administrativo e operacional em toda a Autarquia. Essa iniciativa, pautada pelo compromisso com a transparência e a boa gestão pública, permitiu identificar indícios concretos de irregularidades, os quais foram prontamente comunicados aos órgãos competentes para as devidas apurações. “A operação denominada Cancellatum realizada pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro nas dependências do Detro-RJ, tendo como alvo um servidor lotado na Coordenadoria Econômica, é resultado direto dessa postura de enfrentamento à corrupção
e respeito ao dinheiro público.
A ação conduzida pela Polícia Civil representa uma clara demonstração do compromisso do Governo do Estado e da ALERJ, com o erário e com a população fluminense.
O Detro-RJ e o presidente Raphael Salgado agradecem à Secretaria de Estado da Polícia Civil, na pessoa do Sr. Secretário, Felipe Curi, e dos Delegados, Dr. Delmir Gouveia, Dr. Glaudiston Galeano Lessa e Dr. Bruno Cleuder, pelo pronto atendimento, trabalho técnico, ético e firme na condução da operação.
A autarquia seguirá trabalhando com transparência, responsabilidade e compromisso com a moralidade administrativa, promovendo um transporte público intermunicipal digno, eficiente e seguro para todos”.
O motorista se recusou a realizar o teste do etilômetro, sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde o exame confirmou a ingestão de álcool. Em seguida, foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), onde acabou preso em flagrante por embriaguez ao volante. A autoridade policial arbitrou fiança no valor de um salário mínimo. O comandante da GMVR, Silvano de Paula, destacou que a atuação da corporação foi fundamental para evitar maiores problemas. “Nossos agentes trabalham para garantir a segurança da população. Neste caso, a rápida intervenção impediu que o condutor colocasse ainda mais vidas em perigo e algo mais grave pudesse ser registrado”, afirmou Silvano. O Peugeot 207 foi removido ao depósito público.
Motociclista de Resende morre em colisão com carro
Resende Um motociclista morreu após um acidente de trânsito na Rua Reinara dos Santos Nogueira, no bairro Itapuca, em Resende, na tarde de sábado (14).
De acordo com informações preliminares, um dos veículos estaria em alta velocidade quando a motocicleta perdeu o controle e bateu de frente com o carro, em sentido contrário.
O condutor da moto, de 37 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do carro, de 60 anos, foi socorrido com ferimentos e encaminhado ao Hospital de Emergência, onde segue em observação. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Resende pelo Corpo de Bombeiros. Os veículos foram entregues às famílias dos envolvidos.
Mansa
Policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois homens e detiveram outras cinco pessoas, na noite de domingo (14), em Barra Mansa. A ação dos agentes ocorreu em combate ao tráfico de drogas, no bairro Roberto Silveira, após denúncia de moradores sobre movimentação suspeita na linha férrea Travessa José Soares. Ambos os suspeitos presos estavam com tornozeleira eletrônica e um deles possui uma ficha criminal extensa, segundo a polícia. Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os demais detidos foram ouvidos como usuários e liberados em seguida. Ainda acordo com a PM, os dois indivíduos foram flagrados ao manusear sacolas com drogas no local. Enquan-
to isso, os usuários estariam aguardando para comprarem os entorpecentes. Ao perceber a aproximação das viaturas, um dos homens tentou fugir pela linha férrea e jogou parte do material no rio. O outro tentou atravessar o curso d’água, mas foi contido pelos policiais. Na ação, foram apreendidos 50 pinos de cocaína, 11 sacolés de maconha, R$ 111,65 em dinheiro e quatro celulares. Após revista e buscas no local, a polícia encontrou ainda uma sacola escondida em uma pilastra da estrutura ferroviária, com mais drogas. Segundo a corporação, o laudo preliminar apontou cerca de 58 gramas de
e 59
O caso
Lei do deputado Carlinhos BNH é sancionada e publicada no Diário Oficial
As mulheres vítimas de violência doméstica passam a ter isenção no pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos no Estado do Rio de Janeiro. A Lei 10.932/2025, de autoria do deputado estadual Carlinhos BNH (PP), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PP) e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (11/09).
A isenção valerá para a inscrição em concurso público aberto nos cinco anos seguintes ao da concessão da medida protetiva ou do trânsito em julgado da sentença condenatória. Para ter direito, a vítima deverá apresentar a decisão judicial expedida pela Justiça Estadual.
Ainda segundo a legislação, o benefício será aplicado em concursos públicos para qualquer cargo da administração estadual direta, indireta, fundações e entidades mantidas pelo poder público estadual.
A candidata que prestar informação falsa com o intuito de usufruir da isenção poderá ter sua inscrição cancelada, ser excluída da lista de aprovados ou ter seu ato de nomeação declarado nulo.
O deputado Carlinhos BNH enfatiza a relevância social e econômica da nova legislação, ao destacar que a participação em certames públicos tem um alto custo desde os investimentos com materiais e preparação.
“Muitas mulheres não conseguem sair de um relacionamento violento por dependência econômica do agressor. Assegurar a isenção do pagamento da taxa de inscrição é um incentivo para essas mulheres, como também a possibilidade de concretização de um emprego na área pública e da autonomia financeira”, comemora o deputado Carlinhos BNH.
Além de Carlinhos BNH, assinam como coautores os deputados Rodrigo Bacellar (União), Carlos Minc (PSB), Dionísio Lins (PP), Elton Cristo (PP), Dr. Pedro Ricardo (PP), Bruno Boaretto (PL), Valdecy da Saúde (PL), Val Ceasa (Patriota), Franciane Motta (Podemos), Carlos Macedo (PL), Douglas Gomes (PL), Brazão (União), Samuel Malafaia (PL), Verônica Lima (PT), Elika Takimoto (PT), Marina do MST (PT), Professor Josemar (PSOL), Carla Machado (PT), Marcelo Dino (União), Chico Machado (SDD), Dani Balbi (PCdoB), Dani Monteiro (PSOL), Lilian Behring (PCdoB), Renato Miranda (PL), Giovani Ratinho (SDD), Vinícius Cozzolino (União), Átila Nunes (PSD), Renato Machado (PT), Zeidan (PT), Jari Oliveira (PSB), Alan Lopes (PL), Filippe Poubel (PL) e Júlio Rocha (Agir).
ESPERANÇA QUE VIRA OPORTUNIDADE
Centro de referência ajuda quem quer sair das ruas, ganhar independência financeira e adquirir uma rotina mais digna
Barra Mansa
Para Carlos Henrique Martins, de 25 anos, e Wellington Ricardo, de 38, a palavra esperança deixou de ser apenas um sonho distante e passou a ser realidade. Frequentadores do Centro POP de Barra Mansa, eles conquistaram uma oportunidade de emprego no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), em uma iniciativa da Prefeitura que une inclusão social e oportunidade de recomeço. Nesta segunda-feira (15), os dois foram recebidos pelo prefeito Luiz Furlani, no gabinete muni-
cipal, acompanhados da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, e do diretor executivo da autarquia, José Geraldo Santos, o Zeca. O chefe do Executivo deu boas-vindas a eles e desejou prosperidade nesta nova jornada. “Essa iniciativa é mais do que um gesto de inclusão: é uma prova concreta de que quando o poder público estende a mão com dignidade, vidas são transformadas. Carlos e Wellington são exemplos de coragem e perseverança. Nosso governo acredita nas pessoas, acredita na recuperação e no potencial de cada cidadão”, destacou.
A secretária de Assistência Social ressaltou o papel fundamental do Centro POP nesse processo. “O Centro POP é um equipamento importante, que trabalha a ressocialização, a inclusão, garantia de direitos e proteção social das pessoas em situação de rua. Estamos aqui para dar apoio e suporte necessários para esse recomeço”, enfatizou Joseane.
O diretor executivo do Saae também destacou o papel da autarquia como agente social. “Ficamos felizes em fazer parte dessa transformação na vida do Carlos e do Wellington. Acreditamos que toda empresa pública tem um papel a
cumprir na construção de uma sociedade mais justa”, disse Zeca. Carlos Henrique, que frequenta o Centro POP há cerca de seis meses, decidiu procurar ajuda e deixar um currículo na unidade, na esperança de uma chance. “Deixei um currículo e pedi uma oportunidade. E ela chegou. Estou muito feliz e ansioso para começar a trabalhar. Para mim, isso significa vida nova, mudança, renovação. Espero que muita gente possa ver minha trajetória, se espelhar em mim e seguir o mesmo caminho”, afirmou.
Já Wellington, de 38 anos, relembrou o período difícil que
enfrentou devido à dependência química, mas destacou a importância do apoio que recebeu para reconstruir sua vida. “Sempre fui trabalhador, mas por conta da dependência química, minha vida tomou um rumo que não era para ter tomado. Mas Deus colocou pessoas maravilhosas no meu caminho e me deram esta oportunidade, a possibilidade de um recomeço. Estou muito feliz e emocionado”.
CENTRO POP O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é
vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e ajuda quem quer sair das ruas, ganhar independência financeira e adquirir uma rotina mais digna. Realiza atividades diárias, tanto em grupo quanto individuais, além das abordagens sociais. As ações incluem alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), higiene pessoal, conversas e oficinas. A unidade fica na Rua Oscar da Silva Marins, nº 52, no Centro. O telefone para outras informações é (24) 3020-0272.
A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas), firmou um compromisso durante o XXVIII Congresso Internacional da Abead, realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, no Rio Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro. O acordo, firmado pela Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred), prevê a implementação de um curso EAD de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. A capacitação é voltada a educadores, profissionais da rede de proteção social, representantes dos distritos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e lideranças comunitárias, com foco na promoção de ações preventivas. A secretária municipal de Assis-
tência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, assinou o documento durante o congresso e ressaltou a prioridade da gestão municipal na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
“Estamos comprometidos em capacitar nossos educadores e profissionais da rede de proteção para que possam atuar de maneira eficaz e transformar a realidade de nossos jovens. A educação e a articulação entre os diversos serviços são essenciais para construir um futuro mais saudável e seguro para todos”, destacou Neuza Jordão.
O curso EAD tem como objetivo formar um Grupo de Desenvolvimento e Monitoramento (GDM), responsável pela implementação e acompanhamento de estratégias preventivas em escolas e comunidades.
A capacitação abordará fundamentos da Ciência da Prevenção de Drogas, considerando aspectos sociais,
culturais e psicológicos do uso de substâncias. Também serão discutidas práticas educativas para fortalecer habilidades socioemocionais nos jovens e a importância da articulação da rede de proteção social.
LANÇAMENTO
O lançamento do curso será em 22 de outubro, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda, e contará com a participação de especialistas renomados, como a psicóloga Selene Franco Barreto (presidente da Abead) e a enfermeira Alessandra Calixto (2ª vice-presidente da Abead).
Durante a formação, serão apresentados conteúdos técnicos e científicos com validade de dois anos, e os participantes receberão certificação ao final do curso.
O curso será 100% online, com 25 horas de duração e voltado à realidade de Volta Redonda. A primeira etapa presencial já iniciou com profissionais da educação, que levantaram demandas das escolas, como conflitos entre alunos, professores e responsáveis, além do impacto das drogas nas comunidades.
Após a capacitação EAD, o GDM, formado por cerca de 23 profissionais, ampliará a formação para outras escolas da cidade, criando uma rede colaborativa de prevenção ao uso de álcool e drogas. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda também atuará na articulação com a rede de saúde, oferecendo suporte sempre que necessário.
Exames continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede; município é o primeiro do estado a adotar IA para diagnósticos na saúde
Volta Redonda
O município de Volta Redonda começou a implantar uma ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) no apoio a diagnósticos de saúde. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (15), em reunião no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com a presença dos secretários municipais de Saúde, Márcia Cury, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, além de representantes da startup HarpiaAI, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.
Nesse primeiro momento, a ferramenta será utilizada em três unidades da rede municipal: os hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG) e a UPA Santo Agostinho, especificamente para exames de raio-X. A startup tam-
bém trabalha na atualização de sistemas do Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves para expandir o uso da IA em mamografias. A secretária de Saúde, Márcia Cury, destacou que a inteligência artificial funcionará como auxílio e segunda opinião, mas não substituirá os médicos. “A IA vai auxiliar na identificação de possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional, reduzindo o tempo de diagnóstico, aumentando a chance de tratamento e cura, e trazendo economia de recursos. Mas todos os exames continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede pública”, explicou.
Segundo Daniel Aparecido Vital, fundador e diretor-executivo da HarpiaAI, a tecnologia entrega resultados em até cinco minutos. “A inteligência artificial não substitui o médico, mas dá
apoio na hora das conclusões, oferecendo mais segurança, precisão e agilidade”, disse.
O secretário Sérgio Sodré ressaltou o pioneirismo do município. “Volta Redonda é o primeiro do estado a contratar diretamente a IA para diagnósticos. O Rio de Janeiro utiliza a tecnologia em três unidades, mas por meio de organizações sociais de saúde.”
O prefeito Neto reforçou que a inovação é mais um passo para transformar a saúde local em referência nacional. “Essa ferramenta vai agilizar laudos e antecipar o início dos tratamentos. Quando for usada em mamografias, vai fortalecer ainda mais a Linha de Atenção Oncológica, ajudando a salvar vidas.”
O distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, recebeu o 3º Encontro de Ferromodelismo, no último sábado (13). O evento ocorreu na praça central do local, das 9h às 19h, e contou com diversas atrações, como apresentações de maquetes ferroviárias e exposição de carros antigos.
A iniciativa, totalmente gratuita, chegou ao distrito através de uma articulação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Barra do Piraí. Considerado um grande sucesso, o evento reuniu centenas de pessoas durante suas 10 horas de programação.
O assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo e coordenador das ações turísticas no Vale do Café, Wanderon Farias, destacou o impacto do evento. “O evento foi um verdadeiro sucesso. Este é um incentivo da
Foto:
Secretaria Estadual de Turismo para a recém-lançada Rota Turística Ipiabas-Conservatória, mais um evento para promover essa rota e apoiar os apaixonados pelo ferromodelismo”, declarou Wanderon. O grande destaque do evento
foram as maquetes, por contarem e representarem a história ferroviária de Barra do Piraí, ao reacender memórias e origens na vida de muitos participantes da iniciativa.
O secretário municipal de Turismo, Tadeu Oliveira, comentou
sobre a receptividade do público, bem como o enorme significado para a história de Barra do Piraí. O chefe da pasta também agradeceu as parcerias que possibilitaram a realização.
“O Encontro de Ferromodelismo surpreendeu e encantou as famílias que estiveram em Ipiabas neste sábado e puderam reviver a tradição ferroviária de Barra do Piraí. O evento contou com expositores de todo o Sudeste, trazendo maquetes incríveis, miniaturas do mundo ferroviário, mas também apresentações de aeromodelismo e muitas outras atrações. Agradecemos a produção de Carlos Carreira, o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e de toda equipe da Secretaria de Turismo de Barra do Piraí pelo empenho na realização do evento que movimentou o distrito turístico”, finalizou o secretário.
Alunos da rede municipal de ensino conquistaram 12 medalhas na etapa local do Torneio Juvenil de Robótica, realizada no sábado (13), no Instituto de Cultura Técnica (ICT). A competição reuniu 100 equipes de diferentes cidades do estado e contou com a participação de 130 estudantes de sete escolas do município. O torneio foi dividido em níveis 1, 2 e 3, nas categorias Dança, Viagem ao Centro da Terra, Sumô, Resgate no Plano e Resgate de Alto Risco. A equipe “Thunderbots”, da Escola Municipal Espírito Santo, conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze; a “Tecnobots”, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, levou um ouro e dois bronzes; da Escola Municipal Rubens Machado, a “Rubenstech_bots” garantiu um ouro e uma prata; representando o Colégio João XXIII, a “Robótica João XXIII” ficou com o bronze;
Foto: Divulgação
enquanto a “Sharkbots”, da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, conquistou um ouro. Gabriel Duque de Castro Souza, aluno da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e medalhista de bronze no torneio, destacou a
importância do projeto de robótica para a comunidade.
“Ele desenvolve um raciocínio lógico que é muito importante para aprender a lidar com problemas, porque a pessoa se vê em uma posição de que tem que resolver um
problema, que não necessariamente alguém vai ter ou vai dar a resposta. Então a pessoa tem que criar ou buscar por conta própria, e isso acaba criando uma independência que se torna necessária a partir de um período da vida”, disse o jovem. Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, o torneio, além de revelar talentos, incentiva o conhecimento tecnológico. “Isso mostra que estamos cuidando das novas gerações, fortalecendo o corpo, a mente, a convivência e algo que sempre foi prioridade no governo do prefeito Neto: a cidadania”, afirmou Osvaldir. O prefeito Antônio Francisco Neto destacou que os resultados do torneio refletem a importância dos investimentos em educação para a formação de crianças e adolescentes. “Temos uma educação que é referência e os investimentos em modernização, capacitação de profissionais, entre outras melhorias, contribuem para um ambiente educacional cada vez melhor para os alunos”, concluiu o prefeito.
Unimed
Volta Redonda
A Unimed Volta Redonda realizou uma ação de intercooperação e responsabilidade socioambiental, destinando mais de três toneladas de materiais recicláveis, coletados dentro da própria instituição, à Cooperativa de Reciclagem Rosa de Ouro. Além disso, a iniciativa incluiu a entrega de kits de higiene a todos os cooperados.
A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, integra as atividades do Núcleo ESG da Unimed Volta Redonda.
O presidente da cooperativa médica, Dr. Vitório Moscon Puntel, destacou que a ação reforça o compromisso da instituição com a sociedade.
“Nosso objetivo é transformar positivamente o ambiente em que estamos inseridos. Por isso, temos um Núcleo ESG que reúne quatro bandeiras: Onda Verde, Jeito Unimed de Cuidar (JUC), Cooperativismo e o Conselho Consultivo de Clientes. Elas representam nossa atuação sustentável, a intercooperação, a preocupação com o bem-estar
das pessoas e a gestão baseada em transparência, equidade e responsabilidade.”
Ele também ressaltou que a iniciativa evidencia o papel cooperativista da instituição.
“Um dos sete princípios do cooperativismo, a intercooperação incentiva a atuação conjunta entre cooperativas, fortalecendo a colaboração e gerando impacto positivo. Essa iniciativa mostra, na prática, como a cooperação pode transformar realidades e gerar resultados significativos.”
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance, Ambiental, Social e Governança) representa um conjunto de práticas que medem e promovem o impacto positivo das organizações na sociedade e no meio ambiente. O eixo ambiental envolve a redução de emissões de carbono e o uso sustentável de recursos. O social abrange direitos humanos, diversidade, inclusão e boas condições de trabalho. Já a governança diz respeito à transparência, ética e responsabilidade na gestão.
A Prefeitura de Angra dos Reis em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizou na sexta-feira (12) a doação de roupas e produtos de higiene ao Asilo São Vicente de Paulo, no Centro. A ação contou com a parceria da Receita Federal, por meio da Alfândega do Porto de Itaguaí, e visa reforçar o cuidado com os idosos atendidos pela instituição.
nós é uma das nossas maiores responsabilidades. Essa doação é mais um passo na construção de uma cidade mais solidária e humana. Nosso compromisso é garantir que os idosos tenham dignidade, conforto e atenção, e que o Asilo São Vicente de Paulo continue sendo referência nesse acolhimento”, afirmou Thaísa Bedê.
A Prefeitura reforça que todas as doações são destinadas exclusivamente ao uso das instituições beneficiadas e não podem, em hipótese alguma, ser comercializadas.
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, continua promovendo mutirões de cirurgias aos finais de semana e feriados, incluindo procedimentos de alta complexidade. No último sábado (13), a unidade realizou quatro cirurgias, entre elas uma lobectomia superior do pulmão direito. Realizada pela Drª. Anna Carolina e pelo Dr. Bruno, a lobectomia superior consiste na remoção do lobo superior de um pulmão, três no direito e dois no esquerdo. O procedimento é indicado para tratar doenças como câncer de pulmão em estágio inicial, infecções graves que não respondem a tratamento clínico, enfisema e bronquiectasias.
No setor de ortopedia, o Dr. Flávio Reis, diretor-médico do HSJB, atendeu três pacientes, com idades entre 19 e 65 anos, submetidos a: Osteossíntese de fratura de tornozelo esquerdo, Osteossíntese de fratura de rádio distal esquerdo e Artroplastia total de quadril esquerdo
O objetivo é remover o lobo afetado, eliminando tumores ou áreas comprometidas, preservando o restante do órgão para manter a função respiratória. A cirurgia pode ser realizada de forma tradicional ou minimamente invasiva, por videotoracoscopia.
SOBRE OS MUTIRÕES
Os mutirões de cirurgias do HSJB ampliam o acesso da comunidade a procedimentos médicos, beneficiando pacientes que aguardam
cirurgias eletivas e aqueles que precisam de intervenções urgentes. Como referência em pronto atendimento, o hospital garante mais agilidade e qualidade nos serviços prestados, reforçando seu papel essencial para a saúde da população de Volta Redonda. “É muito importante diversificar os atendimentos nos mutirões. Parabenizo, mais uma vez, os profissionais que ajudam a fazer a saúde de nossa cidade uma referência para todo o país”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
A entrega foi feita pela secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, e é fruto de uma parceria entre o município e a Receita Federal, por meio da Alfândega do Porto de Itaguaí. No total, foram doadas 500 peças de roupa, e itens de higiene pessoal, como desodorantes, secadores de cabelo, barbeadores e fraldas, entre outros itens.
A secretária destacou a importância de ações como esta para fortalecer a rede de proteção social do município.
“Cuidar de quem cuidou de
O presidente do Asilo São Vicente de Paulo, Luís Carlos Jordão Elias, agradeceu o apoio da Prefeitura e ressaltou a importância da parceria para a manutenção dos serviços. “Essas doações reforçam o compromisso da instituição em continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos nossos idosos. É muito positivo ver que a Prefeitura reconhece e apoia o trabalho que realizamos aqui”, afirmou.
Espaço volta a funcionar com curso gratuito de Operador Geral em parceria com Volkswagen e Consórcio Modular
Barra Mansa
Após mais de uma década fechada, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense em Barra Mansa foi reinaugurada nesta segunda-feira (15). O espaço, que passou por reformas, reabre com o lançamento do curso de Operador Geral, resultado de parceria entre o Sindicato, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Consórcio Modular e o Cluster Automotivo da região. O presidente do Sindicato, Odair Mariano, destacou a importância da retomada. “Estamos devolvendo à categoria um espaço de acolhimento, formação e luta. A sede de Barra Mansa é símbolo da nossa resistência e agora será também um polo de oportunidades para os trabalhadores da região”, afirmou.
Para José Marcos, diretor de comunicação do sindicato e responsável pela unidade, a reabertura conecta os trabalhadores às novas demandas do setor. “A sede volta com uma proposta moderna, conectada às demandas da indústria e da sociedade. Queremos que o trabalhador enxergue aqui um lugar de escuta, capacitação e pertencimento”, disse. O subsecretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, também esteve presente. “A reabertura da sede e o início do curso de Operador Geral mostram que o diálogo entre indústria, sindicato e poder público pode gerar frutos concretos. É um passo importante para fortalecer nossa base produtiva e gerar empregos qualificados”, declarou.
Representando a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Melquizedek Louzado, gerente de Governança, Relações Trabalhistas e Operações da empresa no Brasil e México, ressaltou o papel da parceria. “Acreditamos que investir na formação dos trabalhadores é investir no futuro da indústria. Essa parceria com o Sindicato e os demais atores do Consórcio Modular reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia automotiva”, afirmou.
O curso de Operador Geral será oferecido gratuitamente, com foco em competências técnicas voltadas à indústria automotiva. As aulas acontecem na própria sede sindical, que passa a atuar também como polo de qualificação para os metalúrgicos do Sul Fluminense.
A vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Luciana Alves, recebeu, em reunião nesta segunda-feira (15), representantes do G10 Empresas, grupo de empresários do Rio de Janeiro que promove ações de relacionamento voltadas ao fomento da economia do Estado. O evento busca criar um momento de apresentações e debates envolvendo temas como tecnologia, empreendedorismo e educação, com o propósito de estimular a inovação, fortalecer o ambiente de negócios e gerar oportunidades de desenvolvimento para a região. O encontro contou com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades empresariais, que discutiram estratégias de fortalecimento da economia local por meio de parcerias e iniciativas conjuntas. Par-
ticiparam da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello; o presidente do Grupo G10, Marcos Oliveira; a diretora do G10, Simone Soares; o subsecretário da Pessoa com Deficiência,
Lucas Alves; e a presidente do Sicomércio, Lilian Panizza.
A vice-prefeita Luciana Alves comentou a iniciativa.
“Esse tipo de projeto mostra a força da união entre governo e iniciativa privada. Quando dialogamos e somamos esforços, conseguimos gerar mais oportu-
nidades para os empreendedores e para a população de Barra Mansa”, afirmou Luciana.
O presidente do G10, Marcos Oliveira, também ressaltou a proposta do encontro. “O nosso objetivo é contagiar e motivar os empresários da região, criando um espaço de conexões e oportunidades. O evento terá abertura artística, seguida de apresentações de empresas, com palestras e painéis sobre inovação, tecnologia, gestão e liderança feminina, além da presença de grandes personalidades do mundo corporativo. Também haverá homenagens a figuras públicas e lideranças sociais, sempre valorizando ações que impactam a comunidade, como as voltadas para pessoas com deficiência”, disse Marcos, concluindo que espera que cada participante saia inspirado, conectado e com novas perspectivas para fortalecer seus negócios.
Angra do Reis
A Secretaria de Obras e Habitação de Angra dos Reis realizou, no sábado (13), mais uma etapa do Programa Reurb-S (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social) no Condomínio Cidadão da UPA, na Japuíba. O conjunto habitacional conta com 420 apartamentos. Durante a reunião com os moradores, a equipe técnica apresentou as etapas do programa, esclareceu dúvidas e reforçou a
importância da regularização para garantir segurança jurídica, valorização do patrimônio e o pleno direito à moradia. “Hoje foi uma verdadeira ação de cidadania aqui no Condomínio Cidadão da Japuíba. Começamos o cadastramento das 420 famílias para dar início ao processo do Reurb-S, que é a regularização fundiária urbana. Uma das principais vantagens é a valorização do imóvel e a segurança jurídica, ou seja, a tran-
quilidade de viver em um bem que passa a ser seu por direito”, destacou o secretário executivo de Habitação e Regularização Fundiária, Sérgio dos Santos. Os moradores destacaram a relevância da iniciativa para o futuro do condomínio. “Para a gente, morador aqui, é motivo de orgulho. Nos sentimos realmente cidadãos da Japuíba. Estamos recebendo da Prefeitura orientação e valorização da nossa área. Um imóvel sem documento não tem
valor, mas quando é regularizado até o preço de mercado muda”, afirmou Péricles Coelho, encanador e morador do condomínio. Das 70 famílias agendadas para esta etapa, 60 compareceram ao cadastramento. O processo continuará nos próximos dias até atender todas as famílias previstas para o mês. O Reurb-S é voltado para famílias com rendimento mensal de até cinco salários mínimos que residem em áreas urbanas consolidadas.
Barra Mansa recebe circuito com
O Parque Natural de Saudade de Barra Mansa recebe, nesta quarta-feira (17), o Circuito Integração – Seminário Regional de Contabilidade. A iniciativa é promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e tem o apoio da prefeitura.
Angra dos Reis
O evento tem uma programação extensa, ao reunir especialistas e autoridades da área contábil para debater temas como área pública, fiscalização, inteligência artificial, empreendedorismo e reforma tributária.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: bit.ly/INTEGRACAOBARRAMANSA
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
9h30 – Abertura (Rafael Machado – presidente do CRC-RJ) e Jorge Almeida (vice-presidente de Interior do CRC RJ); 10h – Bate-papo com Rafael Machado - Fiscalização do CRC-RJ; 11h – Palestra: Liderança Estratégica para Profissionais da Contabilidade, com Edilson Jr.; 14h – Palestra: Área Pública, com Bruno Campos; 15h – Imersão da Reforma Tributária: Descomplicando o novo cenário tributário, com Pedro Barreto.
Angra realiza Café & Negócio para orientar empresas sobre cidadania fiscal
As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis, realiza o encontro Café & Negócio nesta terça-feira (16), às 9h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O evento contará com uma palestra especial da Receita Federal e a participação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que vão explicar como empresas podem destinar parte do imposto de renda ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo da Pessoa Idosa, por meio do Programa “Eu Sou Cidadão Solidário”. Entre os objetivos do encontro está a promoção, entre os empresários angrenses, da cidadania fiscal, e a demonstração de que
é possível contribuir diretamente para o fortalecimento de ações sociais na cidade, sem custo adicional para as empresas. O evento também será uma oportunidade para troca de informações, networking e fortalecimento de parcerias em prol da comunidade.
A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP-VR) realizará nesta terça-feira (16), às 19h, a palestra exclusiva intitulada “Siderurgia para não siderurgistas”. O evento acontecerá na sede da entidade, localizada na Rua Emb. Assis Chateaubriand, nº 18, Bairro Aterrado, Volta Redonda, e tem como objetivo tornar o universo da siderurgia mais acessível a profissionais de outras áreas e ao público interessado no setor.
O palestrante será o engenheiro metalúrgico Márcio Frazão Guimarães Lins, Diretor Executivo de Siderurgia da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Com vasta experiência no setor industrial, Márcio Lins também é professor da Escola de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como consultor de gestão e especialista em planejamento estratégico. Ao longo da carreira, ocupou posições de liderança no Brasil e no exterior, sendo reconhecido como uma das principais referências na área. Durante a palestra, Márcio abordará os principais conceitos da siderurgia, sua relevância para a economia e a cadeia produtiva do país, além de apresentar informações inéditas sobre a situação atual da CSN. O conteúdo é destinado a empresários, estudantes, profissionais de áreas correlatas e todos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp da ACIAP-VR: (24) 99836-0988.
Prefeitura Municipal de Piraí, através da Secretaria Municipal de Administração, comunica aos interessados que fica adiada a abertura do Pregão Eletrônico nº 027/2025, referente à Prestação de Serviços de Roçada Mecânica, Capina, Limpeza e Transporte, para o dia 01/10/2025 às 09 horas, em decorrência de alterações no edital. Informações: Este edital e seus anexos estarão disponíveis no endereço eletrônico WWW.NOVOBBMNET.COM.BR, podendo alternativamente, ser adquirido na Secretaria Municipal de Administração, no endereço acima referido, no horário de 08h às 17h, de segunda à sexta-feira – Tel: (024) 2431-9964/9950, ou por meio eletrônico https://transparencia.pirai.rj.gov.br/contratos-e-licitacoes. Secretaria Municipal de Administração
Evento
vai
até domingo (21) e reúne atrações musicais gratuitas, gastronomia diversificada, parque de diversões e ações sociais
Barra Mansa
A cidade de Barra Mansa realiza a partir desta quinta-feira (18), o 1º Festival da Primavera, que acontece na Praça Dom Sebastião Leme, no bairro Saudade, em frente à Igreja de Santo Antônio. O evento vai até domingo (21) e reúne atrações musicais gratuitas, gastronomia diversificada, parque de diversões e ações
sociais. A programação musical começa na quinta-feira com a dupla Rodrigo Gavi & Fabi. Na sexta-feira (19), o público poderá conferir o show de Carlinhos Meninja. No sábado (20), a banda Figurótico apresenta o melhor do rock, e o domingo (21) encerra o festival com Jô & Samuel e Jorge Guilherme & Os 220, em uma dobradinha sertaneja.
Além da diversão, o festival contará com uma ação de conscientização e solidariedade. No sábado, às 10h, será realizada uma atividade voltada ao apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando o compromisso com a inclusão social.
Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, será palco da Semana Cultural entre os dias 22 e 26 de setembro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e promete reunir atrações gratuitas para todas as idades. A programação contará com quatro grandes eventos realizados simultaneamente em diferentes espaços do bairro, que concentra importantes equipamentos culturais.
Um dos destaques será no Memorial Zumbi dos Palmares, que sediará a 19ª edição da Pri-
mavera dos Museus. Promovida nacionalmente pelo Ministério da Cultura, a edição deste ano traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. No espaço, o público poderá participar de rodas de conversa, sessões de cinema, visitas guiadas, exposições de artes visuais, entre outras atividades.
Na segunda-feira (22), a Biblioteca Municipal Raul de Leoni celebra seus 70 anos com uma programação especial. A maior biblioteca pública do Médio Paraíba oferecerá palestras, rodas de conversa, apresentações musicais de voz e violão, dança, contação de histórias, feira de
artesanato, a presença da van do projeto Biblioteca Sobre Rodas, além de apresentações do Coral Municipal.
Já nos dias 25 e 26 de setembro, o térreo da biblioteca receberá uma arena de cinema ao ar livre com o projeto Caravana Cine na Estrada, realizado em parceria com o Sesi/Firjan. Serão exibidas sessões para o público infantojuvenil e para toda a família.
Outro espaço integrado à programação será o Espaço das Artes Zélia Arbex, que receberá uma oficina do Programa de Formação Cultural. A atividade, em parceria com o Sebrae, tem
como objetivo orientar os artistas locais sobre a profissionalização e a regularização do MEI (Microempreendedor Individual).
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, a proposta é oferecer uma experiência cultural ampla e democrática.
“A Secretaria Municipal de Cultura agradece imensamente o apoio e a parceria do Conselho Municipal de Cultura, da Academia Volta-Redondense de Letras, do Sebrae e da Firjan, que tornam possível a realização deste grande encontro da cultura”, afirmou.
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, será o representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. Protagonizado por Wagner Moura, o longa é ambientado em 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife, mas acaba mergulhado em um universo de espionagem e paranoia.
Embora ainda não tenha estreado em circuito nacional, O Agente Secreto já conquistou diversos prêmios internacionais, incluindo Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, uma das mais prestigiadas premiações do cinema mundial.
Passo a passo da disputa Ser escolhido como representante brasileiro não garante indicação ao Oscar. Cada país envia um filme para a disputa, e a Academia seleciona os concorrentes oficiais. A cerimônia de
premiação está marcada para 15 de março de 2026.
Os outros filmes pré-selecionados para representar o Brasil foram: Baby (Marcelo Caetano), Kasa Branca (Luciano Vidigal), Manas (Marianna Brennand), O Último Azul (Gabriel Mascaro) e Oeste Outra Vez (Érico Rassi).
No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na mesma categoria. Com informações da Agência Brasil.
Espetáculo “As Aventuras de Moana” chega a Resende e BM neste fim de semana
Sul Fluminense
O espetáculo As Aventuras de Moana será apresentado em Resende e Barra Mansa neste fim de semana, nos dias 20 e 21. Com classificação livre, acessibilidade em Libras e audiodescrição, as apresentações integram a temporada 2025 do Diversão em Cena, programa de democratização do acesso à cultura promovido pela Fundação ArcelorMittal.
Peça gratuita terá audiodescrição,
Em Resende, a apresentação será no sábado (20), às 18h, na Praça do Esporte e da Cultura (Praça PEC), no bairro Morada da Montanha. No domingo (21), a turnê segue para Barra Mansa, com exibição na Avenida Roosevelt Brasil, no centro da cidade, às 11h. A peça é recomendada para crianças a partir de 3 anos. Inspirada no longa-metragem da Disney, a peça conta a história de Moana, uma jovem da Oceania. Em sua jornada para salvar o povo, ela encontra o semideus lendário Maui, que a guia em sua busca para se tornar mestre em encontrar caminhos. Juntos, eles navegam pelos mares em uma aventura incrível, que o público acompanha por meio de uma proposta interativa, com música ao vivo e visual impressionante.