10718 - Diario - Quinta-feira 17.04.25

Page 1


Quinta-feira, 17 de abril de 2025 | Ano 32 • Edição 10718

Governo Federal prioriza reativação de ferrovia entre Angra e Barra Mansa

Projeto de 108 km pode movimentar 25 mil contêineres/ano; prefeitura antecipa adaptações no porto para nova rota logística

O governo federal incluiu a ferrovia desativada entre Angra dos Reis e Barra Mansa (108 km) em um chamamento público para concessão à iniciativa privada. O projeto, prioritário para a ANTT, pode movimentar 25 mil contêineres/ano, com foco em cargas e fertilizantes. A prefeitura de Angra destaca a preparação portuária para o novo fluxo logístico, visando diversificar a economia local. O edital deve ser lançado no segundo semestre deste ano, com contrato assinado até dezembro.

CSN é eleita

Fornecedora do Ano pela GM pela 3ª vez

A CSN recebeu o prêmio ‘Supplier of the Year 2024’ da General Motors, integrando o seleto grupo de menos de 1% dos fornecedores globais da montadora. A honraria, entregue nos EUA, reconhece excelência em qualidade, inovação e sustentabilidade.

Com o prêmio, a siderúrgica brasileira, com destaque para a Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, consolida sua posição no mercado automotivo. Esta é a terceira vez que a CSN conquista o título.  CIDADES | Página 6

Reativação ferroviária representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas em

“Direitos transformam sonhos em realidade”, diz jovem de VR abraçada por Lula na Nissan

OPERAÇÃO EM VR

PRENDE AGIOTA QUE COBRAVA 100% DE JUROS E TINHA LISTA COM 30 VÍTIMAS

 POLÍCIA | Página 4

OPERAÇÃO EM

Thaís Santos, 26 anos, operadora de produção na Nissan em Resende, emocionou o presidente Lula ao relatar como superou dificuldades com ajuda do Pronatec. Filha de mãe solo, formou-se em mecânica e hoje trabalha na multinacional. Durante lançamento do novo Kicks, seu depoimento sobre educação e oportunidades rendeu um abraço que viralizou nas redes sociais.

 POLÍTICA | Página 3

ILHA DE ANGRA APREENDE 43 KG DE DROGAS E DESMONTA ‘LABORATÓRIO’ DO CV

 POLÍCIA | Página 4

OPEIFRJ-VR TERÁ NOVO REFEITÓRIO COM VERBA FEDERAL DE R$ 500 MIL

 MOSAICO | Página 3

Tande Viera articula investimentos para Resende com governo federal

Prefeito de Resende aproveitou discurso na Nissan para pedir financiamento para Hospital do Câncer

BM REFORÇA COMBATE À DENGUE E OROPOUCHE COM NOVOS AGENTES E MULTAS AMBIENTAIS

 CIDADES | Página 6

GOVERNO PROPÕE SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.630 EM 2026 COM REAJUSTE DE 7,37%

 ECONOMIA | Página 7

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS ESTREIA PROGRAMA DE ESTÁGIOS PARA REGIÃO

 ECONOMIA | Página 7

sólidos.

Foto: ANTT
Fotos: Reprodução Gov.br
Thaís concedeu entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta quarta-feira (16)

Jovem de Volta Redonda emociona

Lula ao contar trajetória de superação

Thaís Santos, ex-aluna do Pronatec e filha de mãe solo, virou símbolo de oportunidades após abraço do presidente durante lançamento do novo Nissan Kicks, em Resende

Resende

Durante o evento de lançamento do novo Nissan Kicks, na unidade da montadora japonesa em Resende, na terça-feira (15), chamou a atenção uma jovem colaboradora da empresa que, convidada a falar sobre sua trajetória profissional, emocionou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não só a parabenizou por sua garra, como também a abraçou e a mostrou como exemplo de que, com acesso a oportunidades, todos podem sonhar e realizar seus sonhos.

Moradora de Volta Redonda, Thaís Santos Costa de Farias,

Nova

de 26 anos, é operadora de produção da Nissan Resende, e teve seu rosto estampado em todo o país ao ser abraçada pelo presidente. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta quarta-feira (16), Thaís diz ter vivido um momento único e conta que o Pronatec – programa do governo federal que oferece cursos técnicos e profissionalizantes de forma gratuita – foi uma das políticas públicas que a ajudaram a construir uma carreira. De origem humilde, filha de mãe solo, Thaís conseguiu concluir o ensino técnico em Mecânica. “Concluir meu técnico em mecânica impactou minha vida de uma forma positiva, permi-

UBM apresenta modelo inovador de estágio

No início deste mês, a Nova UBM apresentou um programa de estágio com proposta diferenciada e foco na formação prática de alunos, durante encontro na Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa (Aciap-BM). O reitor da instituição, professor Bruno Lemos, conduziu a apresentação ao lado do CEO da DMS Logística, Vitor Gonzaga, e dos representantes da empresa de agenciamento de estágios JobNest, Marcus Vinícius e Tatiana Salume.

O programa é resultado de uma parceria entre a Nova UBM e a JobNest, e já envolveu mais de 260 estudantes. O objetivo do modelo é conectar a formação acadêmica dos alunos às demandas práticas do mercado de trabalho através de estágios curriculares e extracurriculares estruturados a partir das necessidades específicas de empresas parceiras.

“Acreditamos que, juntos, podemos criar oportunidades significativas para o crescimento profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que oferecemos às empresas acesso a novos talentos potenciais”, disse Vitor Gonzaga.

O programa possibilita que empresas com demandas direcionadas contratem esse serviço, que oferece equipes formadas conforme as exigências de cada área. A proposta da Nova UBM é garantir, mesmo em fase de formação, uma oferta qualificada de mão de obra.

O funcionamento do projeto está estruturado na criação dos chamados “times de base”: grupos de 5 a 10 alunos, orientados por um professor, que trabalham de forma coordenada em projetos demandados pelas empresas. A maior parte da atuação ocorre de forma remota, o que amplia o alcance e a flexibilidade da iniciativa.

“A parceria funciona a partir da demanda das empresas, que entram em contato conosco apresentando suas intenções de projetos. A partir das demandas apresentadas, nosso pessoal realiza a triagem e compõe um ou mais grupos de alunos que chamamos de times. Esses times

tindo com que eu conseguisse emprego em uma multinacional, me gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, contou, acrescentando que a força que a impulsionou a conquistar seus sonhos

foi a vontade de querer transformar sua vida para melhor. “Ter qualidade de vida. Acreditar que, para além de sonhar, eu poderia realizar. A fé me sustentou nos meus dias difíceis”. Questionada sobre a impor-

tância da educação na vida de todo cidadão brasileiro, Thaís diz acreditar que a educação precisa estar atrelada às oportunidades de emprego. “Acredito muito nisso, e que seja acompanhada de políticas que reforcem a garantia à moradia, ao alimento, transporte. Tudo está entrelaçado e é importante que todas estejam funcionando como uma engrenagem pra termos sucesso”, destaca a jovem. Sobre a experiência de estar lado a lado com a maior autoridade política do Brasil – e um dos líderes políticos mais conhecidos do mundo –, Thaís não disfarça o que sente. “Foi de uma emoção inenarrável, ter o meu corpo, que carrega a minha história, sendo abraçado pelo presidente da República, que foi pilar para a implementação dos programas de educação no governo que me trouxeram até aqui hoje”, frisa. E deixa, além de uma mensagem de superação, um aceno de esperança: “Só estou aqui hoje porque outras mulheres abriram as portas para que eu pudesse passar. Não podemos desistir. Como já dizia Emicida: ‘você é o único representante dos seus sonhos aqui na terra’. Que possamos ter os nossos direitos garantidos para que seja possível, para além de sonhar, realizar”, conclui Thaís.

Encontro fortalece laços entre Volta Redonda e Japão

são liderados por um professor, que realiza um cronograma de trabalho e distribui as tarefas entre os alunos. Então os alunos realizam diariamente suas atividades, fazendo entregas periódicas (semanais, quinzenais ou mensais). Conforme as características de cada projeto, as entregas são repassadas às empresas contratantes”, explicou o reitor da Nova UBM, Bruno Lemos. Entre os benefícios destacados para as empresas estão a possibilidade de identificar novos talentos, criar bancos de profissionais em formação, reduzir custos e fortalecer a imagem institucional como empregadora. Para os alunos, os ganhos envolvem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, o cumprimento da carga de estágio obrigatória e o recebimento de bolsa remunerada paga pela empresa. “Esse modelo de estágio mostra a capacidade da Nova UBM inovar, buscando atender às demandas das empresas e inserir de forma concreta seus alunos no mercado de trabalho. É um exemplo típico da parceria ganha-ganha, ou seja, ganham os alunos que podem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e ganham as empresas com o desenvolvimento dos seus projetos por meio de uma mão de obra especializada e customizada”, complementou o reitor.

A iniciativa também foi elogiada pela direção da Aciap-BM. “A Aciap acredita nessa parceria pois se trata de uma boa solução para formar mão de obra qualificada na cidade de Barra Mansa, ajudando desta forma todas as empresas locais. Essa ação é importante porque também deixa os alunos melhor preparados para o mercado de trabalho, pois ao atuarem em demandas reais das empresas, complementam a formação de qualidade que recebem da Nova UBM, formação esta já reconhecida pelos empresários da nossa região”, afirmou o presidente da entidade, Matheus Gattás.

Empresas interessadas em aderir ao modelo ou obter mais informações podem entrar em contato com a Central de Relacionamentos da Nova UBM pelo telefone/Whatsapp (24) 3325-0247.

O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria – representando o prefeito Antônio Francisco Neto –, se reuniu nessa terça-feira (15), no gabinete da prefeitura, com o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, e sua equipe, além de membros da Associação Nipo-Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa. O encontro foi articulado pelo secretário municipal do Gegov (Gabinete de Estratégia Governamental), Carlos Macedo, e contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré. Durante o encontro, foram abordados temas como a relação de amizade entre o Brasil e o Japão, e o cônsul-geral lembrou que 2025 é o ano em se celebram 130 anos das relações diplomáticas entre os países – em 1895 foi assinado em Paris, na França, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Japão e Brasil. “Obrigado pela oportunidade. Este ano é especialmente importante pelo intercâmbio da amizade. E vamos cooperar ainda mais nessas relações bilaterais. A presença da comunidade nipo-brasileira, a maior do mundo, que realiza um trabalho importante para fortalecer os laços”, destacou o cônsul-geral do Japão, que estava com a vice-cônsul da seção política, Kana Hasegawa, e a assessora Caroline Spagnolo. Os visitantes também conheceram, por meio de vídeos institucionais apresentados na reunião, um

pouco dos projetos desenvolvidos pelo governo municipal, como o Centro de Atendimento para Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), o Diploma Cidadão e o Viva a Melhor Idade, entre outros.

“Nosso prefeito Neto tem um foco nas questões de educação, no social, na saúde, que temos a meta de ser a melhor do Brasil. A segurança também, com parcerias com o Governo do Estado, a integração com as forças de segurança e o investimento em tecnologia, com câmeras de monitoramento”, lembrou o vice-prefeito Faria.

O secretário Carlos Macedo aproveitou a ocasião para colocar o governo municipal à disposição para firmar mais parcerias, implementando programas e projetos com a comunidade nipo-brasileira na cidade.

“Volta Redonda é um polo na região, concentrando serviços, e temos também outras áreas do governo que podem estabelecer parcerias, como a Cultura e a Juventude, por exemplo”,

citou o secretário do Gegov.

PRAÇA JAPÃO GANHARÁ REVITALIZAÇÃO

Antes de se encontrar com representantes da prefeitura, o cônsul-geral Takashi Manabe visitou a Praça Japão, na Vila Santa Cecília, acompanhado de membros da Associação Nipo-Brasileira de VR/BM. O secretário da SMDET, Sérgio Sodré, lembrou que a praça passou recentemente por uma limpeza e citou que já há um planejamento para revitalização do espaço público, tradicional no município.

“Temos muitas possibilidades de parcerias e contamos com a ajuda da associação nipo-brasileira para revitalizarmos a Praça Japão, que pode ser utilizada para inúmeros projetos em prol da população”, destacou Sodré, que estava acompanhado do subsecretário Fernando Lee e da diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido. A presidente da Associação Ni-

po-Brasileira de VR/BM, Kumiko Ana Lúcia Nishi, prontamente colocou a entidade filantrópica à disposição para colaborar na revitalização do espaço público, que simboliza a amizade entre os dois povos. “Temos aula de Taiko (tambor em japonês), com o grupo Wataridori, e podemos até levar essa prática para a Praça Japão, entre outras possibilidades”, destacou a presidente, acompanhada da 2ª diretora-tesoureira da associação, Rebeca Nishi.

“Inclusive, podemos incluir apresentações de Taiko durante os passeios do ‘Turistando em VR’, agregando mais cultura ao projeto e atraindo mais visitantes”, acrescentou a diretora de Turismo, Débora Cândido, citando o projeto da SMDET que promove passeios, a bordo de uma van, com guia turístico, a pontos culturais e históricos da cidade.

“Com certeza voltarei a Volta Redonda”, afirmou o cônsul-geral Takashi Manabe.

“E quando vier, poderá conhecer outros espaços importantes, como o futuro Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda, que integra ciência, educação, cultura, com um planetário de última geração”, convidou o secretário Sérgio Sodré. Ao final do encontro no gabinete, o cônsul-geral recebeu uma camisa do Voltaço (Volta Redonda Futebol Clube) e um souvenir de artesanato do Projeto Arigó. Em contrapartida, Takashi Manabe entregou kits com material turístico do Japão e que simbolizam a relação de amizade entre os países.

Curso gratuito em Volta Redonda une saberes ancestrais e saúde mental

Estão abertas as inscrições para o curso Muntú, realizado pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), em parceria com o Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A 2ª edição da formação tem como tema Etnosaberes e Psicologia de Terreiro, a sabedoria de terreiro para a saúde mental. O curso gratuito, realizado em Volta Redonda, é voltado para estudantes e profissionais da psicologia, da área da saúde, da educação, movimentos e coletivos sociais e culturais, além de pessoas interessadas na capacitação em saúde e cuidados afro referenciados. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site https://portal.ifrj.edu.br/volta-redonda/curso. As aulas serão ministradas por profissionais da psicologia, da saúde e sacerdotes do CENSG. Pai Sid

por profissionais da psicologia, da saúde e sacerdotes do CENSG

Soares, um dos idealizadores do curso Muntú, explica que o tema da 2ª edição tem uma importância política, acadêmica e comunitária por valorizar os saberes ancestrais e evidenciar como os terreiros são, mais que espaços de culto religioso, territórios de produção de conheci-

mento e combate ao racismo.

“Esperamos contribuir para que profissionais de cuidados em saúde tenham abordagens mais humanizadas e acolhedoras, influenciando também na promoção de políticas públicas mais inclusivas, que respeitem a diversidade cultural

e religiosa de cada um. Muntú, mais do que um curso de extensão, visa contribuir para uma formação política, emocional e social da comunidade de terreiro e de cada participante, colocando o território ancestral como um espaço de troca, escuta e acolhimento. Entendendo as causas do adoecimento do indivíduo, mas, sobretudo, apresentando caminhos e tecnologias para uma superação coletiva, é que podemos honrar o sentido de comunidade, isso é Muntú”, destaca Pai Sid Soares.

SERVIÇO

Curso Muntú Etnosaberes e Psicologia de Terreiro

Inscrições: 16/04 a 09/05

Início das aulas: 17/05

Carga-horária: 36h

Modalidade: Presencial

Thaís Santos é moradora de Volta Redonda e colaboradora da Nissan, em Resende
Ricardo Stuckert/PR
Volta Redonda
Revitalização da Praça Japão foi um dos temas tratados no encontro
Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR
Barra Mansa
Programa é resultado de uma parceria entre a Nova UBM e a JobNest, e já envolveu mais de 260 estudantes
Divulgação
Aulas serão ministradas

Tande cobra investimentos federais durante visita de Lula a Resende

Um dos eventos mais marcantes da politica no Sul Fluminense, neste primeiro quadrimestre, foi a passagem do presidente Lula pela região. Na terça-feira (16), ele visitou as obras da Serra das Araras, em Paracambi, e a fábrica da Nissan, em Resende. Entre um evento e outro, aproveitou para almoçar com o ex-governador e atual prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão. ***

A presença de Lula movimentou os bastidores políticos. À cerimônia da Nissan, em Resende, compareceram o vereador Noel de Carvalho, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Odair Mariano – que, inclusive, foi convidado a subir ao palco para compor a comitiva presidencial – e o prefeito Tande Vieira, dentre outros.

***

Mas quem aproveitou – e muito bem – a deixa, foi Tande. Primeiro a discursar, ele pediu publicamente ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a revisão da Política Nacional de Prevenção ao Câncer. E argumentou que o município já tem um Hospital do Câncer em construção, mas é importante que haja financiamento federal. Em seguida, pediu atenção à votação dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

***

No dia anterior, segunda-feira (14), o presidente Lula havia regulamentado o Propag, programa que permite aos estados renegociarem suas dívidas com a União, oferecendo parcelamento em até 30 anos e descontos nos juros. Em troca, os governos estaduais devem investir em áreas como educação e segurança. A dívida total dos estados ultrapassa R$ 760 bilhões, concentrada principalmente em RJ, SP, MG e RS. Lula vetou trechos da proposta que flexibilizavam regras fiscais, gerando críticas de governadores – e de prefeitos.

***

No fim das contas, Tande aproveitou o momento certo para fazer chegar sua mensagem a quem decide.

GREVE DE FOME

O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) está em greve de fome há pouco mais de oito dias, protestando contra a recomendação do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pela cassação de seu mandato. O protesto gerou grande mobilização, com apoio de ministros, deputados, artistas e intelectuais. Glauber é acusado de quebra de decoro após agredir um militante do MBL , mas seus apoiadores consideram a cassação como perseguição política. O PSOL avalia estratégias jurídicas para recorrer da decisão, enquanto Glauber recebe apoio em vigílias e manifestações. Sete ministros do governo Lula e várias personalidades visitaram o parlamentar em seu protesto.

UM BILHÃO

A empresa 99 anunciou nesta quarta-feira (16) um investimento de R$ 1 bilhão no Brasil para expandir sua plataforma, incluindo o lançamento da 99Food, previsto para este ano. O anúncio foi feito durante encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin. A empresa opera em mais de 3,3 mil cidades e cresceu 125% em 2024. A 99 também enfrenta uma disputa judicial com a Prefeitura de São Paulo sobre o serviço de mototáxi. Apesar de decisão favorável em primeira instância, o serviço segue suspenso por liminar do TJSP.

TRANS I

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), entidade que atua na defesa dos direitos da população trans e travesti no Brasil, publicou uma nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada nesta quarta-feira (16), que restringe tratamentos médicos para crianças e adolescentes trans, como bloqueio hormonal e hormonização cruzada.

TRANS II

A Antra classificou a medida como um “retrocesso e um ataque aos direitos básicos da população trans, especialmente da juventude”. A ONG Mães pela Diversidade também se manifestou contra a resolução, assim como a ONG Minha Criança Trans. O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para investigar a legalidade da decisão do CFM. Em coletiva,

o conselho defendeu a medida com base em riscos médicos e revisões internacionais de protocolos.

DIPLOMÁTICO

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) denunciou que teve sua identidade de gênero desrespeitada pela embaixada dos EUA ao solicitar visto diplomático para participar de evento acadêmico no país. Segundo a parlamentar, o ato configura transfobia de Estado e também um problema diplomático, uma vez que ignorou seus documentos oficiais brasileiros. Erika enviou ofício ao Itamaraty pedindo resposta do governo e articula ação jurídica internacional. Ela participaria da Brazil Conference at Harvard & MIT, mas cancelou a viagem. A mudança de postura dos EUA, segundo Erika, se deve a decreto assinado por Donald Trump em 2025 que deixa de reconhecer pessoas trans.

FUNDO BAOBÁ

O programa Black STEM está com inscrições abertas até 30 de abril e oferece até R$ 35 mil em bolsas para estudantes negros em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática no exterior. A iniciativa é do Fundo Baobá, com apoio da B3 Social e parceria do Brasa. Além do auxílio financeiro, os bolsistas recebem suporte emocional, mentoria e acesso a uma rede de apoio. Na primeira edição, cinco jovens foram contemplados e estudam em países como Estados Unidos, China e Portugal. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal do Baobá e preencher o formulário de inscrição até o prazo final.

JIU JITSU

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o PL Nº 3964/2024, que institui o Dia Estadual do Professor de Jiu-Jitsu, a ser comemorado em 9 de setembro, data de nascimento de José Aldo. A proposta, do deputado Renan Jordy, homenageia o ex-lutador e destaca o papel transformador desses profissionais. O projeto também levanta o debate sobre a exigência de graduação em Educação Física para o exercício da profissão. A matéria recebeu apoio de parlamentares de diferentes partidos e segue para sanção do governador.

Ferrovia Angra-Barra Mansa entra na rota de reativação com investimentos privados

Projeto prioritário do governo federal pode diversificar economia angrense; prefeitura destaca preparação portuária para novo fluxo de cargas

Angra dos Reis

O trecho ferroviário desativado que liga Angra dos Reis a Barra Mansa passou a fazer parte oficialmente do novo modelo de chamamento público lançado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A inclusão foi anunciada na terça-feira (15), durante o evento Novos Caminhos Ferroviários, promovido pela própria agência, com a presença de representantes da Prefeitura de Angra.

Com extensão de 108 quilômetros, o trajeto está sob concessão da empresa FCCA S/A. A estimativa é que a demanda alcance 25 mil contêineres por ano, principalmente voltados ao

transporte de cargas e fertilizantes. A previsão do governo é que o chamamento público ocorra já no início do segundo semestre, com a assinatura do contrato até o fim do ano.

Durante a apresentação, a ANTT destacou projetos ferroviários considerados prioritários pela atual gestão federal, especialmente aqueles com potencial de atrair investimentos privados por meio de concessões. A expectativa do governo é que a ampliação da participação do mercado seja um passo decisivo para acelerar a reativação e modernização da malha ferroviária nacional.

Para Angra dos Reis, a possível reativação representa mais do que a retomada de um ramal

logístico: é vista como oportunidade de diversificar a matriz econômica e impulsionar o desenvolvimento local. A adequação da estrutura portuária, por exemplo, será um passo necessário para absorver o novo fluxo de cargas e facilitar o escoamento da produção. “A participação da Prefeitura de Angra nesse debate é fundamental para reforçar o nosso compromisso com a retomada do transporte ferroviário como ferramenta de desenvolvimento e geração de empregos. Estamos trabalhando para que a ferrovia volte a ser um vetor importante para o nosso crescimento”, destacou o prefeito Cláudio Ferreti. O secretário municipal de

IFRJ de VR recebe R$ 500

O campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Volta Redonda, vai receber um investimento de R$ 500 mil para a reforma de um espaço que será transformado no novo refeitório social da instituição. A verba foi confirmada durante visita do deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), a convite do deputado estadual Jari.

O novo refeitório atenderá uma demanda da comunidade acadêmica e será voltado a garantir melhores condições de permanência aos estudantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade. O espaço será destinado ao

Autoridades

Volta Redonda

acolhimento e à oferta de alimentação acessível, reforçando a importância da assistência estudantil no combate à evasão e no fortalecimento da educação pública. “O acesso à educação vai além da sala de aula. Garantir um refeitório digno e funcional é garantir condições básicas para que os alunos possam estudar com dignidade. Esse é um compromisso que assumimos com a juventude e com a educação pública do nosso país”, afirmou Bandeira de Mello. O recurso integra a Ação Orçamentária para funcionamento de instituições federais, que permite a manutenção de estruturas, aquisição de equipamentos e realização de reformas.

de Maricá

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu nesta quarta-feira (16), em seu gabinete, uma comitiva de autoridades do município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, que veio conhecer os projetos voltados à terceira idade. Muitos dos programas já eram conhecidos pelos visitantes. Entre os destaques apresentados estavam as atividades físicas promovidas nos ginásios da cidade; o programa “Viva a Melhor

Planejamento e Gestão, André Pimenta, também marcou presença no evento e reforçou o alinhamento da administração municipal às diretrizes do governo federal. “Seguiremos trabalhando em parceria com o Governo Federal, além da iniciativa privada, para que Angra assuma um papel estratégico nesse movimento de retomada da malha ferroviária nacional”, disse André. Segundo ele, o município está “atento aos avanços regulatórios do país”, e as tratativas com o governo federal não são recentes. A cidade já vinha se preparando para buscar protagonismo dentro do novo ciclo de investimentos em infraestrutura ferroviária.

mil para novo refeitório

conhecem projetos de VR para idosos

Idade”, que oferece viagens aos idosos assíduos nas ações das secretarias de Assistência Social e de Esporte e Lazer; o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos); o Bloco da Vida; além de projetos em desenvolvimento, como o futuro Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Roma. “Gostei muito desses projetos e de como a prefeitura trabalha. Estão de parabéns. É um ganho muito grande para nós levarmos essas ideias. Com certeza, vamos

aplicar muitas ações em benefício dos idosos em Maricá”, afirmou o secretário Amarildo Ribeiro da Silva, responsável pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade de Maricá. A comitiva também contou com o vereador Ademilton da Silva Diniz, o Tatai, que elogiou as ações de Volta Redonda. “Estou, assim, sem palavras, de verdade. O prefeito se dedica aos idosos, e vi projetos incríveis. Lá em Maricá, fui secretário da pessoa idosa e sei o quanto essas iniciativas fazem diferença. Vou

levar tudo o que vi aqui para nossa cidade, com certeza”, afirmou o parlamentar. O prefeito Neto agradeceu a visita e destacou o papel de Volta Redonda como referência no atendimento à população idosa. “Seja na saúde, na educação ou no social, vamos sempre trabalhar para cuidar da Melhor Idade. Precisamos valorizar quem tanto fez — e ainda faz — pela cidade. Espero que nossos projetos sirvam de inspiração para outros municípios”, concluiu Neto.

LDO 2026 sinaliza aperto: R$ 83 bi livres após saúde, educação e emendas

País

Nos anexos do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (PLN 2/25), o governo projeta para o ano que vem despesas não obrigatórias de apenas R$ 83 bilhões após o cumprimento dos mínimos constitucionais da saúde e da educação e da reserva para emendas parlamentares. Os técnicos do governo não sabem afirmar se esse valor seria suficiente para garantir o piso de investimentos previsto no arcabouço fiscal e o custeio da máquina pública. O secretário de Orçamento Federal, Clayton Montes, disse que existem estudos que apontam a necessidade de cerca de R$ 70 bilhões para o custeio. Já o piso de investimentos está estimado em R$ 82,2 bilhões no Orçamento de 2026. Mas parte deste valor pode estar incluída nos mínimos constitucionais. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da LDO de 2026, disse ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, que a queda das despesas discricionárias decorre do aumento das obrigatórias e da existência de um limite para as despesas em geral. “É um dos problemas que nós temos que enfrentar na discussão deste ano. Logicamente, não na peça da LDO, mas para se preocupar enquanto Congresso sobre o que nós vamos fazer para que em 2027 a gente tenha condições de operar o Orçamento de forma tranquila”, afirmou.

Para 2027, os anexos da LDO mostram que faltarão R$ 11 bilhões apenas para pagar os mínimos constitucionais e as emendas. Apesar das dificuldades, Zarattini acredita que o governo vai cumprir a meta de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto para 2026, assim como cumpriu as metas anteriores. O deputado afirma que o governo deve apresentar mais medidas que garantam isso, mas que existem limites para o que pode ser feito.

“Todos viram a fala recente do Armínio Fraga [ex-presidente do Banco Central], propondo o congelamento do salário mínimo por seis anos. Congelando o salário mínimo, congelam-se os benefícios sociais, previdenciários e dos aposentados. Este governo não está de acordo com essa política e não vai fazer isso, que só interessa a certos setores do mercado e desinteressa à grande maioria do povo brasileiro”, disse Zarattini. Na nova LDO, o governo também sugere que as despesas do Programa de Aceleração do Crescimento possam ser executadas caso o Orçamento de 2026 não seja aprovado até o final deste ano. A mensagem que acompanha o projeto afirma que a medida considera o atraso ocorrido na aprovação do Orçamento de 2025, que só foi votado em 20 de março pelo Congresso. Segundo o governo, a paralisação do PAC prejudica o atingimento dos objetivos de promoção do desenvolvimento econômico e social do país.

A LDO estabelece as regras de elaboração e execução do Orçamento do ano seguinte. Outros pontos da LDO de 2026:

RESERVA PARA EMENDAS

A LDO prevê R$ 53 bilhões em emendas parlamentares em 2026. Para as emendas de bancadas, foi definido que os “projetos estruturantes” aceitos são aqueles relacionados às políticas públicas citadas na Lei Complementar 210/24 e que devem estar previstos pelos órgãos e unidades executores das políticas.

EMENDAS DE COMISSÃO

No caso das emendas de comissão, o projeto propõe que o interesse nacional ou regional previsto na lei complementar deve compreender ações orçamentárias que envolvam mais de uma microrregião e que atendam a um dos seguintes critérios: integrem planos ou programas nacionais ou regionais previstos na Constituição; estejam previstos em portarias dos órgãos e unidades executores de políticas públicas; ou sejam de competência da União, e sejam executados diretamente ou de forma descentralizada por Estados ou pelo Distrito Federal.

DESPESA PRIMÁRIA

O governo projeta queda da

despesa em relação ao Produto Interno Bruto de 18,92% em 2026 para 16,89% em 2029. As despesas que mais caem são as não obrigatórias, as obrigatórias com controle de fluxo (saúde e educação) e pessoal. Os principais aumentos são com os fundos de compensação dos estados por perdas com a reforma tributária e com o pagamento do Benefício de Prestação Continuada e da Renda Mensal Vitalícia.

PATRIMÔNIO

No que diz respeito às despesas de conservação do patrimônio público, o texto prevê que somente poderão ser incluídos novos projetos no Orçamento se as despesas de conservação e recuperação do patrimônio da União estiverem suficientemente contempladas.

PROGRAMAÇÃO

ORÇAMENTÁRIA

Os limites de pagamento e de movimentação financeira não poderão ultrapassar os limites orçamentários, exceto quando as estimativas de receitas e despesas durante o exercício indicarem que não haverá comprometimento na obtenção da meta de resultado primário. O projeto propõe que essa verificação ocorra a partir do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do quinto bimestre. Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Volta Redonda
Eduardo Bandeira de Mello visitou campus a convite do deputado estadual Jari

Em Angra, PM desativa laboratório do CV que funcionava em ilha

Ação do Serviço Reservado destruiu estrutura de produção e armazenamento; caso será investigado pela 166ª DP

Angra dos Reis

Uma operação da Polícia Militar realizada nesta quarta-feira (16), na Ilha Comprida, em Angra dos Reis, descobriu um laboratório de produção e armazenamento de drogas pertencente à facção criminosa Comando Vermelho.

A ação foi conduzida por agentes do Serviço Reservado (P2) do 33º Batalhão de Polícia Militar. O local, identificado como um acampamento utilizado pelo tráfico das Casinhas do Bracuhy, foi monitorado sistematicamente até a abordagem.

Durante a operação, os policiais apreenderam aproximadamente 40 quilos de cocaína, dois quilos de crack e um quilo de maconha. A ocorrência foi registrada na 166ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação do caso.

Volta Redonda

Um homem de 25 anos foi preso nessa terça-feira (15), suspeito de praticar o crime de extorsão contra um balconista de 27 anos, morador do distrito de Arrozal, em Piraí. A operação, comandada pelo delegado Antônio Furtado, da 94ª Delegacia de Polícia, aconteceu em conjunto com a 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda e policiais militares do 10º Batalhão. Nos endereços do agiota nos bairros Jardim Belvedere e Três Poços, em Volta Redonda, e em Arrozal, distrito de Piraí, foram encontradas três pistolas, um revólver, um simulacro de revólver e mais de 600 munições de calibres diversos. “Após investigação sobre o agiota, descobrimos três endereços ligados a ele: um em Arrozal, Piraí, os outros em Três Poços e Jardim Belvedere, em Volta Redonda. No endereço de Três Poços, o homem foi encontrado com uma das pistolas e conseguimos realizar a prisão em flagrante

e, nos demais endereços apreendemos outras três armas de fogo, um simulacro de revólver e mais de 600 munições. Também foram apreendidos um aparelho celular, computador e um iPad”, contou o delegado Antônio Furtado. A investigação começou após a vítima do agiota registrar um

caso de extorsão. Segundo o relato, as ameaças começaram após o valor de R$500, não ter sido pago e, com os juros de 100% cobrado, a dívida ter chegado ao valor de R$6 mil.

“O balconista fez a denúncia depois de ser abordado na rua, em Arrozal, enquanto estava com

a esposa e o filho de 4 anos, pelo agiota. O homem teria se aproximado de moto e mostrado uma pistola na cintura e perguntado se a vítima queria morrer ali. Isso porque o homem teria pegado R$500 emprestado, mas, com os juros cobrados de 100%, não conseguiu quitar a dívida e passou a sofrer as ameaças”, explicou o delegado Antônio Furtado.

Durante a análise do computador apreendido, a polícia descobriu um cadastro com, pelo menos, 30 pessoas que também teriam contraído empréstimos com o agiota, nos valores variando de R$300 a R$5 mil.

“Faço um apelo à população de Piraí. Se você foi vítima desse agiota, compareça à 94ª DP e registre sua denúncia. Precisamos fazer com que ele responda por todos os crimes praticados. É dessa forma que nós vamos continuar o nosso trabalho de limpar Piraí. Não vamos deixar sair impunes aqueles que vivem do crime e da exploração da miséria alheia”, concluiu Furtado.

O secretário e o subsecretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique e subtenente Amauri Pego, participaram nesta semana de uma reunião promovida pela Associação de Moradores do bairro Voldac para tratar de segurança. O encontro, que contou também com a presença do comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel Moisés Sardemberg, ocorreu após o registro de práticas delituosas pontuais nos últimos dias naquela região, que abrange também os bairros São João Batista e Jardim Caroline. Coronel Henrique explicou que a segurança foi reforçada no local e lembrou os investimentos feitos pela prefeitura na prevenção e combate às práticas delituosas, como, por exemplo, os grupos de WhatsApp criados pela Ordem Pública e o Sistema Integrado de Segurança Pública, serviço suplementar ao policiamento ostensivo

feito pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “Não existe nenhuma mancha criminal que seja contundente na região do bairro Voldac, o que ocorreram foram práticas delituosas pontuais. Por conta disso, já estamos reforçando o patrulhamento suplementar, visando dar maior tranquilidade aos moradores e evitar que novas situações similares possam acontecer”, disse o secretário, completando.

“Nos próximos dias vamos integrar mais câmeras particulares na Voldac ao sistema de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Isso vai ampliar a nossa capacidade de vigilância, fortalecendo o trabalho das forças de segurança pública, promovendo maior sensação de segurança e também inibindo as práticas delituosas”, enfatizou Coronel Henrique. Participaram também do encontro os vereadores Rodrigo Furtado, Simar e Gisele Klinger.

Policiais militares recebem homenagem da Câmara de Pinheiral

Pinheiral

O dinheiro arrecadado mensalmente para a formatura das crianças da Creche Dom Waldyr Calheiros, no bairro Ano Bom, foi furtado na madrugada desta quarta-feira (16). O suspeito

teria invadido a unidade escolar após quebrar um basculante de vidro, depredado a creche e entrado na sala da diretoria, levando apenas o valor guardado para a cerimônia. O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, se pronunciou pe-

las redes sociais, lamentando o ocorrido e reforçando a importância da instalação de câmeras de segurança nas escolas. “Vamos puxar as câmeras e tentar identificar, mas isso reforça o nosso direcionamento de termos dentro de nossas escolas

câmeras, não só na recepção, mas em todas as salas. Vamos nos organizar para ter isso. Vamos fazer o boletim de ocorrência, mas é lamentável o que aconteceu aqui, esse ato de vandalismo, de furto de ‘vagabundo, sem vergonha’”, disse Furlani.

A Câmara Municipal de Pinheiral homenageou, por meio de uma Moção de Aplausos, uma equipe de policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do município. A honraria foi proposta pela vereadora Tânia Mara de Amorim da Silva e aprovada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa.

A homenagem, realizada na segunda-feira (14), teve como principal motivação uma operação de grande impacto, que resultou na apreensão de significativa quantidade de entorpecentes que seriam destinados ao abastecimento do tráfico durante o período de Carnaval. A ação impediu a circulação de drogas na cidade em uma das épocas mais críticas do ano, contribuindo diretamente para a tranquilidade da população.

adora, o trabalho desempenhado tem sido fundamental para o fortalecimento da segurança pública no município, gerando confiança nas instituições e devolvendo à população o sentimento de tranquilidade.

Um homem em situação de rua, de 43 anos, filmado vandalizando um carro, VW Fox branco, estacionado na Rua 12 de Outubro, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, foi preso nessa terça-feira (15) por agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública, serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A prisão ocorreu logo após a Semop tomar conhecimento do fato, através de imagens gravadas por populares.

O ato de vandalismo teria acontecido nessa terça, por volta de 13h. Com base nas características do suspeito e um levantamento de inteligência que contou com o uso de câmeras de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), uma equipe do Sistema Integrado, composta por policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração

na Segurança) e um profissional da Semop, conseguiu localizá-lo na Rua Luís de Camões, no bairro Voldac.

Ele foi detido e encaminhado à 93ª Delegacia de Polícia, onde o proprietário do VW Fox já havia registrado que teve o vidro do veículo quebrado enquanto ele estava estacionado na Rua 12 de Outubro.

O homem é suspeito também de depredar um carro na Voldac e tentar furtar um macaco hidráulico de uma oficina. Como não houve constatação de furtos ou registros, o suspeito foi autuado por dano e permaneceu preso na 93ª DP.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da denúncia, que graças a ela e ao sistema de monitoramento foi possível identificar e responsabilizar o homem em situação de rua.

“Conseguimos chegar até o autor do crime, a partir da denúncia e de todo o trabalho de inteligência e monitoramento. É importante que as pessoas denunciem imediatamente quando presenciarem alguma situação delituosa, porque estamos prontos para dar uma pronta resposta”, disse Coronel Henrique, completando: “Casos como esses demonstram a importância do in-

vestimento nas câmeras por parte do governo municipal, que vem solucionando crimes e auxiliando todas as forças de segurança em suas ações diárias. Logicamente que nós trabalhamos para que o crime não ocorra, mas caso ele aconteça, trabalhamos ainda mais para que não exista a certeza da impunidade”, concluiu.

A moção reconhece não apenas o êxito da operação, mas também o preparo técnico, a coragem e o comprometimento dos policiais com a preservação da ordem e da vida. De acordo com a vere-

A atuação estratégica da equipe também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, sob a gestão do secretário Anderson Costa Alonso. A integração entre as forças de segurança e o poder público tem sido apontada como essencial para o êxito das operações e para o avanço de políticas públicas voltadas à segurança da cidade. A Câmara destacou, ainda, que ações como essa golpeiam diretamente o tráfico de drogas, protegem as famílias e fortalecem os pilares de uma sociedade mais justa. A Moção de Aplausos representa, assim, o reconhecimento oficial do Poder Legislativo ao esforço, à dedicação e ao compromisso dos agentes públicos envolvidos na promoção da paz social em Pinheiral.

Polícia flagra intervenção ilegalem área de morro em Barra Mansa

Barra Mansa

Uma área de aproximadamente 500 metros quadrados foi degradada por atividades de corte de talude, terraplanagem e movimentação de solo em um terreno localizado na Rua Belo Horizonte, em Barra Mansa. A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (15) por policiais da 2ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), após denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177). Durante a fiscalização, a equipe constatou intervenções ambientais em um morro da região, sem que nenhum responsável estivesse presente no local. Diante da irregularidade, os policiais

encaminharam a ocorrência para a 90ª Delegacia de Polícia, com base no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata de construções ou atividades sem autorização legal. O Linha Verde é o canal do Disque Denúncia exclusivo para crimes ambientais. A população pode colaborar com informações de forma anônima, 24 horas por dia, pelos telefones (21) 22531177 e 0300 253 1177 – ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível denunciar pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página do Linha Verde no Facebook ( facebook. com/linhaverdedd).

Piraí
Barra Mansa
Volta Redonda
Encontro contou com a presença do comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel Moisés Sardemberg
Honraria foi proposta pela vereadora Tânia Mara de Amorim da Silva e aprovada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa Foto
Na sexta-feira (18), haverá vigília no Convento do Carmo e, às 15h, a Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor
Foto: Reprodução

TODAS QUE SOU

Entre mil versões de mim, sigo tentando me encontrar inteira.

Não nasci dividida, mas me partiram em mil pedaços de expectativas.

Profissional impecável durante o dia, mãe atenta à noite, parceira disponível nas sobras de tempo. A sociedade aplaude minha exaustão chamando-a de competência.

Carrego no corpo um mapa de cuidados: rotas seguras para evitar assédios, sorrisos estratégicos para desviar conflitos, força calculada para parecer capaz sem ameaçar.

A violência está nas manchetes, mas também nos sussurros: no colega que explica o que já sei, no parceiro que “ajuda” com o

próprio filho, no estranho que transforma meu “não” em desafio.

Minha bolsa guarda relatórios e curativos. Meu celular, alarmes para reuniões e para que minha filha tome remédio. Minha mente, um gerenciamento constante de prioridades impossíveis.

A exaustão não é fraqueza, é resultado de um siste-

ma que espera que eu seja todas, ao mesmo tempo, sem falhar em nenhuma. Resisto não apenas sobrevivendo, mas insistindo em florescer nas fraturas. Minha existência completa é, por si só, revolução silenciosa contra um mundo que me quer em pedaços convenientes.

Volta Redonda Autistas do projeto ‘Laço Azul’ participam de atividade da Páscoa

As crianças assistidas pelo projeto “Laço Azul”, do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro, unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda, estão participando nesta semana de atividade em alusão à Páscoa. Desde a última sexta-feira (11), o horário da terapia tem sido diferente para os pacientes, todos diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Na sala sensorial, eles são recebidos com pintura de rosto, orelhas de papel, cenário de Páscoa para fotos e ovo de chocolate; além disso, todos pintaram a figura de um coelho para compor um mural. A arte, com assinatura de cada criança, ficará exposta na entrada do ambulatório do Centro Universitária de Volta Redonda (UniFOA), anexo ao hospital, onde acontecem os atendimentos do “Laço Azul”.

Com as atividades lúdicas previstas no calendário anual, o repertório cognitivo e social é ampliado, indo além da assistência multiprofissional garantida pelo programa, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças autistas.

“E para que isso aconteça, conto com a dedicação de toda a equipe do ‘Laço Azul’, técnicos, administrativos e os neuropediatras”, agradeceu a coordenadora.

Tutelar e passou a

a

da Secretaria de Ação Social. Em 2019 assumiu a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres na cidade de Itatiaia/RJ, onde permanece até hoje. Tem trabalhado na ampliação da conscientização e no combate à violência contra a mulher, desenvolvendo projetos

Tríduo Pascal começa nesta quinta (17) em Angra dos Reis

Angra dos Reis

As celebrações da Semana Santa em Angra dos Reis ganham novo ritmo a partir desta quarta-feira (16), com a realização do Santo Terço pela santificação do clero, ao meio-dia, na Igreja Matriz, e a Missa dos Santos Óleos, às 18h, na Catedral de Itaguaí.

Na terça-feira (15), participaram da atividade Leonardo Davi, de cinco anos; Flávio Augusto, de sete anos; e Alice, de nove anos; além da Manuele, de três anos, que é irmã da Alice e foi convidada a participar. A mãe de Leonardo, Helana Nascimento, disse que o filho está no “Laço Azul” desde o lançamento do programa, em 2022. “O comportamento dele é outro. E, agora, ele adora as atividades diferentes. Consegue participar e curtir”, contou Helana.

A cidade de Valença se prepara para um feriado prolongado repleto de atividades que prometem movimentar a economia local e atrair moradores e visitantes. Entre os dias 18 e 23 de abril, a programação reúne celebrações religiosas, rituais indígenas, eventos esportivos de alto nível e encontros culturais que celebram a identidade valenciana. Um dos destaques será a 5D Ultramaraton, uma prova de resistência com percurso de 220 quilômetros, que reunirá cerca de

João Paulo de Oliveira Fagundes e Denise Rodrigues de Paula, pais da Alice e da Manuele, afirmaram que o “Laço Azul” foi fundamental para o desenvolvimento da Alice. “E essas atividades cotidianas que acontecem, por exemplo, em todas as escolas nesta época do ano, são muito importantes”, disse Denise. A psicóloga Juliana Rezende, que coordena o projeto, lembrou que a ação pela Páscoa faz parte de uma série de atividades lúdicas programadas para todo o ano.

“No último dia 2, reunimos pacientes e familiares numa tarde de conversa, brincadeiras e confraternização na Sociedade Esportiva do Retiro, conhecida pelos moradores como Campo do Flamenguinho”, lembrou.

“Já a atividade pela Páscoa, resolvemos fazer no horário da terapia. Assim, ampliamos a participação das crianças com um trabalho mais individualizado. Participam da ação duas psicólogas, uma psicopedagoga e um educador físico. São esses profissionais que fazem a pintura de rosto, incentivam a colorir o desenho de coelho, além de cantar músicas infantis de acordo com o tema, junto com as crianças”, explicou Juliana.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, que também dirige o Hospital Munir Rafful, lembrou que o “Laço Azul” oferece aos pacientes atendimentos com uma equipe formada por especialistas em fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.

“O objetivo do ‘Laço Azul’ é auxiliar no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças e essas atividades lúdicas fazem parte do tratamento”, afirmou Márcia Cury, agradecendo ao Poder Público municipal pelo apoio e, neste momento, especialmente, ao gestor do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini, que doou parte dos ovos de chocolate, que são distribuídos na Toca do Coelho, na Vila Santa Cecília, para as crianças do projeto.

A programação segue com o Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira (17), com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava-pés, às 19h, na Igreja Matriz. Na sexta-feira (18), haverá vigília no Convento do Carmo e, às 15h, a Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor. No sábado (19), os fiéis poderão participar da Missa da Vigília Pascal às 19h, seguida, às 20h30, pela tradicional Encenação da Paixão de Cristo, no Cais de Santa Luzia. No Domingo de Páscoa (20), a programação começa às 6h30, com a Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo do Convento do Carmo até a Igreja Matriz, e continua com missas às 17h e 19h, além do Café Paroquial às 8h.

AÇÕES DE APOIO DA PREFEITURA

200 atletas brasileiros e estrangeiros. A largada será às 8 horas da manhã do dia 19 de abril, na Pousada São Manoel. Os competidores percorrerão todos os distritos do município em diversas categorias, colocando à prova preparo físico, técnica e superação. A tradicional Festa em Louvor a São Jorge, celebrada entre os dias 18 e 20 de abril no bairro de Fátima, será o ponto alto das manifestações religiosas. No domingo (20), a programação culmina com a já conhecida procissão em homenagem ao santo guerreiro, que deve reunir um

grande número de fiéis pelas ruas da cidade. A valorização da cultura indígena também terá seu espaço. No sábado (19), a partir das 10h, a Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima) será palco do Toré Sagrada — cerimônia espiritual conduzida pelo Cacique Kayrra e os guerreiros do Grupo Caça-Feita, da etnia Kariri-Xocó, de Alagoas. O evento convida a população a uma imersão na espiritualidade e nas tradições dos povos originários. Encerrando as festividades, no dia 23 de abril, acontece a já

esperada Feijoada de São Jorge, na quadra do Jardim Valença. O evento contará com roda de samba, barracas de artesanato local e pratos típicos, consolidando-se como uma das atrações mais queridas pela população. Com os hotéis da cidade com alta taxa de ocupação, a expectativa é de que o feriado de São Jorge gere impacto positivo no turismo e na economia local. A Prefeitura de Valença reforça seu compromisso com a promoção da cultura, da fé e do esporte, garantindo uma programação diversa e acolhedora para todas as idades.

Para garantir a estrutura das celebrações, a Prefeitura de Angra, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizou melhorias nas igrejas Matriz e Santa Luzia, com pintura e nova iluminação. Uma tenda foi instalada no Largo da Matriz para proteger os fiéis em caso de chuva. Também foram contratados carro de som e a Banda Jardim Sarmento para acompanhar as procissões. Peças do Museu de Arte Sacra foram cedidas para compor os altares representando os passos de Jesus, instalados em diversos pontos do centro histórico.

Quarta-feira Santa, 16 de abril

“A Semana Santa em Angra é mais do que uma tradição religiosa, é um patrimônio vivo da nossa cidade, que une fé, cultura e memória. Nosso compromisso é garantir que esses momentos tão simbólicos aconteçam com estrutura e dignidade”, afirmou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

12h – Santo Terço para santificação do clero, na Igreja Matriz

18h – Missa dos Santos Óleos, na Catedral de Itaguaí

TRÍDUO PASCOAL

Quinta-feira Santa, 17 de abril

19h – Missa da Solenidade da Ceia do Senhor e Lava-pés, na Igreja Matriz

Sexta-feira Santa, 18 de abril

Vigília com o Santíssimo Sacramento durante a manhã, no Convento do Carmo

15h – Ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, na Igreja Matriz

Sábado Santo, 19 de abril 9h – Setenário de Nossa Senhora das Dores, no Convento do Carmo

Luciana Pimentel é formada em Direito e Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil. Atuou como Conselheira
integrar
equipe
e ações com esse objetivo.
Volta Redonda
Valença
Divulgação
Na sexta-feira (18), haverá vigília no Convento do Carmo e, às 15h, a Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor
Adriana Cópio – Secom/PMVR.

CSN é eleita Fornecedora do

Ano pela General Motors

Menos de 1% dos fornecedores globais da montadora receberam título em cerimônia nos EUA

Volta Redonda

Em uma cerimônia realizada em Phoenix, no Arizona (EUA), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi reconhecida com Supplier of the Year 2024 pela General Motors no início do mês de abril. Esta é a terceira vez que a empresa integra o seleto grupo de fornecedores globais homenageados pela montadora norte-americana, um reconhecimento que reforça o padrão de excelência da CSN no fornecimento de aço para o setor automotivo.

A premiação, que chegou à sua 33ª edição, destaca os parceiros que se sobressaem em

Resende

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) promoveu, na quarta-feira (16), uma cerimônia em referência ao Dia do Exército Brasileiro. A celebração dos 377 anos de existência da Força Terrestre faz memória a Primeira Batalha dos Guararapes, travada em 1648. Essa data é dedicada a prestar tributo a cidadãos, civis e militares, que desempenham papel relevante na sociedade, contribuindo para o prestígio da instituição militar. O evento, conduzido pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, foi realizado no Pátio Duque de Caxias e contou com a participação dos integrantes da Academia, do Batalhão de

critérios como qualidade, inovação, suporte, sustentabilidade e desempenho na cadeia de suprimentos global da GM. Em 2024, menos de 1% dos fornecedores globais da montadora receberam

Comando e Serviços – Batalhão Agulhas Negras, Hospital Militar de Resende, além de autoridades civis e militares convidadas. Durante a solenidade, foram entregues o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, a Medalha do Exército Brasileiro e outras condecorações militares. A programação incluiu o hasteamento da Bandeira Nacional e a leitura da Ordem do Dia emitida pelo Comandante do Exército.

“Somos parte da Força Terrestre. Aqui, nesta Academia, temos a missão de preparar os futuros líderes do nosso país, aqueles que darão continuidade ao serviço à Nação com empenho e determinação. Parabenizo todos os homenageados de hoje”, destacou o General Vinicius em

o título de Supplier of the Year, o que evidencia o rigor da seleção e a importância do reconhecimento.

Representando a CSN na cerimônia, o Gerente Geral Co-

mercial Richard Boarin celebrou a conquista.

“Receber esse reconhecimento mais uma vez reafirma o relacionamento de confiança que construímos com a GM ao longo dos anos. É o reflexo de uma parceria sólida, baseada em inovação, eficiência e compromisso com resultados”, afirmou.

A CSN é uma das principais fornecedoras de aço da indústria automotiva no Brasil e no exterior, com destaque para sua maior unidade industrial, a Usina Presidente Vargas, localizada em Volta Redonda (RJ). É da UPV que sai todo o aço plano utilizado na indústria automotiva, com padrões rigorosos de qualidade e tecnologia de ponta.

seu discurso. Encerrando a cerimônia, houve o tradicional desfile da tropa.

Como parte das comemorações pelo Dia do Exército, será promovida uma exposição

Barra Mansa O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, recebeu em seu gabinete uma equipe da Vigilância Epidemiológica Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, através da Divisão de Controle de Vetores (DIV-CV). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16), e teve o objetivo de apresentar ao chefe do Executivo o balanço das capacitações teóricas e práticas que estão sendo oferecidas aos 50 novos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. Durante a reunião, Alexandre Correia, agente de Combate às Endemias do Estado, enfatizou a importância da prevenção e da conscientização, ressaltando que o trabalho vai além da dengue e do mosquito Aedes aegypti. Ele alertou sobre a chegada do vírus Oropouche, que, no ano passado, afetou dois municípios com a

infestação do mosquito Maruim. “No início deste ano, a presença do Maruim foi registrada em 26 municípios e atualmente esse número já ultrapassa 50 notificações. Com isso, destaco que o trabalho de prevenção e sensibilização junto à comunidade é de suma importância para que Barra Mansa não entre para essa estatística”, disse. O prefeito Furlani expressou sua gratidão pela presença da equipe estadual e pela parceria que, segundo ele, tem sido imprescindível para as ações em andamento, que estão transformando a realidade de Barra Mansa. “Nós estamos empenhados na realização de ações de prevenção, tanto da dengue quanto da Oropouche, através de um maior rigor na fiscalização e na limpeza das ruas. Nós temos intensificado os atos de descarte irregular de lixo, atuando de forma rígida e

de equipamentos militares no Shopping Pátio Mix, em Resende, nos dias 26 e 27 de abril. A atividade será uma oportunidade para o público conhecer de perto a atuação do Exército de Caxias.

com aplicação de multa para esse crime ambiental que aumentamos de R$ 300 para R$ 5 mil, podendo chegar a R$ 10 mil em caso de reincidência”, ressaltou o prefeito.

Alexandre Correia ainda destacou os resultados positivos do trabalho realizado em Barra Mansa, que já começam a chamar a atenção de outros municípios. “O sucesso dessa capacitação tem incentivado outras cidades a busca-

rem orientações com a secretaria estadual para replicar iniciativas semelhantes. Parabenizo Barra Mansa por manter os casos de arboviroses em níveis aceitáveis e isso reforça o compromisso do município com a saúde pública e a contratação desses novos agentes é de suma importância, uma vez que eles terão um papel crucial na proteção e conscientização da população”, finalizou.

Projeto prepara 60 alunos para o Enem em Volta Redonda

A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda promoveu, na noite de terça-feira (15), a aula inaugural do projeto “Passaporte Universitário”. O evento, realizado no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado, reuniu os 60 estudantes selecionados, familiares, professores, diretores de colégios e representantes das entidades parceiras. O curso, voltado para estudantes do ensino médio, começa em 2025 e foi criado para preparar os jovens para o Enem e vestibulares. A iniciativa recebeu mais de 200 inscrições e faz parte de um conjunto de ações da nova gestão da Sejuv, que completou 100 dias.

O prefeito Antonio Francisco Neto participou da cerimônia e parabenizou os selecionados, incentivando os jovens a persistirem em seus sonhos. Ele destacou o trabalho da equipe da Sejuv e anunciou que o número de vagas deve subir para 100 em 2026. “Tenho certeza de que Volta Redonda também será referência na área da Juventude”, afirmou. O secretário da Juventude, Munir Filho, reforçou o compromisso da pasta: “A educação transforma e nos dá o poder de escolher os nossos sonhos”, disse, ao lembrar outros projetos da secretaria, como o “Passaporte Cultural”, “Jovem Sangue Bom”, “Capacitar para Crescer”, entre outros. Durante o evento, também discursaram o subsecretário Serginho Loureiro, o assessor do

Hospital Veterinário de Resende implementa classificação de risco

Resende

A Prefeitura de Resende começou a implementar no primeiro Hospital Veterinário Público da região a etapa de classificação de risco aos cães e gatos que chegam para receber atendimento. A novidade foi iniciada em um treinamento, realizado na segunda-feira (14), pela Veterinária Paula Diniz com auxiliares veterinários e os estagiários de veterinária, que vão passar a aplicar a etapa nos primeiros passos de atendimento aos animais.

Além da Classificação de Risco, os auxiliares e estagiários também fizeram uma capacitação de PGRS, Programação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para descarte correto do lixo orgânico e lixo hospitalar, com a farmacêutica Glaucia Torres. De acordo com a direção do Hospital Veterinário Público de Resende, a classificação de risco tem como objetivo diminuir o tempo de espera e agilizar o tratamento mais assertivo para cada caso.

“A novidade vai proporcionar mais qualidade no atendimento dos animais, melhorando cada dia mais o nosso serviço do Hospital

Veterinário. É sempre importante mantermos o comprometimento com novas formas de aprimorar o atendimento e continuar cuidando bem dos cães e gatos do município. Hoje, sabemos que a unidade é referência, pioneira e exemplo de qualidade, com atendimento 24 horas por dia, aliado ao suporte da farmácia veterinária pública”, disse o secretário de Saúde, Ricardo Graciosa.

HOSPITAL VETERINÁRIO

Primeiro e único Hospital Municipal Veterinário, 24 horas, da região foi entregue no dia 14 de agosto de 2020 e atende de forma totalmente gratuita os animais domésticos da cidade, em especial, famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com despesas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos. No Hospital Veterinário são realizados atendimentos clínicos, cirurgias, procedimentos e serviço de castração. O Hospital Municipal Veterinário está localizado próximo à Área de Exposições, no bairro Morada da Colina, na Estrada Resende-Riachuelo. O número para contato é o (24) 99989-6890.

Hospital Universitário de Vassouras pede doações de sangue

Vassouras

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário de Vassouras está com estoque crítico de sangue, o que pode comprometer o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões e até mesmo levar à suspensão de cirurgias.

deputado Munir Neto, professor Ricardo Lisboa, e diversos secretários e representantes de instituições parceiras.

SOBRE O CURSO

A coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Conceição, apresentou o projeto aos estudantes, que receberam um kit com uniforme e material escolar. O curso terá duração de seis meses, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h45, no Colégio Professora Delce Horta, no Aterrado. A equipe docente será composta por professores da Fevre, UniFOA, IFRJ, UFF e KNM Idiomas. O projeto conta com apoio da Patrulha Escolar da Semop e das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Transporte e Mobilidade Urbana, além de parcerias com a Fundação Beatriz Gama e a Fevre.

Manter os estoques abastecidos é essencial para salvar vidas e garantir a segurança da população de Vassouras e região.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: segunda a sexta-feira de 07:30h às 12:00h; Segundas e quartas de 14:30h às 16:00h.

Assistência Social de VR recebe subsecretária de Mangaratiba

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redondas (Smas) recebeu, na última semana, a subsecretária de Envelhecimento Saudável do município de Mangaratiba, Adriana Sales Rodrigues, para um encontro institucional. O objetivo foi promover a troca de experiências e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, área na qual Volta Redonda é referência no estado do Rio de Janeiro. Durante a visita, Adriana Sales teve a oportunidade de conhecer de perto os programas e serviços oferecidos pela Smas, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Alzheimer e os grupos de convivência da terceira idade. Essas iniciativas têm como foco a promoção do envelhecimento ativo e saudável, além de garantir direitos e dignidade à população idosa. A troca de experiências entre os municípios reforça o compromisso com a melhoria contínua

dos serviços prestados à população idosa, garantindo qualidade de vida e inclusão social. A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou a importância desse intercâmbio para o aprimoramento das políticas públicas. “É fundamental compartilhar experiências e aprender com as boas práticas de outros municípios. Isso fortalece nossa rede de atendimento e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, afirmou Rosane Marques.

Adriana Sales Rodrigues expressou sua gratidão pela recepção e destacou o impacto positivo do encontro.

“A visita a Volta Redonda foi enriquecedora. As ações realizadas aqui são inspiradoras e servirão como modelo para o desenvolvimento de políticas públicas em Mangaratiba. Tive um aprendizado único que eu vou levar não somente para o meu trabalho, mas para a minha vida, que é o mais importante.”, concluiu Adriana.

Volta Redonda
Volta Redonda
Foto: Chico Assis
Encontro desta quarta-feira (16) apresentou ao prefeito o balanço das capacitações dos 50 novos Agentes de Combate às Endemias
Esta é a terceira vez que a empresa integra o seleto grupo de fornecedores globais
Fotos divulgação – Secom/PMVR.
Subsecretária teve a oportunidade de conhecer de perto os programas e serviços oferecidos pela Smas

MARIANO

O cantor Mariano protagonizou um momento romântico ao dar um beijão em Jakelyne Oliveira durante a festa de seu casamento, realizado na Fazenda Santa Bárbara, em Itatiba, interior de São Paulo. A cerimônia reuniu mais de 250 convidados para celebrar a união do casal, que se conheceu durante uma edição do reality A Fazenda e desde então não se desgrudou mais. Mariano já havia declarado que sabia, desde o confinamento, que Jakelyne era “mulher para casar”.

DESTAQUES DA SEMANA

BRUNA BIANCARDI

Bruna Biancardi comemorou seus 31 anos na última terça-feira (15) em meio a muito carinho e momentos especiais ao lado da família. A celebração começou na véspera, quando Neymar preparou uma surpresa romântica com buquês de flores, jantar especial e uma declaração feita com pétalas de rosas no chão. Nas redes sociais, Bruna compartilhou registros do gesto, incluindo imagens do jogador com os buquês e da mesa decorada.

AVL A Academia Volta-redondense de Letras recebeu, na última terça-feira (15), uma Moção de Congratulações e Louvor na Câmara Municipal de Volta Redonda, pelos seus vinte anos de empenho e promoção à cultura literária. Parabéns aos envolvidos!

DANIELE HYPOLITO

Após sua participação no BBB 25, Daniele Hypolito revelou que está focada em realizar um antigo sonho: tornar-se apresentadora esportiva. A ex-ginasta tem se dedicado aos estudos e à preparação para abraçar futuras oportunidades na área, ao mesmo tempo em que retoma a rotina com agenda cheia e valoriza momentos ao lado da família, do marido Fábio Castro e dos cachorros.

JULIANA PAES

Juliana Paes está cotada para integrar o elenco de Três Graças, título provisório da próxima novela das nove escrita por Aguinaldo Silva, com estreia prevista para o segundo semestre. Segundo o colunista Flávio Ricco, a atriz pode assumir um dos papéis principais da trama, em avaliação pela alta cúpula da emissora. Caso seja con rmada, esta será sua primeira parceria com o autor em um papel xo, após uma participação especial em Duas Caras (2007), e marcará seu retorno às novelas depois de Renascer (2024).

QUENTE

RAFAELLA JUSTUS

Aos 15 anos, Rafaella Justus, lha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus, revelou no podcast PodDelas que sonha em ser psicóloga, área pela qual tem grande a nidade por gostar de dar conselhos. Ela também demonstrou interesse por direito, publicidade, moda e deseja cursar faculdade no exterior, especi camente em Londres, onde pretende fazer double major unindo duas áreas, como moda e psicologia. Apesar da in uência dos pais, Rafa descartou seguir carreira na televisão, preferindo construir sua presença como in uenciadora digital.

FL O P OU

 Renata Sorrah, que interpretou Heleninha Roitman na versão original de Vale Tudo (1988), comentou sobre o remake da novela e as comparações nas redes sociais, ressaltando que o novo elenco é excelente e elogiando o trabalho da autora Manuela Dias. Para a veterana, é preciso permitir que a nova versão siga seu próprio caminho, sem amarras com o passado. Sorrah destacou avanços importantes na nova adaptação, como a presença de uma protagonista negra, algo ausente na original, e o respeito à representatividade LGBTQIA+, lembrando que, na época, a pressão do público levou à morte de um casal lésbico na trama original. Ela também elogiou a atuação de Paolla Oliveira no papel que foi seu.

 MC Guimê pode ter um carro apreendido em meio a um processo judicial movido por Marcia Pessoa da Mota, que acusa o funkeiro e sua ex-esposa, Lexa, de violarem um contrato de aluguel e dani carem seu imóvel, em uma disputa que gira em torno de R$ 5 milhões. Segundo a coluna de Fábia Oliveira, Marcia entrou com uma “ação probatória autônoma” alegando que Guimê comprou um BMW X4 registrado no nome de seu empresário, Emerson da Silva Ramos, como forma de tentar ocultar bens e evitar o pagamento da dívida.

 A Globo decidiu suspender a gravação de cenas entre Cauã Reymond e Bella Campos, incluindo uma sequência íntima na cama entre seus personagens, após uma suposta discussão nos bastidores da novela Vale Tudo. Segundo a revista Veja, Bella confrontou o ator após saber que ele teria criticado sua atuação, o que gerou preocupação na direção da emissora. A tensão entre os dois motivou uma reunião com a equipe para tentar contornar a situação e evitar que o clima ruim comprometa o andamento das gravações da trama das nove.

E-MAIL: emiliano_macedo@ uol.com.br INSTAGRAM: @emilianomacedo_ WHATSAPP: (24) 988396835

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.