Barra Mansa inicia readequação ferroviária e pavimentação na Eduardo Junqueira
As obras de readequação ferroviária de Barra Mansa avançaram com a pavimentação de mais um trecho da Rua Eduardo Junqueira, no bairro Estamparia. Além da pavimentação, o projeto tem como objetivo melhorar o acesso à cidade e a mobilidade urbana, incluindo serviços de drenagem realizados pelo Saae-BM. O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou a importância da Rua Eduardo Junqueira para o projeto de readequação ferroviária. "Essa via será fundamental para conectar a nova avenida ao viaduto do bairro Barbará, um passo importante para a modernização da infraestrutura da cidade", disse.
CIDADES | Página 5
Volta Redonda registrou queda de 70% nos roubos de celulares no primeiro trimestre de 2025 em comparação com 2024, segundo dados do ISP. A redução é
atribuída a investimentos em câmeras de monitoramento, integração entre forças de segurança e programas como a ‘Operação Segurança Presente’. A série histórica
do ISP mostra que o declínio vem desde 2019, quando havia 131 casos, contra apenas 29 em 2024. O secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, destaca a
importância da tecnologia e da mudança de comportamento da população. POLÍCIA | Página 4
BARRA DO PIRAÍ FARMÁCIA VOLTA A ENTREGAR REMÉDIOS ONCOLÓGICOS
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí anunciou, em parceria com o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), que os medicamentos oncológicos para pacientes barrenses voltarão a ser retirados diretamente na farmácia municipal da cidade. A decisão foi tomada na quarta-feira (26), em uma reunião na sede do H.FOA em Volta Redonda, entre o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, o diretor do Hospital, Leonardo Prado, e a gerente operacional da unidade, Francine Caetano.
CIDADES | Página 6
A XX edição da Copa Diarinho, a maior de todos os tempos, reunirá mais de 3.500 jovens atletas, com idades entre 7 e 17 anos, além de treinadores, árbitros, amigos e familiares, todos em busca da emoção e da conquista nas quadras de futsal. A abertura do torneio acontece neste sábado (29), a partir das 8h, no Mini Estádio da Ilha São João, com uma abertura grandiosa, com espetáculo pirotécnico, a tradicional volta olímpica, juramentos à bandeira e dos atletas. O DIÁRIO DO VALE transmitirá ao vivo pelo seu canal no YouTube e em sua conta oficial do Instagram, a abertura da competição, a partir das 8h. Após o desfile das delegações que disputarão a competição, acontecerá o tradicional Jogo das Estrelas, com atletas que marcaram a história do Voltaço. A transmissão será comandada por Oscar Nora e Júlio César. Entre os presentes no Jogo das Estrelas, estarão os ex-jogadores Valtinho, Eduardo, Humberto, Glauber, Alves, Sandro, Vicente, Elson, Dé, Fábio, Marcelinho, Ari e Paloma, que escreveram seus nomes na história do Esquadrão de Aço.
CIDADES | Página 6
Felipe Vieira
Projeto tem como objetivo melhorar o acesso à cidade e a mobilidade urbana
João, antes do Jogo das Estrelas
Evandro Freitas
Coronel Henrique destaca a importância da tecnologia e da mudança de comportamento da população.
VR arrecada 225 quilos de tampinhas plásticas para campanha animal
Volta Redonda
Itens são revertidos em recursos para tratamentos, alimentação e cuidados para animais abrigados
As secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda promoveram uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas no Parque Aquático Municipal, que foram doadas à ONG (Organização Não Governamental) Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda (SPAVR), que por sua vez irá converter o material em recursos para custear tratamentos, alimentação e cuidados para os animais resgatados pela ONG. A arrecadação do material aconteceu através do projeto social “Nadando com Thiago Pereira”, realizado no Parque Aquático Municipal,
no complexo da Ilha São João, em Volta Redonda. De acordo com o coordenador do projeto, Carlos Eduardo, no total foram arrecadados 225 quilos de tampinhas, que equivalem a aproximadamente 125 mil unidades. “A gente lança o desafio para os alunos do projeto. Inclusive, no início nós passamos um vídeo de desenho infantil que fala sobre a conscientização dos rios, praias e lagos, do meio ambiente aquático, e as crianças começam a adotar essa atitude. Uma consciência para os alunos e familiares e até os idosos que participam das aulas de hidroginástica levam também. Uma conscientização de todo o parque”, contou Carlos Eduardo.
Volta Redonda
A Minicidade do Trânsito, localizada na Ilha São João, recebeu nesta semana 154 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Volta Redonda. A atividade, que celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, envolveu atividades lúdicas sobre segurança no trânsito. O espaço simula o sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres, sinalização de solo e placas. Durante a visita, os alunos aprenderam princípios básicos de segurança viária em um passeio guiado. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para promover um trânsito mais seguro.
O secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, enfatizou a importância da inclusão social por meio da educação no trânsito. “O trânsito é algo comum a todos. Por isso, é
fundamental que todos tenham conhecimento para reduzir riscos. Nosso objetivo é construir um trânsito mais seguro, salvar vidas e promover a inclusão social”, afirmou.
A diretora da Apae-VR, Fernanda Ferreira, agradeceu a oportunidade e destacou o valor das atividades para os alunos. “Essas experiências inserem nossos alunos no contexto social, e ficamos muito felizes com essa oportunidade”, disse. Agendamento de Visitas Escolas, associações de moradores e entidades sociais podem agendar visitas à Minicidade do Trânsito. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde (exceto em dias de chuva). Para agendar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99290-7177.
A Minicidade do Trânsito faz parte do complexo “Cidadão em Construção”, que também inclui o projeto “Guarda Mirim”.
Todo o material arrecadado foi levado pela equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) até a ONG Sociedade Protetora dos Animais. No local, o secretário Paulinho AP conheceu um pouco do trabalho realizado pela organização e reforçou o apoio da secretaria para ações desse tipo.
“A ação mostrou a força que tem o trabalho coletivo para a causa animal. A parceria entre o Poder Público, projeto social e ONG vai gerar investimentos em um trabalho sério que salva as vidas de muitos animais. A SMPDA está sempre disponível para apoiar ações como essa”, destacou Paulinho AP.
COMO DOAR
Quem quiser apoiar a causa animal da SPA também pode doar tampinhas. A ONG conta com diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, que podem ser consultados no perfil da Sociedade Protetora dos Animais no Instagram: @spavr. Podem ser doadas tampinhas de bebidas (água, suco, refrigerante, leite etc.), de alimentos (ketchup, maionese, mostarda etc.), de limpeza (detergente, cloro, amaciante etc.), de medicamentos, de higiene pessoal (creme dental, shampoo, condicionador etc.). A SPAVR explica que pode ser de qualquer tipo, desde que a tampinha seja feita de plástico duro, independente da cor.
Anvisa suspende creme Colgate Total Clean Mint
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na manhã de quinta-feira (27), a proibição do creme dental ‘Total Clean Mint’, da marca Colgate. A Resolução-RE Nº 1.158, de 26 de março de 2025, determina a interdição cautelar de todos os lotes desse tipo de pasta de dente, que contém em sua formulação a substância fluoreto de estanho, que é um agente de cuidado bucal.
A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos colaterais associados ao uso do produto, lançado no país em julho de 2024 com nova formulação.
Entre os eventos relatados pelos usuários estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival, e edema
labial. Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.
A medida é restrita ao produto Creme Dental Colgate Total, variante Clean Mint, considerando que, após acionar a empresa responsável pelo produto, a Anvisa verificou um aumento na taxa de eventos adversos da nova formulação em comparação à fórmula anterior. Portanto, as outras versões do produto não foram atingidas pela referida interdição e podem continuar sendo comercializadas.
A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes,
provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e conclusão do caso. Portanto, o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança.
ORIENTAÇÕES AOS CONSUMIDORES E PONTOS DE VENDA
A Anvisa recomenda que não sejam consumidos os produtos até o término das investigações que estão em andamento. É orientado aos consumidores que acompanhem as notícias no portal da Anvisa para obter informações sobre o término das investigações. Conforme Lei 6437, de de 20 de agosto de 1977, a interdição cautelar tem validade de 90 dias. O consumidor que sofreu eventos indesejados relaciona-
Interdição cautelar tem validade de 90 dias
dos ao uso do produto, deve comunicar imediatamente a Anvisa por meio dos Canais de Notificação abaixo. É muito importante incluir as informações solicitadas no formulário.
FOA recebe Fundações para estreitar laços e impulsionar inovação tecnológica
Volta Redonda
A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu a visita de representantes da Fundação Rota e do Instituto Niemeyer para fortalecer parcerias estratégicas e viabilizar a captação de investimentos voltados para inovação e tecnologia. O encontro marca um passo importante para o desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Inovação Tecnológica (CEPIT) do UniFOA, consolidando a instituição como um polo de referência na pesquisa acadêmica e no desenvolvimento tecnológico.
Durante a visita, os representantes das fundações conheceram as instalações da FOA e se surpreenderam com a infraestrutura tecnológica e a qualidade dos projetos desenvolvidos. Carlos Eduardo Fioravanti, presidente da Fundação Rota, destacou sua impressão ao explorar os espaços da instituição.
“Eu estive aqui em uma gratíssima surpresa. Já fui pró-reitor de universidades privadas e estou nesse setor há muito tempo, mas não esperava en-
contrar uma instituição tão bem aparelhada tecnologicamente. O campus é muito bonito e bem tratado, o que torna o ambiente propício para o aprendizado. Universidades maiores, com mais nome, muitas vezes não apresentam o nível de qualidade que encontrei aqui”, ressaltou.
João Batista de Morais Jr., superintendente do Instituto Social Oscar Niemeyer, também elogiou a FOA e seu potencial para colaborações futuras. “Tudo começou porque precisávamos desenvolver o
museu virtual do Niemeyer, e um amigo indicou a FOA como parceira ideal. O protótipo ficou excelente, e viemos conhecer melhor a instituição. O que encontramos aqui nos impressionou profundamente, e enxergamos muitas oportunidades de parceria, desde projetos de engenharia e arquitetura até neurocirurgia. Vocês têm aqui um pote de ouro. A qualidade do trabalho desenvolvido é modelar e pode servir de referência para a região. “, explicou. Marcos Siliprandi, CEO da MS2 e um dos gestores do CE-
PIT, enfatizou a importância do intercâmbio de conhecimento e do financiamento de projetos inovadores para impulsionar o crescimento da FOA/UniFOA.
“Queremos transformar a FOA em um grande hub de tecnologia e inovação, conectando nossos estudantes e pesquisadores a oportunidades internacionais. Essa parceria é estratégica para ampliar nosso impacto e fortalecer nossa atuação em pesquisa aplicada”, afirmou.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, ressaltou que essa aproximação reforça o compromisso da instituição em se tornar uma referência em ciência e tecnologia.
“A FOA sempre buscou estar na vanguarda da inovação e do desenvolvimento acadêmico. A visita das fundações nos abre portas para parcerias que podem impulsionar ainda mais nossos projetos, proporcionando novas oportunidades para nossos estudantes e pesquisadores. Estamos confiantes de que essa conexão trará grandes avanços para nossa instituição e para toda a região”, destacou.
Todo o material arrecadado foi levado até a Sociedade Protetora dos Animais
Divulgação
País
Representantes conheceram as instalações e se surpreenderam com qualidade dos projetos desenvolvidos
Divulgação
Ação faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para promover um trânsito mais seguro
MOSAICO
Sindicato dos Metalúrgicos debate futuro do Recreio do Trabalhador
O presidente Odair Mariano e a diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense estiveram reunidos, nesta sexta-feira (28), com as gerências de Recursos Humanos, Negócios Imobiliários e Jurídica da CSN.
O encontro teve como objetivo a apresentação da proposta do sindicato referente ao Recreio do Trabalhador.
O presidente do sindicato, Odair Mariano, destacou: “Essa proposta representa uma oportunidade de avançarmos em melhorias para os trabalhadores e suas famílias. Estamos comprometidos em garantir que o Recreio do Trabalhador seja um espaço de qualidade, que atenda às necessidades da nossa categoria e promova bem-estar”.
Pode ser que haja novidades ao longo dos próximos dias.
DIREITOS
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda lançou a campanha ‘Minha Voz, Minha Lei’ para informar e orientar mulheres sobre seus direitos legais, com foco em igualdade de gênero e autonomia. A coordenadora Ludmila Aguiar de Assis destacou que a campanha busca prevenir violações e promover a liberdade de expressão, segurança, saúde e trabalho digno. Durante março, foram realizadas rodas de conversa e uma palestra sobre direitos e violência, incluindo o stalking e o cyberstalking. A Assistência Social Jurídica oferece orientação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade. O serviço atende no Cras e na sede da Smas, na Rua Antônio Barreiros, nº 194, no Aterrado, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
REABILITAÇÃO
A Lei 10.719/25, sancionada pelo governador Cláudio Castro nesta sexta-feira (28), autoriza a criação de Clínicas Estaduais de Fisioterapia e Reabilitação Motora no Rio de Janeiro. A medida busca oferecer tratamento multidisciplinar para pacientes com doenças crônicas, como artrite e AVC, que necessitam de fisioterapia e reabilitação. As clínicas serão instaladas em unidades de saúde estaduais e poderão contar com parcerias com a União, prefeituras e empresas privadas. A lei foi proposta pelos deputados Vinicius Cozzolino, Rafael Nobre e Márcio Canella.
VAZAMENTO
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação da Petrobras a pagar R$ 36,2 milhões por danos ambientais na Bacia de Campos, causados por poluição marinha entre 2012 e 2019. A ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), envolveu três episódios de vazamento de petróleo e descarte irregular de efluentes. A condenação tem como objetivo financiar ações de reparação ambiental. A decisão foi comemorada pelo procurador Fábio Sanches, destacando a importância de responsabilizar empresas por danos ambientais. O valor será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos para recuperação de ecossistemas afetados.
CONDENAÇÃO
O Superior Tribunal Militar (STM) manteve a condenação de um major do Exército a dois anos de prisão por desobediência. O militar foi acusado de participar de atividades político-partidárias durante as eleições de 2022, ignorando regras das Forças Armadas. Ele chegou a ser preso após declarar apoio a Jair Bolso-
naro e anunciar pré-candidatura a deputado. O plenário do STM confirmou a sentença com base no voto do relator, ministro Arthur Vidigal. O relator destacou que a Constituição proíbe o envolvimento de militares da ativa na política.
ESTÁTUA
A PGR defendeu que Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a estátua “A Justiça” em 8 de janeiro de 2023, cumpra prisão domiciliar. No parecer enviado ao STF nesta sexta-feira (28), o procurador-geral Paulo Gonet se manifestou contra a liberdade provisória, mas favorável à substituição da prisão preventiva. A defesa alegou que Débora é mãe de duas crianças menores de 12 anos. Gonet considerou a medida viável até o fim do julgamento. A decisão agora cabe ao ministro Alexandre de Moraes.
IMPRESCRITÍVEIS
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para decidir que multas contra infratores ambientais são imprescritíveis. O julgamento, realizado no plenário virtual, foi encerrado nesta sexta-feira (28). O relator Cristiano Zanin e outros seis ministros votaram a favor, destacando que a reparação de danos ambientais é um direito fundamental. A tese fixada determina que não há prescrição para a execução dessas multas, mesmo quando convertidas em indenização. A decisão atendeu a um recurso do MPF contra a prescrição de penalidades após cinco anos.
LIDERANÇAS NEGRAS I
A pesquisa ‘Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024)’, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), com apoio da Fundação Lemann e da Imaginable Futures, revela que a maioria das lideranças negras no Poder Executivo possui alta qualificação acadêmica e vem de classes populares.
LIDERANÇAS NEGRAS II
Apesar do aumento de 17 pontos percentuais na presença de negros e indígenas em cargos de liderança nos últimos 25 anos, barreiras estruturais e sociais ainda dificultam o acesso a posições de alto escalão. Muitos entrevistados relataram situações constrangedoras e dificuldades em obter reconhecimento no ambiente de trabalho. Há consenso entre os participantes sobre a importância das ações afirmativas para ampliar a diversidade na administração pública. Além disso, pontos de virada nas carreiras foram influenciados por experiência técnica, articulação política e indicação de outras lideranças negras.
Luciano Muniz inaugura sede da Secretaria de Ordem Pública
Pinheiral
A Prefeitura de Pinheiral inaugurou, em cerimônia realizada na quinta-feira (27), a sede da Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, criada em fevereiro deste ano. Desde então, a secretaria tem desempenhado um papel na manutenção da segurança, organização urbana e qualidade de vida da população. Com atuação estratégica, a pasta trabalha para garantir a ordem no município, prevenir riscos e assegurar o cumprimento das normas municipais.
A secretaria tem promovido ações para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária. Além disso, atua na fiscalização do comércio e no monitoramento de áreas estratégicas com o auxílio de drones. A Defesa Civil, por sua vez, desempenha um papel na prevenção e resposta a emergências, minimizando os impactos de desastres naturais e estruturais.
O prefeito Luciano Muniz destacou a importância da nova estrutura para reforçar a segurança no município. “Desde a cria-
ção da secretaria, temos visto um trabalho sério e comprometido, principalmente na organização do trânsito e no apoio à segurança pública. A inauguração desta sede é um passo importante para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes e ampliar os serviços prestados à população”, afirmou o prefeito. O secretário Dr. Anderson Costa Alonso ressaltou os avanços alcançados pela pasta e os desafios que ainda serão enfrentados. “Nosso objetivo é garantir uma cidade mais segura e organizada, e para isso estamos investindo em tecnologia, como o uso de
drones, além do trabalho intenso da nossa equipe. A nova sede nos permitirá estruturar ainda mais as ações da secretaria, sempre com foco na qualidade de vida da população”, disse o secretário, que também destacou a importância da união de sua equipe, “Porque ninguém faz nada sozinho”. A cerimônia reuniu o prefeito Luciano Muniz, o vice-prefeito Jailson Rodrigues, o secretário da pasta Anderson Costa Alonso, outros secretários e servidores municipais, vereadores, autoridades policiais, líderes religiosos e comunitários, a população e agentes da Redec Sul 1 - Regional de Defesa Civil. Entre os destaques, estiveram o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg, o subcoordenador do Proeis no Sul Fluminense, tenente-coronel André Kimura Gomes, o comandante da 3ª CIA, 2º tenente Caio Peralva Valdivia, o coordenador da Regional de Defesa Civil - REDEC Sul 1, tenente-coronel Bruno Cardoso e a presidente do Conselho Municipal de Segurança, Tânia Almeida.
VR: Assistência Social discute projetos com representantes da Igreja Católica
Volta Redonda
A secretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, e a subsecretária Larissa Garcez, receberam na sede da secretaria (Smas) os padres Juarez Sampaio e Jorge Axé, da Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, da Igreja Católica de Volta Redonda. Também estava no encontro, ocorrido na quinta-feira (27), Claudemir Pimenta, que participa de projetos junto à igreja.
A reunião foi marcada por novas ideias e projetos para beneficiar crianças, adolescentes, idosos e a população em situação de rua. A união de forças vai ampliar as ações e garantir mais acolhimento e dignidade para quem mais precisa.
“Muitas ideias surgiram desse encontro e temos certeza de que podemos fazer ainda mais por todos. A secretaria está sempre de portas abertas para qualquer
Reunião foi marcada por novas ideias e projetos para beneficiar crianças, adolescentes, idosos e a população em situação de rua
instituição, entidade ou movimento social que queira somar e trazer sugestões. Juntos, podemos transformar vidas”, afirmou a secretária da Smas, Rosane Marques. A subsecretária Larissa Garcez reforçou que foi uma conversa
muito enriquecedora sobre a Pastoral da Pessoa em Situação de Rua e também sobre as diversas pastorais da igreja, que desempenham um papel tão importante de formação e apoio social diante das necessidades das pessoas.
“É sempre um prazer recebê-
-los e, sem dúvidas, a sociedade se fortalece com as ações de apoio e solidariedade que realizamos juntos. Esse encontro fortalece ainda mais o nosso compromisso com a assistência social, que deve ser exercida de maneira participativa e descentralizada, atuando diretamente no território”, falou Larissa. Os padres elogiaram o trabalho realizado com a população em situação de rua pela secretaria, através do Centro Pop, do Abrigo Municipal e na Abordagem Social, que acontecem nos bairros centrais da cidade, principalmente no Aterrado e Nossa Senhora das Graças, onde há maior concentração desse público.
“O trabalho que vem sendo feito é muito bom. Mas nos colocamos à disposição para contribuir para que mais pessoas sejam impactadas pelos serviços oferecidos pela Smas”, destacou o padre Juarez.
MPRJ promove encontro com promotores em VR
Promotores de Justiça da área criminal de Volta Redonda e de municípios do Sul Fluminense participaram de uma reunião com a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/ MPRJ) na última terça-feira (25). O encontro aconteceu no Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Volta Redonda e teve como objetivo apresentar os planos de atuação do órgão, além de oferecer suporte para
ações conjuntas e demandas locais. A coordenadora do CAO Criminal, Simone Sibilio, destacou a importância da reunião para alinhar estratégias de atuação e ouvir as necessidades dos promotores da região.
“O encontro foi muito produtivo. Nos reunimos com vários colegas que se deslocaram de municípios vizinhos e conversamos sobre a atuação institucional integrada, além de temas como o Acordo de Não Persecução Penal e assistência qualificada. Foi ótimo ouvir as necessidades dos promotores da região, uma
vez que Volta Redonda abriga uma das três Centrais de Audiência de Custódia do estado, além da capital e Campos dos Goytacazes”, afirmou. Além do encontro com os promotores, a equipe do CAO Criminal também se reuniu com representantes do Judiciário de Volta Redonda. O órgão, que é subordinado diretamente à Administração Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), presta suporte técnico e operacional aos promotores que atuam junto às Varas Criminais, ao Tribunal do Júri, ao Juizado Especial Criminal e
às Varas de Audiência de Custódia. A visita faz parte de uma série de encontros promovidos pela coordenação do CAO Criminal para estreitar o diálogo com os promotores de diferentes regiões do estado. Antes de Volta Redonda, a equipe já havia passado por Campos dos Goytacazes no final de fevereiro. Entre os promotores que participaram da reunião estavam Marcela Becker, Henrique Aragão, Gustavo Leme, Raisa Froufe, Natália Cortez, Marcos Vinícius Pinheiro, Marcelo Abramovitch, André Buonora, Ariane Parreira e Raquel Corrêa.
Plataforma permite acesso a dados sobre emendas parlamentares
País
Foi lançada nesta sexta-feira (28) uma plataforma que permite a todos os cidadãos acessarem dados disponíveis sobre as emendas parlamentares desde 2015. A iniciativa tem o objetivo de permitir que qualquer pessoa consiga analisar os dados e fiscalizar a aplicação das verbas, o que até então era restrito a especialistas e organizações. Criada pelo engenheiro de computação Bruno Bondarovsky, em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, a Central das Emendas permite filtrar as emendas por autor, tipo, partido, estado, beneficiário, temática e período.
Instituídas pela Constituição de 1988 como uma forma de o Congresso Nacional participar da distri-
buição dos recursos do Orçamento, as emendas parlamentares viraram uma caixa-preta ao longo dos anos. Segundo os criadores, é difícil saber quanto um deputado federal ou senador destina a determinada cidade ou estado, assim como os projetos beneficiados. Os dados estão espalhados por várias fontes, e muitas vezes desatualizados. A equipe ainda pretende agregar novas funcionalidades à plataforma, como a geração de relatórios com o uso de Inteligência Artificial para interpretar os dados selecionados.
“A Central das Emendas é um esforço de tecnologia e articulação que pode mudar a forma como a sociedade brasileira se relaciona com desafios públicos espinhosos, como a distribuição e a execução
do orçamento federal. A plataforma não apenas complementa as iniciativas de transparência e controle existentes, mas amplia a capacidade de fiscalização e mobilização da sociedade civil”, diz Bondarovsky. O engenheiro também trabalhou como gestor público nas prefeituras do Rio de Janeiro e de Mesquita e foi diretor de Programas na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A plataforma reúne dados abertos da transparência do Governo, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de agregar informações do IBGE sobre a população de cidades e estados, permitindo o cruzamento de dados e conclusões sobre a aplicação do dinheiro público. “Investir nesse tipo de solução vai contribuir para a melhor aplicação desses mais de R$ 50 bilhões destinados todos os anos às emendas parlamentares. E também pode abrir caminhos para debates estruturais urgentes sobre o papel dos poderes da República, o equilíbrio fiscal, a efetividade das políticas públicas e o combate à corrupção”, disse Bondarovsky. A Central das Emendas contou com um financiamento concedido pela Embaixada e pelos Consulados dos Estados Unidos no Brasil para ex-participantes de programas de intercâmbio. O projeto de Bruno foi um dos aprovados na seleção para a categoria “Fortalecimento da democracia e dos direitos humanos”.
Muniz destacou a importância da nova estrutura para reforçar a segurança no município
Divulgação
Volta Redonda
VR tem queda de 70% em roubos de celulares
Dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Governo do Estado do Rio
Volta Redonda
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop-VR), dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Governo do Estado do Rio, indicam que os roubos de celulares no município apresentaram queda significativa. Nos três primeiros meses deste ano, afirma a Semop, o crime diminuiu: em janeiro foram registrados três casos, enquanto fevereiro e março (parcial) não registraram ocorrências desse tipo. No comparativo entre o primeiro trimestre de 2025, com três registros, e o mesmo período de 2024, que teve dez ocorrências, a redução foi de 70%. Para efeito comparativo, o primeiro trimestre de 2019 teve 31 crimes do tipo. Mesmo com a pandemia, o mesmo período de 2020 registrou 18 roubos de celulares. Em 2021, com a retomada das atividades do comércio, foram 24 ocorrências. A partir daí, os investimentos em câmeras de segurança voltaram a acontecer e as parcerias com o Governo do Estado saíram do papel.Em 2022 foram nove ocorrências, em 2023 cinco registros e em 2024 foram 10. Em 2025 veio o melhor momento com as ocorrências em baixa mínima.
Os números do ISP também apontam uma queda na série histórica – de 2019 a 2025 – no roubo de celular em Volta Redonda. Em 2019, foram contabilizados 131 registros desse tipo de crime, e os índices seguiram em queda, chegando a 29 rou-
bos de celular em 2024, e, até o momento, zerados em quase dois meses seguidos (fevereiro e março de 2025).
Segundo a Semop, esse tipo de crime tem crescido em nível nacional, se tornando mais frequente em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Seguindo uma tendência inversa, ainda de acordo com a pasta, Volta Redonda se destaca com queda nos números – o que a Secretaria atribui, principalmente, aos investimentos por parte dos governos municipal e estadual, além da integração das forças de segurança. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, afirmou que a redução expressiva nos números de roubo de celulares reflete os investimentos feitos pelo Poder Público Municipal na estruturação da segurança pública de Volta Redonda nos últimos anos – como a criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a chegada ao município da 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e a implantação da “Operação Segurança Presente”, além da criação do Sistema Integrado de Segurança Pública. “São números expressivos e difíceis de serem alcançados. O crime acontece em qualquer lugar do mundo, mas nós temos que criar ferramentas para combatê-lo, e é isso que fizemos em Volta Redonda. Toda essa estrutura possibilita que um maior número de policiais orbite por diversas regiões da cidade, otimizando os recursos das forças de segurança pública e fazendo com
que todo o território seja contemplado, trazendo uma maior sensação de segurança à população. Os agentes de segurança são insubstituíveis, mas hoje, além deles, nós temos uma integração muito forte entre as forças de segurança e a tecnologia, a nossa ‘cereja do bolo’, o que torna as ações muito mais eficazes”, disse Coronel Henrique.
Coronel Henrique destacou ainda que a atuação da Ordem Pública tem influenciando a população para uma mudança de comportamento, minimizando as práticas delituosas e adotando atos seguros. “Hoje, o cidadão tem que colaborar com uma mudança de comportamento. Evite se colocar em situações de risco: saiba onde utilizar o celular, saber como entrar em casa de uma forma segura, saber como entrar no carro e ficar atento, diminuindo as chances de ser alvo de uma prática delituosa.”
Para o coordenador da “Operação Segurança Presente”, o major José Eduardo Martins Silvério, os números referentes a roubos de celulares no município representam o melhor índice dos últimos anos. “Mostram a importância das abordagens, do sistema do monitoramento, da ‘Operação Segurança Presente’, e a integração entre as forças de segurança. Isso faz com que Volta Redonda se torne uma cidade cada vez mais segura”, frisou o major.
INVESTIMENTOS
Para o secretário de Ordem Pública, os ndices são fruto de investimentos na segurança pú-
blica, muitos deles promovidos pelo próprio município, como a aquisição de mais de 25 novas viaturas; o ingresso de novos agentes na Guarda Municipal (GMVR); o convênio com o Governo do Estado, que possibilitou a contratação pela prefeitura de policiais militares para atuarem em seus dias de folga, através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança); e a implantação do programa “Operação Segurança Presente”.
Ainda de acordo com Coronel Henrique, a tecnologia também é uma grande aliada da segurança pública em Volta Redonda, auxiliando em estratégias integradas para o combate e a prevenção ao crime. A cidade já conta com mais de 1.700 câmeras e o sistema de reconhecimento facial – juntos, têm sido primordiais para, de maneira inteligente e eficaz, auxiliar na remoção das ruas de foragidos da Justiça, por exemplo.
O prefeito Antonio Francisco Neto garante que Volta Redonda continuará investindo cada vez mais na segurança pública, estreitando ainda mais a parceria com o Governo do Estado.
“Sempre digo que gratidão não prescreve, e a minha pela ajuda do governador Cláudio Castro a Volta Redonda é eterna. A parceria com o município tem sido um sucesso e vem mais coisas boas por aí, como o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que vai ficar no bairro Roma, e vai atender nossa cidade e a região. E vamos modernizar o quartel da Guarda Municipal, com um espaço melhor para nossos agentes. Estamos no caminho certo para tornar Volta Redonda a cidade mais segura do país”, falou Neto.
Mãe morde rosto do filho de 9 anos em Volta Redonda
Guardas municipais da Patrulha da Criança e do Adolescente, serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuaram nesta quinta-feira (27) em um caso de lesão corporal contra um menino de 9 anos. A suposta autora da agressão seria a própria mãe, uma mulher de 28 anos. Os agentes chegaram até a criança após uma denúncia ser registrada no Conselho Tutelar,
informando que a mãe havia mordido o rosto do menino. A criança foi encontrada sozinha em uma casa onde mora com a mãe, no bairro Santa Cruz. A suspeita não foi localizada no momento. Um primo do menino, um jovem de 23 anos, acompanhou as diligências e avisou a mãe sobre a situação. Os guardas municipais foram informados no local que a suspeita já havia enviado mensagem para a avó da criança confirmando a lesão e os maus-
-tratos cometidos. Diante dos fatos, a criança, acompanhada do primo maior de idade, foi encaminhada à 93ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência. Enquanto aguardavam atendimento, a mãe chegou ao local, foi ouvida e autuada por lesão corporal com base na Lei Henry Borel. Ela responderá pelo crime em liberdade. A criança ficou sob os cuidados da avó de forma provisória, e o Conselho Tutelar acompanha o caso.
“Em todas as questões inerentes à segurança pública, a Ordem Pública se coloca à disposição da população para ajudar e solucionar. Esse caso demonstra a importância de um serviço especializado, como é o nosso, voltado exclusivamente para atuar em situações de violência contra crianças e adolescentes. Parabenizo todos os nossos agentes envolvidos”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
Suspeito é preso com pistola em Porto Real
Porto Real
Um jovem de 20 anos foi preso na noite de quinta-feira (27), em Porto Real, pelo 37º Batalhão de Polícia Militar. Ele foi detido em flagrante, suspeito de portar uma pistola calibre 9mm, na localidade conhecida como BNH.
Angra
Em operação conjunta, na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Militar, a Polícia Civil e agentes da Secretaria de Segurança Pública Municipal de Angra dos Reis, com a coordenação do delegado titular Roberto Ramos e do secretário municipal Douglas Barbosa, prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Ilha Grande. Ele seria traficante e foi encaminhado para a 166ª Delegacia de Polícia.
A apreensão faz parte da ‘Operação Conjunta Ilha Segura’ e envolveu a revista nas bagagens das pessoas que chegavam à Ilha. Os agentes utilizaram a cadela Akira, especializada em farejar drogas e armas. Os entorpecentes não foram encontrados com os passageiros da embarcação, mas foram recolhidos dentro do barco. As ações também se estenderam a alvos no interior da Ilha, onde a cadela farejou dois homens com uma pequena quantidade de drogas. Eles foram autuados por porte para consumo próprio. Homem foi preso enquanto tentava embarcar para a Ilha Grande
Os agentes receberam uma denúncia de que o suspeito estaria traficando drogas nas proximidades e que também seria um dos envolvidos nos disparos registrados na tarde desta quinta-feira no bairro Jardim das Acácias. O homem foi levado para a 100ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso.
Drogas foram encontradas no local do crime
Volta Redonda
Um homem de 23 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (27), no bairro Monte Castelo, em Volta Redonda. Outro homem, de 40 anos, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital São João Batista. O crime aconteceu na Rua 1, onde foram encontradas pedras de crack e pedaços de maconha. A perícia foi realizada no local, e o corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços. O caso foi registrado na 93ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Foragido por homicídio é preso no estacionamento da CSN, em VR
Volta Redonda
Um foragido da Justiça por homicídio foi preso nesta sexta-feira (28) por guardas municipais de Volta Redonda. A prisão foi realizada após câmeras de leitura de placas de veículos, as OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), flagrarem a carreta que ele usava para trabalhar. O homem, de aproximadamente 60 anos, foi detido no estacionamento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no bairro Jardim Paraíba.
A prisão ocorreu após o sistema de monitoramento da cidade, que conta com o cruzamento de informações com o Ministério da Justiça, acusar que contra o proprietário da carreta havia um mandado de prisão expedido no último dia 20.
O setor de Inteligência da Guarda Municipal fez o acompanhamento do veículo e alertou os agentes que estavam nas ruas em patrulhamento que ele seguia em direção à Usina Presidente Vargas, no bairro Jardim Paraíba. Os guardas municipais conseguiram fazer a abordagem já no interior da CSN e confirmaram que contra o homem havia um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Londrina-PR. Ele foi detido e encaminhado à 93ª Delegacia de Polícia, onde ficou preso e à disposição da Justiça.
“Vou matar todos”: suspeito de tráfico ameaça policiais em Piraí
Piraí
Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (28) após ameaçar quatro policiais com um facão no bairro Rosa Machado. O local era monitorado pelos serviços de inteligência das Polícias Civil e Militar por suspeita de tráfico de drogas. Durante a operação, um usuário foi flagrado comprando cocaína por R$ 50 e confessou que adquiria drogas frequentemente no endereço. Ao receber voz de prisão, o suspeito reagiu aos gritos e ameaçou os agentes com a arma branca.
“Quando os policiais en-
traram na casa e deram voz de prisão, o homem se alterou e ameaçou matar todo mundo com um facão”, afirmou o delegado Antônio Furtado. O suspeito foi contido, algemado e levado para a 94ª Delegacia de Polícia, onde teve a prisão decretada. Ele responderá por tráfico de drogas e resistência à prisão, com penas que podem chegar a 17 anos.
Já o usuário flagrado foi autuado por porte de drogas e liberado, devendo comparecer ao Juizado Especial Criminal de Piraí, onde poderá receber pena de prestação de serviços comunitários ou multa.
Volta Redonda
Reprodução
Barra Mansa inicia pavimentação e readequação ferroviária
Projeto tem como objetivo melhorar o acesso à cidade e a mobilidade urbana
Barra Mansa
As obras de readequação ferroviária de Barra Mansa avançaram com a pavimentação de mais um trecho da Rua Eduardo Junqueira, no bairro Estamparia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é responsável pela execução, com supervisão da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
Além da pavimentação, o projeto tem como objetivo melhorar o acesso à cidade e a mobilidade urbana, incluindo serviços de drenagem realizados pelo Saae-BM. O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou a importância da Rua Eduardo Junqueira para o projeto de readequação ferroviária. "Essa via será fundamental para conectar a nova avenida ao viaduto do bairro Barbará, um passo
importante para a modernização da infraestrutura da cidade", disse. A moradora Rosa Maria, de 75 anos, expressou satisfação
com o progresso. "O serviço está maravilhoso. Estou muito grata a todos que estão envolvidos", comentou.
O prefeito Luiz Furlani celebrou o avanço do Pátio de Manobras. "A obra é histórica e de grande importância para a cidade", afirmou.
INTERDIÇÃO DA RUA OSCAR DA SILVA MARINS PARA OBRAS DO PÁTIO
DE MANOBRAS
A Secretaria de Planejamento Urbano anunciou a interdição da Rua Oscar da Silva Marins, no Centro, a partir da próxima segunda-feira (31), devido ao início das obras do Pátio de Manobras. Os serviços incluem drenagem, asfaltamento, calçadas e meios-fios, com previsão de 90 dias de interdição. O secretário Eros dos Santos pediu compreensão da população para os transtornos temporários, destacando os benefícios das melhorias na mobilidade urbana e paisagem.
Medicina da Univassouras conquista nota máxima no MEC
Divulgação
Mulheres foram atendidas pelo Núcleo de Práticas
Jurídicas da Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal Fluminense (NPJ-UFF) recebeu, na quinta-feira (27), no Campus Aterrado, mães que aguardam a exumação dos corpos de seus filhos, enterrados como indigentes, para serem sepultados com seus nomes registrados.
O curso de Medicina da Univassouras recebeu nota máxima na avaliação 'in loco' para renovação do reconhecimento do curso, realizada em março de 2025. A nota 5 (em uma escala de 1 a 5) foi atribuída com base em três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
A graduação em Medicina da Univassouras combina conteúdos teóricos e atividades práticas desde o primeiro período do curso, com inserção dos alunos em atividades comunitárias, no Laboratório de Habilidades e Simulação, nas unidades de saúde e no hospital universitário próprio, que é referência para a região centro-sul fluminense, disponível 24 horas por dia.
O Projeto Pedagógico destaca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, não apenas pela produção e divulgação de conhecimentos científicos, mas também por ações comunitárias que buscam melhorar os indicadores sociais e de saúde da região, impactando positivamente a qualidade de vida da população. "Parabéns a todos que fazem parte dessa trajetória. Que essa conquista nos inspire a seguir firmes na missão de formar médicos éticos, humanos e altamente capacitados para transformar realida-
Alessandra Paulino e Lucimar Santos, acompanhada do esposo Oséias Correia de Souza, relataram suas dores. "Enquanto eu não enterrar meu filho, não vou ter saúde"; "Enterraram meu filho como indigente, quero enterrá-lo com dignidade"; "Meus netos ficam me perguntando – Vó, o papai vai voltar?", disseram emocionadas.
A advogada e professora da UFF, Dra. Vanessa Terrade, detalhou os encaminhamentos.
"Contatar os advogados das partes e agendar reunião con-
junta com o magistrado do processo (indicativo, semana próxima); dar sequência à estruturação da cartilha orientativa para os casos de não reconhecimento imediato das pessoas mortas, organizada pelo Convênio NPJ e o IML; iniciar articulação para criação de uma associação das mães enlutadas em Volta Redonda; e, por fim, encaminhar o relatório do encontro ao Conselho Municipal dos Direitos Humanos em Volta Redonda", afirmou a advogada. Lucimar Santos expressou esperança ao final da reunião. “Saio mais animada, o apoio ajuda. Recomendo às mães que corram atrás dos seus direitos.” O encontro é parte do trabalho contínuo do NPJ-UFF em apoiar as famílias que enfrentam dificuldades jurídicas e administrativas na busca pelo reconhecimento e sepultamento de seus parentes.
Volta Redonda
O Mês Internacional da Mulher será comemorado neste domingo (30) em Volta Redonda com dois eventos que visam reconhecer e valorizar as mulheres do Sul Fluminense. As atividades, organizadas por entidades de apoio à causa feminina, acontecem a partir das 10h na Arena Kartódromo Internacional de Volta Redonda, com entrada gratuita e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação começa com a exposição "Mariana Crioula", que apresenta obras de artesãs da região. Às 12h, a cantora Mônica Silva sobe ao palco,
Volta Redonda
O Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, recebeu, entre os dias 17 e 21 de março, a 1ª Semana de Celebração à Humanização e à Diversidade na Comunicação. O evento, idealizado pelo professor Edilberto Venturelli, da Escola de Comunicação, contou com o apoio dos coordenadores do curso de Jornalismo, professora Angélica Arieira, e da Escola de Comunicação, professor Douglas Gonçalves, além do Diretório Acadêmico e da Casa de Cultura do UniFOA. A programação trouxe palestras e oficinas que abordaram questões de representatividade e inclusão na comunicação. Entre os temas discutidos estavam: "Dia do Povo Preto e Quilombola", "Povo Indígena", "Povo LGBTQIA+", "Poder Feminino" e "Dia da Pessoa com Deficiência (PcD)". Além disso, os estudantes do curso de Nutrição participaram com apresentações diárias de receitas típicas relacionadas a cada tema.
RESISTÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE
NA COMUNICAÇÃO
O primeiro dia do evento, segunda-feira (17), abordou a representatividade racial na comunicação e no ensino superior, com o tema “Resistência e comunicação: cotas na universidade e a representação do povo preto na mídia”.
A mesa foi mediada por Júlia Lopes, estudante do 6º período de Publicidade, e contou com a participação de Pai Sid Soares (líder religioso e pai de santo), da publicitária egressa do UniFOA Priscila Pereira e da jornalista egressa Maju Freitas. Pai Sid destacou a importância da diversidade na formação acadêmica: “Se a gente quer profissionais mais capacitados, que tenham uma mente mais inclusiva, que realmente dialoguem com o Brasil profundo, com a diversidade, é nesse espaço aqui da universidade que o debate começa.”
A estudante Júlia Lopes também enfatizou o impacto da representativi-
dade em sua trajetória: “Muitas vezes, eu não vejo uma pessoa preta nesse lugar (…), então é muita emoção me sentir capaz como uma profissional e ser, no futuro, um exemplo para outras pessoas”, disse a jovem ao comentar sobre o papel de liderança oferecido pelo idealizador do projeto.
SABEDORIA ANCESTRAL E CULTURA INDÍGENA
Na terça-feira (18), o tema “Sabedoria Ancestral e Preservação Cultural na Comunicação” trouxe à tona a valorização dos saberes indígenas. O debate contou com a presença do jornalista Lucas Motta, do educador ambiental Pedro Neves e dos indígenas Lino e Jéssica Gonçalves, que participaram por videoconferência de Angra dos Reis. Pedro Neves ressaltou a importância da diversidade de conhecimentos e a resistência dos povos originários: “Os indígenas estavam aqui antes dos europeus chegarem. Eles tinham sua organização, sua ciência, sua medicina, seus saberes e sobreviveram. Mas, com a chegada do ‘Jiruá’ (não indígena), passaram a ser minoria.”
DIVERSIDADE NA COMUNICAÇÃO E A VISIBILIDADE LGBTQIA+
A quarta-feira (19) foi dedicada ao debate sobre inclusão e desafios da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho, com a mesa “Diversidade na comunicação, visibilidade LGBTQIA+”. Participaram os jornalistas Giovani Rossini e Jeniffer Marcato, além do empresário e publicitário Davi Tedesco. Os convidados destacaram a dificuldade de se assumirem homossexuais perante a família, mas, principalmente, no mercado de trabalho, que ainda se encontra resistente à multiplicidade de orientações sexuais e identidades de gênero que se afastem da heteronormatividade. Rossini acredita que, por parte das empresas, ainda há falhas na comunicação ao tentar entender as necessidades de pessoas LGBTs: “Muitas vezes,
Nota foi atribuída com base em três dimensões avaliadas: organização didáticopedagógica, corpo docente e infraestrutura des. Parabéns e eterna gratidão ao nosso Presidente Gustavo Amaral, que tem nos incentivado, orientado e apoiado incondicionalmente em todas as iniciativas que buscam
trazer qualidade e excelência aos nossos serviços educacionais e em saúde!" declarou o reitor da Univassouras, prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza.
Mulheres do Sul Fluminense são homenageadas em VR
seguida, às 12h30, pelo Instituto Reaja Mulher, que promoverá a entrega do prêmio “Mulher Reaja”, em reconhecimento a personalidades femininas que se destacam por suas histórias e força de superação. Durante o evento, os participantes poderão fazer refeições no Vitória Restaurante, partici-
a inclusão é apenas uma estratégia para atender requisitos legais, mas falta autenticidade. O que a comunidade quer? Não é um broche no dia do orgulho, uma festa ou um e-mail do RH. Queremos um ambiente acolhedor, onde possamos ser quem somos sem sofrer preconceito.”
Davi Tedesco complementou, reforçando que a autenticidade das políticas em prol da diversidade e da inclusão precisa ser naturalizada dentro das organizações: “Quando você começa a internalizar o conceito de políticas da diversidade, isso vai ficando mais fácil para as marcas, e aí isso é abraçado por todo o time, por toda a empresa, e vai refletir naturalmente na marca.”
DESAFIOS E CONQUISTAS DAS MULHERES NA COMUNICAÇÃO
Na quinta-feira (20), o evento trouxe o tema “Mulheres na Comunicação: Desafios e Conquistas”, com a participação da jornalista e influenciadora Mi Oliveira, da empresária Leidiane Rosa e da reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira. A violência contra a mulher na mídia e fora dela, o machismo no mercado de trabalho, a diferença salarial entre homens e mulheres e o preconceito racial vivido pela mulher negra na sociedade, ainda em 2025, deram coro às palavras das convidadas. O futuro da mulher na comunicação, no entanto, foi o tema da entrevista feita à influencer: “Eu enxergo um futuro muito diverso [com as redes sociais] e trazendo à tona tudo que foi invisibilizado durante muitos anos, como a jornada dupla, e isso vai trazer mais referências para as novas gerações de mulheres, vai colocar outras mulheres em posições de destaque”, comentou a influenciadora. Sobre referências femininas em posições de destaque na sociedade, a professora Ivanete comentou que não sabe se é vista como uma inspiração para outras mulheres, mas reforçou a importância de acreditar no próprio potencial: “É possível alcançarmos na nossa vida, lugares muito mais altos do que a gente almeja. Eu, por exemplo,
par de sorteios e curtir a apresentação do DJ Badauê. "Vamos homenagear mulheres batalhadoras e inspiradoras, que fazem a diferença na sociedade. Esse reconhecimento é uma forma de valorizar tudo o que elas conquistaram", destacou Kelly Gomes, idealizadora do prêmio e CEO do Instituto Reaja Mulher.
sempre tracei metas e objetivos para a minha vida. E eu vou atrás deles. A gente precisa pensar sempre no nosso potencial, naquilo que a gente pode fazer. Então se isso inspira outras mulheres, eu não sei, não faço com a intenção de inspirar outras mulheres. Mas se elas se inspiram, eu só agradeço.”
VOZES QUE INSPIRAM:
ACESSIBILIDADE E DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
O encerramento da semana, na sexta-feira (21), coincidiu com o Dia Internacional da Síndrome de Down e abordou a inclusão de pessoas com deficiência. O debate contou com a participação da analista sênior de relacionamento com comunidades Brena Lacerda, do presidente da ONG Coopenea Thiago Lopes e da especialista em Libras Andrea Almeida. Pensar a acessibilidade dos espaços físicos e comunicacionais, o acolhimento de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, além de trabalhar o poder de escuta do outro, foram as causas defendidas por Thiago, que ao se tornar cadeirante aos 20 anos de idade, viu-se num mundo deficiente: “Deficiente é o espaço! Se o espaço for eficiente, onde está a deficiência?”
E refletir sobre a inclusão de PCDs vai muito além da adaptação dos lugares à cadeira de rodas, é preciso também considerar as deficiências ocultas, como o autismo e a surdez. Andrea Almeida defendeu a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino básico: “A inclusão de Libras nas escolas não beneficia apenas a comunidade surda, mas toda a sociedade, pois promove a comunicação e a empatia.” A 1ª Semana de Celebração à Humanização e à Diversidade na Comunicação cumpriu seu papel ao promover diálogos essenciais sobre inclusão e representatividade com reflexões e debates sobre conscientização social. O evento contou com a participação dos alunos da Escola de Comunicação, que enriqueceram as discussões com perguntas pertinentes e atuaram como mediadores dos debates.
Volta Redonda
Com a palestra da especialista em Comunicação Visual e Neuromarketing, Anna Libório, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) realizou na quinta-feira (27) o evento "Noite D’Elas" em homenagem às mulheres, neste mês dedicado a elas. A palestra teve como tema "O Poder da Marca Pessoal - Fortalecendo a Marca Executiva". Anna Libório também deu dicas sobre o uso das redes sociais como ferramenta para impulsionar negócios e falou sobre a importância do autoconhecimento para se destacar e como se conectar com o público-alvo, aumentando o engajamento.
A diretora social da CDL-VR, Mônica Laviola, e a vice-presidente da CDL Jovem, Maria Marques, fizeram a abertura do encontro, dando boas-vindas às convidadas. A noite também contou com distribuição e sorteio de brindes de empresas parceiras e um coquetel, reunindo cerca de 250 mulheres no Espaço de Eventos da entidade, no Aterrado.
“Preparamos uma noite muito especial, com uma decoração pensada em cada detalhe, com muito carinho para valorizar todas as mulheres, que trabalham diariamente para dar conta de tantas tarefas: mães, esposas, empresárias, donas de casa, e ainda encontram tempo para cuidar de si mesmas. Mulheres que são tantas em uma só”, afirmou Maria. O encontro foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mas já se tornou tradicional no calendário da cidade, especialmente entre as empresárias. Com decoração em preto e prata, as convidadas também receberam a sugestão de usarem a cor preta e batom vermelho para marcar de forma simbólica o empoderamento feminino. “Ficamos sempre muito felizes e honradas em ver a nossa casa cheia, com mulheres que buscam autoconhecimento, crescimento e
que sabem do seu potencial, porque hoje somos uma Nação Lojista também formada por essa liderança feminina, que vem mostrando sua força no mundo dos negócios. A CDL valoriza e reconhece a força dessas empreendedoras e acredita que pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma”, acrescentou Mônica. Anna Libório destacou a importância da CDL de Volta Redonda nesse processo de desenvolvimento das empresas, das lideranças femininas e de criar oportunidades para gerar conhecimento entre as associadas. “A CDL Volta Redonda é uma das mais importantes do país. Digo isso porque já ouvi de outras cidades o quanto ela tem sido exemplo dessa preocupação com a capacitação de seus associados. O que vi nesta noite foi especial e me deixou emocionada, de verdade, com tanto carinho de quem veio assistir minha palestra e de como podemos transformar vidas”, afirmou. A importância do empreendedorismo feminino pode ser observada nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), que mostram que o Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de empreendedoras no país. As mulheres representam 39% dos empreendedores, acima da média nacional de 34%. Em 2024, houve um crescimento de 4% no número de mulheres abrindo negócios no estado, comparado ao ano anterior. Entre as 1.844 mulheres ouvidas na pesquisa em todas as regiões do estado, 49% são as principais provedoras financeiras de suas famílias. A edição do "Noite D’Elas" deste ano contou com patrocínio de Dra. Ana Vitória Savelli, Bracarense – O Bom das Carnes, Espaço C Semijoias, Idealize Pharma, Grupo Dra. Iramaia Pifano, Marcela Vidigal – Consultora de Imagem
Sistêmica, A2 Manipulação, Grupo Prestativa, Markos Paulo Decoração de Eventos, República do Movimento Sicoob Credirochas e Vivo.
Vassouras
Via também recebeu obras de drenagem realizadas pelo Saae-BM
Felipe Vieira
Anna Libório durante a palestra oferecida pela CDL-VR em homenagem às mulheres
Boop Fotografia
Encontro é parte do trabalho contínuo do NPJ-UFF em apoiar as famílias que enfrentam dificuldades jurídicas e administrativas
Divulgação
Maior edição de todos os tempos reúne sonhos, superação e emoção nas quadras de Volta Redonda
Durante a abertura, mais de 250 equipes de 73 instituições irão desfilar
Volta Redonda
A Copa Diarinho 2025 promete ser um marco histórico para o esporte da região Sul Fluminense, trazendo uma celebração vibrante de superação, aprendizado e realização de sonhos. A vigésima edição do torneio, a maior de todos os tempos, reunirá mais de 3.500 jovens atletas, com idades entre 7 e 17 anos, além de treinadores, árbitros, amigos e familiares, todos em busca da emoção e da conquista nas quadras de futsal. O evento, que acontece neste sábado (29), a partir das 8h, no Mini Estádio da Ilha São João, contará com uma abertura grandiosa, repleta de momentos emocionantes. A cerimônia de abertura incluirá um espetáculo pirotécnico, a tradicional volta olímpica, e os emocionantes juramentos à bandeira e dos atletas. O evento também contará com a presença do presidente do Grupo Pançardes de Comunicação, Luciano Pançardes, do prefeito Antonio Francisco Neto, e de autoridades, como o deputado Munir Neto e a Secretária da SMEL, Rose Vilela. Este ano, mais de 250 equipes de 73 instituições desfilarão durante a abertura, destacando a grandiosidade do torneio. O campeonato acontecerá aos sábados e domingos entre os dias 30 de março e 6 de julho, nos ginásios poliesportivos de Volta Redonda. Com previsão de cerca de 300 jogos, a expectativa é de uma competição de alto nível, onde todas as equipes terão a oportunidade de disputar,
no mínimo, dois jogos em busca da classificação. Para as categorias sub-7 e sub-9, a Copa Diarinho se transforma em um verdadeiro festival esportivo, onde todos os participantes recebem medalhas de participação, celebrando o espírito de união e amizade. A edição de 2025 será a maior de todas, com 3.458 atletas de 247 equipes, representando 73 instituições de 13 municípios da região. Municípios como Angra
O DIÁRIO DO VALE transmitirá ao vivo, neste sábado (29), pelo seu canal no YouTube e em sua conta oficial do Instagram, a abertura da XX Copa Diarinho de Futsal, que acontece no Mini Estádio da Ilha São João.
dos Reis, Barra Mansa, Itatiaia, Paraíba do Sul, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Mendes, Resende, Valença, Rio Claro e Vassouras estarão presentes na Série Ouro, com 2.296 atletas em 164 equipes. Já os times de Volta Redonda disputarão a Série Prata, com 1.162 atletas em 83 equipes. A Copa Diarinho é promovida pelo Diário Eventos, do DIÁRIO DO VALE, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte
A partir das 8h, após o desfile das delegações que disputarão a competição, acontecerá o tradicional Jogo das Estrelas, com atletas que marcaram a história do Voltaço. A transmissão será comandada por Oscar Nora e Júlio César.
e Lazer (SMEL) da Prefeitura de Volta Redonda. Além de fomentar a prática esportiva, o torneio reforça valores essenciais como disciplina, respeito, trabalho em equipe e o poder de transformação do esporte na vida dos jovens. Com uma edição grandiosa e uma estrutura impecável, a Copa Diarinho 2025 se consolida como um evento que vai além da competição, tornando-se uma verdadeira celebração do esporte e da união de toda a região.
Entre os presentes no Jogo das Estrelas, estarão os ex-jogadores Valtinho, Eduardo, Humberto, Glauber, Alves, Sandro, Vicente, Elson, Dé, Fábio, Marcelinho, Ari e Paloma, que escreveram seus nomes na história do Esquadrão de Aço.
Farmácia de Barra do Piraí volta a entregar remédios oncológicos
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí anunciou, em parceria com o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), que os medicamentos oncológicos para pacientes barrenses voltarão a ser retirados diretamente na farmácia municipal da cidade.
A decisão foi tomada na quarta-feira (26), em uma reunião na sede do H.FOA em Volta Redonda, entre o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, o diretor do Hospital, Leonardo Prado, e a gerente operacional da unidade, Francine Caetano.
Desde outubro de 2024, o serviço de entrega dessas medicações na farmácia municipal havia sido interrompido, fazendo com que os pacientes oncológicos
tivessem que se deslocar até o H. FOA, no município vizinho, para receberem seus medicamentos.
Leonardo Prado reforçou o apoio ao município. “Nosso objetivo é manter essa parceria forte com Barra do Piraí e melhorar
nossos processos para oferecer ainda mais qualidade de vida aos barrenses”.
Já o secretário de Saúde de Barra do Piraí lembrou dos desconfortos causados aos pacientes oncológicos em razão do desloca-
mento para a retirada de seus medicamentos. Ainda segundo ele, a expectativa é de que os remédios já estejam disponíveis na farmácia municipal em abril. “Sem dúvidas era um transtorno muito grande para a população, ainda mais tendo em vista que os pacientes necessitavam fazer esse longo percurso, pegar ônibus, enfrentar fila e outros desconfortos. Estamos devolvendo a dignidade no tratamento dessas pessoas. Temos o dever e o prazer de cuidar dos barrenses. Esse é o compromisso do nosso governo de oferecer uma melhor qualidade, acessibilidade e conforto na saúde para nossa população. A secretaria de Saúde está trabalhando para que, já em abril, os medicamentos estejam disponíveis para retirada na farmácia municipal”, reforçou Cristiano Almeida.
Atacantes
Volta Redonda/Pinheiral
Novos jogadores do Voltaço foram apresentados nesta sexta-feira (28), durante uma entrevista coletiva no Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral. O atacante Vitinho, ex-Botafogo, Ferroviário (CE) e Santo André (SP), foi apresentado como novo reforço do Volta Redonda. O atleta de 24 anos chega por empréstimo, válido até o final da Série B do Campeonato Brasileiro. Vitinho, que foi revelado pelo Resende, comentou sobre a oportunidade e a recepção do elenco e da comissão técnica. “Estou muito feliz com essa oportunidade de defender o Voltaço e espero contribuir muito com a equipe. Vim para ajudar e vou dar o meu melhor em campo. Fui bem recebido aqui e agora é focar no trabalho para que a temporada seja positiva e possamos alcançar nossos objetivos”, disse Vitinho. Além de Vitinho, o Voltaço também apresentou o atacante Hyuri e os laterais Caio Roque e Ynaiã. Todos os atletas já estão treinando com o elenco, que se prepara para a estreia na Série B, marcada para o dia 6 de abril, contra o Cuiabá, às 19h, no estádio Raulino de Oliveira. O gerente de futebol Leonardo Dinelli, o Zada, elogiou a participa-
ção da torcida no Estadual e convocou o apoio para a competição.
“Foi muito bonito ver o Raulino cheio no Estadual, com os torcedores mais participativos. Precisamos trazer mais pessoas para que possamos respirar futebol na Série B. Conto com a ajuda de todos”, afirmou Zada, convocando a torcida para comparecer em peso na estreia.
“Convoco os torcedores para este primeiro jogo no Raulino. Vamos lotar o estádio e vibrar em uma só energia, em prol da vitória”, completou.
Durante a manhã, o elenco participou de atividades em campo sob o comando do técnico Rogério Corrêa.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), iniciou na quinta-feira (27) o segundo Curso de Derivados do Leite, na sede da Aciap, no Aterrado.
Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a fabricação de queijos minas frescal, muçarela, meia cura, além de requeijão, ri-
cota, queijo tipo catupiry, iogurte, coalhada, creme de leite, leite condensado e doce de leite. O curso continua nesta sexta-feira (28). O evento reuniu produtores rurais de Nossa Senhora do Amparo, São José do Turvo, Barra do Piraí, Volta Redonda, Piraí e Arrozal. Além do aprendizado técnico, os participantes degustaram os produtos fabricados e receberão certificados ao final da capacitação. A palestrante foi Maria Cristina Senatore Carvalheira, especialista na área. A iniciativa
teve apoio da Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR, Governo do Estado, Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa e do Escritório Local da Emater de Resende. O supervisor da Emater em Volta Redonda e diretor de Interesses Agropastoris da Aciap-VR, Sylvio Luiz Corrêa Filho, destacou que o curso busca capacitar os produtores para aprimorar a qualidade dos produtos e aumentar a eficiência na comercialização. O presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes, reforçou que a
entidade tem fortalecido o apoio aos produtores rurais. “Reativamos a área agropastoril e trouxemos a Emater para nosso prédio, onde atende os produtores de Volta Redonda e região”, afirmou.
A Aciap-VR também promove a Feira do Agricultor e ações para facilitar investimentos e acesso a crédito para pequenos agricultores. Entre as recentes conquistas, está a chegada da unidade de cadastro rural ao município, permitindo que proprietários regularizem seus imóveis diretamente na sede da Aciap.
BARRA MANSA Servidores devem fazer recadastramento do Censo 2025 até este sábado (29)
A Secretaria Municipal de Administração de Barra Mansa reforça que o prazo para o recadastramento obrigatório do Censo 2025 dos servidores municipais termina neste sábado (29). O processo deve ser realizado presencialmente no Clube Municipal, localizado na Rua Juiz Antônio Ciani, 91, no Centro, das 7h às 18h.
O censo é destinado aos servidores da Administração Direta do Município, incluindo os ocupantes de cargo efetivo, tanto ativos quanto inativos, e é fundamental para garantir a transparência na gestão pública e a correta execução da folha de pagamento. Servidores que não realizarem o recadastramento dentro do prazo terão o pagamento suspenso até a regularização. Apo-
sentados e pensionistas devem comparecer ao Previbam, na Rua Bernardino Inácio Silva, 37, no Centro. Em caso de dúvidas, os telefones de contato são (24) 3323-0070 / (24) 3323-0071. Para servidores em férias ou licença, o prazo será de 15 dias corridos, contados a partir do término do respectivo afastamento. Servidores cedidos a outros municípios ou órgãos também precisam se recadastrar.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RECADASTRAMENTO
• Documento de identificação (RG ou CNH);
• Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento, união estável ou averbação de divórcio);
• Comprovante de residência;
• PARA DEPENDENTES: RG, CPF e certidão de nascimento de filhos até 21 anos
As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Palmares, no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, entraram em nova fase nessa quinta-feira (27), com o início da concretagem do piso da nova estrutura. A intervenção na unidade, que integra a rede municipal de ensino, dá continuidade aos serviços realizados desde janeiro, incluindo a demolição do prédio original, preparo e nivelamento do terreno, execução das sapatas (etapa final da fundação) e instalação completa da tubulação de esgoto. De acordo com a empresa responsável, a construção de um muro de contenção terá início em breve, enquanto a concretagem do piso deve ser concluída entre 15 e 20 dias, dependendo das condições climáticas. A equipe planeja iniciar a alvenaria já na próxima semana, uma vez que não é necessário aguardar o período completo de cura do concreto – cerca de quatro semanas – para avançar nessa etapa. O cronograma foi organizado em linha de montagem, priorizando a conclusão dos banheiros e do refeitório na primeira fase. Essa estratégia garante a infraestrutura mínima necessária para os alunos e permite o desenvolvimento simultâneo de diferentes etapas da obra, otimizando o tempo e cumprindo os prazos estabelecidos.
INVESTIMENTO DE R$ 8 MILHÕES
NOVO PROJETO ARQUITETÔNICO COM ACESSIBILIDADE
Desenvolvido pelo IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), o novo projeto da E. M. Palmares prevê um prédio de dois pavimentos, totalmente acessível, com rampas e escadas. A escola contará com espaços essenciais para o desenvolvimento educacional, como biblioteca e refeitório amplo. No térreo, estarão concentrados os setores administrativos, incluindo sala de reuniões, salas de orientação educacional e pedagógica, direção, secretaria e depósito. O espaço também abrigará banheiros femininos e masculinos (adaptados para pessoas com deficiência), laboratórios de informática e de ciências, além de um auditório com palco, camarim e capacidade para 100 pessoas.
O segundo andar será destinado às salas de aula, com cinco ambientes para a educação infantil e oito para o ensino fundamental, além de uma sala de estimulação e banheiros adaptados. Na área externa, a escola ganhará um novo estacionamento e uma quadra esportiva reformulada, com 850 m², adequada para as atividades físicas dos alunos.
"Reconhecemos a importância da Escola Municipal Palmares para a comunidade do Padre Josimo. Por isso, investimos em uma estrutura moderna, com acessibilidade, para oferecer educação de qualidade e referência, compromisso fundamental de nossa gestão", afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal Palmares representa um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. A nova estrutura, moderna e ampliada, atenderá cerca de 300 alunos – em sua maioria moradores do Padre Josimo e regiões vizinhas –, distribuídos em 14 turmas de educação infantil e ensino fundamental, nos turnos da manhã e da tarde. Para garantir o funcionamento das atividades durante as obras, a Prefeitura de Volta Redonda construiu uma estrutura temporária, assegurando que o ano letivo transcorra sem prejuízos ao conforto e aprendizado dos estudantes. "Além da construção do novo prédio, que oferecerá uma estrutura moderna aos alunos, estamos reformando e ampliando a quadra esportiva, proporcionando melhores condições para a prática de atividades físicas", destacou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
Barra do Piraí / Volta Redonda
Volta Redonda
Volta Redonda
Barra Mansa
Reunião com vice-prefeito Cristiano Almeida ocorreu na sede do H.FOA, em Volta Redonda
Divulgação
Evandro Freitas
Este ano, mais de 250 equipes de 73 instituições desfilarão durante a abertura
Projeto prevê um prédio de dois pavimentos, totalmente acessível, com rampas e escadas
Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR
Durante a manhã, o elenco participou de atividades em campo sob o comando do técnico Rogério Corrêa
NÍVEA STELMANN
Nívea Stelmann retornou ao Brasil para celebrar o aniversário de 11 anos da filha, Bruna, mas revelou que a mudança para Orlando, em 2017, foi motivada pelo medo da violência e questões de saúde mental. Durante entrevista ao Faustão na Band, em 2022, a atriz contou que desenvolveu uma forte ansiedade ao anoitecer, o que a levou a buscar mais segurança nos Estados Unidos.
DESTAQUES DA SEMANA
XUXA MENEGHEL
Xuxa Meneghel revelou ao jornal Extra que nunca gostou de comemorar aniversários, pois, durante cerca de 15 anos, suas festas eram eventos profissionais organizados por sua ex-empresária, Marlene Mattos. Segundo a apresentadora, eram três dias seguidos de comemorações impostas, com fotos, filmagens e encontros com fãs, o que fazia com que ela visse a data como trabalho, e não como celebração. Hoje, prestes a completar 62 anos, Xuxa evita grandes festas e prefere algo mais simples, apenas com um bolo vegano feito por Sasha e Ju, sem presentes, balões ou flores cortadas.
LAIS DUQUE
A médica Lais Duque e seu grande amor, Henrique, celebraram sua união em uma cerimônia encantadora no último fim de semana, em Itaipava, distrito de Petrópolis. O cenário escolhido para esse momento inesquecível foi a deslumbrante Fazenda Locanda Bela Vista, onde familiares e amigos, muitos vindos do Sul Fluminense, compartilharam a emoção e a felicidade do casal em um dia repleto de amor e significado.
DADO DOLABELLA
Dado Dolabella revelou em entrevista ao site ‘Heloísa Tolipan’ que, apesar de não ser visto nas novelas desde “Vitória” (2014), não abandonou a carreira de ator. O artista a rmou que, se surgir uma boa oportunidade, aceitaria atuar novamente. Ele também comentou sobre os ataques à sua imagem nos últimos anos, destacando as polêmicas envolvendo sua vida pessoal e criticando a falta de controle na internet. Atualmente, Dolabella está focado em sua música, com o lançamento da canção “A Gente Faz Amor”.
TÂNIA ALVES
Tânia Alves, de 75 anos, não se importou com as críticas sobre seu relacionamento com o músico Israel Schottz, de 26, e afirma que o amor não tem idade. Para a atriz, a conexão com Israel foi natural e profunda, sem paquera ou insistência, apenas um reconhecimento imediato entre as almas. Juntos, compartilham uma paixão pela música e pela troca de experiências, valorizando o respeito e a felicidade no relacionamento. Tânia reforça que, embora enfrentem críticas, o mais importante é viver com liberdade e bem-estar.
QUENTE
ALICE WEGMANN
Alice Wegmann não esconde a felicidade de atuar novamente ao lado de Humberto Carrão, seu par romântico no remake de Vale Tudo, após trabalharem juntos em 2016, em A Lei do Amor. A atriz destacou a maturidade adquirida desde então, tanto na vida pessoal quanto profissional,
Atendimento presencial (por ordem de chegada): Guichês da Prefeitura de Volta Redonda: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h Subprefeitura do Retiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Dúvidas ou mais informações: (24) 99248-3514 | (24) 99971-7902 | (24) 3511-3274 ou (24) 3511-3375