Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025 | Ano 32 • Edição 10654
Kátia Miki busca apoio de Cláudio Castro para recuperar
Barra do Piraí
Encontro entre a prefeita e governador foi articulado pelo deputado federal Áureo Ribeiro
POLÍTICA | Página 3
Homem é executado em Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda
POLÍCIA | Página 4
Piraí e Light firmam parceria para revitalização de espaços históricos
A Prefeitura de Piraí e a Light firmaram um acordo para revitalizar espaços históricos e melhorar a infraestrutura da cidade. A parceria inclui a restauração do Cassino de Lajes, do Campo de Lajes e das quadras em frente, com a Light assumindo a reforma dos locais. Além disso, as duas partes discutiram soluções para melhorar o fornecimento de energia, focando em podas de árvores e redução das quedas de luz.
POLÍTICA | Página 3
Obras do Hospital Municipal de Quatis começam em breve
MOSAICO | Página 3
Volta Redonda instala semáforos inteligentes para melhorar o trânsito
A Prefeitura de Volta Redonda iniciou a instalação de 33 semáforos inteligentes em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego. O sistema, que inclui câmeras e sensores, ajustará os sinais de acordo com o fluxo em tempo real, beneficiando motoristas, motociclistas e usuários de transporte público. A medida abrange os bairros Aterrado, Niterói, Retiro e Vila Santa Cecília. Além disso, os semáforos existentes estão sendo revitalizados. A previsão é que o novo sistema comece a operar em quatro meses.
CIDADES | Página 6
Paraty recebe
Mostra Biodiversidade em Audiovisual
Candidato à presidência da AAPVR é Geraldo Vida
Engenheiro aposentado da CSN pode ser escolhido para suceder a Ubirajara Vaz, que presidiu a associação por 30 anos
Geraldo Vida, atual diretor financeiro da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), foi escolhido
para ser o candidato da situação à presidência da entidade nas eleições de março. Engenheiro aposentado da CSN, Vida entrou para
o grupo através do ex-presidente Ubirajara Vaz e agora promete dar continuidade ao legado de sua gestão. Essa será a primeira eleição
Agentes do 28º BPM apreenderam mais de 70 kg de entorpecentes no bairro Vale Verde, nesta quar-
ta-feira (29). A operação, realizada por equipes do GAT e do Serviço Reservado, resultou na apreensão de
63 kg de maconha e 7 pedras grandes de cocaína, avaliados em R$ 350 mil. A droga estava em uma casa de
Atenção às novas regras para cancelamento de planos de saúde
LAZER | Página 8 Corpo é localizado em terreno próximo à Radial Leste
sem a presença de Ubirajara, que faleceu em dezembro de 2024.
um idoso, de 68 anos, que foi preso em flagrante.
POLÍCIA | Página 4
Cadáver estava em adiantado estado de decomposição
Evandro Freitas
Zoo-VR inaugura primeiro
meliponário público do município
Volta Redonda
Para promover a educação e conscientização ambiental, o Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), em parceria com meliponicultores do município, inaugurou na manhã desta quarta-feira (29) o primeiro meliponário público do município. O local vai hospedar abelhas nativas sem ferrão, com visitas guiadas por um meliponicultor de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. A entrada é gratuita.
“As abelhas das espécies Bugia-amarela, Guaraipo, Iraí, Jataí, Mirim, Mandaçaia e Uruçu vão estar alocadas em casinhas de madeira. Os visitantes terão acesso a todas as informações de cuidado, manejo e, o principal: a importância delas para o meio ambiente. O objetivo é passar informação com orientação para despertar a consciência ambiental
em crianças, jovens e adultos”, disse o meliponicultor e advogado Thiago Marchi Torturella –um dos responsáveis pela criação do projeto.
O meliponicultor ainda mencionou que no espaço não haverá nenhum tipo de extração de mel. Mas, sim, multiplicação de enxame e criação dessas abelhas para melhorar a polinização das espécies.
“As abelhas nativas sem ferrão são inofensivas e desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas e na sustentabilidade da vida na Terra, contribuindo para a biodiversidade, pois sua atividade de polinização ajuda a manter a variedade de plantas em diferentes habitats, bem como a qualidade genética das sementes”, acrescentou Thiago. Para o diretor do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira, o meliponário é um ganho para zoológico,
‘Relógio do Juízo Final’ é ajustado e alerta para proximidade do fim do mundo
Internacional
O Relógio do Juízo Final, criado por cientistas para medir o risco de uma catástrofe global, foi adiantado para 89 segundos antes da meia-noite. O ajuste, anunciado nesta terça-feira (28) pelo Boletim de Cientistas Atômicos, representa a maior proximidade do mundo à destruição desde a criação do relógio, em 1947.
Entre os fatores que levaram à decisão estão as ameaças nucleares ligadas à guerra na Ucrânia, tensões entre China e Taiwan, o agravamento das mudanças climáticas e o avanço da inteligência artificial em usos militares. O recente aumento na desinformação também foi citado como um fator preocupante.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 2022, segue como um dos maiores riscos para
a segurança global, com o país intensificando ameaças nucleares e se afastando de acordos de controle de armas. No Oriente Médio, a guerra entre Israel e Hamas e as hostilidades com o Irã elevam ainda mais as tensões na região. Outro fator apontado pelos especialistas é o avanço da inteligência artificial, que já começa a ser usada em operações militares e pode representar riscos imprevisíveis. Além disso, o aumento das temperaturas globais e a falta de ações efetivas contra as mudanças climáticas contribuem para o cenário de incerteza. Criado no contexto da Guerra Fria, o Relógio do Juízo Final é um símbolo da proximidade da humanidade de uma grande catástrofe. O novo ajuste reforça o alerta para que governos e sociedades tomem medidas urgentes para reduzir os riscos globais.
Ministério da Cultura quer streaming público e regulação de plataformas em 2025
País
O Ministério da Cultura (MinC) trabalha para lançar ainda em 2025 uma plataforma pública de streaming e avançar na regulação das plataformas de vídeo sob demanda (VOD). O tema tem sido discutido na Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que reúne profissionais do setor para debater o futuro do audiovisual no Brasil.
A regulação do VOD busca garantir a presença de produções nacionais nos catálogos de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max. Também estão em pauta questões como tributação e o compartilhamento dos ganhos econômicos entre produtoras e plataformas. Para isso, o governo articula a aprovação de um marco regulatório no Congresso Nacional.
Paralelamente, o MinC pretende colocar no ar um serviço público de streaming com acesso
principalmente na divulgação da preservação das abelhas nativas sem ferrão.
“Esses animais são responsáveis pela polinização de aproximadamente 75% das plantas cultivadas para alimentação hu-
mana. Por isso, a necessidade de protege-las, pois as mudanças climáticas, pesticidas e doenças têm contribuído para o declínio da população de abelhas no mundo. Essa parceria busca intensificar práticas agrícolas sustentáveis,
além de conscientização ambiental”, destacou Jadiel. O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, esteve presente na inauguração e classificou a iniciativa como um momento histórico para Volta Redonda. “Nós acreditamos nesse projeto que está de parabéns! Tenho certeza que muita gente vai vir visitar o primeiro meliponário público. É um gol de placa, nota mil”. Também presente na inauguração, o secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, destacou a parceria do zoológico com o meliponicultor Thiago Marchi Torturella.
“Essa parceria vai contribuir muito com a fauna e a flora, e isso nos enche de alegria. O Zoológico Municipal já desenvolve um grande trabalho ambiental e esse espaço será mais um adendo na conscientização das abelhas nativas”, disse.
O QUE É A MELIPONICULTURA?
A meliponicultura busca reinserir e devolver ao meio ambiente as abelhas nativas sem ferrão de suas respectivas regiões, as quais polinizam diversas espécies da flora nativa e outras. Essas abelhas inofensivas, em razão do desenvolvimento urbano, foram em sua grande parte extintas dos centros urbanos, por conta da destruição de seus habitats.
Atualmente, com o desenvolvimento da consciência ambiental, se tornou possível reinseri-las e contribuir para a melhoria do meio ambiente. Assim, a meliponicultura tem por finalidade o desenvolvimento sustentável, ambiental e da melhoria de vida, em razão dos benefícios decorrentes da ação das abelhas melíponas.
Inscrições abertas para oficinas gratuitas de informática para idosos
Volta Redonda
A Prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas até sexta-feira (31) para a oficina gratuita de Informática Básica e Excel Avançado voltada para a Melhor Idade. As vagas são limitadas e destinadas a idosos com 60 anos ou mais. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, às 8h30, nos 35 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Volta Redonda, nas salas de Telecentro.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Smas, Cristiane Alves, explicou que as oficinas serão divididas em dois módulos. O primeiro abordará
conhecimentos básicos, e no segundo, os instrutores irão ministrar noções de Excel intermediário. “Esse é um projeto essencial para incluir a Melhor Idade no mundo digital, garantindo acesso à internet e às tecnologias do mundo atual”, afirmou Cristiane. A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou que o objetivo das oficinas é oferecer e aprimorar a inclusão digital, além de qualificar os participantes para a inserção no mercado de trabalho. “Aproveite essa oportunidade de se qualificar e participar das oficinas. Assim vamos conseguir ampliar suas chances de entrar ou se recolocar no mercado de trabalho”, ressaltou Rosane.
Sebrae Rio promove curso voltado à inteligência emocional
Estado do Rio
Pausas são necessárias ao longo de uma jornada diária exaustiva. Quem empreende precisa conciliar várias funções dentro da sua empresa. Para apoiar os donos de pequenos negócios, o Sebrae Rio desenvolveu o curso gratuito “Inteligência Emocional para Alta Performance nos Negócios” ministrado pela jornalista Izabella Camargo. As inscrições podem
gratuito a filmes brasileiros. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contará com acervos da Cinemateca Brasileira, Funarte e outras instituições, além de produções contemporâneas selecionadas por meio de edital.
O debate sobre regulação também acontece em nível internacional. Em 2023, o Brasil conseguiu incluir o tema na declaração do G20, apesar da oposição dos Estados Unidos. Além do streaming, o governo discute outras frentes da regulação digital, como inteligência artificial, desinformação e a remuneração de conteúdos jornalísticos nas redes sociais. A urgência da regulação foi reforçada por especialistas, que alertam sobre o domínio das grandes empresas de tecnologia e a necessidade de equilibrar o mercado para fortalecer a produção audiovisual nacional. Com informações da Agência Brasil.
ser feitas pelo link: https://sites. rj.sebrae.com.br/inscricao/curso-izabella-camargo.
“As nossas capacitações ligadas ao tema inteligência emocional foram as mais procuradas no ano passado. Ao todo foram mais de 120 mil acessos aos nossos conteúdos, ficando à frente de temas como finanças e marketing. Vimos a importância de ampliar o debate e trazer novos insights para que os empreendedores
adotem no seu dia a dia”, explica Tainá Alves, coordenadora de Relacionamento Digital do Sebrae Rio. O curso foi dividido em seis aulas e pode ser concluído em 60 minutos. O dono de pequeno negócio vai aprender sobre burnout, emoções e saúde mental, além de conhecer estratégias para ter uma comunicação mais assertiva e gerenciar o estresse. “Emoção é informação. Não
Saúde mental no Brasil
dá mais para continuar fazendo as coisas do mesmo jeito e esperar um resultado diferente. Se eu quero aprender a falar uma nova língua vou procurar fazer aulas, praticar, errar até ficar fluente. Assim também é com a gestão emocional. Pra ser um bom profissional eu preciso ser uma boa pessoa e isso passa pela autorregulação das emoções para conviver bem em sociedade”, afirma Izabella Camargo, jornalista e palestrante.
Pesquisa revela contradições entre cuidados e sintomas emocionais
Um novo estudo do Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online no Brasil, traz à tona um panorama complexo. A pesquisa mostra que 75% dos entrevistados avaliam a própria saúde mental como “boa” ou “muito boa”. No entanto, 73% relataram sintomas emocionais nos últimos dois anos. Entre os mais comuns, estão a insônia (40%), cansaço sem causa aparente (34%) e irritabilidade (32%). Vale destacar que isso ocorre com maior prevalência entre as participantes do sexo feminino. “As mulheres tendem a reconhecer e relatar mais os sintomas emocionais, o que pode refletir uma maior abertura para lidar com essas questões,” comenta Fabia Silveira, Gerente de planejamento e atendimento do Instituto QualiBest. Embora a pesquisa tenha re-
velado que 83% dos participantes cuidem da saúde mental, entre os que tiveram algum sintoma nos últimos anos, 37% nunca passou por consulta com especialistas, indicando uma preferência pelo “autocuidado”. Ouvir músicas, assistir séries e filmes, passar tempo com a família e praticar atividade física foram as mais citadas entre as ações feitas para melhorar nesse quesito. Entre os que já procuraram um especialista (56%), 34% já foram diagnosticados com alguma doença emocional. Ansiedade (80%), depressão (43%), Síndrome do Pânico (15%) e Transtornos do Sono (14%), como insônia e hiper sonolência foram as principais enfermidades citadas entre aqueles que já receberam um diagnóstico. Quanto aos principais gatilhos para essas doenças emocionais ocorrerem, estão: questões financeiras
(43%); problemas de relacionamento (39%); e episódios traumáticos ao longo da vida (32%).
TRABALHO E SAÚDE MENTAL
Entre os que estão empregados (59%), dois terços relatam contentamento com o emprego atual, refletindo uma dicotomia entre satisfação profissional e impacto emocional, já que 85% da amostra total entendem que o mercado de trabalho contribui em algum grau para o aparecimento de doenças emocionais e 34% confirmam que o trabalho trouxe alguma questão emocional às suas vidas. Entre os fatores que levam a isso, tarefas excessivas, má remuneração e a falta de empatia do empregador são os três principais apontados. Na outra ponta, empresas com boa remuneração (48%), apoio psicológico (37%), que investem
na capacitação e especialização dos funcionários (29%) e têm flexibilidade de horário de trabalho (28%) são bem-vistas e agregam maior qualidade de vida aos empregados. “Pudemos perceber no estudo que o público feminino prioriza benefícios que trazem maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, enquanto os homens tendem a preferir benefícios que entregam maior desenvolvimento na carreira”, finaliza Fabia.
SOBRE A PESQUISA
O estudo online ouviu 4.087 internautas, entre homens e mulheres acima de 16 anos de todas as classes sociais. O levantamento, de abrangência nacional, foi realizado entre 1º de agosto e 29 de outubro de 2024. A margem de erro do estudo foi de 1,56 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Volta Redonda
MOSAICO
Hospital Municipal de Quatis começará a ser construído
O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, realiza neste sábado (1°) a entrega oficial da Ordem de Serviço para o início das obras de construção do Hospital Municipal de Quatis, o Hospital do Povo.O marco simbólico vai acontecer durante a Feira de Artesanatos (FeirArte), na Praça Dr. Teixeira Brandão, no centro da cidade.
O investimento será de cerca de R$ 18 milhões. Os recursos serão dos cofres do Governo do Estado, depois de um pedido do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca ao governador Cláudio Castro, por intermédio do então secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
As obras da unidade hospitalar serão realizadas pela empresa LCR Construções LTDA, vencedora do processo licitatório para a construção do equipamento. O início das obras tem previsão para acontecer em março. Nesta primeira fase, o serviço contará com a preparação das licenças, instalação de água e luz e com a implementação do projeto executivo.
RECUPERADO
O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, tem demonstrado visível melhora em sua saúde nas últimas semanas. Após um período de fragilidade, o gestor tem aparecido em fotos recentes com uma aparência mais disposta e com energia renovada, acompanhando de perto as atividades da administração municipal. Que bom!
PASSAGEM
Nesta quarta-feira (28), a vereadora de Volta Redonda, Gisele Klingler, criticou o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 5,50, um aumento de 30%. Quem usa o VR Card pagará R$ 3,80, com o restante subsidiado pela prefeitura. Ela afirmou que cobrará explicações na reunião do Conselho Municipal de Transporte nesta quinta-feira (30).
ROMARIA
O deputado estadual Munir Neto participou de uma reunião sobre a 17ª Romaria da Terra e das Águas, que ocorrerá em 5 de julho, em Piraí. O encontro, com o prefeito de Volta Redonda e o coordenador estadual da romaria, Padre Jorge Paim, destacou a importância da preservação ambiental. O deputado se comprometeu a apoiar o evento, que deve reunir mais de 2 mil pessoas.
MATRÍCULAS ABERTAS
A Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) abriu inscrições para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico até segunda-feira (3). Filhos de colaboradores da CSN têm 20% de desconto no Ensino Fundamental II. O diretor Joaquim Lopes destaca a cultura maker como diferencial na formação dos alunos. Com 80 anos de tradição, a ETPC é reconhecida pela qualidade de ensino e preparação para o mercado e universidade. Mais informações no site: www.etpc.com.br.
SURUBI-BULHÕES
O prefeito de Resende, Tande Vieira, assinou o Termo de Cooperação Técnica para a contratação da empresa responsável pelas obras do Acesso Sul, ligando o bairro Ipiranga à Surubi-Bulhões. O projeto inclui drenagem, pavimentação, urbanização e sinalização. Tande agradeceu ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Infraestrutura, Uruan Andrade, pelo apoio.
VILA DA FUMAÇA
Já nesta quarta-feira (28), Tande Vieira, acompanhou os trabalhos de recuperação dos acessos à Vila da Fumaça, afetados pelas chuvas. A estrada via Vargem Grande foi liberada, e as equipes seguem atuando em outros trechos, como o acesso pelo Morro Grande.
PCDS
Nesta quarta-feira (28), o prefeito de Barra Mansa, Luiz
Katia Miki busca apoio do Estado para recuperar Barra do Piraí
Prefeita se reúne com governador Cláudio Castro para discutir investimentos e desenvolvimento do município
Barra do Piraí
A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, participou de uma reunião no Palácio Guanabara, onde prefeitas e prefeitos de diversos municípios fluminenses estiveram com o governador Cláudio Castro para discutir pautas estratégicas para o desenvolvimento de suas cidades.
O encontro, que aconteceu na terça-feira (28), foi organizado pelo deputado federal Áureo Ribeiro, presidente estadual do Solidariedade, foi a oportunidade para que a prefeita apresentasse as dificuldades financeiras do município e o plano de trabalho ‘Recupera Barra do Piraí’, além de debater projetos essenciais para o avanço da cidade, com foco em ações que impulsionem o potencial do município e melhorem a qualidade de vida dos barrenses.
Kátia crê que o compromisso do governador com os municípios do estado, em especial, com os municípios do interior, vai ajudá-la a reconstruir Barra do Piraí.
Kátia crê que o compromisso do governador com os municípios do interior vai
ajudá-la a reconstruir Barra do Piraí
“Tivemos uma reunião muito produtiva e eu agradeço demais ao deputado Áureo Ribeiro por organizar e nos dar essa excelente oportunidade. O governador Claudio Castro tem se mostrado um parceiro dos
municípios, em especial, dos municípios do interior. Ele já tem nos ajudado a reconstruir a nossa cidade e eu tenho certeza que fará muito mais”, destacou a prefeita. O deputado Áureo Ribeiro afirmou que quando o Governo
do Estado trabalha em parceria com os municípios, unindo forças, os resultados aparecem na vida das pessoas. "Os investimentos chegam às cidades através do diálogo, da parceria e do compromisso de quem quer o melhor para todo o nosso Estado. Foi por isso que o governador Claudio Castro abriu espaço na sua agenda para receber os prefeitos do Solidariedade para escutar as demandas de cada cidade. Quando o Governo do Estado trabalha em parceria com os municípios, unindo forças, os resultados aparecem na vida das pessoas”, disse o parlamentar. Kátia Miki reforçou a importância da parceria entre estado e município para que Barra do Piraí continue avançando e oferecendo melhores condições para os seus moradores. “A prefeitura de Barra do Piraí e o Governo do Estado do Rio de Janeiro já são grandes parceiros. Juntos, vamos trabalhar ainda mais para que a nossa população volte a ter orgulho de ser barrense”, concluiu.
Furlani, vistoriou as obras da Escola Leonísio Sócrates Batista e autorizou novas melhorias. A unidade, que atende o maior número de alunos PCDs no município, contará com um elevador e estrutura acessível para garantir inclusão e ensino de qualidade.
VOLTA ÀS AULAS
O prefeito de Quatis, Aluísio D'Elias, reuniu-se nesta quarta-feira (28) com diretores e equipe diretiva das escolas municipais para alinhar estratégias educacionais para 2025. O encontro, realizado na Câmara Municipal, abordou temas como educação inclusiva, suporte pedagógico e infraestrutura das unidades.
TRENZINHO I
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio, reuniu-se com diversas áreas da Prefeitura para discutir o início da Operação Transporte Turístico Seguro. Foi definido um chamamento público para regularizar serviços como trenzinhos, bugres, jipes e quadriciclos, além da revisão da sinalização viária e intensificação da vistoria dos veículos. A Prefeitura dará prazos para adaptação das empresas, garantindo segurança para turistas, moradores e trabalhadores.
TRENZINHO II
A medida foi tomada logo após a morte de uma idosa de 71 anos no dia 27 de janeiro após um acidente entre um ônibus e um trenzinho turístico em Penedo, Itatiaia. O acidente ocorreu na sexta-feira (24), enquanto a vítima, moradora de Itarana (ES), estava na cidade a passeio. Ela foi socorrida e levada ao Hospital de Emergência de Resende, mas não resistiu aos ferimentos.
SEGURANÇA
NAS PRAIAS
Nesta quarta-feira (28), o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, anunciou a implementação do PROEISBM ( em parceria com o Corpo de Bombeiros. A iniciativa busca aumentar o número de guarda-vidas nas praias, reforçando a segurança para moradores e turistas durante o verão.
VAGAS
A região do Médio Paraíba tem 17 vagas de trabalho no Sine, distribuídas nas cidades de Valença, Volta Redonda e Barra Mansa. Existem oportunidades para pedreiro, camareira de hotel, pintor e zelador, entre outras. Os salários variam de um a dois mínimos (R$ 1.518 a R$ 3.036).
Piraí
Piraí firma acordo com a Light para revitalização e melhorias Em
A prefeitura de Piraí e a Light formalizaram um acordo para a preservação do patrimônio histórico e a melhoria da infraestrutura do município, informou o governo municipal nesta quarta-feira (29). Em reunião realizada nesta semana, com a presença do prefeito Pezão, do presidente da Câmara, Júnior Rocha, e de representantes da concessionária de energia, foi assinada a cessão do Cassino de Lajes, do Campo de Lajes e das quadras em frente ao Cassino para a administração municipal. O comodato prevê que a Light,
além de transferir o uso dos espaços à prefeitura, será responsável por sua reforma completa. A iniciativa busca revitalizar áreas de importância histórica e fortalecer espaços de convivência para a população. Durante o encontro, também foram discutidos problemas relacionados ao fornecimento de energia na cidade, incluindo as frequentes quedas de energia que afetam os moradores. A prefeitura e a Light acordaram a necessidade de um planejamento mais eficiente para a realização de podas de árvores, evitando danos à rede elétrica e garantindo maior estabilidade no serviço. O prefeito Pezão destacou a
relevância do acordo e da parceria com a Light. “Esse acordo vai além da recuperação dos espaços cedidos. Ele reafirma o compromisso da Light e da Prefeitura em trabalharem juntos para trazer melhorias concretas para a cidade. Estamos garantindo que espaços históricos serão preservados e devolvidos à comunidade de forma renovada.”
Com a assinatura do comodato, a Prefeitura de Piraí reforça seu compromisso com a preservação do patrimônio e a qualidade de vida dos moradores, consolidando mais uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento do município.
Cancelamento de planos de saúde terá novas regras em fevereiro
País
As novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) para quem deixar de pagar planos de saúde começam a valer a partir do dia 1° de fevereiro. As novidades previstas pela resolução normativa (RN 593/2023), alterada pela RN 617/2024, referem-se à inadimplência de planos individuais ou familiares e coletivos empresariais. Os dispositivos permitem o cancelamento de planos de saúde por inadimplência de duas mensalidades – sejam elas consecutivas ou não – no período de 12 meses, desde que o beneficiário seja notificado do cancelamento. Pela resolução, a pessoa inadimplente deve ser notificada pela operadora até o 50º dia do não pagamento do plano. Essa ação é pré-requisito para exclusão, suspensão ou rescisão unilateral do contrato pela operadora. Após a notificação, o beneficiário tem o prazo de 10 dias para efetuar o pagamento do débito sem prejuízos ao contrato. A especialista em Direito da Saúde e sócia do escritório Lara Martins Advogados, Nycolle Soares, explica que as novas regras irão trazer mais transparência nos processos das operadoras com a atualização dos meios de notificação da dívida. “O impacto é trazer clareza
e tentar ajustar cada vez mais os procedimentos que as operadoras de saúde precisam adotar para ter uma relação menos ruidosa com esse beneficiário. É importante lembrar que a legislação dos planos de saúde tem mais de 30 anos. Além disso, nós tivemos um salto tecnológico muito grande nos últimos anos. Então, contar simplesmente com os meios de notificação que nós tínhamos há 10, 15, 20 anos atrás não tem sido mais eficiente”, avalia Soares. A alteração da legislação, segundo a especialista, garantirá que o beneficiário tenha ciência da sua inadimplência e não seja pego de surpresa sobre a dívida em aberto. “Pode até parecer algo contraditório a pessoa não ter ciência da sua inadimplência, mas a gente precisa lembrar que muitas pessoas podem fazer pagamentos programados, podem receber um boleto na residência e podem ter se mudado, e isso acaba ocasionando problemas operacionais”, pontua Soares. Para garantir que não sejam feitas cobranças indevidas, a RN esclarece que caso a mensalidade do plano de saúde deixar de ser cobrada por algum erro da operadora, seja com ausência da cobrança em folha ou em débito na conta corrente do beneficiário, ou não disponibilizar o boleto
para pagamento, o período de inadimplência não será considerado válido para fins de exclusão, suspensão ou rescisão unilateral do contrato pela operadora.
COMUNICAÇÃO
PELAS OPERADORAS
A comunicação de cancelamento aos beneficiários inadimplentes poderá ser feita de várias formas: e-mail com certificado digital ou com confirmação de leitura; mensagem de texto para telefones celulares via SMS ou via aplicativo de mensagens com criptografia de ponta a ponta; ligação telefônica gravada, com confirmação de dados pelo interlocutor; carta, com aviso de recebimento (AR) dos correios. Ambos os tipos de comunicação garantem que o usuário do plano de saúde tenha conhecimento da notificação. A norma estabelece que a notificação realizada por SMS ou aplicativo de mensagens para celulares só será válida se o destinatário responder a notificação confirmando o seu conhecimento.
“A não-confirmação do recebimento por si só não é algo que vai eximir do pagamento, porque nós estamos falando de meios de notificação que não necessariamente dependem apenas da confirmação de recebimento desse beneficiário”, destaca Soares.
CONTEÚDO DA NOTIFICAÇÃO
Pela RN, as operadoras devem especificar na notificação por inadimplência informações como o período do não-pagamento, incluindo as mensalidades em aberto, o número de dias de atraso e o valor exato e atualizado do débito. Além disso, a notificação deve informar a forma e o prazo para pagamento da dívida, bem como os canais de atendimento da operadora para o esclarecimento de dúvidas. Com relação à cobrança de mensalidade em atraso, pode haver multa de, no máximo, 2% sobre o valor do débito em atraso e/ou juros de mora de, no máximo, 1% (um por cento) ao mês pelos dias em atraso, sem prejuízo da correção monetária, desde que previstos em contrato. COMO EVITAR CANCELAMENTO DE CONTRATO?
A especialista em direito da saúde, Nycolle Soares, dá algumas dicas para evitar problemas com a inadimplência nos planos: estar atento à atualização de informações no cadastro junto à operadora de saúde (endereço, telefone, e-mail); checar eventuais comunicações por e-mail, WhatsApp e cartas da empresa; em caso de pagamento em débito automático, conferir se está realmente sendo debitado. Com informações do Brasil61.
Secretaria de Estado de Educação apresenta novas ferramentas para ano letivo
Estado do Rio
A Secretaria de Estado de Educação apresentou as novas ferramentas para o ano letivo de 2025, como o Diário de Classe On-line, o projeto Enem RJ e o programa Segunda Chance. Na cerimônia, que aconteceu na terça-feira (28) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi apresentado também o planejamento anual da rede estadual de ensino. As aulas voltam no dia 6 de fevereiro. O evento teve o objetivo de traçar estratégias para o retorno às salas de aula de cerca de 500 mil estudantes na rede estadual de ensino. “Somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memó-
ria afetiva dos jovens, para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Então, em 2025, nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento”, disse Roberta Barreto, secretária estadual de Educação. Na ocasião, foi realizada a posse simbólica dos diretores eleitos no processo consultivo de 2024. Diretores que atuam nos 92 municípios do estado estiveram presentes. “Que 2025 seja de bastante produção e com resultados significativos. Todos nós estamos comprometidos e acreditamos no potencial dos nossos alunos. O que queremos é possibilitar uma educação transformadora”, comentou Dayse Duque, diretora-geral em-
possada pelo Instituto Estadual Sara Kubitschek.
FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS
A Secretaria de Educação vai lançar, em 2025, diversas ações e ferramentas que vão melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede estadual. Uma delas é o projeto Enem RJ, uma plataforma gratuita voltada para estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas. O programa ‘Segunda Chance’ é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/ série. A iniciativa permitirá que os aprovados prossigam com seus estudos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro. O Diário de Classe On-line será mais um recurso em sala de aula. Por meio da tecnologia, a ferramenta ajudará os professores na apuração diária da frequência escolar. Além disso, também tem o objetivo de monitorar o histórico escolar do aluno com notas e demais apontamentos. Durante
Cris Oliveira
Divulgação
Homem vítima de execução é encontrado em Volta Redonda
Corpo estava amarrado e com várias marcas de tiro
Um corpo foi encontrado na manhã desta quarta-feira (29) na RJ 153, na altura do bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, com marcas de disparos de arma de fogo. A vítima, que estava
amarrada e com vários tiros na cabeça, foi localizada na pista sentido Amparo. Segundo o apurado pelo DIÁRIO DO VALE, perto do corpo foram encontradas 20 cápsulas deflagradas de arma de fogo de calibre 9 milímetros. Além disso, a cerca de 30 me-
tros de distância do loca, foram encontradas mais sete cápsulas do mesmo calibre, o que sugere que os disparos foram feitos de diferentes pontos. Moradores da região relataram à polícia que ouviram diversos tiros por volta das 23h de terça-feira (28). Eles
informaram que os disparos partiram de um carro, que logo fugiu em direção a uma estrada de chão rumo ao Vale Verde. O rabecão foi acionado e a perícia está no local realizando os trabalhos de investigação. As autoridades seguem apurando as circunstâncias do crime.
Corpo em decomposição é encontrado próximo à Radial Leste, em Volta Redonda
Um corpo, ainda não identificado e em avançado estado de decomposição, foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira (29), em um terreno da CSN próximo à Radial Leste. O cadáver foi descoberto quando um funcionário fazia uma roçada na área. De acordo com o apurado pelo DIÁRIO DO VALE, o corpo seria de um homem de pequena estatura e estaria no terreno há aproximadamente 30 dias. O cadáver estava deitado sobre um pedaço de plástico. A perícia da Polícia Civil foi acionada e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços.
Corpo estaria há aproximadamente um mês no local
Delegacia de Piraí prende casal por maus-tratos a cachorros
Animais estavam com quadro de verminose e
Piraí
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (29) um casal no bairro Sarole, em Piraí, suspeito de negligência e maus-tratos a animais. A mulher, de 46 anos, e o companheiro dela, de 26 anos, foram levados à 94ªDP após policiais civis e veterinários da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Agricultura constatarem o crime. A ação ocorreu após vizinhos dos tutores filmarem e denunciarem o caso. "A cadela, segundo imagens que recebemos, havia ficado na chuva, amarrada com um cabo de eletricidade, a fim de que não pudesse percorrer o quintal", afirmou o delegado Antônio Furtado. Segundo a tutora, a cadela
foi amarrada com uma corda de varal para evitar fuga. O animal também apresentava uma lesão no pescoço, causada pelo fio. No imóvel ainda foram encontrados mais quatro filhotes, de aproximadamente dois meses. Todos os animais apresentavam quadro de desnutrição e peso incompatível com a idade, causado por um quadro de verminose, além de não estarem vacinados. Os tutores foram presos em flagrante pelos crimes de maus-tratos, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão. A Delegacia de Piraí pede que outros casos de violência contra animais sejam denunciados pelo telefone (24) 98833-8159.
Animais estavam desnutridos e doentes
PM dá prejuízo de R$ 350 mil a traficantes de Volta Redonda Agentes do 28º BPM apreenderam mais de 70kg de entorpecentes no Vale Verde; um idoso foi preso
Volta Redonda
Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar apreenderam nesta quarta-feira (29) mais de 70 quilos de drogas na Alameda 6, no bairro Vale Verde, em Volta Redonda. O local é conhecido por atuação de uma facção criminosa. A ação foi realizada por equipes do Grupo de Ação Tática (GAT) da 1ª Companhia e do Serviço Reservado do 28º BPM, após informações sobre movimentação de traficantes vindos do Rio de Janeiro para reforçar o crime organizado em Volta Redonda e Barra Mansa.
Durante a operação, os policiais localizaram e apreenderam 63 quilos de maconha em tabletes e sete pedras grandes de cocaína, além de materiais utilizados no preparo e na distribuição das drogas, como balança de precisão, pinos vazios, porta carregadores e bolsas de viagem. Segundo a PM, os entorpecentes estão avaliados em aproximadamente R$ 350 mil. O material estava dentro da casa de um idoso de 68 anos, residente no bairro Vila Brasília. Ele foi preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas, e conduzido à 93ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Padrasto suspeito de estuprar enteada de 13 anos é preso em Resende
Resende
Um homem de 39 anos foi preso no final da noite de terça-feira (28), suspeito de ter abusado de sua enteada de 13 anos, em Resende. O caso aconteceu na Avenida das Mangueiras, no bairro Cidade Alegria. Policiais militares foram acionados pela mãe da vítima.
No local, fizeram contato com o suspeito, que negou as acusações. No entanto, a menina relatou que o homem a beijou à força e tocou suas partes íntimas. Todos foram conduzidos à 89ª Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. O suspeito, que possui antecedentes criminais por homicídio, ameaça, furto e violência doméstica, permaneceu preso.
Suspeito de tráfico vindo da Bahia é preso em BM
Barra Mansa
A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Roselândia, em Barra Mansa. A prisão ocorreu na terça-feira (28), após os policiais receberem informações de que suspeitos oriundos de outros estados haviam chegado à cidade com o objetivo de fortalecer uma facção criminosa. Com base nessas informações, os policiais se posicionaram estrategicamente e conseguiram confirmar a atividade criminosa. O suspeito foi visto pegando material entorpecente e comercializando-o no local.
A guarnição se deslocou até o endereço, onde encontrou sete pinos de cocaína escondidos sob uma escada. Ao perceber a abordagem policial, o suspeito tentou fugir, adentrando em uma residência localizada na Rua Luís Isaque Mercedes, mas foi alcançado pelos policiais. Durante a abordagem, ele revelou que havia vindo do Estado da Bahia para trabalhar no tráfico de drogas no Complexo do Alemão e que, posteriormente, foi enviado para Barra Mansa para reforçar o tráfico de uma facção criminosa. O suspeito de 25 anos foi preso e as drogas foram apreendidas.
Movimento ‘União Por Segurança’ será lançado em Barra Mansa
Evento na Aciap-BM contará com a presença de empresários e entidades para discutir ações em prol da segurança pública no município
Barra Mansa
A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (Aciap-BM) promove nesta quinta-feira (30), às 17 horas, uma reunião para apresentar o grande movimento ‘União Por Segurança’. O evento tem como objetivo reunir empresários e entidades representativas do município em torno de ações que fortaleçam a segurança pública na cidade. A ação busca envolver a comunidade local, destacando a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil na construção de soluções eficientes para o setor. A reunião contará com a presença de diversos representantes da sociedade barra-mansense, que irão discutir medidas e projetos voltados à melhoria da segurança na cidade. A Aciap-BM fica na Avenida Domingos Mariano, 196, Centro.
CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA
Já na quarta-feira (29), a sede da Aciap-BM foi palco da primeira reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa (CCS BM), que contou com a participação de representantes das forças policiais, vereadores e associações de moradores. O encontro, conduzido por Roberto Souza, presidente do conselho e membro da diretoria da Aciap-BM, teve como destaque a apresentação do novo delegado da 90ª Delegacia de Polícia, Bruno Gilaberte, aos membros do conselho. Durante a reunião, foi discutido o avanço das medidas para a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar em Barra Mansa, um tema recorrente nas discussões de segurança pública do município. Além disso, um projeto inovador foi apresentado: o uso de imagens aéreas via drone para auxiliar nas ações de segurança, proposta trazida por uma empresa especializada no setor.
Volta Redonda
Volta Redonda
Moradores da região relataram à polícia que ouviram diversos tiros por volta das 23h00 dessa terça-feira (28)
Evandro Freitas
O novo DNA do mercado tech é feminino
Por Aline Reis
Se você olhar ao seu redor com mais atenção, perceberá que há muitas histórias sendo reconstruídas com a vinda das novas tecnologias. Se você pensa que apenas as jovens mulheres recém-formadas é que têm lugar ao sol, precisa notar que muitas profissionais experientes, de diversas áreas, estão redesenhando suas carreiras e encontrando seu espaço no mundo da tecnologia. O que muitas ainda não perceberam é que a bagagem profissional anterior é um trunfo valioso: é o poder da experiência combinada.
AS PROFISSIONAIS EXPERIENTES SE DESTACAM , PORQUE:
1. Têm Soft Skills desenvolvidas: anos de mercado trazem habilidades interpessoais valiosas; 2. Visão Estratégica: elas têm capacidade de conectar tecnologia com objetivos de negócio;
3. São Resilientes : trazem consigo a experiência em gestão de crises e resolução de problemas;
4. Network estabelecido: conexões profissionais que facilitam parcerias e oportunidades.
O CAMINHO DAS PEDRAS ?
Bem, para quem está considerando essa transição, os especialistas recomendam que os primeiros passos sejam dados em: . Cursos online gratuitos para testar a afinidade com o tema da transição; . Participações em comunidades
femininas de tecnologia; . Buscas de programas de mentorias específicos para mulheres; . Investimentos em bootcamps focados em resultados rápidos. Agora, vão aí algumas dicas por quem já passou por isso: comece com pequenos projetos pessoais, crie um portfólio eletrônico, mesmo que seja simples. Empresas valorizam mais a sua capacidade de aprender e resolver problemas do que um diploma específico (ainda que eles continuem sendo muito
Angra reserva assentos exclusivos para mulheres em ônibus
Iniciativa visa proporcionar mais segurança e conforto para as usuárias do transporte público
Foto: Divulgação
Angra dos Reis
A partir de agora, Angra dos Reis destinou assentos exclusivos para mulheres nos ônibus municipais, com o objetivo de melhorar a segurança e o conforto no transporte público. Os assentos reservados são os individuais, posicionados no sentido contrário aos demais, e as duas poltronas frontais, conhecidas como assentos frente a frente.
A iniciativa foi implementada pela Superintendência de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos, ligada à Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana. A ação visa proporcionar um espaço mais seguro para as mulheres, especialmente durante os horários de pico, quando o transporte coletivo costuma
ficar lotado. “Os assentos individuais frente a frente muitas vezes causam desconforto às mulheres, que se sentem expostas ao ficar de frente para homens. Em parceria com a Viação Senhor do Bonfim, decidimos reservar esses assentos exclusivamente para as mulheres, com o objetivo de oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para as usuárias do transporte público”, explicou o Superintendente de Mobilidade Urbana, Marcel Araújo Carneiro. Todos os 45 ônibus que possuem assentos individuais na parte da frente já estão sendo identificados e receberam cartazes informativos que destacam a reserva exclusiva para o público feminino.
importantes).
ENFRENTANDO OS DESAFIOS
É claro que o caminho tem seus obstáculos. A síndrome da impostora é um dos mais comuns, especialmente entre mulheres mais experientes. A gente se pergunta se não está sendo ridícula, se questiona por que está fazendo isso... Mas acredite: a experiência que você carrega nas costas é rica. Vale a pena você parar um momento e refletir sobre ela, sendo muito justa e gentil consigo mesma. A experiência acumulada te dá uma perspectiva única sobre os problemas que certamente enfrentará.
E, para superar os obstáculos, basta que você se conecte com outras mulheres em transição, que celebre pequenas vitórias, que entenda que suas habilidades anteriores são seus diferenciais e, sobretudo, se mantenha atualizada, dedicando tempo para o aprendizado contínuo.
A diversidade de idade e experiência está se tornando cada vez mais valorizada, criando um ambiente mais rico e inovador.
Projeto ‘Laço Azul’ promove atividades lúdicas durante o ano em VR
Objetivo é que as crianças autistas assistidas saiam da rotina de tratamento, além de envolver os familiares em algumas ações
Volta Redonda
O projeto “Laço Azul”, lançado em 2022 no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, para atender crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), terá uma programação lúdica em 2025. Além da assistência multiprofissional garantida pelo programa, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças autistas, o calendário anual prevê atividades além do tratamento, algumas com a presença dos familiares, ampliando o repertório cognitivo e social.
A equipe do “Laço Azul” programou para março um “Grito de Carnaval”. No dia 2 de abril é comemorado o Dia da Conscientização sobre o Autismo e no mesmo mês, para celebrar a Páscoa, as crianças serão estimuladas a confeccionar “Orelhas de Coelho”. Em maio, haverá uma oficina para fazer lembranças pelo Dia das Mães. Em junho haverá Festa da Roça com traje caipira. No segundo semestre, em agosto, a oficina de artesanato será voltada para confecção de lembrança pelo Dia dos Pais; em setembro, será elaborado um trabalho de arte com a Bandeira Nacional pelo Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro); em outubro tem festa pelo Dia das Crianças; e em novembro a programação fecha com confecção de Árvore de Natal e presentes. A psicóloga Juliana Rezende, que coordena o “Laço Azul”,
explicou que as atividades temáticas tiram as crianças autistas da rotina e estimulam ainda mais a executar as tarefas do dia a dia. O calendário em alusão às datas comemorativas anuais empolga os assistidos, a equipe do projeto e os familiares, quando são convidados a participarem. “A participação dos familiares é muito importante, a equipe do projeto está sempre orientando para que eles ajudem no repertório cognitivo e social das crianças, a fim de que elas evoluam cada vez mais. E os eventos coletivos garantem a interação entre os familiares que passam pela mesma rotina, promovendo a troca de experiências”, afirmou Juliana. A secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Márcia
Cury, reforçou que o projeto “Laço Azul” oferece aos pacientes atendimentos com uma equipe multiprofissional formada por especialistas em fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e musicoterapia. “É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento e a melhora na qualidade de vida dessas crianças”, disse a secretária.
‘LAÇO
AZUL’
O “Laço Azul” atende atualmente 324 crianças e auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia delas. De acordo com a equipe que atua no programa, ele ensina, na prática, como eliminar comportamentos
indevidos e ajudar as crianças a se comunicarem, brincarem e interagirem. O foco é a análise do comportamento das crianças e intervenção aplicada aos ambientes comuns, como sua própria casa e escola. Alguns comportamentos, como os sociais (contato visual e comunicação funcional); acadêmicos, como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; atividades da vida diária, como higiene pessoal; e estereotipias que se tornam obstáculos na vida da criança, são habilidades tratadas no programa. Para acessar o projeto “Laço Azul”, o usuário deverá ser encaminhado exclusivamente por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF).
Angra dos Reis
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis promoverá o evento
“Diversidade em Saúde e Letramento da População LGBTQIAPN+” nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2025, no auditório
da Universidade Estácio de Sá. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais da rede municipal de saúde sobre diversidade sexual e de gênero, além de incentivar práticas mais inclusivas e acolhedoras nos atendimentos. A programação será dividida em quatro períodos: nos dias 3 e 4 de fevereiro, com encontros das
Aline Reis é formada em Letras, Mestra em Literatura Brasileira e Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário, na Argentina. Professora há 19 anos na Educação Básica e, também, professora universitária. Passa os dias estudando como uma lifelong learner incansável; sempre em busca do conhecimento sobre as coisas do mundo, especialmente se envolvem a Educação.
Iniciativa tem objetivo de melhorar a segurança e o conforto no transporte público
Calendário anual prevê atividades além do tratamento, algumas com a presença dos familiares
Foto: Cris Oliveira
Volta Redonda terá ‘semáforos inteligentes’
Segundo prefeitura, modernização vai permitir reorganizar o tempo de abertura de cada sinal, melhorando a fluidez no trânsito
Volta Redonda
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), começou a instalação de semáforos inteligentes em regiões da cidade, informou a prefeitura nesta quarta-feira (29). A medida prevê a modernização da sinalização com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, principalmente nas vias públicas onde ocorre maior circulação de veículos, pedestres e do transporte público.
Segundo a STMU, Volta Redonda terá 33 novos semáforos inteligentes nos principais centros comerciais localizados nos bairros
Aterrado, Niterói, Retiro e Vila Santa Cecília, sendo que 10 serão implantados em novos cruzamentos e os demais 23 transformados para integrar o novo sistema.
O primeiro começou a ser instalado na última semana na Rua Santa Alzira, no bairro Niterói, na esquina com a Avenida Sávio Gama, localizada no Retiro. A previsão é que em quatro meses o novo sistema comece a operar nesse trecho.
“Os semáforos inteligentes terão câmeras, sensores e algoritmos para monitorar o tráfego em tempo real de acordo com as condições das vias em cada momento. A iniciativa vai beneficiar os motoristas, motociclistas e usuários do transporte público com redução no tempo de viagem, no
horário de pico noturno e ainda redução no tempo de espera, por exemplo”, citou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco. Paralelo à modernização do sistema, os demais semáforos existentes no município estão sendo revitalizados. Em toda a cidade, são no total 88 cruzamentos semaforizados. Com os 33 novos semáforos inteligentes, que serão instalados em 10 pontos diferentes, Volta Redonda vai contar com 98. “Todos os cruzamentos semaforizados já estão recebendo revitalização que inclui troca de cabe-
amento, novas lâmpadas de LED e infraestrutura, como a pintura dos equipamentos. Os semáforos na região da Vila Santa Cecília e na Avenida Paulo de Frontin (Aterrado) foram ajustados com essas melhorias”, disse Paulo Barenco, acrescentando que esses semáforos serão interligados com os de sistema de inteligência.
SEMÁFOROS INTELIGENTES
O secretário mencionou alguns locais que receberão os novos semáforos: no Aterrado, as avenidas Lucas Evangelista e 7 de Setembro; no Niterói, a Rua Santa
'SUPER EXPRESSO'
Cartões apoiam
Alzira; Retiro, nas avenidas Sávio Gama e Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio; e na Vila Santa Cecília, a Avenida dos Trabalhadores, Avenida Nelson dos Santos Gonçalves e a Rua 16. “O novo sistema está sendo implantado juntamente com a EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda) e terá uma central de controle de tráfego WEB, servidor de aplicação, de comunicação, de banco de dados e infraestrutura na nuvem, que são fundamentais para o funcionamento dessa modernização”, finalizou Barenco.
mulheres em situação
de violência em Barra Mansa
Bilhetes eletrônicos foram entregues pelo Sindpass para contribuir no atendimento prestado pelo Ceam
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Barra Mansa (SMASDH) deu um importante passo no apoio às mulheres em situação de violência nesta quarta-feira (29).
Foram recebidos 50 cartões Super Expresso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass). A entrega simbólica ocorreu em uma reunião que contou com a presença da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, e dos representantes jurídicos do Sindpass, Flávio Brandão e Laryssa Ribeiro.
Os cartões Super Expresso são utilizados como ferramenta no atendimento às mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Cada cartão proporciona acesso facilitado ao transporte público, permitindo que essas mulheres possam se deslocar com segurança e dignidade para receber seus atendimentos.
“Essa parceria é de extrema importância para as nossas demandas, pois temos entre as aten-
didas algumas que não possuem condições de pagar uma passagem para cumprir a programação de atendimentos, que consistem em rodas de conversa, palestras, consultas psicológicas e outras. Esses cartões simbolizam nossa luta contra a violência e nosso compromisso em garantir que as mulheres tenham acesso aos recursos necessários para se recompor e recomeçar. Além disso,
esses bilhetes eletrônicos também são extensivos aos filhos, uma vez que muitas não possuem rede de apoio”, destacou Joseane.
A iniciativa é parte de um esforço mais amplo da SMASDH para fortalecer a rede de proteção às mulheres e oferecer suporte integral às vítimas de violência. A equipe do Ceam já está avaliando cada um dos casos para o atendimento das mulheres, proporcio-
nando um novo fôlego às ações de acolhimento e recuperação.
O representante jurídico do Sindpass, Flávio Brandão, enfatizou a importância da parceria social, ressaltando que a mobilização faz parte do dia a dia da empresa.
"Estamos aqui para apoiar essas iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. A nossa parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social, já vem de longa data. Sempre estamos à disposição para atender naquilo que tem relação com o transporte público, seja na cessão de veículos para realizar um transporte social, ou em ações como essa de hoje, que é o fornecimento de crédito de transporte para o atendimento às mulheres em situação de violência”, afirmou Flávio.
Com essa nova ferramenta em mãos, a Secretaria de Assistência Social reafirma seu papel no apoio para as mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando que a sociedade e as instituições do município podem trabalhar por um futuro mais seguro e igualitário.
Valença atua para restaurar distrito de Santa Isabel do Rio Preto
A Prefeitura Municipal de Valença, com o apoio de diversos órgãos, mobilizou uma força-tarefa para atender os moradores do distrito de Santa Isabel do Rio Preto, fortemente atingido pelo temporal ocorrido na última segunda-feira (27). Desde as primeiras horas da terça-feira (28), equipes da Prefeitura, da Subprefeitura, agentes do INEA e técnicos da Light foram para o distrito e atuaram na recuperação das estradas vicinais, garantindo o acesso a sítios e fazendas da região. O prefeito Saulo Corrêa está presente no local, acompanhando pessoalmente as ações para atender a população e liderar os esforços emergenciais. Além disso, uma grande cratera se abriu na ponte da RJ-137 (Santa Isabel x Conservatória),
interditando a via. Agentes do DER-RJ já estão no local avaliando os danos e definindo um plano de recuperação para a estrada. “Acabamos aqui o dia em Santa Isabel. Estamos aqui desde cedo e conseguimos desobstruir a estrada da Fazenda Santa Marta; conseguimos também desobstruir três postos na RJ-137. Tinha três barreiras na RJ-137, que liga Conservatória a Ponte do Zacarias, em Santa Rita do Jacutinga. Conseguimos desobstruir a principal entrada do distrito, na frente do hospital: não estava mais entrando, nem saindo ninguém. Conseguimos fazer a desobstrução toda aquela rua. Consegui já trazer o caminhão-pipa para reabastecer as duas caixas do Hospital: foram quase 10 mil litros de água ali”, informou o prefeito. Outro problema ocasionado pelo temporal de segunda-feira
DO PIRAÍ Defesa Civil inicia testes nos sistemas de alarmes contra riscos geológicos
Nos próximos meses os aparelhos existentes em diferentes comunidades barrenses serão testados
Barra do Piraí
A secretaria municipal de Defesa Civil de Barra do Piraí está montando um cronograma para testes do sistema de alertas e alarmes por sirenes instalados no município e mantidos pela Defesa Civil Estadual. Barra do Piraí é uma das cidades do Estado que possuem alto risco geológico para deslizamentos em casos de chuvas. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Rafael Champion, um dos protocolos é a execução de testes de manutenção e prevenção em conjunto com o Governo do Estado e a empresa responsável pelas sirenes. “Há algumas semanas, foi realizado o protocolo de teste para assegurar a funcionalidade dos equipamentos, visando dar segurança e proteção às comunidades”, explicou Rafael.
A primeira comunidade a ter seus equipamentos testados foi a do Areal, onde as sirenes estão instaladas na Rua Sebastião de Carvalho. Durante os próximos meses, sempre no dia 10, uma comunidade terá seus equipamentos testados. A ação está sendo realizada em conjunto, entre a Defesa Civil Municipal
e Estadual com o CEMADEN – RJ (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), que é o responsável pelos protocolos. “Tão logo seja divulgado o bairro onde será realizado o próximo teste, estaremos divulgando, é muito importante que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento na cidade”, apontou o chefe da pasta. Para a prefeita Katia Miki, esta ação é de extrema relevância, uma vez que este é um período de chuvas e que, em um recorte recente, Barra do Piraí tem sido marcada por desastres que resultaram na perda de vidas.
“A prevenção é o primeiro passo para evitar fatalidades. Recentemente tivemos tragédias decorrentes de desastres naturais em nosso município. Não podemos deixar que isso se repita. A equipe da prefeitura está focada em manter os cidadãos seguros. O medo e a insegurança nesses períodos de chuva serão vencidos, confio plenamente na capacidade de nossos profissionais, pessoas especializadas e comprometidas com o bem-estar dos barrenses”, finalizou a prefeita. A ação contou também com a presença da secretaria municipal do Ambiente.
BARRA MANSA Obras na Rua da Imprensa devem ser finalizadas até sexta (31) Via já recebeu nova rede de drenagem construída pelo Saae-BM
Barra Mansa
aqui e já arrumaram a tubulação de água, e o distrito está sem problema de falta de água", afirmou o prefeito, destacando a pronta resposta das equipes para restaurar o abastecimento de água no distrito.
A Rua da Imprensa, via que liga o Ano Bom ao bairro Santa Rosa, está recebendo novo asfalto. Os trabalhos, iniciados nesta quarta-feira (29), acontecem em parceria com o governo estadual e fazem parte da etapa final das intervenções no local, que também teve nova rede de drenagem instalada por equipes do Saae-BM. A finalização da pavimentação deve ocorrer nesta sexta (31). O diretor executivo do Saae-BM, José Geraldo dos Santos, o Zeca, ressaltou os benefícios significativos para os moradores da localidade. “Instalamos 250 metros de novas tubulações. O objetivo é melhorar a infraestrutura do local e sanar o problema de afundamento da via pelo estado deteriorado das que estavam aqui anteriormente. Conforme nos solicitou o prefeito Furlani, trabalhamos para oferecer uma solução aos problemas e melhorar a vida da população”, destacou Zeca. Furlani acompanhou de perto o andamento das obras e apro-
veitou para agradecer o apoio do governo do estado com a instalação do novo asfalto. “Esta obra é um passo essencial para garantir o ir e vir de todos e dar mais qualidade de vida aos moradores. As tubulações não são visíveis, ficam na parte subterrânea, mas impactam a vida de quem transita ou reside na localidade. Peço a compreensão dos moradores, pois para melhorar, a gente precisou interromper o trânsito de veículos e afetar o dia a dia de todos. Mas foi por uma boa causa”, disse o prefeito, agradecendo o governador Cláudio Castro, a quem classificou como “um grande amigo de Barra Mansa”. Enquanto a pavimentação estiver sendo realizada, a Rua da Imprensa ficará completamente interditada para o tráfego de veículos das 7h às 18h. Para garantir o acesso ao Santa Rosa, foi estabelecida uma rota alternativa que direciona os motoristas pelo bairro Vila Orlandélia. Após os trabalhos, as
as
Barra Mansa
Valença
calçadas do trecho que recebeu
intervenções serão revitalizadas.
Via que liga o Ano Bom ao bairro Santa Rosa, está recebendo novo asfalto Paulo Dimas
BARRA
Barra do Piraí é uma das cidades do Estado que possuem alto risco geológico para deslizamentos em casos de chuvas
Divulgação
Divulgação
Equipes atuaram na recuperação das estradas vicinais, garantindo
Cada cartão proporciona acesso facilitado ao transporte público, permitindo que mulheres possam se deslocar com segurança e dignidade
Chico de Assis
Medida prevê a modernização da sinalização com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito
Cris Oliveira/Secom-PMVR
Geraldo Vida será o candidato da situação à presidência da AAPVR
Vida é engenheiro aposentado da CSN e foi levado para o grupo pelo ex-presidente Ubirajara Vaz
Os atuais diretores da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda já elaboraram a chapa que os representará na próxima eleição da entidade, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março. Os nomes são os dos dirigentes atuais, com algumas substituições por questões de saúde. A novidade é que o atual diretor financeiro, Geraldo Vida, será o candidato a presidente.
O atual presidente do Grupo AAPVR, José Lúcio da Silva, o J. Lúcio, que será candidato a diretor previdenciário, informou que desistiu da presidência por questões particulares. Vida, escolhido pelos seus companheiros para concorrer à presidência, é engenheiro, aposentado da CSN e foi levado para o Grupo AAPVR pelo ex-presidente Ubirajara Vaz, na última eleição da entidade.
“Sei que será uma missão difícil, mas, caso eleito, conto com a ajuda de todos os companheiros de chapa para cumprirmos a missão de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos nossos associados do jeito que o nosso eterno presidente Ubirajara Vaz gostaria”, afirmou Geraldo Vida.
ASSOCIAÇÃO
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) foi fundada em 1973.
Atualmente, a Associação conta com cerca de 20 mil associados, com oito sedes, sendo duas delas em Pinheiral e outra em Barra do Piraí. No decorrer das últimas três décadas, a entidade realizou cerca de sete mil consultas mensais e auxiliou a administração municipal, que teria de absorver todo esse atendimento se não existisse.
Volta Redonda
SMPD reúne empresas para
promover
inclusão de PCDs no mercado de trabalho
Foto: Divulgação - Secom/PMVR
A equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda se reuniu, nesta quarta-feira (29), com representantes de empresas da região, durante um café da manhã na sede da SMPD, no bairro Aterrado. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, afirmou que foram apresentados os projetos desenvolvidos pela SMPD, como o “Diploma Cidadão” (oferta de cursos de nível superior em parceria com o UGB – Centro Universitário Geraldo Di Biase); “Cuidando de Quem Cuida” (atendimento gratuito de psicanálise individual), Central de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) virtual, por meio de Qr-Code, entre outros. Uchôa afirmou que todos se interessaram pelos projetos e o intuito foi aproximar as empresas da secretaria para que possam ser inseridos no mercado de trabalho tanto os alunos dos projetos quanto outras pessoas que a secretaria tem acesso aos currículos.
“Foi uma oportunidade de reunirmos os representantes de diversos segmentos empresariais da cidade e da região para conversarmos como podemos aproximar as vagas disponíveis e as pessoas com algum tipo de deficiência. A secretaria é esse elo e colocamos a estrutura da SMPD à disposição para auxiliar no que for preciso para avançarmos ainda mais na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Foi muito positivo. Tão positivo que eles quiseram até saber sobre o curso de Libras, para eles também participarem”, afirmou
PRIMEIRA ELEIÇÃO SEM
UBIRAJARA VAZ
Esta será a primeira eleição para a presidência da Associação dos últimos 30 anos sem a participação de Ubirajara Vaz. Ele morreu em dezembro do ano passado. Bira, como era chamado, morreu na madrugada do dia 17 do mês anterior. Ele estava internado no Hospital da Unimed, onde havia passado recentemente por uma cirurgia, mas não resistiu ao processo de recuperação. O presidente havia se afastado temporariamente do cargo para tratar da saúde.
“Ubirajara era um sujeito visionário. Foi ele que construiu a associação como ela é hoje. Era uma pessoa extremamente capaz, competente, amigo, generoso”, revelou Geraldo Vida, que fazia parte do grupo que modernizou a administração, transformando a associação em uma das maiores
do país e da América Latina. Ubirajara Vaz foi presidente da AAP-VR por 30 anos. Quando assumiu a presidência da AAP-VR, em 1994, a entidade tinha apenas R$ 54 mil em caixa. Com uma gestão eficiente e humanizada, ele elevou o patamar da entidade, rompendo as divisas de Volta Redonda. O trabalho realizado por Ubirajara Vaz no comando da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda foi reconhecido nacionalmente. Há alguns anos, o senador Paulo Paim (PT/RS), conhecido por seus projetos em favor dos apo-
sentados e pensionistas, afirmou que a entidade se tornou a maior da categoria na América Latina e ficou conhecida pela sua participação ativa na luta e defesa de causas em prol dos aposentados em vários estados do país.
Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
Após a onda de fake news de uma falsa taxação do Pix, o volume de transações voltou a aproximar-se da média histórica na terceira semana de janeiro. Dos dias 16 a 27 deste mês, o número de transferências totalizou 1,923 bilhões, alta de 0,24% em relação aos mesmos dias de novembro, segundo as estatísticas do Sistema de Pagamentos Instantâneo (SPI) do Banco Central (BC).
O levantamento vai do dia seguinte à revogação da norma que modernizava a fiscalização do Pix e de outros tipos de transferências
financeiras até segunda-feira (27). Por causa de uma onda de desinformação, que acarretou fraudes, como falsos boletos de cobrança de impostos e crimes à ordem econômica, como cobrança de preços diferenciados entre Pix e outras modalidades, a Receita Federal cancelou a instrução normativa que tinha entrado em vigor em 1º de janeiro. Em relação a dezembro, o volume de transferências via Pix caiu 13,1% na comparação entre os dias 16 e 27. No entanto, o último mês do ano historicamente tem um pico de transferências por causa do pagamento do décimo terceiro salário,
das compras de Natal e das férias de fim de ano. Dessa forma, o padrão histórico mais apropriado de comparação é com o mesmo período de novembro. A onda de mentiras sobre o Pix que circulou na primeira quinzena de janeiro fez o volume de transações cair 13,4% de 1º a 15 de janeiro em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo período de novembro, o recuo chegou a 6,7%. Se considerar o período entre 1 e 14 de janeiro, a queda chega a 15,7% em relação a dezembro e a 7,9% em relação a novembro. Além de revogar a norma, o
governo editou uma medida provisória que reforça a isenção de impostos e o sigilo bancário sobre o Pix, princípios já garantidos pela Constituição. A MP também proíbe a cobrança de preços diferenciados pelo comércio para transações via Pix. Embora a Receita Federal tenha esclarecido que a instrução normativa não acarretaria cobrança de impostos pelo Pix, o crescimento na circulação de fake news sobre o tema forçou o cancelamento das novas regras. Com informações da Agência Brasil.
SAAE de Angra dos Reis oferece renegociação de débitos até 28 de fevereiro
o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.
Estiveram presentes representantes da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Supermercado Royal, drogarias Povão e Haia, Hotel Dexter, Cronológica, além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“Acreditamos que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho justo, equitativo e produtivo”, acrescentou a subsecretária da SMPD, Eliete Guimarães.
FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO E OFERTA DE CAPACITAÇÃO
Em paralelo à integração com as empresas, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência tem investido em outras frentes para ajudar as pessoas com deficiência e seus responsáveis a retornarem ou ingressarem no mercado de trabalho. Uma delas é o fomento ao empreendedorismo em famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A ação será uma parceria entre a SMPD e a Fundação Beatriz Gama (FBG) com a Associação ArfloreSer – Autismo em Rede Volta Redonda. Membros da associação foram convidados a fazer os cursos profissionalizantes da fundação, que começam no próximo mês de março. Outra ação é a oferta dos cursos do projeto “Diploma Cidadão”, que oferta de forma gratuita, em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), o curso de Administração. O mais recente vestibular teve mais de 100 inscritos.
Os moradores de Angra dos Reis com débitos junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), referentes ao ano de 2024, têm até o dia 28 de fevereiro de 2025 para regularizar a situação. A renegociação permite o parcelamento dos valores em até 60 vezes, com juros, sendo a parcela mínima de R$ 30 e entrada à vista, cujo valor varia conforme o total da dívida. Caso os munícipes não realizem o pagamento dentro do prazo, os débitos serão inscritos na Dívida Ativa do município. As faturas e boletos com
vencimento até 1º de fevereiro de 2025 podem ser pagos por meio da emissão da segunda via no site oficial do SAAE (saaeangra.com.br), pelo aplicativo SanSys, disponível para Android e iOS, ou presencialmente nas unidades de atendimento da autarquia. O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Após o prazo final para renegociação, os pagamentos só poderão ser feitos presencialmente na sede do SAAE, localizada no bairro São Bento.
“O SAAE reforça a importância da regularização dentro do prazo para evitar
transtornos e manter os serviços em dia. A adimplência dos usuários é fundamental para que possamos continuar investindo na melhoria do abastecimento de água e na ampliação da infraestrutura de saneamento básico no município. Contamos com a colaboração de todos para garantir a sustentabilidade dos serviços oferecidos à população”, destacou o presidente do SAAE, Marc Olichon. Para mais informações, o SAAE disponibiliza os telefones (24) 3377-6621 e (24) 3377-6551, além do e-mail atendimento@saaeangra.com. br.
• Regional Jacuecanga: Av. dos Trabalhadores, s/nº
• Regional Monsuaba: Rua Helver Souza, s/nº
• Regional Ilha – Vila do Abraão: Rua Getúlio Vargas, nº 118
• Sede: Praça Guarda-Marinha Greenhalgh, nº 59B, São Bento
Governo fecha ano com arrecadação recorde de R$ 2,65 trilhões
País
A arrecadação do governo federal fechou o ano em R$ 2,709 trilhões, informou a Receita Federal. É o maior valor registrado na série histórica, iniciada em 1995. Descontada a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o arrecadado ficou em R$ 2,653 trilhões, o que representa um crescimento real de 9,6% em 2024, na comparação com o ano anterior.
Segundo a Receita, o aumento decorreu principalmente da expansão da atividade econômica que afetou positivamente a arrecadação e da melhora no recolhimento do PIS/Cofins (Programa de Interação Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) em razão do retorno da tributação incidente sobre os combustíveis, entre outros fatores.
Em entrevista coletiva para apresentar os dados, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou o aumento na atividade econômica entre os fatores
para o resultado. “Os grandes números refletem os resultados importantes da política econômica nos últimos anos, da reativação da economia que vimos no ano passado e que resulta nesse resultado espetacular. Tivemos a reativação de setores inteiros da economia que, com esse aquecimento, voltaram a recolher valores relevantes de tributos. A mínima histórica do desemprego no Brasil, o grande aumento da massa salarial, que têm papel importantíssimo na arrecadação de 2024”, disse o secretário. Também contribuíram para a arrecadação recorde o crescimento da arrecadação do Imposto de Renda (IRRF Capital) sobre a tributação de fundos e o desempenho do Imposto de Importação e do IPI vinculado à Importação, em razão do aumento das alíquotas médias desses tributos. “[Esse resultado reflete] uma Receita Federal menos repressiva e mais orientadora do contribuinte, atuando na desoneração do pequeno contribuinte, do empresário produtivo e focando a fiscalização e
arrecadação naqueles que antes não contribuíam com a uma parcela justa, especificamente nas grandes rendas passivas no Brasil, na tributação dos super-ricos”, afirmou. “Trabalhamos para trazer para a tributação aqueles que não estavam, trazer para a tributação aqueles com patrimônio de centenas de milhões de reais em fundos fechados, em outros países, e que nunca recolheram”, acrescentou Barreirinhas. No ano passado, os principais indicadores apontaram para um bom desempenho macroeconômico do setor produtivo. A produção industrial teve cresceu 3,22%; a venda de bens, 3,97%; e a venda de serviços, 2,9%. O valor em dólar das importações teve resultado positivo de 8,65% e o crescimento da massa salarial ficou em 11,78%. Entre os tributos, a arrecadação da Cofins/PIS-Pasep somou R$ 541,743 bilhões, um aumento de 18,6% em relação ao ano de 2023. As contribuições previdenciárias fecharam em R$ 685,012 bilhões, crescimento de 5,34% em relação a 2023; Imposto sobre Importação e IPI-Vinculado, com arrecadação de R$ 109,608 bilhões, aumento de 33,75% na comparação com 2023. O IRRF-Rendimentos de capital fechou o ano passado com arrecadação de R$ 146,539 bilhões, crescimento de 13,12%. Já o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) arrecadaram R$ 502,720 bilhões, alta de 2,85%. No recorte setorial, as maiores altas nominais de arrecadação em 2024 se deram nas áreas de comércio atacadista, que recolheu R$ 171,285 bilhões; entidades financeiras, R$ 288,621 bilhões; combustíveis, R$ 105,354 bilhões; atividades auxiliares do setor financeiro, R$ 86,044 bilhões; e fabricação de automóveis, com R$ 63,907 bilhões. O resultado da arrecadação também foi positivo em dezembro do ano passado, ficando 7,78% acima da inflação e recolhendo R$ 261,265 bilhões. Com informações da Agência Brasil.
Volta Redonda
Vida é engenheiro, aposentado da CSN e foi levado para o Grupo AAPVR pelo ex-presidente Ubirajara Vaz
Angra dos Reis
Volta Redonda
Objetivo do encontro foi alinhar estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
‘Mostra Biodiversidade em Audiovisual’
Paraty terá mostra com exibição de documentários e roda de conversa
Com presença de Oskar Metsavaht e Adriana Mattoso, evento, realizado pela Casa da Cultura de Paraty, será gratuito e aberto ao público
Paraty
Paraty será palco da primeira edição de 2025 da ‘Mostra Biodiversidade em Audiovisual’, com exibição dos documentários “Caiçara”, de Oskar Metsavaht, e “Vento Contra”, de Adriana Mattoso, seguida de roda de conversa com os diretores, nesta quinta-feira (30), às 19h, no Cinema da Praça, no Centro Histórico de Paraty. O evento, realizado pela Casa da Cultura de Paraty, em parceria com o Instituto- E, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Paraty e do Cinema da Praça, é gratuito e aberto ao público.
A Mostra tem como propósito promover a conscientização socioambiental e destacar a importância da conservação da biodiversidade. “A ideia é tornar mais evidente a importância da conservação e discutir o histórico que envolve a proteção ambiental, que muitas vezes não é conhecida o suficiente pela população de Paraty”, diz Nina Braga, uma das idealizadoras e curadora da Mostra.
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO por sua paisagem natural e cultural, Paraty é um lugar emblemático
para discutir a conservação ambiental. A cidade histórica abriga importantes áreas protegidas, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a APA Cairuçu, além da Reserva Ecológica da Joatinga, fundamentais para a conservação da biodiversidade. Suas raízes caiçaras, indígenas e africanas reforçam a relevância dos temas abordados nos filmes, conectando passado e presente em uma narrativa de conservação e resistência.
Oskar Metsavaht (artista, ambientalista, embaixador da UNESCO para Sustentabilidade e para a Década do Oceano, fundador da Osklen e do Instituto-E) dirige o curta-metragem ‘Caiçara’ sobre o consumo consciente de produtos do ecossistema marítimo, e a importância de práticas sustentáveis, como o respeito ao período de defeso, que protege a reprodução dos peixes e assegura a manutenção da biodiversidade marinha. A figura principal, uma criança caiçara, reflete sobre essa questão e por meio do olhar e do seu conhecimento ancestral traz para a superfície essa importante reflexão. O curta faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG suíça ‘Art for the World’, que reúne obras de doze cineas-
Documentário produzido no CAPS de Barra do Piraí será exibido durante Janeiro Branco
O documentário Na Vertigem do Cinema Mando Um Abraço Pra Ti, contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, será exibido nesta quinta-feira (30), às 08h30, no Espaço Cultural Herivelto Martins, na Praça Nilo Peçanha. A exibição faz parte da programação do ‘Janeiro Branco’, evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí. Com roteiro e direção de Helder Cardozo, o documentário foi produzido durante oficinas de audiovisual no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A obra tem como ponto de partida
uma carta escrita em 1922 por um jovem interno de um Asilo de Alienados em Vargem Alegre, na qual ele tenta se comunicar com sua família. Resgatado pelas redes sociais como uma “garrafa de náufrago”, o documento inspirou a dramatização dessa história pelos usuários do CAPS. “A partir desse resgate, o filme desenvolve uma pesquisa histórica e um formato híbrido de narrativa, explorando o encontro do jovem com outros personagens do asilo, como o pintor italiano Gustavo Dall’Ara e um antigo carpinteiro da instituição.”, afirmou Helder Cardozo.
tas internacionais, como Isabella Rossellini e Faouzi Bensaïdi, criando conexões entre humanos e animais através da biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e riscos hídricos. Sua estreia mundial foi no Festival de Cinema de Roma em 2022, seguido de outros festivais internacionais e menções honrosas.
“Vento Contra” (1980), por sua vez, retrata o modo de vida e a resistência dos caiçaras de Trindade, Sono e Ponta Negra, em Paraty, entre 1978 e 1980, à pressão de multinacionais e empreendedores imobiliários que tentavam expulsá-los de suas terras. Dirigido por Adriana Mattoso, arquiteta e fotógrafa especializada em gestão de áreas protegidas, o documentário de 40 minutos apresenta imagens marcantes da luta pela conservação de modos de vida tradicionais em um momento crítico da ocupação territorial. Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa com a presença dos diretores e de Maria Guadalupe, moradora de Trindade e uma das lideranças ambientais da comunidade, com mediação de Nina Braga. Ambos os documentários abordam temas profundamente conectados a Paraty, como o filme “Caiçara”, que destaca a pesca
como uma atividade vital para a cultura e a sobrevivência das comunidades tradicionais. “A pesca predatória tem sido praticada em Paraty, vemos barcos de arrasto usando técnicas prejudiciais ao meio ambiente. É importante abordar este tema e lembrar que a pesca, o turismo, são atividades benéficas, quando praticadas de forma consciente, sustentável, gerando frutos para a comunidade”, observa Nina.
Este primeiro encontro de 2025 marca o início de um ciclo de cinco edições da Mostra Biodiversidade em Audiovisual previstas para este ano. As duas edições anteriores, realizadas em 2023, trouxeram uma rica diversidade de temas e convidados. Realizada pela Casa da Cultura, com apoio da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e do Cinema da Praça, o evento cria um espaço não apenas de reflexão, mas de troca de experiências entre realizadores e o público local, fortalecendo o diálogo sobre sustentabilidade.
O Cinema da Praça, no Centro Histórico, em frente à Praça da Matriz, tem 120 lugares. A Mostra é gratuita e aberta ao público, com senhas distribuídas uma hora antes do início.
‘Olhares do Interior’
Documentário retrata a história de Quatis
Quatis
A Estação Cultural de Quatis recebeu a exibição do documentário “Olhares do Interior”, produzido e dirigido pela quatiense Kamay, no sábado (25). O evento contou com apoio da Prefeitura de Quatis e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, que incentiva a cultura e a economia criativa no Brasil. O documentário apresenta um mapa afetivo de Quatis, abordando histórias e relatos de moradores, além de destacar a cultura local e as paisagens do município. A exibição foi gratuita e aberta ao público, atraindo moradores e visitantes. Estiveram presentes na sessão a vice-prefeita e secretária de Educação, Ivone Bento, e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, André Gomes Martins, o Jabuti, que prestigiaram o lançamento do filme.
Paraty
No próximo domingo (2), Paraty celebra os festejos em homenagem a Iemanjá com uma programação especial que inclui cortejo, entrega de oferendas e apresentação cultural. Entre as atrações do evento está o grupo Mutuan, formado exclusivamente por mulheres residentes no município. Fundado em agosto de 2021 pela percussionista e arte-educadora Débora Saraiva, o Mutuan é um coletivo que une percussão, canto e dança, destacando-se por seu compromisso com as tradições afro e indígenas brasileiras. Além da expressão artística, o grupo também funciona como um espaço de fortalecimento socio-cultural e apoio feminino.
Com um histórico de participação em eventos renomados, como o Palco Giratório do SESC em 2024, o Festival do Camburi, o Pré-Carnaval do Quintal de Mãe e o Festival Articula Preta, o Mutuan tem consolidado sua relevância na cena cultural da região. No ano passado, o grupo já esteve presente nos festejos em homena-
gem a Iemanjá, e para a edição de 2025 promete uma apresentação vibrante e emocionante, trazendo ritmos e movimentos que celebram a força e a beleza da rainha do mar. A programação dos festejos começa às 8h
Mostra tem como propósito promover a conscientização socioambiental e destacar a importância da conservação da biodiversidade
Foto: BOB WOLFENSON
Barra do Piraí
Com roteiro e direção de Helder Cardozo, o documentário foi produzido durante oficinas de audiovisual no CAPS do município
Fotos: Divulgação
Documentário apresenta um mapa afetivo de Quatis, abordando histórias e relatos de moradores
Foto: Divulgação
Mutuan é um coletivo que une percussão, canto e dança