

Polícia de Resende caça irmãos após chacina que chocou a cidade
Polícia segue em busca dos foragidos em Minas Gerais após prisão do primeiro cúmplice; delegado Rodolfo Atala garante que crime não ficará impune

Doação de órgãos em VR salva seis vidas após confirmação de morte encefálica
Os rins e as córneas de um homem de 38 anos foram responsáveis por salvar a vida de pelo menos seis pessoas em todo o Estado do Rio. Após a confirmação da morte encefálica do paciente, que estava internado no Hospital São João Batista (HSJB) por vários dias, a família autorizou a doação. Na tarde desta quinta-feira (10), as equipes de cirurgiões do RJ Transplantes e do Banco de Olhos de Volta Redonda realizaram a captação dos órgãos e tecidos no HSJB.
GERAL | Página 2
CADÁVER É ENCONTRADO EM VOLTA REDONDA
POLÍCIA | Página 4

Como uma das patrocinadoras da 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), a ArcelorMittal preparou uma série de atividades interativas e culturais para os participantes. Durante o evento, de 11 a 20 de outubro, os visitantes do estande da ArcelorMittal poderão aproveitar um lounge
ArcelorMittal: Experiência e Cultura presentes na 55ª Exapicor 55ª Edição Exapicor
com informações sobre a atuação local da companhia e da Fundação ArcelorMittal, que promove atividades culturais, esportivas e educacionais na cidade, além de participar da atração interativa “Garra Humana”, inspirada nas máquinas de pegar brinquedos.
ECONOMIA | Página 7
Abertura tem show de Ferrugem
A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) começa nesta sexta-feira (11) em comemoração ao aniversário de 223 anos de Resende. A 55ª edição terá uma solenidade de abertura, que acontece às 20h30, na Área de Exposições, no

bairro Morada da Colina. O show de Ferrugem abre o primeiro dia da festa. No sábado (12), a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio sobe ao palco para cantar seus sucessos. No domingo (13), será a vez do Filipe Ret.
GERAL | Página 2


A Polícia Civil está em diligências no Sul de Minas Gerais para capturar Ricardo Alexandre Maia dos Santos, de 19 anos, e Gustavo Ramos dos Santos, de 24 anos, suspeitos de participação na chacina que vitimou quatro pessoas em Resende. Entre as vítimas está o menino Luís Miguel, de 8 anos, que faria aniversário no próximo dia 20 de outubro.
O delegado Rodolfo Atala, da 89ª DP, declarou que a polícia não descansará até prender todos os envolvidos. Os irmãos teriam recebido ajuda da mãe para fugir após o crime, sendo levados para Três Corações e São Thomé das Letras. O primeiro suspeito foi preso na quarta-feira (9), e as buscas pelos demais continuam.
POLÍCIA | Página 4
Câncer de Mama Estado
Tabagismo, sedentarismo, ingestão de alimentos ultraprocessados e consumo excessivo de bebida alcoólica, ou seja, o estilo de vida das mulheres atuais, tem sido atribuído a cerca de 85% dos diagnósticos de câncer de mama. Uma estimativa do INCA revela que, até 2025, serão registrados 73.610 novos casos no Brasil. No
Estado, a previsão é de que 10.290 mulheres devem ser diagnosticadas. Em Volta Redonda, Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha ‘Primavera Rosa’ e promove ações com o objetivo ampliar a procura pelo exame preventivo na cidade.
CIDADES | Páginas 5 e 6
Governo do Estado embarga 37 propriedades por desmatamento, incluindo área em Paraty





O Governo do Estado embargou 37 áreas no território fluminense por desmatamento ilegal, totalizando cerca de 41 hectares de propriedades particulares afetadas por essa medida cautelar. Essa ação faz parte da Operação Mata Atlântica em
Pé. A iniciativa é uma força-tarefa
Concurso Nacional Unificado Prazo para entrega de títulos é prorrogado
Os candidatos classificados no Concurso Nacional Unificado (CNU) tiveram o prazo para a entrega da documentação da Prova de Títulos prorrogado pelo Ministério da Gestão e Inovação
em Serviços Públicos (MGI). Agora, todos os blocos têm até sexta-feira (11), às 23h59, para enviar a documentação comprobatória dos títulos. GERAL | Página 2
da Secretaria de Estado do Ambiente (Seas), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Rio (MPERJ).
ECONOMIA | Página 7

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)
País
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) prorrogou o prazo para entrega da documentação da Prova de Títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU). Agora, os candidatos classifi-
Candidatos de todos os blocos têm até
cados em todos os blocos têm até sexta-feira (11), até 23h59, para enviar a documentação comprobatória dos títulos. O prazo anterior terminava nesta quinta-feira (10) para todos os blocos, com exceção do bloco 4, que teve as notas divulgadas horas depois dos demais blocos após um imbróglio judicial. Para os candidatos desse bloco, o prazo para entrega de títulos era dia 11 de outubro. Na manhã de hoje, porém, o MGI, retificou a informação no Diário Oficial e alterou o prazo para todos os oito blocos.
VR: Centro-Dia para Pessoa com Deficiência promove feirinha de artes
Volta Redonda
O Centro-Dia para Pessoa com Deficiência (CAPD) de Volta Redonda promoveu na manhã desta quinta-feira (10) a Feirinha do CAPD, com cerca de 250 peças artísticas de MDF produzidas pelos usuários que frequentam a unidade. O público conferiu trabalhos produzidos utilizando técnicas em mosaico, reciclagem de jornal com decupagem, pintura em vidro, bijuterias, lã, cerâmica, entre outras. A exposição foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), na sede do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência Lucas José Villela Braga, que fica no bairro Aterrado.
O evento, já tradicional na unidade, é a oportunidade de apresentar para os familiares e à comunidade em geral o desenvolvimento da capacidade produtiva dos usuários, uma vez que o trabalho realizado por meio das oficinas de artesanato estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais, e a exposição permite que aconteça a interação social entre aqueles que confeccionaram as peças e o público.
A coordenadora do CAPD, Beth Melo, destacou que a mostra serve para aproximar as famílias, além de mostrar ao público em geral o desenvolvimento das artes e habilidades dos alunos.
“A realização da feirinha tem o objetivo de oportunizar a exposição dos trabalhos produzidos pelos usuários durante o período em que estão no atendimento pelo Centro-Dia. A nossa satisfação é saber que junto à produção dessas peças, o foco do trabalho é o desenvolvimento da autonomia e independência, além da capacidade produtiva de cada atendido”, ressaltou a coordenadora.
A diretora do Departamento
de Proteção Especial (DPES) da Smas, Mariana Pimenta, comentou que a exposição é um trabalho coletivo que envolve toda a secretaria de Assistência Social. “A mostra é o resultado de um trabalho coletivo feito nas diversas oficinas do CAPD, que têm como objetivo promover a socialização e interação, além de valorizar a autoestima dos usuários”, lembra a diretora.
A UNIDADE
A unidade está ligada ao Departamento de Proteção Especial e conta com equipe multiprofissional que oferta atividades individuais e coletivas, usando diferentes métodos e técnicas de trabalho social, identificando habilidades, capacidades e necessidades de suportes e apoio.
Os usuários participam de atividades especificas como psicomotricidade, com o objetivo de desenvolver as relações pessoais e sociais; grupos operativos, que permitem a prática de ações cooperativas, reflexões sobre o cotidiano e sobre sua própria conduta diante das diversas situações; atividades de mobilidade reduzida, que possibilitam o passear com independência daqueles que utilizam cadeiras de rodas e/ou outros tipos de apoiadores; atividades específicas de sensibilização e práticas esportivas para aqueles que estão acima do peso; e as atividades de teatro, que têm o objetivo de desenvolver a atenção, concentração e comunicação.
O CAPD é um Centro-Dia para Pessoa com Deficiência que atende atualmente cerca de 100 usuários/mês e segue as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A unidade desenvolve atividades lúdico-recreativas, possibilitando a construção da autonomia e a melhora da qualidade de vida dos usuários.
23h59 para enviar documentação
TÍTULOS
Os candidatos classificados em cargos que possuem essa etapa devem enviar a documentação comprobatória exclusivamente pela área do candidato , no site do concurso, mesmo local onde foi feita a inscrição. A comprovação de títulos é apenas classificatória; portanto, a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida na etapa. Os candidatos que não enviarem a documentação dentro deste prazo receberão nota zero nesta avaliação. Entretanto, a ausência de títulos não implicará na desclassificação do candidato, que manterá a pontuação obtida nas etapas anteriores do certame. Com informações da Agência Brasil.
Governador Cláudio Castro assina compromisso por segurança nas escolas
Estado do Rio
O governador Cláudio Castro assinou nesta quinta-feira (10) a Carta do Rio de Janeiro de Segurança em Ambientes de Ensino, que reafirma o compromisso do Estado em promover medidas efetivas para assegurar a proteção de alunos e profissionais do ensino nas escolas. A assinatura ocorreu durante a abertura do 2° Fórum Nacional de Segurança Escolar, que será realizado até sexta-feira (11), na Escola Superior de Guerra, no Forte da Urca.
Durante o evento, Castro ressaltou a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para garantir ambientes educacionais seguros.
“A escola é um local de aprendizagem, de convivência e de amor ao próximo. Falamos que as crianças são o futuro do Brasil, mas para mim elas são o presente. Por isso, estamos aprimorando as políticas de prevenção e proteção, em união com outros órgãos e com o governo federal”, declarou o governador Cláudio Castro.
A carta, também assinada pela secretária de Educação, Roberta Barreto, expressa o compromisso de propor estratégias, compartilhar informações e promover ações que busquem a prevenção, a proteção e o bem-estar dos estudantes, professores, dos responsáveis pelos alunos e funcionários de toda comunidade escolar.

“A escola é onde se iniciam os primeiros sonhos e também onde eles se concretizam. Temos implementado políticas sérias voltadas à segurança escolar e, hoje, estamos recebendo representantes de todo o Brasil para aprimorarmos esse conhecimento. É importante destacar que com a criação do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar o Rio de Janeiro se tornou referência para todo o país. Entendemos que a segurança é um dever de todos para garantir o acesso e a permanência dos nossos jovens nas escolas”, ressaltou Roberta Barreto.
2° FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA ESCOLAR
O evento, que tem como objetivo fomentar o debate sobre a segurança nas escolas, reuniu
especialistas, educadores, juristas e profissionais da segurança pública, como os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos, de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes e de Polícia Civil, delegado Felipe Curi. “A segurança escolar não é uma responsabilidade única das forças de segurança, é um dever de todos os órgãos e da comunidade como um todo. Por isso trabalhamos com integração, focados em proporcionar segurança para os estudantes”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos.
INVESTIMENTOS DO ESTADO NA SEGURANÇA ESCOLAR
O Governo do Estado tem investido em programas específicos voltados para a segurança no ambiente escolar. Um dos
55ª EXAPICOR
principais destaques é o aplicativo Rede Escola, lançado em julho de 2023. A ferramenta, disponível para profissionais das redes pública e privada de ensino, permite acionar a Polícia Militar em casos de emergência através de um botão de socorro. Desde o lançamento, o aplicativo já registrou mais de 3 mil downloads, e mais de 5.700 profissionais foram treinados para utilizar a tecnologia. Além disso, o programa Patrulha Escolar, reestruturado há dois anos e meio, intensificou o patrulhamento nas escolas, ampliando a atuação tanto na rede pública quanto na privada. Outra iniciativa de destaque é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que desde sua criação, há 32 anos, já impactou mais de 2 milhões de estudantes no estado. Somente em 2023, o Proerd realizou mais de 12,6 mil palestras para cerca de 40 mil alunos, alertando sobre os riscos do uso e tráfico de drogas. A Polícia Civil também atua nas escolas com o programa Papo de Responsa, que promove debates em escolas públicas e privadas sobre violência, bullying, cyberbullying e o uso de drogas. Este projeto, que existe há 20 anos, foi expandido em 2023 graças a uma parceria entre as secretarias de Educação e Polícia Civil, atingindo mais de 31 mil pessoas, sendo 27 mil alunos em 98 escolas públicas e 76 privadas. A iniciativa oferece uma abordagem personalizada, escolhendo os temas de acordo com as demandas específicas de cada escola.
Ferrugem abre exposição agropecuária em Resende nesta sexta-feira
Resende
PALCO RESENDE
1ª COPA DE MARCHA
troféus e prêmios em dinheiro.
BM: Centro de Atendimento à Mulher fornece uniformes para
Barra Mansa
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), deu continuidade nesta quinta-feira (10) à entrega dos novos uniformes às funcionárias da unidade. O Ceam de Barra Mansa é responsável por oferecer atendimento psicossocial e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de dar suporte socioassistencial e intersetorial no enfrentamento aos vários tipos de violência. De acordo com o Secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, a uniformização é essencial para dar segurança, conforto e identidade aos funcionários. “É uma das estratégias que os dispositivos podem ter para transmitir mais a identidade dos serviços da secretaria de forma

funcionárias
mais simples. O uniforme também garante mais segurança nas ruas e na procura das vítimas, além da sensação de pertencimento, conformidade com as regulamentações e da economia de tempo. Gostaria de agradecer ao nosso prefeito Rodrigo Drable, pelo apoio e atenção prestada, para mais essa conquista em nossa secretaria”, explicou. Segundo o diretor de Proteção Social Especial, Thiago Félix, a uniformização tem diversas finalidades. “Visa transmitir mais transparência e confiança, traz padronização do atendimento, cria um ambiente de transparência, onde as mulheres sabem que suas queixas serão tratadas com seriedade e respeito. Isso aumenta a confiança no sistema de proteção e encoraja mais mulheres a buscarem ajuda”, salientou.
A 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) tem início nesta sexta-feira (11) em comemoração aos 223 anos de Resende. A solenidade de abertura às 20h30, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. O show de Ferrugem abre o primeiro dia da festa. No sábado (12), a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio sobe ao palco para cantar seus sucessos. No domingo (13), será a vez do Filipe Ret. A festa vai até dia 20 de outubro com shows nacionais, regionais, fazendinha, parque de diversões e atividades para toda a família.
O segundo fim de semana de celebração dos 223 anos inicia na quinta-feira (17), com o show do cantor Weslei Santos. Na sexta-feira (18), a festa fica com MC Daniel e DJ Zullu. O sábado (19), promete animar a população com shows de Caju Pra Baixo e Pagode do Adame. E para encerrar a 55ª edição no domingo (20), a cantora Lauana Prado sobe ao palco para animar o público com os sucessos do sertanejo.
Além dos shows de artistas nacionais, a Exapicor também apresenta e divulga os artistas regionais no Palco Resende, com DJ residente Maurício Macedo todos os dias. Na sexta-feira (11), a festa será com shows de Empolga Samba às 22h, e após o show principal, às 01h, Letty. No sábado (12), às 22h, Os Vaqueiros sobem ao palco e por volta de 01h, Marcio Henrique e Gabriel. No domingo (13), será a vez de SG às 22h e Diogo Senna, às 01h. O segundo fim de semana no Palco Resende conta com shows que prometem animar o público: dia 18, às 22h será o Pedrão, e depois Kadu Silva, às 01h. No dia 19, com Paulo Toró, às 22h, e Pedro Junior, às 01h. E no dia 20, fechando a festa com Murilo e Micael, às 21h, Zero Bala às 22h e Diego e Romin, às 01h.
GALPÃO DE ESTANDES
Durante os dias de festa, o público também poderá conferir os estandes do Comércio, do Agronegócio e do Artesanato. Os espaços estarão abertos a partir das 18h.

Na 55ª edição será realizada a 1ª Copa de Marcha, no dia 12 de outubro, às 9h. O torneio terá as categorias: Égua Marcha Picada; Cavalo Marcha Picada; e Cavalo Castrado. Os cavalos participantes são: Júnior, Jovem, Adulto e Sênior. Ao final do evento serão entregues prêmios para as categorias.
PARQUE DE DIVERSÕES
Como já é tradição, o parque de diversões estará presente de 11 a 20 de outubro. Durante os dias de semana, o parque será aberto a partir das 18h. Aos finais de semana será aberto a partir das 14h.
TORNEIO LEITEIRO
O Torneio Leiteiro acontecerá de 10 a 13 de outubro, divididos em três categorias: até 35kg; de 35 a 45kg; acima de 45kg. Os animais serão submetidos a duas ordenhas diárias. A Pré esgota será na quinta-feira (10), às 20h; Esgota será dia 11, às 8h; 1ª ordenha também no dia 11, às 20h; 2ª ordenha no dia 12, às 8h; 3ª ordenha também no dia 12, às 20h; e 4ª ordenha no dia 13, às 8h. O Torneio terminará no dia 13, às 11h com a entrega dos
FAZENDINHA
Uma das atrações para o público infantil é a tradicional Fazendinha com exposição de animais. Nos dias de semana o espaço ficará aberto das 18h às 00h. E nos finais de semana será das 14h às 00h.
ATRAÇÃO INFANTIL
As crianças e suas famílias terão uma programação especial na festa. No sábado, dia 12, às 18h, será realizado o espetáculo “Música e Aventura: Os Saltimbancos”, do projeto Diversão em Cena, parceria entre a Prefeitura de Resende e a Fundação ArcelorMittal. A peça conta a história de um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha que infelizes com a vida no campo partem para a cidade para tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para viver. Já no outro sábado, dia 19, o Diversão em Cena também prepara mais um espetáculo para o público infantil. “As Aventuras de Dom Quixote (Casa de Lua)” será às 18h.

Evento reuniu os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos, de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes e de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Residência inclusiva em Resende
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) assinou nesta quarta-feira (9) um Termo de Ajustamento de Conduta com Resende, para a implantação de uma residência inclusiva para pessoas com deficiência na cidade. Os estudos sobre a necessidade de reordenamento do serviço de acolhimento de pessoas com deficiência no município, além de possíveis locais para a implantação da estrutura, deverão ser entregues pela Prefeitura até o dia 1º de março de 2025.
O TAC ressalta que o Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê como dever do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à habitação e à educação, entre outros. Além disso, também destaca que a legislação conceitua as residências inclusivas como unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizadas em áreas residenciais da comunidade e que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
“A oferta do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência em Residência Inclusiva é uma estratégia de reordenamento de serviços de acolhimento, dos grandes abrigos para pessoas com deficiência para a qualificação da oferta do serviço por meio de atendimento personalizado e em pequenos grupos, visando à adequação às normativas, orientações e legislações vigentes, em processo de superação gradativa da lógica asilar de acolhimento”, reforça um trecho do documento.
Assim, Resende se compromete a realizar um levantamento individualizado de dados sobre as pessoas com deficiência na cidade, já identificadas como público para residência inclusiva, confeccionado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, para implementar uma residência inclusiva destinada, inicialmente, ao atendimento de cinco pessoas, número que deverá ser expandido para dez vagas a partir de setembro de 2025.
NOVOS PROMOTORES
Dos 37 novos promotores de Justiça substitutos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que tomaram posse na última segunda-feira (07/10), 23 já exerciam funções públicas, dois eram residentes jurídicos em instituições públicas e 12 exerciam atividades privadas ou não exerciam atividade laborativa. Oito dos recém-empossados ocupavam cargos de carreira de Estado: um ex-magistrado do Tribunal de Justiça de Alagoas; quatro ex-membros do Ministério Público de outros estados – três do MPSP e um do MPRO –; um ex-defensor público do Estado da Bahia; um ex- delegado de Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul e um ex- delegado da Polícia Federal.
UNIVERSIDADES FEDERAIS
Entre os novos membros, 7seteintegram vagas reservadas a negros ou indígenas e uma vaga reservada a pessoas com deficiência. Vinte e cinco nasceram no Estado do Rio, onde 22 já residiam antes da posse. Quanto ao gênero, 20 são do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Dez deles graduaram-se em universidades privadas e 27 em universidades públicas. Quanto à qualificação profissional, um deles possui mestrado e doutorado; um possui apenas mestrado; 27 registram, no mínimo, um curso de pós-graduação e dez possuem apenas a graduação.
DÍVIDA ATIVA I
O Governo do Rio de Janeiro registrou mais de R$ 1,006 bilhão na recuperação de créditos da Dívida Ativa de janeiro a setembro deste ano. Segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), o resultado representa um recorde histórico em período sem concessão de anistia, que incentiva o pagamento de tributos por meio de renegociação e também prevê cancelamento ou perdão de dívidas com o Estado.
DÍVIDA ATIVA II
A maior parte do montante – de R$ 346,110 milhões – foi arrecadada via parcelamentos
especiais. Em seguida, aparecem os pagamentos à vista efetuados por meio de negociações em juízo (R$ 176,178 milhões) e os ajuizados de parcelamento (R$ 152,972 milhões).
DÍVIDA ATIVA III
“O Governo do Estado vem atuando em muitas frentes e por meio de diversos órgãos para melhorar a arrecadação. E este resultado do trabalho da Procuradoria da Dívida Ativa da PGE-RJ com certeza contribui para o crescimento do nosso estado e para a melhor gestão dos recursos públicos”, declarou o governador Cláudio Castro. Segundo o procurador-chefe da Procuradoria da Dívida Ativa, Paolo Henrique Spilotros Costa, o aumento da arrecadação é fruto das melhorias em rotinas administrativas e tecnológicas para tornar mais ágeis os processos de executivos fiscais ou buscar mecanismos consensuais de recuperação dos créditos.
PROJEÇÃO
O procurador-chefe acrescentou ainda que a projeção é fechar o ano de 2024 com uma arrecadação em torno de R$ 1,250 bilhão. Caso seja confirmado esse resultado, haverá um aumento de 45% na recuperação de créditos em comparação com 2023. “A importância do aumento da arrecadação está, sem dúvida, na retomada do crescimento do estado, que poderá, com o incremento de valores, alcançar melhores resultados nas políticas públicas”, destacou Paolo Henrique Spilotros Costa.
DANOS
As empresas cujas atividades podem causar danos à saúde e à segurança dos trabalhadores e que não tenham programa de prevenção de acidentes não poderão receber incentivos fiscais do Governo do Estado. A determinação consta no Projeto de Lei 1.272/12, de autoria do deputado Samuel Malafaia (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (10). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

PL pode autorizar autoescolas a realizarem serviços do Detran-RJ
Medida aprovada em primeira discussão na Alerj prevê a realização de coleta de digitais e aplicação de provas teóricas nas autoescolas
Estado do Rio
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) poderá ser autorizado a firmar convênio com o Sindicato das Autoescolas do Rio (Sindaerj) para que alguns serviços sejam realizados diretamente nas autoescolas. A autorização consta no Projeto de Lei 4.034/21, de autoria do deputado Márcio Gualberto (PL), aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (10). A medida ainda precisa passar por segunda discussão na Casa. Os serviços que poderão ser realizados pelas autoescolas incluem a coleta de imagem e digitais dos condutores para a abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e a aplicação de provas teóricas. O projeto estipula um prazo de 120 dias para implementação, após publicação no Diário Oficial. A prestação desses serviços poderá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. A coleta de imagens e digitais não exigirá agendamento prévio, enquanto as provas teóricas serão aplicadas nos centros de formação de condutores em dias e horários previamente agendados. A proposta também determina que o Governo do Estado elabore um planejamento e análise de viabilidade técnica para implantar autoescolas em todos os municípios do estado. Segundo Gualberto, a medida visa gerar mais conforto aos cidadãos e economia aos cofres públi-
cos. “O objetivo é oferecer mais conforto, comodidade e eficiência na prestação de serviços, além de gerar grande economia de recursos para o estado, que atualmente gasta milhões com terceirização e aluguel de equipamentos e imóveis”, explicou o deputado.
OUTRAS REGULAMENTAÇÕES
Se o convênio for firmado, os funcionários das autoescolas deverão ser credenciados e receber treinamento remoto do Sindaerj. O Detran-RJ terá que disponibilizar um setor online para solucionar problemas e dúvidas durante o horário comercial. As autoescolas, após concluírem o cadastro Renach, serão responsáveis pela emissão da caderneta de exame. A aplicação da prova teórica ficará a cargo do instrutor de trânsito e do diretor de ensino, que assinarão a caderneta de exames e responderão penal e civilmente pela lisura do processo. As informações dos condutores cadastrados pelas autoescolas serão acessíveis apenas ao diretor-geral e ao diretor de ensino do respectivo centro de formação de condutores, que não poderão consultar dados de condutores cadastrados em outros postos do Detran-RJ ou em outra autoescola, exceto em caso de impedimento por anotações na Base Índice Nacional de Condutores (Binco). Se, durante o processo, for identificada ordem de prisão em aberto contra o interessado, as autoescolas deverão comunicar as autoridades estaduais de forma reservada e urgente.

Detran poderá emitir documento provisório em caso de perda
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) deverá disponibilizar um serviço de emissão emergencial de documento provisório de identificação para cidadãos que sofrerem perda, furto ou roubo de seus documentos. É o que determina o Projeto de Lei 1.633/23, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (10). A medida seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. A emissão emergencial do documento de identificação poderá ocorrer em até 24 horas a partir da solicitação, cabendo ao Detran-RJ regulamentar o procedimento a ser adotado. O
serviço será prestado às pessoas que comprovarem a necessidade urgente de utilização do documento para viagens, provas de concursos públicos e quaisquer atividades nas quais não seja possível substituir a forma de identificação pessoal “A proposta busca atender a uma demanda da população fluminense que, ao enfrentar situações de perda, furto ou roubo de seus documentos de identificação, se depara com grandes transtornos e dificuldades de acesso a serviços essenciais. É notório que o processo de emissão de uma nova identidade pode ser demorado, o que pode resultar em prejuízos significativos para o cidadão que necessita rapidamente de um documento”, declarou Luiz Paulo.
CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe decisões individuais no STF
País
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (9), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que limita decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros tribunais superiores. A PEC foi aprovada no Senado em novembro do ano passado e agora tramita na Câmara. Agora, após a aprovação na CCJ da Câmara, a PEC segue para uma comissão especial, formada para analisar a proposta. Em seguida, será analisada pelo Plenário da Câmara. A PEC recebeu 39 votos favoráveis e 18 contrários na comissão. Para o relator da proposta, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), o objetivo do projeto é defender a democracia. “É
uma revalorização deste Poder Legislativo e do mandato parlamentar. Não é razoável numa democracia que uma única pessoa se utilize do poder de uma caneta para desfazer a decisão de todo um Congresso Nacional”. Já o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) acredita que a proposta da oposição é parte de um pacote de retaliação ao Supremo, pela sua atuação contra todos que atentaram contra o processo eleitoral de 2022. “Primeiro, porque o Supremo foi indispensável na defesa da democracia e na lisura das eleições que transcorreram em 2022”, afirmou o parlamentar. “Esse projeto tem um segundo objetivo: tentar fazer uma pressão na Suprema Corte do País para, de alguma forma, aliviar o julgamento dos criminosos que estão sendo acertadamente condenados pelo Poder Judiciário”, completou.
DECISÕES MONOCRÁTICAS
A PEC 8/2021 proíbe decisões monocráticas que suspendam a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral, ou que suspendam atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados. Também ficam vetadas decisões monocráticas com poder de suspender a tramitação de propostas legislativas, que afetem políticas públicas ou criem despesas para qualquer Poder. As decisões monocráticas são aquelas tomadas por apenas um magistrado. Trata-se de uma decisão provisória, que precisa ser confirmada pelo conjunto dos ministros da Corte. Em agosto, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da execução de emendas parlamenta-
res ao Orçamento da União. Também foram suspensas as emendas individuais de transferência especial, as chamadas “emendas Pix”, que permitem a transferência direta a estados e municípios, por indicação individual de um deputado ou senador, mas sem que seja necessário vincular a verba a projeto, programa ou convênio específicos. A maioria dos ministros do STF confirmaram uma decisão provisória do ministro Flávio Dino. Pelas decisões de Dino, a suspensão dos repasses deve vigorar até que o Congresso implemente regras que garantam a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. O ministro destacou que o plenário do Supremo já definiu restrições às emendas no julgamento de 2023, em que proibiu o chamado “orçamento secreto”. Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Lula sanciona lei que aumenta pena de feminicídio para até 40 anos
País
Entrou em vigor nesta quinta-feira (10) a Lei 14.994/24, que aumenta a pena de feminicídio e o torna um crime autônomo no Código Penal. Até então, ele era considerado uma circunstância agravante (qualificadora) do homicídio doloso. Com a medida, o feminicídio passa a figurar em um artigo específico no código, como o infanticídio ou o homicídio, com pena de 20 a 40 anos de reclusão (antes era de 12 a 30 anos de reclusão). O objetivo da mudança é facilitar a classificação do crime e permitir que o feminicídio também tenha circunstâncias qualificadoras. De acordo com a lei, a pena será aumentada de 1/3 até a metade se
País
o crime for praticado: durante a gestação, nos três meses posteriores ao parto ou se a vítima é mãe ou responsável por criança; contra menor de 14 anos, maior de 60 anos, com deficiência ou doença degenerativa; na presença de pais ou filhos da vítima; em descumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha; e com emprego de veneno, tortura, emboscada ou arma de uso restrito. Todas as circunstâncias do crime serão atribuídas também ao coautor ou participante do assassinato. A nova lei teve origem em projeto (PL 4266/23) da senadora Marga-
reth Buzetti (PSD-MT), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, e sancionado sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A relatora na Câmara foi a deputada Gisela Simona (União-MT).
MEDIDAS PROTETIVAS
A Lei 14.994/24 prevê outras medidas voltadas à proteção da mulher. O texto aumenta a pena do condenado que, no cumprimento de penalidade, descumprir medida protetiva. A punição aumenta de detenção de 3 meses a 2 anos para reclusão de 2 a 5 anos e multa.
O texto muda também outros direitos e restrições de presos por crimes contra a mulher. Assim, quando um preso ameaçar ou praticar novas violências contra a vítima ou seus familiares durante o cumprimento da pena, ele será transferido para presídio distante do local de residência da vítima. No caso da progressão de regime, em vez de ter de cumprir 50% da pena no regime fechado para poder mudar para o semiaberto, a lei aumenta para 55% do tempo se a condenação for de feminicídio. Isso valerá se o réu for primário e não poderá haver liberdade condicional. Se o condenado usufruir de qualquer saída autorizada do presídio terá de usar tornozeleira eletrônica e não poderá contar com visita íntima ou conjugal. Com informações da Agência Câmara de Notícias.
TRE-RJ condena Crivella por abuso de poder nas eleições de 2020
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu condenar o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella por abuso de poder político e eco-
nômico nas eleições de 2020. A decisão, que foi proferida na última terça-feira (8), torna o político inelegível até 2028. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o TRE, a decisão é
referente ao processo no qual Crivella foi acusado pelo Ministério Público de usar a máquina pública para realizar “caixa dois” para campanha à reeleição. O caso ficou conhecido como “QG da Propina” e teria movi-
mentado cerca de R$ 50 milhões em propina. O suposto esquema envolvia o aliciamento de empresários e fraudes em licitações, segundo a acusação. A defesa do ex-prefeito declarou que vai recorrer da decisão.
Segundo Gualberto, a medida visa gerar mais conforto aos cidadãos e economia aos cofres públicos
Foto: Thiago Lontra

Suspeitos de crime são irmãos e teriam recebido ajuda da mãe para fugir
Operação coordenada pelo delegado Rodolfo Atala conta com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais
Resende
Agentes da 89ª Delegacia de Polícia estão no Sul de Minas Gerais em busca dos dois foragidos da Justiça suspeitos de participar da chacina que chocou a população de Resende. De acordo com o apurado pelo DIÁRIO DO VALE, o mandado de prisão contra os dois suspeitos foi expedido pelo plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio na tarde desta quinta-feira (10). Os irmãos Ricardo Alexandre Maia dos Santos (19 anos) e Gustavo Ramos dos Santos (24 anos) são procurados pelas mortes de quatro pessoas – dentre elas, o menino Luís Miguel, que completaria 9 anos no próximo dia 20 de outubro. Também foram mortos Marcos Roberto de Castro, pai de Luís Miguel, de 52 anos; Luiz Otávio Campos de Castro, meio-irmão do
menino, de 31 anos; e Rodrigo Dionísio Castro, de 28 anos. O DIÁRIO DO VALE apurou que um dos irmãos – Gustavo – teria trabalhado na fazenda onde os corpos foram encontrados. Ele, inclusive, seria o proprietário do Gol branco abandonado no bairro Mirante das Agulhas, com marcas de tiros. G, por trabalhar na fazenda, teria conhecimento da dinâmica dos negócios da propriedade, inclusive das compras e vendas de animais – o que sugere e fortalece, segundo a Polícia Civil, a tese de latrocínio. Após o crime, segundo informações preliminares, os suspeitos teriam pedido ajuda à mãe para fugir da cidade. Em seguida, o atual namorado da mãe os teria levado para Três Corações e São Thomé das Letras, em Minas Gerais, voltando em seguida para Resende. Ao retornar, ele foi identificado, detido e conduzido à 89ª DP. Este
homem, de 53 anos, teria atendido ao pedido da namorada – mãe dos suspeitos – para leva-los para fora de Resende. Ao justificar o pedido, ela teria dito que “eles fizeram merda”.
“TODOS VÃO RESPONDER PELO CRIME”
Em entrevista ao DIÁRIO
DO VALE na manhã desta quinta-feira, o delegado titular da 89ª Delegacia de Polícia, Rodolfo Atala, garantiu: “A Polícia não vai deixar esse crime sem resposta. Os policiais estão em diligências que só vão ser encerradas quando todos os responsáveis estiverem presos. Infelizmente, as vidas perdidas não vão ser trazidas de volta, mas nosso trabalho vai ser encerrado com êxito e todos os responsáveis vão responder por esse bárbaro crime, na medida de sua culpabilidade”.
A declaração foi feita após a prisão do primeiro dos três suspeitos envolvidos na chacina, detido na noite de quarta-feira (9) no bairro Alto dos Passos, após ter fugido da cidade. Outras duas pessoas já foram identificadas. O preso, que teria participado como cúmplice, possui condenações anteriores por roubo e uma passagem por homicídio. Até o fechamento desta edição, a Polícia continuava em busca dos suspeitos.
DENUNCIE
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ Anonimato Garantido
De adolescente infrator a procurado por latrocínio e ocultação de cadáver
O DIÁRIO DO VALE teve acesso aos antecedentes criminais de Gustavo Ramos dos Santos, apontado como um dos suspeitos de ter matado a sangue frio, entre ou-
tras vítimas, um garotinho de oito anos. Gustavo, que agora é um homem de 24 anos, acumula pelo menos dez passagens – todas como ‘adolescente infrator’. Em
três delas, foi autuado por fato análogo a lesão corporal. Também já foi autuado por injúria por preconceito; porte ilegal de arma de fogo de uso permitido; roubo a transeun-
te; tráfico de drogas e vias de fato. Agora, poderá responder pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver, cujas penas, somadas, variam de 21 a 33 anos.

Volta Redonda
O cadáver de um homem aparentando ter entre 34 e 35 anos que estava vestido com uma camisa estampada com a bandeira do Brasil e bermuda jeans, sem documentos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (10), nas proximidades do Residencial Mariana, na Rodovia do Contorno, em
Volta Redonda. O corpo da vítima apresentava perfurações na cabeça e na mão esquerda. Peritos da Polícia Civil estiveram no local e o corpo foi conduzido pelos Bombeiros para a Instituro Médico Legal (IML), de Três Poços. A ocorrência foi registrada na 93ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso.
Polícia Civil de Valença prende foragido por tráfico e homicídio
Valença Agentes da 91ª Delegacia de Polícia prenderam, na manhã desta quinta-feira (10), um homem foragido da Justiça e investigado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio. A operação foi coordenada pelo delegado titular da 91ª DP, Ronaldo Aparecido, em cumprimento a um mandado de busca, apreensão e prisão emi-
tido pela Justiça de Valença. As investigações começaram após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando o espancamento até a morte de um membro da mesma facção criminosa à qual o suspeito pertencia. A vítima teria sido assassinada por não quitar uma dívida referente à venda de entorpecentes. O suspeito foi conduzido à 91ª DP, onde permanece à disposição da Justiça.
Engavetamento entre veículos deixa duas pessoas feridas na Rio-Santos
Paraty
Um engavetamento envolvendo quatro veículos, na pista sentido São Paulo, no Km 540 da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Paraty, nesta quinta-feira (10), deixou uma
mulher de 23 anos e um homem de 25 gravemente feridos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital de Praia Brava, em Angra dos Reis.
Menino Luís Miguel faria aniversário em dez dias

O corpo do pequeno Luís Miguel Conceição de Castro, de apenas 8 anos, foi sepultado na tarde desta quinta-feira (11) no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, em Resende. Ele, o pai e um meio-irmão foram sepultados no mesmo local. A outra vítima, Rodrigo Dionísio Castro, funcionário da fazenda, foi sepultado no cemitério de Queluz. Luís Miguel, que completaria 9 anos no próximo dia 20 de outubro, era uma criança cheia de vida, e sua morte chocou a comunidade. A Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, onde a criança estudava, publicou uma nota de pesar nas redes sociais.
VR: tecnologia ajuda a recuperar moto furtada em 48 horas
Volta Redonda
Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e da Guarda Municipal (GMVR), em conjunto com a Polícia Civil (93ª DP), recuperaram, na manhã desta quinta-feira (10), uma moto que havia sido furtada na última terça-feira (8) em Volta Redonda. O veículo foi localizado 48 horas após o furto, no distrito de Antônio Rocha, em Barra Mansa, após um trabalho de inteligência que envolveu a análise de câmeras de monitoramento do Ciosp. O suspeito do crime foi detido. O veículo foi furtado após ser deixado estacionado pelo proprietário, por volta das 7h, na Rua 545, no bairro Nossa Senhora das Graças, nas proximidades da entrada da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Por meio das imagens do Ciosp, foi possível identificar o suspeito e mo-

nitorá-lo com o uso das câmeras de leitura de placas (OCRs, Optical Character Recognition). Com as imagens em mãos, os agentes chegaram até o homem, que negou a autoria do crime. Ao
ser informado de que as câmeras do Ciosp o flagraram com a motocicleta furtada, ele acabou confessando e indicando a localização do veículo, que foi recuperado e devolvido ao proprietário.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou o trabalho de inteligência do Ciosp e a ação integrada com a Polícia Civil que resultou na prisão do suspeito, que responderá pelo crime de furto em liberdade. “Mais um caso em que a tecnologia atuou como aliada da Segurança Pública. Isso demonstra que Volta Redonda exerce o conceito de ‘cidade inteligente’, investindo em tecnologia e tornando o trabalho dos agentes de segurança pública mais ágil e assertivo. Conseguimos recuperar o bem furtado e responsabilizar o autor em 48 horas após o crime. Isso reforça a importância do investimento em tecnologia e demonstra o quanto isso traz resultados positivos e benefícios à população a longo prazo. Sem dúvidas, Volta Redonda é mais segura com o emprego da tecnologia na segurança pública”, enalteceu o Coronel Henrique.
Ordem Pública ajuda a deter homem com carro clonado
Um trabalho em conjunto entre agentes do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e do Sistema Integrado de Segurança de Volta Redonda – composto por policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e um guarda municipal – resultou, nesta quarta-feira (9), na detenção de um homem de 22 anos com um carro clonado em Volta Redonda. Ele acabou detido após tentar fugir do cerco policial, no distrito de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa. O alerta do carro clonado foi dado após câmeras de leitura de placas veiculares do Ciosp, as OCRs (Optical Character Recognition), flagrarem o automóvel modelo HB20 transitando pelo bairro Retiro, em Volta Redonda. O veículo seria clone de uma Saveiro preta, e é suspeito de estar sendo utilizado em roubos na cidade. O que chamou ainda mais a atenção dos agentes é que o

veículo ostentava duas placas distintas. Numa tentativa de abordagem já no bairro Santa Rita de Cássia, o motorista fugiu. Na fuga, ele acabou colidindo em um meio-fio, danificando o carro e o abandonando na Avenida Francisco Antônio Francisco. Na sequência, para evitar ser abordado, ele fugiu para uma área de mata. Enquanto os agentes realizavam buscas pelo suspeito, viram uma moto em alta velo-
cidade entrando na rua por onde o homem fugiu. No retorno da motocicleta, os policiais identificaram o suspeito na garupa. Foi feita a abordagem e a detenção da dupla. Ambos foram levados para a delegacia da Polícia Civil (93ª DP), assim como o carro e a moto envolvidos. O condutor da motocicleta foi ouvido como testemunha, enquanto o motorista do HB20 foi indiciado por adulteração de sinal de identificação
veicular e aquisição de produto de crime. Ele responderá pelos crimes em liberdade. A Polícia Civil segue investigando o caso. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou o trabalho integrado de inteligência que envolveu o Ciosp, os agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública e do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), que terminou com a apreensão do veículo e o suspeito indiciado. “Só conseguimos ter sucesso nessa ocorrência graças à tecnologia e à dedicação dos nossos agentes do Ciosp e dos que estão nas ruas. Somente por meio das câmeras de leitura de placas, e do software de ponta que o município tem hoje à disposição, conseguimos suspeitar da adulteração e fazer a abordagem. Sem dúvidas que isso reforça a importância do investimento em tecnologia e demonstra o quanto Volta Redonda é mais segura com o uso dela”, enfatizou Coronel Henrique.
Volta Redonda
Escola em que Luís Miguel estudava fez uma homenagem ao menino
Foto: Reprodução
Vítima foi encontrada próxima a um condomínio
Suspeito do crime foi detido
Foto: Divulgação/Semop
Suspeito acabou detido após tentar fugir do cerco policial Fotos: Divulgação/Semop























12 OUTUBRO DIA DAS CRIANCAS





A infância é o momento em que os sonhos são construídos. Investir nas crianças é pensar num futuro cheio de possibilidades infinitas.


UMA HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO CLARO




Câncer de mama pode atingir 10 mil mulheres no Estado do Rio até 2025
Cerca de 85% dos diagnósticos são atribuídos ao estilo de vida, como tabagismo, sedentarismo, ingestão de alimentos ultraprocessados e consumo excessivo de bebida alcoólica
Estado do Rio
Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que, até 2025, serão registrados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil. No Estado do Rio, a previsão é de que 10.290 mulheres devem ser diagnosticadas com a doença. A maioria dos casos de câncer de mama no Brasil está relacionada a fatores esporádicos, sem ligação com histórico familiar. A análise vem do Projeto Amazona, estudo que se propôs a entender o perfil epidemiológico de mulheres brasileiras. De acordo com a publicação, cerca de 85% dos diagnósticos são atribuídos ao estilo de vida, como tabagismo, sedentarismo, ingestão de alimentos ultraprocessados e consumo excessivo de bebida alcoólica, entre outros hábitos. No entanto, 15% das pacientes desenvolvem a neoplasia devido a vulnerabilidades genéticas. Identi-
ficar essas alterações precocemente pode ser determinante para a prevenção do desenvolvimento de tumores. De acordo com a pesquisa nacional, pacientes com menos de 40 anos apresentam características clínico-patológicas desfavoráveis no momento do diagnóstico do câncer de mama, incluindo subtipos mais agressivos e estágio avançado quando comparados a pessoas com idade superior. Isso sugere uma investigação ampla, para entender o perfil genético das brasileiras. Pesquisa realizada por três hospitais canadenses e divulgada neste ano pela revista Jama, da Associação Médica Americana, feita com mulheres recentemente diagnosticadas com câncer de mama, mostra que uma a cada 20 pacientes apresenta uma mutação acionável, ou seja, com indicação para algum rastreio ou procedimento. E, para um terço dessas
Captação
Volta Redonda
pessoas, o achado vai guiar o tipo de tratamento a ser seguido.
Segundo a oncogeneticista da Oncoclínicas Rio de Janeiro, Marcela Bulcão, o resultado do estudo canadense reforça a necessidade de incentivar a testagem universal entre as brasileiras, um tema que já vem sendo discutido no país, para a garantia de diagnósticos precoces e que levem a cuidados individualizados.
“Caso a mulher tenha uma mutação acionável, é possível oferecer um novo tipo de cirurgia, mudar a adjuvância (terapia para destruir células cancerígenas ainda presentes no organismo, mesmo após um procedimento), sugerir o rastreio de outros órgãos, orientar a família. E, se o achado puder guiar o tratamento, significa que ela poderá ter um cuidado mais específico, relacionado ao tipo de câncer dela”, explica a médica.
DIAGNÓSTICO PRECOCE É FUNDAMENTAL
No Brasil, o rol de critérios da Agência Nacional de Saúde (ANS) para indicação de testagem genética ainda é muito limitante. Ter histórico familiar, por exemplo, não torna a paciente elegível ao exame. Outros fatores devem ser levados em consideração, como diagnóstico antes dos 45 anos; mulheres com tumor triplo negativo; que tenham um ou mais casos na família de câncer de ovário, próstata ou pâncreas e, ainda, pertencentes à população descendente de judeus ashkenazi.
“Atualmente, é possível fazer um rastreio mais adequado, temos acesso a testes precisos. E isso é fundamental
órgãos: esperança para seis novos pacientes
Rins e as córneas de um homem de 38 anos salvaram a vida de pelo menos seis pessoas em todo o Estado do Rio. Após autorização da família do homem, que teve morte encefálica confirmada depois de dias internado no Hospital São João Batista (HSJB), seus órgãos e tecidos foram captados pelas equipes de cirurgiões do RJ Transplantes e do Banco do Olhos de Volta Redonda, na tarde desta quinta-feira (10), no HSJB.
INCENTIVO À DOAÇÃO
Durante a cirurgia foram captados dois rins e as córneas, que irão beneficiar imediatamente seis pacientes que estão na fila única de espera em todo o estado. Dois receberão os rins, dois as córneas e outros dois as escleras (tecido fibroso externo que recobre o globo ocular). Segundo a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital São João Batista, Daniela da Silva, a generosidade de muitas famí-
O incentivo à doação de órgãos e tecidos na unidade em Volta Redonda é de responsabilidade da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes sociais. Um único doador pode ajudar até oito pessoas na fila de espera por um transplante. O Hospital São João Batista ainda é sede do Banco de Tecido Ocular, que atende 34 municípios da região e, nesse caso, cada doador pode beneficiar até quatro pessoas. E em 2025 o Hospital São João Batista vai ganhar um centro transplantador de córneas.
COMO ACONTECE O TRABALHO DA CIHDOTT Para a realização do trabalho que viabiliza a captação de órgãos e tecidos é preciso seguir um protocolo que consiste em três etapas. A primeira é identificar o paciente com uma possível morte encefálica; a segunda é a realização de exames clínico e complementar para a confirmação da morte encefálica; e, por último, a equipe da CIHDOTT realiza a entrevista, conscientizando as famílias em relação à doação de órgãos e tecidos. “Independentemente do ‘sim’ da família, todos os pacientes com critérios clínicos sugestivos para morte encefálica têm o seu protocolo aberto e, quando finalizado, tem seu diagnóstico confirmado”, complementou Daniela da Silva.
lias, logo após a perda de um ente querido, faz a total diferença na vida de muitas pessoas que aguardam pelo transplante. “Após o trabalho da equipe multidisciplinar do hospital, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e apoio da organização de procura de órgãos, os familiares tiveram esse ato de generosidade e amor ao próximo, mesmo neste momento tão doloroso de perda. A morte é difícil para todos, mas ela também pode ser
a chance de uma nova vida para as pessoas que estão aguardando por um órgão para continuarem a viver”, destacou a enfermeira. Para fazer a abordagem com aqueles que acabaram de perder um ente querido, requer treinamentos constantes e atualizações sobre o tema, segundo a enfermeira. Ela informou ainda que esses treinamentos, cursos e palestras para profissionais da área de saúde e comunidade também são realizados na própria unidade de saúde.

Palestra sobre segurança pública é ministrada
Itatiaia
em Itatiaia
Como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do empreendimento, a Guarda Civil Municipal de Itatiaia promoveu uma palestra para colaboradores da TPC Logística Inteligente, na Avenida Industrial Alda Bernardes, nesta quinta-feira (10). O Instrutor GM Gerson falou sobre Segurança Pública, enquanto o Instrutor GM Rodrigo abordou o tema Legislação de Trânsito e o Instrutor GM Fernando repassou orientações sobre Legislação Ambiental. De acordo com o Comandante da Corporação, Marino Rodrigues dos Santos, a Guarda Civil Municipal está sempre aberta a orientar o público sobre temas pertinentes e que contribuam para conscientizar sobre a importância do exercício pleno da cidadania. “Sexta-feira (11), a empresa encerra sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com a participação da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia, que vai abordar questões importantes como a Lei Maria da Penha, dentre outros assuntos”, informa. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento que as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) organizam com uma série de atividades, como foco na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.




para o diagnóstico precoce, pois a população está vivendo mais e aumentou-se a incidência de câncer”, ressalta a especialista.
A oncologista Sabrina Cristofaro comenta que a conduta referente ao câncer de mama no país está cada vez mais caminhando para a medicina de precisão, e o sequenciamento genético é fundamental nessa jornada. “Antigamente não havia um painel ampliado, era feito somente o sequenciamento básico. O teste amplo agora faz parte do cotidiano do oncologista. E nós, assim como os mastologistas, também podemos pedir o exame. A solicitação não é
mais restrita ao geneticista”, comenta a médica. Sabrina ressalta que ainda há muitas perguntas a serem respondidas em relação à testagem genética para o câncer de mama. Em alguns resultados, por exemplo, não fica claro se a alteração apresentada é patogênica, ou seja, se há risco de desenvolvimento de tumores. No entanto, ter essas respostas permite aos especialistas oferecerem cuidados mais assertivos. “É fundamental dar essa orientação às pacientes e, assim, direcionar o tratamento cada vez mais de forma individualizada”, acrescenta a oncologista.
Procura por exame preventivo do câncer do
colo do útero cresce
Volta Redonda Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda apontam que mais mulheres estão procurando a rede municipal em busca de prevenção. Segundo a médica-oncologista e coordenadora do programa e da Linha de Atenção Oncológica (LAO) de Volta Redonda, Luciana Francisco Netto, a implantação do programa Prevenir, em 2021, é um dos responsáveis pelo aumento da procura. “Conseguimos ampliar a procura pelo exame preventivo do câncer do colo do útero de 9% para quase 30% entre as mulheres de 25 a 64 anos, desde a implantação do Prevenir, em 2021. Em julho começamos o rastreio organizado para a mamografia”, afirmou Luciana. Ela explicou que o principal objetivo da iniciativa é o rastreio organizado, isto é, por nome e fazendo busca ativa por mulheres que não estão com o preventivo em
dia, por meio de cadastro do público-alvo das unidades da Atenção Primária em Saúde. Os números foram apresentados durante um evento realizado no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, que abordou o tema “Primavera Rosa”, um movimento pelo cuidado integral com a saúde da mulher, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Profissionais da rede fizeram palestras abordando a promoção à saúde e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero para funcionárias da unidade hospitalar. Cerca de 50 funcionárias representaram as 446 mulheres que atuam no Hospital do Retiro no evento que aconteceu na quarta-feira (9), no prédio anexo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) – Ambulatório UniFOA Dr. Leonardo Molica, que pertence à unidade.



Foto: Divulgação - Secom/PMVR
Órgãos e tecidos irão beneficiar pacientes que estão na fila única de espera em todo o estado
Força-tarefa embarga 37 propriedades e autua 29 fazendeiros no Estado do Rio
Uma propriedade rural em Paraty, na Costa Verde, está na lista ; imagens via satélite auxiliam no combate ao crime ambiental
Estado do Rio
O Governo do Estado embargou, na última semana, 37 áreas no território fluminense por desmatamento ilegal. Ao todo, cerca de 41 hectares de propriedades particulares sofreram a medida cautelar. A ação é parte da Operação Mata Atlântica em Pé. Os alertas de desmatamento foram detectados nos seguintes municípios: Varre-Sai, Natividade, Paraty, São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, São Francisco de Itabapoana, Duas Barras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Porciúncula.
A iniciativa é uma força-tarefa da Secretaria de Estado do Ambiente (Seas), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Rio (MPERJ). O Inea instituiu em 2023 tal medida cautelar de embargo remoto e o Sistema Estadual de Áreas Embargadas no estado do Rio de Janeiro. Na prática, o órgão analisa as imagens de alta resolução via satélite fornecidas pelo MapBiomas para suspender à distância as atividades que causam
danos ao meio ambiente. A ação acontece por meio do programa Olho no Verde, da pasta ambiental estadual. As equipes localizaram remotamente as propriedades em que há suspeita da ação ilegal e 29 proprietários foram autuados durante a atividade. Uma vez constatados os crimes ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente, além de estarem sujeitos a restrições administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais e créditos no sistema financeiro. — Todo e qualquer crime ambiental cometido no Estado
será coibido dentro das medidas cabíveis de acordo com a nossa legislação. Temos orgulho do Olho no Verde, uma ferramenta tão necessária e estratégica para a proteção das nossas áreas verdes. É necessário alinharmos as últimas tecnologias às necessidades de governança do Estado, como vimos em prática nesta operação — afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Os custos necessários para a restauração florestal das áreas desmatadas podem ser estimados em cerca de R$ 22 milhões de reais. O órgão ambiental ressalta
que o Programa Olho no Verde realiza a detecção de desmatamento e as multas ambientais por hectare desmatado podem chegar até R$ 1500,00 a R$ 4 mil reais em média por proprietário. Olho no Verde - Criado em 2016, o Programa Olho no Verde combate o desmatamento do estado do Rio de Janeiro e realiza o monitoramento sistemático dos remanescentes florestais por imagem de satélite, detectando automaticamente alertas de desmatamento no estado e enviando essas informações às equipes de fiscalização de forma estratégica e inteligente.
Saiba quais restrições serão aplicadas
A aplicação dos embargos visa garantir a recuperação e/ou a regeneração da área degradada. Ademais, poderão ser aplicadas em conjunto as sanções restritivas de direitos para suspender ou restringir um ou mais direitos do causador do dano, proprietário ou possuidor do imóvel objeto
CONCURSO
dos embargos, ou do exercício de determinada atividade econômica, entre os quais:
I - Perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais;
II - Perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito;
PÚBLICO
III - Proibição de contratação com a Administração Pública pelo período de até três anos;
IV - Suspensão de registro, licença, permissão ou autorização; e
V - Cancelamento de registro, licença, permissão ou autorização.
Correios anunciam concurso com salários de até R$ 6,8 mil
País
Os Correios divulgaram, na última quarta-feira (9), os editais do concurso público nacional da estatal para preenchimento de 3.511 vagas, sendo 3.099 de nível médio e 412 de nível superior. As vagas de nível médio são para o cargo de Agente de Correios –Carteiro, com salário inicial de R$ 2.429,26. A empresa oferece ainda vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1.400,00, o que resulta em remuneração mensal de aproximadamente R$ 4 mil. Já para os cargos de nível superior, o salário inicial é de R$ 6.872,48. A remuneração total é de cerca de R$ 8,5 mil, considerando-se o vale-alimentação/refeição de aproximadamente R$ 1.400,00. As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro.
Os Correios oferecem ainda possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar a todo seu quadro de servidores. “Estamos cumprindo mais um compromisso assumido com as empregadas e os empregados dos Correios, investindo em pessoas e renovando nosso corpo funcional de forma a impulsionar a inovação para nos tornarmos os Correios do Futuro”, resumiu o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. “Seguimos cumprindo a diretriz do presidente Lula para fortalecer e modernizar a estatal”, assegurou. O último concurso público nacional para nível médio e superior da empresa foi realizado há 13 anos, em 2011.
DIVERSIDADE – Entre as novidades do concurso, está a reserva de 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indí-




genas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%). No caso do edital de nível médio, isso equivale a 936 vagas. Além disso, 10% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência.
PROVAS – A previsão para aplicação das provas é 15 de dezembro de 2024, em todas as regiões do Brasil, contemplando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades.
Para os cargos de Agente de Correios, as provas serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões. Já para os de Analista de Correios, serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório, além de uma prova discursiva com redação de até 30 linhas. As inscrições poderão ser feitas de 10 a 28 de outubro, no site do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacita-
ção (www.ibfc.org.br). A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é de R$ 39,80 e, para o de nível superior, R$ 42,00. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no site do IBFC e no site dos Correios: https://prosel.correios.com.br/concursos SAÚDE DO TRABALHO – Já as provas do concurso público dos Correios para provimento de vagas na área de medicina e segurança do trabalho serão aplicadas no dia 13 de outubro, pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). A divulgação do resultado final está prevista para o dia 20 de novembro. A primeira fase será constituída por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase é de comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e realização de exames médicos admissionais.
Light abre 166
vagas para Eletricista de Rede Subterrânea
Estado do Rio
A Light está com um processo seletivo aberto para preencher 166 vagas na função de eletricista de rede subterrânea. Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ensino médio completo, curso de eletricista concluído e CNH categoria B. A Light ofe-
rece uma série de benefícios aos seus colaboradores, incluindo vale alimentação, vale refeição, assistência médica e odontológica, participação nos lucros ou resultados, previdência privada, seguro de vida, convênios com empresas parceiras e programa de treinamentos. As inscrições estão abertas até 04 de novembro de 2024.



ArcelorMittal leva experiência e cultura para a 55ª Exapicor
Evento, que acontece em Resende, de 11 a 20 de outubro, contará com atividades interativas e espetáculos do Diversão em Cena

Resende
A ArcelorMittal é, novamente, uma das patrocinadoras da 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) e preparou atividades interativas e culturais para os participantes. O evento reúne atrações variadas, como feiras agrícolas, exposições de produtos industriais e comerciais, além de apresentações culturais e musicais. Em comemoração aos 223 anos do município, a Exapicor será realizada na área de exposições do bairro Morada da Colina, de 11 a 20 de outubro, com entrada gratuita. Durante o evento, os visitantes do estande da ArcelorMittal poderão aproveitar um lounge com informações sobre a atuação local da companhia e da Fundação ArcelorMittal, que promove atividades culturais, esportivas e educacionais na cidade, além de participar da atração interativa “Garra Humana”, inspirada nas máquinas de pegar brinquedos. Pauliane Prazeres, Gerente de Manutenção da ArcelorMittal Sul Fluminense, pontua que a empresa é patrocinadora da Exapicor há mais de 10 anos, um evento que valoriza a cultura e as tradições da região. “Participar dessa celebração é uma oportunidade de fortalecer ainda mais nossa conexão com a
Serviço
DIVERSÃO EM CENA
comunidade de Resende e do Sul Fluminense. O evento reforça o compromisso da ArcelorMittal com o crescimento sustentável e a valorização das pessoas”, afirma. Nos dias 12 e 19 de outubro, a Exapicor será também palco da temporada 2024 do projeto “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para o teatro infantil no país, oferecido pela Fundação ArcelorMittal. No dia 12 de outubro, às 18h, será apresentada a peça clássica “Os Saltimbancos”. Já no dia 19 de outubro, também às 18h, o público poderá conferir a peça “As Aventuras de Dom Quixote”.
15 ANOS DA ARCELORMITTAL EM RESENDE
A usina de Resende foi inaugurada em 2009 e é uma planta industrial que conta com processos de Aciaria, Laminação e Trefilaria. A unidade não apenas contribui para o abastecimento do mercado nacional, mas também oferece um mix de produtos que inclui vergalhão, fio-máquina, produtos para construção civil, além de perfis leves e médios. Sua vasta clientela abrange diversos setores, como automotivo, energia, construção civil, indústria, agrícola e estruturas metálicas.
OS SALTIMBANCOS (Cyntilante Produções)
DATA: 12 de outubro, sábado, 18h. LOCAL: Área de Exposições de Resende
ENDEREÇO: Estrada Resende Riachuelo, s/nº, Morada da Colina, Resende, RJ Indicado para crianças a partir de 3 anos.
AS AVENTURAS DE DOM QUIXOTE (Casa de Lua)
DATA: 19 de outubro, sábado, 18h.
LOCAL: Área de Exposições de Resende
ENDEREÇO: Estrada Resende Riachuelo, s/nº, Morada da Colina, Resende, RJ



No dia 12 de outubro, às 18h, será apresentada a peça clássica “Os Saltimbancos”
Foto - Cyntilante
Producoes_Leandro Bífano

























fabiosoares@diariodovale.com.br






Na sexta-feira, do dia 27 de setembro, a Mahogany celebrou a inauguração de seu novo espaço, que apresenta uma estrutura mais moderna e sofisticada no modelo Boutique. O evento foi uma tarde super agradável, onde a empresária Adriana Prado São Thiago recebeu familiares, amigos e clientes em um coquetel delicioso. Na foto: A promoter Ana Paula Delgado, Camila Condé Calixto e Adriana São Thiago

O evento teve assinatura da promoter Ana Paula Delgado. Com uma trajetória de 10 anos no mercado, a Mahogany decidiu se mudar para um espaço mais elegante, alinhado com sua nova proposta de atender ainda melhor seus clientes. Localizada no térreo do Shopping 33, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, a loja oferece uma ampla gama de produtos, incluindo perfumes, hidratantes, sabonetes líquidos, difusores de ambientes, óleos corporais, desodorantes, shampoos e papéis perfumados. Na foto: Raphaela Saleh, Adriana São Thiago e Cecília Monteiro
Um
Br inde à vida
Desejo muitos anos de vida, luz e saúde para nossos aniversariantes:









A Mahogany se destacou ao longo dos anos pela variedade de sabonetes líquidos com um perfume inigualável e excelente hidratação. Atualmente, os perfumes da marca têm conquistado os clientes pela fixação maravilhosa e fragrâncias elaboradas com matéria-prima importada e perfumistas renomados. Na foto: Ana Paula Delgado, Adriana São Thiago, Tatiana Abrantes e Cristiane Lemos

Além disso, as colaborações têm sido um sucesso, com destaque para a mais recente parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. Para ficar por dentro de todas as novidades e lançamentos da Mahogany, siga o Instagram @mahoganyvoltaredonda e não perca as últimas tendências do mundo da beleza! Na foto: Adriana São Thiago e Nilton São Thiago



A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) será palco de um momento especial no próximo dia 11 de outubro, às 17h, com o lançamento do livro Entre o Campo e a Cidade: Um Percurso pela Poesia de Fagundes Varela. Escrito pelos professores Edilson dos Santos e Teresinha da Rocha Pereira, o livro oferece uma análise profunda e sensível da obra poética de Fagundes Varela, um dos grandes expoentes do romantismo brasileiro. A FLIP promete atrair amantes da literatura, pesquisadores e entusiastas da cultura nacional, proporcionando a oportunidade de refletir sobre a contribuição de Fagundes Varela à poesia brasileira e seu papel na construção de uma identidade literária que transita entre a natureza bucólica e a efervescente vida urbana. A obra dos autores Edilson dos Santos e Teresinha da Rocha Pereira é uma contribuição valiosa para estudiosos e admiradores da literatura brasileira, conectando o passado e dialogando com a atualidade.




Na última sexta-feira, 04 de outubro, Barra Mansa recebeu mais uma unidade da Drogarias Povão, agora localizada na Avenida Joaquim Leite, nº 406, quase em frente à praça da matriz. A inauguração foi um verdadeiro sucesso, atraindo um grande público que pôde aproveitar as diversas promoções e brindes oferecidos pela loja. Os 100 primeiros clientes foram agraciados com vouchers de desconto e uma variedade de brindes, tornando a visita ainda mais especial. A nova unidade foi projetada para oferecer um ambiente amplo e acolhedor, mantendo a excelente qualidade no atendimento que a Drogarias Povão já é conhecida. Na Foto: Marcelo Mazzoni, Melissa Mazzoni, Vicente Mazzoni, Matheus Mazzoni e Murilo Mazzoni

A loja conta com uma ampla variedade de produtos, incluindo medicamentos, genéricos, itens de bem-estar, home care, beleza e higiene, além de uma seção dedicada a mamães e bebês. Uma das grandes novidades dessa unidade é o brinquedoteca, pensado para entreter os pequenos enquanto os pais realizam suas compras. Além disso, essa será a única unidade da Drogarias Povão 24 horas de portas abertas em Barra Mansa.Com o compromisso de servir bem, a Povão busca oferecer um serviço ágil e confiável, proporcionando aos clientes uma experiência positiva durante o processo de compra. A loja se destaca por oferecer os melhores produtos e lançamentos do mercado a preços competitivos e com condições de pagamento acessíveis. As compras também podem ser feitas de forma prática pelo aplicativo ou pelo site www.drogariaspovao.com.br. Para não perder nenhuma novidade ou promoção, siga a Drogarias Povão no Instagram @drogariaspovao. Na foto: Equipe recebendo a diretora da CDL Barra Mansa Juliana Rolim

Neste domingo (13), às 19 horas, o palco do Teatro Gacemss
Um bom dia com muito glamour para meus queridos leitores!



Regiane Amaro
Lyncoln Alves
receberá a primeira edição do Show D’Elas, reunindo as cantoras Angélica Ribeiro, Carina Sandré, Daiane Landim, Gabi Cantto e o trio As Sublimes no melhor estilo Divas. A produção é da RH Soluções Artísticas.
Leonardo Barbosa, 08 de outubro
Daniele Filgueiras, 11 de outubro
Com US$ 1,6 bilhão, Taylor Swift se torna cantora mais rica do mundo • - Tiago Abravanel diz sentir que Silvio