
1 minute read
PRF promove palestras de conscientização para condutores de transporte escolar
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na quinta-feira (27) uma ação de conscientização para os condutores de veículos escolares de Resende. Foram duas palestras voltadas para a fiscalização de Transporte Escolar. No decorrer da atividade, a equipe da PRF falou sobre a documentação necessária, características dos veículos de transporte escolar, infrações de trânsito, utilização do cronotacógrafo e equipamentos de segurança. Oitenta e cinco condutores, entre colaboradores da prefeitura e terceirizados, foram conscientizados. De acordo com a PRF, a ação teve por objetivo aumentar a edu- cação para o trânsito, com foco na promoção da conscientização coletiva acerca da vulnerabilidade e responsabilidade de todos os agentes inseridos no trânsito, e faz parte da primeira fase da Operação Nacional de Segurança Viária 2023 (ONSV- 2023) – Fiscalização Especializada. Após a etapa de conscientização, e seguindo o cronograma de planejamento da Diretoria de Operações da PRF (DIOP), se iniciará a etapa de fiscalização efetiva dos veículos e condutores.
A Polícia Rodoviária Federal tem intensificado as ações educativas por acreditar ser o caminho para promover a conscientização de todos e tornar o trânsito seguro.
Paraty
A primeira fase do programA primeira fase do programa ‘Olhar Paratiense’, que levará atendimento oftalmológico e optométrico (que verifica a necessidade de correção de grau e troca de lentes) a moradores da cidade, já teve início. Nesta quinta-feira (27), chegaram os contêineres onde funcionarão os consultórios para atender as crianças da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos assistidas pela Assistência Social, cadastradas no Cad Único. Ao todo, de acordo com a prefeitura, serão 500 consultas por mês e também haverá doação de óculos para quem precisar.
O vice-prefeito de Paraty, Izaques Meredaz, e a secretária de Saúde, Carla Lacerda, receberam os equipamentos, que foram instalados ao lado do Mercado da Agricultura Familiar. De acordo com a prefeitura, a previsão para o início dos atendimentos é de até 30 dias. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), vai entrar em contato com os responsáveis pelos alunos para agendar a consulta. “A cidade de Paraty e a Secretaria de Saúde agradecem a parceria do governador Claúdio Castro, do deputado estadual, Gustavo Tutuca e do secretário Estadual de Saúde, Dr Luizinho”, disse a secretária de Saúde Carla Lacerda.