
2 minute read
Vidal inaugura obras do ‘Programa Escola Mais Viva’
Unidade, que atende mais de 500 alunos, passou por revitalização e reforma de quadra poliesportiva
Paraty O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, inaugura nesta sexta-feira (28) as obras de reforma e revitalização da quadra e da Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, localizada na Avenida Roberto Silveira, na região central da cidade. O evento acontece às
11h. As obras da Secretaria de Educação fazem parte do ‘Programa Escola Viva’.
“Esse é um momento que simboliza uma conquista coletiva, fruto do esforço e dedicação de todos os envolvidos. Este espaço, que representa mais do que apenas uma estrutura física, é o resultado de um sonho compartilhado por alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Durante meses, trabalhamos unidos, enfrentando desafios e superando obstáculos, em busca de um lugar onde a diversão, o aprendizado e a prática de esportes se unem”, disse Vidal.
Hoje, a unidade atende
VR: 380 famílias já foram beneficiadas pelo projeto ‘Comida de Verdade”
aproximadamente 500 alunos da Educação Básica, de vários bairros da cidade, e vai passar a abrigar, provisoriamente, 230 alunos da Escola Municipal do Condado. O prefeito agradeceu a secretária de Educação de Paraty, Gabriela Gibrail, ao diretor geral da unidade, Professor Joel, e a diretora adjunta Professora Rosiris.
Doméstica ‘lava’ estátua de Dom Waldyr
Calheiros e chama a atenção para ‘pó preto’
Ato foi uma homenagem ao centenário do bispo, celebrando neste sábado (29)
Volta Redonda
Neste sábado (29), haverá uma celebração pelo centenário do bispo-emérito da Diocese
Volta Redonda – Barra do Piraí , Dom Waldyr Calheiros, que morreu em 2013, aos 90 anos. A proximidade da data comoveu Jorgina Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores
Domésticos em Volta Redonda: na manhã de quinta-feira (27), munida de sabão e água, ela foi à Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, para limpar a estátua do religioso. “Tenho por Dom Waldyr um respeito muito grande. Sempre tive, e tenho também gratidão”, justificou Jorgina. Ela conta que esta é a terceira vez que limpa a escultura, feita pela artista plástica Dilma Carvalho e instalada na praça em 2014. “O que me levou a limpar pela terceira vez foi a poluição da CSN. A praça onde ele está tem uma grande representatividade para Volta Redonda, mas anda um pouco esquecida. Acredito que o Poder Público pode ajudar a manter o local bem cuidado. Eu não me nego a ajudar, estou fazendo contatos com pessoas que me ajudem a, pelo menos a cada três meses, dar um ‘banho’ nele, tirar a poluição. Ele é merecedor”, afirmou Jorgina, lembrando que o Sindicato das Domésticas foi fundado em 1992 com o apoio de Dom Waldyr. “Estamos em um momento importante em Volta Redonda diante das movimentações populares contra a poluição. Vale lembrar que Dom Waldyr tinha uma ligação e foi aliado dos movimentos populares. Acho muito importante a cidade se aliar aos movimentos, que estavam um pouco parados. Precisamos cami- nhar como Dom Waldyr fazia”, completou a presidente.
Conserva O
De acordo com Jorgina Santos, a estátua de Dom Waldyr Calheiros precisa de um olhar mais carinhoso por parte do Poder Público. De acordo com ela, a placa na base da estátua, que trazia a biografia do religioso e destacava sua importância para a cidade, não existe mais. “Também notamos que há fissuras na estátua”, afirmou Jorgina.
Celebra O
Como parte da celebração do centenário de Dom Waldyr Calheiros, haverá uma roda de conversa na Praça Juarez Antunes, na Vila, neste sábado (29), às 16h. O encontro está sendo organizado por ex-integrantes da Comissão dos Direitos Humanos criada por Dom Waldyr na década de 1980.