
2 minute read
Prefeitura promove limpeza de descarte irregular em vias públicas
Porto Real
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou esta semana a limpeza da Avenida A, no bairro Freitas Soares, e em outros pontos da cidade. Foram encontrados entulhos com lixo doméstico, materiais inservíveis e resto de construção civil – todos depositados no mesmo local.
A prefeitura lembra que o descarte irregular de lixo doméstico e materiais inservíveis é considerado infração e pode gerar diversos problemas. A Defesa Civil alerta, por exemplo, que nos períodos chuvosos esses entulhos provocam enchentes; na temporada de seca, podem gerar focos de incêndio.
“Além disso, esses pontos também são propícios para a proliferação de mosquitos, baratas, ratos e outros animais vetores de doenças”, reforça o secretário de Obras, Antônio Sebastião da Silva. “Lembrando que o Código de Postura Municipal prevê a penalidade em multa para quem comete esse ato irregular”, emenda.
O prefeito Alexandre Serfiotis pede a compreensão de todos, principalmente, para a preservação ambiental do município. “Por diversas vezes é feita a limpeza de um local e na manhã seguinte, um novo entulho é depositado. Devemos ser exemplo para nossas crianças e esse não é um exemplo que queremos passar”, destaca Serfiotis.
Sesc Saúde Mulher vai oferecer exames gratuitos de mamografia e preventivo em Vassouras
Vassouras
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega nesta sexta-feira (16) a Vassouras para oferecer à população exames gratuitos de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Os atendimentos vão acontecer de 19 de junho a 15 de agosto.
O Sesc RJ estima realizar 25 exames cada por dia e mais de 2 mil no período. A iniciativa conta com o apoio do Sicomércio e da prefeitura. A unidade móvel ficará estacionada na Praça Duque de
Caxias, no Centro. A estrutura funciona em um caminhão dividido em duas sala: uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Os exames são indicados para mulheres nas faixas etárias de 50 a 69 anos (mamografia) e de 25 a 64 anos (Papanicolau).
Para agendar os exames, as pacientes devem comparecer ao local portando RG, CPF, comprovante de residência, o cartão do SUS e o encaminhamento do sistema municipal de saúde. Se a paciente não tiver o encaminhamento, haverá uma enfermeira do município avaliando os casos e emitindo as requisições. O atendimento vai acontecer de segunda a sexta-feira. Após a realização do exame, as imagens da mamografia serão remetidas de forma online para o Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realizará a devolutiva às pacientes. Os resultados de ambos os exames devem ficar prontos em até 30 dias – trâmite mais rápido e um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda nos municípios, há casos em que mulheres aguardam de três a nove meses para obter o laudo após a realização dos exames na rede pública. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.


