Oeste Semanal Edição 23

Page 2

2 INFORMAÇÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

E OPINIÃO

PREZADO LEITOR Cidade terá campus da universidade L

uís Eduardo Magalhães terá campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia, cuja criação será anunciada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira, às 9 horas, em solenidade no Palácio do Planalto. O ato presidencial transformará o campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia em universidade. Também serão criados campus em Bom Jesus da Lapa e Barra, além do de Luís Eduardo.  O prefeito Humberto Santa Cruz foi convidado para o evento e comemorou a conquista da Cidade. “O município cresce de forma acelerada em função da economia, com isso surge uma grande demanda de profissionais formados para suprir as necessidades do mercado de trabalho, além do desenvolvimento de soluções e serviços para servir à sociedade”, disse o prefeito em nota distribuída por sua assessoria de imprensa. Santa Cruz parabenizou, na mesma nota, o empenho dos professores envolvidos na conquista. “O mérito é daqueles de lutaram de fato para que esse dia chegasse. Confraternizo com os professores, com os alunos. Esta vitória é de vocês”, afirmou. Na nota, a Prefeitura enfatiza que “a comunidade de Luís Eduardo Magalhães reconhece o empenho da reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, que chegou a passar 15 dias em Brasília, dedicados integralmente ao projeto da universidade. Também o ex-reitor Naomar de Almeida trabalhou muito para trazer a Universidade Federal do Oeste”. Ma mesma nota, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Cristiane Gallois, considera que “a vinda do campus resulta em progresso para a cidade. Ela explica que facilitaria o acesso ao ensino superior de qualidade, reduzindo custos para quem pretende ingressar em uma graduação. “As pessoas não precisarão ir a Barreiras para fazer um curso superior gratuito, o que gera mais independência. Sou luiseduardense de coração e vibro com a possibilidade dessa instalação”.   A secretária municipal de Educação, Madalene Mariussi, disse na nota da Prefeitura que, com a Universidade do Oeste, “os educadores passam a ter mais oportunidades de qualificação e atualização profissional”. Em seguida à criação da universidade será instituída comissão no campus Edgard Santos, da UFBA, em Barreiras, para definir o programa pedagógico da sede e dos campi. A previsão é de que a definição do projeto pedagógico demore em torno de seis meses. A instalação da sede em Barreiras e dos campi nas três cidades deve demorar em torno de dois anos. As despesas de custeio ainda terão que ser incluídas no Orçamento da União e, com a previsão de despesas, serão realizados concursos para preenchimento das vagas. Um professor universitário disse a Oeste Semanal que os campi deverão ter em torno de seis cursos, obedecendo às demandas profissionais de cada local. No campus da UFBA em Barreiras são ministrados cursos nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia, Geologia, Matemática, Química e Engenharia Civil.

Brasil vira o porto Torcida contra seguro da Bridgestone A praga de denúncias na horta de O Brasil se tornou praticamente o arrimo de família da Bridgestone. A subsidiária vem avançando progressivamente como uma das operações mais rentáveis do grupo japonês em todo o mundo, em contraponto a mercados tradicionais que só fazem descer a ladeira. Com base na meritocracia, o desempenho da empresa no país vai se transformar em investimentos. A Bridgestone vai aumentar seus aportes no Brasil. Os recursos desembolsados nos próximos dois anos deverão somar cerca de R$ 120 milhões, 50% a mais do valor inicialmente previsto. A maior parte será destinada à ampliação da fábrica de Camaçari.

Detran em Luís Eduardo, acabar com a ida de moradores de Luís Eduardo a Barreiras para resolver questões de trânsito. A reunião com a cúpula do Detran do Estado visava apenas a vinda do que chamam de Retran, representação de trânsito, de encaminhamento de papelada para a Ciretran de Barreiras. Na reunião, Santa Cruz indagou das autoridades estaduais se não seria mais fácil mandar três ou quatro funcionários de Barreiras para Luís Eduardo do que obrigar média de 160 candidatos a motorista todo mês a irem à cidade vizinha. Acuadas, as autoridades concordaram em dar competência de Ciretran à tal de Retran. Com isso, tudo de trânsito passará a ser resolvido aqui. Os exames práticos já começaram e os teóricos devem ser inciados em no máximo 90 dias, tempo necessário para que o local de funcionamento do órgão fique pronto.

Enterremos o chapéu Abuso da fiscalização

Uma vez Coelba...

No encontro do último dia 26, em Brasília, no qual lideranças do Oeste da Bahia apresentaram ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, relatos de abusos da fiscalização contra produtores rurais, o prefeito Humberto Santa Cruz disse ao ministro que o exagero dos fiscais se estende ao comércio de Luís Eduardo Magalhães. “As atitudes dos fiscais são sempre constrangedoras e as multas que eles aplicam às vezes são tão altas que inviabilizam os pequenos negócios”, relatou o prefeito.

A Coelba, que vinha só de oscilações na energia que fornece, resolveu brindar seus consumidores com seguidos miniapagões nos últimos dias. Num deles, a Redação ficou sem o purificador de água.

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Para o prefeito Humberto Santa Cruz, que conseguiu, em reunião burocrática para tratar da instalação de representação do

Para os autores e executores da idéia ‘quadrada’ do desenho do contorno da praça próxima à Câmara de Vereadores. Duas avenidas – JK e Kichiro Murata - desembocam na Octogonal, que circunda a praça, em pistas que cabem três carros paralelamente. No projeto da idéia ‘quadrada’. Na prática, nas ‘esquinas’ da praça, só cabe um veículo em fluxo normal de trânsito. Em vez de esquinas ovaladas, a ‘engenharia’ fez meio fio e pistas em ângulo reto. Quando as avenidas tiverem movimento no local, vai ocorrer o seguinte: as três pistas terão que virar uma

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Gráfica F. Câmara Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

Tiremos o chapéu...

PUBLICIDADE Juliana Cadore

TIRAGEM* 5 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Wagner Rossi tem sido motivo de discreta comemoração na Monsanto. A multinacional e o ministro da Agricultura nunca se bicaram. Segundo uma fonte da Monsanto, Rossi estaria insuflando agricultores a se rebelarem contra o aumento do preço das sementes transgênicas comercializadas pela empresa.

Copyright Relatório Reservado, publicação diária especializada em inside information editada pela Insight Comunicação. www.relatorioreservado.com.br

nas esquinas da praça. A prósito, quem executa o traçado das vias da Cidade parece ter idéia fixa no quadrado. Reparem os leitores que o meio fio das esquinas não têm quase nenhuma curvatura. O prefeito Humberto Santa Cruz precisa mandar parte de seu secretariado a Maringá, onde poderão aprender, entre outros temas, sobre traçado urbano e arborização.

Todos por um apagador O governador Jaques Wagner dedicou seu programa semanal de rádio às ações e aos programas de luta em favor de uma Educação de qualidade na Bahia. Wagner aposta na melhoria do ensino na Bahia com o Todos pela Escola, que vai “continuar com a nossa luta em favor da Educação, desde a alfabetização até o terceiro grau, até a universidade”. Muito bem, muito bem. Aproveitando a empolgação de Sua Excelência, a Secretaria de Educação do Estado poderia mandar apagadores de giz para o Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo.

Quem é relapso? Este jornal recebeu na quarta, 10, conta da OI que venceu no dia 6 e conta da Embratel, com vencimento para o mesmo dia. Entre acreditar que duas empresas atrasaram a emissão de contas e que houve ineficiência dos Correios, o mais indicado é optar pela segunda hipótese, até pelos precedentes.

impressão do jornal, na Gráfica F. Câmara, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.