Issuu on Google+

Luís Eduardo Magalhães terá campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia ADE

L A AN

M E S

A

ID

ST

Oeste

AC

PÁGINA 2

EM REV

I

Aos Leitores e Anunciantes Para atender à crescente procura por exemplares, a Oeste Comunicação aumenta a tiragem de Oeste Semanal, a partir desta edição, de 5 mil para

6 mil exemplares.

A Oeste Comunicação agradece a acolhida dos Leitores e a preferência dos Anunciantes.

Ano I ❑ Nº 23 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

Aonde querem chegar os jovens da Cidade Oeste Semanal ouve estudantes que concluem o ensino fundamental, em série de reportagens. Páginas 3 e 4 RAUL MARQUES

¤ FRENTE, Carla Farias, William Firchhof, Mariana Köll, Mariana Yamashita, Camila Chies, Isabela Gauer, Patrícia Guerra e Gabriel Marques; atrás, Marianna Cruz, Leonel Mardegan, Carlos Henrique Rücker e Daiyane Tyaki no CMO.

Retomada obra da Ferrovia Oeste-Leste. Pág. 9


2 INFORMAÇÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

E OPINIÃO

PREZADO LEITOR Cidade terá campus da universidade L

uís Eduardo Magalhães terá campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia, cuja criação será anunciada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira, às 9 horas, em solenidade no Palácio do Planalto. O ato presidencial transformará o campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia em universidade. Também serão criados campus em Bom Jesus da Lapa e Barra, além do de Luís Eduardo.  O prefeito Humberto Santa Cruz foi convidado para o evento e comemorou a conquista da Cidade. “O município cresce de forma acelerada em função da economia, com isso surge uma grande demanda de profissionais formados para suprir as necessidades do mercado de trabalho, além do desenvolvimento de soluções e serviços para servir à sociedade”, disse o prefeito em nota distribuída por sua assessoria de imprensa. Santa Cruz parabenizou, na mesma nota, o empenho dos professores envolvidos na conquista. “O mérito é daqueles de lutaram de fato para que esse dia chegasse. Confraternizo com os professores, com os alunos. Esta vitória é de vocês”, afirmou. Na nota, a Prefeitura enfatiza que “a comunidade de Luís Eduardo Magalhães reconhece o empenho da reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, que chegou a passar 15 dias em Brasília, dedicados integralmente ao projeto da universidade. Também o ex-reitor Naomar de Almeida trabalhou muito para trazer a Universidade Federal do Oeste”. Ma mesma nota, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Cristiane Gallois, considera que “a vinda do campus resulta em progresso para a cidade. Ela explica que facilitaria o acesso ao ensino superior de qualidade, reduzindo custos para quem pretende ingressar em uma graduação. “As pessoas não precisarão ir a Barreiras para fazer um curso superior gratuito, o que gera mais independência. Sou luiseduardense de coração e vibro com a possibilidade dessa instalação”.   A secretária municipal de Educação, Madalene Mariussi, disse na nota da Prefeitura que, com a Universidade do Oeste, “os educadores passam a ter mais oportunidades de qualificação e atualização profissional”. Em seguida à criação da universidade será instituída comissão no campus Edgard Santos, da UFBA, em Barreiras, para definir o programa pedagógico da sede e dos campi. A previsão é de que a definição do projeto pedagógico demore em torno de seis meses. A instalação da sede em Barreiras e dos campi nas três cidades deve demorar em torno de dois anos. As despesas de custeio ainda terão que ser incluídas no Orçamento da União e, com a previsão de despesas, serão realizados concursos para preenchimento das vagas. Um professor universitário disse a Oeste Semanal que os campi deverão ter em torno de seis cursos, obedecendo às demandas profissionais de cada local. No campus da UFBA em Barreiras são ministrados cursos nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia, Geologia, Matemática, Química e Engenharia Civil.

Brasil vira o porto Torcida contra seguro da Bridgestone A praga de denúncias na horta de O Brasil se tornou praticamente o arrimo de família da Bridgestone. A subsidiária vem avançando progressivamente como uma das operações mais rentáveis do grupo japonês em todo o mundo, em contraponto a mercados tradicionais que só fazem descer a ladeira. Com base na meritocracia, o desempenho da empresa no país vai se transformar em investimentos. A Bridgestone vai aumentar seus aportes no Brasil. Os recursos desembolsados nos próximos dois anos deverão somar cerca de R$ 120 milhões, 50% a mais do valor inicialmente previsto. A maior parte será destinada à ampliação da fábrica de Camaçari.

Detran em Luís Eduardo, acabar com a ida de moradores de Luís Eduardo a Barreiras para resolver questões de trânsito. A reunião com a cúpula do Detran do Estado visava apenas a vinda do que chamam de Retran, representação de trânsito, de encaminhamento de papelada para a Ciretran de Barreiras. Na reunião, Santa Cruz indagou das autoridades estaduais se não seria mais fácil mandar três ou quatro funcionários de Barreiras para Luís Eduardo do que obrigar média de 160 candidatos a motorista todo mês a irem à cidade vizinha. Acuadas, as autoridades concordaram em dar competência de Ciretran à tal de Retran. Com isso, tudo de trânsito passará a ser resolvido aqui. Os exames práticos já começaram e os teóricos devem ser inciados em no máximo 90 dias, tempo necessário para que o local de funcionamento do órgão fique pronto.

Enterremos o chapéu Abuso da fiscalização

Uma vez Coelba...

No encontro do último dia 26, em Brasília, no qual lideranças do Oeste da Bahia apresentaram ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, relatos de abusos da fiscalização contra produtores rurais, o prefeito Humberto Santa Cruz disse ao ministro que o exagero dos fiscais se estende ao comércio de Luís Eduardo Magalhães. “As atitudes dos fiscais são sempre constrangedoras e as multas que eles aplicam às vezes são tão altas que inviabilizam os pequenos negócios”, relatou o prefeito.

A Coelba, que vinha só de oscilações na energia que fornece, resolveu brindar seus consumidores com seguidos miniapagões nos últimos dias. Num deles, a Redação ficou sem o purificador de água. 

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Para o prefeito Humberto Santa Cruz, que conseguiu, em reunião burocrática para tratar da instalação de representação do

Para os autores e executores da idéia ‘quadrada’ do desenho do contorno da praça próxima à Câmara de Vereadores. Duas avenidas – JK e Kichiro Murata - desembocam na Octogonal, que circunda a praça, em pistas que cabem três carros paralelamente. No projeto da idéia ‘quadrada’. Na prática, nas ‘esquinas’ da praça, só cabe um veículo em fluxo normal de trânsito. Em vez de esquinas ovaladas, a ‘engenharia’ fez meio fio e pistas em ângulo reto. Quando as avenidas tiverem movimento no local, vai ocorrer o seguinte: as três pistas terão que virar uma

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Gráfica F. Câmara Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

Tiremos o chapéu...

PUBLICIDADE Juliana Cadore

TIRAGEM* 5 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Wagner Rossi tem sido motivo de discreta comemoração na Monsanto. A multinacional e o ministro da Agricultura nunca se bicaram. Segundo uma fonte da Monsanto, Rossi estaria insuflando agricultores a se rebelarem contra o aumento do preço das sementes transgênicas comercializadas pela empresa.

Copyright Relatório Reservado, publicação diária especializada em inside information editada pela Insight Comunicação. www.relatorioreservado.com.br

nas esquinas da praça. A prósito, quem executa o traçado das vias da Cidade parece ter idéia fixa no quadrado. Reparem os leitores que o meio fio das esquinas não têm quase nenhuma curvatura. O prefeito Humberto Santa Cruz precisa mandar parte de seu secretariado a Maringá, onde poderão aprender, entre outros temas, sobre traçado urbano e arborização.

Todos por um apagador O governador Jaques Wagner dedicou seu programa semanal de rádio às ações e aos programas de luta em favor de uma Educação de qualidade na Bahia. Wagner aposta na melhoria do ensino na Bahia com o Todos pela Escola, que vai “continuar com a nossa luta em favor da Educação, desde a alfabetização até o terceiro grau, até a universidade”. Muito bem, muito bem. Aproveitando a empolgação de Sua Excelência, a Secretaria de Educação do Estado poderia mandar apagadores de giz para o Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo.

Quem é relapso? Este jornal recebeu na quarta, 10, conta da OI que venceu no dia 6 e conta da Embratel, com vencimento para o mesmo dia. Entre acreditar que duas empresas atrasaram a emissão de contas e que houve ineficiência dos Correios, o mais indicado é optar pela segunda hipótese, até pelos precedentes.

impressão do jornal, na Gráfica F. Câmara, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

PRIMEIRA

WILLIAM FIRCHHOF

DE

UMA

LEONEL MARDEGAN

SÉRIE

CIDADE

DE

REPORTAGENS

MARIANA YAMASHITA

DAIYANE TYAKI TANIGUTI

3

FOTOS RAUL MARQUES

PATRÍCIA GUERRA

MARIANA KÖLL

Assim sonha a juventude Maioria dos estudantes do terceiro ano do CMO pretende fazer faculdade em cidades vizinhas ou de outros estados RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação

para soluções rápidas, se necessário. Eles sabem que podem, por exemplo, sentir falta da proximidade da família e enfrentar momentos de solidão, mas querem obter êxito na profissão que escolherem. Timidez, deficiências no aprendizado, pressão familiar ou financeira e até a própria indefinição sobre o que é vocação ou hobby, nada disso tira da cabeça dos jovens o desejo de seguir em frente, ou de pelo menos tentar.

izem que os sonhos morrem com o tempo. Uma meia verdade para quem está apenas começando a vida. Jovens que estão terminando o ensino médio sabem que em menos de quatro meses estarão dando passos decisivos para a realização do sonho, alimentado durante anos, de ingressar em uma universidade. E sonham alto. Alentadora de sonhos. Sonho que se A grande maioria deles pretende estudar em universidades públicas que só existem sonha só é só um sonho, mas sonho que se em outras cidades. Poucos pensam em sim- sonha junto é realidade. A frase da música de plesmente seguir os passos dos pais ou fami- Raul Seixas parece bem apropriada para liares em determinado negócio. Há ainda os explicar a relação da coordenadora pedagógique descartam a universidade como a próxi- ca do Colégio Mimoso do Oeste (CMO), Rita ma meta e preferem fazer cursos técnicos ou Tebet, com os alunos do terceiro ano do ensiseguir profissões sem nível universitário, no médio da escola, que é particular. A professora sabe que todos ali querem galgar mas rentáveis.  degraus importantes na Isso não importa. O vida futura, como uma que interessa é que os 47 universidade. E partilha jovens ouvidos na série esta vontade com todos de reportagens que o eles, embora tenha uma Oeste Semanal passa a visão mais realista. publicar a partir desta “Cada um tem um edição sobre os rumos sonho diferente, que que irão tomar assim amadurece, geralmente, que terminarem o ensiquando estão na metade no médio sabem que do primeiro ano ou no terão que fazer escolhas, início do segundo ano do algumas das quais ensino médio. É imporimplicam ficar longe da tante estimulá-los”, família e dos amigos. disse a coordenadora Tudo isso, enquanto o RITA TEBET, coordenadora do CMO. pedagógica, que tem 26 campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia não chega a anos de experiência com adolescentes. Sentada em uma sala à esquerda no fundo Luís Eduardo Magalhães, o que pode levar de um corredor com acesso a diversas salas até dois anos. Há jovens ainda indecisos, mas prontos de aula e de onde tem uma visão privilegiada do que acontece no colégio, Rita Tebet lembra que cada aluno começa a gerar seu sonho universitário na própria família, da qual recebe as maiores influências. Este é o caso do jovem William Henrique Firchhof, que pretendia fazer Odontologtia, mas vai cursar Agronomia, por conselho do pai, corretor de grãos na Cidade. “Vou fazer Agronomia para acompanhar o crescimento da economia local”, disse. Morador do Jardim Paraíso, William Henrique pretende fazer faculdade em Gurupi, no Tocantins. jaumat.const@hotmail.com Outro que vai seguir os passos do pai é Leonel Mardegan. Seu pai é agrônomo. O aluno, que tem como hobby tocar guitarra, almeja ingressar na USP de Piracicaba. “É um TODO PISO BIANCOGRES curso dos melhores na área em todo o Brasil”, COM 25% DESCONTO, disse Leonel, mostrando estar bem informaPARCELADO EM ATÉ 6 VEZES NO do sobre os passos a seguir. A USP de CARTÃO OU CHEQUE Piracicaba a qual se refere o estudante é a

D

PROMOÇÃO

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, cuja sigla, Esalq, é rapidamente conhecida no mercado de commodities agrícolas, no que tange às cotações.

Fora de Luís Eduardo. Entre os estudantes entrevistados por Oeste Semanal, está no CMO o maior percentual dos que miram universidades em outros estados. Boa parte prefere as faculdades do Paraná. Este é o caso de Mariana Yamashita, cuja intenção é cursar Direito na Universidade de Maringá, onde seu irmão já estuda. Bastante desenvolta na

fluência verbal, a jovem fez questão de esclarecer que foi influenciada pelos irmãos. “Eles me deram a ideia e eu gostei. É minha meta para o final do ano”, disse. Mariana também é moradora do Jardim Paraíso. Seu esporte favorito é o vôlei, que pratica na praça do bairro, a Albano Lauck. A cidade de Maringá também está nos planos de Daiyane Tyaki Taniguti, outra praticante de vôlei. Muito observadora, a jovem adora fazer origamis e quer cursar Engenharia Civil em universidade pública naquela cidade. ➧


4 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011 FOTOS RAUL MARQUES

FOTO CARLA FARIAS FAGUNDES

GABRIEL MARQUES

CARLOS HENRIQUE RÜCKER

Universidades públicas são as preferidas A preferência pela universidade pública traz uma dificuldade a mais. “Os vestibulares para as universidades públicas são disputadíssimos. São jovens de todo o Brasil tentando uma vaga”, disse a professora Rita Tebet, reforçando que a família tem papel preponderante em qualquer escolha. Patrícia Cristiane Guerra adora esportes e gostaria de fazer Educação Física, mas vai fazer mesmo o vestibular para Engenharia, por ser uma profissão mais rentável. “Gosto de Educação Física, mas vou fazer Engenharia Civil”, disse a moradora no Florais Léa. Cristiane faz planos de estudar na Universidade de Viçosa, em Minas. Ela diz ainda não se sentir bem preparada para enfrentar a maratona de concursos no final do ano, mas que de um ano para cá amadureceu emocional e racionalmente. Patrícia é mais uma que adora jogar volibol na praça do no Jardim Paraíso. Já Mariana Köll não abre mão da faculdade que sonha fazer: Educação Física, em São Paulo. Seus colegas disseram que ela é craque do futsal. Mariana confirma que ama o esporte e não descarta a possibilidade de prosse-

CARLA FARIAS FAGUNDES

guir carreira nele. Como segunda opção, ela tem o curso de Direito, mas admite: “Não é o que eu quero fazer”. Outro que deve tomar o rumo dos estados mais ao Sul é o estudante Gabriel Marques, que mora no Jardim Paraíso, adora viajar e pretende ser cirurgião plástico ou cardiologista. “Tenho primos e parentes em Florianópolis, onde quero estudar”. Mas seus colegas acabaram revelando uma das razões que o levou a escolher a capital catarinense: houve forte influência de uma namorada que mora naquela cidade.

Testes vocacionais. A coordenadora do CMO, Rita Tebet preocupa-se com a vocação de cada um dos alunos. O CMO informou, prepara para a próxima quinzena a realização de testes vocacionais, o que pode facilitar a escolha dos jovens. “Estes testes funcionam mais como uma orientação aos alunos”, disse. Os testes devem ajudar estudantes que oscilam entre carreiras próximas, mas bem diferentes na sua essência. Este é o caso do jovem Carlos Henrique Rücker, cuja vontade oscila entre o curso de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. O jovem, gaúcho, também mostra boa afinidade com a diplomacia e os negócios comerciais e chegou a pensar em fazer a faculdade de Relações Internacionais. Carlos Henrique diz ser um curioso além da medida. “Gosto de saber tudo com detalhes”, o que pode ser um

CAMILA CHIES

MARIANNA CRUZ

sinal de sua vontade de abraçar diferentes segmentos profissionais.

Liberdade. A professora Rita Tebet faz um alerta sobre a instabilidade emocional na adolescência, característica marcante dos alunos que agora estão praticamente definindo seu destino profissional. “A maturidade emocional chega aos poucos no jovem, que geralmente sai do ensino médio com idade que varia entre 17 e 18 anos. É uma fase difícil e que precisa ser entendida por todos que cercam o estudante”, disse. Mesmo que exista tal instabilidade, há jovens que têm idéias próprias e não querem abrir mão de algo valioso do que podem conquistar com o ingresso em uma universidade: a liberdade. É assim que pensa Carla Farias Fagundes, outra moradora do Jardim Paraíso, que planeja ser médica pediatra. “Quero estudar bem longe e morar sozinha”, disse. Na sua mira estão universidades em Goiás e a de Presidente Prudente (SP), seu sonho de consumo. Filha de uma enfermeira, Carla diz ter tomado o gosto pela profissão por meio de sua mãe. Como segunda opção, ela tem a Veterinária. Carla é outra apaixonada por fotografia. Foi sugerido que fotografasse uma colega e a foto ficou perfeita. A fotografada por Carla Fagundes foi Camila Chies, que planeja se formar em Relações Internacionais, que não quer ficar muito distante da família. “Por isso, gostaria

ISABELA GAUER

de estudar em Goiânia. Tem boas universidades e é mais perto daqui”. Questionada sobre Brasília ser mais perto, foi rápida: “Detesto Brasília”. A jovem Marianna Cruz quer fazer carreira em Farmácia, após se formar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Caso raro entre jovens de sua idade, ela adora Química. “Quero trabalhar em um laboratório de análises clínicas”, disse a jovem, que é uma das assíduas participantes das festas na cidade. Outra que pretende ir para o Rio Grande do Sul, se tudo der certo, é a aspirante a nutricionista Isabela Gauer. “Tenho parentes em Santa Maria, no Rio Grande, e lá tem uma boa universidade”, disse, sem descartar, no entanto, que, caso aconteça algo errado, tentará Agronomia em uma universidade estadual. A paixão pela nutrição não é à toa. Seu hobby é cozinhar, como revelou. A rede social favorita do grupo do Colégio CMO é o Facebook. Todos curtem DVD, embora somente a metade dos entrevistados tenha gosto por leitura. Quase a totalidade gosta de Internet, a ferramenta que diminuiu a distância do mundo e, pelo jeito, transformou em zero o que separa estes jovens do sonho de ingressar em universidades espalhadas por outros lugares do Brasil. Nas próximas edições, o que pensam os jovens dos colégios estaduais Constantino Catarino de Souza e Mimoso do Oeste

Cieb debate Lei do Jovem Aprendiz com empresários locais DA REDAÇ‹O O baixo esclarecimento de empresas industriais de Luís Eduardo Magalhães em como cumprir a Lei do Jovem Aprendiz levou o Centro Industrial do Estado da Bahia (Cieb), órgão do Sistema Fieb, a realizar uma palestra seguida de debates com representantes de cerca de 30 delas, na sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na quarta-feira, 10. O pedido do encontro partiu de indústrias locais, constantemente multadas por fiscais do trabalho, que levam a lei ao pé da

E-mail: estrela.tintas@uol.com.br Tel: 77 3628-1258 Fax: 77 3528-3683

HENRIQUE CABELO

letra, sempre encontrando um motivo ou outro para aplicar as multas. A Lei do Jovem Aprendiz foi promulgada em 2000 e regulamentada em 2005. De acordo com o gerente geral do Cieb, Evandro Mazo, que veio a Luís Eduardo para o debate, juntamente EVANDRO MAZO com Regiane Machado, da Central de Atendimento do Senai-BA, no âmbito do Programa de Interiorização da Fieb, a lei tem critérios bem claros, mas difíceis de cumprir. - A fiscalização do Ministério do Trabalho exige o Jovem Aprendiz, mas a indústria da região Oeste local carece de jovens em Cursos de Aprendizagem Industrial Básico (CAI) do Senai, como os de torneiro mecânico, manutenção industrial, mecânica, logística, etc. – disse Mazo. A lei, explicou, estabelece que no mínimo 5% e no máximo 15% dos empregados de uma empresa - descontados os cargos de confiança, os profissionais com formação

superior e os gerentes – sejam Jovens Aprendizes. Estes são contratados com salário-mínimo e direitos como férias e décimo terceiro salário proporcionais ao número de horas trabalhadas. Se a jornada de trabalho for de 4 horas, o jovem receberá meio salário-minimo. O desconto para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é de 2%, em vez dos 8% habituais. O cálculo do número de aprendizes em cada empresa é feito pela SRTE-Serviço Regional de Trabalho e Emprego, vinculado ao Ministério do Trabalho. Os jovens aprendizes podem trabalhar em áreas técnicas ou administrativa. Como as indústrias empregam poucos funcionários na área administrativa e não dispõem de jovens capacitados a trabalhar nas áreas técnicas, muitas vezes o que ocorre é as indústrias inflarem o quadro administrativo, sem necessidade. E com possibilidade mínima de um jovem vir posteriormente a ser efetivado no emprego.

Mazo informou que em uma turma do Senai de 30 a 40 alunos, nem todos chegam a ser contratados como jovem aprendiz. Em geral os jovens são contratados no momento da inscrição ou no início de um curso do Senai. Eles podem ficar meio tempo na empresa e meio no curso, ou ficar todo o tempo no curso. A frequência e a carga horária nos cursos são controladas e informadas às empresas. Se o aluno faltar ao curso, haverá desconto no salário. Mazo destacou que uma indústria pode selecionar ela mesmo alguns jovens e pedir ao Senai para montar uma turma de determinado curso somente para eles.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

5


6 C I D A D E / E S TA D O

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

ACONTECEU NO MURO DA PM

RAUL MARQUES

O pichador da Igreja da Matriz Nossa Senhora Aparecida voltou a sujar a Cidade. O mesmo desenho apareceu no muro da 5ª Companhia da Polícia Militar, no Santa Cruz. Muros de casas no Jardim Paraíso também foram pichados.

PLACA AO CH‹O

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura da Bahia Maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste, a Bahia Farm Show 2012 - que acontecerá de 29 de maio a 2 de junho de 2012 – já vendeu 40% da área destinada aos expositores. A feira será realizada no município de Luís Eduardo Magalhães e é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).  De acordo com Pablo Manopella, gerente

NÃO PERCA!

BAILE DA SOJA Sábado, 20 de agosto, no Clube Social de Bela Vista, a partir das 22h30

ANIMAÇÃO: FLÁVIO DALCIN E BANDA OURO (* TERCEIRA DIMENSÃO)

Informações/mesas: (77) 9971 6273 - 9971 4525

RAUL MARQUES

O trevo da entrada da cidade com a BR 020/242 já é perigoso. Usa-se a entrada como saída e viceversa. Para piorar a situação, caminhões usam o acostamento da estrada como estacionamento e ninguém consegue ver quem vem de qualquer um dos lados. Pior sorte tem quem quer acessar a BR em direção a Barreiras. Não enxerga nada.

BUEIRO QUEBRADO RAUL MARQUES

A placa que anuncia a reforma da Praça Albano Pedro Lauck no Jardim Paraíso foi ao chão no último sábado. Ela balançava após o vento forte e foi derrubada de vez por um homem, pois ameaçava desabar na cabeça de alguém ou em cima de um carro.

Bahia Farm Show 2012 já vendeu 40% dos espaços

ROLETA RUSSA

RAUL MARQUES

As tampas dos bueiros da Cidade são de fina espessura e quebram facilmente. Prova disso é a que estava colocada na rotatória entre as ruas Clériston Barbosa e Mato Grosso. Ficou quebrada durante um longo tempo, colocando em risco motoristas e pedestres. Só foi trocada na quinta-feira, 11, mas por outra de igual espessura.

comercial do evento, desde a feira passada, a maioria dos expositores já sinalizava a intenção de garantir a participação em 2012. “Tem sido assim em todas as edições, mas, especialmente, nas duas últimas, que tiveram como pano de fundo uma excelente conjuntura para o agronegócio brasileiro”, explica Manopella.  Para 2012, a previsão da Aiba é de uma expansão da ordem de 15% na área de exposição da Bahia Farm Show. “Mas, não descartamos dobrar esse percentual caso haja demanda”, diz o coordenador da feira, Alex Rasia. Para crescer, será necessário investir em infraestrutura. A meta da Aiba é asfaltar 23 mil metros quadrados de ruas, de um total de 35 mil metros quadrados do Complexo Bahia Farm Show. “Estamos estudando a viabilidade”, afirma Rasia.  

Trabalho Decente será debatido em Barreiras na terça-feira Da Secretaria de Trabalho do Governo do Estado da Bahia As questões relativas aos princípios e aos direitos do trabalho; a proteção social dos trabalhadores; o  sistema  público de emprego; o fortalecimento   dos   atores   tripartites   (trabalhadores,  governo e empregadores); e o diálogo social são alguns dos temas que vão movimentar a Conferência  Regional do Emprego e Trabalho Decente, nesta terça-feira (16), em  Barreiras.  A plenária, aberta ao público, será realizada na Faculdade Unyahna, na Rua Dom Pedro II, no Bairro Primavera, com a presença do secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos. As conferências regionais do Emprego e Trabalho Decente estão programadas para  acontecer  nos  dias  18 (Alagoinhas);  25  Irecê;  26 (Vitória da Conquista);  e  30 (Juazeiro). Nos meses anteriores, junho e julho, foram realizadas 72 conferências municipais com a participação de mais de 6.800 pessoas,  de 24 dos 26 Territórios de Identidade. “Nesses eventos estamos destacando o conceito do Trabalho Decente que prioriza a formalização das relações  de  trabalho  e,  por extensão,  a  garantia  dos  direitos do

trabalhador”, afirma o secretário. Nas  conferências  do  Emprego  e Trabalho Decente, os temas tratam, entre outros assuntos, da geração de mais empregos, com igualdade de  oportunidades  e tratamento,  erradicação  do  trabalho escravo e do trabalho  infantil,  notadamente  em suas piores formas, e fortalecimento dos  atores  tripartites  e  o  diálogo  social  como  um  instrumento de governabilidade  democrática.   Na Conferência  Regional  de  Barreiras, terça-feira   (16),   a   expectativa  é  que compareçam  as  delegações tripartites (trabalhadores,  governo e empregadores) dos municípios, que integram  os Territórios  de  Identidade  do  Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Oeste Baiano. Todas as plenárias convocadas pela Setre e apoiadas pelas prefeituras vão subsidiar  a  III  Conferência  Estadual prevista para os dias 22 e 23 de setembro,  em Salvador, e a 1ª Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente  (CNETD) de  2  a  4  maio  de  2012,  em Brasília, que tem por finalidade  a  promoção  de  um  amplo  debate  no  território  nacional,  envolvendo  a  temática  das  políticas  públicas  de trabalho, emprego e proteção social.

Acesse DiariodoOeste.com.br


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

CIDADE

7

AGENDA Juventude em pauta No sábado, 20, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Luís Eduardo Magalhães. O tema é Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos. Serão debatidos assuntos relacionados à educação, trabalho, cultura, comunicação, saúde, cidade, meio ambiente, transpor te público, meio rural, povos tradicionais, espor te e lazer, tempo livre, segurança e participação. No Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). Credenciamento das 7h30 às 9h no local. Informações pelo telefone (77) 88131348 com Wanderson.

Vacinação contra pólio O dia D da campanha de vacinação contra poliomielite será neste sábado, 13. Na área urbana, das 8h às 17h, e na área rural, das 8h às 12h. No Jardim das Oliveiras o horário será o mesmo da zona rural. Podem ser vacinadas crianças de até 5 anos. Os locais de vacinação são Policlínica Municipal, Unidades de Saúde e Escola Municipal do Jardim das Oliveiras.

Semana da Família Deste sábado, 13, a domingo, 21, será realizada a Semana Nacional da Família, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na aber tura, dia 13, missa em homenagem aos pais, a par tir das 19h30. Na segunda-feira, 15, oração do Terço pela Família, a par tir das 9h. Na terçafeira, 16, palestra “Família, Formadora dos Valores Humanos e Cristãos”, para os pais dos catequizandos, às 19h30. Na quarta-feira, dia 17, adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção aos casais, às 19h30. No sábado, 20, às 19h30, premiação do concurso cultural “Minha Família Cuida do Planeta” e coleta de material reciclável. No domingo, 21, às 18h, cerimônia de encerramento.

Cursos da Abapa A Abapa promove cursos técnicos para operação de trator e pulverizador, com turmas no período de 15 a 19, de 22 a 26, de 29 de agosto a 2 de setembro e de 5 a 9 de setembro. Informações pelo telefone (77) 3628.1818.

Cultura Viva O Folclore é o tema do Projeto Cultura Viva, nestes sábado, 13, e domingo, 14. Serão realizadas atividades relacionadas às danças gaúchas, o boi-bumbá e o carimbó. No sábado, 13, a par tir das 19h, atração gospel, canções e coreografias. No domingo, 14, também às 19h,

programação folclórica. Em seguida, apresentação da banda Moleque Travesso. Um posto com informações turísticas e artesanato local estará à disposição do público. Na Praça Sérgio Alvim Motta, no Centro.

Educação a distância A Unopar (Universidade do Oeste do Paraná) está com inscrições aber tas em pós-graduação a distância para o segundo semestre de 2011. Estão disponíveis vagas para os cursos de contabilidade, perícia e auditoria; direito ambiental; direito previdenciário; educação a distância; educação infantil; gestão e organização da escola; psicopedagogia institucional; responsabilidade social sustentável: projetos; MBA executivo em negócios; MBA em gestão de pessoas; MBA em logística empresarial e gestão da cadeia de suprimentos. Informações no site www.unoparvirtual.com.br.

Memorização e Concentração

Civil será no período da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; o de Refrigeração Residencial será à noite, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. Mais informações no site www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou pelo telefone (77) 3628-6349 (Prof. José Carlos).

Show no Estação Ge Apresentação do cantor Dablio Moreira (que interpretou Zezé no filme Dois Filhos de Francisco) no Estação Ge, neste sábado, 13, a par tir das 22h. Informações pelo telefone (77) 3628-0054.

Festa no KingÊs No sábado, dia 20, os alunos do 3º ano do Colégio Cemac promovem a Atomix Fest, no King’s Pub. Animação do DJ Marciano Cristo, com dois ambientes para o público. A par tir da meia-noite.

Lembrete: Curso de técnicas avançadas de memorização e concentração com Renato Alves. Recomendado para professores, estudantes, candidatos a concursos públicos, profissionais liberais e empresários. Dias 17 e 18 de agosto, às 18h30, no auditório da Faahf, rua Pará, 2.280. Informações e vagas pelo telefone 0800-773-6046.

Jornada Espírita De 26 a 28 de agosto será realizada a 2ª Jornada Espírita, em Luís Eduardo Magalhães. Na aber tura, dia 26, o tema é “O Centro Espírita e seus Objetivos”, com José da Veiga Jardim. No dia 27, “Sociedade Parisiense de Estudos Espírita”, com Roberto Versiani. No dia 28, painel “Estudo, Difusão e Prática na Casa Espírita” com José Jardim e Roberto Versiani. Nos três dias haverá seminários e apresentações artísticas. No Hotel Saint Louis, com entrada franca. Mais informações pelos telefones (77) 36281789 (Albenira) ou 9971-8114 (Ronei).

Balada Universitária No dia 27 de agosto será realizado o Baladão Universitário, com as duplas Denis & Dennyel e Lucas & Fernando. A festa será no Estação Gê, no bairro Santa Cruz. A partir das 22h. Informações pelo telefone (77) 9196-4653.

Cursos no Senai Estão aber tas as inscrições gratuitas para os cursos Refrigeração Residencial e Construção Civil, a par tir de setembro, no Senai de Luís Eduardo Magalhães. O curso de Construção

● Congresso de Jovens da Igreja Evangélica Avivamento da Fé, na sede da igreja, rua XiqueXique, quadra 11, lote 6, Santa Cruz (ao lado da loja Macsoldas). Neste sábado, 13, a par tir das 19h, e domingo, 14, a par tir das 9h. Informações pelo telefone (77) 9953-8437. ● Baile da Soja, no Clube Social de Bela Vista. No sábado, dia 20 de agosto, a par tir das 22h30. Animação de Flávio Dalcin e Banda

Ouro (Terceira Dimensão). Informações pelos telefones (77) 9971-6273 e 9971-4525. ● VII FG – Festival de Música Gospel na Igreja Avivamento da Fé, próximo ao hotel Paranoá, no Santa Cruz. Dias 3 e 4 de setembro a par tir das 19h, com par ticipação especial da Banda Redenção. Inscrições limitadas. Entrada 1 kg de alimento. Serão distribuídos R$ 3.500 em prêmios. Informações pelos telefones 9905-8647 e 9924-0485. ● A Espresso Café transferiu do dia 6 para 27 de agosto a Balada Espressa com o DJ Marciano e a dupla Léo & Lian. A partir das 22h, em frente à praça da igreja Matriz. ● IV Etapa Classificatória da 23ª Gincana do Caminhoneiro, maior evento itinerante das estradas brasileiras. Nestes sábado, 13, e domingo, 14, no Posto Imperador - km 211 da BR 020. ● Grande bingo das comunidades unidas das paróquias do Jardim das Acácias, Mimoso III, Espírito Santo e Santo Antônio, no domingo, 14, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida. A par tir das 9h30, Missa dos Pais. Às 12h, almoço. Às 16h, bingo. Cartelas a R$ 20,00. 1º, 2º e 3º prêmios uma moto Honda Fan 125; 4º prêmio, R$ 2.000 em dinheiro; e 5º prêmio, R$ 1.000 em dinheiro. Informações pelo telefone (77) 9971-6921.

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br


8 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011 FOTOS DE RAUL MARQUES

NO BINGO: Monica Baumann e Wanderson Cícero Aquino

CANTOR Patrick També

WILMAR NEUMAN, pastor Dalcido Gaulke, Humberto e Maira Santa Cruz e Hilberto Brunch

INTEGRANTES da Comunidade Luterana no almoço no Centro de Eventos N. Sra. Aparecida

Festa da comumidade luterana reúne 1,5 mil

te por Almir Rogério: Schwatza Fuka, que fez grande sucesso e preparou a todos para o bingo. Na festa estava o fazendeiro Hilberto Brunch, um dos pioneiros de Luís Eduardo Magalhães. Catarinense, ex-morador de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, ele comprou terras por aqui em 1982 e viu a cidade crescer, junto com sua produção. Era um dos mais interessados em rever outros veteranos da cidade que, como ele, acreditaram no potencial econômico da região. O pastor Dalcido Gaulke, nascido em Lontra, Santa Catarina, mostrava entusiasmo com a construção da sede da Igreja Luterana, que deve contar com quadra poliesportiva, casa paroquial e pavilhão de festas. O pastor não parava um minuto sequer, ia de mesa em mesa conversar com os presentes. “Somos mais de 300 famílias na região. Precisamos fazer deste encontro um marco de fé na cidade, na região”, disse. O pastor aproveitou a ocasião para comentar a questão da violência e a importância da fé do homem na solução deste problema. “O dia que o ser humano entender que a vida é o maior dom que Deus nos deu, o mundo vai ser melhor. É parar de banalizar a vida. É ter objetivos maiores na vida, menos materialistas”, disse.

RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação

C

erca de 1,5 mil pessoas participaram no domingo, 7, da festa da Comunidade e Paróquia Martim Lutero, de Luís Eduardo Magalhães, no Centro de Convenções Nossa Senhora Aparecida, que teve churrasco, música, dança e bingo, este com a presença de cerca de 800 pessoas. O vencedor do primeiro prêmio do bingo – um Celta básico, no valor de cerca de R$ 25 mil – não estava presente. Foi Cleiton Anderson Lahn, da Montana Agrícola, que comprou a cartela de número 968, a que acertou primeiro 25 dos 56 números sorteados. Foram vendidas 2.932 cartelas ao preço de R$ 25 cada, num total de R$ 73.300. Todo o dinheiro arrecadado, segundo os organizadores, será revertido para a construção da sede da Igreja, no Mimoso 1, na Rua Espírito Santo com a Clériston Andrade. O evento contou, na abertura, com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz e da secretária de Saúde Maira de Andrada Santa Cruz. O prefeito saudou a todos os presentes e disse estar orgulhoso de participar da festa de uma comunidade tão importante para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, como a luterana. “Temos orgulho de saber que as diversas comunidades da cidade se organi-

zam em busca de um grande objetivo”, disse. O ponto alto da festa foi o congraçamento entre as diferentes comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, em Luís Eduardo Magalhães. O presidente da comunidade luterana e um dos organizadores, Wilmar Neuman, era um dos mais orgulhosos com a festa. “Aqui há famílias de todas as regiões integrantes de nossa comunidade. Tem gente de Bom Jesus da Lapa, Posses, Baraúna, Baianópolis e até de cidades de outros estados, como Dianópolis, no Tocantins. É uma data muito importante para nossa comunidade”, disse Neuman, que comandava uma equipe de cerca de 30 pessoas nos serviços, entre as quais Karine Prochnow, Bronilda Prochnow e Sandra Freitag, que serviam deliciosas tortas ao preço de R$ 3.

Churrasco. Logo no guichê de entrada, podia-se adquirir tíquetes para os espetos, ao preço de R$ 40, em porções enormes, que davam tranquilamente para quatro pessoas. Não havia filas nem tumultos, com total integração entre os participantes, nem todos membros da comunidade. No som, o tecladista Joel Summer fazia a festa, tocando canções que iam desde ritmos baianos até músicas de origem europeia, como alemãs e italianas. O cantor era Patrick També, que escolhia as canções e chegou a colocar cerca de 20 casais para dançar. Pouco antes de começar o bingo, às 17 horas, o som de Joel e Patrick surpreendeu a platéia com uma versão em alemão da música brasileira Fuscão Preto, gravada originalmen-

Susto. O almoço seguia animado, com vários casais dançando, quando às 14 horas, um susto parou a festa. Um senhor sentiu-se mal enquanto dançava com sua esposa e caiu desmaiado no chão, em convulsões. Prontamente, apareceram médicos presentes, entre as quais a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz. O senhor foi reanimado com massagem no coração e respiração boca a boca. Segundo médicos que o atenderam, ele chegou a ter parada cardíaca. O senhor voltou a si em cerca de seis minutos e foi colocado em uma cadeira, enquanto aguardava a ambulância do Samu, que chegou dez minutos depois. O senhor disse ser diabético e ter tido pro-

blemas cardíacos anteriormente – inclusive, fez uma angioplastia -, mas mostrava-se sorridente e aliviado. Foi colocado na maca do Samu, na qual foi feita a checagem dos sinais vitais, e levado para o centro de s aúde Gileno de Sá, sendo liberado depois de receber atendimento de emergência. De acordo com a equipe médica que o atendeu, o senhor passou mal por um problema cardíaco, não necessitando de internação naquele momento.

Prêmios. Assim que a ambulância do Samu saiu das dependências do Centro de eventos, a música voltou a tocar e começou a haver uma pequena mudança dos participantes. Algumas famílias retiraram-se, mesmo tendo comprado cartelas do bingo para concorrer aos prêmios em dinheiro e ao carro, enquanto outros grupos de pessoas ia chegando para participar do sorteio. A procura foi tão grande que 15 minutos antes de começar o sorteio das pedras não havia mais cartelas para vender. O primeiro prêmio sorteado foi o de R$ 1 mil. A organização avisou que todos receberiam os prêmios em cheques nominais. O ganhador foi o estudante , que exultou com a vitória. Ele disse que colocaria o dinheiro em uma caderneta de poupança. O segundo prêmio, de R$ 2 mil, teve quatro ganhadores: Arnaldo João Baumann, Marcos Marangon, Ivo Leorindo e Fábio Schorber, da cidade de Nova Santa Rosa, no Piauí. Todos estavam ausentes, exceto a filha de Arnaldo Baumann, Mônica Baumann, que recebeu o prêmio em nome do pai. Cada um ganhou R$ 500. O terceiro prêmio sorteado foi o de R$ 5 mil, que teve somente uma ganhadora: Maria Lúcia de Oliveira Freitas, do bairro Santa Cruz, que também não estava no local. Ela foi avisada pelo telefone pelos organizadores do bingo. O sorteio do carro fechou a festa, embora Patrick També e Joel Summer continuassem tocando para alguns casais que dançavam.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

C I D A D E / E S TA D O

9

RAUL MARQUES

Obra de ferrovia é retomada Valec e Ibama se acertam e embargo é suspenso JO‹O PENIDO Da Oeste Comunicação s obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foram retomadas na quarta-feira, 10, pela Valec–Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. Isto em decorrência de um termo de compromisso assinado na terça-feira, 9, entre a Valec e o Ibama, visando a restauração da Licença de Instalação para a execução das obras da ferrovia nos quatro lotes do primeiro grande trecho, entre Caetité e Ilhéus, num total de 537 quilômetros. Esta licença, concedida em 30 de novembro do ano passado, fora suspensa pelo Ibama no último dia 20 de julho, uma vez que, segundo o órgão ambiental, a Valec não

A

KARINE E BRONILDA Prochnow: doces deliciosos

A IGREJA DE LUTERO Do site da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com sede em Porto Alegre (RS), tem sua origem na reforma da Igreja iniciada por Martinho Lutero no século 16. Na sua descober ta doutrinária, a par tir de seus estudos da Bíblia Sagrada, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé e não por obras meritórias. Essa experiência da graça permite que os luteranos sejam caracterizados por um estilo de vida sem proibições e sem a imposição de regras de compor tamento que possam ter como objetivo a obtenção da salvação, já que esta é alcançada por graça, mediante a fé. O luteranismo chegou ao Brasil em 1824 junto com a imigração alemã e, embora tenha permanecido mais concentrado no Sul e Sudeste do Brasil por mais de um século, hoje há comunidades luteranas espalhadas em todos os estados brasileiros. A IECLB se preocupa com a realidade brasileira e por diversas vezes emitiu posicionamentos com o objetivo de orientar os membros das comunidades, por exemplo, em sua ação contra a corrupção e a favor da ética na política, bem como quanto ao compromisso das pessoas cristãs diante da situação geral do país. Além disso, não tem se omitido diante de outros assuntos de interesse geral como abor to, clonagem, transgênicos, racismo, pluralismo religioso, relação ministério eclesiástico e homossexualidade, pastoral da família, etc. Desde a sua origem a IECLB tem nas comunidades sua base de sustentação mais importante. A ideia de uma Igreja par ticipativa quer resgatar a impor tância das comunidades, valorizando a par ticipação dos membros, instituições e setores que formam a Igreja.

havia cumprido condicionantes como realizar os Planos Básicos Ambientais (PABs) para minimizar os efeitos da obra no meio ambiente. O termo de compromisso assinado na terça-feira garantiu a execução desses planos pela Valec e empreiteiras contratadas para realizar as obras da ferrovia. O documento havia sido apresentado no dia anterior, durante reunião em Brasília solicitada pela pela secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e do coordenador de Licenciamento e Logística do Ibama, Eugênio Pio. O cumprimento do programa é de responsabilidade da Valec e das empresas executoras da obra, sendo a Casa Civil/BA responsável pelo seu monitoramento.

Atrasos. De acordo com o último balanço do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), relativo ao primeiro semestre deste

ano, a situação da Fiol é classificado como “preocupante”, com apenas 1% da obra realizada. A conclusão do trecho Ilhéus-Caetité está prevista agora somente para 30 de junho de 2014. E a do segundo grande trecho, que está em fase de licitação, entre Caetité e o Oeste Baiano, com 485 quilômetros, somente em 23 de dezembro de 2015. Significa que os dois primeiros grandes trechos, orçados inicialmente em R$ 6 bilhões, estão com atraso de dois anos em relação ao cronograma inicial. O valor do investimento está em revisão. No Oeste baiano, a ferrovia passará ao sul de Barreiras/Luís Eduardo/São Desidério. Não há previsões para o trecho final, entre o Oeste baiano e Figueirópolis, no Tocantins, com 505 quilômetros. Esse trecho não está classificado como prioritário do PAC-2. A previsão inicial era o final de 2014. Mas, se seguir o exemplo dos dois primeiros, não estará concluído antes do final de 2016. Isso sem considerar a possibilidade de ocorrerem ainda mais atrasos. FOTOS RAUL MARQUES

Renault chega a Barreiras RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação Os motores da fabricante bicampeã mundial de Fórmula 1 chegaram ao Oeste da Bahia. Foi inaugurada oficialmente, na quinta-feira, 11, em festa que contou com a participação de mais de 300 pessoas, a concessionária Via, da marca Renault. A montadora, detentora de mais de 5% do mercado nacional de veículos de passeio, desembarcou em Barreiras por meio do Grupo Primavia, representante de marcas famosas como a Nissan, Fiat e Dafra. Mude a direção. Este é o lema da montadora com o qual o diretor do grupo Primavia, José Carlos Dourado de Azevedo Júnior, pretende abocanhar 8% do mercado de carros da região. “É uma meta que acertamos com a montadora. Conseguir um percentual 42% acima das vendas da Renault no mercado nacional”, disse. Confiante no sucesso da Via Veículos, José Dourado destaca o Sandero como sendo o carro-chefe da empresa. “É um veículo que tem grande aceitação no mercado e deve ter boa receptividade aqui na região”,

Alexandre Serra, da Renault, e José Dourado, da Primavia: parceria para o sucesso. disse, informando que o carro detém tecnologia da Samsung, sendo um dos mais vendidos na sua categoria nas grandes capitais como Brasília. Outro destaque da fabricante é o Clio, de grande aceitação no exterior e no Brasil, um dos mais baratos da categoria.

informando que a empresa opera em mais de 40 cidades do País. O gerente regional da Renault, Alexandre Serra, é outro que estava amimado com a inauguração e a vinda da montadora para o Oeste baiano. “Antes de decidirmos por um local, fazemos um estudo da região. O PIB daqui é impressionante, Duster. José Dourado bem como o total de emplaconta ainda com o esperacamentos. Estamos expando lançamento do Duster, MARCIO ANDRADE dindo nossa montadora e um modelo compacto que queremos alcançar 8% do concorrerá com o Ford EcoSport no Brasil. mercado em todo o Brasil, mesmo com posSegundo informações da Renault, o modelo síveis mudanças de cenário”, disse. será produzido na fábrica do grupo em São A recepção na sede da Via, no quilômetro José dos Pinhais, no Paraná, bem semelhan- 1 da BR 020/209, no bairro Vila Rica, em te ao modelo fabricado na Rússia, onde é Barreiras, contou com a participação de sucesso de vendas. “O lançamento deverá diversos agricultores, políticos regionais e ocorrer em novembro”, informou. O Duster empresários, além de seis modelos que guiaestará disponível também na versão 4 por 4 vam os visitantes à sala de exposição: Nadia e deve ter boa aceitação no mercado do Oliveira, Mara Raquel Franzlau, Josiane Oeste da Bahia, onde as vendas dos carros Fonseca, Luana Oliveira, Lorena Castro e utilitários esportivos - SUV, na sigla em Ellen Paranhos. inglês - são elevadas. O diretor da Primavia disse que dará especial atenção à pós-venda, para fidelização dos clientes. O atendimento na concessionária é feito por 28 funcionários da empresa, dos quais seis vendedores. O gerente regional da Primavia, Marcio Andrade, espera vender 60 carros até o final (77) 3628-6012 / 9151-1511 do mês. “Devemos vender mais de três car9954-0125 - (71) 3322-0068 ros por dia e alcançar nossa meta”, disse,


10 C I D A D E

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

SEBASTIÃO NERY Jorge, o Amado RIO – E Jorge Amado chegou a Roma, em 1990, com Zélia Gattai e a filha Paloma, para receber na Sicilia o “Premio Mediterraneo”. Fez um debate no “Centro de Estudos Brasileiros” da embaixada, onde eu era o Adido Cultural, na monumental Piazza Navona. Fomos para Palermo eu e a bela Maria Lucia Verdi. A Sicilia foi uma festa baiana. Na entrega do prêmio, no Centro de Cultura Mediterranea, o cardeal Salvatore Papalardo, o presidente do Parlamento regional que significa o governador da provincia, escritores, professores. E sobretudo leitores. Na Faculdade de Línguas e Literatura de Palermo, debateu horas com estudantes. Queriam saber sobretudo como o Brasil conseguiu misturar suas raças, quando a Europa mergulhava em um perigoso conflito com os imigrantes. Jorge Amado explicou: - “A Constituição soviética é modelar contra qualquer discriminação social. No entanto, 70 anos depois, as várias nacionalidades ainda se devoram. Por que? Porque racismo só acaba na cama, com mistura racial e amor. Quando o primeiro portugues amou a primeira índia e a primeira negra, começava no Brasil o mistério da língua e da Nação”.

Casamenteiro À noite, na casa afetuosa de Geangaspare Ferro, editor italiano, e Hilda Ferro, carioca, comendo uma feijoada feita por uma baiana casada com um siciliano, estavam vários casais que se conheceram porque leram Jorge Amado, descobriram o Brasil nos livros dele, vieram conhecer, aqui encontraram brasileiros ou brasileiras, casaram-se e agradeciam a Jorge, o casamenteiro. E puseram nos filhos os nomes dos personagens de Jorge. Depois, fomos perambular por toda a Sicília. O grego Homero a chamou “Ilha do

Sol”. Mas quem melhor a definiu foi Goethe, o alemão: -“Sem ver a Sicília, não se pode fazer uma ideia da Itália. É na Sicília que se encontra a chave de tudo.”

Máfia O deputado siciliano Tuci Lombardo, ministro regional da Cultura, recebeu Jorge Amado e Zélia Gattai, dizendo-nos: - “A Sicília é também a Máfia, mas não é só. (“Anche la Máfia, ma non solo”). Não há em nenhum outro lugar do mundo tanta coisa

antiga, histórica, em tão pouco espaço. Estamos vivendo uma crise econômica, com muito desemprego. O grande patrimônio, a grande economia da Sicília são seus bens culturais: temos aqui o mundo fenício, o grego, o romano, o bizantino, o árabe, o normando, o espanhol, o francês, o barroco, o germânico. Todo o Ocidente está aqui.”

e gregos brigaram muito. Amílcar, Aníbal, generais de Catargo,enfrentaram os gregos Timoleão e Agatocle, a física e a matemática de Arquimedes. Só no século 3º AC, em 264, Roma chegou à Sicília com Pirro, para ajudar os gregos contra os fenícios, na primeira Guerra Púnica. Roma derrotou Catargo, expulsou os gregos e ficou na ilha.

Sicília

Centenário

Nós brasileiros sempre tivemos uma ideia muito distante, nebulosa, falsa, da Sicília: uma ilha na ponta da bota da Itália, a terra da Máfia, uma província italiana. Pois a Sicília não é filha da Itália. É mãe. Não veio do Império Romano, é anterior. A civilização grega, antes de chegar a Roma, já estava na Sicília. Roma é a mãe da Europa, a Sicilia é a avó. Quando os gregos chegaram lá, entre o 7º e 8º séculos antes de Cristo, e fundaram as magníficas Taormina, Siracusa, Catânia, Agrigento, Selinunte, a leste e ao sul da ilha, já no outro lado, ao norte e a oeste, estavam os fenícios desde o século 10º antes de Cristo, vindos da Síria: eram semitas inventores do alfabeto que os gregos aperfeiçoaram, navegadores, comerciantes, criadores do dinheiro e dos bancos. Os fenícios, já instalados no norte da África, sobretudo em Cartago, chegaram à Sicília e criaram sua primeira cidade, Panormo (hoje Palermo, a capital), onde começou a civilização do mediterrâneo, a matriz (fenícia e grega) da Europa. Fenícios

Na Palermo capital da Sicília, mais velha do que Roma, foi criada a primeira universidade, e em Salermo, no ano 1130, se instalou o primeiro Parlamento do mundo. Ali Jorge Amado recebeu o “Prêmio Mediterrâneo Internacional”, um dos mais importantes da Europa. Foi uma festa bem à italiana: descontraída, simpática, comandada pelo editor Penzo Mazzone e pelo presidente do Centro de Cultura, Mario Sansone. Saudado por Alberto Bevilacqua como um dos mais importantes escritores do mundo, Jorge Amado agradeceu dizendo que não nasceu para ser importante e que sua literatura queria ser apenas a voz e ele o desenhista da alma do povo. Neste agosto fez dez anos que ele morreu e começa o centenário do saudoso e inesquecivel brasileiro. Nasceu em 10 de agosto de 1912, em Pirangi, Itabuna, na Bahia do cacau. Não conheci outro brasileiro que gostasse tanto, amasse mais o Brasil do que ele. Nem ninguém, no século passado, se fez mais sinônimo de Brasil, em todos os continentes.

Onda de assaltos a pedestres continua em Luís Eduardo DA REDAÇ‹O Sete assaltos a pedestres foram registrados na Delegacia de Polícia de Luís Eduardo entre sexta-feira, 5, e quinta-feira, 11. Em 15 dias, entre 28 de julho e 11 de agosto, aconteceram 11 casos na Cidade, sendo nove a pedestres e dois a estabelecimentos comerciais. Dois dos casos foram registrados pelas vítimas somente uma semana depois de ocorrerem. Na noite de quarta-feira, 3, o operador de máquinas José Carlos Abreu de Souza, 43 anos, foi assaltado próximo à praça Albano Pedro Lauck, no Jardim Paraíso por um homem que lhe aplicou um golpe de gravata. O ladrão levou a carteira com documentos. Na quinta-feira, 4, o operador de máquinas Manuel Simão, 41, passava em frente ao Mercado Municipal, no bairro Santa Cruz, quando foi assaltado por um homem armado com uma faca. Manuel perdeu a carteira com documentos e R$ 400. Somente na sexta-feira, 5, ocorreram três assaltos. A doméstica Luzenita de Araújo Teles teve sua bolsa arrancada por um desconhecido quando passava pela rua Central, no Santa

Cruz. Na bolsa havia documentos pessoais e R$ 545. O ladrão fugiu na garupa de uma moto conduzida por uma mulher que lhe dava cobertura. No Centro, um homem com um canivete entrou na loja Provence Enxovais e rendeu a proprietária Luciane Provence e sua irmã, Fabiana Provence. Ele as trancou no banheiro e juntou roupas e perfumes das prateleiras, revirou o caixa e levou dois aparelhos celulares. As irmãs conseguiram sair do banheiro e avistaram o ladrão ainda na rua. Elas gritaram e o ladrão fugiu, deixando para trás roupas e perfumes e levamdo R$ 20 e os aparelhos de celular. Na rua Serra Dourada, no Santa Cruz,Vitelino Marcos Lugos, 35, foi assaltado por um homem armado com revólver, que levou uma carteira com documentos pessoais. Na noite de domingo, 7, o operador de máquinas Agnaldino Lopes da Silva, 18, foi atacado por dois assaltantes, na rua Itabuna, no Santa Cruz. Foram roubados celular e carteira com documentos pessoais e R$ 180. Na noite de terça-feira, 9, dois homens em um moto Honda CG atacaram uma mulher, nas proximidades da empresa Galvani, na BR 020-242. O garupa da moto tapou a boca da

vítima e a segurou pelos cabelos. Armado com um revólver, ele levou da mulher R$ 580 e a empurrou para o chão. A Delegacia de Polícia de Luís Eduardo não forneceu o nome completo da vítima à reportagem, identificando-a apenas como Carla.

Arrombamento. Na quinta-feira, 4, por volta das 21h, Éder Rafael Stadler encontrou arrombada a janela de sua casa, na rua Ibitiba, no bairro Santa Cruz. Foram levados joias, roupas, um aparelho de rádio amador, um celular e R$ 700 em dinheiro. Tentativa de suborno. O empresário Ismaile Sullivan foi preso por policiais militares, na noite de quinta-feira, 4, sob a acusação de tentativa de suborno. A Polícia Civil não deu detalhes da ocorrência. Advogado transferido. O advogado Wiliam de Paulo Ribeiro e Silva, preso na noite de sábado, 30 de julho, sob acusação de ameaça com arma de fogo, foi transferido para Barreiras. Railton Oliveira Martins apresentou-se como vítima da suposta ameaça.

Homem mata companheiro de ex-mulher Anderson da Silva Mourão matou a facadas Sinomar Maia dos Santos, na sexta-feira, 12, nas Moradias Conquista, no bairro Santa Cruz. A vítima vivia com a ex-mulher do criminoso, Aline Keliete da Silva. Aline disse à Polícia Militar que Anderson, com quem tem uma filha, não aceitava a separação. Anderson invadiu a casa do casal por volta das 5 horas e a vítima foi atingida no quarto. O criminoso está sendo procurado pela Polícia.

Acidente mata um e fere outro motociclista O operário Edson da Silva Feitosa, de 21 anos, morreu no domingo, 7, em acidente de moto ocorrido na Estrada da Agronol, no trecho entre Galinhos e Muriçoca. Edson caiu de sua moto e seu amigo, o operador de máquinas Dejair Sales da Cunha, que vinha logo atrás em outra moto, o atropelou. Djair ficou ferido.


C I D A D E 11

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

REPRODUÇÃO DE PROJETO

HENRIQUE CABELO

DA PARANÁ à Paraíba, a Rua Rui Barbosa será transformada em calçadão e abrigará nova praça de alimentação, que terá 12 quiosques. FOTOS DE HENRIQUE CABELO

Primeiro calçadão DA REDAÇ‹O A Prefeitura acertou parceria com o Grupo Imobiliário Alto dos Cerrados e Campos Elísios para a construção de calçadão e praça de alimentação na Rua Rui Barbosa, entre as Ruas Paraná e Paraíba, em frente à Igreja Matriz. A parceria foi formalizada nesta sextafeira, 12, entre os secretários Cândido Trilha, do Planejamento Orçamento e Gestão, e Sérgio Verri, da Infraestrutura, e os executivos do grupo Uendel Hillebrand e Uilham Hillebrand.

Exames práticos de trânsito em Luís Eduardo RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação ela primeira vez em Luís Eduardo Magalhães, foram realizadas, na terçafeira, 9, provas práticas de direção veicular na Cidade, sem que os luiseduardenses tivessem de ir a Barreiras. Cerca de 160 pessoas, entre candidatos a PEDRO ANTÔNIO NETO motoristas e a motociclistas, foram atendidas. As provas, aplicadas por uma equipe do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), de Barreiras, ocorreram no bairro Santa Cruz. As provas marcaram a chegada do Departamento Estadual de Trân- EDNALDO SILVA sito (Detran) a Luís Eduardo Magalhães. O município terá uma Retran, com status de Ciretran, possibilitando que sejam feitas também vistorias e expedidas carteiras de motoristas na Cidade. (Uma Retran não emite documentos, tarefa reservada a uma Ciretran). A expedição de carteiras deve começar em 90 dias. Até lá, os exames teóricos ainda precisam ser feitos em Barreiras. O prefeito Humberto Santa Cruz compare-

P

No primeiro calçadão da Cidade serão construídos 12 quiosques, em três blocos interligadas, para a transferência da praça de alimentação, hoje na Rua Paraná. “A nova praça de alimentação projetada pela Prefeitura, com a construção dos quiosques, vai melhorar significativamente as instalações e as condições de trabalho nos estabelecimentos e, consequentemente, o atendimento ao público”, disse a Oeste Semanal Jair Rivas, presidente da Associação dos Comerciantes da Praça de Alimentação de Luís Eduardo Magalhães (ACPLem). Ribas elogiou a criação de novos espaços de entretenimento e lazer

ceu ao local dos exames. “Este é mais um passo para que nossa cidade avance no desenvolvimento. Luís Eduardo precisava disso há muito tempo”, disse o prefeito, que convenceu o Detran a trazer para Luís Eduardo todo o serviço de uma Ciretran, em vez de apenas uma representação burocrática. “São mais de 300 pessoas beneficiadas por mês com esta medida”, disse. Ele assinalou que um dos fatores para que seu pedido fosse atendido foi o fato de a Prefeitura disponibilizar o espaço onde funcionará a futura Retran. “Como sempre, mostramos que Luís Eduardo é uma cidade diferente. Entregamos nossa proposta ao pessoal do Detran, que logo nos atendeu”, disse. Humberto Santa Cruz informou que o Retran de Luís Eduardo deve funcionar no prédio onde hoje está a Autopeças Porto em, no máximo, 90 dias.

pela Prefeitura e reassaltou que há grande expectativa dos comerciantes da atual praça em torno do novo projeto. Aerton Cecílio Silva, proprietário da Malibu Conveniência, instalada no Posto Montevidéu, situado da Rua Paraná, acha boa a ideia do calçadão AERTON CECÍLIO com quiosques, mas não acredita em grande mudança no movimento de sua loja, situada próxima ao local do futuro calçadão, a não ser que a Rua Paraná deixe de ser fechada nos finais de

semana. “O movimento da loja depende da passagem de veículos pelo posto ou em frente a este”, disse Aerton.  Pelo projeto do calçadão, de autoria do arquiteto Fábio Silva Marcacini, cada bloco de quatro quiosques terá JAIR RIBAS banheiros masculino e feminino, com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física. Cada bloco de quatro quiosques foi projetado com cerca de 64 metros quadrados.

O coordenador regional da Ciretram em Barreiras, Pedro Antônio Neto, disse que, com a vinda do Retran, todos os serviços do Detran serão ofertados na Cidade, como transferência de propriedade de veículo, renovação de carteira de habilitação, 2ª via, alteração de categoria e emplacamento. Pedro Antônio Neto, que veio a Luís Eduardo acompanhado de três funcionários, dois dos quais examinadores, disse que na terça-feira foram atendidas 160 pessoas que já haviam dado entrada no processo de habilitação.

em Luís Eduardo, sem necessidade de viajar a Barreiras, fez com que aumentasse o percentual de aprovações. “O índice de reprovação neste primeiro dia foi bem menor do que o registrado em Barreiras. A aprovação aqui em Luís Eduardo foi de aproximadamente 70% dos examinados, frente aos 55% registrados em Barreiras”, disse Pedro Neto. As pessoas que prestaram exame na terçafeira mostravam-se bastante aliviadas pelo fato de não precisar ir a Barreiras. Em cada canto, observava-se rodas de pessoas recebendo as últimas orientações dos instrutores de auto escola, mas a receita certa foi passada pelo examinador Ednaldo Sampaio Silva: “Não existe nada mais tranqüilizador para o examinado do que treinar bastante e saber que pode dirigir com calma e eficiência. Treinar bem é o melhor calmante”, disse.

De 15 em 15 dias. “A ideia é vir a Luís Eduardo de 15 em 15 dias, até estarem prontas nossas instalações, o que deve reduzir bastante as despesas dos cidadãos de Luís Eduardo, que gastam um dia inteiro e dinheiro com alimentação e passagens, para ir a Barreiras”, disse. O fato de as provas práticas serem efetuadas

Professores aderem à greve nacional Terça-feira, 16, não haverá aula em Luís Eduardo Magalhães. Quem informa é o presidente do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães, Elson Silva Sá Teles. Ele avisa que a greve nacional convocada pela categoria terá a adesão dos professores da Cidade. Neste dia, o sindicato promoverá o Dia Nacional de Paralisação. Professores de diversos estados do Brasil aderiram ao movimento. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou todas as entidades filiadas a participarem da paralisação nacional. Segundo a CNTE, o principal objetivo da mobilização é cobrar a implementação do piso salarial nos estados, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, que fixou o piso em R$ 1.187,14 em 2008. A orientação da CNTE é a de que o processo de negociação com os governos inicie com o valor de R$ 1.597,87, defendido pela entidade como vencimento inicial na carreira.

Rua Paraíba, 579 Centro (77)3628-3225 (77)9953-6330


12

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

ÓPTICA E RELOJOARIA VIAGEM E TURISMO (77)3628-2054

PING-PONG

(77)3628-6206

VALTER RÜCKER

Em Buenos Aires s casais Márcia e Carlito Winter, Rute Granich e Osmar Martins, Gilmara e Paulo Copetti e Vilma e Ivanor Guerra viajaram na quinta-feira, 4, para Buenos Aires. Eles visitaram vários pontos turísticos da cidade e na noite de sábado, 6, foram à casa de espetáculos “Señor Tango”, ficando encantados com o glamour e a pompa da apresentação. Eles aproveitaram para fazer compras e curtir a elegância da cidade. Os amigos jantaram no restaurante Villegas, em Porto Madero, à beira do Rio de La Plata. Eles retornaram terça-feira, 9.

ADMINISTRADOR DE EMPRESAS Por que Luís Eduardo Magalhães: Pelas oportunidades que a região oferece. Três coisas que são necessárias para sua felicidade: Família, amigos e

O

Na Europa Salete e Moacir Masiero, Margarida e Lino Ruediger, Roseli e Julio Lins, Maria Amélia Vieira e Saulo Barros, Ida e Luiz Barcellos, Dolli e Valdir Gatto, Maria Cleonice e Paulo Puton, Artele e João Carlos Puton, Tania e Nadir Fontana, Maria Helena e Cleto Fontana, Rosa Stahlke, Marta Guerra, Eunice Lauck, Lourdes Schwengber e a agente de viagem Katty Trentin, que organizou a viagem, embarcaram na sextafeira, 6,  para a Europa. O roteiro inclui Espanha, Portugal, França, Itália, e Suíça. Eles retornam dia 24 de agosto.

RUTE GRANICH, Gilmara Coppetti, Marcia Winter e Vilma Guerra. madrinhas de casamento e amigas mais íntimas em sua residência. O chá de lingerie já se tornou uma boa alternativa entre as noivas que já têm a casa equipada. Léli casase no dia 10 de setembro com Roger Santos, cantor, produtor musical e radialista.

Batizado de Betina Rutinéia e Sidnei Müller batizaram a sua filha Betina no dia 17 de julho na cidade de Carazinho (RS), onde foram passear. Andréa e Marcio Bortolotto acompanharam o casal de amigos na viagem e foram os padrinhos.

Dayane e Jefferson

Belezas do Tocantins

Dayane Bortolozzo e Jefferson Pulga irão casar-se no civil na quinta-feira, 25, às 16h30, e em seguida comemorarão em reunião com familiares. A cerimônia religiosa será realizada no sábado, 27, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, às 17h. Eles receberão amigos e familiares no salão de eventos Quatro Estações, com buffet do bistrô Olavo Nascimento.

Marcos Teixeira, Geovana Teixeira, Livaldo Filho e sua noiva Janise Nicaretta, o fonoaudiólogo Darkson Marques e as fisioterapeutas Flávia Raik e Tatiana Freitas aproveitaram o feriado e foram curtir as belezas naturais do Rio Tocantins na cidade de Peixe. Eles viajaram no sábado, 30, e retornaram terça-feira, 2.  

Chá de lingerie

Aniversários

Léli Marques, cantora, em vez de organizar o tradicional chá de panela, resolveu partir para algo mais moderno, o “chá de lingerie”. Ela receberá no sábado, 20, as

● Amanda Oliveira comemorou o seu primeiro aninho no sábado, 23. Seus pais Djuli e Josias Oliveira prepararam uma linda comemoração para a filha. Eles receberam

DARKSON Marques, Marcos Teixeira, Livaldo Filho, Janise Nicaretta,

Flávia Raik, Tatiana Freitas e Geovana Teixeira.

os convidados no Hotel Solar Rio de Pedras.  ● Roberta Bilhar Ferreira comemorou seu aniversário na terça-feira, 9, Elton Juliani na quarta, 10, e Gladis Poyer na sexta, 12.

Rotisserie A empresária Leda Maria Rossi inaugurou na quinta-feira, 4, a nova Rotisserie Galetissimo, localizadada no Paraíso Centro Empresarial, na rua Glauber Rocha, no Jardim Paraíso, também inaugurado dia 4. Anteriormente, a rotisserie ficava na rua 31 de março. A Galetissimo oferece massas feitas diariamente, frangos, diversos tipos de salgados, e sobremesas. Um ambiente agradável, com estrutura moderna. Aberta de 8h às 19h30 de segunda a sexta-feira; de 8h às 19h, aos sábados; e de 8h às 12h, aos domingos.

relacionamentos.  Ser pai é: Alegria em compartilhar momentos felizes e agradáveis em família. Por que sua profissão: Ótima para ganhar dinheiro. Sonho: Ver as desigualdades diminuídas. Uma pessoa: Minha esposa Valdete. Como definiria sua personalidade: Pensar bem, falar o bem e fazer o bem. Arrependimento: Não tenho. Tecnologia: Pensar é a riqueza universal, boas ideias fazem o novo ficar velho no dia seguinte. O que é tecnologia para você? Algo fantástico, o que o mundo inventou é infinitamente maior do que fazer o Titanic em 1912. Futuro: Quando todos entenderem que a metade é maior que o todo, mais oportunidades estarão nas mãos de muitos. Time do coração: Grêmio. O que lhe assusta: Estradas incompatíveis com o número de veículos. Hobbies: Colecionar coisas. Comida: Churrasco. Bebida: Cerveja. Saudade: Família. Inspiração: Fazer um mundo melhor. Dinheiro: Vem por acréscimo ao que se faz. Música: Os Beatles. Não vive sem: Deus. O que não pode faltar em uma viagem: Música. O que você gostaria de fazer no futuro? Viajar mais.

JOSIAS, Amanda e Djuli Oliveira

SIDNEI Müller, Rutinéia Müller, Andréa Bortolotto (segurando Betina), e Márcio Bortolotto.

PIERRE E GECIELLI Barreto, no bingo da Igreja Luterana. Pierre é diretor comercial da Gefoscal.


E S P O R T E S 13

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

O final poderia ter sido melhor Seleção de Luís Eduardo joga bem, mas apenas empata por 1 a 1 com a de São Desidério LUCIANO DEMETRIUS

LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação om atuação convincente e avessa ao mau futebol da estreia – quando perdeu para Barra – a seleção de Luís Eduardo Magalhães empatou por 1 a 1 com a de São Desidério, no Estádio Ocival Rodrigues Souza, em São Desidério, na tarde de domingo, 7. Herbley abriu o marcador para o time de casa, aos 33 minutos do primeiro tempo; Patrício empatou para os visitantes aos seis minutos da segunda etapa. O jogo foi válido pelo grupo 12 do Campeonato Intermunicipal e com este resultado as duas seleções fizeram seu primeiro ponto na competição. No outro confronto do grupo, Barra derrotou Barreiras, em Barra, por 2 a 0 e lidera com seis pontos. Barreiras está em segundo, com três. Nos primeiros 25 minutos do jogo disputado em São Desidério, a seleção comandada pelo técnico Régis mostrou-se aplicada com consistência na marcação e disposta a criar jogadas de perigo no ataque.A falha, no entanto, estava na conclusão das jogadas, devido à inibição dos atacantes em não avançar até a área adversária para finalizar. As melhores jogadas eram criadas pela meia esquerda, uma vez que a defensiva de São Desidério não dava a devida cobertura a este setor. O atacante Patrício era quem mais usufruía da desatenção de São Desidério e fazia os lançamentos pelo alto para a área. No segundo tempo, Régis ousou e colocou o time na ofensiva ao substituir o lateraldireito Darlan pelo atacante Marcondes e Alexandre por Gabriel. A partir daí, a equipe ganhou mais movimentação e esteve próxima de conseguir a vitória. Luís Eduardo teve uma perda logo no início da partida, quando aos seis minutos o lateral-esquerdo Deimison torceu o pé numa dividida e foi substituído por James.

C

Confira os principais lances do jogo: Primeiro tempo 27 minutos - primeira jogada perigosa de

Campeonato de Veteranos começa dia 16 DA REDAÇ‹O Agrocampo x Milk Shake da Praça, às 19h30, pelo grupo A, e Portelinha x Massa Bruta, às 20h30, pelo B, são os jogos que abrem o Campeonato Municipal Veterano de Futebol Society de Luís Eduardo Magalhães, na terça-feira, 16. Os dois confrontos serão disputados na quadra do Mimoso Esporte Clube. Dezesseis equipes participam da competição, divididas em dois grupos de oito cada. No grupo A estão Agrocampo, Amigos, Asmeg, Boa Vista, Milk Shake da Praça, Oeste Segurança, Oliveiras e União. No grupo B, Armazém das Acácias, Juventus, Massa Bruta, MEC, Mimoso III, Novo Paraná, Portelinha e Rovemaq. Os jogos serão dentro do mesmo grupo, em turno único. Classificam-se os quatro

Luís Eduardo, em chute de Nem de fora da área. A bola passou raspando a trave esquerda de Eurípedes. 29 minutos - o atacante Romeu, de São Desidério, tabelou com o meia Cássio Rodrigues, que avançou até a área, mas ao invés de chutar para o gol, deu dois leves toques para depois concluir. Rangel chegou a tempo de evitar o gol, dando um toque para a linha de fundo. 31 minutos - Patrício cruzou da esquerda com precisão, pelo alto, para o atacante Alexandre, que desperdiçou cabeceando para fora, frente a frente com o goleiro. 33 minutos – Gol de São Desidério. Romeu, livre de marcação, teve espaço no campo de ataque para dar um passe a Herbley, já na grande área, arrematar e marcar. 37 minutos - Patrício avançou pela esquerda e fez o cruzamento aéreo para Alexandre perder na frente de Eurípedes. 39 minutos - Romeu fez o que não deveria. Avançou pelo mesmo lado por onde saiu o gol e passou para Herbley, em impedimento. Romeu, em posição legal, poderia ter chutado direto e ampliado o placar. 47 minutos - Patrício quase empatou em cobrança de falta de direita. Eurípedes espalmou no ângulo esquerdo para a linha de fundo. Segundo tempo 4 minutos - Alexandre cruzou fechado da direita, a bola fez a curva e explodiu na trave, quase enganando o goleiro Eurípedes. No rebote, de fora da área, Nem finalizou por sobre o travessão. 6 minutos – Gol de Luís Eduardo. Patrício cobrou falta de intermediária, no canto baixo direito do gol. A cobrança foi semelhante àquela que resultou no gol diante de Barra, na estreia. 22 minutos - Patrício recebeu lançamento da esquerda de Nem, mas chegou atrasado para concluir. 34 minutos – Distraído, Rangel aguardou o recuo de bola da defensiva e, atrapalhado pela incidência do sol, confundiu-se e o atacante Herbley quase lhe roubou a bola.

primeiros colocados e, a partir daí, os confrontos serão eliminatórios até a decisão. Os jogos serão realizados às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, e aos sábados, a partir das 18h. Às terças e quintas-feiras serão disputadas duas partidas; aos sábados, quatro. Os confrontos da primeira rodada serão realizados na quadra do MEC. Além dos jogos de abertura, completam a primeira rodada na quinta-feira, 18, Asmeg x Oeste Segurança (19h30, grupo A) e Armazém das Acácias x Mimoso III (20h30, grupo B); no sábado, 20, Amigos x Boa Vista (18h) e Oliveiras x União (20h), pelo grupo A, e Rovemaq x Juventus (19h) e Novo Paraná x MEC (21h), pelo grupo B.

Competições.

Além do Seletivo Amador, concluído em julho, e do Campeonato Municipal Veterano de Futebol Society, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães (Ldlem) programam mais cinco competições para 2011. Em breve estarão abertas as inscrições para os campeonatos de futebol sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

42 minutos Herbley recebeu na área e fez o giro em frente ao zagueiro Macumba, mas chutou cruzado pela linha de fundo. 45 minutos Romeu driblou dois marcadores, chegou quase à linha de fundo e chutou rente à trave direita de Rangel, sendo PATRÍCIO que Herbley estava sozinho e livre para concluir.

Desfalques. A seleção de Luís Eduardo foi a São Desidério com três desfalques em relação aos atletas que haviam sido relacionados para o confronto. Na equipe titular, o lateraldireito Felipe foi substituído por Darlan. No banco de reservas, o meia Ninho, por não ter se recuperado de contusão na virilha, e o atacante Radinho, que se ausentou por ter sofrido acidente de trabalho. Inicialmente, Felipe havia acompanhado a delegação do Juventus

para um torneio em Roda Velha. Porém, o técnico da equipe, Jéder de Oliveira, disse que o atleta não atuou no domingo, 7, no torneio em função de problemas familiares. Ficha do jogo São Desidério 1 x 1 Luís Eduardo Magalhães Local: Ocival Rodrigues Souza; data: 7/8/2011; arbitragem: Valmir Pereira dos Santos (Correntina); auxiliares: Sebastião dos Santos Moreira e Willian Paes dos Santos (Barreiras); 4º árbitro: Leomi Pereira do Carmo (Luís Eduardo Magalhães). Gols: Herbley 33’ do 1º; Patrício 6’ do 2º tempo. Cartões amarelos: Bruno Luís, John Lennon, Cássio Rodrigues e Herbley (São Desidério); Darlan, Toya, Júnior e Nem (Luís Eduardo). São Desidério: Eurípedes; Alan (Fabrício), Adriano, Leandro, John Lennon e Bruno Luís; Daivid Manoel (Lucas), Cássio Rodrigues e Romeu; Valdo (Fágner) e Herbley. Técnico: Valdinei Almeida. Luís Eduardo: Rangel; Darlan (Marcondes), Jerrão, Macumba e Deimison (James); Boca, Toya e Júnior; Alexandre (Gabriel), Nem e Patrício. Técnico: Reginildo França (Régis).

RÉGIS ESCONDE O TIME DA REDAÇ‹O A seleção de Luís Eduardo já tem conhecidos os 18 jogadores convocados para o jogo diante de Barreiras, no domingo, 14, às 15h, no estádio Geraldo Pereira. O que não se sabe é o time que vai entrar em campo para o clássico válido pela terceira rodada do grupo 12 do Campeonato Intermunicipal. “Melhor não anunciar nada antes do tempo”, diz o técnico Régis. Nesta última convocação, a equipe apresenta quatro modificações em relação ao grupo que foi a São Desidério e empatou

Anfitriões superam os visitantes Diferentemente da estreia, quando os visitantes venceram 13 dos 32 jogos, os anfitriões foram superiores na 2ª rodada do Campeonato Intermunicipal 2011.

com a seleção local por 1 a 1, no domingo, 7. Saem o lateral-direito Felipe, os lateraisesquerdos Deimison e Wilton e o atacante Marcondes. Retornam o lateral-direito Ernandes, o volante Marcinho, o meia Alan e o atacante Radinho. A lista completa é composta por Rangel e Weder (goleiros); Macumba, Boca e Jerrão (zagueiros); Jamerson (lateralesquerdo); Ernandes e Darlan (lateraisdireitos); Toya e Marcinho (volantes); Júnior, Nem e Alan (meias); Alexandre, Rafael, Radinho, Patrício e Gabriel (atacantes).

Quem atuou diante de sua torcida ganhou 17 dos 32 confrontos, enquanto quem jogou longe de casa venceu em apenas quatro ocasiões. Foram registrados ainda 11 empates. Do total dos 75 gols marcados, os mandantes chegaram às redes adversárias 49 vezes. Os visitantes marcaram 26 gols. A média da rodada foi de 2,34 gols/jogo.

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL 2ª RODADA - 7/8/2011 GRUPO 1 Santa Luz 3X0 Biritinga Araci 3 X 0 Paulo Afonso GRUPO 2 Crisópolis 4 X 3 Inhambupe Valente 1X0 Serrinha GRUPO 3 Alagoinhas 0X0 Araçás Simões Filho 3 X 2 Mata de S. João GRUPO 4 Cachoeira 1 X 1 Feira de Santana S. G. dos Campos1X1S. F. do Conde GRUPO 5 Gov. Mangabeira 1 X 2 Castro Alves S.das Margaridas 2X0 Gov. Mangabeira GRUPO 6

Valença S. A. de Jesus GRUPO 7 Jitaúna Jequié GRUPO 8 Ipiaú Ituberá GRUPO 9 Ibicaraí Itabuna GRUPO 10 Belo Campo Itambé GRUPO 11 Macaúbas

1X0 2X1

Laje Amargosa

0 X 0 Jaguaquara 1X0 Itiruçu 1X1 0X0

Itagibá Ibirataia

2 X 1 Firmino Alves 0X2 Itororó 3X3 0X2

Condeúba Itapetinga

3X1

Livramento

Riacho de Santana 1 X 3 Irecê GRUPO 12 Barra 2X0 Barreiras São Desidério 1 X 1 Luís Eduardo GRUPO 13 Coaraci 3X0 Gongogi Ubaitaba 2X1 Itapitanga GRUPO 14 Camacan 3X0 Mascote Ilhéus 3 X 2 São José da Vitória GRUPO 15 Canavieiras 1X0 Eunápolis Belmonte 1 X 1 Porto Seguro GRUPO 16 Itamaraju 2 X 0 Medeiros Neto Itabela 0X1 Prado


14

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

quarta maior abertura de faturamento e público de 2011, perdendo apenas para Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, Rio e Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas. Mais uma adaptação da Marvel para as telonas, de um super herói esquecido pelas novas gerações. E como o título já diz, o primeiro patriota da linhagem de heróis famosos.

Caldas Novas (Goiás). A viagem foi a prêmio da gincana, realizada desde 2003 entre os alunos do CMO e na qual os alunos são distribuídos em grupos, por meio de sorteio. A gincana consiste em diversas atividades que visam conscientizar os participantes em diversas áreas sociais e de sustentabilidade .

Aniversários

Araxá RICK E RANGEL tocam sucessos da música sertaneja no Brahma Country Show.

Brahma Country Show oi a festa do fim de semana e tem tudo para ser eleita uma das maiores do ano na Cidade. Reuniu em torno de 1.300 pessoas no Quatro Estações. Os 1.000 litros de Brahma disponibilizados gratuitamente foram totalmente consumidos pelos presentes. Por todo canto tinha gente, seja na área de mesas, no camarote ou na pista. A animação ficou por conta da dupla sertaneja João Arthur e Daniel, que abriu a noite, e da dupla Rick e Rangel, maior atração da noite, que cantou alguns de seus sucessos, como É de Coração, Sai e Vê se Para Com Essa Marra. E também sucessos de outras duplas sertanejas. Após o término da festa, os traillers onde eram vendidos lanches, na Praça de Alimentação, no Centro, ficaram lotados. Quem queria matar a fome no fim da festa teve de esperar mais de meia hora.

F

Ygor Cappelesso, Fernando Maia e Daniel Luiz Kuhn estiveram na FDS Araxá 2001. A 5° edição da festa ocorreu nos dias 5, 6 e 7, no Tauá Hotels e Convention, em Araxá(MG). No line-up da festa vários Djs, de diversos lugares do mundo; entre os principais, Flávio Fischetti, Ale Rauen, Ferris, Puff, Hands Up, Pic Schimtz e Sandro Horta.

Aprovado PAMELA Sakumoto e a pequena Nicole Rodrigo Cunha está de bem com a vida. Ele foi aprovado no sonhado curso de agronomia pela UFG. Agora é aproveitar a nova vida em Goiás

Fortaleza O casal Anderson Morais – Carol Guerra passou férias em Fortaleza. Depois de visitar vários pontos turísticos da cidade, o destino final era sempre a praia.

Festival de Inverno

NA FESTA: Dalle Griebler e Tatiana ...

... Andréia Souza e Elisangela Kischel

Novo Espaço

shows do festival, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, nos dias 5, 6 e 7. Entre eles, os de Arctic Monkeys, Foo Fighters, Coldplay, The Kills e Black Lips. Foram mais de 30 atrações. A transmissão começava às 15h30 dos dias do festival. Milhares de pessoas assistiram os shows e participaram de bate-papos disponíveis nos canais. Foi uma boa oportunidade de se aquecer para a edição brasileira do festival, que acontecerá nos dias 7 e 8 de abril de 2012, no Jockey Clube de São Paulo.

O mais novo espaço de Luís Eduardo é aconchegante, ótimo lugar para um happy hour com amigos ou para levar alguém especial para escutar uma boa música e saborear um petisco, com telão e palco para apresentação de bandas. A Passarela Beer Fest foi inaugurada oficialmente no sábado, 6, e teve bom público para o primeiro dia. As atrações da noite foram a dupla sertaneja João Pedro e Junior, com a participação de Ganso da Gaeta e do cantor Joel Mega Sena. O Passarela está localizado na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa, e atende de quarta a domingo, a partir das 14h.

Bombando ● Estão bombando na net comerciais da Nissan. Com o sucesso, um deles, intitulado Pôneis Malditos, começou a ser vinculado em rede nacional. Outro que faz sucesso é Railuque e Maloque. Boa jogada de marketing da empresa. ● Bombaram também os dois canais que os organizadores do festival de música Lollapalooza abriram no site do Youtube. Era possível assistir ao vivo os principais

Noite Gaúcha Aconteceu na sexta- feira, 12, a partir das 21 horas, a Noite Gaúcha, no Restaurante Cupim Mania. A animação fica por conta do Grupo Alternativo, formado por Ganso, Marco e Roger.

Capitão América O herói da Marvel assumiu fácil a liderança do ranking de espectadores desde a data de lançamento. O Capitão América chegou absoluto com seu poderoso escudo. Além da excelente média de ingressos por sala, já é a

O Festival de Inverno Bahia acontece no próximo fim de semana, nos dias 19, 20 e 21, na cidade de Vitória da Conquista, a aproximadamente 600 km de Luís Eduardo Magalhães. Um festival famoso, já consolidado como o segundo maior da Bahia, perdendo apenas para o Festival de Verão, um dos maiores do Brasil. Esse ano o line-up do festival recebe diversas atrações, para agradar a todos os gostos musicais. Entre as principais, estão as bandas Jota Quest e Cidade Negra, os cantores Nando Reis, Frejat e Jau (exOlodum), a dupla sertaneja Victor e Léo e as cantoras Simone Sampaio, Vanessa da Mata e Ana Carolina. Além dos espaços de música alternativa e das tendas eletrônicas. Tem tudo para ser um belo festival.

Aniversariantes da semana: na segundafeira, 8 de agosto, Vena Giongo, Marcela Turato Alba; na terça, 9, Vinicius Andrade, Renan Ferrari, Igor Ficagna e Roberta Bilhar Ferreira; na quarta, 10, Daniela Taniguti, Guilherme Soares Silva, Gabriela Nayara e David Franke; na quinta, 11, Pamella Sakumoto e Vinicius Vanni. Na sexta, 12, Ana Carolina Janoni e Daniela Griebler. Nesse sábado, 13, Luiz Gustavo Ariati, Camila Dambrós, Wander Marques, Eder Batista, Giovanni Vanzela Barcelos e Reinaldo Souza Leal. E no domingo, 14, Akira REINALDO LEAL Shirabe.

Nomeação Kátia Daniele Maron foi nomeada pelo prefeito Humberto Santa Cruz diretora de Contratação e Administração da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

Em Brasília Ismaille Sulivan esteve em Brasília no último dia 30. Ele participou do aniversário da banda Rio Claro, que frequentemente se apresenta em Luís Eduardo. A comemoração aconteceu em um pub de Brasília e contou com vários fãs, todos convidados da banda. Na apresentação, a banda tocou seu melhor estilo, o country. Houve muita dança e animação.

Cuca Legal De 4 a 8 de agosto, a equipe Azzura, campeã da gincana Cuca Legal 2011, esteve em

NOVO ESPAÇO: Passarela Beer Fest


15

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL

BATE-BOLA LUCIANO DEMETRIUS

SELEÇÃO de vôlei masculino de Barreiras, campeã de sua categoria no I Aberto de Voleibol de Luís Eduardo Magalhães.À direita, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Valtair Fontana. A competição foi disputada no sábado, 6, e no domingo, 7, no ginásio da Faahf. A seleção feminina de Santa Rita de Cássia-BA foi campeã na sua categoria. A seleção de Luís Eduardo Magalhães foi vice-campeã na masculina e na feminina.

Sobre duas rodas equipe do ex-piloto de motocross Jorge Negretti vai se apresentar no domingo, 14, em Luís Eduardo Magalhães, a partir das 17h, na praça em frente ao prédio do Centro Administrativo da Prefeitura. Duas rampas, uma de salto e outra de recepção, serão montadas na praça. Nelas haverá demonstração das manobras radicais de Jorge Negretti e de outros pilotos que compõem o seu grupo. A área ocupada pelas rampas é de 100 metros de comprimento por 20 metros de largura. “A vinda de uma personalidade como o Negretti é um feito para a Cidade, que já está se habituando com a realização de eventos ligados a velocidade e motor”, disse Walmor Stresser, um dos organizadores da apresentação. Campeão Brasileiro de Motocross por sete vezes, Jorge Negretti ficou conhecido no meio esportivo como “Loirinho Maravilha” e conquistou os títulos nas categorias 125 (1987, 1988 e 1990) e 250 (1987, 1990, 1991 e 1998). Negretti também se apresenta em Barreiras, no sábado, 13. Walmor Stresser adianta que a III Etapa da Copa Bahia de Velocidade em Terranas categorias Tubular (autocross) e Mini-Tubular (kartcross), será realizada no próximol dia 21, a partir das 9h, no autódromo Júnior Poletto, ao lado do Centro de Exposições do Bahia Farm Show.

A

Ciclismo. No domingo, 7, os atletas Fausto Oliveira e Mateus Bombarda, de Luís Eduardo Magalhães, participaram da Cerradus MTB, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF). A competição valeu pontos para a 2ª Etapa da Copa Brasília de Mountain Bike. Realizada em um circuito de 5 quilômetros, Bombarda terminou a prova em 5º lugar no pódio da categoria juvenil. Fausto Oliveira teve problemas de saúde e não concluiu a prova na categoria sub-30, devido ao forte calor a baixa umidade da região. A próxima competição será no dia 28 de agosto, na cidade de Corumbá de Goiás, com a participação dos atletas de Luís Eduardo.

Descortinando o mistério Apesar do mistério do técnico Régis, este colunista acredita que o provável time titular da seleção de Luís Eduardo a encarar a de Barreiras é um 4-4-2 com Rangel; Ernandes, Macumba, Boca e Jamerson; Toya, Marcinho, Júnior e Nem; Radinho e Patrício.

Intermunicipal Nos 64 jogos das duas rodadas do Campeonato Intermunicipal, foram marcados 152 gols, o que resulta média de 2,37 gols/partida. Os anfitriões venceram por 27 vezes contra 17 dos visitantes, além de 20 empates.

Bola na rede A maior goleada registrada no Intermunicipal é do Itagibá sobre Ituberá, na 1ª rodada, por 6 a 0. Itagibá também

detém o melhor ataque, com sete gols. Em seguida aparece a seleção de Itapetinga, com seis.

Penúria Sete seleções não marcaram nenhum gol até agora: Biritinga, Ituberá, Mascote e Medeiros Neto. Além delas, Alagoinhas, Araçás e Mata de São João também não balançaram as redes e estão no grupo 3, na qual os cinco gols foram marcados apenas pela seleção de Simões Filho.

Esporte para todos Um grupo de jovens empresários disse a este colunista que em 2012 vai montar uma agência de eventos voltada para atividades desportivas na Cidade. Na agenda, campeonatos de skate, vôlei de areia, bicicross, basquete, futebol, vôlei e esportes de velocidade.

“Ver a habilidade das meninas de uma equipe de futsal foi o que despertou meu interesse em treiná-las nesta modalidade”. Assim o técnico da seleção de futsal de Luís Eduardo Magalhães, Fábio Júnior Medeiros, descreve como veio a se especializar no esporte e na categoria. Professor de educação física em escolas públicas, treinador do projeto Semeando o Futuro (polo Santa Cruz) e árbitro filiado à Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães, Medeiros conta que ficou surpreso ao chegar à Cidade, vindo de Toledo (PR), e encontrar meninas empenhadas em praticar o futsal. “Hoje muitas delas vêm me procurar para saber dos locais e horários dos treinos da seleção”, diz. E é otimista: “Luís Eduardo tem potencial para ter, pelo menos, cinco equipes para que seja organizado um campeonato municipal”. Há quanto tempo você se dedica a treinar equipes femininas? É algo recente. Eu me encantei quando vi a habilidade das meninas daqui de Luís Eduardo Magalhães com a bola. Isso foi em 2009 e no mesmo ano comandei a equipe da escola Onero Costa na Oilem (Olimpíada Intercolegial de Luís Eduardo Magalhães). Fomos campeões e nosso grupo foi disputar, em Salvador, os Jogos da Sudesb, e ficou em terceiro lugar. Em 2010, fui convidado para assumir a primeira seleção de futsal de Luís Eduardo. Quando você ingressou no futsal para treinar na categoria feminina, quais eram as referências em Luís Eduardo Magalhães? Havia as equipes do Terra Agrícola, da Tia Wilma, e da Escolinha Pé Quente, com o professor Leozinho. Consultei ambos para relacionar as melhores atletas para formar a seleção. Enfrentei dificuldades no início, porque era arriscado ceder atletas pois as equipes, de certa forma, iriam ficar desfalcadas. Com o tempo isso foi se ajustando e pude formar a seleção. Com pouca divulgação da modalidade, além das referências que havia, quais eram os outros meios de chamar novas atletas? No início houve um impacto na sociedade porque, por mais que houvesse duas equipes atuando com o futsal feminino, havia resistência à mulher praticar um “esporte para homens”. No Brasil, por mais que tenhamos excelentes jogadoras no futebol de campo, elas são valorizadas em outros países onde há apoio para o esporte. Mesmo assim, as meninas que tinham interesse no esporte se aproximaram da seleção. Com pouco mais de um ano à frente da seleção, quais os resultados dentro e fora das quadras? Em quadra, a participação em competições na Cidade e fora do Estado. Em Luís Eduardo estivemos na Copa da Soja, no Ginásio Terra Agrícola. Também estivemos em Brumado. Fora das quadras, hoje temos visibilidade pelas duas emissoras de rádio e pelo jornal Oeste Semanal. Graças à exposição na mídia local é que

somos reconhecidos. Apesar de Luís Eduardo ter, como você afirmou, interesse das meninas pelo futsal, ainda é restrito o número de equipes na Cidade. E na região Oeste? Hoje só existem a seleção e a equiFÁBIO MEDEIROS pe do Terra Agrícola. A Escolinha Pé Quente não tem mais futsal feminino. Na região, o que prevalece são as seleções municipais. Eu tenho comigo que Luís Eduardo tem potencial para abrigar cinco equipes, fora a seleção. Assim, poderia ser realizado um campeonato municipal. O que falta para realizar um campeonato municipal? Apoio e vontade. As empresas poderiam investir nas equipes, entender que o nome delas (empresas) está exposto nas competições dentro e fora da Cidade e também em outros Estados. Apoiar o esporte não é um custo elevado e traz retorno à imagem de quem patrocina. A raridade de jogos não desestimula o grupo? Eu trabalho essa carência de jogos com as meninas, para que não desanimem. Elas têm preparo para enfrentar qualquer competição, mesmo que não joguem constantemente. Mas é claro que perdem o ritmo, pois precisam da seqüência de jogos. Hoje a seleção está com quantas atletas? No total, são 32 jogadoras. As que treinam periodicamente são cerca de 18. Para algumas é complicado pois são casadas, têm que dar atenção à família. Outras têm problemas quanto ao horário dos estudos. Nós treinamos às terças e quintas-feiras à noite e aos sábados à tarde. Na terça-feira e no sábado, os treinos são na Escola Ottomar Schwenber, no Centro. Na quinta-feira, no Onero Costa, no Santa Cruz. Qual a faixa etária das atletas? Atualmente temos jogadoras desde os 14 até 30 anos. A partir dos 14 anos, aquela que estiver interessada pode procurar pela seleção. Fazemos uma avaliação técnica e física da atleta. O que está reservado na agenda da seleção para o segundo semestre? A próxima competição é o zonal dos Jogos Abertos, em Guanambi, entre 26 e 28 de agosto. E eu acredito que meu grupo é candidato a ficar entre os dois melhores. Temos chance de trazer um bom resultado dessa etapa dos Jogos Abertos. O grupo da seleção está aberto a novas atletas? Sim, eu convido toda atleta interessada em jogar futsal que a procurar a Secretaria de Esportes e Lazer. Quanto mais atletas habilitadas e interessadas tivermos, melhor. Quem tem interesse, que venha treinar conosco.


16

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de agosto de 2011


Oeste Semanal Edição 23