
5 minute read
Um pouco de Ana Moraes, a Mulher ‘mãe’ que trabalha e faz!
A vida é feita de sonhos, desafios e lutas, devemos superar para conquistar os resultados almejado.
Por Leci da Silva
Advertisement
ACanoense, nascida e criada no Bairro Niterói, estudou em escolas públicas com orgulho, onde fez muitas amizades e começou sua militância política como líder de turma e no Grupo de Jovens da Igreja, sempre incentivando todos a buscarem seus sonhos, e sem desculpas por ter estudado em escola pública, pois isto não a impediu de realizar os seus. Cursou Faculdade de Direito, sendo formada e pós-graduada em Direito na UniRitter/Canoas, que considera uma das melhores faculdades, não só da nossa cidade, mas do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa MBA em Gestão Pública na Faculdade IBRA Brasília, pois acredita que é de extrema importância o agente público se especializar, ter conhecimento, para que haja uma melhoria na qualidade dos serviços e um aumento de eficiência no setor público, para melhor atender o cidadão.
Cresceu tentando descobrir qual era sua missão, qual era a sua luta, assim como grande parte dos adolescentes, sempre espelhando-se nos pais, que sempre foram voluntários em ações comunitárias e sociais, ajudando a melhorar a vida das pessoas. Sua trajetória profissional começa aos 14 anos, quando, para auxiliar na renda familiar, inicia a trabalhar em uma fábrica de jeans, logo passando a ser estagiária na Caixa Federal, onde diz que muito aprendeu.
Ana Moraes é casada com o Advogado e Professor Doutor Tiago Oliveira de Castilhos há 14 anos, com quem constituiu uma linda e abençoada família, com os filhos Vitória (estudante de Direito) e Pedro (estudante no 4º ano do ensino fundamental). “Ser mãe é o meu melhor papel, a maternidade, mesmo com todos os seus desafios, é uma dádiva de Deus. Ser o porto seguro de outro ser humano e oferecer-lhe um amor puro e verdadeiro é algo quase inexplicável”, diz Ana Moraes.

Para Ana Moraes, as causas sociais sempre foram de alta relevância, pois acredita que ajudar as pessoas é uma forma de construir novas histórias através do social. Sendo assim, percebeu a necessidade de participar dos meios políticos e so- ciais com a finalidade de equipar-se com ferramentas para melhor alcançar as mudanças que a sociedade ansia.
Ainda em 2016, engajada em poder ajudar mais as pessoas, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora de Canoas. Apesar de não eleita, ficou extremamente grata e motivada por ter recebido 843 votos, uma expressiva votação para primeira candidatura, o que fez com que entrasse para a história como a mulher mais votada da coligação que participou.
Em 2017, assume a importante pasta da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Canoas. Atuando como Gestora
Pública, teve a felicidade de propor algumas pautas que viraram projetos, como a implantação da Campanha da ONU Mulher em Canoas e o Dia Laranja pelo fim da violência contra as Mulheres e Meninas, este em parceria com o Clube Soroptimista Internacional de Canoas, do qual tem orgulho de ser associada. Realizou diversos projetos, como: Cabide Solidário em prol do próximo; Elas+Belas, autoestima para as Mulheres em situação de violência doméstica e familiar; o Projeto Papo Consciente, com palestras de diversos assuntos para os jovens em escolas públicas e Ejas, implantou, na Rede de Enfrentamento a violência doméstica de Canoas, o atendimento às Meninas acima dos 14 anos, no Centro de Referência para as Mulher Patrícia Esber; participou do Projeto Por mim, empregabilidade para as Mulheres, entre outros.
Redação
Em 2019 assumiu interinamente o cargo de Secretária na Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social de Canoas. Também ocupou o cargo de Secretária Geral do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres COMDIM Canoas, de 2017 a 2022. Como colaboradora e Voluntária do Movimento para as Pessoas com Deficiência, Ana Moraes afirma que “Eu empurro esta causa”.
Participou do Fórum Estadual dos Direitos das Mulheres do RS e foi convidada para palestrar sobre os mecanismos e ferramentas de combate à Violência contra Mulheres e Meninas em diversos espaços, como escolas, hospitais, Ubs, Cras, Creas Universidades, igrejas e associações comunitárias.

Ao longo do tempo, realizou vários trabalhos voluntários voltados para ações sociais em prol da inclusão social e profissional das pessoas vulneráveis. A convite, passou a participar, como associada, de entidades e Ongs que prestam serviços voluntários, tais como: Lions Clube Canoas Centro, Clube Soroptimista Internacional de Canoas e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas.

Foi, também, Subprefeita da Subprefeitura da região central, nomeada em 2021 pelo Prefeito Municipal de Canoas, com tarefas de coordenar uma eficiente equipe de trabalho encarregada de demandas solicitadas pelos cidadãos canoenses, fiscalizando todos os serviços executados nas ruas, avenidas, praças e parques, escolas, creches e nos equipamentos sociais e municipais existentes, nos limites da região central.
Em 2022 concorreu ao cargo de Deputada Estadual pela cidade de Canoas, o que valeu como grande experiência, conhecendo muitas pessoas e cidades no nosso Rio Grande do Sul. “Fiquei muita feliz em saber que fui a mulher mais votada do meu partido e que aumentou significativamente o meu capital político em Canoas. Acredito que a presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. É dessa forma que entendo que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política. Hoje, as mulheres representam metade do eleitorado no Brasil; estou no caminho certo”, afirma Ana.
Entrevistada pela redação da Revista Diário de Bordo de maio 2023, Ana Moraes assim respondeu aos questionamentos que lhe apresentamos:
Diário de Bordo: Gostaríamos de saber qual seu trabalho para um mundo melhor a todos os brasileiros?

ANA MORAES: Escolhi o meio político para exercer minha atividade profissional, sempre acreditando que meu trabalho esteja baseado na ética, na verdade e na legalidade. O ser humano, seus direitos e necessidades sociais, são prioridades para mim. Acredito que contribuo para um mundo melhor, realizando meu trabalho com engajamento e carregando estas bases, o que entendo seja condições para mudanças de verdade e para a construção de um mundo melhor para se viver.
DB: Algumas pessoas afirmam que sucesso não é algo que se consegue, mas, sim, que se conquista. Quais as etapas para que se tenha chance de sucesso?
ANA MORAES: Acredito que algumas etapas são importantes para alcançarmos o sucesso, como ter uma base consolidada de si mesma, de quem tu é e onde quer chegar. Buscar conhecimento, ter foco e persistência em seus objetivos e manter sua verdadeira essência, ou seja, sem corromper seus princípios e valores, ser eu mesma!
DB: Nos dias atuais, a mulher tem adotado, cada vez mais, uma postura atuante e independente. Em sua opinião, quais as barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho?
ANA MORAES: Infelizmente, a primeira delas ainda é a cultura do machismo, que engessa a forma das pessoas ver o mundo e ver que somos seres humanos diferentes, com habilidades e competências únicas, mas com direitos iguais. Além disto, mesmo com a crescente independência da mulher, muitas de nós ainda precisa acreditar mais em si mesma, pois somos capazes de realizar tudo o que almejamos. E, por fim, os desafios da vida, do dia a dia, precisam ser encarados com muita garra e determinação.
DB: Gostaríamos de saber como Ana Moraes, mãe, figura pública, voluntária, uma Mulher com multifunção, concilia a maternidade e a carreira profissional?
ANA MORAES: Muitas mulheres, assim como eu, enfrentaram ou enfrentam diversos desafios no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito à maternidade. Acredito que conciliar a maternidade e o trabalho deveria em um mundo ideal, onde não existisse desigualdade de gênero, onde todos seriam responsáveis pela criação dos filhos e as mulheres não precisariam conciliar maternidade e carreira, pois todos contribuiriam igualmente e as mulheres não ficariam sobrecarregadas. Meu esposo compartilha esta responsabilidade comigo e, com planejamento familiar, conseguimos ajudar um ao outro na criação dos nossos filhos e assim aproveitar mais o nosso tempo para fazer diversas coisas.

DB: Em sua opinião, as pessoas nascem com características empreendedoras e multifunção ou elas as desenvolvem conforme a necessidade?
ANA MORAES: Na minha opinião, Deus dá a todas as pessoas um dom, que cada uma descobre e desenvolve de maneira diferente uma das outras. Na pandemia vi muitas pessoas desenvolvendo-se no empreendedorismo por necessidade, que estava relacionado a falta de opção de trabalho e renda.
Outras ao se reinventarem como empreendedores, abriram seus negócios por vislumbrarem uma oportunidade, e não somente pela falta de opção de renda, mas também se descobrindo com mais potencial e habilidades e com isto tornando-se uma pessoa como multifunção.