Edição 1092

Page 1

Diário da Cuesta

Acompanhe as edições anteriores em:

SOGAYAR: CIDADÃO PRESTANTE:

Morre Roberto Sogayar, professor emérito e um dos pioneiros da Unesp Botucatu

(Página 2)

Aluno da 1ª. Turma da Medicina de Botucatu, ativo na Atlética Universitária, pesquisador pioneiro em parasitologia, mestre universitário, membro do Rotary Clube, político militante na renovação política em São Paulo. Esse era Roberto Sogayar. É Registro Histórico�

Na redemocratização política com Franco Montoro!

Na campanha política pela democratização do país, Botucatu foi palco da vitória de Franco Montoro

Delmanto e Sogayar participaram ativamente, sendo que Paulo Sogayar, irmão de Roberto, foi eleito Deputado Estadual. Na foto a partir da direita: Ademir Florian, Figueiroa, Paulo Sogayar, Armando Delmanto, Antônio Delmanto Sebastião Torres e Roberto Sogayar e, abaixo, Roberta Sogayar, hoje Secretária de Turismo de Botucatu. Encerramento da campanha vitoriosa de Franco Montoro, eleito Governador de São Paulo.

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU ANO IV Nº 1092 QUARTA-FEIRA , 8 DE MAIO DE 2024
www.diariodacuesta.com.br

Morre Roberto Sogayar, professor emérito e um dos pioneiros da Unesp Botucatu

Sogayar construiu parte de sua vida em Botucatu, quando veio para estudar em 1960

Um dos especialistas em parasitologia mais reconhecidos do país, o Professor Emérito da Unesp Botucatu, Roberto Sogayar faleceu nesta terça-feira, 7 de maio, aos 83 anos.

As causas do óbito não foram informadas. Velório ocorre no Complexo Funerário de Botucatu, com o sepultamento marcado para as 14 horas de quarta-feira, 8 de maio, no Cemitério Jardim. Natural de Ribeirão Claro (PR), Roberto Sogayar construiu parte de sua vida em Botucatu, quando veio para estudar no início da década de 1960, na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas da Botucatu.

Foi casado com Maria Inês Terra Leme Sogayar por mais de 50 anos e teve três filhas chamadas: Maria Elvira, Lelia e Roberta, atual Secretária Municipal de Turismo. Sogayar foi membro atuante do Rotary Interna-

EXPEDIENTE

cional, onde destacou-se por viabilizar projetos que beneficiaram o Hospital das Clínicas e a APAE de Botucatu com investimentos financeiros.

Sogayar era Professor Emérito do Instituto de Biociências de Botucatu, onde desenvolveu suas atividades no Departamento de Parasitologia. Foi um dos responsáveis pela consolidação da Unesp no município.

O acadêmico foi pioneiro no esforço de criar um modelo brasileiro de legislação para orientar a conduta ética na pesquisa e atuou como primeiro presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do IBB. Em pesquisa, atuou na área de parasitologia animal e humana.

Devido à sua relevante atuação na área científica e educacional, Sogayar recebeu em 2017 o título de Cidadão Botucatuense. Em 2023 foi nomeado patrono da Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, ocupando a cadeira número 18 da entidade.

(Notícias.Botucatu)

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Diário da Cuesta 2
Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689 NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes

Diário da Cuesta 3

FUNDADO O PMDB EM BOTUCATU

Em Botucatu, após a extinção dos partidos políticos existentes (ARENA e MDB), a ARENA foi sucedida pelo PDS e o MDB pelo PMDB, foi quando se criou o PT e tivemos a volta do PTB.

O PMDB de Botucatu conseguiu reunir as mais expressivas lideranças políticas, passando a ser a grande promessa para as eleições majoritárias estaduais e municipais de 1982, quando pela primeira vez desde 1964, os Governos Estaduais seriam eleitos DIRETAMENTE pelo povo. Professores universitários, lideranças sindicais, advogados e políticos botucatuenses uniram-se nesse esforço a favor da volta da plena democracia em nosso país. Eu estava sem partido quando da extinção dos dois partidos existentes e ingressei no PMDB a convite do antigo presidente do MDB, vereador Progresso Garcia, passando a fazer parte do primeiro Diretório Municipal do partido. Tendo o engº Antonio Jamil Cury como seu pré-candidato a Prefeito Municipal, o PMDB assumia a postura de principal trincheira em defesa do Estado de Direito.

A situação política local estava temerosa com o crescimento do PMDB em nossa cidade e, mesmo contando com a candidatura do ex-prefeito Plínio Paganini, resolveu lançar em sublegenda o empresário Mário Sartor. O PMDB, para evitar imprevisto, eis que Plínio Paganini era considerado um político populista e bom de voto e com a soma dos votos da candidatura do empresário Mário Sartor, para vice, o vereador e ex-presidente do Legislativo, João Carlos Moreira, resolveu lançar também uma sublegenda. Como eu era o vereador mais votado do PMDB, fui convocado para assumir a sublegenda. Para a vice, foi convidado o médico Roberto Sogayar, da primeira turma da FCMBB, muito bem relacionado, como liderança no movimento estudantil e atuação cultural na cidade

O PMDB de Botucatu estava em situação privilegiada A chapa Jamil Cury/Joel Spadaro trabalharia com o candidato Severo Gomes ao Senado e a chapa Armando Delmanto/Roberto Sogayar trabalharia com o candidato Almino Affonso ao Senado.

Para a deputança estadual, o PMDB local trabalhou com as candidaturas de Agostinho Torres que mesmo não sendo eleito obteve boa votação e com as candidaturas do escritor Fernando Morais que já vinha ajudando a cidade como deputado e a candidatura de Paulo Sogayar, irmão do candidato a vice-prefeito, Roberto Sogayar, ambos foram eleitos com grande votação.

COMÍCIO DA VITÓRIA

Em Botucatu, a chapa Jamil Cury/Joel Spadaro saiu vitoriosa. O fenômeno da VIRADA DEMOCRÁTICA, em nossa região, conseguiu o que parecia impossível: eleger o Prefeito de São Manoel. Temeroso pelo fato do candidato do PDS a prefeito ser Geraldo de Barros primo do candidato a governador Reynaldo de Barros e com grande tradição política na cidade, o PMDB não conseguiu a candidatura de seu candidato natural. Assim, juntamente com o deputado Fernando Morais fomos àquela cidade e conseguimos com que um jovem militante do partido, Milton Casquel Monti, saísse candidato ao “sacrifício”. Eis que aconteceu o inesperado: a caminho do grande encerramento da campanha, quando passaria por Botucatu, Montoro resolveu fazer comício em São Manoel e enfrentar os adversários em casa... O comício foi um estrondoso sucesso. Pois bem, Milton Monti ganhou as eleições e passou a ser o mais jovem prefeito municipal eleito em 1982.

Na perspectiva do tempo e da história, a campanha eleitoral de 1982, em Botucatu, só restou em seus aspectos positivos e com a vitória da redemocratização. Os votos da legenda e da sublegenda se somaram. A destacar como positivas e partes do processo político as candidatura de Lair Quirinéia a prefeito pelo PT e de Wanderly Pizzigati, pelo PTB. Botucatu soube levar a bom termo a sua participação nesse importante momento da vida política nacional. Com a vitória de Montoro e tantos outros peemedebistas em outros estados, a luta pelas “DIRESTA JÁ” tomou corpo e conquistou o país, culminando com a eleição (ainda indireta) de Tancredo Neves à Presidência do Brasil. (Blog do Delmanto, 25/01/2016)

Peça teatral: Marcão, Marlene Caminhoto, Sogayar sentado, Maria Eneida Marcondes Aiello e Thaca.
Diário da Cuesta 4
edifício
Primeiro
residencial de Botucatu/1982/Edifício
Sofial Toledo Zanoto

(Peabiru, Revista Botucatuense de Cultura/1987/nº 05)

Diário da Cuesta

5
DE BARRETOS
DA
A DIREITA:
MARINS, HENRIQUE
DELMANTO E ROBERTO
Diário da Cuesta 6
PELA DIRETORIA DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BOTUCATU NA RECEPÇÃO AO DR HENRIQUE PRATA DO HOSPITAL DO AMOR
QUE VEIO APOIAR O NOSSO HOSPITAL.
ESQUERDA PARA
DR FRANCISCO
PRATA, ARMANDO
SOGAYAR
NO LANÇAMENTO DO LIVRO “MEMÓRIAS DE BOTUCATU”, 1990, NO BOTUCATU TÊNIS CLUBE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.