Page 1


Patrocinador

Apoio

Apoio Institucional

ASSOCIAÇÃO DE HOSPITAIS E SERVIÇOES DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA

Realização


O PRÊMIO BENCHMARKING SAÚDE SE NOTABILIZOU COMO O EVENTO SOCIAL MAIS IMPORTANTE DO MERCADO DE SAÚDE DE TODO O NORDESTE.


PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, O PRÊMIO BENCHMARKING SAÚDE FOI REALIZADO NO SOLAR CUNHA GUEDES (CORREDOR DA VITÓRIA), EM SALVADOR.


ÍNDICE

APRESENTAÇÃO 07 VENCEDORES 09 - 61 ESPECIAL: DESTAQUE GRUPO DE SAÚDE 09 ESPECIAL: GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA 11 AÇÃO SOCIAL 13-15 EMPRESÁRIO DO ANO 17 HOSPITAL DIA 19 HOSPITAL FILANTRÓPICO 21-23 HOSPITAL PRIVADO (INTERIOR DO ESTADO) 25-27 HOSPITAL PRIVADO (PEQUENO E MÉDIO PORTE) 29 LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS 31 LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (INTERIOR DO ESTADO) 33-35 SANTAS CASAS (INTERIOR DO ESTADO) 37-39 SEGURADORA 41 SERVIÇO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM 43-45 SERVIÇO DE HOME CARE 47-49 SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA 51 SERVIÇO DE ONCOLOGIA 53 PREMIAÇÃO COMPLIANCE: HOSPITAL FILANTRÓPICO COMPLIANCE 55 PREMIAÇÃO COMPLIANCE: LABORATÓRIO INTERIOR DO ESTADO COMPLIANCE 57-59 PREMIAÇÃO COMPLIANCE: LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS COMPLIANCE 61

MEMORIAL 63 COMISSÃO JULGADORA 70 CONTATOS 71


TRÓFEU DO PRÊMIO BENCHMARKING SAÚDE FOI ENTREGUE NO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2016.


APRESENTAÇÃO

C

UM BRINDE AOS VENCEDORES hegamos a mais um Prêmio Benchmarking, o sexto da história do evento. Em todos esses anos, a premiação pôde reunir, em um mesmo espaço, as principais referências da saúde do nosso estado, em uma festa cercada de expectativa. Para lá de tudo o que acontece na escolha do prêmio – indicação dos concorrentes, produção de cada case e votação – a festa de entrega dos troféus é um momento único. É a materialização de um reconhecimento feito pelo próprio mercado. Para muitos, uma noite inesquecível.

Em todos esses anos, algumas centenas de executivos e empresários subiram ao palco de nossa festa para receber a condecoração máxima em gestão no mercado de saúde mais importante do Nordeste. E ser escolhido benchmarking – estar entre os cinco melhores do mercado – para disputar o pódio já é motivo de orgulho. Dos mais de três mil serviços de saúde existentes em nosso estado, pouco mais de 150 são selecionados e 50 são laureados com a condecoração ouro, prata e bronze, além dos prêmios especiais. Em 2016, a festa do benchmarking ganhou outro sentido, diante da crise mais avassaladora já vivida pelo mercado de saúde do nosso país. Afinal, somente as empresas bem geridas são capazes de resistir à tamanha provação. Com o foco em boas práticas de gestão e na partilha de bons exemplos de governança, a festa de entrega do Prêmio Benchmarking Saúde é, por tudo isso, um momento de catarse para o empresariado, de festejar uma conquista repleta de suor e muita energia. A todos os que fazem parte desse, que se tornou o evento social mais importante do empresariado da saúde em nossa região, nossos agradecimentos. Até 2017.

Reinaldo Braga CEO Grupo Criarmed


Responsável Técnico: Dr. Airton Ribeiro - CRM: 10652.

PRÊMIO ESPECIAL: DESTAQUE GRUPO DE SAÚDE | GRUPO CAM

PRESIDENTE DO GRUPO CAM, JOÃO SOARES DE ALMEIDA, E DIRETORIA MÉDICA


“Mesmo com todas as adversidades do mercado de saúde, assim como da economia de um modo geral, o Grupo CAM segue investindo alto na sua ampliação para atender, cada vez melhor, os seus pacientes” Dr. João Soares, presidente do Grupo CAM

Pioneirismo, referência e gestão humanizada com excelência em saúde para toda a família

R

eferência em diagnóstico por imagem, saúde da mulher e oncologia, além de oferecer serviços de medicina nuclear e combate à osteoporose, o Grupo CAM foi eleito pelas operadoras de saúde o Melhor Grupo de Saúde da Bahia na premiação Benchmarking Saúde 2015/2016. Formado pela CAM, CLION, ION, GMN e OSTEO, o Grupo há quase 40 anos vem oferecendo à sociedade baiana um serviço de excelência focado em uma equipe qualificada, tecnologia de ponta e humanização. O Grupo CAM possui o mais amplo e qualificado serviço de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama na Bahia. São 50 profissionais gabaritados envolvidos, dentre mastologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas. Aliada à sua equipe médica de peso, a inovação tecnológica norteia a trajetória do grupo. A CAM foi a primeira clínica do Norte e Nordeste a dispor de equipamento de mamografia e uma das primeiras do país a oferecer punção de mama. O grupo também trouxe para a Bahia a primeira estereotaxia digital, além da mamografia digital DR e a tomossíntese, de altíssima eficácia na detecção do câncer de mama. A CAM também é a única na Bahia e uma das poucas no Brasil a realizar procedimentos mamários guiados por ressonância magnética (mamotomia e localização de lesões por ROLL), além de possuir um centro de genética especializado em câncer e oferecer o serviço de oncoplástica. “Mesmo com todas as adversidades do mercado de saúde, assim como da economia de um modo geral, o Grupo CAM segue investindo alto na sua ampliação para atender, cada

vez melhor, os seus pacientes”, declara Dr. João Soares, presidente do grupo. Até o final de 2016, o Grupo CAM ganhará duas novas unidades: uma da CLION no Hospital Português e outra em Lauro de Freitas, que abrigará as clínicas CAM e CLION. Recentemente, foi aberta uma unidade auxiliar da CLION no Hospital da Bahia e foi feita uma reforma completa da CAM Canela, além de duplicar o seu atendimento de ressonância magnética na CAM Itaigara. Sua ampla estrutura permite que o paciente tenha todas as demandas atendidas em um só lugar, com comodidade e segurança. É com este propósito que a Clínica CAM oferecerá em Lauro de Freitas, assim como na capital, uma gama variada de exames, como ultrassonografia, ressonância magnética, radiologia, mamografia DR, tomossíntese, core biopsy e mamotomia. A CLION disponibilizará uma equipe pluridisciplinar de médicos clínicos, oncologistas, mastologistas, urologistas, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiros, além de cirurgiões oncológicos de tórax, cabeça e pescoço. O serviço de excelência do Grupo CAM já proporcionou à CLION vários reconhecimentos. Certificada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, desde 2014, a clínica de oncologia do grupo avançou mais uma etapa em 2016, conquistando o selo de acreditação Nível 2. Agora, a CLION inicia um novo processo em outro patamar, a acreditação internacional. A Accreditation Canada International (ACI) utiliza a metodologia QMentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. A CLION é a primeira clínica de oncologia no Nordeste integrante do programa QMentum.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

09


Responsável Técnico: Dr Nilson Roberto Ribeiro Oliveira Junior - CRM 13014

PRÊMIO ESPECIAL: GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA | HOSPITAL DE ILHÉUS

ENTRADA PRINCIPAL DO HOSPITAL DE ILHÉUS, VENCEDOR DO PRÊMIO ESPECIAL: GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA


“O maior dos desafios ao estruturar esses novos serviços reside na cultura organizacional do hospital, em assimilar um novo modelo de gestão e demais conceitos, como hospitalidade, humanização” Jorge Vianna, diretor-geral do Hospital de Ilhéus

Desempenho sustentável, com transparência, justiça e responsabilidade

R

eferência em atendimento infantil, o Hospital de Ilhéus, localizado no coração de um dos municípios mais antigos da Bahia, venceu o Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, na categoria especial Governança Administrativa. Para o diretor-geral da unidade, Dr. Jorge Vianna, esse é um reconhecimento que “contribui para o desempenho sustentável da organização e influencia os agentes de nossa sociedade a promover maior transparência, justiça e responsabilidade junto aos públicos interno e externo”. Com 78 anos de atividade e média mensal de cinco mil procedimentos, o Hospital de Ilhéus viu, nos últimos anos, surgir na região uma demanda crescente por outras especialidades médicas. A cultura organizacional criada na empresa tornou possível, de acordo com a administradora da unidade, Laline Maria O. de Almeida, enxergar essa demanda e, a partir daí, passar a trabalhar para supri-la. “Estamos sempre em obras. Atualmente, parte de nosso piso térreo passa por reforma e ampliação”, conta a administradora. Além de referência em pediatria, o hospital inaugurou, nos últimos meses, mais 20 leitos e uma ala especial para diagnóstico por imagem, com serviços de ressonância e tomografia computadorizada, e laboratório de análises clínicas, que agora atende ao público externo. A expansão da estrutura física e de atendimento – são 98 leitos e 140 profissionais, entre médicos, técnicos e enfermeiros –, permitirá, ainda em 2016, colocar em funcionamento o setor de hemodinâmica - dedicado à realização de procedimentos de alta complexidade cardio-neuro-vascular e realizar importantes exames, como angioplastia, arterioplastia, cateterismo e implantação de marca-passo. Vianna destaca a ampliação do horário de atendimento da ala ortopédica (com trauma), que passará a atender 24 horas por dia.

O Hospital de Ilhéus oferece também suporte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reforçando o atendimento a esse tipo de demanda no município. Com capacidade de 16 leitos ativos, foi instalada buscando oferecer assistência humanizada, qualificada e segura, a fim de proporcionar melhores condições de recuperação aos pacientes. Essas conquistas, para o diretor Jorge Vianna, são resultado de um esforço de todos os setores. “O maior dos desafios ao estruturar esses novos serviços reside na cultura organizacional do hospital, em assimilar um novo modelo de gestão e demais conceitos, como hospitalidade, humanização, entre outros meios de encantamento, agregados durante o processo de maturidade do serviço e de capacitação constante dos profissionais”. O aprendizado adquirido durante o trajeto percorrido até aqui e a competência administrativa impulsionam a administração do Hospital de Ilhéus a buscar novas conquistas. Os planos para o futuro demonstram isso. A unidade prepara, para o segundo semestre de 2016, a oferta da cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, está concluindo a implantação do prontuário eletrônico e estão sendo construídos novos espaços para o refeitório, cozinha industrial, instalações da farmácia, setor administrativo, lavanderia e ampliação do pronto-socorro infantil. Vale ressaltar que todas as transformações oriundas no Hospital de Ilhéus se devem ao empreendedorismo da diretora Sandra Lígia Galdino de Oliveira, responsável não só pelas modificações na estrutura física do hospital, bem como pela montagem da equipe multidisciplinar competente.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

11


Responsável Técnico: Dr. Ricardo Madureira - CREMEB 12793.

AÇÃO SOCIAL | SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA

A DIRETORA DE AÇÃO SOCIAL E CULTURA, LISE WECKERLE, O PROVEDOR ROBERTO SÁ MENEZES, A GERENTE DE AÇÃO SOCIAL, LÍCIA VALENTE, E AS CRIANÇAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JURACY MAGALHÃES


“O sentimento de dever cumprido é muito grande, ainda mais por fazermos tudo praticamente sozinhos, com a ajuda dos nossos parceiros e de alguns doadores, que se sensibilizam com a nossa causa” Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia

Promover o bem-estar, fornecendo as ferramentas necessárias para o crescimento dos mais necessitados

A

o longo de seus 467 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia vem promovendo em Salvador ações sociais constantes e ininterruptas. A instituição realiza anualmente milhares de atendimentos gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ajudando a promover o bem-estar da população local. Pela quarta vez, a entidade conquistou o troféu Ouro no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, categoria Ação Social. Para o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, a premiação é o reconhecimento à maneira profissional e dedicada com a qual a instituição ajuda milhares de pessoas em seu caminho, na busca pela ascensão social. “O sentimento de dever cumprido é muito grande, ainda mais por fazermos tudo praticamente sozinhos, com a ajuda dos nossos parceiros e de alguns doadores que se sensibilizam com a nossa causa”, afirma o gestor. Segundo ele, 60% dos custos das atividades sociais realizadas pela organização são bancados pela própria Santa Casa da Bahia. Os 40% restantes têm sido cobertos por alguns programas e convênios, além de poucas – mas valiosas –, doações recebidas de pessoas físicas e jurídicas. “Espero que a Santa Casa da Bahia inspire outras organizações a dedicarem parte de seu tempo e investimento em projetos dessa natureza. A população precisa muito”, declara o provedor. A instituição mantém sete Centros de Educação Infantil, sendo seis no Bairro da Paz e um em Nazaré. O projeto presta atendimento a cerca de 800 crianças, que recebem educação em período integral, cinco refeições diárias,

acompanhamento pedagógico, psicológico e nutricional. “Contamos com o apoio de médicos pediatras e odontólogos voluntários”, conta Sá Menezes. Cerca de metade das despesas dos Centros de Educação Infantil é custeada por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação. No Bairro da Paz, a instituição mantém o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, com uma série de projetos para crianças, jovens e adultos. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, que formaram 238 pessoas em 2015, e possui uma Escola de Informática e Cidadania, capacitando mais de 260 pessoas por semestre. No Avançar funciona o Balcão de Justiça e Cidadania, que presta assistência jurídica à comunidade do Bairro da Paz. O projeto também abriga uma das sedes do Coletivo Coca-Cola na Bahia, que oferece cursos preparatórios para atuação no mercado de varejo. Em parceria com o NEOJIBA, a Santa Casa da Bahia oferece ensino musical a cerca de 130 crianças e adolescentes com a Banda Sinfônica da Paz e o Coral da Paz. A Biblioteca Graciliano Ramos é outra iniciativa da instituição no Bairro da Paz, com um acervo de mais de 4 mil livros. Outras atividades, como oficinas de poesia e o Clube do Livro, servem de incentivo à leitura e estímulo à criatividade para crianças e adolescentes da localidade. Por meio de parceria com a Unifacs, também são oferecidos cursos preparatórios para o ENEM, com aulas de português, matemática e redação. “Damos a essas pessoas as ferramentas para que transformem suas vidas, vivam de maneira melhor. Procuramos deixar um legado de aprendizado e crescimento contínuos”, explica o provedor sobre as ações da Santa Casa.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

13


Responsável Técnico: Dr. Tarcyo Antônio Silva Bonfim - CRM:

AÇÃO SOCIAL | SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA

HOSPITAL CALIXTO MIDLEY FILHO, UMA DAS CINCO UNIDADES DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA


“A Santa Casa de Itabuna completa 100 anos em 2017 e permanece vanguardista da saúde no interior da Bahia durante todo este tempo, fruto de muito trabalho e da dedicação ao nosso lema Deus Caritas est” Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior, Provedor da Santa Casa

P

Cristianismo e humanização como valores para atender aos mais necessitados

aralelo ao serviço médico-hospitalar e de formação profissional, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna registra o trabalho das Irmãs Auxiliadoras, um grupo de 40 senhoras de caridade que trabalha voluntariamente em benefício da instituição filantrópica de saúde. As Irmãs compõem uma entidade estatutária eleita junto à chapa da Provedoria e desenvolvem ações beneficentes para arrecadação de fundos destinados às obras sociais da instituição. Na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, o trabalho social desenvolvido pela Santa Casa foi homenageado como um dos mais importantes no estado pelo trade da saúde baiano, com o troféu Prata na categoria Ação Social. Entre as iniciativas das Irmãs, destaque para conquistas recentes, como a aquisição de poltronas para acompanhantes nas enfermarias do SUS, climatização da recepção da unidade de radioterapia, ampliação e reforma da brinquedoteca e construção do solário do Hospital Manoel Novaes, esses dois últimos com previsão de entrega ainda em 2016. Importante ressaltar o papel social do Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Itabuna, instalado no Hospital Manoel Novaes. Centro de referência regional em atenção à saúde da mulher e da criança, o hospital articulou ações com a Atenção Básica, os Serviços de Regulação de Leitos e as Secretarias Municipais de Saúde na macrorregião de cobertura. Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi certificado na categoria Ouro pelo Programa de Cooperação na Região Iberoamericana

para troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de aleitamento materno e Banco de Leite Humano (IberBLH). O prêmio é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e foi recebido por toda a equipe como um reconhecimento aos serviços prestados no estímulo e disseminação sobre a importância do aleitamento materno. Em 2015, pelo 20º ano consecutivo, o Manoel Novaes recebeu o título de Hospital Amigo da Criança. A titulação é parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC –, idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. As ações de aconselhamento materno do Manoel Novaes se propagam no âmbito da assistência hospitalar, ambulatorial, comunidade e domicílio, realizados pelos profissionais do Banco de Leite Humano, assim as rotinas são cumpridas acrescidas por um olhar multiprofissional. “Agregamos o ambulatório de gestação de alto risco, realizando semanalmente o aconselhamento materno às gestantes atendidas”, informa o provedor Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior, no comando da instituição ao lado do vice-provedor Dr. Sílvio Porto, de Sílvio Roberto Souza de Oliveira e Edmar Margotto Júnior como 1º e 2º secretários, de Ronaldo Abude e Peter Deveris Lemos como 1º e 2º tesoureiro, além dos 18 membros do Conselho Deliberativo, 3 suplentes e 18 membros das Irmãs Auxiliadoras. “A Santa Casa de Itabuna completa 100 anos em 2017 e permanece vanguardista da saúde no interior da Bahia durante todo este tempo, fruto de muito trabalho e da dedicação ao nosso lema Deus Caritas est”, declarou o provedor Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

15


Responsável Técnico: Dr. Marcelo Zollinger - CRM:6271.

EMPRESÁRIO DO ANO | MARCELO ZOLLINGER (HOSPITAL DA BAHIA)

MARCELO ZOLLINGER, SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DO HOSPITAL DA BAHIA


“Somente com qualificação assistencial e percepção dos anseios do mercado poderemos manter a nossa posição. Insistir em treinamentos, trabalhar na vanguarda científica e tecnológica e manter um ambiente de segurança é essencial” Marcelo Zollinger, superintendente executivo do Hospital da Bahia

Assistência qualificada e gestão consolidada na alta complexidade

O

Hospital da Bahia (HBA) é um exemplo de como uma gestão moderna, comprometida com a ética, rígida nos controles e focada na qualidade assistencial pode transformar uma empresa. A unidade, que completou 10 anos em 2016, se consolidou como referência em gestão empresarial, cuidando da relação com os stakeholders e dirigindo o Plano Diretor e Estratégico da instituição para o setor de alta complexidade. Desde que assumiu a Superintendência Executiva do Hospital da Bahia, há cerca de cinco anos, o médico e empresário Marcelo Zollinger realizou uma verdadeira revolução na gestão da instituição. Zollinger resgatou a credibilidade do hospital junto aos principais públicos estratégicos, promovendo transformações que levaram a organização a ganhar visibilidade no mercado de saúde do Brasil.

de desenvolvimento do hospital do ponto de vista assistencial, através de investimentos em recursos humanos, tecnológicos, reformas e ampliações, tudo com recursos próprios. “Somente com qualificação assistencial e percepção dos anseios do mercado poderemos manter a nossa visibilidade e a nossa posição atual. Insistir em treinamentos, trabalhar na vanguarda científica e tecnológica e manter um ambiente de segurança e conforto para médicos, colaboradores, fornecedores e fontes pagadoras é essencial”, pondera.

“O Hospital da Bahia é uma instituição jovem e, num prazo relativamente curto, nós conseguimos transformá-lo em uma referência nacional”, diz Zollinger. Conforme o superintendente executivo, vários fatores foram determinantes para essa nova configuração. “Assistência qualificada, médicos motivados e fidelizados, gestão consolidada na Alta Complexidade, estrutura operacional e administrativa focada nos resultados, e responsabilidade nas relações comerciais com planos, operadoras e fornecedores. Tudo isso compõe um ambiente de trabalho que transmite conforto e segurança para todos”, enumera o gestor.

O empresário também cita o lançamento do Plano Estratégico de Ampliação do Hospital da Bahia, que incorporará em 2017 mais de 270 leitos e um novo centro cirúrgico. “Nada disto poderia ser feito, principalmente com a imensa agilidade na sua realização, se nós não tivéssemos o apoio, a interação e o contínuo incentivo dos meus sócios, parceiros e amigos Fernando Júnior, Jadelson Andrade, Lilian Tombo e de todos os colaboradores do hospital, dos meus parceiros fornecedores, parceiros de operadoras e planos de saúde e de meus colegas médicos, amigos de todas as horas, e que há seis anos, em meio a tantas incertezas e dificuldades, acreditaram em mim, acreditaram em um sonho, acreditaram em um projeto. Hoje, após estes seis anos, aquele sonho é uma realidade e a Bahia pode se orgulhar de ter um dos mais qualificados hospitais do Brasil”, conclui.

Além disso, o Hospital da Bahia resgatou a segurança institucional através da atração de médicos qualificados. Com visão empreendedora e estratégica, Zollinger consolidou o projeto

O executivo cita ainda inúmeras ações que levaram a instituição e a sua gestão à condição de benchmarking. “A consolidação do Projeto da Alta Complexidade, o investimento em qualificação tecnológica e recursos humanos, a criação do Instituto do Cérebro e a criação do Instituto Integrado de Oncologia AMO-Hospital da Bahia.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

17


Responsável Técnico: Dr. João Braulio N. Macedo - CRM 3706

HOSPITAL DIA | ITAIGARA MEMORIAL

O COORDENADOR MÉDICO DO ITAIGARA MEMORIAL, HUGO DANTAS, DIRETOR SUPERINTENDENTE, FÁBIO BRINÇO, A DIRETORA OPERACIONAL, TÂNIA CHAGAS, OS DIRETORES MÉDICO, JOÃO BRÁULIO MACEDO E ADMINISTRATIVO, MILTON ALOI


“Nossa equipe é o nosso diferencial. O patrimônio humano é o maior diferencial de uma instituição e o Itaigara Memorial sempre priorizou a formação de uma equipe diferenciada” Fábio Brinço, diretor superintendente do Itaigara Memorial

C

Aporte em infraestrutura e investimento nos profissionais

riado em 1997, por um grupo de empresários decididos a oferecer uma unidade hospitalar moderna, com conforto e segurança para médicos, pacientes e corpo funcional, o Itaigara Memorial é hoje um case de sucesso quando se trata de Hospital Dia. Com 19 anos de história, o empreendimento – um dos primeiros Hospitais Dia multidisciplinares do país – se consolidou como referência e expandiu a confiança de todos os players do setor. A empresa foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, a melhor do mercado baiano, com o troféu Ouro na categoria Hospital Dia do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. “O mercado reconhece no Itaigara Memorial a essência do nosso trabalho, sacramentada na nossa missão, que é prestar serviços hospitalares com qualidade, segurança, tecnologia e humanização”, declara Fábio Brinço, diretor superintendente do Itaigara Memorial. “A seriedade com que nós nos debruçamos nos processos de atendimento ao paciente acontece alinhada aos nossos cinco princípios: qualidade, confiança, segurança, humanização e ética”, continua Brinço. Em consonância com o seu discurso estão as ações executadas ao longo do último ano. Em 2015, a ampliação do Hospital Dia, iniciada em 2014, foi concluída, agregando à estrutura quatro novas salas cirúrgicas e 14 novos leitos. “A ampliação re-

presenta um aumento de 60% da capacidade instalada do hospital e um acréscimo de 40 novos colaboradores”, explica o executivo. Além do aporte em infraestrutura, foram realizados investimentos em equipamentos de vídeo-cirurgia, a exemplo da aquisição de duas novas torres Spies/Storz, com vistas a atender à crescente demanda em ginecologia, especialidade já consagrada no Itaigara Memorial Hospital Dia. De acordo com Brinço, a ampliação das instalações gerou a necessidade de investimentos em TI, através da reformulação do parque de servidores de dados da instituição, tanto em hardware, quanto em infraestrutura física. “Um investimento que trouxe rapidez e segurança em relação às informações e no processamento de dados, em todos os processos informatizados da empresa”. A consolidação do status de referência em Hospital Dia atribuído ao Itaigara Memorial, na opinião de Brinço, deve-se à seriedade com que os profissionais se debruçam nos processos de atendimento ao paciente, sempre em busca das melhores práticas do setor. “Nossa equipe é o nosso diferencial. O patrimônio humano é o maior diferencial de uma instituição, não importa o segmento”, reflete. “E, desde a fundação, o Itaigara Memorial sempre priorizou a formação de uma equipe diferenciada, seja nas áreas técnicas/operacionais, seja nas áreas de retaguarda/apoio. Muito mais do que instalações e equipamentos de ponta, nós temos uma equipe de ponta”.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

19


Responsável Técnico: Dr. Ricardo Madureira - CREMEB: 12793.

HOSPITAL FILANTRÓPICO | HOSPITAL SANTA IZABEL

RICARDO MADUREIRA, DIRETOR TÉCNICO ASSISTENCIAL, MÔNICA BEZERRA, DIRETORA ADMINISTRATIVA E DE MERCADO, O PROVEDOR ROBERTO SÁ MENEZES, EDUARDO QUEIROZ, SUPERINTENDENTE DE SAÚDE, E GILSON FEITOSA, DIRETOR DE ENSINO E PESQUISA


“Essa conquista é mais um indicativo seguro de que o Hospital Santa Izabel vem trilhando o caminho certo, ao adotar uma estratégia de gestão profissionalizada e eficiente, que incorpora produtividade e padrão de qualidade” Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia

N

Competência e dedicação para cuidar e estimular a dignidade das pessoas

o ano em que completa 123 anos de história na secular sede do bairro de Nazaré, o Hospital Santa Izabel tem muito a comemorar. A unidade, mantida pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, construiu uma trajetória reconhecida pela competência e dedicação, que contribui com o desenvolvimento da saúde no estado e no Brasil. O Santa Izabel recebeu o troféu Ouro na categoria Hospital Filantrópico do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. “Essa conquista é mais um indicativo seguro de que o Hospital Santa Izabel vem trilhando o caminho certo, ao adotar uma estratégia de gestão profissionalizada e eficiente, que incorpora produtividade e padrão de qualidade com atendimento resolutivo e seguro ao paciente”, acredita o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes. O gestor destaca que, ao adotar técnicas modernas de administração e instituir novos padrões de eficiência, o hospital se alinhou com instituições reconhecidas por sua excelência na área da saúde. “O nosso posicionamento estratégico é o de buscar a excelência operacional”, afirma. Nessa linha, a instituição investiu em 2015 aproximadamente R$ 17,5 milhões na execução de 19 projetos, para uma das mais abrangentes e significativas reestruturações da história do hospital. Seguindo tendência internacional, cerca de R$ 8 milhões foram aplicados nos três pilares fundamentais da Tecnologia da Informação (TI): equipe, infraestrutura e sistemas de informação. Em sintonia com o planejamento estratégico, revisado através da metodologia empreendida pela Fundação Dom Cabral, a vocação do hospital e as mudanças

do padrão epidemiológico da população, os investimentos foram fundamentais para adequar e expandir instalações físicas, ampliar serviços, adotar novas tecnologias, capacitar profissionais, incrementar a produtividade, melhorar o acolhimento, segurança e acessibilidade de pacientes. “Importante reforçarmos que os investimentos no Santa Izabel são executados sem perdermos a ideia principal da saúde: a assistência”, salienta Sá Menezes. Centro de referência nacional em saúde, reconhecido pela eficiência do atendimento em 39 especialidades médicas, o Santa Izabel possui 549 leitos e mais de 4 mil colaboradores. A unidade, que oferece serviços de alta complexidade e apoio diagnóstico e terapêutico, conquistou em 2015 o nível mais importante de certificação: a Acreditação com Excelência – Nível 3. A metodologia adotada foi a da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que prioriza a segurança do paciente, o gerenciamento de risco e da rotina e indicadores de qualidade e desempenho. No Brasil, menos de 2% das unidades de saúde possuem essa certificação máxima. “Com essa conquista, passamos a integrar o seleto grupo de hospitais com serviços de excelência no atendimento à população”, orgulha-se o provedor da Santa Casa. A acreditação envolveu, ainda, a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais. Roberto Sá Menezes também destaca que, como diretriz institucional, o projeto de acreditação inseriu o conceito de Governança Clínica, ampliou a política de segurança do paciente e a busca contínua pela melhoria da qualidade. “Temos clarividência que o nosso negócio é cuidar e estimular a dignidade das pessoas”.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

21


Responsável Técnico: Dr. João Cunha - CRM: 6279.

HOSPITAL FILANTRÓPICO | HOSPITAL EVANGÉLICO DA BAHIA (HEB)

SR. BRENO ROGER DE ALMEIDA SENA, DIRETOR EXECUTIVO, DR. ROSALVO COELHO NETO, DIRETOR GERAL E DR. JOÃO AUGUSTO DE CARVALHO CUNHA, DIRETOR MÉDICO


“O nosso modelo assistencial contempla competência técnica, práticas baseadas em evidências com aplicação de protocolos clínicos, consensos internacionais e gestão por resultado” Dr. Rosalvo Coelho Neto, diretor geral do Hospital Evangélico da Bahia

F

Assistência médica hospitalar com filosofia de acolhimento e humanização

undado em 1960, no bairro soteropolitano de Brotas, o Hospital Evangélico da Bahia (HEB) é exemplo de gestão profissional e ética, voltada para processos padronizados. A organização presta assistência médico hospitalar com filosofia de acolhimento e humanização, sempre investindo em tecnologia. Tantas qualidades fizeram com que a instituição fosse escolhida pelo mercado de saúde baiano como um dos três melhores Hospitais Filantrópicos Compliance do estado, laureado com o troféu Bronze na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia.

biental na definição dos negócios e operações, sempre respeitando o estatuto.

“Esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo e coroa o êxito do trabalho que estamos desenvolvendo no Hospital Evangélico da Bahia, o que nos dá mais energia para continuar trabalhando e evoluindo a cada dia”, comemora o diretor geral da instituição, Dr. Rosalvo Coelho Neto.

A instituição, que atende 24 especialidades, sendo referência em ortopedia, urologia, cirurgia geral, neurologia/neurocirurgia e buco maxilo facial, inaugurou recentemente um novo serviço de ressonância magnética. Além disso, modernizou o centro cirúrgico e o laboratório, ganhou um novo prédio com centro de estudos para pesquisa e desenvolvimento e de amplo auditório para treinamentos.

O gestor destaca a atuação transparente do hospital e o critério de equidade adotado em todas as práticas rotineiras da empresa. “Entendemos que os indivíduos têm necessidade de saúde de qualidade e, por isto, os nossos serviços estão organizados para detectar e respeitar as diferenças e necessidades de cada um”, explica. O HEB atua com responsabilidade corporativa. Nesse sentido, a Diretoria e o Conselho Administrativo zelam pela sustentabilidade da organização, com o objetivo de garantir a longevidade do hospital. A instituição também incorpora considerações de ordem social e am-

O hospital presta atendimento ambulatorial gratuito para crianças, jovens e adultos carentes do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (CECOM), para o Centro de Recuperação de Toxicômanos de Salvador (CRERA) e para os participantes do Projeto Peixinho de Natação. “O nosso modelo assistencial contempla competência técnica, prática baseada em evidências com aplicação de protocolos clínicos, consensos internacionais e gestão por resultado”, ressalta o diretor.

O HEB atualmente possui 78 leitos, realiza 106 mil atendimentos anuais e conta com a colaboração de 500 médicos. Para os próximos anos, a instituição planeja investir em novos leitos para ampliações da UTI, apartamentos e enfermaria, novo centro cirúrgico, além da implementação dos serviços de cirurgia cardíaca, de pediatria, sala de hemodinâmica e residência médica. “Viabilizamos investimentos que tornaram o Hospital Evangélico da Bahia ainda mais resolutivo, propiciando melhor integridade em atenção à saúde do paciente”, conclui Dr. Rosalvo Coelho Neto.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

23


Responsável Técnico: Dr. Edvaldo Barros - CREMEB: 4128.

HOSPITAL PRIVADO (INTERIOR DO ESTADO) | HOSPITAL SEMED (CAMAÇARI)

EDVALDO BARROS, DIRETOR TÉCNICO DO HOSPITAL SEMED, HÉRIKA PEDROZA, DIRETORA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA, LUIZ PEDROZA, DIRETOR GERAL DA INSTITUIÇÃO


“A homenagem coincide com o ano em que o Semed completa quatro décadas, em um momento de forte amadurecimento do hospital, que vem investindo intensamente em boas práticas de governança corporativa” Hérika Pedroza, diretora administrativa financeira do Hospital Semed

Excelência no atendimento e gestão estratégica coroam mais de 40 anos de história

E

m 2015, o Hospital Semed completou 40 anos investindo em infraestrutura, humanização, qualidade na prestação dos serviços médicos, gestão estratégica e inovação. Sediado em Camaçari, o hospital prioriza a excelência no atendimento ao paciente e a atenção à equipe médica, funcionários e parceiros. Esforço que acaba de ser reconhecido pelo trade da saúde baiana. A instituição recebeu o troféu Ouro na categoria Melhor Hospital do Interior, na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. Para a diretora administrativa financeira do hospital, Hérika Pedroza, o prêmio é a prova de que a instituição está no caminho certo. “A homenagem coincide com o ano em que o Semed completa quatro décadas, em um momento de forte amadurecimento do hospital, que vem investindo intensamente em boas práticas de governança corporativa”, avalia a executiva. Hérika também ressalta o emprego de recursos em infraestrutura, com a ampliação de leitos, adequação arquitetônica e decoração dos ambientes, favorecendo a acomodação do paciente em um local mais humanizado, aconchegante, moderno e confortável. Para 2017 está prevista a renovação da fachada. “Estamos reformando a parte externa do Semed para mostrar do lado de fora o que já nos tornamos por dentro: um hospital moderno e humanizado”, explica a gestora. Os recentes investimentos do hospital em tecnologia, novos equipamentos e melhoria de processos garantem maior segurança para a equipe médica e comodidade aos pacientes da região, que contam com uma grande variedade de serviços, sem precisar se deslocar para Salvador. “O nosso objeti-

vo é manter o paciente de Camaçari em Camaçari, para que ele não precise se afastar muito de casa”, revela Hérika. Ano passado a instituição implementou o Núcleo de Segurança do Paciente, visando a melhoria contínua e a qualidade do atendimento. Todos esses esforços têm resultado em maior segurança aos colaboradores e aumento na procura por profissionais da área de saúde, interessados em ingressar na equipe médica do hospital Atento às necessidades dos pacientes, o Semed, de forma pioneira, criou em 2015 a primeira clínica especializada no tratamento de dores crônicas de Camaçari e região. Foi inaugurada a Clínica da Dor, um espaço com consultório exclusivo, oferecendo tratamentos específicos para pacientes que sofrem de dores crônicas. A estrutura conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e profissionais especializados. A ala de emergência de baixa e média complexidade foi ampliada de dez para 26 leitos e a nova pediatria, que atende por hora marcada de segunda a sábado, conta com dois consultórios, uma brinquedoteca e especialistas altamente qualificados. A interação com o público final do hospital também foi aperfeiçoada por meio da introdução de novos canais de comunicação direta com pacientes e familiares, como a página no Facebook e call center. ”Também estamos sempre de portas abertas para receber os parceiros, inclusive planos e seguradoras de saúde”, conta Hérika sobre o interesse em continuar dialogando com os colaboradores. Para os próximos anos, a instituição, com a participação de toda a equipe, dará continuidade aos trabalhos com o intuito de alcançar a acreditação hospitalar.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

25


Responsável Técnico: Dr. José Ernesto de Oliveira Gomes - CRM: 10622.

HOSPITAL PRIVADO (INTERIOR DO ESTADO) | HOSPITAL SAMUR (VITÓRIA DA CONQUISTA)

ACELERADOR LINEAR SYNERGY PLATAFORM COM 3D E IMRT: A ALTA COMPLEXIDADE A SERVIÇO DO SUDOESTE DA BAHIA


“O Samur continuará, permanentemente, a investir em novos profissionais da saúde, em novas tecnologias e em sua infraestrutura, puxando o desenvolvimento regional e seguindo os passos de Vitória da Conquista” Sebastião Rodrigues Castro, presidente do Conselho de Administração do Samur

F

Seriedade e integração com a sociedade, traduzidos em qualidade dos serviços

undado há 45 anos, o Hospital Samur foi o primeiro do Sudoeste baiano a prestar atendimento multidisciplinar no segmento médico-hospitalar de alta e média complexidade. Pioneirismo que transformou o município onde está localizado, Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do estado, em um grande centro de tratamento da saúde. A instituição foi escolhida pelo sexto ano consecutivo como uma das melhores do interior, laureada com o troféu Prata na categoria Hospital Privado, no Benchmarking Saúde Bahia. “O prêmio serviu de estímulo ao investimento contínuo do hospital na ampliação dos serviços já existentes e implantação de outros mais modernos e especializados, principalmente de alta complexidade”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Samur, o médico Sebastião Rodrigues Castro, referindo-se ao impacto da coleção de troféus, obtidos desde a primeira edição do Benchmarking Saúde, para a instituição. “O Samur ganhou mais notoriedade e projeção em Conquista, na região Sudoeste e no estado. Este novo prêmio, com certeza, nos estimulará, muito mais, na busca de novas conquistas, com a inclusão de novas especialidades médicas e novos serviços, além da ampliação daqueles já existentes”, declara o gestor. Com 72 leitos, ampliados recentemente, o Samur é referência em urgência e emergência, neurocirurgia, cardiologia intervencionista, cirurgia bariátrica, oncologia (cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia), radiologia, cirurgia torácica, cirurgia cardíaca, ortopedia e traumatolo-

gia. A instituição, atualmente com 588 colaboradores, fora médicos e terceirizados, realiza em média 75 mil atendimentos anualmente em 40 especialidades. Nos últimos dois anos, o hospital investiu em infraestrutura e tecnologia. Nesse contexto, foram modernizados e ampliados a unidade de pronto atendimento, os apartamentos e suítes, as UTIs geral e cardiológica, além dos serviços de oncologia e imagem. “O reconhecimento vem como recompensa à tenacidade, abnegação, seriedade e integração cada vez maior com a sociedade, isto é, à qualidade dos serviços prestados”, diz Castro. O executivo também aponta o pioneirismo como característica presente no DNA do Samur. “Características que levaram todos os demais serviços médicos e hospitalares de Vitória da Conquista a seguirem os passos da instituição”, defende. O hospital possui certificado ISO 9001/2008 da empresa DNV (Det Norske Veritas Certificadora Ltda), e está em fase de implantação da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atualmente a instituição planeja continuar os investimentos em ampliação dos leitos, aquisição de novos equipamentos médicos, tanto máquinas quanto instrumentais, e a abertura de novos serviços e especialidades médicas, sem perder de vista o pioneirismo, a qualidade e a integração com a sociedade. “O Samur continuará, permanentemente, a investir em novos profissionais da saúde, em novas tecnologias e em sua infraestrutura, puxando o desenvolvimento regional e seguindo os passos de Vitória da Conquista”, garante o presidente Sebastião Rodrigues Castro.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

27


Responsável Técnico: Dra. Tatiana Maria Paraiso - CRM: 10933.

HOSPITAL PRIVADO (PEQUENO E MÉDIO PORTE) | HOSPITAL PROHOPE

JOILSON MATOS, DIRETOR DE SUPRIMENTOS, MAURO ADAN, DIRETOR COMERCIAL E OPERACIONAL, TATIANA PARAISO, DIRETORA MÉDICA, THIAGO CAVALCANTI, DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO, MARCOS MENEZES, DIRETOR PRESIDENTE


“É o início do reconhecimento de todo o esforço que a nova gestão está empreendendo para oferecer ao mercado de Salvador e Região Metropolitana um hospital completo, com elevado padrão de atendimento, aliado ao custo acessível” Diretoria do Hospital Prohope

Investir em tecnologia, infraestrutura e capacitação para um atendimento de excelência

R

eferência em neurologia intervencionista, cardiologia e cirurgia vascular e cardíaca, o Prohope é o único hospital privado da capital baiana que atende o bairro de Cajazeiras e adjacências, abrangendo cerca de um milhão de habitantes. É também o único hospital de atendimento de alta complexidade e emergência médica 24h disponível na região. A instituição foi escolhida como uma das três melhores do estado, laureada com o troféu bronze na categoria Hospital Privado – Pequeno-Médio Porte pelo trade da saúde baiana, na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. “É o início do reconhecimento de todo o esforço que a nova gestão está empreendendo para oferecer ao mercado de Salvador e Região Metropolitana, um hospital completo, com elevado padrão de atendimento, aliado ao custo acessível”, comunica a Diretoria do Hospital. Fundado há 22 anos, o hospital foi adquirido por um grupo de atuação na área de saúde, em outubro de 2013, passando a se chamar Prohope. Com a nova gestão, o hospital, que atualmente possui 130 leitos e realiza cerca de 240 mil atendimentos por ano, implantou novas especialidades médicas, reformou e ampliou as unidades de UTI cardiológica, UTI geral e centro cirúrgico. A instituição também passou por modernização, com a compra de novos maquinários e softwares de ponta, e renovação dos equipamentos do laboratório de análises clínicas. Mas o principal investimento, aponta a diretoria, foi a qualificação da mão de obra, proporcionando aos seus clientes um serviço de elevado padrão em assistência médica e de enfermagem. “O reconhecimento do mercado da saúde baiano vem sendo construído ao longo

destes três anos, impulsionado pela reestruturação diretória do hospital, que provocou grandes mudanças operacionais, estruturais e, principalmente, na área médica”, avaliam os gestores sobre o grande salto em qualidade dado pela instituição desde a mudança de gestão. Atualmente o Prohope possui serviço de internamento e hemodinâmica, emergência de clínica médica, cardiológica e ortopédica 24 h. A instituição, que tem 650 colaboradores e 220 médicos altamente capacitados, também realiza consultas e exames nas mais diversas especialidades. Além dos investimentos já realizados, há o projeto de construção de um prédio anexo, que ampliará a capacidade de atendimento do centro médico e dos leitos de internação do hospital. “Estes investimentos, somados às perspectivas de futuro que estão sendo compartilhadas com o mercado, vêm contribuindo com a ampliação da carteira de clientes, através de parcerias com novos planos de saúde da região e entrantes”, informa a Diretoria, que também ressalta a parceria do hospital com os principais representantes comunitários, apoiando ações destinadas ao desenvolvimento social local. Com vistas no reposicionamento como um dos melhores hospitais da capital baiana, a instituição está em fase de certificação 9001:2008. A data da auditoria certificadora está prevista para final do ano. “Em 2017 vamos seguir em busca de outras certificações relevantes no segmento de saúde”, avisam os diretores da instituição. Para eles, as novas vias de acesso da região, inauguradas recentemente, tornarão a localização do hospital privilegiada, aumentando o seu raio de atuação e proporcionando ao Prohope a oportunidade de atender usuários de outras áreas da cidade.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

29


Responsável Técnico: Dra. Tatiana Ferraz – CRF: 3437 BA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS | LABORATÓRIO SABIN

LÍDIA ABDALLA, PRESIDENTE EXECUTIVA DO LABORATÓRIO SABIN


“A Bahia é um estado próspero e com grande potencial de desenvolvimento. Isso nos motiva a continuar firmes em nossa missão de oferecer serviços de saúde com excelência” Lídia Abdalla, presidente executiva do Laboratório Sabin

Gestão focada em qualidade, respeito e constante capacitação

O

Laboratório Sabin de Análises Clínicas possui mais de 30 anos de história e 215 unidades distribuídas estrategicamente em nove estados, mais o Distrito Federal. Presente na Bahia desde 2009, atualmente o empreendimento possui no estado 30 unidades concentradas nos municípios de Barreiras, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Camaçari e na capital, Salvador. Números e crescimento estratégico, que refletem a excelência do Sabin no concorrido setor de análises clínicas nacional. “Estamos na Bahia para sermos referência de alta qualidade, inovação e excelência em serviços, como ocorre em todas as localidades em que atuamos, com um atendimento diferenciado, humanizado e que garante segurança ao cliente e confiança para o médico”, assegura Lídia Abdalla, presidente executiva do Laboratório Sabin. Presente na capital baiana desde 2012, em 2015 o Sabin inaugurou, em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, cinco novas unidades e uma nova matriz, totalizando 25 unidades de atendimento em toda a Região Metropolitana. Cerca de R$ 9,5 milhões já foram investidos durante os três anos de atuação do Sabin em Salvador e isso inclui investimentos diversos como reformas, inaugurações de novas unidades, reestruturação, novos serviços e valores aplicados em estratégias de comunicação e tecnologias da informação. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados na Bahia. Em 2016, investimos aproximadamente R$ 1 milhão com a inauguração de outras duas unidades de atendimento nos bairros da Graça e Cajazeiras, que geraram, pelo menos, 50 novos empregos diretos”, completa Lídia Abdalla. Conforme a executiva, até o final de 2016, mais uma unidade com local ainda indefinido deverá ser

inaugurada, “oferecendo capilaridade em toda a rede de atendimento”. Em 2015, de acordo com Abdalla, o Sabin já havia aplicado outros R$ 2,5 milhões na implantação de um Núcleo Técnico Operacional, na Av. ACM, com equipamentos laboratoriais de última geração. Além disso, também realizou um investimento importante ao implementar o serviço de vacinas, que dispõe mais de 20 imunizações para diversas doenças, o atendimento aos domingos e a coleta em domicílio ou no local de trabalho. “Temos uma gestão focada em qualidade, respeito ao meio ambiente e pessoas capacitadas constantemente. O compromisso do Sabin vai além da exatidão nos resultados de exames. A rede se envolve e estabelece parceria com a comunidade, atua em sintonia com os interesses da sociedade e prima pela sustentabilidade em sua gestão, desde as boas práticas para com seus colaboradores até iniciativas de responsabilidade socioambiental. Por meio do Instituto Sabin, desde que iniciamos nossa atuação em Salvador, já inauguramos quatro academias de ginástica ao ar livre, cinco ludotecas, espaços voltados para o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, e participamos de campanhas que visam uma maior qualidade de vida da população soteropolitana, como o Mc Dia Feliz, Outubro Rosa e Novembro Azul”, reforça Lídia Abdalla. No quesito Inovação, desde que chegou à Bahia o Sabin implantou diversos projetos inovadores que possibilitaram aos clientes uma experiência diferenciada em medicina laboratorial. Em 2014, em acordo com os avanços tecnológicos na área de saúde, a companhia disponibilizou em Salvador um aplicativo para smartphones e tablets, facilitando o acesso dos pacientes aos laudos e dos médicos às informações.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

31


Responsável Técnico: Dr. Onildo Oliveira Filho - CRF: 1355.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (INTERIOR DO ESTADO) | LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (LABO)

A EQUIPE DO LABO


“O diferencial do LABO está ligado ao constante investimento em tecnologia e conhecimento para criar e difundir novas e melhores práticas de análises, de atendimento e gestão” Onildo Oliveira Filho, sócio-administrador do LABO

A grande força do setor de análises clínicas de Vitória da Conquista

O

Laboratório de Análises Clínicas LABO, durante os seus 66 anos de história, se consolidou como a maior força do setor de análises clínicas de Vitória da Conquista (a cerca de 517 Km de Salvador). Considerada a terceira maior cidade do estado e principal polo econômico do Sudoeste baiano, o desenvolvimento de Vitória da Conquista configura-se como um cenário favorável para a prestação de serviços de excelência em saúde. “Um trabalho que vem sendo realizado desde 1950 e desde sempre pensado com foco na inovação, qualidade técnica, capacitação dos colaboradores, relacionamento com a comunidade e, principalmente, superação das expectativas dos clientes”, enumera Onildo Oliveira Filho, sócio-administrador do LABO. De acordo com o gestor, o empreendimento possui investimento constante em tecnologias e conhecimento para criar e difundir novas e melhores práticas de análises, de atendimento e de gestão. “Ao longo de 2015/2016, por exemplo, investimos em gestão corporativa e treinamento da equipe, na aquisição de equipamentos de imagem (unidade LABO Imagem) e também em fatores técnicos do laboratório. Também continuamos o processo de criação de unidades, contemplando praticamente todos os hospitais privados de Vitória da Conquista, além de ampliar e modernizar unidades já existentes em outras cidades”, explica Onido Oliveira. Devido ao crescimento do empreendimento e à grande demanda pelos serviços de análises clínicas, a empresa deu início à construção de uma nova unidade sede, que permitirá a triplicação do setor técnico e o aumento da capacidade de

produção em cerca de dez vezes em relação a já existente. Além disso, o LABO também investiu em sua primeira franquia em Vitória da Conquista, com a expectativa de expandir mais ainda esse modelo. Em relação à tecnologia, no ano passado, o laboratório passou a usar a máquina de triagem do pré-analítico e fortaleceu o Núcleo Técnico Operacional para internalização dos exames de hormônios, imunologia e marcadores tumorais, proporcionando, desse modo, resultados mais rápidos e também o grande aumento da capacidade de processamento dos exames”, completa. Ainda conforme Onildo, todos esses investimentos têm beneficiado tanto o ambiente interno quanto o externo da instituição, uma vez que capacita e proporciona um cenário organizacional de excelência, permitindo aos colaboradores desempenhar cada vez melhor as suas funções. “Tudo isso proporciona qualidade e confiança nos serviços e toda a acessibilidade que envolve a expansão de unidades em vários municípios da região Sudoeste da Bahia, evitando, por exemplo, o deslocamento para a realização de exames laboratoriais”, explica. O LABO também foi um dos primeiros laboratórios do Nordeste a investir em automação, o primeiro do interior da Bahia a obter a certificação ISO-9000, e o 12º laboratório brasileiro a receber o certificado PALC. “Essas certificações confirmam que os requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade são devidamente cumpridos pelo LABO”, comemora Onildo Oliveira. O empresário reforça ainda que sempre foi prioridade investir no treinamento dos colaboradores e proporcionar aos clientes serviços que superem as suas expectativas.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

33


Responsável Técnico: Dr. Lucas Gama Lobo - CRM: 16202 BA.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (INTERIOR DO ESTADO) | LABORATÓRIO ANÁLISE

EDUARDO BORGES, GERENTE ADMINISTRATIVO, JOLIVAL SOARES, DIRETOR PRESIDENTE E MARCELO VILLAR, DIRETOR TÉCNICO


“Numa empresa de saúde não pode haver redução de custo, que implique na qualidade do seu produto ou atendimento, e essa cultura é implantada em nossa empresa desde a sua fundação” Marcelo Villar, sócio-diretor do Laboratório Análise

Investimento em pessoas, estrutura física diferenciada e novas tecnologias

A

o longo dos seus 36 anos de existência, o Laboratório Análise vem se destacando em Feira de Santana pelo foco na qualidade dos serviços prestados, inovação constante e atenção aos clientes. A instituição é reconhecida pelo pioneirismo no interior do estado, ao introduzir exames antes realizados apenas no sul do país. A preocupação com a qualificação da equipe e uma estrutura física diferenciada também são marcas da empresa. Não à toa, o Análise foi eleito, pela segunda vez, um dos três melhores laboratórios de análises clínicas do interior, na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia.

franca com todos os colaboradores do laboratório. Também foram implementados o Programa de Integração e Desenvolvimento (PID) e o Programa Feedback para os funcionários, além dos treinamentos pré-agendados para todas as áreas. Segundo o executivo os usuários de saúde do interior antes reclamavam muito do atendimento e qualidade dos serviços prestados na área de análises clínicas. “O Laboratório Análise tem o orgulho de ser um dos preceptores dessa mudança de pensamento. E para que isso ocorresse não bastavam apenas investimentos no parque tecnológico, as pessoas teriam que mudar a forma de concepção no atendimento”, defende Borges.

“A premiação indica que estamos no caminho certo”, comemora o sócio-diretor do laboratório, o bioquímico Marcelo Villar. Ele reconhece a dificuldade de se destacar em um ambiente tão competitivo como o que está inserido. “A sensação que temos é que o mercado de saúde da Bahia nunca esteve tão forte e representado por pessoas de grande potencial e visão”, conta. Para o fundador da empresa, o farmacêutico bioquímico Jolival Soares, o sucesso do Análise está diretamente atrelado à trajetória de dedicação e planejamento da instituição, atendendo ao objetivo corporativo de fazer tudo bem feito. “Parece óbvio, mas nem todos perseguem isso”, ressalta Soares. Ainda segundo o fundador, a empresa busca continuamente a não reincidência de erros e, na medida do possível, sempre procura satisfazer as expectativas dos seus clientes.

O Análise também realizou significativos investimentos em novas tecnologias, com a aquisição de novas máquinas para exames, e na estrutura de TI vem fazendo uma verdadeira revolução. O laboratório possui certificação ISO 9001 há cerca de 16 anos e recentemente conquistou a acreditação PALC, além do Programa de Ensaio de Proficiência PELM, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), do qual a empresa participa há mais de duas décadas.

“Nós acreditamos muito no investimento em pessoas”, afirma o administrador da empresa, Eduardo Borges. Nesse sentido, foi criado em 2012 o Análise Day, um dia de conversa

Os projetos não param. Para os próximos meses, o Laboratório Análise programa disponibilizar para o mercado exames realizados na saliva, além de um maior foco na área de exames pós-genômicos. “Acreditamos que esse é um caminho a ser seguido para garantirmos sempre a posição de vanguarda no mercado”, defende Marcelo Villar. Para ele, “numa empresa de saúde não pode haver redução de custo, que implique na qualidade do seu produto ou atendimento e essa cultura é implantada em nossa empresa desde a sua fundação”.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

35


Responsável Técnico: Dr. Tarcyo Antônio Silva Bonfim - CRM: 17259.

SANTAS CASAS (INTERIOR DO ESTADO) | SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA

DR. ERIC ETTINGER DE MENEZES, O PROVEDOR DO CENTENÁRIO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA


“Eleito no dia 20 de janeiro de 2016 para dois anos de gestão, Dr. Eric Ettinger Junior é conhecido como ‘o provedor do centenário’, já que a Santa Casa se prepara para comemorar 100 anos de existência em janeiro de 2017, desafiando o tempo e se mantendo em destaque no cenário de saúde do interior do Norte e Nordeste.”

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna na vanguarda da saúde no interior da Bahia

N

o ano 100 de sua fundação, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna segue o desafio diário de cumprir a missão institucional de “promover assistência à saúde e formação profissional com qualidade dentro dos ideais cristãos e humanitários e com sustentação econômica”. A instituição mantém cinco unidades estratégicas de negócio, alocadas em estruturas físicas autônomas e com perfis e escopo de serviços bem definidos e complementares dentro da rede de assistência à população. Pelo segundo ano consecutivo, é vencedora do Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Melhor Santa Casa de Misericórdia do interior da Bahia – Edições 2015/2016 e 2014/2015, conquista que consolida o reconhecimento da instituição pelo trade de saúde. Hoje, a Santa Casa de Itabuna mantém o Hospital Materno Infantil, Manoel Novaes, com atenção a partos e nascimentos, com emergência materno infantil, UTI neonatal, oncologia pediátrica ambulatorial e internamento e radioterapia; o Hospital Calixto Midlej Filho, hospital geral adulto referência em alta complexidade para neurocirurgia, cardiologia, oncologia, nefrologia, ortopedia, além do Hospital Dia; e o Hospital São Lucas, 100% SUS, referência em emergências clínicas e leitos de retaguarda para oncologia e cardiologia. Ao todo são em torno de 400 leitos disponíveis. Voltado para a realização de endoscopias e cirurgias de pequena e média complexidade, o Hospital Dia da entidade foi construído no último ano. A unidade possui capacidade para realizar 12 cirurgias por dia, e conta com duas salas de cirurgia, sala de consulta pré-anestésica, apartamentos amplos, posto de enfermagem e farmácia. Na unidade de quimioterapia estão instalados quatro

consultórios médicos, duas salas de aplicação com seis leitos pediátricos e 15 leitos de adultos, farmácia e equipamento de capela. Ainda na rede Santa Casa de Itabuna, além das unidades hospitalares, a instituição é mantenedora do Plansul – Plano de Saúde Suplementar próprio, com pouco mais de 8 mil vidas, centro médico integrado e do Cemitério Campo Santo, principal e mais tradicional Cemitério da cidade de Itabuna, onde já se registram aproximados 70 mil sepultamentos. Somado à complexidade e diversidade dos serviços de assistência médico-hospitalar, contribuem para o alcance dessa representativa posição, o Programa de Residências Médicas, habilitado em nove especialidades, a manutenção de convênios com as Universidades e faculdades locais, exercendo papel estratégico como campo de estágio para cursos na área de saúde e das ciências sociais aplicadas, e o patrocínio de turmas em MBA de Gestão Hospitalar in company, que alcançaram cerca de 40 profissionais, que lideram os mais diversos setores e serviços da Instituição. No comando da Santa Casa está o provedor Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior, ao lado do vice-provedor Dr. Sílvio Porto, de Sílvio Roberto Souza de Oliveira e Edmar Margotto Júnior como 1º e 2º secretários, de Ronaldo Abude e Peter Deveris Lemos como 1º e 2º tesoureiro, além dos 18 membros do Conselho Deliberativo, 3 suplentes e 18 membros das Irmãs Auxiliadoras. “A Santa Casa de Itabuna completa 100 anos em 2017 e permanece vanguardista da saúde no interior da Bahia durante todo este tempo, fruto de muito trabalho e da dedicação ao nosso lema Deus Caritas est”, declarou o provedor Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

37


Responsável Técnico: Dr. Sandro Bahia Marchesini - CRM: 11232.

SANTAS CASAS (INTERIOR DO ESTADO) | SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO – REFERÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE CARDIOVASCULAR


“A Santa Casa passou por um forte processo de transformação e crescimento nos últimos oito anos, graças, principalmente, à implantação de uma gestão profissional, orientada para a eficiência e busca de resultados” Abmael Brito, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista

I

Assistência hospitalar de qualidade para os mais carentes e necessitados

nstituição filantrópica de assistência hospitalar localizada no Sudoeste baiano, a centenária Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista tem por missão proporcionar atendimento aos carentes e necessitados, sem recursos para curar suas dores e doenças. A instituição responde pelo Hospital São Vicente de Paulo, referência em cardiologia de alta complexidade na região em que está situado. Na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, foi escolhida pelo trade da saúde como uma das três melhores Santas Casas do interior do estado, recebendo o troféu Bronze em sua categoria. “Percebemos que o nosso trabalho está sendo reconhecido, o que nos faz muito contentes e nos motiva ainda mais a buscar sempre o crescimento e melhorias”, comemora a homenagem o provedor da instituição, Abmael Brito. Para o gestor, a premiação também se deve aos recentes investimentos em modernização da instituição. “A Santa Casa passou por um forte processo de transformação e crescimento nos últimos oito anos, graças, principalmente, à implantação de uma gestão profissional, orientada para a eficiência e busca de resultados. Isso se traduziu especialmente em uma reestruturação interna funcional, em profundas mudanças das instalações físicas, criação de novos e importantes serviços para atendimento ao público local e regional”, conta Brito. Recentemente, a instituição inaugurou um moderno centro de cardiologia intervencionista, duas UTIs adulto, totalizando 17 leitos, e centro de imagem (ressonância e tomografia). Também foram criados o serviço de medicina

hiperbárica e o centro de urologia, além da abertura de novos leitos e da reforma nos pronto atendimentos adulto e infantil. A Santa Casa passou a contar ainda com novo laboratório de análises clínicas, ambulatório de oncologia, novo centro de gastrenterologia hepatologia e novo bloco administrativo. “Esses investimentos trouxeram enormes ganhos assistenciais para toda a comunidade e contribuíram decisivamente para grande melhoria na resolutividade da atenção à saúde em nossa região, ao mesmo tempo em que implicou em melhores resultados econômicos/ financeiros para a instituição”, destaca o provedor. Os investimentos não param. A Santa Casa vai inaugurar em breve uma nova recepção central e implantar um moderno ambulatório de especialidades. Também estão previstas reforma e ampliação da maternidade e outras mudanças estruturais internas, como uma passarela de interligação entre os blocos de internação. Novos convênios serão firmados para a realização de procedimentos de alta complexidade, como a cirurgia oncológica, ortotrauma e cirurgia de cabeça e pescoço. Atualmente a instituição conta com 215 leitos de internação e realiza mais de 218 mil atendimentos por ano. Em média, 210 profissionais médicos colaboram com o hospital, que conta ainda com o apoio de quase 800 funcionários diretos. “Estamos em processo de acreditação há dois anos, com a participação efetiva de uma consultoria especializada. Nos próximos meses, teremos a visita de uma certificadora, quando esperamos já ter a nossa certificação concluída”, anuncia Abmael Brito.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

39


SEGURADORA | BRADESCO SAÚDE

MARCIO CORIOLANO, PRESIDENTE DA BRADESCO SAÚDE E DA MEDISERVICE


“Para proporcionar sempre o melhor aos nossos clientes, é fundamental revisar e atualizar permanentemente os procedimentos, com o objetivo de aumentar a eficiência e tornar-se referência em produtos e serviços” Marcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice

E

Portfólio de planos de saúde de qualidade, equipe preparada e entusiasmada

leita pela sexta vez consecutiva a melhor seguradora do estado, a Bradesco Saúde foi homenageada com o troféu Ouro no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. A empresa e sua controlada Mediservice, integrantes do Grupo Bradesco Seguros, lideram o mercado de saúde suplementar nacional no que se refere a planos e seguros coletivos. Juntas possuem uma carteira de clientes composta por mais de 4,2 milhões de beneficiários, dos quais 700 mil estão na região Nordeste, com os baianos respondendo por 43,6% desses contratos na região. “Ser reconhecida como a melhor seguradora da Bahia só aumenta a nossa responsabilidade de atender com excelência os nossos mais de 305 mil segurados no estado”, afirma o presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice, Marcio Coriolano. Um dos fatores fundamentais que levou a Bradesco Saúde ser eleita a melhor seguradora pelo mercado baiano é a sua atuação em todo o território nacional. A seguradora está presente em aproximadamente 1,4 mil cidades do país, e conta com ampla rede médica referenciada. A lista de prestadores conveniados engloba mais de 16,4 mil médicos em consultórios, mais de 2,6 mil hospitais, cerca de 2,4 mil prontos-socorros, mais de 17 mil clínicas e aproximadamente 12 mil serviços de imagem e análises laboratoriais. Esses hospitais, clínicas e serviços referenciados são integrados por mais de 107 mil médicos e profissionais de saúde. O segredo para o sucesso, segundo Coriolano, está em trabalhar priorizando o binômio qualidade-equipe. “Com base em um portfólio de planos de saúde de qualidade, e numa equipe preparada e entusiasmada, desenvolvemos estraté-

gias capazes de adequar nossos produtos à demanda do cliente. Captamos oportunidades e sinergias que nos permitem diferenciar dos concorrentes”, conta o executivo. Para ele, um ambiente empresarial dessa natureza certamente contribui para aumentar o desempenho do time de colaboradores, concorrendo para manter a empresa em posição de destaque. A Bradesco Saúde tem oferecido aos contratantes uma grande quantidade estruturada de informações e serviços que permitem uma melhor gestão do benefício de saúde pela área de recursos humanos da empresa. Nessa linha, destaque para o Sistema de Informações Gerenciais (SIGE) e o Programa Juntos Pela Saúde, este último com ações de prevenção e promoção da saúde. O SIGE visa disponibilizar informações à área de recursos humanos das empresas contratantes e incrementar a sua própria gestão interna de custos. “Para proporcionar sempre o melhor aos nossos clientes, é fundamental revisar e atualizar permanentemente os procedimentos, com o objetivo de aumentar a eficiência e tornar-se referência em produtos e serviços, de acordo com os mais elevados padrões”, afirma Coriolano, referindo-se à renovação do certificado de acreditação com a qualificação de Nível 1, o mais alto segundo os parâmetros da avaliação, obtido pela segunda vez consecutiva pela Bradesco. O processo foi realizado por um grupo de avaliadores externos do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que é certificado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO e homologado pela Agência Nacional Saúde Suplementar (ANS) para realizar avaliações de acreditação nas operadoras.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

41


Responsável Técnico: Dr. Marcos Novaes - CRM 8202.

SERVIÇO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM | MULTIMAGEM (GRUPO MEDDI)

CARLOS CUNHA, DIRETOR EXECUTIVO DO GRUPO MEDDI, GILENO PORTUGAL VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E JOSE ANTÔNIO BARBOSA, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO MEDDI


“O sucesso da Multimagem é garantido pelo moderno conceito de governança MEDDI, que busca aperfeiçoar e unificar os procedimentos da gestão do Grupo, e também pela missão de cuidar com amor e excelência da saúde de cada cliente.” Jose Antônio Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Grupo MEDDI

Moderna tecnologia em equipamentos de diagnóstico por imagem e 14 unidades na Bahia

U

ma das empresas que mais cresce no mercado de saúde atual, a Multimagem acaba de ser eleita a melhor empresa do segmento de Diagnóstico por Imagem pelo trade de saúde baiano.

A Multimagem, que faz parte do maior Grupo de Diagnóstico do Nordeste do Brasil, é atualmente um dos principais empreendimentos do Meddi e tem como grande diferencial seu caráter inovador, levando o serviço de diagnóstico por imagem com excelência para todo o interior baiano, principalmente para as cidades de médio porte. “Com a missão de Cuidar com amor e excelência da saúde das pessoas, o Grupo Meddi entende que a saúde não deve ser vista como antônimo de doença, mas sim como sinônimo de qualidade de vida, prevenção e bem-estar. Para tanto, investe na formação de pessoas e na visão de ser a melhor empresa do Brasil em qualidade de atendimento e assistência à saúde, com um modelo replicável de excelência em gestão”, afirma Gileno Portugal, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo. Presente em todas as regiões do Estado, com 10 unidades no interior e 4 na capital, a Multimagem continua em franca expansão. “O grande diferencial da Multimagem é justamente o espírito inovador, pioneiro e empreendedor, que é a marca do Grupo. Não só através dos serviços prestados, mas especialmente na forma como se relaciona com o mercado”, explica José Antônio Barbosa.

Até o final de 2016, está prevista a inauguração de novas unidades, ampliando a presença da Multimagem em mais duas cidades baianas, e em Petrolina, Pernambuco. Assim, além das unidades em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Irecê, Camaçari, Alagoinhas, Luis Eduardo Magalhães e Itaberaba, a empresa chegará a Serrinha e Simões filho. Com exames precisos, de excelente resolução, a Multimagem disponibiliza a mais moderna tecnologia em equipamentos de diagnóstico por imagem e uma equipe de radiologistas altamente qualificados, que atestam a credibilidade e confiança dos diagnósticos obtidos. A lista de serviços inclui ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, mamografia digital, radiografia digital, ultrassonografia, doppler vascular, punções e biópsias. A base para este sucesso é garantida pelo moderno conceito de governança do Meddi, que busca aperfeiçoar e unificar os procedimentos da gestão corporativa de todas as empresas do grupo através da centralização em uma única unidade denominada Centro de Serviços Corporativos. Através deste modelo, o Meddi replica suas boas práticas administrativas e operacionais, proporcionando altos padrões em transparência, solidez e qualidade de serviços, em todas as suas clínicas. A Multimagem faz parte do Grupo MEDDI, o maior Grupo de Diagnóstico do Nordeste do Brasil e que está presente em 14 cidades do Estado, através de 4 Marcas: MULTIMAGEM, IHEF, MEDDI E BIOCENTER.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

43


Responsável Técnico: Dra Thais Dias Gonzalez - CRM-BA: 17146.

SERVIÇO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM | DELFIN IMAGEM

CONSIDERADA O MAIOR PARQUE DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FORA DO AMBIENTE HOSPITALAR NA BAHIA E UM DOS MAIORES DO BRASIL, A DELFIN TAMBÉM É REFERÊNCIA POR SUAS TOMOGRAFIAS DE ALTO CAMPO, QUE OFERECEM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO E AINDA MAIS PRECISAS


“O papel da Delfin Imagem é, sobretudo, ser referência em medicina diagnóstica no Nordeste, auxiliando o paciente em todas as etapas, desde o acompanhamento da gestação, até a prevenção de doenças e evolução dos tratamentos” Rúbia Mercês, diretora Administrativa da empresa

F

Estar entre as melhores, comprometida com a qualidade e a saúde dos pacientes

undada há mais de 35 anos pelo médico radiologista Delfin Gonzalez, a Delfin Imagem é referência em diagnóstico por imagem em todo o Nordeste. A empresa possui o maior parque de ressonância magnética fora do ambiente hospitalar na Bahia e uma das maiores do Brasil, sendo modelo no quesito tomografias de alto campo, com 17 equipamentos para a realização do procedimento e imagens de alta resolução e precisão. A Delfin possui seis unidades distribuídas por Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, e uma em Natal, no Rio Grande do Norte. Foi escolhida pela sexta vez como uma das três melhores pelo mercado da saúde baiano, vencedora do troféu Prata na categoria Serviço de Diagnóstico por Imagem no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. “Estar entre as melhores do estado revela o compromisso da Delfin Imagem com a qualidade e a saúde dos nossos pacientes”, afirma a diretora administrativa da empresa, Rúbia Mercês. Ela destaca a importância da empresa para a região em que está inserida. “O papel da Delfin Imagem é, sobretudo, ser referência em medicina diagnóstica no Nordeste, auxiliando o paciente em todas as etapas, desde o acompanhamento da gestação, até a prevenção de doenças e evolução dos tratamentos”. Compromisso refletido em uma gestão voltada para a inovação, tecnologia de ponta, transparência e qualificação profissional de um corpo clínico composto por cerca de 200 especialistas. “Trouxemos para o estado os equipamentos mais modernos e as tecnologias mais avançadas, o que contribui para a preservação da saúde dos baianos”, declara Dr. Delfin Gonzalez. No portfólio de serviços, diversos métodos como ra-

diologia, densitometria óssea, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, mamografia, elastografia e enterorressonância. Em constante evolução e busca do aperfeiçoamento dos serviços para melhor atender seus clientes, a empresa se fundiu em 2016 com o Grupo Alliar, um reflexo do momento de crescimento da Delfin. “A expansão planejada já começa com a chegada da oitava ressonância magnética e um novo mamógrafo na unidade do Itaigara, e a substituição de sete máquinas de ultrassonografia em toda a rede, até o fim deste ano”, relata Dr. Delfin. O gestor chama a atenção para a conquista da certificação ISO 9001:2015. “A Delfin é uma das primeiras clínicas de imagem do Brasil e a primeira empresa de saúde da Bahia a conquistar a nova certificação na área de qualidade”, orgulha-se Dr. Delfin. Em 2015 a sede da empresa, no bairro do Itaigara, em Salvador, passou por reforma. Na ocasião foi implantado o projeto de atendimento integrado das recepções. “Também foi lançado o Portal do médico e do Paciente, pioneiro e um grande diferencial em diagnóstico por imagem. na Bahia”. O portal é uma plataforma que conecta pacientes e médicos e disponibiliza laudos e imagens de exames via internet, acessíveis de qualquer equipamento e em qualquer lugar. Atualmente a Delfin Imagem, que em 2015 realizou mais 620 mil procedimentos, espera crescer 10% e superar os 650 mil atendimentos. A rede tem em vista grandes iniciativas para o futuro. “Estaremos atuando com um projeto de expansão no Nordeste incluindo a aquisição de novos equipamentos, novas parcerias e fusões.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

45


Responsável Técnico: Dr. José Espiño Silveira - CREMEB: 6267.

SERVIÇO DE HOME CARE | SOS VIDA

DRA. MARTA FERREIRA PASSO, ASSESSORA DE PROJETOS EM SAÚDE, ISABELLA DE ARAÚJO TEIXEIRA NAPOLLI, GERENTE DA UNIDADE DE ATENÇÃO DOMICILIAR, BRUNO FEITOSA ESPIÑO, ASSESSOR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE E DR. JOSÉ ESPIÑO SILVEIRA, PRESIDENTE E DIRETOR MÉDICO


“Ser primeiro lugar no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia e receber esse reconhecimento do mercado só confirma que estamos sendo assertivos na gestão da qualidade dos serviços e de nossos recursos humanos” José Espiño, diretor médico da S.O.S Vida

N

Atuação ética, pautada por inovação e respeito aos pacientes e parceiros

o mercado baiano desde 1987, a S.O.S Vida é pioneira no estado com o serviço de internação domiciliar, atendendo nas regiões metropolitanas de Salvador, de Feira de Santana e, desde 2008, em Aracaju, Sergipe. Com uma média de 5.500 atendimentos por ano, também disponibiliza uma unidade ambulatorial de oncologia clínica e um Centro de Infusão de Medicamentos Especiais (CIME). A empresa é destaque em adequação tecnológica e capacitação da equipe profissional, que é formada por mais de 800 colaboradores diretos e indiretos. A S.O.S Vida foi homenageada com o troféu Ouro na categoria Serviço de Home Care, na sexta edição do Benchmarking Saúde Bahia. “Ser primeiro lugar no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia e receber esse reconhecimento do mercado só confirma que estamos sendo assertivos na gestão da qualidade dos serviços e de nossos recursos humanos”, comemora o diretor médico da S.O.S Vida, o médico José Espiño. O gestor ressalta que a empresa é referência em indicadores do setor suplementar de saúde do Brasil junto a instituições de excelência que compartilham as melhores práticas do setor. “Trata-se da trajetória de um trabalho que vem sendo construído há quase 30 anos, embasado em valores éticos, inovação e respeito aos nossos pacientes e parceiros”, afirma. Para a S.O.S Vida, o melhor investimento empresarial é a busca por processos mais seguros e, consequentemente, uma assistência diferenciada para os próprios pacientes. “Adotamos um modelo de governança que prioriza as pes-

soas e tem como objetivo integrar o cuidado, levando para nossos clientes um serviço inovador com padrão internacional de qualidade”, explica o diretor médico da empresa. Nesse sentido, a instituição conquistou em 2012 a acreditação, com certificado de padrão internacional emitido pela JCI (Joint Commission International), uma das organizações certificadoras de processos em saúde mais reconhecidas em todo o mundo. O selo atesta a excelência nos processos de qualidade das instituições de saúde. A S.O.S.Vida foi a primeira empresa de Home Care do Norte e Nordeste e a segunda do país a obter esse reconhecimento. Em março de 2015, a instituição recebeu a primeira recertificação da JCI. “Essa conquista reforça que a empresa fornece aos seus clientes serviços com padrão de qualidade e segurança internacionais”, comenta Espiño. A empresa também busca fomentar um melhor desenvolvimento do segmento de internação domiciliar no estado. Com esse objetivo, realizou no ano passado a II Jornada Nacional de Atenção Domiciliar, em Salvador, que discutiu tendências e desafios do mercado de Home Care e qualificação técnica. Com especialistas de renome nacional, o evento foi um marco no debate sobre as melhores práticas para o segmento.“Na linha de desenvolvimento setorial, participamos ativamente das discussões sobre Home Care no seleto grupo de empresas afiliadas à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP)”, completa Espiño. Para os próximos anos, o gestor anuncia a abertura de novos negócios em saúde, além da participação no Programa de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da Escola de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC).

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

47


Responsável Técnico: Dr. Leonardo Salgado - CRMA: 13958.

SERVIÇO DE HOME CARE | ASSISTE VIDA

EQUIPE DA ASSISTE VIDA E, AO CENTRO, OS SÓCIOS-GESTORES DR. LEONARDO SALGADO, DR. PAULO ANDRADE, MARCO AURÉLIO REIS E AYLLA DOMIZIO


“A Assiste Vida traz no seu DNA a inquietação, a vontade de fazer a diferença e de ser melhor a cada dia. Tende a não se contentar com o que existe criado no mundo e vive pensando e estudando novas formas de contribuir com o segmento onde atua” Aylla Domizio, diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Assiste Vida

Humanização, coerência nas decisões, customização dos serviços, inovação e simplicidade nas ações

C

om sede na capital baiana, a Assiste Vida é destaque no mercado não apenas pelo crescimento rápido e estruturado de seus negócios, como pela postura ética e transparente de suas ações. A empresa, que atende em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, surgiu em 1997 inicialmente como Reabilitar Health Care, e tornou-se referência em assistência domiciliar de baixa complexidade ao longo dos seus onze anos de atuação. Foi em 2008 que a instituição revisou suas operações, prestando serviço de internação domiciliar e adotando o atual nome. Na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, a Assiste Vida recebeu o troféu Prata na categoria Serviços de Home Care. Para a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Assiste Vida, Aylla Domizio, a conquista do prêmio é o reconhecimento do mercado ao empenho da empresa em prestar uma assistência cuidadora e humanizada aos pacientes e familiares. “A Assiste Vida traz no seu DNA a inquietação, a vontade de fazer a diferença e de ser melhor a cada dia. Tende a não se contentar com o que existe criado no mundo e vive pensando e estudando novas formas de contribuir com o segmento onde atua”, explica. Aylla aponta como princípios da instituição o atendimento humanizado, a coerência nas tomadas de decisão, a customização do serviço conforme demanda do paciente, a constante inovação para antecipar tendências no setor e a simplicidade nas ações e relações. Em 2015, ano em que a Assiste Vida atendeu cerca de quatro mil pacientes, a empresa ampliou a estrutura física das áreas administrativas, modernizou a frota de ambulâncias e investiu em capacitação dos recursos humanos. Foram investidos o

equivalente a 2,5% do faturamento anual em TI para garantir a segurança dos dados e ganho de desempenho. “Tudo para oferecer aos nossos pacientes cada vez mais processos seguros e de qualidade”, afirma Aylla. A empresa, que atualmente conta com 130 colaboradores, também ampliou em 2015 o próprio portfólio, lançando o Assiste Baby, voltado para o atendimento domiciliar de bebês e familiares, um diferencial no mercado baiano. O serviço conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar de pediatras, enfermeiras e nutricionistas, que prestam atendimento clínico ao bebê e suporte emocional para a família durante os primeiros 30 dias do recém-nascido em casa, além do apoio 24h para orientações e esclarecimento de dúvidas pelo telefone. “A Assiste Vida segue uma tendência mundial caracterizada pelo crescimento do consumo no domicílio, diferencia-se da concorrência no Norte e Nordeste e preenche uma carência do mercado claramente percebida pela ausência de um serviço profissionalizado de atenção domiciliar direcionado ao segmento mamãe-bebê”, defende a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da empresa. Atualmente a Assiste Vida está se preparando para prestar, em breve, serviços de pediatria com um olhar mais intimista nas necessidades desta especialidade médica. A empresa também continuará focando nos cuidados paliativos e suas exigências, além do desenvolvimento de pessoas através de tecnologias sociais. A instituição vislumbra, ainda, uma acreditação. “Seguindo nossos objetivos corporativos, pretendemos implantar 100% dos requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação até 2018 e, assim, entendemos que estamos no caminho da certificação”, conta Aylla Domizio.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

49


Responsável Técnico: Dr. Ruy Cunha - CRM: 5775.

SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA | DAYHORC

O PRESIDENTE DO DAYHORC, RUY CUNHA, E O CONSELHEIRO DA INSTITUIÇÃO, RUY CUNHA FILHO


“Enfrentamos uma crise que nos levou a grandes desafios. Ao mesmo tempo, esse foi um ano que nos possibilitou fazer mais com menos. O DayHORC redimensionou todos os processos, entregando mais aos clientes a um custo menor” Ruy Cunha, fundador e presidente do DayHORC Hospital de Olhos

Um caminho de sucesso na oftalmologia da Bahia e do Brasil

O

DayHORC nasceu na cidade de Itabuna (BA), em 1982, através da iniciativa pioneira do médico Ruy Cunha, com o nome de Clínica de Olhos Santa Clara. Dez anos depois, tornou-se Hospital de Olhos Ruy Cunha, passando a ser conhecido pela sigla HORC. Em 1997, a empresa inaugurou a sua primeira filial em Salvador, no bairro do Itaigara, e introduziu o conceito de Hospital Dia Oftalmológico. Em consonância com as novas tendências mundiais no setor - define sua marca DayHORC.

qualidade. “Cuidamos da nossa equipe com muito carinho, remunerando bem e fomentando o desenvolvimento dos profissionais”, diz Ruy Cunha, que cita ainda um diferencial específico que, segundo ele, faz parte do “DNA da nossa empresa”: o carinho. “No momento em que colocamos o carinho e o amor naquilo que fazemos, os resultados acontecem. E o DayHORC tem uma equipe que trabalha munida desses dois sentimentos. Esse comportamento deu destaque ao DayHORC não só pelo elevado nível técnico da sua equipe médica, mas, sobretudo, pelo carinho com que todos os nossos clientes são recebidos”, completa.

Após 34 anos de uma história pautada em humanização e expansão, hoje o DayHORC possui uma equipe composta por mais de 370 colaboradores distribuídos em quatro unidades no estado: Salvador (Itaigara e Centro Médico do Hospital da Bahia), Itabuna e Eunápolis, além da unidade móvel que oferece um atendimento pautado em padrões mundiais de qualidade. “Realizamos um trabalho permanente de gestão na saúde, feito com muito carinho, competência e uma equipe voltada para atender bem aos nossos clientes”, destaca o oftalmologista Ruy Cunha, fundador e presidente do DayHORC. De acordo com ele, o país atravessou um ano de crise, mas com oportunidades. “A crise econômica nos levou a grandes desafios. Entretanto, esse foi um ano que nos possibilitou fazer mais com menos. O DayHORC redimensionou todos os processos, reduzindo custos e entregando mais aos clientes”, explica.

Para o fundador, os próximos anos serão desafiadores. Atualmente, o hospital realiza parcerias com clínicas, disponibilizando um amplo menu de serviços e referenciamento completo da alta complexidade. “Dessa forma, conseguimos promover a oftalmologia na Bahia de uma maneira mais sustentável, entregando o melhor serviço ao paciente, promovendo o médico especialista e otimizando custo para os convênios”, diz.

O DayHORC Hospital de Olhos traçou um caminho de sucesso na oftalmologia, com resultado direcionado para o aprimoramento do saber e a entrega de um serviço de

O DayHORC também está à frente quando se trata de tecnologia. O serviço investe constantemente em inovação e possui um parque de equipamentos a laser e de ultrassom de última geração. De acordo com Ruy Cunha, a empresa investiu, nos últimos dois anos, em tecnologias como o laser de femtosegundo e laser para cirurgia refrativa. “Também investimos em novas tecnologias para o tratamento do glaucoma e ambliopia, além de adotarmos técnicas inovadoras como presbylasik e uso de lentes intraoculares trifocais. A permanente pesquisa em investimentos, novas tecnologias e tendências da oftalmologia são grandes diferenciais da instituição”.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

51


Responsável Técnico: Dra. Gildete Lessa - CRM 3319.

SERVIÇO DE ONCOLOGIA | NÚCLEO DE ONCOLOGIA DA BAHIA (NOB)

CORPO CLÍNICO NOB


“Unimos força com as clínicas que fazem parte do grupo e conquistamos ganhos que refletem a excelência na gestão. O importante é não parar e achar que já é suficiente, sempre podemos oferecer algo a mais para os pacientes” Gildete Lessa, oncologista e diretora técnica do NOB

Referência em boas práticas e parceria com o Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Medical School

O

s 24 anos de história do NOB – Núcleo de Oncologia da Bahia – são um case de sucesso. Referência em tratamento oncológico, o NOB tem seu foco no atendimento integral e humanizado ao paciente e pauta seus investimentos na modernização, educação médica continuada, pesquisa e melhores práticas. A proposta é garantir assistência aos pacientes através de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, tratamentos mais atuais e avançados, menos invasivos, com menos efeitos colaterais e de comprovada eficácia, assim como acolhimento. Em 2013, o NOB passou a fazer parte do Grupo Oncoclínicas, uma das principais entidades de oncologia da América Latina, que desde 2014, mantém parceria com o Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Medical School (EUA). Com essa cooperação científica, pioneira e inovadora para o mercado de saúde nacional, os pacientes oncológicos brasileiros passaram a contar com suporte de assistência do instituto norte-americano, considerado centro de referência mundial em pesquisa e tratamento do câncer. Outras importantes conquistas foram a oportunidade de intercâmbio científico entre médicos brasileiros e americanos, participação em pesquisas e estudos clínicos, discussões de casos e a possibilidade da segunda opinião sobre o tratamento, onde os pacientes brasileiros podem ter acesso a consultas nos EUA. Desde a sua fundação, em 1992, o NOB atravessou um processo continuo de crescimento e busca por melhorias. E, consequentemente, trilhou o caminho para a conquista do troféu Ouro, pelo quinto ano consecutivo, do Prêmio

Benchmarking Saúde, na categoria Serviços de Oncologia. “Realizamos projetos estruturais e organizacionais. Somos pioneiros no estado ao construir uma estrutura de quatro andares voltada exclusivamente para o tratamento quimioterápico e projetado dentro das normas internacionais de segurança. Além disso, fomos a primeira clínica de oncologia do Nordeste a receber o nível máximo de acreditação pela ONA”, explica Dra. Gildete Lessa, oncologista e diretora do NOB. Internamente, a gestora afirma que a instituição executou um projeto grandioso ao migrar os serviços de backoffice para uma central de serviços compartilhados. “Unimos força com as 33 clínicas que fazem parte do grupo e conquistamos ganhos que refletem a excelência na gestão. O importante é não parar e achar que já é suficiente, sempre podemos oferecer algo a mais para os pacientes”, acrescenta a Dra. Gildete. Em 2015, objetivando certificar a qualidade nos serviços, o NOB passou por uma criteriosa avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – instituição líder no mercado de certificação em saúde. Para isso, o NOB implantou padrões e metodologias recomendadas pelo Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. “Foi mais um reconhecimento que comprova o compromisso e a dedicação de toda a equipe com a qualidade dos nossos serviços”, lembra a sócia da instituição, Dra. Clarissa Mathias. Ainda em 2015, o NOB investiu na criação do Núcleo de Infusões e Terapias (NIT). O novo empreendimento oferece ambiente exclusivo para infusão de drogas biológicas que tratam doenças reumatológicas, gastrohepatológicas e neurológicas.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

53


Responsável Técnico: Dr. Ricardo Madureira - CREMEB 12793.

HOSPITAL FILANTRÓPICO COMPLIANCE | HOSPITAL SANTA IZABEL

EDUARDO QUEIROZ, SUPERINTENDENTE DE SAÚDE, O PROVEDOR ROBERTO SÁ MENEZES E MANOELITO SOUZA, SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS CORPORATIVOS


“A atuação do Hospital Santa Izabel se baseia em práticas de cidadania, ética, justiça social e solidariedade, e tem como norte princípios de humanismo, pioneirismo e excelência” Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia

D

Fazer o que é certo, agindo com ética em qualquer circunstância

esde que foi fundada em 1549, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia trabalha com ética e seriedade para melhorar o padrão de assistência em prol do paciente e da sociedade. Nesse contexto, o Hospital Santa Izabel sempre investiu em gestão profissionalizada, estrategicamente orientada para que funcionários e voluntários sigam a mesma base filosófica e promovam o esforço continuado para fazer a coisa certa. Não à toa, o trade da saúde baiano elegeu a unidade Hospital Filantrópico Compliance, com troféu Ouro na sexta edição do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. “Reconhecimento que celebra nossa participação na construção de uma sociedade mais justa, essa premiação reforça a imagem positiva que o Hospital Santa Izabel da Santa Casa da Bahia vem alcançando junto aos principais gestores e representantes do mercado no estado”, comemora o provedor da instituição, Roberto Sá Menezes. Para ele, ser referência na área de Compliance é sempre um desafio importante para uma instituição que atua na área da saúde ou em qualquer outro segmento da economia. “Essa conquista também nos coloca em um movimento contínuo rumo a melhorias”, acredita o gestor. E o que faz uma instituição ser referência em Compliance? Para o Santa Izabel, a resposta está na constante busca pelo desenvolvimento da organização, sempre evitando desvios e assegurando a transparência nos relacionamentos. É informar os diferentes públicos, parceiros e colaboradores da entidade sobre as ações da empresa, de forma clara, precisa, abrangente e com regularidade. Ou, como define o provedor

Roberto Sá Menezes, “um dos nossos princípios é fazer o que é certo, o que é ético, em qualquer circunstância”, defende. Nesse sentido, a instituição possui um código de ética com linguagem sucinta e acessível, criado com o objetivo de ser modelo de conduta pessoal e profissional para os colaboradores de toda a Santa Casa da Bahia. A publicação orienta o padrão de relacionamento entre dirigentes, colegas, parceiros, clientes, fornecedores e público externo, além de nortear decisões, para que sejam tomadas de forma justa e imparcial. “O documento também enfatiza que o compromisso com a ética é de todos e descreve os princípios institucionais e as diretrizes fundamentais para a gestão de pessoas”, informa Sá Menezes. Ele destaca, ainda, a importante atuação da Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Izabel, que publicou o Regimento Interno do Corpo Clínico e o Guia Informativo para Assistência Segura. Além disso, a Diretoria do Santa Izabel realiza reuniões trimestrais com os representantes das especialidades médicas, para apresentação e discussão de indicadores e não conformidades. O tema “ética e conformidade” é uma questão de prioridade para a Santa Casa da Bahia, que contratou nos últimos anos consultorias especializadas para dar suporte à modernização das atividades de Compliance. A partir da criação de um grupo de trabalho – o Comitê de Compliance –, o projeto começou a ser posto em prática, através de reuniões periódicas e planos de ação, que incluem atividades como revisão do Código de Ética e Conduta, entre outros. Como define Sá Menezes, “a atuação do Hospital Santa Izabel se baseia em práticas de cidadania, ética, justiça social e solidariedade, e tem como norte princípios de humanismo, pioneirismo e excelência”.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

55


Responsável Técnico: Dr. Onildo Oliveira Filho - CRF: 1355.

LABORATÓRIO INTERIOR DO ESTADO COMPLIANCE | LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (LABO)

ONILDO OLIVEIRA FILHO, SÓCIO-ADMINISTRADOR DO LABO


“Com o objetivo de uniformizar as condutas esperadas no ambiente de trabalho, a empresa atualizou o regimento interno, que foi assinado por todos os colaboradores” Onildo Oliveira Filho, sócio-administrador do LABO

Referência em análises clínicas e Compliance no interior do estado

R

eferência em serviços de análises clínicas na cidade de Vitória da Conquista (a cerca de 517 Km de Salvador), terceira maior potência econômica da Bahia, o Laboratório de Análises Clínicas LABO é também benchmarking quando o assunto é Compliance. Atento às discussões que envolvem ética e boas práticas na saúde e com um modelo de gestão pautado na transparência, o LABO conquistou o Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2015/2016, na nova categoria Laboratório Interior do Estado Compliance, criada para reverenciar ações de boas práticas no setor de análises clínicas. “Ser Compliance é agir em sintonia com as regras e para nós, conquistar essa premiação significa que estamos atuando de maneira confiável e com a qualidade que o setor exige, atendendo às normas dos órgãos reguladores, conforme as nossas atividades, bem como dos nossos regulamentos internos”, comemora Onildo Oliveira Filho, sócio administrador do LABO. Com 66 anos de história, o LABO segue, desde a sua criação, um código de conduta próprio. No entanto, com o objetivo de orientar e uniformizar as condutas esperadas no ambiente de trabalho, a empresa atualizou e implantou um regimento interno, que foi entregue a todos os colaboradores e assinado por eles. “O documento possui oito seções, entre elas as que abordam pontos relacionados aos aspectos trabalhistas, pagamento, benefícios, relação entre colaborador e empresa e aspectos éticos. Além do código de conduta citado, o funcionário deve conhecer o Manual de Biossegurança do LABO e consultá-lo sempre que for necessário”, explica Onildo Oliveira Filho. Ainda segundo Onildo, a gestão do laboratório reforça a

importância de estar agindo conforme as regras estabelecidas para esse tipo de estabelecimento. “A prova disso são as certificações ISO e PALC, conquistadas devido ao fato de estarmos cumprindo os requisitos necessários para um sistema de gestão de qualidade”, lembra. Um exemplo de ação envolvendo boas práticas aconteceu em 2015, quando o LABO implantou, em todos os setores da empresa, uma ação intitulada Gestão de Riscos, onde se destaca a utilização da metodologia de química seca do equipamento Vitros, da Jonhson&Jonhson. Este é considerada o único equipamento ecologicamente correto do mercado de saúde e que, dentre todos os benefícios nos âmbitos internos e externos do laboratório, possibilita a redução de 90% do consumo de água. “Destaca-se também o fato de todos os equipamentos do laboratório serem interfaceados e a implantação do Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária Notivisa – plataforma web desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) –, que tem como principal objetivo notificar os eventos adversos para o órgão regulador. “Tudo isso significa mais segurança e proteção para o paciente”, explica Onildo. O executivo explica ainda que faz parte dos objetivos da empresa executar todas as funções de rotina da melhor forma. No ano passado, por exemplo, os funcionários do LABO tiveram participação nos resultados alcançados e também puderam participar da elaboração do planejamento estratégico para o ano corrente, através de sugestões e ideias, que foram avaliadas. “Muitas dessas ideias foram consideradas viáveis e, inclusive, aplicadas”, destaca o gestor.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

57


Responsável Técnico: Dr. Marcus Machado - CRF 2464.

LABORATÓRIO INTERIOR DO ESTADO COMPLIANCE | IHEF (GRUPO MEDDI)

JOSE ANTÔNIO BARBOSA, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO MEDDI, ELIENE SERAFIM, FARMACÊUTICA E BIOQUÍMICA, LUCIANA VEIGA, SUPERINTENDENTE DE LABORATÓRIOS, E MARCUS MACHADO, DIRETOR TÉCNICO DO LABORATÓRIO IHEF


“Para dar sustentabilidade ao nosso crescimento, fortalecemos nossa Governança Corporativa e, através da atualização por parte de nossas principais lideranças, multiplicamos as boas práticas junto às nossas equipes de trabalho” Jose Antônio Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Grupo MEDDI

R

Governança corporativa para proporcionar uma medicina laboratorial de qualidade

eferência em excelência médica e prestação de serviço no interior da Bahia, o IHEF Laboratório acaba de ser premiado com o Troféu Complience e também com o Troféu Prata na categoria laboratório no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia. Inaugurado em 1983, o IHEF iniciou as suas atividades atuando apenas na área de Hematologia e, com um crescimento sólido e planejado, ampliou suas para outras especialidades. Com um histórico de mais de 33 anos sendo um centro de excelência em saúde em Feira de Santana e região, hoje o IHEF oferece os serviços de Diagnóstico por Imagem, Medicina Nuclear e Oncologia e Hematologia, Hemoterapia e Laboratório. A vocação empreendedora é uma das principais características do Grupo, e tem o seu reflexo representado no IHEF, que atualmente realiza 130 mil exames por mês e atende 200 mil pacientes por ano. Foi o primeiro laboratório da região de Feira de Santana totalmente dedicado ao atendimento do público infantil, o IHEF Kids, e ainda apostou no IHEF Class, uma unidade com atendimento diferenciado, com hora marcada e todo o conforto para o paciente. O espírito empreendedor do IHEF tem origem em seu fundador e atual Presidente do Conselho de Administração do Grupo Meddi, José Antônio Barbosa. “Nossa atuação, além de alavancar exponencialmente nossos atendimentos, nos possibilitou levar medicina laboratorial de qualidade a uma população que há muito não era assistida neste aspecto”, afirma.

Atualmente, são 23 unidades do IHEF, sendo 15 distribuídas por Feira de Santana e mais 8 nas cidades de Pojuca, Santo Estevão, Santa Bárbara, Santo Amaro, Irará, Conceição de Jacuípe, Coração de Maria e São Gonçalo. “Ampliamos nosso parque tecnológico com a obtenção de máquinas de ponta nas fases analítica, pré-analítica e pós-analítica, lançando mão de cada vez mais recursos para estarmos no topo dos avanços em nosso setor”, salienta Dr Marcus Machado, Diretor técnico do Laboratório IHEF. Sempre na vanguarda, o IHEF foi o primeiro laboratório do interior do estado a ser acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) em 2006. A empresa também possui o selo de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) com ótimo desempenho. No âmbito social, o IHEF foi pioneiro através do apoio ao Centro de Convivência Isa e Almerinda, espaço gratuito voltado para mais de 300 idosos a partir de 60 anos com aulas de dança, fisioterapia, hidroginástica, oficina de artesanato, consultório médico e odontológico, entre outras atividades, na cidade de Feira de Santana. O IHEF faz parte do Grupo MEDDI, o maior Grupo de Diagnóstico do Nordeste do Brasil e que está presente em 14 cidades do Estado, através de 4 Marcas: IHEF, MULTIMAGEM, MEDDI E BIOCENTER.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

59


Responsável Técnico: Dr. Josemar Fonseca Silva - CRF: 1290.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS COMPLIANCE | LABCHECAP

DIRETORIA DO LABCHECAP


“Acreditamos que o crescimento de uma empresa só acontece quando ela atua com bons valores. Essa ligação com o Compliance é algo que vem das nossas orientações familiares” Maurício Bernardino, diretor executivo do Labchecap

A

Referência em Compliance no setor de análises clínicas

tento às discussões sobre Compliance na saúde e com um modelo de gestão pautado na transparência, o Labchecap conquistou o Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2015/2016. Presente em todas as edições, esta é a terceira vez que o laboratório conquista o primeiro lugar no evento que já é consagrado como o Oscar da Saúde no estado. Desta vez, o Ouro veio na nova categoria, Laboratório de Análises Clínicas Compliance, criada para reverenciar ações de boas práticas no setor. “Estar próximo da população e oferecer um atendimento de excelência sempre foi o nosso principal foco”, comemora o diretor executivo da entidade, Maurício Bernardino.

Com 32 anos de história e uma contribuição sem precedentes para a saúde da população baiana, desde o início o Labchecap implementou um Código de Conduta institucionalizado e pensado de acordo com os valores pessoais de gestão e dos funcionários. “O debate não é novo. Acreditamos que o crescimento de uma empresa só acontece quando ela atua com bons valores. Essa ligação com o Compliance é algo que vem das nossas orientações familiares”, afirma Bernardino. O diretor executivo acrescenta que a criação do Código de Conduta foi baseada nas ações administradas do cotidiano da empresa. “Em nosso dia a dia, fazemos questão de disseminar esses valores entre todos os nossos colaboradores”, reforça. Para o executivo, o destaque em Compliance é o reflexo de diversas ações corporativas, com destaque para o atendimento ético e qualificado e o cuidado para que seus

colaboradores tenham uma ambiência de trabalho com práticas de segurança favoráveis à motivação. A qualidade dos serviços e dos processos de gestão também é legitimada e reconhecida pelos principais órgãos de acreditação e certificação. Com destaque para o Sistema Nacional de Acreditação DICQ, o Programa Nacional de Controle da Qualidade – PNCQ, a certificação ISO 9001:2008, a aprovação pelo Programa de Qualificação do Colégio Brasileiro de Radiologia, e o Programa de Educação Ambiental, com ações voltadas para seus funcionários. “Tudo isso contribuiu para o Labchecap alcançar o status de principal laboratório de análises clínicas da Bahia”, reflete Bernardino. “As boas práticas administrativas estão no DNA dos sócios e da empresa. Somos líderes e sabemos que quem assume essa posição precisa dar bom exemplo”, acrescenta. Ainda conforme o diretor executivo, as ações de Compliance do laboratório compreendem também as relações com a cadeia produtiva do setor. “Essas ações se refletem na busca por fornecedores e parceiros que atendam às exigências de qualidade da organização e as demandas éticas do grupo”, diz. “Compliance nada mais é do que fazer a coisa certa. Esse debate deve permear todos os setores, uma vez que o país encontra-se marcado pela crise econômica e pela corrupção. Acredito na necessidade que o país tem de passar por um processo de remodelamento cultural e aprenda a fazer o certo. A saúde precisa ficar atenta e sempre buscar melhorar seus indicadores, já que é um serviço essencial”, finaliza.

Prêmio Benchmarking Saúde | Bahia 2015/2016

61


Prêmio Benchmarking Saúde 2015/2016 Bahia Conheça a metodologia, o ranking dos vencedores e a pontuação obtida por cada um dos indicados em todas as categorias do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia, edição 2015/20S16


MEMORIAL

(Labchecap)

1200 1100

José Antônio Barbosa TOTAL: 1900

Hospital Português 250 450

Legendas

*

900 1000

escore de desempenho realizações

Onildo Pereira (Labo)

TOTAL: 3000

1700 1300

Eduardo Queiroz (Hospital Santa Izabel)

1100 1300

Tarcyo Bonfin

(Cuidare Atenção Domiciliar)

650 470

TOTAL: 2800

TOTAL: 4000

TOTAL: 2500

Maurício Bernardinho

(Grupo MEDDI)

2200 1800

TOTAL: 2400

600 500

(Cardio Pulmonarl)

(Hospital de Ilhéus)

1100 1400

Executivo do Ano

Iolanda Peltier

Jorge Viana

(Hospital da Bahia)

TOTAL: 1120

TOTAL: 1100

Santa Casa de Misericordia de Itabuna

(Interior do Estado)

Marcelo Zollinger

TOTAL: 2300

TOTAL: 4400

Santa Casa de Misericordia da Bahia 1900 2500

TOTAL: 700

Empresário do Ano

Empresário do Ano

1600 1200

Fábio Brinço

(Itaigara Memorial)

TOTAL: 1600

Ação social *

900 700

relevância para sociedade

curriculum

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.

FASE 01 | COMITÊ JULGADOR Empresários e executivos de instituições e entidades representativas do segmento médico-hospitalar da Bahia, assim como líderes de associações de classe e as principais lideranças de seguradoras e operadoras de planos de saúde, foram convidados para compor a comissão julgadora. No total, o comitê foi formado por 80 membros, representantes de pelo menos uma das 26 categorias em disputa no Prêmio Benchmarking Saúde.


METODOLOGIA O Benchmarking Saúde chega a sua sexta edição, elegendo as empresas e gestores que se destacaram em 2015/2016. A avaliação foi feita pelo próprio trade de saúde baiano, através de voto secreto com base nos critérios de Inovação, Credibilidade/Relação com o Mercado/Assistência, Novos Investimentos e Visibilidade de Mercado. Os três candidatos com maior pontuação, somando todos os critérios, foram eleitos vencedores em sua categoria – primeiro, segundo e terceiro lugar. Em caso de empate, a decisão final tem como base a pontuação obtida nos critérios Inovação e Credibilidade.

Gestor Público *

Cristina Cardoso

(Coordenadora Geral do Planserv)

IBDAH

Legendas

1700 1900

(Secretário de Saúde da Bahia)

*

Legendas **

realizações

Hospital São Rafael 550 1070 400 300

DayHORC

Fabio Villas-Boas

150 110 104 60

TOTAL: 720

TOTAL: 424

(Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar)

Hospital Cardio Pulmonar 1000 1200 650 200

600 400 310 190

TOTAL: 1500

TOTAL: 1816

712 410 380 314

410 310

Hospital Santa Izabel 3100 2400 1100 670

TOTAL: 7270

FJS

(Fundação José Silveira)

2200 1720

TOTAL: 3050

TOTAL: 3920

(Secretário de Saúde do Município de Salvador)

TOTAL: 3600

TOTAL: 9680

4000 2400 1680 1600

Itaigara Memorial 2650 2500 1400 1400

TOTAL: 2320

José Antônio Rodrigues Alves

(Obras Sociais Irmã Dulce)

Hospital Filantrópico

Hospital Português 700 450 320 260

TOTAL: 1730

OSID

Hospital Dia

TOTAL: 7950

Gestão OSS **

curriculum

inovação

assistência

inovação

relação com o mercado

novos investimentos

visibilidade de mercado

novos investimentos

visibilidade de mercado

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.

FASE 02 | DIVULGAÇÃO Com o objetivo de garantir a transparência do processo de avaliação, ações dirigidas por e-mail marketing divulgaram todas as informações relativas ao Benchmarking Saúde, como a lista completa dos integrantes do comitê julgador e das empresas representadas por cada um deles.


MEMORIAL

1300 900 700 660

900 424 370 330

Legendas

inovação

1450 950 750 400

Labchecap

TOTAL:728

(Feira de Santana)

TOTAL: 2024

Leme

Hospital Jorge Valente 330 260 142 132 Hospital Pro Hope 290 100 280 58

Hospital Emec

assistência

1100 800 620 380

novos investimentos

TOTAL: 7510

Labo 1500 1100 641 402

2910 2400 1450 750

IHEF - Grupo MEDDI 2050 1740 1500 1400

TOTAL: 6690

TOTAL: 3560

(Vitória da Conquista)

Laboratório Interior do Estado

Laboratório Análise 1650 1600 1360 900

TOTAL: 5510

Hospital Samur

Sabin TOTAL: 3643

2000 1700 650 350

Hospital Cardio Pulmonar 2200 2300 1430 1060

TOTAL: 2900

TOTAL: 4700

(Camaçari)

(Pequeno e Médio Porte)

TOTAL: 3550

Hospital Semed

Laboratório de Analises Clínicas

TOTAL: 6990

(Interior do Estado)

Hospital Privado

TOTAL: 864

Hospital Privado

visibilidade de mercado

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.

FASE 03 | OS INDICADOS A Revista Diagnóstico elaborou uma pré-lista com até seis nomes por categoria, sugeridos por uma comissão de notáveis, integrada por dirigentes de classe, consultores, formadores de opinião e profissionais do trade de saúde. Também coube a essa comissão a escolha dos prêmios especiais, que elegeu, nesta edição, a Bahiafarma (Empreendedorismo Público), CAM (Destaque Grupo de Saúde), Holiste (Negócio Inovador), OSID (Empreendedorismo Social), IBR/FJS 10 anos de Gestão (Destaque Assistencialismo) e o Hospital de Ilhéus (Governança Administrativa).


CRITÉRIOS Credibilidade/Relação com o Mercado Trata-se do posicionamento da empresa diante do mercado (relação com fontes pagadoras-credoras/ prestadores-clientes/fornecedores e pós-venda). Se aplica às seguintes categorias: Gestão OSS; Seguradoras, Medicina de Grupo; Operadoras de Autogestão e Empresa de TI. Peso 100. Credibilidade/Assistência Práticas de assistência e segurança médica em sua área de atuação +(peso variável e aplicado a todas as categorias que prestam assistência médica e a utiliza em seu core business).

Planserv

Santa Casa de Misericordia de Feira de Santana 940 900 650 206

TOTAL: 7650

750 640 478 340

TOTAL: 2696

Hapvida

TOTAL: 2208 Cassi

700 450 440 200

Legendas *

650 480 342 160

Santa Casa de Misericordia de Vitória da Conquista 780 424 310 230

TOTAL: 1744

TOTAL:2384

3100 2350 1400 800

Petrobras 980 610 454 340

TOTAL: 1790

Santa Casa de Misericordia de Itabuna 2400 2900 1600 710

TOTAL: 7610

Amil / Medial

TOTAL: 1632

TOTAL: 6712

2360 2550 1062 740

Seguradora

inovação

relação com o mercado

inovação

assistência

novos investimentos

novos investimentos

Bradesco Saúde 3100 2900 960 648

TOTAL: 7608

Promédica

Santas Casas * Interior do Estado

SulAmérica Saúde 790 1090 380 220

TOTAL: 2512

Operadora de Autogestão

Medicina em Grupo

Porto Seguro Saúde 190 60 95 63

TOTAL: 408

Inovação Deverão ser avaliadas as empresas e gestores que se destacaram por ações de empreendedorismo, projetos de gestão e/ou governança e iniciativas afins que os fizeram modelo a ser seguido em 2015/2016. Peso 100.

visibilidade de mercado

visibilidade de mercado

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.

FASE 04 | VOTAÇÃO Os vencedores do Benchmarking Saúde foram escolhidos através de votação no site www.benchmarkingsaude.com.br/bahia. Para garantir a segurança do processo, cada membro do comitê julgador teve acesso ao sistema por meio de login e senha exclusivos, expirados automaticamente após a avaliação. O sistema não permite que os jurados avaliem as categorias em que suas próprias instituições concorreram.


MEMORIAL

Legendas

inovação

Oftalmoclin 700 340 246 90

assistência

720 900 380 200

novos investimentos

TOTAL: 8680

Núcleo de Oncologia da Bahia 3720 3200 1160 600 Clion

TOTAL: 2290

Mederi

Instituto de Olhos Freitas 1020 850 370 230

Serviço de Oncologia

790 850 400 250

Cehon TOTAL: 2190

TOTAL: 2120

Labchecap Imagem 820 300 750 250

990 600 346 160

TOTAL: 2096

1200 1540 750 400

2100 1400 890 490

TOTAL: 4880

TOTAL:7330

2880 2150 1500 800

Assiste Vida

TOTAL: 1376

TOTAL: 4210 Clínica Delfin TOTAL: 3890

DayHORC

SOS Vida 1460 1250 900 600

TOTAL: 2470

Multimagem

Serviço de Oftalmologia

Serviço de Home Care

TOTAL: 2200

Serviço de Diagnóstico por Imagem

750 700 440 300

visibilidade de mercado

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.


CRITÉRIOS Novos investimentos Refere-se a novas unidades, ampliação de serviços e investimentos em novas tecnologias executados ao longo de 2015/2016. Peso 50.

Serviço de TI *

Sustentabilidade

Empreendedorismo Público Bahiafarma

Leme

MV

TOTAL: 3300

TOTAL: 7760

2100 2460 1900 1300

Destaque Grupo de Saúde CAM

TOTAL: 2200

1020 800 300 200

TOTAL: 2320

2200 1100

Hospital São Rafael 1400 800

Pixeon

Negócio Inovador Holiste

Laboratório Sabin 700 300

TOTAL: 1000

TOTVS TOTAL: 1472

Visibilidade de mercado Esse critério deve ser usado para avaliar o desempenho obtido pelos candidatos ao prêmio através de seus investimentos em marketing, publicidade e comunicação corporativa implementados junto a seus respectivos stakeholders. Peso 30.

700 420 212 140

Empreendedorismo Social OSID Destaque Assistencialismo IBR/FJS 10 anos de Gestão Governança Administrativa Hospital de Ilhéus

Legendas

*

inovação

relação com o mercado

escore de desempenho

novos investimentos

visibilidade de mercado

retorno para o negócio Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.


MEMORIAL

Premiação Compliance Diagnóstico por Imagem Compliance Diagnoson a+ Multimagem Labchecap

Hospital Filantrópico Compliance Hospital Santa Izabel (Santa Casa de Misericórdia da Bahia) Hospital São Rafael Hospital Evangélico

Laboratório Interior do Estado Compliance IHEF Labo Laboratório de Análises Clínicas Compliance Labchecap

Os gráficos apresentam o somatório da pontuação obtida em cada categoria. Os concorrentes que não enviaram o case tiveram reduzidos 20% de suas pontuações finais.


COMISSÃO JULGADORA

Aderval Gomes - Perfil Gestão Agnaldo Bahia - Inove Alexandre Guerra - Oftalmoclin Alfonso Carvalho - ADM Consultoria André Wermann - Santa Casa de Itabuna Bráulio Brandão - Hospital Aeroporto Cícero Andrade - TECNOSP FENAESS Delfin - Grupo Delfin Dra Zênia - Conamed Eduardo Borges - Laboratório Análise Eduardo Queiroz - Hospital Santa Izabel Fabio Brinço - Itaigara Memorial Gildete Lessa - Nucleo de Oncologia da Bahia Hérika Pedroza - Hospital Semed João Soares - Grupo CAM José Alberto Muricy José Antônio Barbosa - Grupo MEDDI (Multimagem e IHEF) José Espiño - SOS Vida Lúcia Dórea - Samur Maísa Domenech - ADM Consultoria Marcelo Brito - CNS Mariléa Francina - Bradesco Saúde Marcelo Brito - CNS Mariléa Francina - Bradesco Saúde Neide Machado - Cassi Onildo Filho - LABO Raimundo Correa - SINDHOSBA Ricardo Costa Marcelo Zollinger - Hospital da Bahia Leonardo de Almeida Salgado - Assiste Vida Adriana Mattos - Grupo Fleury Roquelina Santos - Sul America Newton Dias - Jorge Valente Vespasiano Neto - Gestão em Saúde Eric Ettinger Junior - Hospital Calixto Midlej Filho Alfredo - Hospital São Rafael

Lourival Cunha - DayHorc Breno Sena - Hospital Evangélico da Bahia Fábio Fantini - TOTVS Rita Lavínia - Clínica Oftalmológica Dra. Rita Lavínia Alice Petersen - Image Memorial Luiz Carlos - Holiste Maurício Bernardino - Labchecap Roberto Ribeiro - Pixeon Ronaldo Dias - Bahiafarma Rose Caribé - Cardio Pulmonar Ricardo Fernandes - INTERSYSTEMS Sandra Peggy Araújo - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana André Menezes - Petrobras David Manciny - CAMED João Grossini - MV Ricardo Fernandes - INTERSYSTEMS Mairla Pinheiro - Hapvida Tatiana Ferraz - Sabin José Tomaz do Nascimento - Maternidade Santa Emília (Feira de Santana) Alexandre Gueerra - Oftalmoclin Rafael Vita - Cehon Rita Lavínia - Clínica Oftalmológica Dra. Rita Lavínia Alex Carvalho - IBDAH Déa Márcia - Hospital Santo Amaro Iracema Brandão - Hospital EMEC (Feira de Santana) Rafael Vita - Cehon Cristina Cardoso - Planserv Antônio Brito - Instituto de Olhos Freitas Vicente de Araújo - Hospital Português Lúcio de Oliveira Couto - Mederi Laline Maria Oliveira - Hospital de Ilhéus Monica Moreira - IBR/FJS 10 Anos de Gestão José Alberto - Muricy Consultoria Lilian de alencar - Leme


CONTATOS

Assiste Vida Rua das Violetas, 55 - Pituba, Salvador - BA, 41810-080 Telefone:(71) 3415-9100

Itaigara Memorial Rua Altíno Serbeto de Barros, 119 - Itaigara Salvador - BA, 41.830-907 Telefone:(71) 3352-9000

Bradesco Seguros RUA BARÃO DE ITAPAGITE 225-Rio Comprido Cep:20261901-Rio de Janeiro-RJ

Labchecap Avenida Luís Viana, 2212 - Imbuí Salvador - BA CEP:41720-200 Telefone: (71) 3345-8200

Clínica Delfin Avenida Antônio Carlos Magalhães, 442 - Itaigara, Salvador - BA, 41825-000 Telefone:(71) 3270-8500

Labo Rua Ascendino Melo, 217, Bairro Recreio, Vitória da Conquista - Ba Telefone (77) 2101 5858

DayHorc Avenida Professor Magalhães Neto, 1541, Centro Médico do Hospital da Bahia, 9º andar, Bloco A - Pituba Salvador - BA | CEP: 41810-011 Telefone: (71) 3503-2020 Grupo CAM Rua Cláudio Manoel da Costa 58 Canela; Salvador - BA CEP: 40.110-180 Telefone:71 3183-3344 Hospital da Bahia Avenida Professor Magalhães Neto, 1541 – Pituba, Salvador - BA, 41820-011 Telefone:(71) 2109-1000 Hospital de Ilhéus Praça Dr. Antonio Vianna, s/nº – Cidade Nova, Ilhéus/Ba – CEP: 45.652-140 Telefone:(73) 2101-4260 Hospital Evangélico da Bahia Avenida Dom João VI, 1.291, Brotas, Salvador BA CEP: 40285-001 TEL.: (71) 3357-8800 Hospital Samur AvenidaYolando Fonseca, 480 - Jurema, Vitória da Conquista - BA CEP: 45023-030 Telefone:(77) 2102-8400 Hospital Santa Izabel Praça Conselheiro Almeida Couto, 500 - Nazaré, Salvador - BA, 40050-410 Telefone:(71) 2203-8444 IHEF Avenida Getúlio Vargas, 844 - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-325 Telefone:(75) 2101-5020

Laboratório Análise Avenida Getúlio Vargas, Centro, 1085, Feira de Santana - BA, 44001-325 Telefone:(75) 3322-4000 Multimagem Avenida Manoel Dias da Silva, 675 e 677- Pituba, Salvador - BA, 41830-000 Telefone:(71) 2108-9999 NOB Avenida Adhemar de Barros, 123 - Ondina, Salvador - BA, 40170-110 Telefone:(71) 4009-7070 Pro Hope Estrada da Paciência, 2009, Cajazeiras 8 - Salvador-BA. CEP: 41340-208 Tel:(71) 3211-8100 Sabin Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 56, Itaigara Contato: (71) 3261-1314 Santa Casa de Misericórdia da Bahia Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001 Telefone:(71) 2203-9666 Santa Casa de Misericórdia de Itabuna Rua Antônio Muniz, 200 - Centro, Itabuna - BA, 45600-625 Telefone:(73) 3214-9190 Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista Praça Hercílio Lima, 95, Centro CEP. 45.000-195 Fone: Pabx (77) 3425-9900 e Administração (77) 3425-9979 Semed Rua Francisco Drumond, 238 - Centro, Camaçari - BA, 42800-500 Telefone:(71) 3493-4306 / 4300 SOS Vida Avenida Dom João VI, 152 - Brotas, Salvador - BA, 40285-001 Telefone:(71) 33277-8004


Book Benchmarking Saúde | 2015/16 CEO Grupo Criarmed Reinaldo Braga | reinaldo@grupocriarmed.com.br Comercial Fábio Barreiros | fabio.barreiros@grupocriarmed.com.br Textos Eduardo César Mara Rocha Fotos e Tratamento de imagens Roberto Abreu Diagramação e Arte Lucas Caribé Impressão Gráfica Santa Marta Distribuição Correios

Realização

Criarmed Marketing de Saúde, Av. Centenário - 2411, Ed. Empresarial Centenário, sala 204 | Chame-Chame | CEP: 40.155-150 | Salvador-BA Tel.: (71) 3183-0360 www.benchmarkingsaude.com.br ® Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta publicação sem a expressa autorização do Grupo Criarmed.


“A todos que ajudaram a fazer do Prêmio Benchmarking Saúde uma referência para o mercado brasileiro, nossos sinceros agradecimentos”.


I WANT TO


VOLUNTEER


O presidende do Einstein, Claudio Lottenberg, foi keynote speaker do Fórum Médicos S.A.

Presidente da SoPE (Sociedade de Médicos Empreendedores - EUA), Arlen Meyers, foi keynote speaker da primeira edição do evento.

O público teve participação ativa nos debates, realizados nos dias 15 e 16 de Setembro de 2016, no auditório do Insper, em São Paulo.

O americano Jordan Cox, vice-presidente de Operações da SCAI, apresentou aos médicos brasileiros o modelo relovucionário de hospital dia.

Qualidade das palestras foi o ponto alto do Fórum Médicos S/A, que reuniu médicos do Brasil inteiro, de diversas especialidades.

O maior evento sobre carreira, finanças e empreendedorismo da medicina brasileira. São Paulo | SP

www.medicossa.com.br

Realização:


Book Benchmarking 2016  

Book Benchmarking 2016

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you