72_melhor_da_internet

Page 71

dicas I cópia de segurança

FAÇA BACKUP DA NUVEM 18 dicas para criar e manter cópias dos dados de serviços como Gmail, Twitter, orkut, Facebook e Flickr POR ERIC COSTA

O

s recentes apagões do Gmail, além das baleiadas do Twitter, causam pânico geral entre os usuários. A possibilidade de perder mensagens, contatos, posts e arquivos armazenados nesses serviços não é nada agradável. Para se garantir contra esse possível desastre, a solução é a mes-

ma usada para evitar perdas de dados no HD: fazer backup de tudo. Há várias formas de fazer isso, seja utilizando recursos dos próprios sites, instalando programas ou recorrendo a serviços especializados. Confira, a seguir, 18 dicas para ter uma cópia local dos dados armazenados na nuvem.

TUDO DO GMAIL 1 BAIXE A maneira mais simples de fazer um backup do Gmail é usando um aplicativo de e-mail conectado ao webmail. Para isso, no Gmail, acesse Configurações > Encaminhamento e POP/IMAP. Marque a opção Ativar POP Para Todos os E-mails. Clique em Salvar Alterações. Depois, acesse novamente Configurações > Encaminhamento e POP/IMAP e use o link Instruções de Configuração para escolher o aplicativo usado. Ao rodar um software como o Outlook ou o Windows Mail, todas as mensagens serão baixadas.

GMAIL OFFLINE 3 UM O próprio Gmail já traz um sistema prático para permitir a leitura de mensagens quando o serviço está fora do ar ou ainda quando não há conexão à internet. Trata-se do Google Gears, que é instalado no browser e baixa as mensagens para leitura offline. Para instalá-lo, basta clicar no link Off-line, no topo da página, ao acessar o Gmail. Será preciso instalar o plug-in Google Gears (www.info.abril.com.br/downloads/google-gears-0-5). Depois da instalação, as mensagens serão baixadas automaticamente. Se o download afetar sua velocidade de conexão e navegação, clique no link Entrar no Modo de Conexão Lenta. Também é possível parar o download temporariamente, clicando em Mostrar Ações e, depois, em Pausar Sincronização Pela Próxima Hora. Outra providência importante é criar um atalho para acessar o Gmail em modo offline. Para isso, clique em Configurações do Off-line e, depois, em Criar Um Atalho Para a Área de Trabalho. Com isso, se o Gmail estiver fora do ar, basta usar o atalho e ler as mensagens guardadas.

NA PLANILHA 4 CONTATOS Vários serviços na nuvem permitem backup de contatos. No orkut, clique no link Amigos, e, depois, no botão Exportar Contatos. Já no LinkedIn, clique em Contacts, ao lado esquerdo da tela e selecione Export Connections. Em ambos os casos, o arquivo pode ser gerado no padrão CSV, que permite visualizar os dados em planilhas ou a importação em programas de e-mail.

SINCRONIA E DOWNLOAD DO CALENDAR 5 O jeito mais simples e efetivo de manter uma cópia de seus CÓPIA SOB MEDIDA 2

Se a ideia é mandar os backups do Gmail para um DVD ou facilitar a busca no Windows ou outro sistema operacional, uma saída é usar o programa Gmail Backup (www.info.abril.com.br/downloads/gmail-backup). Ele baixa todas as mensagens e grava tudo no formato EML, que pode ser importado por quase todos os aplicativos de e-mail. Esse formato também possibilita a busca por meio das ferramentas do Windows, do Linux ou de programas como o Google Desktop (www.info.abril.com.br/downloads/google-desktop-5-9).

76 I DI C AS IN FO

backup-Mat34.indd 76-77

compromissos no Google Calendar (ou Google Agenda, em português) é sincronizar o conteúdo com alguma agenda local. Para isso, você pode usar o Calgoo ( www.info.abril.com.br/downloads/calgoo-connect-2-1-3), que faz sincronia entre o Google Calendar e o Outlook, além de poder manter uma cópia no próprio site do produto. Mas se a ideia é simplesmente fazer um backup, basta acessar Configurações > Agendas e clicar em Exportar Agendas. Será gerado um arquivo ZIP com a agenda no formato ICS, que é compatível com quase todos os aplicativos que gerenciam compromissos. O mesmo arquivo, aliás, pode ser enviado de volta ao Google, usando o link Importar Agenda.

DIC A S INFO I 77

05.12.09 04:44:23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.