72_melhor_da_internet

Page 18

produtividade I colaboração

QUAL É A DO GOOGLE WAVE? O Google quer transformar a comunicação, mas nem todo mundo entende a proposta POR MAURICIO MORAES

Q

uem é mais famoso? O Google Wave ou os Beatles? A comparação pode parecer exagerada, mas, ao estrear em 30 de setembro, o novo aplicativo do Google provocou um tsunami digno de uma banda de rock. Segundo o Google Trends, que mostra as tendências de busca na web, a comoção causada pelo serviço foi maior que a do lançamento do jogo The Beatles: Rock Band, considerado o game do ano. Desde maio, quando o Wave foi mostrado na conferência para desenvolvedores Google I/O, nos Estados Unidos, a expectativa já era enorme. Passada a empolgação inicial, muita gente que experimentou o serviço achou a interface confusa. Afinal, que onda é essa? E mais ainda: o que fazer com ela?

20 I DI C AS IN FO

colaboracao-Mat10.indd 20-21

Ao entrar pela primeira vez no Google Wave (http://wave.gooogle.com), quase todo mundo tem a mesma reação: “Legal, mas o que eu faço agora?”. O estranhamento faz sentido. A interface do serviço até lembra um pouco a de um webmail, mas é mais complicada. Isso porque o aplicativo pode ser usado de múltiplas formas: como e-mail, mensageiro instantâneo, editor de documentos e até fórum público — tudo isso separadamente ou de modo simultâneo, e em tempo real. Não por acaso, a equipe do Google preparou um tutorial para os recém-chegados, que aparece no Inbox no primeiro acesso. Na sua essência, o Wave é uma ferramenta online de comunicação, colaboração e compartilhamento. Cada mensagem é chamada de wave, ou onda. Sem ter com quem conversar, o aplicativo não tem muita utilidade. Por enquanto, só dá para interagir com quem já acessa o serviço, e só pode entrar quem recebeu um convite. O número de pessoas surfando por ali ainda é pequeno — estima-se que sejam cerca de 100 mil. A dica é que ninguém precisa ficar olhando para a tela vazia por muito tempo. Quem não tiver amigos no Wave pode digitar with:public no campo de busca para ler e participar de ondas públicas. Basta acrescentar lang:pt na pesquisa para selecionar as que estão em português.

DEBATES MUNDIAIS Gente do mundo todo participa dessas discussões, com temas que incluem assuntos tão variados co-

O QUE MAIS DEVE VIR POR AÍ? Conheça três novidades que podem melhorar o Wave E-mail Não dá para mandar nem receber mensagens de e-mail pelo Wave. Mas já há desenvolvedores criando robôs que serão capazes de fazer isso. Loja online Um dos criadores do Wave, Lars Rasmussen, afirmou que planeja criar uma loja online de extensões e gadgets para o serviço, no estilo da App Store, da Apple. Restrições Por enquanto, todos os participantes podem editar uma onda e alterá-la. Restrições de acesso devem ser implementadas no futuro.

mo o Windows 7, a nova temporada da série de TV Fringe e a existência de Deus. Os conteúdos lembram a Usenet, um fórum global que foi bem popular no início da internet. A diferença é que, no Wave, a comunicação não precisa seguir de modo linear e cronológico. Qualquer intervenção, também chamada de blip, pode ser editada, respondida ou apagada a qualquer momento, esteja ela no início, no meio ou no fim da conversa. Pela função Playback, dá para acompanhar o desenrolar de tudo na sequência correta. O Google gosta de classificar o Wave como e-mail do futuro. Não deixa de ser verdade. Uma das grandes diferenças é que a comunicação ali realmente ocorre em tempo real, porque você assiste à edição da onda à medida que alguém escreve. Além disso, por meio de sua API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos), o Wave pode ser

DIC A S INFO I 21

05.12.09 03:29:26


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.