UMZINESOBRE:


que me fez perceber o problema que é o
Era uma vez uma gay que viu dois homens se beijando em uma série de TV e achou aquilo bizarro
Esse zine possui altas doses de spoilers e ironia
Débora Mota Figueiredo (@likeanocean)
"Queerbaiting (do inglês queer + bait, "isca") é uma técnica de marketing para ficção e entretenimento na qual os criadores sugerem, mas na verdade não retratam, romance entre pessoas do mesmo gênero ou outra representação LGBT. Isto é feito para atrair um público queer ou aliado com sugestão de relacionamentos ou personagens que os atraem, enquanto, ao mesmo tempo, tentam evitar alienar outros consumidores.
O queerbaiting foi observado na ficção popular, como filmes e séries de televisão, bem como em celebridades que transmitem uma identidade sexual ambígua por meio de suas obras e depoimentos. Surgiu e foi popularizado por meio de discussões nos fandoms da Internet desde o início dos anos 2010.
Além disso, queerbaiting é uma forma de provocar audiências queer esperançosas apenas para rejeitar quaisquer implicações queer entre personagens. Embora sugira a existência de conotações queer, públicos queer são explorados por meio de representações errôneas e consequentemente, prejudicados ainda mais."
*COM PEQUENAS RASUARAS MINHAS PORQUE EU NÃO VOU DEIXAR A PALAVRA "ALIENAR" ENTRAR NESSE ZINE :D
Edward e Stede estão na praia, eles discutem seu futuro agora.
Ed se expressa sobre como ele sente que deveria dar mais espaço para se permitir ser ele mesmo e não o “monstro/entidade” que ele criou com o Barba Negra.
Ele fala sobre como ele estava feliz ao lado de Stede nessas últimas semanas
“So, uh, I reckon what makes Ed happy is. You.”
E então o Ed beija o Stede e eu por algum motivo fiquei CHOCADA. Foi um beijo que na minha cabeça foi um bocado longo e… esquisito?
Eu segui assistindo a série normalmente, cheguei a reassistir algumas vezes uma dessas com minha mãe e nessa parte em específico eu fiquei observando a reação dela, que foi uma reação super normal, então, por que eu e SÓ EU,
tinha achado aquilo meio bizarro?
Porque tinha sido uma cena bonita eu admito, mas tinha algum problema, algum problema, não com o show ou com os atores, mas comigo.
Foi então que o diálogo interno começou:
Por que eu achei estranho? Foi só um beijo. Foi pelo jeito que o beijo aconteceu?
Não! Tudo sobre a relação deles meio que levava para aquele momento e o cenário e o diálogo em geral dessa cena era totalmente romântico.
Então por que foi estranho?
Porque eu não esperava que fosse REALMENTE acontecer.
E por que não? A gente não acabou de definir que toda aquela cena foi montada perfeitamente PRA ISSO?!
Porque eu…
E aí que tava, porque eu nunca tinha visto acontecer antes.
Eu passei anos acompanhando a história do Castiel e do Dean.
Eu vi cenas que com toda certeza tinham teor homossexual entre os dois, mas nunca era realmente porque, afinal, isso era coisa dos fãs esquisitos, porque se você fosse um fã de verdade você ia entender que isso era só uma piada, que não tem nem como ser gay porque o Castiel é um anjo e anjo não tem gênero,mesmo ele estando usando uma “casca” de um homem humano, o que me faz pensar como teria sido vista a relação deles pelo publico se ele resolvesse usar uma feminina, coisa que acontece em alguns episódios da serie - que o Dean é 100%, com toda certeza, hetero
E claro que não existe relação nenhuma no fato em que todas as vezes que a relacionamento dos dois chegava em uma encruzilhada em que não havia nenhuma outra explicação, algum problema rolava, seja um deles se possuído por alguma coisa, ou morrer pela quinquagésima vez, ou perder a memória, ou qualquer outra encheção de linguiça que tava rolando no momento.
Na verdade esse ship nem deveria estar aqui já que ele foi “canonlizado” depois de anos de polêmicas e críticas na internet, através de uma cena muito mal feita e mal resolvida na última temporada em que o Castiel confessa seu amor pelo Dean momento antes de "morrer pra sempre" e deixar o Dean com uma reação ridícula e definitivamente estranha para aquela situação. Mas na real quem sou eu pra falar dessa cena, já que, eu enjoei da encheção de linguiça que virou essa série ali pela 12° temporada, porque o fandom Queer segurou essa série por 15 temporadas e ainda assim eles nos deram ESSE final.
O mesmo com o John e o Sherlock da BBC. Mais uma vez o suposto relacionamento deles é uma piada dentro da série, óbvio que não há nada gay entre eles, é só uma brincadeira para gerar conteúdo de humor.
“Eu conheço vocês dois; e se eu morrer, sei o que você pode se tornar... porque eu sei quem vocês realmente são.”
e esse monólogo final da Mari, esposa morta do John, enquanto rola vários flashbacks de suas aventuras, no final da temporada não importa, apenas insinua que eles são uma dupla inseparável de amigos que precisam um do outro e agora vão criar uma criança juntos. E até mesmo essa cena do primeiro episódio em que
eles questionam a orientação sexual um do outro, isso foi apenas uma brincadeira sobre as teorias e fanfics que os fãs veem criando desde de os primeiros contos de Arthur Conan Doyle com os dois personagens, afinal, esse é um dos ships gay mais antigos da literatura.
E também da BBC era óbvio que Arthur e Merlin, da série Merlin, eram apenas bons amigos, mesmo que até a cena de introdução dos dois no episódio piloto mais pareça o começo de uma série teen “enemies to lovers”
afinal Arthur era um príncipe e nunca poderia ficar com um servo. Ah não. Espera. A verdade é que não tem problema se for uma criada, no feminino, afinal ele se casa com uma.
Mas é claro que é idiotice de qualquer fã supor que toda aquela baboseira de almas gêmeas e “dois lados de uma mesma moeda” tenha um teor romântico e mais
idiota ainda comparar a situação daqueles nascidos com magia na historia com a comunidade LGBT. Tem até mesmo aquela cena deletada da temporada 4 em que o Arthur entrega para o Merlin o sigilo da sua mãe, o que facilmente poderia ser interpretado como um pedido de casamento, ou pelo menos a afirmação de um compromisso, mas não é nada já que o Merlin não é uma mulher e a cena foi deletada. É apenas mais um rumor para fãs desocupados fazerem fanarts, teorias e fanfics ridículas na internet.
A verdade é que, na minha vida toda até aquele momento eu fui ensinada que um romance LGBT podia acontecer em um seriado desde que fosse subentendido ou então que rolasse com os personagens secundários e nunca com os principais, desde que fosse uma piada, uma brincadeira, algo para atrair o público LGBTQIA+ que comentariam que nem malucos sobre na internet criando popularidade pra série mas sem ser abertamente aliados pra não perder o público conservador e homofobico.
E assim foi com diversos conteúdos que eu consumi durante minha adolescência, eu poderia fazer uma lista enorme de vários outros, mas acho que esses são o suficiente para levantar meu ponto.
Com isso resolvido, meu diálogo interno me levou a outra indagação:
Eu já havia visto beijos gays em seriados, por que esse era diferente dos outros?
Mais alguns dias de reflexão para chegar à conclusão que, todas as séries e filmes que eu assisti em que o casal principal tinha um relação gay eram completamente focadas em ser LGBT.
Eram séries em que essa era a temática principal. Eram sempre sobre jovens que se descobriram LGBT e se apaixonavam e “quebravam as barreiras do preconceito para ficarem juntos”. Muitas dessas séries e filmes eram muitos bons mas alguns falhavam na representação e acabavam criando personagens que mais pareciam que sua personalidade inteira era simplesmente ser gay.
Mas Our Flags Means Death era diferente, o foco não era ser LGBT e sim contar de forma cômica a história de Stede Bonnet o Pirata Cavaleiro. O Barba-Negra só aparece lá para o terceiro episódio, e a relação deles ganha sim um foco na série, mas não é o ponto que a move, pelo menos não até seus últimos episódios. E os dois não são nenhum adolescentes na escola se descobrindo gay e sim homens adultos interpretados po atores adultos.
Já existiam personagens import no seriado, incluindo um casal g não-binare, então na minha cab
queerbaiting, se um romance entre o Ed e o Stede fosse realmente acontecer com certeza não seria logo na primeira temporada, eles deixariam isso lá pra segunda ou terceira temporada depois que eles já tivessem deixado seus fã ansiosos por isso mais uma vez criando diversos conteúdos na internet fomentando a divulgação.
Dessa vez não.
Eles se beijaram.
E é claro que como uma série, precisa da empolgação dos fãs para continuar, eles se separam no final deixando assim um espaço de suspense para a próxima temporada, afinal ainda é assim que funciona. Mas eles não se aproveitaram do fandom LGBT, o suspense para a próxima temporada não é se gostam ou se são gays ou não, a ponte para a próxima temporada é um conflito entre os dois, o que na real é bem comum em histórias de romance no geral.
Foi um processo muito maluco como essa realidade caiu na minha cabeça. O queerbaiting deixou de ser um conceito que "eu sei o significado" e passou a ser uma coisa concreta que afetou minha forma de enxergar relacionamentos homoafetivos mesmo sendo uma pessoas LGBTQIA+. Uma vez com isso em mente foi mais fácil notar os padrões, falar sobre e criticar também é claro.
OBS:
Foi chamada minha atenção pela minha prima - que dedicadamente me ajudou na formulação desse zine <3 - que todos os casais citados por mim aqui são mlm (man loves man, gay, homem x homem…). E isso me leva a ideia de que eu realmente não cresci com muitas representações de casais saficos na mídia e tenho pouquíssimas referências nesse quesito. Deixo aqui essa observação como modo de levantar mais essa problemática como reflexão para esse zine e quem sabe como uma promessa de trazer esse tema no futuro ;) .
Eu adoraria debater mais o assunto, então se você leu até aqui, sinta-se à-vontade para puxar assunto pelo meu Instagram (@likeanocean )
Essa versão do Zine esta sendo publicada de forma gratuita e online, o que significa que não estou lucrando nada com ele. Apesar desse não se o objetivo principal pela qual me dediquei a esse projeto, todo o processo demanda dedicação, pesquisa e horas de trabalho, então se você gostou do conteúdo desse zine e se ele foi útil para você de alguma forma, considere contribuir com qualquer valor pelo QRcode ou pela chave pix, qualquer centavo já é um incentivo enorme para que eu continue produzindo <3
Chave PIX aleatória: 6d52a9fa-054b-40c094b0-f4016ed4aa00
Se for do seu interesse ter esse Zine de forma impressa, entre em contato comigo pelo @likeanocean_ no instagram ;)
Eu já sabia o que era queerbaiting, já tinha pesquisado e debatido sobre, era um conceito nada novo para mim e ainda assim, assistindo uma série que eu sabia que tinha personagens LGBTs, eu me incomodei um pouco demais com um beijo em questão e foi só daí que eu reparei o dano que anos de queerbaiting tinham feito em mim.
2023/2
BELO HORIZONTE
DÉBORA MOTA FIGUEIREDO