Page 1


Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT

DESPOLUIR – Programa Ambiental do Transporte

Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007


Aquecimento Global

o que É o aqueCiMento GLoBaL? O aquecimento global é o aumento da temperatura em todo o planeta, por meio do agravamento do efeito estufa. O aumento dos gases responsáveis pelo efeito estufa tem causado impactos sensíveis ao planeta, e se isto for prolongado por muitos anos, pode tornar inviável a vida na Terra. O que agrava a situação é o ritmo acelerado da elevação da temperatura terrestre nos últimos anos devido às grandes quantidades de gases estufa lançados na atmosfera.

A destruição das florestas faz com que uma maior concentração de gás carbônico seja liberada e se acumule na atmosfera, bloqueando a saída do calor para o espaço e causando o chamado agravamento do efeito estufa.

Aquecimento Global

Entre as causas do aumento do aquecimento global está a emissão de gases poluentes como o CO2, proveniente da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina dos carros. O desmatamento é outro grande responsável pelo aumento das emissões, devido, principalmente, ao crescimento das áreas urbanas e das áreas agrícolas, juntamente com as queimadas.

3


eFeito estuFa O efeito estufa é um fenômeno natural responsável por manter a temperatura da Terra. Os gases estufa, como o CO2, são responsáveis por aprisionar parte dos raios solares que são necessários para esquentar a Terra a um nível adequado para a nossa existência. O grande problema é que, nos últimos anos, aumentou a quantidade de gases que estão sendo emitidos, formando uma barreira que impede que parte do calor volte para o espaço, ficando aprisionado em nosso planeta e ocasionando o aquecimento global.

ConsequÊnCias do aqueCiMento GLoBaL Com o aumento da temperatura da terra há também o aumento do degelo das geleiras, cuja água vai para os rios e mares, provocando inundações; Alterações climáticas como menor quantidade de chuvas, verões mais intensos, ocorrência de furacões, ciclones, tufões e tempestades; Falta de energia, pois a falta de chuva acarreta menos água nos reservatórios das hidrelétricas; Ocorrência de grandes incêndios; Extinção de espécies animais e vegetais; Surgimento de desertos em terras que hoje são florestas ou campos;

4


Migração de espécies de mosquitos e roedores para as cidades, aumentando os riscos de doenças; Aumento de problemas respiratórios e cadiovasculares devido à falta de oxigênio no ar; Escassez de alimentos e aumento nos preços dos produtos.

A preocupação é de todos!

Aquecimento Global

Você, cidadão responsável, deve contribuir para a diminuição dos efeitos do aquecimento global. A colaboração das pessoas e a ação dos governos são de fundamental importância.

5


o que VoCÊ pode FaZeR paRa FReaR o aqueCiMento GLoBaL? Inúmeras são as ações que podem ser realizadas para a preservação do planeta e para a redução dos impactos do aquecimento global. Entre elas, três grandes ações contribuem para frear o aquecimento global: controlar o desmatamento das nossas florestas, impedir as queimadas, preservar as matas, as florestas e os parques florestais, além de reduzir ao máximo a emissão de poluentes.

Mas ainda existem outras, e você pode fazer a sua parte: CUIDANDO DA REGULAGEM DO SEU VEÍCULO Carros com os motores bem regulados poluem menos o meio ambiente, além de proporcionar um melhor desempenho do veículo, reduzem o consumo de combustível, reduzem a emissão de gases poluentes e aumentam a durabilidade do motor. Tenha compromisso ambiental e verifique periodicamente o motor de seu veículo, veja o funcionamento do sistema de ignição e de injeção a fim de assegurar o seu perfeito funcionamento. Mantenha a mecânica do seu veículo em dia!

6


Observe se seu veículo está precisando de manutenção se: apresenta aumento de consumo do combustível; rateia ou engasga; o motor morre nas desacelerações; há corte de corrente ou de combustível; demora para pegar; apaga sozinho; há falhas em marcha lenta ou em acelerações; o motor não responde em retomadas; há perda de potência ou desempenho deficiente; a lâmpada de advertência do sistema de injeção está acendendo constantemente; há ineficiência do sistema de ar condicionado e de refrigeração (ventoinhas).

Aquecimento Global

Seja um amigo do meio ambiente, contribua para um mundo mais saudável e melhor, salve o planeta e seja a favor da vida. Cuide de seu veículo!

7


CONVERSANDO COM OUTRAS PESSOAS E SENDO UM AMIGO DO MEIO AMBIENTE Não guarde só para você estas informações, passe adiante, converse com familiares, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, enfim, com o maior número possível de pessoas. Repasse para outros os conhecimentos sobre o meio ambiente, fale que responsabilidade ambiental é um dever de cada um e que se cada um fizer a sua parte o futuro será melhor para todos. Com uma simples palavra, uma dica, um convencimento ou orientação você pode mudar as atitudes de outras pessoas e contribuir para diminuir o problema do aquecimento global e para a preservação do nosso planeta.

Algumas atitudes simples podem ser muito valiosas: Oriente a sua empresa, a sua escola, os seus amigos e a sua família a adotar cuidados com os veículos, pois isto reduz as emissões de gases; Convide as pessoas a fazerem coleta seletiva de lixo; Encoraje o uso de energias limpas ou renováveis, aquelas que se renovam continuamente na natureza. (Ex.: sol, vento, água) ; Fale sobre a proteção às nossas florestas; Proponha plantio de árvores; Fale sobre as conseqüências e os danos das queimadas; Oriente sobre a importância da colaboração de cada pessoa; Proponha menos uso dos veículos.

8


COMBATENDO AS QUEIMADAS No período de estiagem ou no verão aumentam os riscos de queimadas. O combate às queimadas é muito mais difícil e trabalhoso de ser realizado do que a sua prevenção. Seja um cidadão responsável, esteja atento, avise as autoridades se vir queimadas. Nunca jogue em lugar inadequado algo que possa iniciar um incêndio.

E não esqueça!

Aquecimento Global

Sempre que presenciar uma queimada, avise as autoridades, o Corpo de Bombeiros e as Brigadas de Combate a Incêndios Florestais, o mais rápido possível.

9


ECONOMIZANDO ENERGIA Você pode consumir menos energia comprando aparelhos mais eficientes, trocando as lâmpadas da sua casa por lâmpadas fluorescentes, apagando as luzes sempre que não estiver no local, entre outras ações.

atitudes de uM aMiGo do Meio aMBiente CoMeÇaM eM Casa: Substitua a lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta; Dê preferência de compra aos eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Se tiver aquecedor ou ar condicionado, troque ou limpe os filtros conforme o tempo especificado pelo fabricante; Evite o desperdício de água; Dê preferência aos chuveiros de baixo fluxo, eles diminuem a quantidade de água quente utilizada; Desligue os aparelhos eletroeletrônicos que não estiverem em uso e retire-os da tomada; Utilize seus eletrodomésticos no modo economia de energia; Recicle seu lixo;

10


Dê preferência aos produtos reciclados, principalmente o papel; Dê preferência aos alimentos orgânicos e produzidos na sua região; Prefira alimentos frescos ao invés de congelados; Evite excesso de embalagens; Proponha uso do transporte solidário ou dispense o uso do automóvel em distâncias que podem ser feitas a pé; Faça a verificação periódica do veículo; Caminhe, pedale, reveze carona ou utilize o transporte público ao invés de utilizar o seu veículo próprio, é mais econômico, saudável e ajuda o meio ambiente; Fique atento à opção de rodízio no transporte com seus colegas de trabalho; Mantenha o motor do seu carro regulado; Verifique a pressão dos seus pneus uma vez por semana;

Aquecimento Global

Dê preferência aos carros econômicos.

11


Fontes de pesquisa http://www.ambienteemfoco.com.br http://www.estadao.com.br/ http://pt.wikipedia.org/ http://ptsoft.net/ http://www.valeverde.org.br http://www.suapesquisa.com http://www.greenpeace.org.br http://www.maniadeaventura.com.br/dicas.htm http://paginas.terra.com.br http://www.suapesquisa.com http://educar.sc.usp.br


Profile for Despoluir CNT

Aquecimento Global  

Publicação da CNT, por meio do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte. Cinco cartilhas foram elaboradas para serem utilizadas nas ações...

Aquecimento Global  

Publicação da CNT, por meio do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte. Cinco cartilhas foram elaboradas para serem utilizadas nas ações...

Profile for despoluir
Advertisement