Page 1


Índice Aparecimento da marca História Perfil e Missão Visão e Objectivos Valores

Marketing e posicionamento Estratégia Mercado Crescimento - Mundo Mercedes-Benz Produtos

Identidade Visual Evolução da imagem Tipografia Cor Publicidade Site

Bibliografia


História A Marca Mercedes-Benz conta com mais de 100 anos, e ao longos dos tempos fez com que fosse considerada a marca mais inovadora do mundo automóvel. Com os seu fundadores Gottieb Daimler e Karl Benz, que por volta de 1880 (ainda trabalhavam separadamente) inventaram independentemente um do outro um motor de alta velocidade que utilizaram para o desenvolvimento da suas próprias empresas em transportes motorizados. Três anos mais tarde, Benz fundou a sua empresa dando o nome de Benz & Co em Mannheim, enquanto Gottieb Daimler fundou em 1890 a DMG (DaimlerMotoren-Gesellschaft). Ambas empresas queriam criar uma marca memorável, por isso juntaram-se com o nome de “Benz e Daimler”. Em 1899. a DMG construiu um novo automóvel que iria ter o nome da filha de Emil Jellienek (Mercédès

Jellinek), um empresário Austriaco que se comprometeu a comprar 36 automóveis se Daimler desse o nome ao próximo motor de “Mercedes 35hp” e se o nomeasse vendedor oficial para a vende de automóveis. Esta mudança de nome viria mais tarde ajudar a ivitar problemas legais, pois a DMG após a morte de Daimler quis vender o nome “Daimler” ficando “Mercedes” fora de perigo. Em 1924, devido às dificuldades que a Alemanha ultrapassava após a I Guerra Mundial era necessário que estas empresas cooperassem mutuamente, dando origem à Daimler-Benz AG. Mais tarde, Karl Benz decidiu acrescentar à marca “Benz” a marca Mercedes, nascendo assim o nome Mercedes-Benz. Durante a II Guerra Mundial a DMG contribuiu imenso com carros de combate, motores de avião e automóveis militares.

APARECIMENTO DA MARCA


Depois da derrota da Alemanha Nazi, a DMG continuou a ser umas das empresas mais importantes, mas devido aos seus altos preço começou a ter menos receitas, vindo-se obrigada a criar modelos mais baratos subdividindo os carros em classes (A e B) que duram ate hoje. Hoje em dia a Mercedes é uma das marcas mais conhecidas no Mundo. Quer vendendo carros de alto valor como também fazendo carros mais acessiveis. Exemplo disto são as marcas que pertencem à mercedes como a Maybach (automóveis de topo) e o Smart (automoveis de gama baixa).


Perfil e Missão | Visão e Objectivos | Valores Um dos maiores objectivos da Mercedes, é a plena satisfação dos seus clientes. Para isso, a marca aposta num design cada vez mais atractivo. A forma e a funcionalidade, estão na ordem do design da empresa. Um claro elemento disso, é o novo museu Mercedes. Este museu, alberga uma colecção de carros extraordinária. Apenas com produtos da própria marca, no museu, podem ser vistos carros desde o início da reprodução Mercedes. O design deste edifício para além de ser futurista preserva a tradição da empresa. Baseada numa espiral, a construção do edifício, sustenta a filosofia da marca, ou seja, a evolução contínua de forma a manter a mobilidade pessoal. É nisso que a Mercedes-Benz trabalha todos os dias, num design único que pretende ser melhorado diariamente.

APARECIMENTO DA MARCA


Estratégia Num Mundo cada vez mais evoluído, a Mercedes permanece como marca de referência. A sua tecnologia de ponta, é melhorada constantemente, o que faz com que os seus produtos sejam sempre muito bons. A segurança aliada ao extremo conforto para todos os sues clientes são um dos maiores pontos de referência desta marca. A empresa é considerada pelos muitos conhecedores da marca, como a classe Premium nos automóveis. Os produtos da marca comprovaram o seu valor desde sempre com a mais avançada tecnologia e a intemporal elegância do design. Desde o seu primeiro automóvel em 1901, que a marca conquistou seguidores pela excelência do seu design. Mundialmente, a Mercedes é símbolo da excelência automóvel e encontra-se firmemente assente, entre as marcas internacionais de luxo.

O design, é uma referência na empresa da MercedesBenz. A estratégia da marca, passa por estar em constante evolução com o design dos seus produtos, aperfeiçoando-o consoante as exigências dos mercados e dos seus consumidores. O seu design é cada vez mais inconfundível incorporando os valores da empresa. “Um Mercedes-Benz deve ser sempre reconhecido como um autêntico Mercedes-Benz e não apenas por ostentar a estrela no capot. A ideia é visionar a identidade da marca como um estratégia a longo prazo e desenvolver ainda mais os valores que caracterizam esta identidade. Isto é alcançando mantendo elementos de estética da nossa marca e, ao mesmo tempo, combinando novas características sem alterar o seu carácter. Por exemplo, a grelha da frente tem sido constantemente reinterpretada, quer em termos das suas proporções quer dos detalhes de design. Contudo, o seu visual geral mantém-se tão distinto como à 100 anos atrás.”, afirma Gorden Wagener, responsável de design na Mercedes-Benz.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Mercado A crise financeira mundial, começa a ter reflexos bastantes acentuados em toda a população, o que atinge directamente as grandes, pequenas e médias empresas a todos os níveis. A Mercedes não é uma empresa de excepção. Com uma população a viver com “o cinto” cada vez mais apertado, a compra e venda de automóveis torna-se cada vez mais complicada. Situação essa que se reflecte na análise dos lucros da empresa. Pois estamos a falar de produtos com excelente qualidade que obriga a elevados preços. Os lucros da Mercedes do 3º trimestre do ano de 2009 caíram em igual período do ano passado. A perda registou-se nos 38%. O ano passado, a marca acumulou 648 milhões de euros.

Mesmo assim, a empresa fecha contas, com um resultado a cima do previsto, de 150 milhões de euros, pelos seus analistas. No ano passado, a empresa registou 23,8 biliões de euros, que são agora comparados a uma soma inferior de 19,3 biliões de euros. Esta situação, é essencialmente provocada pela quebra de vendas dos carros Mercedes-Benz. A associação das marcas Mercedes-Benz, Smart e Maybach, acabam o 3º trimestre de 2009, com prejuízos, na ordem dos 355 milhões de euros. Na unidade de caminhões, a Mercedes registra prejuízos de 127 milhões de euros. Salva a unidade de Vans que registra lucros na ordem de 1 milhão de euros.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Entre o mundo dos automóveis, a concorrência é bastante forte. Hoje em dia, com tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade, a concorrência no mundo automóvel é forte. Mesmo assim, entre várias marcas, modelos competem com outros modelos. Existindo ainda, marcas que concorrem mais directamente com outras. É o caso da Mercedes com a BMW, a Audi, e a Volvo. Estas são algumas das marcas que caminham lado a lado com a Mercedes num mercado que luta cada vez mais pela conquista de clientes. A BMW é uma das maiores concorrentes da marca Mercedes. Pois enquanto a Mercedes nos leva para o mundo do prestigio, a BMW, faz-nos sonhar com o mundo da velocidade. Começando com o fabrico de motores para aviões, a BMW, tornou-se numa das melhores marcas para motores de automóveis. Com uma tradição ligada aos desportos motorizados, a marca aposta na velocidade e na competência dos seus excelentes motores, aliando sempre o conforto e o luxo a um excelente design de referência.

MARKETING E POSICIONAMENTO


A Audi nos mercado desde os finais do séc. XIX, nasce na pequena cidade Zwickau, perto da cidade da Colónia. Algumas divergências com os seus sócios Horch, resolve acabar com a sociedade e aventura-se à industria automóvel sozinho. Começa por pensar no novo nome da marca. Audi, vem a ser este, o nome da sua marca. Audi, significa o seu nome traduzido para Latim. É a partir daqui que começa a crescente empresa. Desde então a evolução tem sido de tal forma, que actualmente, a Audi compete no mercado, com os melhores automóveis. A utilização de tecnologia de ponto e materiais de ultima geração, faz com que a conquista pelos clientes, seja facilitada. Aliando tudo isto a um design muito próprio que lhes oferece seguidores.


A Volvo, é uma marca de mercado, que compete com a Mercedes, em todos os seus modelos. Fundada em 1927, a empresa sueca começa a operar como objectivo de fabricar automóveis de passeio com segurança para viajar com as condições extremas do clima sueco. Após um ano, a empresa dedicasse à produção de caminhões, onde conseguem obter bastante sucesso empresarial. Um dos maiores sucessos da empresa foi em 1959, quando lançaram o cinto de segurança de três pontos. Actualmente a marca produz carros de luxuosos com grande conforto e uma extraordinária segurança. O Design desta marca, é também uma referência da empresa.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Crescimento - Mundo Mercedes-Benz Para além de produzir automóveis, a Mercedes Benz fabrica autocarros, motores para aviões, camiões, etc. Fabrica também, protótipos de motores para as equipas de Fórmula 1, da Force India e da Mercedes GP. Os motores da Mercedes devido à sua excelente qualidade, são usados pela marca DaimlerChrysler AG para a criação de novas marcas como a Smart - um carro 100% citadino que se caracteriza pela sua pequena dimensão. A Mercedes é também responsável pela Maybach, que vende automóveis de luxo, com qualidade e preço comparáveis com a marca Rolls-Royce.

Desporto Motorizado A Mercedes-Benz está presente desde os primeiros tempos do desporto automóvel, quer na Fórmula 1, como no DTM com os conhecidos Silver Arrows. Através do website da Motorsport web special é possível ter acesso a todo o mundo do desporto motorizado, permitindo também encomendar bilhetes.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Golf

Mercedes Trophy

Mercedes-Benz Championship

A Mercedes Trophy é um torneio de golf exclusivo no qual participam mais de 57.000 jogadores e que tem como principal objectivo manter e apoiar o contacto com os cliente. O formato do torneio é constituído por três fases. Começa com torneios através de convite a nível local, onde os jogadores podem qualificar-se para a Final Nacional (no caso da Alemanha) ou para a Final Regional (por exemplo, na América Latina). O grande momento repete-se todos os anos em Setembro, “na casa” da Mercedes-Benz - na região de Estugada - no qual 50 finalistas de diversos países competem na Final Mundial. A ligação estreita entre a Mercedes-Benz e o golf teve inicio em 1989, quando esta se aliou à Associação Alemã de Golf (DGV), dando origem ao Mercedes Challenge Cup. O formato, assim como o nome sofreu alteração em 1991 passando a denominar-se Mercedes Trophy. Este evento começou assim a ser realizado para clientes e amigos da Mercedes, abrangendo todos os continentes.

Realizado em Pulheim (perto de Colónia), o torneio conta com 78 jogadores, onde se encontram os melhores profissionais do ranking europeu e mundial, entre os quais campeões actuais.

Masters em Augusta Realizado em Abril no estado da Geórgia, nos EUA, o Augusta National Golf Club reune os melhores jogadores num dos campos mais prestigiados do US PGA Tour. Durante o Masters a Mercedes-Benz disponibiliza um serviço de automóvel e apoia enquanto parceiro de comunicação em várias plataformas internacionais, em exposições especiais e através da colocação de anúncios em literatura especializada.


Cedy’s World - O Cedy guia e acompanha as crianças na descoberta do Mundo Mercedes-Benz. No seu mundo virtual, oferece informações e jogos sobre tecnologia Mercedes e o meio ambiente de uma forma divertida e educativa. Mixed Tape - Disponibiliza no seu website o download gratuito do produto “Mixed Tape” como serviço adicional aos detentores de mp3. Todos os meses actualizam o top de música mais ouvida, dando a conhecer as novidades no universo musical. Mercedes-Benz.tv - A Mercedes-Benz possui um canal televisivo online. No “Drive Magazine” oferece programas quinzenais sobre inovação, últimas noticias de moda e desporto motorizado. Fashion - Organiza a Mercedes-Benz Fashion Week onde designers e artistas do mundo da moda, novos e conhecidos, podem mostrar o seu trabalho.

Ambiente A Mercedes-Benz, empresa do Grupo Dailmer aplica na importação, distribuição e comercialização dos seus produtos, uma política ambiental nos mais diversos países onde está presente. Tem presente também, uma gestão cuidada e conscientes dos seus resíduos - embalagens, óleos lubrificantes, pneus, pilhas e baterias - assim como dos veículos em fim de vida. Tem como principal preocupação a mobilidade sustentável, pelo que aplica uma abordagem global que vai desde a utilização de matérias-primas até à reciclagem. Está também na linha da frente no estudo e prática de sistemas híbridos no controlo das emissões e gestão de energia. A tudo isto denomina de TrueBlueSolutions.

A Mercedes-Benz aposta, também em anúnicos publicitários atractivos e reflectores do estilo e do “modo de vida” da marca.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Produtos Os veículos automóveis da Mercedes-Benz vão desde limousine, coupé, sports tourer, station, cabriolet, todo-o-terreno e roodster. Estas tipologias existem em diversos modelos a que a marca denomina de: Classe A Classe B Classe C Classe CLC Classe CLS Classe E Classe G Classe GL Classe M Classe GLK Classe R Classe S Classe SL Classe SLK Classe CL SRL

Existem também, os modelos AMG que é uma marca de alta performance da Mercedes Car Group. A marca AMG divide-se também em diferentes modelos como: C 63 AMG CL 63 AMG CL 65 AMG CLS 63 AMG E 63 AMG G 55 AMG ML 63 AMG S 63 AMG S 65 AMG SL 63 AMG SL 65 AMG SLK 55 AMG

MARKETING E POSICIONAMENTO


Designo

Veículos Comerciais

Consiste num serviço que permite personalizar o carro Mercedes-Benz, tornando-o único. Disponibiliza materiais de elevada qualidade para o interior e exterior do veículo que conferem um carácter único e especial.

Nos veículos ligeiros existem furgão, mixto e combi nos modelos Vito, Sprinter e Vario.

Guard - “A melhor protecção do mundo” São automóveis de representação para eventos oficiais do Estado. Com sistema de protecção integrada, proporciona aos ocupantes VIP conforto e comodidade com um completamente equipado escritório móvel. Os modelos disponiveis são: Classe S Guard Classe G Guard Classe E Guard Os veículos automóveis da Mercedes são utilizados também para táxis, sendo o modelo preferido os de classe E, são utilizados para além desse os de Classe B, C e os monovolumes Vito e Viano.

Pesados para longa-distância, distribuição, construção e como veículo municipal: Actros Axor Atego Econic Nos veículos comerciais de passageiros, a MercedesBenz possui diferentes modelos para cada tipologia. Mini-autocarros - Sprinter Transfer Urbanos - Citaro Turismo - Travego; Tourismo e Tourino Interurbanos - Integro A Mercedes-Benz possui veículos técnicos para a industria energética, combate a incêndios e aeroportos que estão na gama de Unimog. Monovolumes, autocaravanas e micro-sites.


Serviço CharterWay É um serviço de manutenção e reparação que oferece diversas vantagens a empresas com frotas de Veículos Comerciais ligeiros ou pesados em troca de um pagamento de valor mensal fixo. Após a adesão à CharterWay os veículos podem beneficiar de um conjunto de serviços de forma flexível segundo as necessidades de cada cliente.

MARKETING E POSICIONAMENTO


Evolução da Imagem Mais do que uma marca de automóveis a Mercedes é um simbolo de qualidade, segurança, prestigío e status social. Os valores da Mercedes refletem-se na sua imagem corporativa. Ao longo dos anos, a marca tem procurado adaptar-se às novas tendências e exigências da estética sem no entanto, cortar com os valores do passado. Existe um sentimento de continuidade próprio da marca, que se traduz apenas, em reduções de formas, mantendo quase intacta a sua imagem ao longo dos anos. A Mercedes, simbolo da pujança económica Alemã é uma das marcas mais respeitadas e conhecidas em todo o mundo, sendo considerada como case-study em toda a parte pela forma, como ao longo dos anos conseguiu persuadir e fidelizar os seus clientes. O logotipo Mercedes-Benz foi desenhado em 1909 por Gottlieb Daimler e redesenhado em 1988 por Kurt Weidemann.


1902

1909

1909

1916

1926

Agora

A estrela de três pontas surgiu primeiro como símbolo da Daimler simbolizando o princípio da motorização universal: “terra, água e ar”. Ao longo dos anos, sofreu uma série de modificações em termos de design. Em 1916, foi inserido um círculo em torno da estrela, na qual estavam quatro estrelas pequenas com a palavra Mercedes ou DMG, nas instalações de Untertürkheim e Berlim-Marienfelde. Após a primeira guerra mundial foi criada uma nova marca cujo logotipo mantinha os elementos anteriores: a famosa estrela de três pontas da Daimler-MotorenGesellschaft, com a marca nominativa “MercedesBenz” cercada por uma grinalda de louro. A partir desse dia, a marca tem sofrido poucas alterações ao longo dos anos . A estrela de três pontas tornou-se num símbolo universal, sinónimo de qualidade e segurança, por sua vez, o nome Mercedes-Benz está associado à tradição e inovação.

IDENTIDADE VISUAL


Tipografia A Mercedes-Benz utiliza as suas prórias fontes tipográficas, criadas exclusivamente para a marca de automóveis Alemã. As fontes tipográficas foram desenhadas por Kurt Weidemann. Fontes tipográficas Mercedes-Benz: Corporate A, Corporate S and Corporate E


Cor A cor principal ĂŠ o cinza escuro (Pantone 431). No entanto, existem outras cores que fazem parte da identidade da marca como: 0 prateado (Pantone 877), cinza claro (Pantone 427) e o azul (Pantone 295).

Cor directa: PANTONE 431 Quadricomia: C11 M1 Y0 K64 RGB: R106 G115 B123 Cor directa: PANTONE 877 Quadricomia: C0 M0 Y0 K40 RGB: R167 G169 B172 Cor directa: PANTONE 427 Quadricomia: C0 M0 Y0 K11 RGB: R228 G229 B230 Cor directa: PANTONE 295 Quadricomia: C100 M57 Y0 K40 RGB: R0 G68 B124

IDENTIDADE VISUAL


Publicidade A Mercedes-Benz tem uma grande aposta na divulgação dos seus mais recentes veículos automóveis na televisão, internet e meios impressos.


Site

IDENTIDADE VISUAL


Alexandra Duarte 43111 Ana Azevedo 43864 Davide Santos 43071 Rita Silva 41558 Vasco Amaro 36566


Bibliografia http://www.mercedes-benz.pt http://www.scribd.com/doc/7968585/As-Leis-Da-Marca http://www.testdrive.pt/vip/empresas_detalhe.php?Id=3749 http://www.carz.com.br/Noticias/Mercado/daimler-investe-3-bilhoes-de-euros-na-mercedes-benz.html http://www.bmw.pt/pt/pt/ http://www.audi.pt/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Volvo http://www3.mercedes-benz.com/mbcom_v4/pt/de.html

BIBLIOGRAFIA


Estudo de empresa Mercedes-Benz  

Grupo: Alexandra Duarte, Ana Azevedo, Davide Santos, Rita Silva e Vasco Amaro

Advertisement