Do it! nº 10

Page 62

keep in touch

Crónica

Faz aquilo de que gostas e não terás que trabalhar mais na vida

Fotos: DR

Por Fernando Mendes Ator

Olá! O meu nome é Fernando Mendes e sou ator há mais de 30 anos. Apaixonei-me pelo teatro graças ao meu pai, Vítor Mendes, porque o acompanhava nas inúmeras peças que fazia por este país fora. Vê-lo nos palcos desde tenra idade ter-me-á dado o tão falado «bichinho» que nos faz amar esta tão nobre arte. Estreei-me com 17 anos e desde então não parei. Já dizia o filósofo chinês Confúcio: «Faz aquilo de que gostas e não terás que trabalhar mais na vida.» Grande parte da minha felicidade deve-se precisamente ao facto de eu ter o privilégio de fazer aquilo de que gosto. No entanto, não ver as conotações negativas que a palavra trabalho costuma ter espelhadas nesta atividade não significa que não seja trabalhoso tê-la. É, e muito! Ser bem sucedido no meio do espetáculo durante tanto tempo é uma tarefa quase hercúlea e que exige de nós o máximo do nosso talento, de esforço, disciplina e disponibilidade. E a julgar pelo meu físico, aposto que ninguém diria que existe disciplina na minha vida.

60

jun jul ago 14

Apesar de não ser apresentador, é com muito gosto que conduzo o programa «O Preço Certo» há mais de 10 anos na RTP1. Temos sido líderes de audiência no horário que antecede os noticiários e isso deixa-nos muito felizes. O sucesso deve-se à competência e à entrega de toda uma equipa que trabalha comigo. Somos genuínos, não temos máscaras e damos tudo de nós ao programa, e isso reflete-se na fidelidade do público e na simpatia com que nos acolhe. Tenho estado também em cena com a Cristina Areia, a Carla Andrino e o Frederico Amaral numa peça chamada «Caixa Forte», no Teatro Villaret. É incrível e altamente gratificante ver como o público continua a procurar bom teatro e a encher salas, apesar desta fase tão ingrata economicamente para o nosso país. Neste meio, sem o público não somos nada, portanto é imperativo que lhes demos o máximo de nós, seja num direto em televisão ou numa peça de teatro. Quanto a si, caro leitor, desejo-lhe tudo de bom!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.