Atelie de linguagem bidimensional

Page 29

Ateliê de artes visuais: Linguagens Bidimensionais

Após desenhá-los separadamente, faça composições com esses objetos ou, se quiser, insira outros. Nesse momento, preocupe-se em representar o todo, a forma geral da composição. Inicie o desenho através da simplificação dos objetos, conforme os exemplos anteriormente vistos. Somente depois, acrescente os detalhes. Desenvolva ao menos cinco desenhos, variando as composições com os mesmos objetos, ou seja, alterne a posição dos elementos. Procure variar os materiais artísticos, usando hidrocor, grafite, caneta bic, lápis de cor, etc. Faça muitos desenhos, não economize papel. Procure um papel mais barato para desenhar, despreocupadamente, e lembre-se de que esses são exercícios para sua aprendizagem. Faça independente do resultado. Quanto mais você produzir, melhor será o seu traço, a compreensão da representação das formas e também desenvolverá o seu potencial criativo. Fotografe ou digitalize os resultados. Insira os exercícios em seu portfólio.

Figura 34 – Imagem do livro “A arte de pintar” (p.10)

Proposta 2: Desenhando espaços negativos Reúna alguns objetos. Podem ser panelas, garrafas, colheres, frutas, etc. Desenhe somente seu contorno (Figuras 35, 36 e 37). Procure observar e comparar os elementos entre si, analisando a relação de altura, largura ou comprimento de um para o outro. Qual o maior objeto? Qual o mais largo? Fique atento ao modo como os objetos do modelo se sobrepõem. Em que ponto da imagem isso acontece? Imagine a quadrícula, e isso facilitará sua observação. Após desenhar o contorno, preencha somente os espaços vazios com tinta nanquim ou guache pretas. Quando terminar de preencher com 36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.