SARACURA E O VAI VAI: BERÇO DO SAMBA PAULISTANO! Foram os descendentes de escravizados que fundaram uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, o Vai-Vai. A região do Quilombo Saracura foi um dos berços paulistanos do samba de bumbo e do batuque. O local era palco de sambas de roda, choros e blocos carnavalescos. Não é por acaso que a quadra do Vai-Vai funcionava naquele local. Foi ali que surgiu, em 1930, o cordão carnavalesco que lhe deu origem: o Vae-Vae. Seus fundadores eram sambistas dissidentes da torcida do clube de futebol “Cai-Cai”, conhecidos na época como a “turma do Vae-Vae”. Os sambistas escolheram para o cordão as mesmas cores do Cai-Cai, só que de forma invertida: o clube era branco com preto e o cordão nasceu preto com branco, combinação que se mantém até hoje. O Quilombo Saracura e o Vai-Vai estão ligados de diversas formas. Além de ter surgido na área do quilombo, a Escola recebeu o apelido de Saracura. Inicialmente, o apelido foi tido como pejorativo, mas com as vitórias acumuladas pela Escola tornou-se motivo de orgulho. Saracura, além de ser o nome do córrego ao longo do qual o Quilombo se estabeleceu, é também o nome de um pássaro que habitava a região ribeirinha. Coincidência ou não, a espécie guarda algumas afinidades com os habitantes do quilombo e seus descendentes. Como os negros fugitivos, procura fazer seus ninhos em lugares de difícil acesso, comumente em áreas de vegetação fechada, a fim de não ser pega pelos predadores. Já com o Vai-Vai, compartilha o canto estridente.
ONDE FICA?
a escola mudou temporariamente de lugar por conta das obras do metrô. Mas, deve retornar ao seu lugar de origem após construção de uma nova quadra próxima da estação. Os ensaios têm acontecido na Vila Itororó e na quadra do Sindicato dos Bancários. Informações: www.vaivai.com.br
ESCULTURA DE MADRINHA EUNICE Sambista e ativista do movimento negro, Deolinda Madre ficou conhecida como Madrinha Eunice por batizar dezenas de crianças. Foi fundadora da Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, a mais antiga da capital paulista ainda em atividade, e é considerada um símbolo do carnaval paulistano. Saiu da sua cidade natal, Piracicaba, no interior paulista, e foi para São Paulo aos 12 anos. Passou a morar na Liberdade. Ali, fundou a Lavapés, que celebrou 85 anos em 2022. Por sua importância e por ser simbólico para a comunidade negra, o local foi o escolhido para a instauração da obra, a primeira a ser instalada ali em homenagem a personalidades negras. A escultura é da artista Lídia Lisboa.
ONDE FICA?
Praça da Liberdade, Liberdade, São Paulo. Saída do metrô Japão - Liberdade