Page 22

NOTÍCIAS

Para mais notícias visita www.dentedeleaokids.com

2016 - Ano Internacional dos Legumes

Dia mundial da Alimentação

Sob o lema “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2016 o Ano Internacional dos Legumes. Uma iniciativa que terá como principal objetivo criar consciência dos benefícios dos legumes, promover a sua produção e comércio e fomentar novos usos em toda a cadeia alimentar. É importante não esquecermos que há centenas de variedades de legumes que podem ser cultivadas, sendo igualmente estas uma fonte barata, deliciosa e nutritiva de proteínas e micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Os legumes são ricos em proteínas, contendo o dobro das encontradas no trigo e três vezes que as do arroz. Também são ricos em micronutrientes, aminoácidos e vitaminas do grupo B, elementos chave para uma dieta saudável.

Disponível de forma gratuita no site da Direção Geral da Saúde (www.dgs.pt), foi recentemente lançado o Manual de “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar: Fundamentos, Consensos e Reflexões”. Com a participação da DGS, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, o manual foi lançado com a parceria da Associação Portuguesa dos Nutricionistas e Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. É objetivo deste documento auxiliar os técnicos na gestão da refeição do almoço nos refeitórios escolares, através da apresentação de uma lista de capitações de géneros alimentícios, adequada aos diferentes grupos etários, com base no conhecimento científico atual. Trata-se de uma importante ferramenta que poderá melhorar muito a qualidade das refeições de muitas instituições escolares.

AGENDA Férias de Natal em Serralves Onde: Museu de Serralves, Porto Quando: 21 a 30 de dezembro

Férias de Natal na Escola da Terra Onde: Braga Quando: 21 a 31 de dezembro

O programa de férias escolares destinase a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza.

Para estas férias estão reservadas visitas de estudo, workshops de teatro, culinária, artes e muito mais.

Mais informaçoes: www.escoladaterra.pt

Mais informaçoes: www.serralves.pt

20

Profile for Revista Dente de Leão

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Advertisement