Manual de Integracao

Page 1

MANUAL

DE INTEGRAÇÃO

BALAS PERSONALIZADAS



MANUAL

DE INTEGRAÇÃO Este Manual destina-se a todos os funcionários da Fênix Balas Personalizadas , com objetivo de auxiliar sua integração à companhia e instruí-los durante suas atividades profissionais na empresa. É importante que o conteúdo aqui apresentado seja de conhecimento de cada colaborador, para que todos direcionem seus esforços em busca de um mesmo objetivo.

Mensagem da Diretoria 05 Conhecendo a Empresa 06 Departamentos e Funções 10 Recursos Humanos 18 Controle de Qualidade 24 Segurança do Trabalho 26



MENSAGEM DA DIRETORIA Prezado Colaborador, Neste material, você vai conhecer mais sobre nossas expectativas para esse novo momento que a Fênix está vivendo. Assim, será mais fácil entender quais os nossos planos e nossas metas para o futuro da nossa empresa. Com este manual também pretendemos informar a todos o que estamos fazendo para tornar a Fênix um lugar ainda melhor para se trabalhar e o que esperamos de você para atingir estes objetivos. A sua contribuição é fundamental para este processo de mudança. O que somos hoje é o resultado do trabalho de todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui. O que seremos amanhã será o resultado daquilo que você nos ajudar a construir a partir de hoje. Nesta caminhada, todos devem formar um só time, lutando sempre pelos objetivos comuns. Para isso, é importante que os departamentos se unam, cultivando cada vez mais um bom relacionamento entre si, não só para facilitar o trabalho em nossa empresa, mas também para que possamos ter um clima organizacional amigável para todos. Contamos com você!

A Diretoria


MÓDULO 1

CONHECENDO A EMPRESA

Em 2004, surgiu a Fênix Brindes, voltada para a atuação no mercado de balas personalizadas. O nome da empresa é uma referência a um pássaro da mitologia grega, que, percebendo a aproximação do momento de sua morte, queimava-se em seu próprio calor, e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Assim, este nome foi escolhido como forma de agregar a força característica da ave à empresa, fazendo com que o público a percebesse como uma empresa forte e consolidada no mercado. Não por acaso, a empresa logo se destacou perante a concorrência, pela qualidade na impressão das embalagens dos produtos oferecidos, pela relação de confiança e proximidade estabelecida com os clientes, além dos projetos sociais apoiados mensalmente. Agora, em 2010, a Fênix ressurge com a logomarca atualizada e rejuvenescida, com traços mais leves. A assinatura “Brindes”, utilizada como forma de identificação da empresa, foi suprimida, pois ao invés de informar o público, apenas gerava confusão, já que o termo, abrangente, permitia a interpretação de que a empresa trabalhava com diversos tipos de brindes. Por isso, para evitar dúvidas por parte dos clientes, a palavra foi substituída pela expressão “Balas Personalizadas”, mais direta e informativa. Outra novidade foi a adoção do slogan “Sua marca com mais sabor”, que transmite claramente a ideia de que os produtos Fênix agregam mais status à marca do cliente, conferindo a ela mais valor, principalmente por se tratar de brindes exclusivos e de qualidade superior.

06


MISSÃO Encantar empresas que buscam se diferenciar perante seus clientes em pequenos detalhes, oferecendo a elas mais que balas e chicletes personalizados, mas também uma nova mídia para divulgar sua marca. Oferecer às pessoas a oportunidade de transformar seu evento em um momento inesquecível, utilizando, para isso, os nossos produtos.

VISÃO Ser uma empresa reconhecida por colaboradores, parceiros, clientes e pelo segmento em que atua como uma das principais referências em balas e chicletes personalizados. A empresa se diferenciará pela qualidade do produto e dos serviços prestados, bem como pela eficiência no cumprimento dos prazos estipulados.

VALORES Comprometimento com a satisfação dos clientes; valorização dos recursos humanos; compromisso com a qualidade do produto; foco na construção de um relacionamento com o cliente; utilização da comunicação como forma de consolidar a imagem da empresa e sua percepção perante clientes, fornecedores e segmento.

07


MÓDULO 1

CONHECENDO A EMPRESA

ENTENDENDO, NA PRÁTICA, A MISSÃO, VISÃO E VALORES Para colocar em prática todas essas filosofias da empresa apresentadas, é preciso que cada pessoa que dela participa busque usar cada um destes tópicos (missão, visão e valores) como forma de nortear seu trabalho dentro da empresa a cada dia. A missão da empresa, por exemplo, deve servir como guia para todos os funcionários da Fênix. É preciso lembrar cada vez que for feito um pedido, que não basta apenas apresentar ao cliente um atendimento que atenda a suas expectativas, mas é preciso superá-las, oferecendo a ele mais que o esperado. É preciso surpreendê-lo, encantá-lo. Para isso, é importante conhecer o cliente, saber quais os seus objetivos com a compra e qual a finalidade dele ao comprar o produto. É preciso ainda oferecer um bom tratamento pessoal, que permita a construção de um relacionamento com o cliente, bem como explicações sobre o produto e suas vantagens, demonstrando os motivos que fazem com que os produtos da Fênix se destaquem dos demais, como a qualidade superior, o nível de impressão e o alto valor que estes produtos podem agregar à marca do cliente ou a seu evento. Já a visão, busca traçar a forma com que a empresa deseja ser vista no futuro. No caso da Fênix, é preciso que todos os funcionários continuem zelando pela qualidade do nosso produto, garantida pela produção, e dos serviços prestados, principalmente pelos atendentes, que são o elo entre a empresa e os clientes.

08


Para que os prazos sejam cumpridos e o produto seja entregue no local e hora estipuladas, é fundamental a comunicação entre os departamentos, de forma que nunca seja prometido um prazo que não possa ser cumprido, e a cooperação, de forma que todos dêem o seu máximo para poder satisfazer as necessidades do comprador. Um cliente satisfeito, é um cliente fiel. E a sua satisfação é o que garante que nossa empresa continue existindo no mercado de forma competitiva. Os valores, por sua vez, são as crenças básicas de nossa empresa. Defini-los claramente é muito importante para estabelecer as prioridades da nossa organização. A Fênix considera importante a valorização de clientes e funcionários, por entender que sem que os funcionários estejam felizes com nossa empresa, dificilmente conseguirão fazer com que os nossos clientes fiquem satisfeitos. Por isso, é importante que você sinta-se livre para dialogar com a nossa empresa, expressando seus pontos de vista e suas opiniões. É fundamental que você se comunique com seus superiores, mostrando o que você acha que poderia ser feito para melhorar o nosso sistema de trabalho e o que você acha que está dando certo e que poderia continuar sendo feito para garantir a sua satisfação em nosso ambiente de trabalho e a de nossos clientes com a nossa organização. Sua contribuição é bem-vinda e estaremos sempre dispostos a ouvir suas sugestões e analisar a viabilidade de sua implantação.

09


MÓDULO 2

DEPARTAMENTOS E FUNÇÕES

PRODUÇÃO O departamento de Produção é fundamental para a empresa, já que sem ele simplesmente não haveria produto para ser comercializado. Na Fênix, este departamento se divide em pequenos setores como o de Artes, onde é elaborado o design da embalagem a ser aprovada pelo cliente, o de Impressão, que imprime as embalagens depois de a arte ser aprovada pelo comprador e o de Embalagem, responsável por embalar os produtos a serem entregues ao cliente final. Desta forma, o departamento de Produção é composto pelos seguintes profissionais: ? DIRETOR DE ARTE

O Diretor de Arte é o profissional que gerencia as funções do departamento.

? FLEXÓGRAFO

O Flexógrafo tem função de: ? realizar a impressão das embalagens; ? preencher a planilha de controle de produção do dia; ? preencher a caderneta de produção individual; ? informar ao Controle sobre produtos que estão com estoque baixo; ? expedir mercadorias e preencher relação de coletas (funcionário do turno noturno).

10


?

?

11

OPERADOR DE MÁQUINA EMBALADEIRA O profissional é responsável por: ? embalar e controlar a qualidade do produto final; ? supervisionar o serviço de seus auxiliares; ? manter o estoque organizado e limpo; ? fazer planilha de consumo de matéria-prima; ? repassar ao responsável os problemas com filme e logomarcas; ? cuidar da regulagem da máquina embaladeira; ? acompanhar a montagem e limpeza da máquina embaladeira; ? desembalar; ? preparar kits de representantes e amostras para clientes; ? preencher planilha de controle de produção do dia; ? ensinar ao auxiliar como operar a máquina embaladeira; ? acompanhar a manutenção da máquina, quando ocorrer. AUXILIAR DE OPERADOR DE MÁQUINA EMBALADEIRA O Auxiliar é o profissional responsável por: ? aprender a operar a máquina embaladeira; ? auxiliar no processo de embalagem; ? desembalar produtos; ? montar e limpar a máquina embaladeira; ? organizar e limpar o estoque; ? finalizar o processo de empacotamento e encaminhar para o Transporte.


MÓDULO 2

DEPARTAMENTOS E FUNÇÕES

ADMINISTRATIVO Responsável pelo funcionamento operacional da empresa como um todo, este departamento tem função de gerenciar as áreas financeiras, de pessoal, de recursos humanos e de materiais. É responsável por toda a parte burocrática, garantindo o bom desempenho na execução dos serviços. Na Fênix, é composto pelos setores Financeiro, Secretaria e Limpeza, indispensáveis para a empresa, já que seus serviços estão ligados ao de todos os departamentos. O administrativo é composto pelos seguintes cargos: ?

?

DIRETOR FINANCEIRO O Diretor Financeiro é o profissional encarregado de gerenciar as funções relativas ao departamento. TRANSPORTE O responsável pelo Transporte tem função de: ? realizar cotações com transportadoras; ? agendar coleta do material; ? buscar novas transportadoras; ? controlar as devoluções, agendando a coleta de retorno da mercadoria e aguardando e registrando a chegada da mercadoria; ? arquivar e retirar os Cyreis; ? melhorar processos de data e envio de pagamentos e recebimento de conhecimentos; ? emitir relatórios de erro da transportadora; ? emitir relatórios de embarques.

12


?

13

CONTROLE Ao colaborador responsável pelo Controle é designado: ? o dimensionamento dos valores de frete, através do lançamento na tabela do valor cobrado pela transportadora e da entrega do levantamento final ao Diretor Financeiro no primeiro dia de cada mês; ? a conferência de contas que o Correio cobra da empresa (correspondência enviada) e a separação destas quando contiver fretes; ? o controle do estoque, por meio da contagem deste, da coleta de dados sobre perda, desembalagem e sobras; ? o controle da produção, através da estimativa dos milheiros produzidos, ordens de serviço, milheiros faturados, notas fiscais e milheiros faturados no hábil; ? o controle do faturamento, por meio da expedição do Relatório de Faturamento no hábil e da conferência dos boletos expedidos pelo Diretor Financeiro. O controle de faturamento deve ser apresentado diariamente ao Diretor Financeiro e mensalmente, por meio de relatório mensal; ? a cotação de preços com fornecedores novos de matériaprima; ? a responsabilidade pela compra de matérias-prima e não somente pela cotação; ? o controle da entrega de materiais de segurança (EPIs) e de escritório, sempre anotando em planilhas e fazendo referência a quantidades e ao nome do solicitante; ? a busca de novos produtos (com orientação da diretoria); ? o desenvolvimento de provas e Cyrel; ? o recebimento de matéria-prima; ? o controle de contas telefônicas; ? a manutenção predial e de equipamentos; ? o controle de qualidade de produção; ? o conserto da embaladora; ? buscar Cyreis.


MÓDULO 2

DEPARTAMENTOS E FUNÇÕES

?

?

COBRANÇA Cabe ao profissional de Cobrança as seguintes tarefas: ? programar os milheiros por dia e controlar a prioridade da mercadoria; ? realizar a cobrança (processos de protesto); ? faturamento; ? expedir as ordens de serviço e pedidos; ? enumerar caixas e conferir volumes, juntando com boleto e nota; ? fiscalizar setores, quanto à limpeza e ordem, horário de trabalho, telefonemas particulares, visitas a funcionários, uso de uniformes e dos materiais de segurança; ? coletar programação e verificar se ocorreu erro; ? anotar problemas e solicitar carta de advertência junto à diretoria; ? baixar cartão de ponto (juntar atestados médicos, conferir horas extras, buscar novos sistemas de ponto e controlar férias); ? expedir mercadoria (fazer e usar relação de coletas); ? relatório de valores de frete (lançar na tabela o valor cobrado do cliente); ? relatório de erros de funcionários; ? relatório de vale-benefícios; ? relatório de envio de amostras para clientes e correspondências. SERVIÇOS GERAIS Cabe ao responsável pelos Serviços Gerais: ? fazer a faxina; ? desembalar; ? avisar a secretária quando precisar comprar materiais de limpeza, alimentação e buscar os mesmos; ? cuidar das plantas; ? fazer o café. 14


?

15

SECRETÁRIA Dentre as funções da Secretária estão: ? atender o telefone; ? cuidar da agenda de compromissos dos Diretores; ? organizar festas de final de ano e de aniversário da Fênix; ? receber correspondências e passar para a diretoria (não repassar direto aos funcionários); ? realizar as cotações e compras de bens de uso como uniformes, copos, materiais de segurança, limpeza e itens para escritório e alimentação e de tudo o que não for matéria-prima. ? filtrar ligações; ? arquivar pedidos, ordens de serviço, documentos do setor financeiro e arquivo morto; ? proceder às anotações referentes ao envio de mercadorias e correspondências enviadas pelo Correio.


MÓDULO 2

DEPARTAMENTOS E FUNÇÕES

VENDAS Entre as funções do departamento de vendas, estão a de encontrar clientes para os produtos da empresa, negociar valores, fidelizar estes clientes e aumentar a rentabilidade sobre o produto. Dividido nos setores Comercial, Telemarketing e PósVenda, é um departamento de suma importância para a organização, já que são os seus funcionários que mantêm o contato mais direto com os clientes, causando-lhes as primeiras impressões. ? DIRETOR COMERCIAL

O Diretor Comercial é encarregado de gerenciar as funções relativas ao departamento de Vendas.

? COMERCIAL

Dentre as funções do responsável pelo Comercial estão: ? buscar novos representantes; ? realizar o contato com estes representantes, efetuando a primeira filtragem; ? instruir os novos representantes; ? efetuar a análise e acompanhamento de representantes; ? montar os kits dos representantes; ? elaborar o relatório de envio de kits para os representantes.

? TELEMARKETING

Dentre as atividades desenvolvidas pelo telemarketing estão: ? efetuar vendas; ? elaborar o relatório de informação e pesquisa para uso do pós-vendas; ? informar ao Diretor Comercial quais orçamentos via site deram algum resultado.

16


?

17

PÓS-VENDAS Cabe ao profissional: ? efetuar o contato pós-venda com os clientes; ? fornecer informações ao cliente, (envio de e-mail com os dados de entrega; informação sobre a posição da mercadoria, se esta já foi entregue ou não à transportadora etc.); ? cadastrar os clientes novos e revisar o cadastro de clientes antigos, além de imprimir o envelope de Cyrel do cliente; ? consultar o CNPJ e Sintegra; ? controlar a devolução (levantar o motivo da devolução, passar relatório ao Diretor Comercial e informar o cliente sobre a decisão da empresa; acompanhar o retorno da mercadoria e informar ao Diretor Financeiro quando der entrada da mesma na empresa).


MÓDULO 3

RECURSOS HUMANOS CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO É o acordo tácito ou expresso que corresponde à relação de emprego. O contrato de trabalho pode ser firmado por prazo determinado ou por prazo indeterminado. CONTRATO DE TRABALHO A TÍTULO DE EXPERIÊNCIA Espécie de contrato a prazo determinado, que tem por objetivo dar condições de mútuo conhecimento às partes contratantes. Durante esse período, o contratante observará o desempenho funcional do colaborador na execução de suas atribuições, não se restringindo somente à parte técnica, mas também a outros aspectos considerados importantes, como a integração à equipe de trabalho, conduta moral, social etc. O Colaborador observará a empresa em relação à sua política salarial, hierárquica, disciplinar etc. O contrato de experiência terá vigência de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias caso o mesmo não venha a ser interrompido.

IDENTIDADE FUNCIONAL (CRACHÁ) O crachá o identificará como colaborador, perante o público e perante os seus colegas de trabalho. Ele é de uso pessoal e intransferível. A perda ou danos causado ao mesmo estará sujeita a punições, bem como a descontos dos custos de emissões de novas vias.

MARCAÇÃO DO PONTO O registro diário do ponto é obrigatório a todos os colaboradores, independente do cargo ocupado. A falta de marcações de ponto acarretará em descontos e eventuais punições.

PAGAMENTO O pagamento é efetuado dentro da empresa com 40% do valor em vale no dia 20 e o restante no quinto dia útil do mês. 18


FÉRIAS Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o colaborador terá direito ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração, na seguinte proporção: ? ? ? ? ?

30 dias corridos, quando não tiver faltado ao serviço mais de 5 vezes; 24 dias corridos, quando tiver faltado de 6 a 14 vezes; 18 dias corridos, quando tiver faltado de 15 a 23 vezes; 12 dias corridos, quando tiver faltado de 24 a 32 vezes; Acima de 32 faltas, perderá o direito às férias.

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO O 13º Salário é devido a todos os colaboradores, independente da remuneração a que fizerem jus. Esta gratificação corresponde a 1/12 da remuneração devida em dezembro ao colaborador, por mês de serviço, entendido como tal a fração igual ou superior a 15 dias. O 13º Salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda, até o dia 20 de dezembro. FALTAS INJUSTIFICADAS Quando o colaborador faltar e não apresentar documentação, terá prejuízos no salário, nas compensações de horas e poderá ser advertido. Todas as faltas injustificadas e atrasos serão descontados em folha de pagamento, além de serem passíveis de punição. No caso de falta, além do desconto do dia, a mesma acarretará o desconto do descanso semanal remunerado e feriado da semana correspondente, se houver.

19


MÓDULO 3

RECURSOS HUMANOS FALTAS JUSTIFICADAS O colaborador deverá apresentar os seguintes documentos para justificar as faltas: ?

?

?

?

?

CERTIDÃO DE ÓBITO 03 dias consecutivos para óbito de pai e mãe, companheiro(a), filhos e cônjuges. 02 dias consecutivos para óbito de irmão, sogro(a). LICENÇA CASAMENTO E NASCIMENTO DE FILHO 05 dias consecutivos. DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE 01 dia a cada 12 meses. É preciso agendar uma data com a empresa. TÍTULO ELEITORAL E ALISTAMENTO MILITAR 02 dias consecutivos ou não, no período em que tiver que cumprir as exigências do serviço militar ou a convocação eleitoral. ATESTADOS MÉDICOS Deverá apresentar atestado médico em 24 horas.

BENEFÍCIOS DA EMPRESA ?

AUXÍLIO DOENÇA O colaborador, quando afastado do trabalho (atestado médico), terá os quinze primeiros dias pagos pela empresa. A partir do décimo sexto dia, o salário será pago pelo INSS. Para requerer o Auxílio Doença, o colaborador deve procurar o departamento responsável pelos Recursos Humanos da empresa, onde solicitará a documentação necessária.

20


?

?

?

?

21

ACIDENTE DE TRABALHO O Procedimento é praticamente o mesmo do Auxílio Doença, porém uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) será emitida pela Fênix na apresentação do acidentado. A mesma deve ser emitida dentro de 24 horas. SALÁRIO MATERNIDADE A colaboradora terá direito a Licença Maternidade, e poderá afastar-se do trabalho no oitavo mês de gestação, com direito a 120 dias de afastamento. Durante o afastamento, a colaboradora receberá o salário maternidade pelo INSS. SALÁRIO FAMÍLIA Têm direito ao Salário Família os Pais Biológicos e os que possuem o Termo de Guarda e Responsabilidade, e salário de até R$ 700,00. Para os filhos menores de 7 anos, deverá ser apresentada certidão de nascimento e atestado de vacinação. A partir dos 7 anos de idade, é obrigatório comprovar a frequência escolar nos meses de maio a novembro, entregando documento emitido pela escola, no Departamento Pessoal da Empresa. O Salário Família cessará quando os filhos completarem 14 anos. CONVÊNIO FARMACÊUTICO A Fênix - Balas Personalizadas é uma empresa conveniada à Rede Central, que possui 10 Farmácias estrategicamente localizadas em Catanduva e 1 Laboratório de Manipulação. Isto significa que você, que é colaborador da nossa empresa, tem acesso a vantagens e ofertas especiais.


MÓDULO 3

RECURSOS HUMANOS DEVERES DO COLABORADOR: ?

Manter a máxima disciplina no local de trabalho;

?

Zelar pela ordem, asseio e segurança do local de trabalho;

?

?

?

Zelar pela boa conservação das instalações de máquinas e equipamentos, comunicando as anormalidades a seu superior; Manter na vida privada e profissional conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado e com a reputação do quadro de pessoal da Fênix; Obedecer às sinalizações de segurança existentes e usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), requeridos pela sua função e que são fornecidos gratuitamente pela empresa, assim como conservá-los e mantê-los higienizados; e devolver o EPI usado quando for substituí-lo;

?

Usar os meios de identificação pessoais estabelecidos (CRACHÁS);

?

Prestar toda colaboração possível para a realização dos serviços que lhe sejam designados;

?

?

Respeitar a honra, boa fama e integridade física de todas as pessoas com quem mantiver contato na empresa, seja funcionário, seja cliente; Apresentar-se para o trabalho devidamente uniformizado quando o trabalho exigir e zelar pelo uniforme fornecido.

22


VESTIMENTAS O Vestuário para o trabalho deve ser adequado ao ambiente, considerando a ordem e a boa imagem da empresa. Sendo assim, não é permitida a entrada para o trabalho usando: ? ?

23

Chinelos, shorts e mini-saia; Qualquer outra peça do gênero que exponha partes do corpo que não são convenientes mostrar em ambientes de trabalho.


MÓDULO 4

CONTROLE DE QUALIDADE O QUE É QUALIDADE? É o atendimento a padrões pré-estabelecidos. Outra definição seria: tudo aquilo que satisfaz o cliente. Quando compramos algo ou somos atendidos em um estabelecimento qualquer e saímos satisfeitos, podemos dizer então que este bem ou serviço prestado tem “qualidade”. POR QUE A QUALIDADE É IMPORTANTE? É importante para você, porque você se realiza no trabalho, tem prazer em trabalhar em um emprego seguro e se orgulha da sua empresa. E é fundamental para a Fênix, porque nossos clientes exigem. Nosso futuro depende dela. BANHEIROS ? Não fumar nos banheiros. ? Manter os banheiros limpos e organizados. Para isso, coloque os papéis nas lixeiras e puxe a descarga sempre que utilizar o sanitário. ? Lavar e fazer assepsia com álcool em gel nas mãos sempre que utilizar os sanitários. ? Não jogar lixo no chão. Utilize as lixeiras. SEJA SEMPRE UM EXEMPLO. DO SEU TRABALHO DEPENDE A QUALIDADE DOS NOSSOS PRODUTOS.

05 24


HÁBITOS E ATITUDES NO INTERIOR DA EMPRESA ? Usar luvas nos setores exigidos e quando houver ferimentos ou curativos nas mãos. ? Não carregar nenhum objeto dentro das botas. ? Não fumar nas dependências da fábrica. ? Manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, principalmente ao sair para o intervalo. NORMAS INTERNAS DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO Tomar banho diariamente. As unhas devem estar aparadas ? e sem pintura. Manter os cabelos limpos, sem barba e bigode. ? Nos setores em que houver contato com o produto, não ? chupar balas e/ou portar qualquer alimento ou objeto na boca, não falar, tossir nem espirrar sobre os produtos e evitar colocar as mãos na boca, nariz, cabelos e orelha. USO DO UNIFORME ? Usar o uniforme limpo e conservado, trocando-o diariamente. ? Usar uniforme completo como calça, camisa, botas, touca, luvas e máscaras nos lugares e situações determinadas. ? Cobrir totalmente os cabelos com a touca na área de produção. ? Não levar para dentro da área de produção objetos como cigarros, relógios, chaves, pentes, carteiras etc.

25


MÓDULO 5

SEGURANÇA NO TRABALHO O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO? É o conjunto de RECURSOS e TÉCNICAS aplicadas de forma preventiva ou corretiva para proteger os trabalhadores dos RISCOS AMBIENTAIS e OPERACIONAIS implicados em um processo de trabalho. O QUE É ACIDENTE DO TRABALHO? É um ACONTECIMENTO indesejado que provoca dor e perdas variadas, ocorrido no exercício do trabalho a serviço da empresa. Exemplo: O ACONTECIMENTO que provoca uma queimadura em qualquer parte de seu corpo, ao manusear produtos ou peças aquecidas a serviço da empresa. O QUE É ACIDENTE DE PERCURSO? Também é considerado de trabalho. É aquele que acontece entre o caminho da residência até o local de trabalho, ou do local de trabalho até a residência, precisando ser confirmado o intervalo de tempo necessário para percorrer esse caminho. Ou em caminhos percorridos a serviço da Companhia. Essa confirmação se dá através de Boletim de Ocorrência Policial nos casos de acidentes de trânsito, ou através de testemunhas em outros casos. COMO PROCEDER SENDO VÍTIMA DE UM ACIDENTE DE TRABALHO? Comunique o ACIDENTE às pessoas mais próximas e posteriormente, procure a Segurança do Trabalho em um prazo máximo de 24 horas.

26


MOTIVOS PARA NÃO SE ACIDENTAR: QUAIS OS PREJUÍZOS DO ACIDENTE? ?

PREJUÍZO FÍSICO Dor, tratamento, sequelas da lesão etc.

?

PREJUÍZOS FINANCEIROS Gastos com remédios, consultas, tratamentos, transporte etc.

?

PREJUÍZO PSICOLÓGICO Traumas mentais e morais etc.

?

PREJUÍZO SOCIAL Para o país, a cidade e a empresa.

?

PREJUÍZO FAMILIAR A falta de ocupação do tempo gera brigas familiares.

O QUE SÃO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S? São equipamentos de uso individual, destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Os EPI's não evitam os acidentes, mas minimizam e até eliminam as lesões que eles podem causar.

27


MÓDULO 5

SEGURANÇA NO TRABALHO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES? ?

?

?

ATOS INSEGUROS Todo ato, consciente ou não, capaz de provocar danos ao trabalhador, a seus colegas ou máquinas e equipamentos. Esses atos são relacionados às falhas humanas. Exemplos: ? Autoconfiança: correr nos ambientes da empresa. ? Negligência: não usar os EPI’s necessários às atividades. ? Distração: conversar ou brincar durante o trabalho. CONDIÇÕES INSEGURAS Constituem em irregularidades e deficiências existentes no ambiente de trabalho e que colocam em risco a saúde e a vida do trabalhador. Exemplos: ? Piso escorregadio, ? Falta de espaço, ? Ventilação inadequada etc. FATOR PESSOAL DE SEGURANÇA Características pessoais, físicas ou psicológicas que podem causar acidentes.

COMO EVITAR OS ACIDENTES? Assim como ao sairmos de casa fechamos instintivamente suas portas e janelas, como forma de nos prevenir de roubos ou de um ladrão que nem sequer conhecemos ou sabemos se virá nos roubar, devemos, usando de bom senso, nos cobrar o HÁBITO de PENSAR e PENSAR SEMPRE na SEGURANÇA de nossos ATOS.

28


QUAIS AS OBRIGAÇÕES DA EMPRESA EM RELAÇÃO AOS EPI’s? ? Adquirir o tipo adequado de EPI à atividade do trabalhador. ?

Fornecer aos colaboradores somente EPI's aprovados pelo Ministério do Trabalho.

?

Treinar os trabalhadores sobre como usar os EPI's corretamente.

?

Controlar e tornar OBRIGATÓRIO o seu uso.

?

Substituir os EPI's quando danificados ou extraviados.

QUAIS AS OBRIGAÇÕES DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO AOS EPI’s? ? Usar os EPI's apenas para as finalidades a que se destinam. ?

Responsabilizarem-se pela guarda e conservação dos EPI’s.

?

Comunicar ao responsável pelo Controle da empresa qualquer alteração que torne o EPI impróprio.

CASO O COLABORADOR FOR SURPREENDIDO SEM EPI: 1. Advertência verbal 2. Advertência por escrito 3. Suspensão disciplinar 4. Demissão por justa causa

29


MÓDULO 5

SEGURANÇA NO TRABALHO COMO FAZER A SUBSTITUIÇÃO DOS EPI’S DANIFICADOS OU EXTRAVIADOS? ? Pedir a seu superior uma solicitação de MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS. ?

Encaminhar-se à Segurança do Trabalho e efetuar a devolução do EPI a ser substituído nos horários estabelecidos.

?

Verificar se foi dada a baixa na ficha REGISTRO DE FORNECIMENTO DE MATERIAL DE USO PESSOAL.

?

Assinar a anotação na mesma ficha, do fornecimento do novo EPI.

?

Retirar o equipamento solicitado.

ATENÇÃO: A não devolução do EPI a ser substituído, autorizará a empresa a fazer o débito em folha de pagamento do valor nominal correspondente ao mesmo.

30



BALAS PERSONALIZADAS

17 3522 3003 | Rua Araraquara 1030 | Vila Rodrigues | CEP 15801 360 | Catanduva SP

w w w. f e n i x b r i n d e s . c o m . b r


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.