Manual Escolar de Biologia

Page 14

ao lado

Kalanchoe (Bryophyllum daigremontiana)

76

ACTIVIDADE LABORATORIAL Propagação Vegetativa por Estacaria Nesta actividade, utilizam-se quadrados foliares de begónia [Begonia sp.]. A planta-mãe deve ser ainda jovem, mas completamente desenvolvida. Material utilizado . Um tabuleiro com tampa de vidro . Bisturi . Vasos . Fungicida . Turfa . Areia . Begónia envasada Procedimento 1. Coloque uma mistura de turfa e areia no tabuleiro. 2. Regue o tabuleiro. 3. Remova uma folha da planta envasada. 4. Com o auxilio do bisturi, corte a folha em quadrados com 2 cm de lado. 5. Coloque os quadrados foliares sobre a mistura que se encontra no tabuleiro e pulverize-os com o fungicida, para evitar que apodreçam. 6. Cubra o tabuleiro com a tampa de vidro e coloque-o num local com temperatura a rondar os 20 °C e com alguma luz (evite a luz directa). 7. Durante três semanas, observe e registe, semanalmente, o aspecto evidenciado pelos quadrados foliares. 8. Ao fim deste tempo, registe o número e a altura das novas plântulas. 9. Transfira cada uma das plântulas para um vaso. Discussão 1. Indique duas vantagens deste processo de propagação.

Multiplicação vegetativa A multiplicação vegetativa ou propagação vegetativa é um processo de reprodução exclusivo das plantas e ocorre devido a existência nestas de tecidos especiais chamados meristemas que mantém a capacidade de diferenciação. No processo de multiplicação vegetativa certas estruturas multicelulares fragmentam-se e separam-se da planta mãe dando origem a uma nova planta. Existem vários processos naturais de multiplicação vegetativa no entanto o Homem também utiliza alguns processos artificiais para a propagação vegetativa de plantas Multiplicação vegetativa natural Conforme as espécies assim se podem originar novas plantas a partir de várias partes da planta mãe Os casos mais comuns ocorrem a partir de folhas de caules aéreos (estolhos) ou subterraneos (rizomas tuberculos ebolbos) . Folhas: certas plantas como a kalanchoe (Bryophyllum daigremontiana) nativa de Madagáscar desenvolvem pequenos propágulos nas margens das folhas. Cada um deles é uma plântula em miniatura, que cai ao solo, dando origem a uma planta adulta. . Estolhos: os morangueiros (Fragaria sp.) e as begónias (Begonia sp.), por exemplo, produzem plantas novas em caules prostrados chamados estolhos. Cada estolho parte do caule principal e vai dar origem a várias plantas novas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.