Lisbon: Built & Wearable (exhibition catalog)

Page 1

Catálogo de Exposição | Modelista de Vestuário

LISBON Built & Wearable


A exposição agora apresentada é o resultado de um desafio proposto a 9 alunos do curso Modelista de Vestuário da Escola MODATEX que, inspirados em 9 edifícios emblemáticos da cidade de Lisboa, criaram singulares peças de vestuário.


Eduarda Melo

Jos茅 Marques

Ana Quadros

Stephanie Fernandes

Hugo Courinha

Ana Neto

S贸nia Vicente

Susana Cardoso

Ana Celina Nunes



LISBON Built & Wearable

by Eduarda Melo



Projeto inspirado na fachada do Animatógrafo do Rossio. Datado de 1907, é uma das fachadas mais exemplares de Lisboa do estilo Arte Nova. A Arte Nova está relacionada com o movimento arts & crafts, que defendia o artesanato como alternativa à mecanização e à produção em massa, tendo o artesão-artista evoluído para designer. A Arte Nova inspira-se em formas e estruturas naturais, flores e plantas, mas também em linhas curvas, criando uma arte bela com proporção, carácter e harmonia. Tendo como referência os motivos florais usados na Arte Nova, designadamente o padrão dos anos 60, o coordenado homenageia o primeiro filme exibido no Animatógrafo do Rossio. O coordenado é composto por um vestido com bustier em cetim preto, com aplicação em pele preta sobre o peito direito caindo para o esquerdo, trabalhados à mão todos os movimentos, inspirado na linhas curvilíneas que se observam na fachada. A frente e a parte de trás descaída em tecido acetinado, imprime o Glamour dessa época. Quanto às laterais são em musseline preta transparente, o que completa toda a sensualidade do combinado e lhe dá modernidade, inspirado nos eventos realizados atualmente no espaço.


croqui técnico




Maria Eduarda Dias de Melo nasceu em 11 de agosto de 1958, em Lisboa. Desenvolveu a sua vida profissional nas áreas de secretariado e contabilidade. Descendente de profissionais do setor da confeção, pai técnico de confeções e mãe costureira. Os têxteis sempre estiveram presentes no seu íntimo. Por autorrecriação alterava as suas peças de vestuário. Frequentou um curso de Teares de Alto e Baixo Liço, no CEARTE. Em 2013, ingressou no curso Modelista de Vestuário ministrado pelo MODATEX/Lisboa, com o intuito de saber executar o processo produtivo de uma peça de vestuário. Futuramente pretende criar um atelier de moda sustentável, que crie peças de vestuário, nas quais exista a fusão de tecidos feitos de modo tradicional (tear manual) e outros materiais têxteis. eduarda452@gmail. com 968 406 301



LISBON Built & Wearable

by José Marques



Projeto inspirado no Elevador de Santa Justa, do arquiteto Raoul Mesnier du Ponsard, com uma estrutura de ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana. Inaugurado a 24 de outubro de 1885, este ascensor foi o segundo transporte do género implantado em Lisboa. Traduzindo uma linguagem ornamental neogótica, o elevador de Santa Justa é uma referência no circuito turístico Lisboeta e uma imagem de marca da cidade.

O coordenado tem fortes influências nos fatos dos operários da construção e arquitetura do ferro. O coordenado masculino é composto por um macacão e t`shirt, no qual se refletem formas do elevador, designadamente, dispõe de um arco na frente que simboliza os arcos e os motivos da estrutura e os suspensórios fazem referência aos dois grandes ascensores. O estilo neogótico revê-se nesta peça!


croqui técnico




José Marques nasceu em 26 de Julho de 1969, no Porto. Concluiu o curso de Designer Têxtil de Estamparia. Em 2013, ingressou no curso Modelista de Vestuário ministrado no MODATEX/Lisboa, com a expetativa de evoluir na área têxtil. O mundo da moda estará muito presente na sua vida profissional… j.a.d.c.marques@gmail.com



LISBON Built & Wearable

by Ana Quadros



Projeto inspirado no Pavilhão de Portugal sito no Parque das Nações, concebido pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Caracterizado por uma estrutura em betão armado com um vão de 65 metros de comprimento e 50 metros de largura, vulgarmente designada por Pala do Siza Vieira, abre o espaço à cidade. A orientação da pala lembra os espíritos livres, sem rugas e entulhos, abertos para os outros e para o mundo. O coordenado pretende transmitir um corpo projetado, aberto, que racionalmente se vai libertando.


croqui técnico




Ana Quadros nasceu a 6 de maio de 1951, em Lisboa. Concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. Trabalhou durante trinta anos na área do ensino superior. Em 2013, ingressou no curso Modelista de Vestuário ministrado pelo MODATEX/Lisboa, com vista a ficar apta a desenvolver uma atividade mais prática, manual e com uma forte componente prática e útil. Modelista de Vestuário foi uma boa opção e este é o início de uma nova etapa na sua vida profissional, que permanecerá… anaquadros4@hotmail.com



LISBON Built & Wearable

by Stephanie Fernandes



Projeto inspirado no Monumento aos Combatentes do Ultramar. O coordenado reflete a paz transmitida pelo monumento e a esperança de dias melhores sem esquecer quem pela Pátria lutou. A simplicidade e a paz de espírito que as cores do monumento transmitem foram transportadas para o coordenado, sendo o branco o expoente máximo de paz de espírito transmitido em cor.


croqui técnico




Stephanie Fernandes nasceu em 9 de dezembro de 1991, no Brasil. Concluiu o curso de Técnico de Desenho do Vestuário no MODATEX/Lisboa. Em 2013, ingressou no curso de Modelista de Vestuário no MODATEX/Lisboa. Futuramente pretende estar a trabalhar na área têxtil…

stephanie.gianforti@gmail.com 961 497 555



LISBON Built & Wearable

by Hugo Courinha



Projeto inspirado no Pavilhão Atlântico, atual MEO Arena, da autoria do arquiteto português Regino Cruz. A configuração do Pavilhão Atlântico lembra uma nave espacial, mas a sua forma é também a da tartaruga ferradura. Misto de animal marinho e nave espacial, esta forma mereceu uma estrutura que a suportasse, física e simbolicamente.


croqui técnico




Hugo Courinha nasceu em 5 de Março de 1987, em Lisboa. Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária António Arroio. Em 2012, concluiu o curso Técnico de Desenho de Vestuário no MODATEX/Lisboa. Em 2013, ingressou no curso Modelista de Vestuário ministrado pelo MODATEX/Lisboa, com vista a colmatar algumas lacunas em termos de modelagem. A moda consiste na extensão de seu próprio projeto de vida. contempt.theme.de.camille@gmail.com



LISBON Built & Wearable

by Ana Neto



Projeto inspirado no Edifício sede da Vodafone em Lisboa, da autoria dos arquitetos Alexandre Burmester e José Carlos Cruz Gonçalves. Com formas simples e fortes, o edifício enquadra-se no meio envolvente sem querer competir nem se deixar abafar por este. Os cortes geométricos — simples mas vincados — e ainda as cores (branco e cinzas) que remetem para o jogo de luz/sombra existente na fachada da sede, são o mote de inspiração. Tendo como referências formais o tradicionalismo da alfaiataria e a irreverência da moda japonesa, o coordenado baseia-se nos códigos do vestuário masculino clássico e, ao mesmo tempo, apresenta uma invulgaridade que lhe confere um carácter mais informal. O coordenado foi pensado para o homem cuja presença marcante não passa despercebida, sem precisar de se destacar de forma forçada. O coordenado masculino è composto por calça, casaco e camisa (casual/”workwear”).


croqui técnico




Ana Neto nasceu a 4 de janeiro de 1990, em Lisboa. Frequentou o ensino secundário na área de design gráfico, na Escola Artística António Arroio. Ingressou no CIVEC no curso de costura em 2009, paralelamente à licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Em 2013, ingressou no curso Modelista de Vestuário ministrado pelo MODATEX/Lisboa e o gosto por esta área profissional veio definitivamente para ficar. No futuro pretende desenvolver trabalho que conjugue de alguma forma a modelagem de vestuário com o design de comunicação, em constante experimentação.

ana.moreira.neto@gmail.com http://cargocollective.com/ana_neto



LISBON Built & Wearable

by S贸nia Vicente



Projeto inspirado no Edifício Pedro Álvares Cabral, Doca de Alcântara (norte), da autoria do arquiteto João Simões Antunes: Antigos Armazéns Frigoríficos do Bacalhau, atual Museu do Oriente (remodelação do edifício a cargo do arquiteto Rui Francisco). O propósito foi criar uma ponte de ligação entre culturas remotas, Portugal/ Ásia, onde se continuassem a construir vínculos de ligação entre os povos do ocidente e do oriente e, assim, continuar o legado deixado pelos nossos antigos navegadores, que muito lutaram por um futuro de paz e pela unidade do mundo, que ainda hoje continua a ser posta à prova todos os dias. Podemos perder-nos numa viagem fascinante de encontros históricos, culturais e artísticos ao percorrermos as colecções de arte Portuguesa e Asiática patentes no museu. Com base nesta temática, apresenta-se um coordenado onde, formas, cores e tecidos se misturam, tal como o Ocidente e o Oriente, de forma harmoniosa.


croqui técnico




Sónia Vicente nasceu em 9 de agosto de 1974, na Figueira da Foz. Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos. Em 2013, ingressou no curso de Modelista de Vestuário no MODATEX em Lisboa, com vista a tomar um rumo diferente, procurando novos conhecimentos e competências. Presentemente a estagiar na empresa Ana Salazar, tenta consolidar os conhecimentos adquiridos e absorver ainda outros, com profissionais da área. Fazer da modelagem o seu futuro profissional, passou a ser um objetivo, que pretende alcançar num curto espaço de tempo. Futuramente quer trabalhar, amar e… ser Feliz!

sarvicente@gmail.com 917408950



LISBON Built & Wearable

by Susana Cardoso



Projeto inspirado no Edifício Marconi, da autoria do arquiteto Raul Martins. Com uma arquitetura de forma ondulante, aludindo à propagação das ondas hertzianas, o edifício marca presença imponente no local, não primando pela sua integração na envolvente. O coordenado apresentado pretende transmitir ambas as facetas. Vestido assimétrico com cortes (na frente e nas costas) e parte inferior em escada ondulante. As tonalidades e o brilho dos tecidos escolhidos representam o efeito da luz solar devido à geometria do edifício.


croqui técnico




Susana Cardoso nasceu em 14 de junho de 1973, em Lisboa. Formação em engenharia, gestão e joalharia. Em 2013, ingressou no curso de Modelista de Vestuário no MODATEX/Lisboa, como aposta de mudança de vida, numa área fundamental do processo de desenvolvimento de vestuário. Pretende criar o seu atelier, com profissionalismo, paixão mas sem perder a capacidade de sonhar. sps.cardoso@gmail.com



LISBON Built & Wearable

by Ana Celina Nunes



Projeto inspirado no Edifício da Fundação Champalimaud. Fundação dedicada à investigação, à busca incessante pelo conhecimento, partindo do desconhecido. Como numa odisseia rumo ao infinito do saber. Herança antiga dos antepassados, que outrora rumaram em busca de novos mundos, novos “infinitos” pelo horizonte do rio Tejo, onde se enquadra o edifício. O coordenado é baseado no conceito de infinito. Enquadra a simplicidade do bustier justo, delicado e feminino em contraste com a grandeza da saia circular, cuja bainha é uma gorjeira em tamanho XL, que dá volume e movimento, ideal representante da imponência do infinito.


croqui técnico




Ana Celina Nunes nasceu em 29 de outubro de 1973, em Lisboa. Licenciou-se em Ciência Politica, em 1997. Desenvolveu a sua atividade profissional no sector das telecomunicações, durante 15 anos. Em 2013, ingressou no MODATEX, no curso de Modelista de Vestuário. Nasce assim uma nova paixão, que espera fazer parte de si para sempre… A modelagem chegou e ficou. Com o decorrer das aulas e o desenvolvimento das propostas de trabalho, ficou claro que era uma atividade na qual se sentia feliz e realizada. Pretende criar o seu próprio atelier e desenvolver a profissão de modelista. Gosta particularmente de fatos de época e vestuário de criança. Não tem pretensão de ter uma marca própria, apenas de saber executar peças bonitas e com qualidade que a orgulhem e a façam feliz.

anacelinanunes@hotmail.com 926605287 www.facebook.com/ana.nunes.50552



Lisboa/Delegação R. Prof Reinaldo dos Santos Lte 1510 1500 505 Lisboa T: 217 713 100 F: 217 713 120 delegacao.lisboa@modatex.pt Porto/Sede R. Prof Augusto Nobre 483 4150 119 Porto T: 226 152 500 F: 226 103 574 geral@modatex.pt

www.modatex.pt Apoios Diogo Santos | fotografia Tiago Barreiros | Styling e Produção Fernanda Marques | cabelos Fátima Solano | maquilhagem Ivan Silva (facemodels) | modelo Dania Darie (facemodels) | modelo Marta Quadros Brito | modelo Hugo Courinha | modelo

Patrocinador Oficial:


Exposição presente no Museu Nacional do Traje entre 17 de Dezembro de 2013 e 19 de Janeiro de 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.