Revista Semana da África na UFRGS v.4

Page 6

A EDUCAÇÃO DE NOBRES NÚBIOS NA CORTE FARAÔNICA: IMPOSIÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ÁFRICA ANTIGA Fábio Amorim Vieira | Brasileiro, mestrando em História no PPGH UFRGS Em 1516 antes da era cristã, o faraó Thutmose II comemorava o vitorioso desfecho de uma batalha travada por seu exército contra a eminência de uma rebelião estrangeira. Diante da recente reconquista do território egípcio após décadas de invasão asiática, a ameaça de um ataque exterior ainda assustava o faraó, cujas ordens de expansão do controle faraônico a terras forasteiras exigiam olhares atentos à capacidade de guerra dos inimigos. Em uma inscrição hieroglífica em Aswan, situada na fronteira-Sul egípcia, o texto anuncia: “Kush, a miserável, estava prestes a se revoltar. Aqueles que foram servos do Senhor das Duas Terras (o Faraó) estão agora planejando uma conspiração. Rebeldes estão prestes a roubar o povo do Egito”.

Delta do Nilo

Ásia Ocidental

lo

Ni

Egito

o Tebas r Ma

1a Catarata

r Ve

Aswan

lh me

Wawat

o

É válido mencionar a invasão asiática de parte do Egito como fundamental na manutenção política do poder núbio a ser combatido posteriormente pelas investidas do exército faraônico. Enquanto o Egito permanecia por 200 anos repartido entre o governo dos faraós de Tebas e o controle dos asiáticos hicsos no delta do Nilo, o norte núbio viu-se momentaneamente libertado do controle egípcio. Dessa maneira, governantes de Kerma oriundos de Kush, extremo sul da Núbia, expandiram-se desde a

Mar Mediterrâneo

Ri

Desde o recuo dos invasores asiáticos até Thutmose II, décadas marcavam a intensa investida egípcia em solo estrangeiro. Não só o leste asiático, mas também, e talvez principalmente, a fronteira-Sul permanecia sob o olhar vigilante do estado faraônico. Situada nesta fronteira estava a Núbia, denominada em tempos antigos como a Terra do Arco ou Ta-Seti, região sob reinos e principados independentes também tocada pelo rio Nilo e cuja extensão compreende o atual sul do Egito e norte do Sudão. O Egito possuía pleno contato com sua vizinha a sul, desde as primeiras dinastias faraônicas, ao perceberem neste espaço a procedência de elementos valiosos como ouro, marfim e, sobretudo, guerreiros com requintadas habilidades de arquearia. Sob batalhas e constantes negociações comerciais, Wawat, norte da Núbia, viu-se nesses primeiros momentos de contato com o estado egípcio, sob o jugo do olhar dos faraós, a construir fortalezas e espaços de controle das migrações núbias na costa do Nilo.

Teh-Khet Buhen 2a Catarata

3a Catarata

Kerma

Kush 5a Catarata 4a Catarata

6a Catarata

Regiões do Egito e da Núbia – a área amarelada representa os territórios dominados pelo poder egípcio no período do Reino Novo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.