CLIPPING FAPEAM 21 à 27.12

Page 12

Veículo:

Jornal Brasil On-line

Editoria:

Pag:

Assunto: Cantigas de roda carregam vestígios culturais de várias gerações, aponta pesquisa (x) Release da assessoria de imprensa (X) Matéria articulada pela assessoria ( ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação ( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Projeto: Pesquisador(a):

( ) Release de outra instituição (x) Publicado no Site da FAPEAM Cita a Fapeam:

(x) Sim

Conteúdo (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Não

Data: 27/12/2012

Programa: Paic

Cantigas de roda carregam vestígios culturais de várias gerações, aponta pesquisa As cantigas de roda ultrapassam o conceito de entretenimento na educação infantil e além de lúdicas trazem em seu contexto elementos culturais distintos de muitas gerações. Essa foi uma das constatações da pesquisa de iniciação científica intitulada 'Cantigas de Roda: em busca de vestígios culturais', que foi desenvolvida pela estudante do 8º período do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ana Síria Carneiro de Souza, sob a orientação da professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Ufam, Ilaine Inês Both. A pesquisadora, que é bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), explicou que o estudo teve como objetivo identificar vestígios étnicos e culturais em cantigas de roda praticadas nas diversas regiões do Brasil e, particularmente, na região amazônica. Ela explicou que a pesquisa foi desenvolvida por meio de bibliografias de cunho qualitativo em que foram consultadas, extraídas e analisadas obras de autores que dedicaram seus estudos sobre os contextos que envolvem as cantigas de roda. Esses autores comprovaram que a prática das cantigas em brincadeira de roda tem grande importância no desenvolvimento da criança, uma vez que além de entreter, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, da criatividade e da concentração de memória. “Por meio do estudo, os resultados do processo de investigação apontaram que as cantigas de roda foram transmitidas de geração em geração, principalmente, por meio da oralidade. No Brasil, as cantigas de roda se ampliaram consideravelmente a partir das mesclas culturais de índios, negros e brancos. Desta forma, essas brincadeiras são mais que atividades lúdicas, trazem em seu contexto elementos culturais distintos de muitas gerações”, ressaltou. Ela ressaltou que, mesmo com as dificuldades em encontrar registros escritos acerca das cantigas de roda na região Amazônica e no Brasil, os resultados foram satisfatórios, uma vez que foi possível detectar a contribuição, sobretudo, das culturas indígenas, afrodescendentes e lusitanas (portugueses, espanhóis e franceses).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.