6 minute read

MODA

Next Article
EDITORIAL

EDITORIAL

MODA Homens que revolucionam a moda no século XXI

A$AP ROCKY:

Advertisement

O rapper tornou-se referência de estilo para a próxima geração, dando vida com pequenos detalhes às suas produções. Uma característica do artista são os acessórios que integram um estilo ostentação, principalmente na tendência de colar de pérolas, e as unhas pintadas, fazendo parte da equipe de homens que aderiu a nail art, tendo o desenho de olhos como marca registrada. Ao se posicionar sobre a ideia de cruzamento com o universo feminino, apresenta essa noção como algo retrógrado: “Homens deveriam ser capazes de fazer nail art sem se sentirem femininos.” Além de ter sido reconhecido como rosto de marcas de grife mundiais como Gucci, estrelando um projeto da marca italiana ao lado de Iggy Pop e Tyler, The Creator; e Dior, sendo anunciado como a cara da campanha inverno 2016. A$AP faz parte de um grupo de hip-hop, moda e arte chamado ASAP Mob e é proprietário de uma empresa chamada Awge, que entre outros assuntos engloba principalmente moda e já fez parcerias com grandes influências como Off White, J.W Anderson, Amina Muaddi e recentemente com Mariné Serre. “A moda pra mim é como uma religião”

Divulgação - A$AP ROCKY

Divulgação

Por Carolina Amaral

Jaden Smith por paparazzi JADEN SMITH:

O garoto mais cool do momento na moda O sucesso do artista fica evidente ao se comparar sua idade com as inúmeras parcerias com marcas em coleções de moda masculina e também de moda sem gênero e sustentável. Seu estilo é dotado de um visual mais despojado, mesclando elementos esportivos de streetwear com peças de outros nichos, utilizando inclusive de composições femininas em seu cotidiano além de muito preto, o que dá ao look uma pegada punk e dark. Também há, geralmente, pelo menos uma peça oversized mesclada a outras nem tanto e o resultado é menos hip hop e mais clean, embora rebelde e trabalhado. O cantor tem autoconfiança e criou seu próprio nome de sucesso. Dando um toque único de sofisticação e estilo a suas combinações, sem medo de fugir ao padrão ou parecer diferente, Jaden se tornou um ícone do futuro da moda e uma das estrelas da campanha do Verão 2016 da Louis Vuitton, sendo o mais novo queridinho de Nicolas Ghesquière, design e diretor criativo da casa francesa.

Um dos nomes masculinos mais comentados dos últimos anos, Harry Styles foi eleito pela Lyst Index em 2020 como a celebridade mais influente na moda por quebrar barreiras de gênero em campanha para a Vogue, sendo o primeiro homem a estrear na capa da revista. Em seus álbuns, Harry procura se expressar não somente através da música, mas também pelas roupas. Inspirado pelo estilo de Mick Jagger e abusando do estilo vintage, o britânico criou sua marca registrada a partir dos colares de pérolas, que, depois dele, passaram a ser usados por homens de todo o mundo. A influência do ex boy band fica evidente a partir da repercussão no mundo da moda que causa em seguida a cada novo clipe ou aparição pública. As buscas por roupas floridas após “Watermelon Sugar” cresceram absurdamente na internet, assim como a procura pelo blazer azul-turquesa e bucket hat amarelo depois do lançamento de “Golden”. O cantor tem uma parceria de longa data com a grife italiana Gucci, compartilhando de um interesse em comum das grandes marcas do momento que é atingir o público da geração Z, contribuindo para a transição do que interessa aos millennials para esse novo público. Nesse sentido, Harry age como símbolo de identificação, representando a indústria fashion no conceito de imperfeição e quebra de padrões. Por compactuar com uma noção mais desconstruída de moda, foi indagado mais de uma vez sobre sua orientação sexual, que é um mistério indecifrável para muitos fãs. Ao se pronunciar diz que em suas combinações a preocupação com aparência de gay, hétero ou bissexual não importa, seu interesse está ligado ao que deseja expressar, estar confortável e ser quem você é. Harry apresenta a naturalidade de alguém que não rotula, nem a si mesmo ou aos outros, trazendo consigo um mantra de atitudes relaxadas a respeito de rótulos, gêneros e expectativas. Harry Styles para Vogue americana

Alexandre Pavão e as bolsas tendência da estação

Divulgação

Divulgação Nacionalmente falando, os brasileiros também andam criando seu nome no universo fashion. O designer paulista Alexandre Pavão anda fazendo sucesso com sua marca e bolsas e acessórios personalizados (2)collab. Aderindo a estética de mistura de materiais e trabalhos feitos a mão, a empresa já desenvolveu trabalhos em passarelas para grandes marcas nacionais e internacionais.

Divulgação Formado em Design de Produto e Técnico em Calçados, Alexandre iniciou seu gosto pela moda customizando móveis e sapatos da mãe, futuramente adquirindo experiência trabalhando em fábricas de bolsas e calçados no interior de São Paulo. A criação de uma marca própria só foi surgir em 2006, buscando atingir clientes contemporâneos que encontram nesses itens uma nova maneira de se divertir e expressar seu amor pela arte e pelo design.

Bianca DellaFancy: o mais novo nome de peso no cenário drag

Além de drag queen, Bianca atua também como youtuber, modelo, fotógrafa, dj e podcaster no “Santíssima Trindade das Perucas”, ficando muito conhecida em 2019 quando seu canal “Tá bom pra você?” mais estourou no Youtube. A partir dessa ascensão, passou a ser uma voz significativa a favor da comunidade LGBT+.

Divulgação Pela profissão como modelo, a drag sempre esteve presente em um cenário de estilo e vestimenta, mas mesmo antes disso já se interessava por moda, principalmente no âmbito estético. Um de seus primeiros trabalhos foi um convite de Fernando Cozendey, que buscava expandir a diversidade em suas passarelas. Em 2020 participou do evento Casa dos Criadores, focado em lançar novos talentos e dar atenção à moda autoral brasileira, onde desfilou para três diferentes estilistas e mostrou os bastidores da edição verão no seu canal.

Ainda sobre o assunto passarela, a youtuber apresenta como é raro encontrar drags desfilando. Nas oportunas vezes que ocorre, são por estilistas específicos que procuram por uma visibilidade diferente, e mesmo assim grande parte das marcas preferem não ser associadas com esse tipo de diversidade. Ao ser indagada sobre padrões, Bianca demonstra saber da importância que tem em ocupar espaços no mundo da moda por dar uma visão diferente sobre beleza. Tendo nascido um homem negro, ela diz que foge completamente do esperado: “Independete de sexualidade, é esperado que um homem negro, ainda mais que um branco, seja másculo e performe algo muito diferente do que eu faço”.

Divulgação Nesse sentido, a modelo reforça que não busca apenas alertar aos outros sobre esses rótulos e estigmas raciais e sociais, mas também se desconstrói um pouco mais todos os dias, dizendo que assumir a existência do preconceito é a base para evoluir para longe dele.

This article is from: