Oratio

Page 15

humano (e colocar o quadrado homem sob o emblema divino, é lembrar a dupla natureza do Cristo), e para mim essa foi a peça que mais deu satisfação em fazer. Rapidamente surgiu uma peça imprevista, todos da família religiosa sentiram falta da capela não possuir um crucifixo. Pensado, de forma muito prática e rápida, estabeleci que essa peça seria em estilo tirolo, como os antigos crucifixos da Província, e especialmente um modelo do Scopoli. Elaborei uma cruz grossa em madeira de teca, com gravações de quadrados rendilhados, onde, no seu interior, um novo quadrado se surge, formando uma trama de cruzes, como um teia. De esplendor, modelei quatro peças quadradas, com Caixa com as chaves agulha em flor em estilo gótico todo preto, referência ao estilo da Basílica, onde a capela está hospedada. Esses quatro quadrados, juntos, formam um grande quadrado atrás do Cristo (dupla natureza), e todo o conjunto, com uma iluminação própria em led, foi colocado cerca de 5 cm da parede, ressaltando sua beleza.

Mesa do altar

Acabado o crucifixo, dei especial atenção à caixa, onde deveria ser guardada a chave do sacrário (pesquisei bastante até encontrar uma fechadura ideal, e compramos uma importada de Portugal). Construí essa delicada peça com muito carinho, feita inteiramente de encaixe espinha de peixe, e com uma tampa corrida, onde gravei quatro quadrados com estrelas, referência aos evangelistas e de interpretação que os evangelhos guardam a chave, que leva à salvação, que é Cristo. Logo comecei a construir o suporte para vela. Elaborei essa peça com os mesmos elementos decorativos das demais peças; não tentei agregar nenhum outro elemento simbólico, além da própria simbologia que uma vela carrega. Essa peça foi pensada pela necessidade, e para fazer conjunto com as demais peças da

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.