No limiar

Page 73

03/03/11 TARDE DA NOITE A casa abandonada na esquina, com seus dois ciprestes altos: parece ainda mais fantasmagórica quando, tarde da noite, o ônibus urbano dobra a esquina e desce em silêncio a rua, vazio e iluminado.

05/03/11 AQUÁRIO Um galeão afundado e corais dividem o espaço – de um metro de largura por meio de altura – com peixes de vários tamanhos, alguns velozes, outros lentos, mas todos com os visíveis sinais neuróticos de animal confinado. Um deles tenta demarcar, num canto, suas águas territoriais, girando sobre si mesmo para expulsar os intrusos que vão e voltam. Parece não haver descanso nem verdadeiros combates nesse aquário, onde a luz constante impede que os peixes insones, próximos demais entre si, possam se amar ou se odiar. Eles se limitam a emitir sinais de alerta e a simular um rito de pura sobrevivência, atrás do vidro, para os meus olhos cúmplices e consternados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.