Santos e seu Museu Vivo de Bondes

Page 134

SANTOS E SEU MUSEU VIVO DE BONDES

o reencontro da cidade com uma antiga paixão

CARNABONDE RESGATA FOLIAS DE ANTIGAMENTE

132

HOMENAGEM AOS BLOCOS A partir de 2002, o Carnabonde passou a homenagear a cada edição um bloco carnavalesco, iniciando com o ‘Agora Vai...’, que marcou época na cidade pela sátira política e de costumes. No ano seguinte, 2003, foi a vez do tradicional ‘Chineses do Mercado’. Criado por um grupo de amigos que trabalhava no mercado de peixe de Santos, o bloco desfilou durante 15 anos e conquistou 12 prêmios. O ‘Dengosas do Marapé’ teve sua história revivida nas ruas do Centro, durante o Carnabonde de 2004. O bloco homenageava a cultura de diferentes países, entre eles Japão, Índia e Cuba, e a maior parte dos homens desfilava com roupas de mulher. A edição de 2005 homenageou o bloco ‘Bola Alvinegra’, fundado em 1937 por sócios do Santos Futebol Clube. As glórias do time e da sua torcida foram relembradas pelos foliões. A colonia portuguesa de Santos fundou o ‘Cruz de Malta’, tema

do Carnabonde de 2006. O grupo representava o Clube de Regatas Vasco da Gama, e ficou conhecido por vencer vários concursos nas décadas de 1960 e 1970, se destacando pelas belas coreografias e fantasias luxuosas. Em 2007, o Carnabonde reverenciou o frevo e as cores verde e branco do ‘Bloco das Esmeraldas’ , vinculado ao Clube Atlético Santista, que agitava os santistas nos anos 1960. Acompanhando o percurso do bonde, a animação musical ficou por conta da Banda da Corte. O bloco desfilou por diversos bairros da cidade. O centenário da imigração japonesa no Brasil foi lembrado em 2008 com a homenagem ao bloco ‘Gueixas do Atlanta’, que foi sucesso em desfiles santistas da década de 1950. Nele, homens se vestiam com os tradicionais quimonos das gueixas, ostentando sombrinhas de papel de seda. Atores encantaram o público, apresentando performances com leques.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.