quinta-feira
12
ago/2021
estado do amazonas
Número 34.564 | Ano CXXVIII www.imprensaoficial.am.gov.br
Estado amplia projeto voltado à recuperação de pacientes pós-Covid Bruno Zanardo/Secom
Passo a passo para acesso ao serviço
1
O paciente atendido na unidade de saúde é encaminhado e inserido na Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura)
2
O paciente recebe autorização da consulta em fisioterapia em uma das unidades do projeto RespirAR
Sessões guiadas por profissionais de Saúde e Educação Física incluem atividades para reexpansão
Iniciativa do Governo do Estado, RespirAR agora é oferecido também em unidades de saúde e centros de convivência
I
niciado na Vila Olímpica de Manaus, o projeto RespirAR teve seu atendimento ampliado para alcançar as unidades da rede estadual de saúde que ofertam fisioterapia e os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs). A iniciativa do Governo do Amazonas é voltada à reabilitação respiratória, manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida de pessoas acometidas pela Covid-19. Com o RespirAR, as pessoas acometidas pela Covid-19 têm acesso à reabilitação cardiopulmonar e física, por meio de sessões de fisioterapia e prática orientada de exercícios físicos.
3
O fisioterapeuta avalia o paciente e prescreve o melhor tratamento
4
A unidade executante define e agenda a quantidade de sessões
pulmonar e
senvolvimento Econômico, Social A aposentada Onélia Pantoja, fortalecimento e Ambiental (Aadesam). 67, chegou a ser internada no Hosmuscular dos pital e Pronto-Socorro 28 de Agospacientes Locais de atendimento to e transferida para o Rio Grande Os locais de atendimento em do Sul em período crítico da panfisioterapia serão a Policlínica Colônia Antônio demia. Ela recebeu o certificado de participaAleixo, no bairro de mesmo nome, zona leste; a ção no RespirAR e, emocionada, agradeceu o Policlínica Codajás, no Cachoerinha, zona sul; a apoio dado pelo projeto. Policlínica João dos Santos Braga, no bairro Cida“O que eu tenho a falar para as pessoas é de Nova, zona norte; e a Policlínica Gilberto Mesque procurem o programa RespirAR, procure trinho, no Centro; além dos Centros de Atenção na Vila Olímpica, nos Centros de Convivência, ao Idoso (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona porque é muito bom, gente. Só uma sessão de oeste, e André Araújo, no Cidade Nova. fisioterapia que paguei foi R$ 80, então eu não A Vila Olímpica de Manaus, localizada no tenho essas condições. As pessoas que tiveram Dom Pedro, zona centro-oeste; e os Centros de Covid-19 e agora estão melhores, procurem o Convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Ciprojeto, que é ótimo”. dade Nova; do Idoso, no bairro Aparecida, zona O projeto intersetorial envolve, além da Funsul; e Magdalena Arce Daou, no bairro de Santo dação de Alto Rendimento do Amazonas (Faar), Antônio, zona oeste, também vão ofertar fisioa Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Seterapia e atividades físicas, como caminhada ao cretaria Estadual de Assistência Social (Seas), ar livre e na esteira, hidroginástica, alongameno Fundo de Promoção Social e Erradicação da to e fortalecimento muscular. Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de De-
VÁLIDO SOMENTE COM AUTENTICAÇÃO