3 minute read

Sobre a casa Catasús

página 13

José Antônio Coderch de Sentmenat (1913-1984) foi um dos nomes mais importantes da arquitetura espanhola, as primeiras obras domésticas de Coderch parecem se desenvolver a partir da arquitetura catalã popular e às vezes até literalmente da própria terra.

Advertisement

A realização do projeto da Casa Catasús se iniciou em 1956 e foi inaugurada em 1958, em Barcelona (Espanha), mais especificadamente na rua C, Josep Carner - 32, no bairro de Vinyet. A residência não passou por outras reformas ao longo dos anos, mantendo-se da mesma forma que foi construída. Não foi possível encontrar projetos complementares do arquiteto Coderch e nem da edificação atual.

A Catasús, uma casa fantástica do ponto de vista de um arquiteto, pertence ao D. Francisco Catasus em um terreno de esquina com uma área estimada de 1.500m² , na qual, a casa tem uma estimativa de 300m² .

sobre a casa

1

1. Casa Catasús

página 14

Sistema estrutural

A construção é feita a partir de tijolo e concreto armado, o revestimento exterior é constituído por uma deslumbrante cal mediterrânea, os pavimentos são de raspagem recortada escolhida. A casa possui um diferencial comparado às outras obras autorais de Coderch, como o invólucro formado por paredes com espessura exclusivamente convencional, de aproximadamente 25 cm, rebocadas e pintadas de branco.

1.

2. Exemplo de Concreto Armado utilizado na construção da Casa Exemplo de Cal Mediterrânea utilizada na construção da Casa

sobre a casa

2

página 15

Descrição arquitetônica

A Casa Catasús, localizada em Barcelona (Espanha), foi construída em 1956. A residência foi um tour de um espaço tipológico e espacial, com resultados formais funcionalistas. A casa é consagrada a um conjunto de quartos a um nível de sol com jardim, unindo as principais partes da vida doméstica, enquanto a entrada e as de serviços permanecem ocultas e geram seus próprios espaços livres.

A Catasús foi construída com os mesmos critérios de Can Boada, mas com muito mais meios, mais espaço e piscina. Podemos reconhecer nestas duas casas o mesmo esquema das casas-pátio de Mies van der Rohe, mas adaptadas à tradição mediterrânica e aos materiais e sistemas de construção locais.

A funcionalidade do acesso e a forma como mostra e esconde a casa ao mesmo tempo é uma das maiores virtudes desta casa. O conceito das paredes planas autônomas que, ao se estenderem para além do volume da casa, parecem fazer referência ao neoplasticismo holandês.

A Casa Catasús é definida como uma casa residencial com segmentos formais funcionalistas que possui uma organização funcional, Coderch promove o acesso à casa produzindo uma transição entre o urbano e o natural-privado, a sua distribuição em alas de acordo com as funções e a diferenciação das sensações entre o dia e noite estimuladas pela forma correta de resolver a casa.

sobre a casa

1

1. Casa Catasús vista do Pátio

página 16

1. Implantação da Casa Catasús

sobre a casa Programa de necessidades

A Casa Catasús possui uma organização funcional, com distribuição em planta em forma de T, na qual, de um lado está a área diurna, do outro a área noturna e, no terceiro, a garagem e o recinto. A residência possui 3 alas em que se constitui, primeiro a parte da área de serviço, incluindo a cozinha, serviço zona, quarto e banheiro, por outro lado a ala dos quartos, e por último a sala.

Implantação

O bairro onde a casa está localizada (Vinyet) tem uma topografia praticamente plana, e Coderch opta nesta casa por criar um sistema de espaços domésticos referindo-se exclusivamente ao grande jardim do terreno. A Catasús é a mais urbana das outras, sua fachada frontal, em vários planos, é virada para a rua. Já a elevação oposta tem vista para o muro que determina os fundos.

O terreno da residência é de esquina, o que representa um desafio ao arquiteto, devido ao fato de ter que ser projetado levando em consideração como a casa se relacionará em duas ruas. No caso, o terreno de esquina permitiu uma entrada larga na garagem ao lado do pátio, integrando até mesmo a garagem com o pátio.

página 17

This article is from: