7 minute read

Apresentação

A Casa Catasús fica localizada no bairro de Vinyet, em Barcelona (Espanha), foi construída em 1956 e inaugurada em 1958. Coderch definiu a casa como uma residência com segmentos formais funcionalistas que possui uma organização funcional. O bairro Vinyet tem uma topografia praticamente plana, e o arquiteto opta por criar um sistema doméstico referindo-se ao jardim do terreno. Assim, a casa se configura em um só andar em formato L que transita entre o urbano e o natural. Em relação aos critérios de análise, é possível ordenar a sequência das casas de acordo com a comparação da sua tipologia, ou seja, por meio da semelhança do sistema estrutural, forma, programa de necessidades e aberturas.

A Casa Catasús converge com a Casa da Lagoa em seu sistema estrutural, visto que ambas são construídas em concreto armado e tem paredes brancas caiadas. Apesar desses fatores que as assemelham, a da Lagoa utiliza o concreto aparente (nas lajes e muros de sustentação) e materiais mais “sofisticados” como pedra branca “goiás” e caixilhos de madeira, assim como a Casa Elza Berquó, que também tem concreto aparente em sua estrutura.

Advertisement

1. 2. Localização da Casa Catasús no Google Maps Planta Térreo da Casa Catasús

Apresentação N2

1

2

página 05

A Residência Elza Berquó assemelha-se ao formato da Casa Catasús através da existência de um único pavimento horizontal, com o conceito de uma arquitetura brutalista e com o uso de pilares de sustentação aparentes, acabam dando ênfase na vivência do seu habitar, em que o pátio é programado como uma paisagem habitada contida dentro de um viés modernista, assim, acabam conversando entre si por conta da disposição dos ambientes em seu único pavimento, diferente da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, que contém dois pavimentos.

Em relação ao programa de necessidades, a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi se assemelha com a Casa Catasús devido à divisão entre as áreas destinadas aos moradores e às áreas destinadas aos empregados. Ambas as residências permitem o acesso aos aposentos dos funcionários através da cozinha e possuem saídas para o pátio nessa área também. Além disso, elas têm ambientes com conceito mais aberto e consequentemente menos delimitado, diferente da casa Oscar Americano de Oswaldo Bratke que possui ambientes com limites mais rígidos.

Quando se leva em consideração o critério de aberturas, ambas as casas: Catasús e Oscar Americano, tem aberturas de forma a não só valorizar mas integrar seus pátios ao interno e ao externo. A Casa Catasús tem janelas de vidro voltadas para o pátio conectando o interior e exterior por meio dessa materialidade. Já a Casa Oscar Americano tem vazios paralelos ao pátio central que servem de espaço de circulação entre os lados opostos da casa.

Apresentação N2

1

2

1. 2. Pátio externo da Casa Catasús Vista acesso principal da Casa Catasús

página 06

Apresentação Final

O conceito de Casa Pátio envolve uma paisagem habitada contida dentro de uma tendência modernista: uma casa térrea comprimida entre o piso e um plano de cobertura, ou seja, onde a parte principal do edifício está disposta em torno de um pátio central. A Casa Catasús se encaixa nessa tipologia, na qual, seus cômodos principais se abrem para o pátio.

José Antonio Coderch de Sentmenat, arquiteto espanhol, desenvolveu o projeto da Casa Catasús na íntegra, incluindo a decoração de interiores, Coderch opta nesta casa por criar um sistema de espaços domésticos referindo-se exclusivamente ao grande jardim do terreno. A residência fica localizada no bairro de Vinyet, em Barcelona (Espanha), foi construída em 1956 e inaugurada em 1958.

A transição entre o urbano e o natural da casa é facilitada pela topografia praticamente plana do bairro e pela configuração em só um andar em formato L, em que o arquiteto opta por criar um sistema doméstico articulando-se com o pátio. Coderch definiu a casa como uma residência com segmentos formais funcionalistas que possui uma organização funcional.

De acordo com os critérios de análise, é possível classificar a comparação da sequência das casas de acordo com sua tipologia, ou seja, por meio da semelhança do sistema estrutural, forma, programa de necessidades e aberturas.

1. 2. Cortes A.A e B.B da Casa Catasús desenhado em Escala 1:100 Feitos por Danilo Totaro Planta Térreo da Casa Catasús desenhada em escala 1:100 Feitos por Danilo Totaro

página 07

1 2

Caixilhos e porta de correr da Casa Catasús Caixilhos da Casa da Lagoa Casa Catasús Casa Elza Berquó

Apresentação Final

4

O sistema estrutural de ambas as casas, Casa da Lagoa e Casa Catasús, se assemelham através de suas construções em concreto armado, paredes externas brancas caiadas e grandes caixilhos de madeira, porém a de Coderch utiliza madeira branca e portas de correr para proteção das aberturas (imagem 1), enquanto que a da Lagoa usa madeira em sua cor original e não tem tais portas de proteção (imagem 2). Apesar desses fatores que as assemelham, a da Lagoa utiliza o concreto aparente (nas lajes e muros de sustentação) e materiais mais “sofisticados” como pedra branca “goiás” , assim como a Casa Elza Berquó, que também tem concreto aparente em sua estrutura.

A Casa Catasús e a Residência Elza Berquó assemelham-se ao formato em um conceito e tipologia de Casa Pátio, na qual, na casa, o pátio ocupa uma centralidade formal. Ademais, o seu formato coincide através da existência de um único pavimento horizontal, abordando os conceitos e ideais da arquitetura brutalista e nos demais aspectos estruturais em exposição, como os pilares de sustentação. A composição da exposição do sistema de sustentação da ênfase na vivência do seu habitar, em que o pátio é programado como uma paisagem habitada contida dentro de um viés modernista, assim, acabam dialogando entre si por conta da distribuição dos espaços em seu único pavimento, diferente da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, que contém dois pavimentos.

página 08

1 2

3 4

Planta da Casa Catasus Planta da casa de vidro Vista interna da circulação ao redor do pátio central da Residencia Oscar Americano Vista do pátio da Casa Catasus

Apresentação Final

Em relação ao layout, a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi se assemelha com a Casa Catasús devido à forma na qual é feita a divisão entre as áreas destinadas aos moradores e às áreas destinadas aos empregados. Em ambas as residências o acesso aos aposentos dos funcionários e as áreas de serviço, que se dão através da cozinha e possuem saídas para o pátio assim como as áreas destinadas aos moradores. Além disso, ambas possuem layouts com conceito semiaberto (a sala de estar e jantar são integradas, entretanto a cozinha é delimitada por paredes). Dessa forma é correto afirmar que em decorrência da disposição da planta de forma menos rígida as casas de Coderch e Bo Bardi destoam da Casa Oscar Americano de Oswaldo Bratke que possui ambientes mais segmentados, divididos por paredes, tendo assim um layout mais rígido.

Quando se leva em consideração o critério de aberturas, ambas as casas, Catasús e Oscar Americano, tem aberturas cuja principal função é integrar os espaços internos e externos de forma natural, sem excluir a presença da natureza que circunda tais residências. A Casa Catasús possui janelas de vidro voltadas para o pátio de forma a conectar o interior e o exterior por meio dessa materialidade e da disposição dos cômodos. Já a Casa Oscar Americano conta com vazios paralelos ao pátio central que servem de espaço de circulação entre lados opostos da casa, ao mesmo tempo que aproxima a natureza que cerca a casa de forma direta e ativa.

página 09

This article is from: