Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Portfólio acadênico 2022
Danilo Penha
PORTFÓLIO - DANILO PENHA Danilo de Oliveira Penha Estudante de Arquitetura e Urbanismo danilo.openha@gmail.com (21)99693-6655 linkedin.com/in/danilo-penha-7279471a5 Contatos
Educação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2020 - Atualmente
Softweres
Autocad
Sketchup
Layout
Revit
Archicad
3dsMax
Corona
V-ray
Enscape
Photoshop
InDesign
Idiomas
Português
Inglês
Habilidades
Organização
Cooperatividade
Proatividade
CURRICULO
Galeria Visum
UM ESPAÇO PENSADO PARA INTEGRAR A NATURZA COM A ARTE, PRIORIZANDO A PERMEABILIDADE DOS ESPAÇOS E GRANDES VÃOS
Chalé do Lago
CONSTRUÍDO POR MEIO DO SISTEMA MLC (MADEIRA LAMINADA COLADA) E COM UMA
FORMA POUCO CONVENCIONAL, ESSE CHALÉ É UM LUGAR FOCADO NA NATUREZA.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA 1 2
Residencial Iandé
MAIS QUE UMA HABITAÇAO DE INTERESSE SOCIAL, ESTE PROJETO É FRUTO DA NECESSIDADE DE SE IMPLEMENTAR UM NOVO ESPAÇO DE UTILIZAÇÃO COMUM.
Cantina IT
UM LUGAR DE DESCANSO E
TRANQUILIDADE PARA ALUNOS E
PROFESSORES DURANTE OS IN-
TERVALOS DAS AULAS DA UFRRJ.
LINHAS MARCANTES SÃO A
IDENTIDADE DO PROJETO.
SELECIONADOS 3 4
Galeria Visum
Danilo Penha
Sketchup - Enscape
Este projeto tem como ponto de partida a utilização de três elementos construtivos: laje cogumelo; pilar de concreto e parede de madeira. Assim, foi proposta a elaboração de algum elemento arquitetônico capaz de engloba-los de modo a estabelecer função e beleza ao espaço. A galeria é, portanto, uma edificação contemporânea que integra arte e vista do entorno repleto de vegetação.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS - GALERIA VISUM
A distribuição interna foi pensada de maneira a possibilitar duas grandes áreas principais com pé direito duplo. Desse modo, as obras expostas poderão ter alturas maiores, ampliando a gama de possibilidades. Além disso, o método construtivo corrobora os grandes vãos livres, deixando o espaço disponível tanto para a circulação dos visitantes quanto para exposições.
No térreo, encontra-se a administração da galeria bem como dois banheiros. O primeiro pavimento consiste no maior salão de exposições, visualização do mezanino e amplas esquadrias as quais proporcionam vista para o parque. Já no segundo e último pavimento há um restaurante construído a partir de paredes de madeira. Nele há ainda um grande terraço aberto para o usufruto dos visitantes.
PORTFÓLIO
DANILO
-
PENHA
SELECIONADOS - GALERIA VISUM
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS - GALERIA VISUM
Chalé do Lago
A linguagem desse projeto é única. Cercado por vegetação densa, ele é um marco arquitetônico que, embora seja alheia à natureza do entorno, busca ao máximo se integrar à ela tanto pela escolha dos materiais quanto pela permeabilidade visual. Com uma forma não muito convencional, esse chalé busca ser um lugar que transmita tranquilidade, calmaria e muito conforto.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
Danilo Penha e Camila Araújo Sketchup - Layout - Vray
SELECIONADOS - CHALÉ DO LAGO
O Chalé foi pensando de maneira que criasse uma cobertura de forma que ao circular pelo terreno fosse possível observar uma hipérbole. Dessa forma, a partir de módulos com linhas retas, tem-se a possibilidade de uma arquitetura mais fluida e orgânica. As partes modulares foram construídas com MLC (madeira laminada colada), que é um material que suporta cargas de maneira similar ao concreto armado
Por ser construído em módulos que se encaixam e criam um formato unificado, a cobertura precisava ser do memso material para que não se eliminasse a continuidade visual. Por isso, foi pensado no tratamento da cobertura com impermeabilização . Os encaixes entre os módulos também foram elaborados de modo a proporcionar a estanqueidade do projeto , reduzindo as chances de infiltrações.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
A madeira laminada colada é um material estrutural e por isso foi possível contruir a laje do mezanino com ele. Ela está apoiada nas paredes laterias do projeto, que são cegas justamente para proporcionar o máximo de estruturação possível para o quarto, closet e escritório que estão no andar superior. Sobre ela foi colocado um revestimento para criar um contraponto nas cores bem como para reduzir a manutenção.
SELECIONADOS - CHALÉ DO LAGO
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS - CHALÉ DO LAGO
O térreo é composto pela sala de jantar, sala de estar,estação de leitura, cozinha e banheiro na parte interna. Já na varanda, tem-se uma área de convívio com lareira. Os ambientes sociais são 100% integrados o que favorece a interação entre as pessoas. Os móveis do térreo foram escolhidos mantendo uma proposta de formas orgânicas para que não engessassem a circulação entre os espaços.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
Subindo a escada, tem-se o mezanino no qual encontram-se dois ambientes delimitados: Quanto e escritório. O primeiro possui vista tanto para o lago quanto para a frente da casa. Ele é amplo, porém possui escla confortável. O escritório, que também abriga o guarda-roupas, conta com duas estações de traballho e pode ser fechado por uma porta que se mimetiza com o painel de madeira.
SELECIONADOS - CHALÉ DO LAGO
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
Internamente, o projeto foi definido por tons baixos com alguns pontos de cores como azul, verde e terracota. As divisórias e paredes foram feitas ou revestidas com painéis de madeira com a mesma tonalidade da MLC com o objetivo de tornar o espaço minimalista. Assim, a baixa variação cromática e a valorização dos espaços vazios contribuem para manter a atenção na exuberante paisagem externa.
SELECIONADOS - CHALÉ DO LAGO
Residencial Iandé
Danilo Penha e Thainá Pinheiro Autocad - Sketchup - Enscape
O conceito do projeto surge a partir da análise dos problemas que o lote possuía com relação ao entorno. Dois pontos foram primordiais para a elaboração do conceito: fluxo e conexão. Sobretudo, pensou-se em unir os usuários em um lugar capaz de darlhes o sentimento de pertencimento, bem como propiciar o fluxo para ambientes subutilizados, promovendo a reativação de áreas urbanas.
As áreas de conívio foram pensadas para ter o máximo de interação possível com a natureza. Localizado no centro do Rio de Janeiro, o residencial possui implantado no terreno inúmeras árvores nativas da mata atlântica, fornecendo sombra e frescor tanto para os moradores dos apartamentos quanto para as pessoas que circulam pelas passagens de permeabilidade controlada do espaço.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS -RESIDENCIAL IANDÉV
A edificação foi inplantada na diagonal com o fim de criar um corredor, favorecendo o fluxo de pessoas entre dois pontos subutilizados da quadra. No térreo do prédio, encontram-se estabelecimentos comerciais os quais viabilizam a permanência dos visitantes para aproveitar o espaço. Além disso, há dois outros caminhos conectados ao eixo central, dando acesso à academia de idosos e ao payground. Todo o percurso é repleto de vegetação.
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS -RESIDENCIAL IANDÉV
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS -RESIDENCIAL IANDÉV
Cantina IT
Danilo Penha
Archicad - 3ds Max - Corona
Este projeto é referente à criação de um novo espaço para refeições nas proximidades do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Tendo como base alguns dos preceitos modernistas, o ambiente deveria ser descontraido e inspirador, bem como ser um ponto de refúgio e descanso para os alunos e professores durante os intervalos.
O programa é simplista e funcional. Um salão pincipal, espaço para self-service, cozinha, dois lavabos e uma varanda. A principal solicitação era que pudesse comportar aproximadamente 30 pessoas.
Cercada por um extenso gramado e uma vegetação exuberante, a Cantina IT surge no campus da Universidade como um lugar de permanencia e deliete.
DANILO
PORTFÓLIO -
PENHA
SELECIONADOS - CANTINA IT
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
Paredes gêmeas de concreto demarcam a circulação do ambiente. A porção interna da contrução foi dividida em dois setores de convívio e alimentação. Um localizado próxima à entrada principal e seguindo a linearidade da parede adjacente. A outra parte foi locada mais ao noroeste com mesas comportando até seis pessoas. Além disso, a varanda também possui duas mesas para quatro pessoas cada.
O pé direito varia de acordo com os ambientes. Na entrada principal é de 4,20m. Ao caminhar para o interior, há um átrio com pé direito de 5,20m. Esse átrio possui cobogos propiciando a ventilação por termossifão, deixando o ambinete mais fresco e iluminado. A varanda, por outro lado, possui pé direito de 3,60m, criando uma terceira ambientação. Essa diferenciação promove o dinamismo da contrução.
SELECIONADOS - CANTINA IT
Alguns elementos foram essenciais para a composição da fachada. Podem-se destacar dois deles: o cobogo e as paredes altas de concreto. Ambos fornecem uma identidade única à edificação.
Além da questão visual eles apresentam função inportante para o projeto, sendo as paredes primordiais para a sustentação da cobertura e os cobogos para manter a iluminação e ventilação
PORTFÓLIO
DANILO
-
PENHA
SELECIONADOS - CANTINA IT
PORTFÓLIO - DANILO PENHA
SELECIONADOS - CANTINA IT
Portfólio acadênico 2022