2 minute read

4 filmes noir com menos de 90 minutos

Noir poderia ser classificado como um ciclo ou fenômeno que se repete como uma forma de contar histórias ou emblema visual, mas possui conjuntos específicos de características estéticas (iluminação discreta, fumaça) ou personagens comuns (detetives particulares, boxeadores, femme fatais). Noir é como uma flora crescendo a partir dos destroços de um incêndio - um sentimento causado por conflitos sociais desestabilizadores. Nos anos 40, esse era o sentimento do pós-guerra, que trouxe consigo um novo senso de fatalismo, cinismo e desilusão na sociedade, dando assim um sentido adicional a imagens de gênero como o gênero gangster, o gênero tribunal ou um simples filme policial. de pessimismo. Se olharmos para os filmes noir, a maioria dura em média 90 minutos, com alguns chegando em mais de 2 horas. No entanto, como os noirs se tornaram o “gênero” definidor de meados dos anos 40 até o final dos anos 50, muitos estúdios independentes começaram a criar filmes noir B com durações mais curtas. A maioria desses noirs ficou curta por causa do orçamento limitado, mas, como esta lista mostrará, as restrições orçamentárias não prejudicaram o impacto da narrativa nesses filmes. Pelo contrário, eles foram indiscutivelmente mais bem-sucedidos. Sem mais delongas, vamos mergulhar.

Festim Diabolico (1948) | 81 mins

Advertisement

A única cor noir nesta lista, este noir dirigido por Alfred Hitchcock é também um dos mais “filmes experimentais” na obra do autor. Segue-se dois homens, Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger), que se consideram intelectualmente superiores ao seu amigo David Kentley e decidem assassiná-lo. Estrangulando-o com uma corda e escondendo o corpo dentro de um velho baú em seu apartamento compartilhado em Nova York, eles dão uma festa e tentam aproveitar o jogo macabro enquanto seus convidados chegam perigosamente perto de descobrir o crime, incluindo seu antigo professor, Rupert (James Stewart).

Detour (1945) | 66 mins

Este noir rápido e curto segue Al Roberts, um pianista de boate de Nova York que pega carona para Hollywood para encontrar sua namorada, Sue. Pegando carona de um jogador, sua vida se transforma em um terrível pesadelo quando o jogador morre. Portanto, ele assume a identidade do jogador, levando a eventos terríveis e perspectivas angustiantes. Este filme é a principal razão pela qual esta lista foi concebida em primeiro lugar. Com 63 minutos de duração, excluindo os créditos, o diretor Edgar G. Ulmer elabora um dos roteiros mais precisos que um espectador pode testemunhar na tela.

Crime Wave (1953) | 73 mins

O Filme acompanha Steve Lacey em liberdade condicional, que é pego em uma onda de crimes quando um ex-companheiro de cela ferido procura abrigo dele. Seus outros dois companheiros de cela tentam puxá-lo de volta para fazer um último trabalho. Enquanto isso, um policial cansado e cínico persegue obstinadamente os fugitivos. Este noir despojado e básico de “estilo documentário” leva o tratamento usual de um “ex-presidiário trazido de volta a uma vida de crime” e o torna pulsante. Evita-se aqui o típico estratagema da música de fundo, até ao final do filme, no momento culminante.

Laura (1944) | 88 mins

Um melodrama curioso “Laura” segue o detetive de polícia Mark McPhearson, que é contratado para investigar a morte do personagem titular. Como o interrogatório dos suspeitos revela uma trama sinuosa, ele também se apaixona pela vítima do assassinato. A rapidez com que “Laura” muda de um melodrama familiar para um noir fervido para um caso dolorosamente romântico é fascinante. Na primeira hora, Laura lida com a percepção do personagem titular através dos três homens do filme e as diferentes razões para ceder ao fascínio do personagem de Laura.

This article is from: