O Comando Naval de Operações Especiais “Os guerreiros vitoriosos vencem antes de ir à guerra, ao passo que os derrotados vão à guerra e só então procuram a vitória...”
CA (FN) Rogério Ramos Lage
Sun Tzu
1. Introdução Da análise da conjuntura internacional, pode-se concluir que a maioria dos conflitos atuais ocorre de forma assimétrica, seu campo de batalha transcende ao espaço tradicional e os limites entre os períodos de paz e guerra estão cada vez menos nítidos. Ainda nesse contexto, apresentam-se as chamadas ameaças híbridas, que envolvem uma vasta gama de ações e preveem o uso sob medida de múltiplos instrumentos de poder, militares ou não, incluindo armas convencionais ou não, em todo o espectro de funções da sociedade, visando a vulnerabilidades específicas para criar efeitos contra um oponente. Normalmente, são realizadas ações de forças regulares e irregulares, utilizando o apoio local, manobrando com a guerra informacional e com a guerra cibernética e desencadeando ações caracterizadas como crimes ambientais, terrorismo ou pirataria, com a finalidade de provocar medo, incerteza e dúvida.
ameaças e contribuindo sobremaneira para o enfrentamento dos conflitos atuais, além de potencializarem as atividades de Inteligência, as Operações de Informação e diversas outras.
Figura 3 - Tropas de OpEsp
Figura 4 - Tropas de OpEsp Figura 1 - Ameaças Hibridas
As Ações de Guerra Cibernética são transversais e permeiam sinergicamente os domínios tradicionais caracterizados pelos espaços aéreo, marítimo e terrestre. Elas englobam as ações de proteção, exploração e ataque, com a finalidade, respectivamente, de proteger os ativos informacionais de interesse, explorar as vulnerabilidades cibernéticas e atuar no espaço cibernético do oponente, inclusive com efeitos cinéticos.
Figuras 2 - Pirataria no mar Assim sendo, para o enfrentamento dessas ameaças e para fazer face aos conflitos atuais, é vital desenvolver a capacidade militar em três vetores específicos: as Operações Especiais (OpEsp), as Ações de Guerra Cibernética (AGCiber ) e a Guerra Informacional. As Operações Especiais apresentam-se como uma “ferramenta” extremamente eficiente, com suas tradicionais ações de reconhecimento especial e ações diretas e indiretas, neutralizando 86
O ANFÍBIO • 2020
Figura 5- Ações de Guerra Cibernética O ANFÍBIO • 2020
87